-JUSTIÇA ACOLHE PEDIDO DO NOVO E SUSPENDE LEILÃO PARA IMPORTAÇÃO DE ARROZ
-TCE APROVA CONTAS DO GOVERNO DE SC COM UMA RESSALVA E 19 RECOMENDAÇÕES
-LIONS E NÚCLEO DAS COOPERATIVAS PROMOVEM AÇÃO SOLIDÁRIA NESTE SÁBADO
-21 EMPRESAS VENDEM MERCADORIAS E SERVIÇOS SEM IMPOSTOS NESTA QUINTA-FEIRA
-MUNICÍPIO REGISTRA MAIS 231 CASOS DE DENGUE E TOTAL SOBE PARA MIL 647
-POLÍCIA MILITAR PRENDE MULHER SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS NO SÃO JORGE
-HOMEM DE 42 ANOS MORRE AO RECEBER DESCARGA ELÉTRICA EM PROPRIEDADE RURAL
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A temperatura mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo cinco reais e 74 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Dezenas de pessoas foram mortas num ataque aéreo israelense durante a noite desta quinta-feira contra uma escola administrada pelas Organização das Nações Unidas em um campo de refugiados no centro de Gaza. A informação é de autoridades hospitalares na faixa e o escritório de mídia do governo. O número de mortos aumentou para 45. Inicialmente, o número de vítimas informado pelo Hospital dos Mártires era de 39 mortos. As autoridades já alertavam que a quantidade poderia subir. A escola, gerida pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos, alojava pessoas deslocadas no momento do ataque.
Cerca 373 milhões de europeus poderão ir às urnas e eleger 720 membros do próximo Parlamento Europeu na eleição que começa nesta quinta-feira e se estende até domingo. Uma vez contabilizados os votos do bloco de 27 nações, a estimativa é que os resultados mostrem uma mudança significativa para a direita, o que poderá ter implicações importantes para a direção política da União Europeia. Da guerra na Ucrânia ao enfrentamento da migração em massa, da ascensão da China à ameaça das alterações climáticas, é difícil ver como um bloco de diversos países poderia falar a uma só voz.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, alertou os países ocidentais que estão tomando um “passo muito sério e perigoso” ao fornecer armas à Ucrânia, o que poderia resultar em Moscou dando ajuda militar aos inimigos dessas nações. A Ucrânia tem dependido de armas fornecidas pelos aliados ocidentais para derrotar as forças russas desde que a invasão em grande escala de Putin começou, há mais de dois anos. Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, deu pela primeira vez permissão a Kiev para usar munições americanas para realizar ataques limitados dentro do território russo, depois de vários países europeus terem removido as restrições sobre a forma como as armas que fornecem podem ser usadas.
Deputados federais de vários partidos protocolaram nesta quarta-feira um pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara, para investigar as operadoras de plano de saúde no Brasil. Eles querem instalar o colegiado até meados de julho. Os parlamentares argumentam que há casos de aumentos abusivos nos planos, interrupção de tratamentos e até o cancelamento unilateral de contrato das operadoras com clientes, entre eles idosos, crianças e pessoas com deficiências. O requerimento de instituição de CPI foi protocolado com 307 assinaturas, muito mais do que 171 necessárias para a comissão.
O Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda deve voltar a discutir, nos próximos meses, um aumento na alíquota unificada do ICMS sobre compras internacionais enviadas ao Brasil. Segundo membros do Comsefaz, a ideia é levar a pauta para discussão nas duas próximas reuniões do grupo, previstas para ocorrer em julho e setembro. Atualmente, remessas estrangeiras são taxadas em 17 por cento pelo ICMS, de competência dos estados. A proposta, em análise pelo Comsefaz, prevê um aumento da alíquota para 25 por cento no próximo ano. Ontem, o senado aprovou o projeto que prevê a taxação de 20 por cento sobre produtos do exterior de valores inferiores a 50 dólares.
A Justiça Federal da quarta Região atendeu a uma solicitação do partido Novo e suspendeu o leilão da Companhia Nacional de Abastecimento previsto para importar 300 mil toneladas de arroz. O juiz federal substituto BRUNO RISCH FAGUNDES DE OLIVEIRA concedeu uma liminar que impede a realização do evento, agendado para esta quinta-feira. A iniciativa para importar arroz se deve às inundações no Rio Grande do Sul, um dos principais estados produtores. Na decisão, o juiz destacou que a urgência do caso se deve ao agendamento iminente do leilão e ressaltou que, apesar das enchentes recentes no Rio Grande do Sul, não há indicações concretas de que esses eventos tenham causado desabastecimento que justifique a importação. Em nota, a Conab disse que "a Advocacia Geral da União, junto com o jurídico da Conab, já está trabalhando nas medidas cabíveis".
