ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 06 06 2022

-BRASIL CRIA 196 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM ABRIL

-SC DEIXA DE PEDIR PROVA DE VIDA PARA APOSENTADOS DO ESTADO

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE ESPAÇOS DO IDOSO NAS FAMÍLIAS E NA SOCIEDADE

-SEMANA DO JOVEM EMPREENDEDOR COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

-AMEOSC LANÇA PROJETO QUE PREVÊ PLANTIO DE UM MILHÃO DE ÁRVORES NA REGIÃO

-POLÍCIA MILITAR APREENDE 21 MOTORES COM NÚMERAÇÃO RASPADA

-HOMEM FICA FERIDO EM COLISÃO DE VEÍCULO EM ÁRVORE NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 76. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Eu só queria te contar sobre cooperativismo financeiro, uma ideia simples a união de pessoas e você não é só cliente é dono e dono isso é ter voz, participação até nos resultados, cooperativa não é banco nem Fintec, é inclusão de verdade! E quanto mais gente fizer parte maior será a transformação, está aí a explicação.

Um grupo de homens armados atacou uma igreja católica na região de Ondo, no sudoeste da Nigéria, e matou pelo menos 50 fiéis neste domingo. O ataque aconteceu durante a missa matinal na igreja católica de São Francisco em uma região onde os atentados jihadistas e de grupos criminosos não são comuns. Por ora, não se sabe quem foram os responsáveis pelo ataque nem suas motivações. Há pelo menos 12 anos a Nigéria vem enfrentando uma insurreição jihadista no nordeste do país, enquanto grupos criminosos cometem sequestros envolvendo grandes quantidades de pessoas no noroeste e grupos separatistas operam no sudeste.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, deve enfrentar nesta segunda-feira a votação de uma moção de desconfiança no Parlamento britânico, o que pode derrubá-lo do cargo. A moção é uma consulta se os parlamentares confiam que o primeiro-ministro tem capacidade para permanecer liderando o governo. JOHNSON é contestado no cargo após meses de escândalos éticos, principalmente sobre festas que quebraram as regras sanitárias em prédios do governo durante a pandemia de Covid-19. O Partido Conservador, mesmo do premiê, conseguiu ativar a votação após 15 por cento dos seus parlamentares apresentarem o pedido.

A Cúpula das Américas começa nesta segunda-feira e reunirá líderes de todo o continente. A reunião, prevista para durar até a próxima sexta-feira, é sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e o governo do país teve a atribuição de escolher os convidados para o evento. A ausência de convites para Cuba, Nicarágua e Venezuela, confirmada na noite deste domingo, provocou instabilidade diplomática no continente, e a presença de alguns líderes ainda é incerta. Nos eventos oficiais, algumas pautas devem ser priorizadas nas discussões entre os líderes e ministros, em especial sobre o tema do evento: “Construindo um futuro sustentável, resiliente e igualitário”.

O Brasil gerou 196 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano, informou nesta segunda-feira o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram divulgados com atraso neste mês por conta de problemas técnicos. De acordo com o governo, foram criados em abril um milhão 865 mil empregos formais. No mesmo período, um milhão 660 mil de trabalhadores foram demitidos. O resultado líquido de vagas formais em abril representa melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 89 mil e 500 empregos.

Relator do projeto que trava a cobrança do ICMS, o senador FERNANDO BEZERRA disse que planeja apresentar o texto nesta terça-feira. Antes, ele irá conversar com o ministro da Economia, PAULO GUEDES, e com o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO. BEZERRA diz que espera ainda a chegada de novas contribuições dos estados para fechar o relatório. O senador chegou a acenar na semana passada com uma mudança nas regras de compensação aos estados. Ao aprovar o projeto limitando a 17 por cento a cobrança do ICMS para combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes, os deputados estabeleceram que os estados receberiam abatimento de dívidas com a União. BEZERRA indicou que essa solução poderia ser deixada de lado e substituída por uma modulação no início da vigência do teto ao ICMS.

Apenas um partido renunciou aos valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral, para as eleições de 2022. O prazo para as legendas informarem a recusa aos valores do “Fundão” para a Justiça Eleitoral terminou na última semana. O Tribunal Superior Eleitoral informou na sexta-feira que o Novo renunciou à verba. A sigla já havia anunciado que iria abrir mão dos 87 milhões e 700 mil que teria direito para a disputa deste ano. Os recursos voltarão ao Tesouro Nacional. O União Brasil receberá o maior valor do Fundão: 770 milhões de reais. Em seguida, aparece o PT com 484 milhões e o MDB com 356 milhões de reais.

