-BRASIL CRIA 196 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM ABRIL
-SC DEIXA DE PEDIR PROVA DE VIDA PARA APOSENTADOS DO ESTADO
-MUNICÍPIO REGISTRA O MAIOR SALDO POSITIVO DE EMPREGOS NO ANO
-OPOSIÇÃO REAPRESENTARÁ EMENDA QUE PREVÊ DERRUBADA DO VOTO SECRETO
-ABERTA 3ª EDIÇÃO DO PROJETO INTERCULTURAL DE FORMAÇÃO DE FRONTEIRA
-MEU CRÉDITO INCENTIVA REGULARIZAÇÃO DE AGRICULTORES EM GUARACIABA
-EPAGRI BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE NOVO PROGRAMA ESTADUAL DE CRÉDITO
-IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE GESTÃO DEVERÁ TERMINAR EM ALGUNS DIAS
-HOMEM É PRESO SUSPEITO DE AGREDIR A FILHA E A EX-COMPANHEIRA
-BATIDA ENTRE DOIS CARROS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR-163
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 76. O euro está valendo cinco reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Um grupo de homens armados atacou uma igreja católica na região de Ondo, no sudoeste da Nigéria, e matou pelo menos 50 fiéis neste domingo. O ataque aconteceu durante a missa matinal na igreja católica de São Francisco em uma região onde os atentados jihadistas e de grupos criminosos não são comuns. Por ora, não se sabe quem foram os responsáveis pelo ataque nem suas motivações. Há pelo menos 12 anos a Nigéria vem enfrentando uma insurreição jihadista no nordeste do país, enquanto grupos criminosos cometem sequestros envolvendo grandes quantidades de pessoas no noroeste e grupos separatistas operam no sudeste.
O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, deve enfrentar nesta segunda-feira a votação de uma moção de desconfiança no Parlamento britânico, o que pode derrubá-lo do cargo. A moção é uma consulta se os parlamentares confiam que o primeiro-ministro tem capacidade para permanecer liderando o governo. JOHNSON é contestado no cargo após meses de escândalos éticos, principalmente sobre festas que quebraram as regras sanitárias em prédios do governo durante a pandemia de Covid-19. O Partido Conservador, mesmo do premiê, conseguiu ativar a votação após 15 por cento dos seus parlamentares apresentarem o pedido.
A Cúpula das Américas começa nesta segunda-feira e reunirá líderes de todo o continente. A reunião, prevista para durar até a próxima sexta-feira, é sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e o governo do país teve a atribuição de escolher os convidados para o evento. A ausência de convites para Cuba, Nicarágua e Venezuela, confirmada na noite deste domingo, provocou instabilidade diplomática no continente, e a presença de alguns líderes ainda é incerta. Nos eventos oficiais, algumas pautas devem ser priorizadas nas discussões entre os líderes e ministros, em especial sobre o tema do evento: “Construindo um futuro sustentável, resiliente e igualitário”.
O Brasil gerou 196 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano, informou nesta segunda-feira o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram divulgados com atraso neste mês por conta de problemas técnicos. De acordo com o governo, foram criados em abril um milhão 865 mil empregos formais. No mesmo período, um milhão 660 mil de trabalhadores foram demitidos. O resultado líquido de vagas formais em abril representa melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 89 mil e 500 empregos.
Relator do projeto que trava a cobrança do ICMS, o senador FERNANDO BEZERRA disse que planeja apresentar o texto nesta terça-feira. Antes, ele irá conversar com o ministro da Economia, PAULO GUEDES, e com o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO. BEZERRA diz que espera ainda a chegada de novas contribuições dos estados para fechar o relatório. O senador chegou a acenar na semana passada com uma mudança nas regras de compensação aos estados. Ao aprovar o projeto limitando a 17 por cento a cobrança do ICMS para combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes, os deputados estabeleceram que os estados receberiam abatimento de dívidas com a União. BEZERRA indicou que essa solução poderia ser deixada de lado e substituída por uma modulação no início da vigência do teto ao ICMS.
Apenas um partido renunciou aos valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral, para as eleições de 2022. O prazo para as legendas informarem a recusa aos valores do “Fundão” para a Justiça Eleitoral terminou na última semana. O Tribunal Superior Eleitoral informou na sexta-feira que o Novo renunciou à verba. A sigla já havia anunciado que iria abrir mão dos 87 milhões e 700 milhões que teria direito para a disputa deste ano. Os recursos voltarão ao Tesouro Nacional. O União Brasil receberá o maior valor do Fundão: 770 milhões de reais. Em seguida, aparece o PT com 484 milhões e o MDB com 356 milhões de reais.