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado MAURO DE NADAL, fez um balanço positivo da segunda edição do Programa Alesc Itinerante, realizado nesta semana em Joinville. Para o parlamentar, a iniciativa, que consiste em levar as atividades do Parlamento catarinense para todas as regiões do estado, tem se consolidado como algo importante não apenas para comemorar os 190 anos do Legislativo estadual, mas, também, aproximar a Assembleia da população. Os dois dias de atividades em Joinville contaram com a presença de 38 deputados e a participação de 26 entidades, que ocuparam a tribuna da Alesc para apresentar seus trabalhos e fazer reivindicações. Ao todo, foram realizadas duas sessões ordinárias, nas quais foram votadas 57 proposições, entre projetos de lei, de resoluções, moções, requerimentos, entre outros.
A edição Diário Oficial do Estado desta quarta-feira trouxe algumas trocas de comando nas Secretarias de Estado. Deixam as funções a secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia verdade, RICARDO GUIDI, a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders e o secretário adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias, ROBISON JOSÉ COELHO. As mudanças se devem ao calendário eleitoral, que prevê o dia 5 de junho como o prazo máximo para aqueles que ocupam cargo de secretários estaduais deixarem as funções para concorrerem às prefeituras. Tanto CARMEN quanto GUIDI são deputados federais eleitos e devem reassumir os cargos no Legislativo antes de se envolverem diretamente na campanha eleitoral nos municípios. Na saúde quem assuem é o então secretário adjunto, DIOGO DEMARCHI SILVA.
O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina emitiu, nesta quarta-feira, parecer prévio pela aprovação das contas do Governo Estado relativas ao exercício de 2023, o primeiro ano da gestão do governador JORGINHO MELLO. Por unanimidade, foi aprovado o voto do relator do processo, conselheiro ADIRCÉLIO DE MORAES que fez uma ressalva para o baixo percentual de aplicação dos recursos disponíveis no Fundo da Infância e Adolescência. Além disso, foram apontadas outras 19 recomendações. No caso da aplicação dos recursos para o Fundo da Infância e Adolescência, o valor ficou abaixo de 10 por cento. O relatório do TCE apontou que o Estado cumpriu todos os índices constitucionais e legais, como a aplicação mínima de recursos em saúde e em educação.
As inscrições para o Programa Municipal de Concessão de Bolsa de Estudos de Descanso podem ser feitas até quinta-feira da semana que vem. A medida irá beneficiar estudantes que frequentam o ensino técnico, profissionalizante ou ensino superior. A iniciativa prevê o repasse de 44 mil reais relativos ao primeiro semestre deste ano que serão divididos entre os estudantes que tiverem suas inscrições aprovadas pela Comissão de Avaliação. Para acessar o benefício, os estudantes devem se inscrever até o dia 13 de junho pelo site do município www.descanso.sc.gov.br, clicando no banner “Programa Municipal Bolsa de Estudos”. A documentação exigida no edital deve ser entregue na Secretaria Municipal de Educação e até o dia 14 de junho.
A Diretoria de Polícia da Fronteira apresentou, nesta quarta-feira, os indicadores de criminalidade referentes ao ano de 2024 para os 89 municípios da região oeste do estado. Entre primeiro de janeiro e 31 de maio, foram presas 485 pessoas na região oeste, em cumprimento a mandados de prisão. O volume é sete e meio por cento maior do que o mesmo período de 2023. A delegacia de polícia de São Miguel do Oeste foi a terceira unidade da Polícia Civil com mais prisões nos cinco primeiros meses do ano: 28 no total. Já a DIC de São Miguel do Oeste fez 18 prisões entre janeiro e maio. Ao todo, a Polícia Civil do município cumpriu 46 mandados de prisão neste ano.
O número de homicídios caiu 22 por cento nos primeiros cinco meses deste ano nas regiões oeste e extremo-oeste. De acordo com a Diretoria de Polícia da Fronteira, foram 28 casos registrados até 31 de maio. No mesmo período do ano passado foram 36. Os crimes de roubo também diminuíram em sete virgula sete por cento. A produtividade das unidades policiais mostrou que a Divisão de Investigação Criminal da Fronteira cumpriu 81 mandados de prisão neste ano, o terceiro lugar entre todas as unidades policiais de Santa Catarina. O Diretor de Polícia da Fronteira, FERNANDO CALLFASS, atribuiu o aumento no cumprimento de mandados de prisão ao trabalho sério e competente dos policiais civis, que estão cada vez mais preparados e equipados para enfrentar a criminalidade.