Santa Catarina pôs fim à obrigatoriedade da prova de vida para que aposentados e pensionistas do Estado recebam seus benefícios. Segundo o próprio governo, é o primeiro do país a tomar esta decisão, que já está em vigor. São 65 mil aposentados e 12 mil pensionistas que recebem benefícios do serviço público estadual. A decisão foi possível porque, há um ano, o governo do Estado firmou um convênio que permite o acesso direto ao registro de óbitos da base de dados do Tribunal de Justiça. São cruzados o nome completo, CPF e nome da mãe do servidor ou pensionista. Segundo o Iprev, o site do governo de SC já permite que o interessado, ao fazer a solicitação dentro do sistema, interaja com setores do governo.

O Estado prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo até o dia 24 de junho. No caso da gripe, com a recomendação aos municípios é para que vacinem todas as idades, a partir dos 6 meses de vida. Os grupos prioritários, já contemplados, seguem na preferência. Agora, porém, moradores de todas as idades podem procurar pelos postos de saúde. Desde o começo da campanha, em abril, foram distribuídas quase dois milhões e 800 mil doses contra a gripe aos municípios. Pouco mais de um milhão foram aplicadas. Ou seja, há mais de um milhão e 700 mil imunizantes em estoque para que as prefeituras intensifiquem a cobertura que, aliás, segue baixa. Segundo dados do Ministério da Saúde, só 46 vírgula sete por cento dos moradores foram vacinados contra a gripe em 2022 no estado.

A primeira edição do Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais reuniu cerca de 350 integrantes das forças de segurança catarinenses, do Paraná e do Rio Grande do Sul em Chapecó na última sexta-feira. Durante todo o dia, os participantes debateram temas como defesa de áreas de fronteira, mudanças tecnológicas e políticas públicas voltadas ao setor. O evento, promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina e pela Sociedade Maçônica Regional Somar Oeste, em parceria com a Assembleia Legislativa, foi organizado pela Escola do Legislativo. Um dos temas discutidos no seminário foi a violência doméstica. Outro assunto foi a integração das polícias em Santa Catarina.

O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre o espaço do idoso nas famílias e na sociedade. O programa discutiu as dificuldades e os problemas que decorrem do aumento da população idosa e como a sociedade trata as pessoas com mais de 60 anos. O debate vai reunir a assistente social e especialista no Combate a violência, JACINTE IMIG, a psicóloga MICHELE ZANIN, a assistente social DAIANA MACHADO e o vice-presidente da Asaprev Extremo Oeste, JAIME PRETTO. As fotos e o áudio na íntegra do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O idoso, muitas vezes, é visto pelas famílias e pela sociedade como um fardo. A afirmação éda assistente social e especialista no Combate a violência, JACINTE IMIG. Ela disse sábado, no Peperi Debates, que é preciso olhar para o idoso a partir da sua condição física e mental. A assistente social comentou que o principal problema está na falta de vínculo entre as famílias e o idoso. Na visão de JACINTA, os governos também devem pensar políticas públicas diferenciadas de acordo com a idade. Ela ressaltou que a sociedade precisa se organizar para permitir a inserção ativa dos idosos nos diferentes campos sociais. Segundo JACINTA, as pessoas chegam aos 60 anos em condições de ocupar os espaços com protagonismo e não apenas como uma pessoa vulnerável que precisa ser cuidada.

O existe na sociedade é um conflito geracional que acaba resultado em atritos que podem avançar para a violação dos direitos da pessoa idosa. O comentário é da assistente social do Creas, DAIANA MACHADO. Ela comentou que as famílias, muitas vezes, não respeitam a vontade, a autonomia e as decisões dos idosos. Para DAIANA, algumas situações de violência contra os idosos se explicam por violências que os filhos sofreram dos idosos no passado. Há, de acordo com ela, uma reprodução de um quadro que aconteceu no passado com os papeis invertidos. DAIANA explicou que o papel do Creas é pensar estratégias para a superação dessa dificuldades para retomar os vínculos, proteger a pessoa idosa e garantir a efetivação dos direitos desse público.

O contexto de violência contra a pessoa idosa não tem apenas uma causa. A observação é da psicóloga MICHELE ZANIN. Ela disse que o tema envolve questões de ordem social e cultural, onde os conflitos geracionais são marcados por um ciclo de repetição da violência. MICHELE citou que a família e a sociedade ainda entendem o envelhecimento como um adoecimento e encaminham o relacionamento entre as gerações para a anulação dos idosos. É preciso romper a ideia de que as pessoas idosas são incapazes ou não tem mais autonomia para conviver com a família e com a sociedade. MICHELE ressaltou que a rede de proteção à pessoa idosa procura ressaltar o entendimento de que o idoso pode assumir um papel de protagonismo na comunidade.

