O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de ... grau. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 99 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo da Holanda pretende retirar das carteiras de identidade emitidas no país a menção sobre o gênero do portador a partir de 2024 ou 2025. Ou seja, documentos do tipo não dirão mais se o portador se enquadra no sexo masculino ou feminino, informou a imprensa holandesa no sábado. De acordo com o ministério para Emancipação, a medida permite que pessoas "que não se sintam completamente masculinas ou femininas" fiquem à vontade com as novas cédulas de identidade. Na visão do governo, a menção era desnecessária.
O presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, anunciou neste domingo que vai submeter sua proposta para eliminar a imunidade parlamentar a um referendo em 2021, após o Congresso recusar a reforma. O presidente anunciou que a consulta popular ocorrerá durante as eleições gerais de 2021, quando os peruanos elegerão o novo presidente, congressistas e parlamentares. O presidente lamentou que o Congresso não tenha conseguido aprovar a reforma constitucional em uma sessão virtual no sábado. Eram necessários 87 votos para acabar com a imunidade parlamentar, mas a proposta obteve 82 votos a favor, 14 contra e 25 abstenções.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou neste domingo um pacote de ajuda no valor de um bilhão e 500 milhões de dólares para a classe média, fortemente afetada pela crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus. As medidas concentram-se quase que exclusivamente na oferta e ampliação de créditos em condições preferenciais garantidas pelo Estado. A ajuda ainda precisa ser aprovada pelo Congresso. O pacote prevê empréstimos de até três mil e 200 dólares, divididos em quatro parcelas, com uma taxa de juros igual a zero e um prazo de pagamento de quatro anos, além do adiamento da quitação de dividendos com garantia estatal.
O secretário de Educação do Paraná, RENATO FEDER, publicou mensagem neste domingo na qual afirma ter recusado convite do presidente JAIR BOLSONARO para ser o novo ministro da Educação. Ele era um dos cotados para o MEC quando o ex-ministro ABRAHAM WEINTRAUB deixou o governo, no fim de junho. Mas Bolsonaro acabou escolhendo o professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI, que saiu do governo antes mesmo de tomar posse, em razão da descoberta de informações falsas em seu currículo. BOLSONARO estuda outros nomes para assumir a pasta.
A Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira a fazer a liberação emergencial dos novos saques do FGTS com crédito em conta para de trabalhadores nascidos em fevereiro. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Também hoje a Caixa libera os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote. Nesta segunda-feira, poderão sacar o dinheiro os nascidos em janeiro, um total de 400 mil trabalhadores.
O Ministério da Saúde completou neste sábado 50 dias sem um titular no cargo. A vaga é ocupada interinamente pelo general EDUARDO PAZUELLO. Por enquanto, não há nenhum informação oficial no Planalto sobre um nome para assumir o ministério que tem entre suas missões enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O País é o segundo com maior número de mortes e casos do novo coronavírus no mundo. É a primeira vez desde 1953 que o ministério fica tanto tempo sem um titular. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o ministro interino "assumiu o compromisso" de garantir "efetividade de ações" contra a Covid e que a pasta trabalha com corpo técnico qualificado, mantendo a "normalidade das atividades".
O governo de Santa Catarina atualizou na tarde deste domingo o boletim com os números do novo coronavírus no Estado. De acordo com o balanço, desde o começo da pandemia, o estado contabiliza 32 mil 969 casos confirmados e 393 mortes pela doença. Desse total, 26 mil 887 estão recuperados. Dos 295 municípios catarinenses, 93 por cento deles, ou seja, 276 municípios já registram ao menos um caso da Covid-19. Chapecó, segue no topo com o maior número de casos. A cidade do Oeste de SC, contabiliza dois mil 619 casos confirmados.