Os Lions Clube de São Miguel e o Núcleo das Cooperativas da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste vão realizar, neste sábado, uma ação para coletar alimentos e materiais para as famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. As duas entidades vão coletar donativos em frente aos supermercados e empresas da cidade. De acordo com o presidente do Lions Clube São Miguel, ROBERTO MERLO, os voluntários vão abordar os pessoas e solicitar as doações. A ação recebeu o nome de "Coopera Rio Grande do Sul". Ele disse que o trabalho vai acontecer durante todo o dia e também tem relação com o "Dia C de Cooperar" marcado para o dia seis de julho na Praça Walnir Bottaro Daniel.
O Dia C de Cooperar deste ano vai reunir mais de 20 cooperativa e entidades parceiras em São Miguel do Oeste. O evento, que já é tradicional no município, tem o objetivo de reforçar a importância do Dia Internacional do Cooperativismo. A exemplo de anos anteriores, a edição deste ano terá várias atividades na praça Walnir Botaro Daniel ao longo do dia seis de julho, como exposições dos serviços das cooperativas, brinquedos para crianças, ações de conscientização e coleta de lixo eletrônico. Os equipamentos eletrônicos que puderem ser consertados serão destinados para as famílias que foram atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O Innova Maq, um evento destinado a transformar desafios da indústria em inovação, foi lançado nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O ato foi realizado no Senai e contou com a presença de autoridades locais, representantes de entidades e associações. Conforme o presidente do projeto, CLAUDIO ZILLE, o foco do Innova Maq é gerar inovação para a indústria. Ele explicou que o Innova Maq vai atrair empresas com problemas específicos e formará grupos de alunos e profissionais da indústria para desenvolver soluções inovadoras. Inicialmente, o evento abrangerá empresas de São Miguel do Oeste e cidades vizinhas, mas está aberto para toda a região do Extremo Oeste.
Durante o Innova Maq as empresas apresentarão os problemas e os grupos de colaboradores se inscreverão para propor soluções. Haverá uma pré-seleção, envio de materiais e as empresas selecionarão até três grupos para apresentar suas ideias no segundo dia do evento. A ideia vencedora será incubada, transformando-se em uma solução real para a empresa e o mercado. O presidente do projeto, CLAUDIO ZILLE, a pré-incubadora é uma atividade que transforma muitas ideias em negócios viáveis por meio de mentorias, estudos técnicos e financeiros, e, se necessário, a abertura de CNPJs. As inscrições para o projeto vão até o dia 17 deste mês. O Innova Maq vai acontecer entre os dias 26 de junho e primeiro de julho.
A CDL Jovem de São Miguel do Oeste está promovendo, nesta quinta-feira, uma ação com o objetivo de conscientizar a população sobre a elevada carga tributária no Brasil e seus impactos no consumo e na economia. A entidade participa do Dia Livre de Impostos, um evento que neste ano será realizado em todo o país através do movimento lojista. Em São Miguel do Oeste, a iniciativa conta com a participação de diversos estabelecimentos comerciais locais que irão oferecer produtos e serviços com descontos compatíveis com a incidência de impostos. Cerca de 20 empresas estão vendendo produtos e mercadorias sem impostos nesta terça-feira.
O Dia Livre sem impostos busca fomentar um debate sobre o peso da carga tributária sobre a sociedade. O comentário é da vice-presidente do Núcleo Jovem da CDL, LUIZA LOPES. Ela explicou que esse é um tema que atinge a todos, empresas e consumidores. Nesta quinta, os impostos dos produtos vendidos na ação serão recolhidos pelas empresas, mas não serão lançados no preço final para o consumidor. LIUIZA citou que a venda de produtos sem os impostos também é uma forma de conscientizar as pessoas a respeito do impacto dos tributos sobre as empresa e os consumidores.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de Itapiranga, deflagrou a operação "Teto de Vidro" na manhã desta quarta-feira. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em municípios do extremo Oeste. A investigação tem como objetivo principal apurar possíveis fraudes em licitações públicas por meio de contratos firmados com empresas privadas. Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Única da Comarca de Itapiranga, foram cumpridos nos municípios de Tunápolis, Mondaí e São Miguel do Oeste. No caso de São Miguel, os mandados judiciais foram cumpridos em empresas privadas e NÃO envolvem a prefeitura.
A operação desencadeada nesta quarta-feira pelo Gaeco envolveu uma prefeitura da comarca de Itapiranga. O Ministério Público está apurando uma denúncia relatava a instalação de vidros temperados com espessura inferior à contratada em município integrante da Comarca de Itapiranga. De acordo com o MP, a continuidade da investigação revelou um conjunto de possíveis fraudes decorrentes de contratações realizadas pela Administração Pública municipal. As empresas investigadas, atuantes no ramo de construções, teriam fornecido e aplicado materiais de qualidade inferior ou diversa do previsto em edital e contrato. Essa conduta, que pode ter resultado em prejuízo à Administração Pública, está sendo investigada na operação.