A mudança do perfil da família e o conflito de valores estão na base dos problemas envolvendo os idosos. A afirmação é do vice-presidente da Asaprev, JAIME PRETTO. Ele disse que as pessoas estão cada vez mais individualistas e conectadas digitalmente, relegando o contato social e o respeito aos idosos. Para PRETTO, há um desrespeito com as pessoas que passaram dos 60 anos, mas ainda tem potencial e condições para contribuir com a sociedade. Ele citou que é preciso olhar com mais carinho e atenção para a população idosa. PRETTO ressaltou que muitas pessoas ainda tem força para trabalhar e é preciso respeitar a autonomia dos idosos.

A edição deste ano do programa Meu Crédito de Guaraciaba deverá contar com cerca de 80 empresas credenciadas. O prazo para inscrição termina no próximo dia 30. De acordo com a secretária de Indústria e Comércio LAÍS BIANCHI. O credenciamento começou no dia primeiro deste mês. Todos aqueles que possuem CNPJ podem se inscrever, inclusive MEIs, desde que emitam a nota fiscal eletrônica. LAIS destacou que a ideia do programa é novamente beneficiar as empresas do município e consequentemente gerar rendas, empregos e movimentar a economia de Guaraciaba. Ela comentou que serão investidos cerca de meio milhão de reais neste programa.

A segunda edição do programam Meu Crédito beneficiará cerca de mil e 700 produtores rurais que receberão uma carta de crédito que deverá ser utilizada para pagamento dos bens, produtos e serviços da indústria, comércio, prestadores de serviços que demonstrarem interesse de credenciamento. A secretária de Indústria e Comércio LAÍS BIANCHI, ainda lembrou que o valor do benefício será conforme o movimento econômico. Eles variam entre 50 e mil e 500 reais mil de bônus. Os valores maiores são divididos em cartões de crédito de 300 reais visando contemplar mais do que um estabelecimento. A empresa receberá em até 15 dias após ter entregado a documentação à secretaria de Indústria e Comércio. Esta entrega deverá ocorrer entre os meses de agosto e novembro deste ano. Caso a empresa não apresente o valor do crédito até 30 de novembro, automaticamente, o crédito será extinto.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado abordou o início da campanha Dia C de Cooperar. O Núcleo de Cooperativas da ACISMO lançou, na semana passada, a edição deste ano. Sábado, o PRR recebeu o gerente de comunicação do Sicoob, DIOGO WIECZOREK e o gerente da Cooperalfa, CLAIR BARP. O evento acontece desde 2009 e foi uma iniciativa das cooperativas mineiras que acabou se espalhando pelo Brasil. Em São Miguel do Oeste, o Dia C de Cooperar teve sua primeira edição em 2014 com a participação das cooperativas que, hoje, se unem a empresas e entidades para aprimorar cada vez mais esse serviço voluntário. O Núcleo de Cooperativas da ACISMO atualmente realiza a gestão do projeto no município que envolve sete cooperativas de diversos setores. Uma das ações do Dia C de Cooperar será arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal para famílias carentes.

Na última edição do Dia C de Cooperar foram arrecadadas sete toneladas de alimentos que foram destinados para as casas de apoio de São Miguel do Oeste para posterior doação às famílias mais carentes. A informação o gerente de comunicação do Sicoob, DIOGO WIECZOREK e o gerente da Cooperalfa, CLAIR BARP. Neste ano, as doações dos alimentos podem ser feitas na cooperativas e nas entidades parceiras. A arrecadação será realizada durante todo o mês de junho. No sábado do dia dois de julho, as equipes estarão incentivado as doações em frente aos supermercados. Na mesma data será realizado um evento especial na praça central entre 10 da manhã as três da tarde.

A vacinação contra a Covid será retomada na quarta-feira desta semana no município. O calendário da secretaria de saúde prevê a aplicação da primeira e segunda doses para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários e quarta dose para idosos, com idade acima de 60 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Na quinta-feira, a secretaria de saúde vai oferecer a primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos retardatárias e a segunda dose da PFIZER para vacinados em 14 de abril. Para receber a vacina, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para adolescentes que não estejam acompanhados dos pais, também é necessário um Termo de Consentimento.

Começa hoje em São Miguel do Oeste a semana do Jovem Empreendedor. A iniciativa é do Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo. O objetivo da ação é expandir para a comunidade as possibilidades do mundo empreendedor. A programação inicia hoje com um encontro de liderança na Câmara de Vereadores para avaliar o cenário do extremo oeste e tratar dos meios de incentivo ao desenvolvimento regional buscando exatamente fomentar novos negócios. Na quarta-feira, os nucleados estarão no Colégio São Miguel e farão a ponte entre empreendedorismo e inovação no mundo educacional apresentando a escola de robótica. Segundo o Jesmo, para cada ação haverá um público alvo diferente, o que tornará a troca enriquecedora e democrática.