Santa Catarina pôs fim à obrigatoriedade da prova de vida para que aposentados e pensionistas do Estado recebam seus benefícios. Segundo o próprio governo, é o primeiro do país a tomar esta decisão, que já está em vigor. São 65 mil aposentados e 12 mil pensionistas que recebem benefícios do serviço público estadual. A decisão foi possível porque, há um ano, o governo do Estado firmou um convênio que permite o acesso direto ao registro de óbitos da base de dados do Tribunal de Justiça. São cruzados o nome completo, CPF e nome da mãe do servidor ou pensionista. Segundo o Iprev, o site do governo de SC já permite que o interessado, ao fazer a solicitação dentro do sistema, interaja com setores do governo.
O Estado prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo até o dia 24 de junho. No caso da gripe, com a recomendação aos municípios é para que vacinem todas as idades, a partir dos 6 meses de vida. Os grupos prioritários, já contemplados, seguem na preferência. Agora, porém, moradores de todas as idades podem procurar pelos postos de saúde. Desde o começo da campanha, em abril, foram distribuídas quase dois milhões e 800 mil doses contra a gripe aos municípios. Pouco mais de um milhão foram aplicadas. Ou seja, há mais de um milhão e 700 mil imunizantes em estoque para que as prefeituras intensifiquem a cobertura que, aliás, segue baixa. Segundo dados do Ministério da Saúde, só 46 vírgula sete por cento dos moradores foram vacinados contra a gripe em 2022 no estado.
A primeira edição do Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais reuniu cerca de 350 integrantes das forças de segurança catarinenses, do Paraná e do Rio Grande do Sul em Chapecó na última sexta-feira. Durante todo o dia, os participantes debateram temas como defesa de áreas de fronteira, mudanças tecnológicas e políticas públicas voltadas ao setor. O evento, promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina e pela Sociedade Maçônica Regional Somar Oeste, em parceria com a Assembleia Legislativa, foi organizado pela Escola do Legislativo. Um dos temas discutidos no seminário foi a violência doméstica. Outro assunto foi a integração das polícias em Santa Catarina.
MANUELA ROCHA deixou o departamento Regional da Cidasc em São Miguel do Oeste para trabalhar em Florianópolis. Desde a última semana, ela é diretora Estadual de Planejamento e Inovação da Cidasc na capital do Estado. Com auxílio de outros órgãos, MANUELA buscará recursos para investimentos na Companhia no Estado. Já no setor de Inovação, a diretora afirmou que, através da aplicação de ferramentas tecnológicas, a ideia é maximizar e melhorar o serviço prestado pela empresa. Entre um dos projetos que está saindo do papel é sobre um projeto de inovação denominado de Conecta. Esta será uma ferramenta que auxiliará os técnicos na amostragem dos dados e dos trabalhos desempenhados pela Cidasc.
A Casa de Repouso para Idosos em São José do Cedro atende neste primeiro momento apenas pessoas do sexo feminino. Duas pessoas ficam durante o dia na casa e o restante de forma integral. Conforme o presidente da Associação Betânia ISMAEL BATISTA, inicialmente o espaço está atendendo apenas idosos do município cedrense, mas já se cogita na extensão do abrigo para atender a região. Ele garantiu que esta expansão acontecerá o mais breve possível. BATISTA salientou que a atual equipe esteve passando por uma capacitação visando aprimorar o atendimento aos idosos acolhidos.
Foi aberta na semana passada a terceira edição do projeto Intercultural de Formação Bilíngue de Fronteira promovido pela regional de Educação de Dionísio Cerqueira. A informação é da orientadora Educacional SILVANE DE OLIVEIRA. O projeto é desenvolvido pelo colégio Irineu Bornhausen de Dionísio Cerqueira e a escola Intercultural de Fronteira da cidade de Bernardo de Irigoyen, na Argentina. O projeto funcionou por 15 anos no colégio Theodureto, mas foi transferido para o Irineu Bornhausen devido a queda de matriculados no Theodureto. A mudança ocorreu juntamente com a secretaria de Estado da Educação. Segundo ela, a nova sede recebeu muito bem o projeto onde já possui três turmas iniciais em funcionamento. A primeira edição aconteceu em 2020. E no ano seguinte ocorreu a segunda etapa, mas de forma remota devido a pandemia naquele ano. Com isso, foi retomado o programa de aprendizagem de forma presencial neste ano letivo. Desde então foram desenvolvidos diversos encontros em municípios vizinhos como São Miguel do Oeste e Palma Sola.