Em apoio aos municípios atingidos pelo ciclone bomba, registrado na última semana, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, está realizando a entrega de itens de assistência humanitária em todo território catarinense. Até o momento foi liberado para os municípios65 mil 470 telhas, quatro 670 cumeeiras, pregos, parafusos, kits de higiene pessoal, cestas básicas, além de colchões de casal e de solteiro. Até o momento, a Celesc restabeleceu 98 por cento do sistema elétrico de Santa Catarina, após a passagem do “ciclone bomba”, na última terça-feira. 300 equipes compostas por mil e 300 trabalhadores trabalharam na manutenção da rede atingida pelo temporal.
As entidades empresariais de Santa Catarina encaminharam um pedido ao governo do Estado para que sejam tomadas medidas econômicas como forma de aliviar os efeitos após a passagem de um ciclone, que destruiu cidades, deixou ao menos 10 mortes e comprometeu serviços básicos, como energia elétrica. O pedido foi feito por meio do Conselho das Federações Empresariais, que reúne entidades como Fiesc, Fecomércio, Faesc, Facisc e FCDL. No oficio enviado ao governador, as federações citam que “este infortúnio agrava ainda mais a crise do Covid-19, que impôs uma perda de quase meio milhão de empregos formais e uma quebradeira generalizada de empresas. Entre os pedidos está a postergação do pagamento do ICMS no estado.
Igreja católica está em processo de retomada das celebrações. É o que conta ARMANDO MAGALHÃES, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Palma Sola. Conforme ele, o decreto já está valendo. A primeira missa com a presença de fieis ocorreu nesse final de semana. O pároco frisa que as celebrações estão liberadas somente na matriz e sede das paróquias nos municípios, onde tem mais espaço para distanciar as pessoas. Comunidades do interior permanecem sem a presença de fieis.
Distanciamento não é cobrado das famílias. Padre ARMANDO salienta que recebeu orientações da diocese para que marcasse os lugares onde as pessoas podem sentar. A medida serve para garantir o distanciamento mínimo, mesmo delimitando o máximo de 30 por cento da capacidade de público. No caso das famílias que vão juntas a missa, MAGALHÃES comenta que, por morarem na mesma casa, o distanciamento não é cobrado na igreja.
Medida de segurança é adotada também na comunhão. Segundo Padre ARMANDO, agora a benção deve ser feita somente uma vez, diminuindo o risco de contágio por gotículas da boca. Na sua opinião, as celebrações poderiam retornar também nas comunidades. Ele tem observado e conversado com a população, que às famílias das comunidades já voltaram a conviver entre si, porém, vai seguir as exigências do decreto da diocese.
FCDL lança plataforma digital para auxiliar lojistas. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas lançou uma plataforma digital para fortalecer o comércio local. De acordo com o presidente, IVAN TAUFFER, a ferramenta, batizada de QCompras, reúne produtos e promoções de lojas associadas às CDLs. Ele justifica que o extenso período de isolamento social provocou mudanças de comportamento de consumo e acelerou as transformações tecnológicas no varejo. Em razão disso, a proximidade com o cliente no ambiente digital passou a ser ferramenta essencial para o lojista. O aplicativo já está em uso em 10 cidades do Estado.
Lions Club de Campo Erê tem nova diretoria. A informação é de ROSELI RIGON – nova presidente da entidade. Ela conta que a escolha e posse dos integrantes da diretoria foi online. Os escolhidos foram: ROSELI RIGON como presidente, FRANCIELE BELTRAME vice-presidente, IVO GIACOMETI é o secretário, a tesoureira é RUBIANE BEGNINI. Já a companheira ROSANGELA MOCELINI ocupa o cargo de diretora social e JULIANE BELTRAME assessora de serviços. Sobre o Plano de trabalho, a presidente comenta que devido a pandemia do coronavírus será um pouco diferente.
