De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 76. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Um grupo de homens armados atacou uma igreja católica na região de Ondo, no sudoeste da Nigéria, e matou pelo menos 50 fiéis neste domingo. O ataque aconteceu durante a missa matinal na igreja católica de São Francisco em uma região onde os atentados jihadistas e de grupos criminosos não são comuns. Por ora, não se sabe quem foram os responsáveis pelo ataque nem suas motivações. Há pelo menos 12 anos a Nigéria vem enfrentando uma insurreição jihadista no nordeste do país, enquanto grupos criminosos cometem sequestros envolvendo grandes quantidades de pessoas no noroeste e grupos separatistas operam no sudeste.
O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, deve enfrentar nesta segunda-feira a votação de uma moção de desconfiança no Parlamento britânico, o que pode derrubá-lo do cargo. A moção é uma consulta se os parlamentares confiam que o primeiro-ministro tem capacidade para permanecer liderando o governo. JOHNSON é contestado no cargo após meses de escândalos éticos, principalmente sobre festas que quebraram as regras sanitárias em prédios do governo durante a pandemia de Covid-19. O Partido Conservador, mesmo do premiê, conseguiu ativar a votação após 15 por cento dos seus parlamentares apresentarem o pedido.
A Cúpula das Américas começa nesta segunda-feira e reunirá líderes de todo o continente. A reunião, prevista para durar até a próxima sexta-feira, é sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e o governo do país teve a atribuição de escolher os convidados para o evento. A ausência de convites para Cuba, Nicarágua e Venezuela, confirmada na noite deste domingo, provocou instabilidade diplomática no continente, e a presença de alguns líderes ainda é incerta. Nos eventos oficiais, algumas pautas devem ser priorizadas nas discussões entre os líderes e ministros, em especial sobre o tema do evento: “Construindo um futuro sustentável, resiliente e igualitário”.
O Brasil gerou 196 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano, informou nesta segunda-feira o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram divulgados com atraso neste mês por conta de problemas técnicos. De acordo com o governo, foram criados em abril um milhão 865 mil empregos formais. No mesmo período, um milhão 660 mil de trabalhadores foram demitidos. O resultado líquido de vagas formais em abril representa melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 89 mil e 500 empregos.
Relator do projeto que trava a cobrança do ICMS, o senador FERNANDO BEZERRA disse que planeja apresentar o texto nesta terça-feira. Antes, ele irá conversar com o ministro da Economia, PAULO GUEDES, e com o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO. BEZERRA diz que espera ainda a chegada de novas contribuições dos estados para fechar o relatório. O senador chegou a acenar na semana passada com uma mudança nas regras de compensação aos estados. Ao aprovar o projeto limitando a 17 por cento a cobrança do ICMS para combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes, os deputados estabeleceram que os estados receberiam abatimento de dívidas com a União. BEZERRA indicou que essa solução poderia ser deixada de lado e substituída por uma modulação no início da vigência do teto ao ICMS.
Apenas um partido renunciou aos valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral, para as eleições de 2022. O prazo para as legendas informarem a recusa aos valores do “Fundão” para a Justiça Eleitoral terminou na última semana. O Tribunal Superior Eleitoral informou na sexta-feira que o Novo renunciou à verba. A sigla já havia anunciado que iria abrir mão dos 87 milhões e 700 milhões que teria direito para a disputa deste ano. Os recursos voltarão ao Tesouro Nacional. O União Brasil receberá o maior valor do Fundão: 770 milhões de reais. Em seguida, aparece o PT com 484 milhões e o MDB com 356 milhões de reais.
Santa Catarina pôs fim à obrigatoriedade da prova de vida para que aposentados e pensionistas do Estado recebam seus benefícios. Segundo o próprio governo, é o primeiro do país a tomar esta decisão, que já está em vigor. São 65 mil aposentados e 12 mil pensionistas que recebem benefícios do serviço público estadual. A decisão foi possível porque, há um ano, o governo do Estado firmou um convênio que permite o acesso direto ao registro de óbitos da base de dados do Tribunal de Justiça. São cruzados o nome completo, CPF e nome da mãe do servidor ou pensionista. Segundo o Iprev, o site do governo de SC já permite que o interessado, ao fazer a solicitação dentro do sistema, interaja com setores do governo.
O Estado prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo até o dia 24 de junho. No caso da gripe, com a recomendação aos municípios é para que vacinem todas as idades, a partir dos 6 meses de vida. Os grupos prioritários, já contemplados, seguem na preferência. Agora, porém, moradores de todas as idades podem procurar pelos postos de saúde. Desde o começo da campanha, em abril, foram distribuídas quase dois milhões e 800 mil doses contra a gripe aos municípios. Pouco mais de um milhão foram aplicadas. Ou seja, há mais de um milhão e 700 mil imunizantes em estoque para que as prefeituras intensifiquem a cobertura que, aliás, segue baixa. Segundo dados do Ministério da Saúde, só 46 vírgula sete por cento dos moradores foram vacinados contra a gripe em 2022 no estado.