A comissão de educação da Câmara dos Deputados vai promover, na próxima segunda-feira, um evento sobre os
Desafios contemporâneos da educação no Brasil. O encontro será realizado na câmara de vereadores a partir das nove horas manhã. A programação prevê três mesas sobre temas ligados a educação. A primeira mesa está prevista para as nove e 20 da manhã sobre novos caminhos da educação no Brasil com debates sobre o novo ensino médio. Os debatedores da mesa serão o professor de São Miguel do Oeste e doutorando pela Universidade Federal do Paraná, JULIANO DEOTTI e o coordenador da Associação Nacional pela Formação dos Professores em Santa Catarina, DERLAN TROMBETTI.
O evento Desafios contemporâneos da educação no Brasil marcado para segunda-feira na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste será retomado as duas horas da tarde com uma mesa sobre “Autismo na escola: desafio de educar e aprender dentro da perspectiva da inclusão”. O tema será abordado pela psicóloga ANDREA RIGOTI e por um representante do Lions Clube Maravilha te Acolhe. A última mesa do encontro será sobre o impacto do uso excessivo da tecnologia e das telas na educação de crianças e adolescentes. A palestra sobre o tema será ministrada por DAVID FREITAS do Grupo Palestra Show. O evento é gratuito e aberto as pessoas que tem interesse na área da educação.
A vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste registrou mais 231 casos de dengue nos últimos sete dias. Com isso, o total de moradores que contraíram a doença neste ano subiu para mil 647. Desde o começo do ano foram notificados dois 575 casos prováveis, mas 919 foram descartados. Além disso, nove moradores com os sintomas da doença aguardam o resultado dos exames de laboratório. A cidade também tem uma morte por dengue em investigação. O caso é o de um idoso com comorbidades, mas o resultado ainda não foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado.
Um galpão da madeira foi destruído na noite desta quarta-feira no interior de São João do Oeste. O fato aconteceu por volta das dez e meia da noite na Linha São João Alto. I incêndio atingiu uma estrutura de 35 metros quadrados. Quando os bombeiros chegaram no local, o fogo estava sendo controlado pelos moradores com mangueira de água e um lava jato. A atuação dos proprietários fez com que o fogo não se alastrasse para um galpão maior que ficava a cerca de dois metros do local. O galpão queimado tinha alguns pintainhos e que estavam sendo aquecidos com um sistema de lâmpada elétrica e isso poder ter sido a causa do incêndio.
Um acidente de trânsito envolvendo dois carros deixou duas pessoas levemente feridas nesta quarta-feira na BR-163. A colisão aconteceu por volta das cinco horas da tarde na comunidade de Linha Derruba, no interior do município de São José do Cedro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão traseira envolveu um Taos e um Ka. O condutor do Ka, um homem de 44 anos, sofreu escoriações no rosto, mas recusou ser levado ao hospital. A motorista do Taos, de 37 anos, sentiu dores em uma das pernas e também recusou atendimento e transporte para o hospital.
Uma mulher foi presa por tráfico de drogas nesta quarta-feira no município. Por volta das 11 horas da noite, a PM abordou o condutor de uma moto que estava com uma porção de drogas no bairro São Jorge. Ele relatou que comprou o entorpecente de uma mulher em uma residência localizada nas proximidades. A guarnição foi até o local onde estavam várias pessoas ingerindo bebida alcoólica. Em buscas na residência, a guarnição do Tático encontrou maconha, cocaína, Crack e 17 comprimidos de Ecstasy. Além disso, foram encontrados dois mil e 500 reais em dinheiro e materiais com anotações do tráfico. A moradora da residência de 24 anos foi presa pelo crime de tráfico de drogas. Ela foi detida em flagrante e levada para a delegacia de polícia.
Um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica nesta quarta-feira na Linha Pitangueira, interior de Tunápolis. A vítima estaria trabalhando em um galpão e teria encostado uma escada na rede elétrica. O Corpo de Bombeiros foi acionado e deslocou ao encontro de um veículo particular que estaria conduzindo o homem para o hospital. A vítima estava em parada cardíaca e foi colocada na ambulância. Durante o trajeto, os bombeiros tentaram reverter a parada com o uso do desfibrilador, mas não obtiveram sucesso. O óbito foi confirmado pelo médico plantonista da unidade hospitalar. A vítima foi identificada como RICARDO CAMARGO e tinha 42 anos de idade.