É necessário se adaptar as mudanças causadas pela pandemia. Conforme ROSE, sem poder realizar promoções com público, a nova diretoria do Lions estuda outras maneiras de arrecadar fundos para que as campanhas não fiquem paralisadas. Frisa que todas as ajudas tem custos, e não querem parar com campanhas como a da visão e dos aparelhos ortopédicos. A presidente informa que a campanha de empréstimo de aparelhos ortopédicos começou ano passado e já beneficiou 50 pessoas do município. A campanha da visão, foi feita nas escolas com exame e disponibilizado óculos às crianças que necessitavam.
Campo Erê inicia semana com aumento no número de casos de coronavírus. O último boletim epidemiológico traz números preocupantes para o município. Conforme a saúde pública, já são 21 casos confirmados da Covid-19. Destes, sete são considerados recuperados da doença. 13 aguardam resultado de exame e 46 estão em monitoramento. Os últimos casos confirmados têm idades entre 20 e 44 anos, estão com sintomas leves e monitorados em casa. Um paciente permanece hospitalizado.
Saúde pública reforça: Mais do que nunca é preciso da colaboração da população. A secretária de saúde ELIZANDRA DA SILVA, comenta que os cuidados que as pessoas devem ter para se prevenir são repetidos inúmeras vezes. Em alguns momentos a pasta foi até insistente, repetitiva. Contudo, percebe-se nesse momento que ainda foram poucas as informações. Então mais uma vez: Se puder fique em casa, se precisar sair, tome cuidado, use máscara, álcool gel 70%, e lave bem as mãos com água e sabão. A população precisa evitar aglomerações, reuniões familiares ou com amigos, pois esse não é o momento.
Atendimentos nos postos de saúde são apenas para emergências. Quem lembra é ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde em Campo Erê. Frisa que sintomas gripais estão sendo atendidos na Unidade de Apoio, localizada ao lado do Centro de Especialidades, al lado do João Telles Padilha. Temporariamente lembra a secretária, a Unidade de Saúde do Bairro Cohab, está com os atendimentos suspensos, devido ao quadro do coronavírus no município. Os pacientes, para urgência e emergência são atendidos no posto do Bairro São Francisco.
Outra questão levantada pela saúde pública, diz respeito ao direito de saber quem está com coronavírus. Para isso, esclarece ELIZANDRA: Devido a razão do direito fundamental à intimidadeprivacidade, uma pessoa que possui uma doença tem o direito de contar para ninguém. Essa é a regra. A Lei não permite que a saúde pública divulgue nomes. No entanto, a secretária, destaca que indiferente de quem sejam as pessoas, todos tem que tomar os cuidados.
Pacientes confirmados com coronavírus ou até sob suspeita, são orientados pelos profissionais da saúde. ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê, ressalta que os pacientes recebem as recomendações e devem manter o isolamento, caso contrário, estão sujeitos a responder criminalmente por seus atos.
Vigilância sanitária trabalha firme na orientação em tempos de pandemia do coronavírus. GIOMAR LOPEZ – fiscal sanitarista de São Bernardino, relata que a conscientização feita é no comércio e sociedade, falando sobre a importância das pessoas se cuidarem para não se contaminar nem transmitir o coronavírus. O profissional revela, que no início, não acreditava que o vírus chegaria ao município, mas hoje ele está presente e já somam mais de 10 casos. Ressalta que a conscientização das pessoas no seu município ocorreu após o primeiro caso. GIOMAR conta que foi necessário um trabalho conjunto entre Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Polícia Civil e Militar e também Secretaria de Saúde. Com isso foram feitas barreiras para orientar a população do município, e também de visitantes.
MPA luta por subsídios para agricultura familiar. O Movimento dos Pequenos Agricultores tenta junto ao governo ajuda aos pequenos produtores. Segundo GEOVANO DALBELO da coordenação nacional do MPA, o subsídio buscado nesse momento, é de 30 mil reais, com rebate de 15 mil para quem pagar as parcelas em dia. Comenta que atualmente a renda das famílias do campo é baixa, e isso faz com que os jovens não permaneçam no campo, elevando o número do êxodo rural.