A primeira edição do Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais reuniu cerca de 350 integrantes das forças de segurança catarinenses, do Paraná e do Rio Grande do Sul em Chapecó na última sexta-feira. Durante todo o dia, os participantes debateram temas como defesa de áreas de fronteira, mudanças tecnológicas e políticas públicas voltadas ao setor. O evento, promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina e pela Sociedade Maçônica Regional Somar Oeste, em parceria com a Assembleia Legislativa, foi organizado pela Escola do Legislativo. Um dos temas discutidos no seminário foi a violência doméstica. Outro assunto foi a integração das polícias em Santa Catarina.
Jogos estaduais das Apaes acontecem no próximo mês. Os jogos acontecem de 27 a primeiro de julho, na cidade de Lages. Essa é a primeira vez na história da Escola Especial de Campo Erê, que a Apae vai poder participar da fase estadual. Para a diretora da escola ELAINE MENEGUZ, é uma alegria imensa poder proporcionar esse momento aos alunos, que estão muito empolgados com o resultado. De todas as modalidades, Campo Erê vai com seis representantes para o futsal, e bocha feminino e masculino. Contudo, para que essa viagem seja realizada é necessário um investimento alto.
A Apae atende três municípios: Campo Erê, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso. A diretora ELAINE, ressalta que a escola especial está buscando apoio das três cidades. Qualquer valor é muito bem vindo para que a Apae possa de fato conseguir levar os alunos nos jogos, pois eles também são especiais e tem potencial de representar o município nos jogos. Então a diretora, pede que quem se sentir tocado e com vontade de ajudar pode procurar a escola ou a direção e fazer a sua doação. O telefone para contato é o 49 3655-1195.
Procura por testes e número de casos confirmados para Covid-19 está preocupando a secretaria de Saúde de Anchieta. Na semana passada o informativo de casos fechou com 42 pessoas infectadas. A informação é da enfermeira MARCELI GUTH. Durante o mês de maio houve um elevado registro de confirmados chegando próximo dos 70 infectados. Segundo ela, este cenário mudou repentinamente tendo em vista que nos meses de abril e março o município praticamente não confirmava nenhum teste. Mas no mês que passou, o cenário é similar ao período de pico da pandemia registrada no final do ano passado na região.
Apesar disso, a enfermeira afirmou que a saúde está preparada com testes visando atender os casos suspeitos. A sala de triagem em Anchieta segue atendendo. Ela ainda relatou que estes casos confirmados são de sintomas leves sem a necessidade de internação hospitalar. Ela ainda orientou aqueles com sintomas similares ao vírus utilize máscara para entrarem na sala de triagem.
Secretário reúne moradores da Linha Brasil para tratar de regularização fundiária. É no interior de Palma Sola. Segundo IVANOR DE MOURA representante de uma empresa de São Miguel do Oeste vai acompanhar a reunião com as 50 famílias. Os lindeiros estarão presentes para que fazer os últimos encaminhamentos para regularizar os terrenos. Várias lideranças do município foram convidadas. A Secretaria de Assistência Social fez duas audiências públicas com a comunidade com tomada de documentos. A matrícula da área maior já está atualizada e agora só falta os lindeiros aceitarem as divisas.
Em 90 dias a Secretaria de Assistência Social de Palma Sola quer enviar toda documentação da regularização fundiária ao cartório. Conforme IVANOR DE MOURA, a regularização fundiária vem sendo trabalhada em Palma Sola desde 2017, que foi o início dessa administração municipal. Falta ainda 4 dias para a regularização. A do trevo tem 14 famílias e a do São Vicente 40. A própria Linha Brasil tem 50 famílias e a Renê Damo tem 55, já em processo final para sair as matrículas dos terrenos. A prefeitura quer que todos os bairros da cidade também estejam com seus terrenos documentados no máximo até o ano que vem.
Secretário de Assistência Social de Palma Sola comemora: quase duzentas matrículas de terrenos já foram entregues no município. Isso é tudo de bom, diz IVANOR DE MOURA, porque além de cada família estar documentada e morando no que é seu, a prefeitura arrecada mais impostos. Assegura que imóvel devidamente documentado vale 20 por cento a mais. MOURA aproveita para informar que dia 18 acontece a inauguração da rua coberta, no centro da cidade de Palma Sola. Show nacional vai acontecer com HENRIQUE E DIEGO. Quem fizer doação de cobertor ou agasalho para aquecer família carente vai concorrer ao sorteio de ingresso ao camarim dos artistas.