A abertura ocorreu com os temas de metodologia ativas com os professores, e modo robótico e pensamento computacional. A orientadora Educacional SILVANE DE OLIVEIRA, afirmou que estes dois assuntos serão de fundamental importância para os profissionais de sala de aula onde poderão repassar aquilo que aprenderam nas capacitações aos alunos durante as atividades. A carga horária deste projeto é de 40 horas, mas serão três encontros presenciais de oito horas e outra parte ocorre nas escolas a partir da elaboração dos projetos realizados pelos professores. SILVANE salientou que a regional optou neste ano em fazer uma formação em menor período devido ao calendário escolar que garante os 200 dias de aula. Além de envolver diversas outras atividades por parte das unidades escolares.
Alimentos da agricultura familiar são distribuídos para escolas e creches da rede municipal de ensino de São José do Cedro. A distribuição de alimentos acontece semanalmente. Os alimentos também são provenientes de alguns fornecedores que são licitados e destinados para alimentação escolar. O cardápio é variado com frutas, verduras, legumes, bebidas lácteas e alimentos sólidos. O recebimento dos alimentos e a distribuição ocorrem no início da semana, geralmente às segundas-feiras. As escolas recebem em média semanalmente três variedades de frutas e as creches recebem em torno de oito para alimentação dos alunos. A nutricionista da secretaria de Educação ZELMA FREDERICHS, comentou que é elaborado um cardápio mensal e também organizado um cronograma de repasse de pães, leite, ovos e outros alimentos. ZELMA salientou que as merendeiras recebem capacitação anualmente. O percentual de alimentos provenientes da agricultura familiar deve atingir anualmente 30 por cento, mas em alguns anos são atingidos em torno de 50 por cento.
Neste ano, três por cento a mais estão aptos a receberem valores do programa Meu Crédito em Guaraciaba se comparado à primeira edição do bônus. Este aumento foi comemorado pela secretaria de Agricultura depois de ver o balanço e 250 novos produtores aptos a participarem desta segunda edição. A informação é do secretário SÉRGIO THALHEIMER. Para o próximo programa poderão ser beneficiados até mil 750 agricultores. No ano passado eram mil e 500, um aumento de 250 novos inscritos. O secretário salientou que o agronegócio continua recebendo investimentos por parte da administração, sendo que isso faz com a economia local cresça. Ele comentou que o programa Meu Crédito é responsável por parte deste aumento tendo em vista a regularização dos agricultores para receber a contrapartida da municipalidade. No ano passado, 65 agricultores atingiram o valor máximo do programa que é mil e 500 reais de crédito. Já para esta edição, ele afirmou que 94 produtores poderão receber este mesmo valor.
O município de Guaraciaba possui ativos dois mil 416 blocos de produtor rural. Alguns deles possuem mais do que uma propriedade espalhada pelo interior. Segundo o secretário de Agricultura SÉRGIO THALHEIMER, uma das regras do programa Meu Crédito é que os valores são pagos por CPF. Já outros agricultores trabalham com valores abaixo de mil reais, o que não se enquadra nas atuais regras do Meu Crédito. Guaraciaba possui dois mil 416 blocos de produtor rural, mas cerca de mil e 800 produtores ativos. Para o secretário, estes números tendem a crescer a cada ano com o incentivo do programa. SÉRGIO salientou que o agronegócio está atraindo pessoas da cidade para trabalhar no campo, mesmo com grandes desafios provocados pelo cenário climático dos últimos tempos.
O governo de Santa Catarina pretende investir 25 milhões de reais para apoiar a aquisição de imóveis rurais. Segundo o extensionista da Epagri de São José do Cedro CLEITON FURLANETTO, isso é basicamente o programa nacional de crédito fundiário, conhecido como Banco da Terra. Atualmente o escritório trabalha com um programa que oferta até 160 mil reais para compra de terra. Para se enquadrar no programa, é necessário comprovar cinco anos de agricultura dos últimos 15 anos trabahados no campo. Além de um patrimônio aproximado de 80 mil reais e um faturamento compatível, ou seja, basicamente a agricultura familiar. O extensionista salientou que não há detalhes de como o programa funcionará no Estado, sendo que o governo catarinense pretende intermediar 300 negócios de aquisições neste ano com estes 25 milhões de reais. Pelo governo Federal, são encaminhados cerca de dois negócios anuais em São José do Cedro. Podem acessar os financiamentos preferencialmente assalariados.