A Semanaje ainda terá na quarta-feira, o núcleo de jovens empreendedores da Acismo vai se reunir com outros núcleos de cidades para a troca de experiências de sucesso dos núcleos e de ações com impacto positivo no ecossistema empreendedor. Na quinta-feira, ocorre uma palestra no Auditório da Unoesc com o tema “Como se destacar num futuro que precisa ser mais humano” com o ALE WEIMER, seguido do tema “Decida ser protagonista” com a GABRIELA COVER do Seja Líder. O evento será aberta ao público as sete horas da noite. A palestra é voltada, principalmente, para os jovens empreendedores do município.

O projeto “Plantando Água” da Ameosc vai ser lançado oficialmente na tarde de hoje. A ação, que vai envolver os 19 municípios de abrangência da Ameosc, prevê o plantio um milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de mananciais hídricos. O projeto é resultado de uma parceria entre a Ameosc, o Colegiado Regional de Agricultura e Meio Ambiente e o Colegiado Regional de Educação da Associação, Epagri e o Instituto Federal de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste. O lançamento oficial será realizado no Centro de Treinamento da Epagri a partir das duas da tarde. Na oportunidade, os municípios irão assinar o termo de adesão ao projeto.

O objetivo principal do projeto “Plantando Água” é mobilizar os mais diversos atores sociais, econômicos e ambientais da região da Ameosc, com o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência. De acordo com a entidade, serão realizadas ações municipais e intermunicipais para a sensibilização e mobilização da sociedade, além da criação de condições para que nos municípios da Ameosc sejam plantadas ou regeneradas pelo menos um milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de rios. Também estão previstas práticas conservacionistas de uso e manejo dos solos e da água na agropecuária regional, além da construção, ao longo de 400 quilômetros de estradas rurais, de tanques de decantação e infiltração, para que a água da chuva se acumule nestes locais, infiltrem e evitem o transporte de solo para o leito dos rios.

A definição das áreas e estradas que serão reflorestadas ou recuperadas pelo projeto “Plantando Água” ficará a critério de cada município. Além disso, as prefeituras terão a responsabilidade de fazer a sensibilização dos proprietários rurais ou moradores a cederem suas áreas para o plantio das árvores, bem como o auxílio na manutenção e limpeza das áreas reflorestadas e das demais atividades do projeto. Depois que as áreas para o plantio das mudas nativas forem definidas, elas serão isoladas por meio de cerca e a recomposição florestal adotada será definida conforme a legislação ambiental. A ideia é proporcionar ao produtor rural interessado em participar do projeto de 50 a 100 por cento dos materiais necessários para fazer o cercamento das áreas de APPs e 100 por cento das mudas de forma gratuita. Esse percentual será definido pelos agentes municipais.

Um morador de Itapiranga sofreu ferimentos graves em um acidente neste final de semana no Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das seis e meia para atender um rapaz de 23 anos vítima de um acidente em Basílio da Gama. A equipe da Saúde da Prefeitura de Pinheirinho do Vale fez o atendimento inicial no local e, em seguida, o jovem foi transportado por um barquinho para o Porto da Barca, em Itapiranga. Ele sofreu várias escoriações e afundamento de crânio. A equipe dos bombeiros recebeu o motociclista e o levou para o Hospital Sagrada Família.

A Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste recuperou na manhã deste domingo um veículo com registro de furto. O carro foi encontrado na SC 163, em Descanso. A Polícia informou que o furto ocorreu em Itapiranga durante a madrugada. Trata-se de uma caminhonete Strada, com placas de Curitiba no Paraná. O veículo foi abandonado após uma saída de pista. Os autores do furto não foram localizados. O caso será investigado pela Polícia Civil.

A Polícia Militar de Descanso encontrou, nesta final de semana, 21 motores com numeração raspada no interior do município. Os equipamentos foram localizados por volta das quatro e meia da tarde na linha Barra do Veado. A Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático recebeu informações de que no local havia um baú de caminhão que estaria sendo usado para depositar e esconder oa motores, em um ponto de difícil visualização. Os policiais foram o ponto indicado na denúncia e encontraram o baú fechado com um cadeado. A Polícia Civil vai investigar o fato para apurar a origem dos motores e os responsáveis pelos prováveis crimes.

Uma saída de pista de uma Hilux SW4 com placas de São Miguel do Oeste, seguida de colisão em lixeira e árvore, deixou um homem ferido neste final de semana. O acidente aconteceu por volta das duas horas da tarde nas proximidades do ginásio do Joni Gool. O condutor da caminhonete foi socorrido por moradores até a chegada dos bombeiros. O motorista sofreu um ferimento na cabeça e ficou preso nas ferragens. Ele foi desencarcerado e levado ao Hospital Regional. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.