Reservatórios de água da Casan tem nível normalizado. ARENOR WAGNER – chefe da companhia em Campo Erê, frisa essa normalização é devido às chuvas que tem ocorrido. Ele acredita que as precipitações foram suficientes também para recuperar as nascentes da região. ARENOR informa que outros municípios durante a estiagem procuravam a Casan para suprir sua demanda de água, e hoje já não têm mais essa necessidade.
Casan atende de portas fechadas. Devido à pandemia do coronavírus, atualmente o atendimento tem acontecido somente por telefone. WAGNER frisa que as manutenções não param, mas a equipe toma todos os cuidados, sempre usando máscara e fazendo uso de álcool em gel. O chefe da Casan acredita que tão logo Campo Erê não deve ter problema com falta de abastecimento. Os reservatórios da companhia estão cheios, e com a entrada do inverno o consumo de água no município também fica menor.
Casan confirma problemas no abastecimento de água em São Lourenço do Oeste no fim de semana. Moradores do município relataram problemas no abastecimento de água, principalmente no bairro São Francisco. O gerente da Casan, ELIAS BUFFON, explica que na sexta-feira e no sábado ocorreu um curto circuito num quadro de comando na Estação de Tratamento de Água, o que ocasionou alguns problemas. BUFFON confirma que alguns bairros ficaram em água no fim de semana por conta deste problema, mas hoje o abastecimento já está normal.
Número de declarações do imposto de renda com problemas ou inconsistências vem reduzindo na região. De acordo com o agente da Receita Federal, ERNANI WERLANG, a quantidade de contribuintes em malha fina é menor em razão do aumento dos controles paralelos para confrontar os dados prestados pelos contribuintes. Ele cita que os problemas mais comuns são despesas médicas em valor muito elevado e sem a devida contrainformação do profissional que prestou o serviço. ERNANI comenta que os mecanismos de controle estão cada vez mais precisos e a possibilidade de omitir dados para pagar menos imposto é cada vez menor. Frisa que o prazo para entrega das declarações já encerrou, mas ainda é possível fazer o procedimento, no entanto, haverá multa.
PM apreende mercadoria contrabandeada. Policiais militares de Flor da Serra do Sul abordaram sábado, um Gol que transitava na BR-280 em atitude suspeita. No veículo foram localizadas diversas bolsas com desodorantes da Argentina. O motorista, um homem de 51 anos, relatou que levaria a carga até Pato Branco. O carro, a mercadoria e o condutor foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Carro colide em ponto de ônibus na SC-160. O motorista de um Vectra emplacado em Pinhalzinho bateu num ponto de ônibus na SC-160, em Serra Alta. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, a colisão destruiu a edificação e o motorista do veículo fugiu. Ainda segundo os policiais, o acidente ocorreu por volta das 17 horas e 50 minutos de sábado. Não houve feridos e no veículo foram registrados danos de média monta.
Colisão deixa menor ferida no centro. Uma menor de idade, acabou ficando ferida depois que o carro em que estava de carona colidiu num canteiro na avenida Ernesto Beuter, em São Lourenço do Oeste na madrugada de ontem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no carro placas de Ipuaçu havia outras duas pessoas, que não se feriram. A vítima foi levada para a UPA 24 horas. Os bombeiros realizaram a contenção do combustível na rua com uso de cimento.
Homem é morto a tiro no interior. A Polícia Militar de Renascença foi chamada na madrugada de ontem, no Assentamento Santa Rita, interior do município, para atender a uma ocorrência de morte. Os policiais foram acionados e ao chegar no local encontraram o homem em óbito. Segundo a PM, o disparo teria sido motivado por uma discussão. O autor fugiu, abandonando uma espingarda que foi apreendida e encaminhada para a delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro. A vítima foi identificada como JONAS PEREIRA de 22 anos. Segundo a PM, o autor foi identificado com ajuda de testemunhas.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.