Reunião é realizada com moradores da Linha Nilson que serão beneficiados pelo sistema de rede d’água em São José do Cedro. Historicamente os moradores da linha enfrentaram muitos problemas ocasionados pela falta de recursos hídricos, principalmente nas épocas de estiagem. Foram feitos inúmeros abastecimentos de água no decorrer destes períodos com caminhões, veículos da prefeitura, corpo de bombeiros e até de terceiros para que as necessidades dos moradores fossem supridas. O sistema de rede água, conforme o vice-prefeito, ELMAR HENTZ, vai atender mais de 20 famílias. O investimento gira em torno dos 220 mil reais para perfuração do poço, medida da vazão, ampliação da rede elétrica, sistema de encanamento, reservação e distribuição de água até as propriedades beneficiadas. Ele afirmou que, com este poço, será possível melhorar o fornecimento de água, além de poder amenizar um pouco as demandas dos agricultores.
Nas últimas três sessões da Câmara de Vereadores de Princesa foram apreciados e aprovados seis projetos. No programa Enfoque Legislativo do último sábado, veiculado pela Rádio Cedro, a vereadora MARI BARTH, relatou sobre a aprovação do projeto que prevê adesão ao programa Mais Asfalto do Conder. Outro texto aprovado dispõe sobre a revisão geral da remuneração dos servidores e agentes políticos do poder executivo, aprovado por unanimidade. Também foi analisado e aceito o repasse de 75 mil reais para o hospital de São José do Cedro. Outro, em regime de urgência, trata sobre a cobrança de melhorias em estradas que receberão investimentos de calçamento. Também foi aprovado o projeto que prevê a revisão da remuneração dos servidores do legislativo. Já a última mensagem aprovada é sobre atualização do valor do adicional da habilitação do Conselho Tutelar dos atuais 80 reais para 150 reais para os conselheiros. Este texto será votado em segunda votação na noite de hoje.
No programa da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul, a Rádio Cedro conversou com o presidente da Casa, o vereador CLEBER WESCHENFELDER. Segundo ele, nenhum projeto foi apreciado pelos vereadores na última sessão, mas dois projetos estão em tramitação no legislativo que trata de emendas à lei orgânica. Um deles se trata da perda do mandato por parte de um vereador que seja convidado para assumir uma vaga no primeiro escalão. Projeto é de autoria da bancada de oposição. A situação propôs uma emenda ao projeto que prevê a perda do mandato caso o vereador assume cargo no legislativo. Já o segundo projeto, da bancada de situação, trata sobre a retirada do recesso de julho na Câmara visando seguir com os trabalhos no meio do ano. CLEBER também lembrou sobre a viagem dos vereadores mirins à capital do Estado onde estiveram participando de atividades na Alesc. Ele disse que dos nove mirins oito fizeram parte da viagem.
A bancada de oposição na Câmara de Vereadores de São José do Cedro deverá reapresentará uma emenda à lei orgânica para a retirada da votação secreta. Para o líder da bancada FERNANDO WILL, esta votação é inconstitucional tendo em vista pela inexistência da regra na constituição federal quanto a manutenção de veto. Isso reacendeu um assunto abordado no ano passado quando um projeto de lei foi vetado pelo executivo. E como não houve o apoio de pelo um vereador da bancada de situação, a modificação caiu. Ele lembrou que na época os vereadores da situação seguiram a decisão da liderança manifestaram que não tinham intenção de acabar com este tipo de votação. FERNANDO comentou que na última sessão ordinária de maio voltou a repercutir depois da manifestação sobre a aceitação pela retirada. Com isso, ele garantiu que a oposição reapresentará a modificação, sendo que esta regra nem mesmo é constitucional. Isso trará transparência nas manifestações dos vereadores. O assunto, antes de ir a plenário, será tratado com o presidente da Casa.
O vereador FERNANDO WILL, lembrou da manifestação do líder da situação GUILHERME FERRARI durante uma entrevista no programa da Câmara. Na avaliação do FERNANDO e de seus demais colegas, a declaração do líder demonstrou entendimento sobre a possibilidade de aceitar a proposição. O vereador salientou que algumas pessoas acabam não compreendendo como ocorre o rito deste tipo de votação, e alteração desta regra trará maior transparência e compreensão à população.