Casal é preso por venda de rifa falsa. Um casal foi preso na sexta-feira por estarem vendendo uma rifa falsa, em Abelardo Luz. Conforme divulgado pela Polícia Militar, uma mulher de 31 anos e um homem de 43, moradores de Ponte Serrada, estavam em Abelardo Luz há vários dias vendendo números de uma suposta rifa. O prêmio seria um automóvel Ford Corcel 1983. O casal dizia que o valor arrecadado seria utilizado para o tratamento de saúde de uma criança que residia no interior do município. O valor era de 10 reais cada número. O casal recebeu voz de prisão e foram encaminhados à delegacia.
Mulher é agredida com golpes de cadeira pelo companheiro em Quilombo. Uma mulher de 45 anos foi socorrida pelos vizinhos depois de pedir ajuda porque estava sendo agredida pelo marido. O fato aconteceu por volta das 21 Horas e 30 minutos no bairro Belo Vista, em Quilombo. Conforme a Polícia Militar, a mulher contou que o marido a atingiu na cabeça usando uma cadeira. O Corpo de Bombeiros foi chamado para atendimento e levou a vítima para o Hospital São Bernardo. Na casa também estava uma criança de 4 anos, filha da vítima, que ficou as cuidados do Conselho Tutelar. O autor das agressões, um homem de 24 anos, foi preso em flagrante e levado à delegacia.
Adolescentes são apreendidos com droga após mãe de um deles fazer uma denúncia. Uma mulher, moradora de Marmeleiro, acionou a Polícia Militar na noite de ontem, e informou que seu filho, já conhecido nos meios policiais, a namorada dele e um amigo, todos menores de idade, estavam fazendo uso de droga (maconha). Com autorização da mãe, os policiais realizaram buscas na casa, onde localizaram uma quantidade razoável de droga que foi apreendida e junto com os menores, com a presença das mães e com apoio do Conselho Tutelar de Marmeleiro e de Francisco Beltrão, foram encaminhados para a 19ª SDP de Francisco Beltrão.
Colisão entre dois carros deixa mulher ferida na PR-180. Um acidente de trânsito no final da tarde de ontem, na rodovia PR-180, em Marmeleiro, deixou uma pessoa ferida. A colisão envolveu um VWGol que seguia de Renascença sentido a Campo Erê e um Uno que transitava sentido Marmeleiro a Campo Erê e no trevo ocorreu a colisão. Uma mulher que era ocupante do Uno sofreu ferimentos e foi socorrida ao hospital por uma equipe do SAMU. A Polícia Militar de Marmeleiro prestou apoio no acidente.
Mulher será indenizada após gaze ser esquecida dentro da barriga após cesárea. Uma mulher será indenizada em 40 mil reais, por danos morais e estéticos, após uma gaze ser esquecida dentro dela em uma cesárea feita em Guarujá do Sul, no Oeste catarinense. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), parte do intestino da paciente teve que ser retirada. O objeto envolveu o órgão por pelo menos três meses. Na decisão, divulgada pelo TJSC a Justiça informou que foi necessária a retirada de 40 centímetros do intestino grosso e que parte dele estava necrosado. A decisão da Vara Única de São José do Cedro cabe recurso.
Segundo o processo, a vítima começou a sentir dores fortes no abdômen dias depois do parto. Ela se consultou novamente com o médico responsável pela cirurgia, que afirmou que tratava-se de uma "pequena infecção". A mulher, então, seguiu fazendo uso da medicação receitada, mas as dores se intensificaram. Ela relatou constipação e vômitos. Três meses depois da cesariana, segundo o processo, o mesmo profissional fez uma cirurgia para investigar o que ocorria e encontrou algo semelhante a um tumor no intestino grosso. Considerando o suposto diagnóstico, a mulher foi transferida para um hospital de uma cidade vizinha, onde fez uma nova cirurgia.
Os médicos de lá constataram que, na verdade, o "tumor" era uma gaze envolvendo o intestino grosso. Na defesa, o médico que fez o parto argumentou que a gaze poderia ter sido deixada na primeira cesárea da mulher, dois anos e sete meses antes. Um laudo pericial, no entanto, segundo o TJ, demonstrou que o objeto não foi identificado nos exames pré-natal da segunda gestação. Como os réus foram condenados de forma solidária, o pagamento das indenizações deve ser dividido entre eles. Os danos morais foram arbitrados em 30 mil e os danos estéticos, em 10 mil. Cabe recurso, segundo o TJSC.