A implantação do novo sistema de gestão pública das repartições públicas de Guarujá do Sul deve ser finalizada dentro de alguns dias. A instalação do novo software começou no dia 13 de maio. Os detalhes são do fiscal de Tributos JUNIOR MATTOS. Segundo ele, determinados serviços no setor foram retomados ainda na semana passada. No próprio departamento a emissão de notas já começou na prefeitura, além da construção do novo sistema. Mas durante os próximos dias a equipe deverá ter o acompanhamento dos técnicos para uso oficial do programa de gestão. Com o novo sistema, todos os setores públicos estarão interligados para fornecimento de informações. Também está sendo elaborado o novo site da prefeitura que, depois de estar no ar, passará atender pelo endereço eletrônico guarujadosul.atende.net. Já o antigo será desativado. MATTOS salientou que o setor enfrenta impasses na emissão de taxas ambientais.
O município de São José do Cedro registrou em abril o maior saldo positivo na geração de empregos do ano. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência. Apenas em abril, houve um saldo positivo de 68 carteiras assinadas puxadas pelo setor de serviços que foi responsável por contratar 38 pessoas. O saldo até o mês de abril é positivo com 100 novas carteiras assinadas. Apenas fevereiro teve saldo negativo de menos cinco, quando ocorreram mais demissões do que contratações. Em abril, segundo o Ministério do Trabalho, o município contratou 165 pessoas e demitiu 97. Até então, o mês com o maior número de contratados foi janeiro com 26. Guarujá do Sul também teve saldo positivo com seis novas carteiras assinadas. Princesa teve duas admissões a mais das demissões ficando com saldo positivo.
21 motores foram recuperados pela Polícia Militar em Descanso no final de semana. O fato foi registrado ontem às 16 horas e 30 minutos na Linha Barra do Veado, interior do município. O Patrulhamento Tático recebeu informações de que no local havia um baú de caminhão que estaria sendo usado para depositar e esconder motores, em um ponto de difícil visualização. Com base nestas informações, foi realizadas buscas e localizado o baú na comunidade rural. O mesmo estava fechado com cadeado, porém através de uma abertura na estrutura, foi possível visualizar dentro do baú diversos motores. A PM efetuou a abertura do baú onde foram localizados os mais de 20 motores praticamente todos com a numeração suprimida. A Polícia Civil foi chamada a fim de investigar o fato.
Uma saída de pista de uma Hilux SW4 com placas de São Miguel do Oeste, seguida de colisão em lixeira e árvore, deixou um homem ferido na Rua Duque de Caxias, Centro da cidade, proximidades do ginásio do Joni Gool. A vítima primeiramente foi amparada por moradores que passavam pelo local e logo depois os bombeiros fizeram o atendimento prévio. O homem foi encontrado pelos socorristas com um ferimento na cabeça e preso dentro do veículo, sendo necessário o uso de equipamentos para o desencarceramento. Após esse trabalho, que durou alguns minutos, a vítima foi levada em estado estável ao Hospital Regional. A Polícia Militar também foi chamada e fez todos os levantamentos necessários.
A Polícia Militar flagrou um motociclista com uma YBR 125 em atitude suspeita e decidiu fazer abordagem. O fato foi registrado na sexta-feira às 23 horas e 30 minutos na Waldemar Rangrab, em São Miguel do Oeste. Depois da consulta ao sistema, os policiais constataram que a moto não estava licenciada e o motociclista não era habilitado. A moto foi recolhida ao pátio e, depois dos procedimentos, o homem foi liberado. Uma ocorrência similar ocorreu um dia depois, por volta da meia-noite e 15 de sábado na Santos Dumont, no Centro de São Miguel. A PM abordou um veículo Gol em atitude suspeita. Durante a consulta ao sistema, foi constatado que o condutor não era habilitado, além dos quatro pneus do veículo estarem “carecas”. Por isso, foram efetuadas as notificações e o veículo entregue para uma pessoa habilitada. Cerca de 15 minutos depois, a PM flagrou um menor dirigindo uma moto no Bairro Agostini. Depois das orientações e notificações, a moto foi entregue ao dono que deverá comparecer em juízo para esclarecimentos.
Duas ocorrências de violência contra mulher foram registradas pela Polícia Militar no final de semana na região. A primeira delas foi no sábado às 16 horas, na Rua Santo Estanislau, Bairro São Jorge, em Descanso. A PM foi chamada até o endereço repassado onde foi encontrado o suposto autor das agressões nas proximidades da casa, embriagado. Mãe e filha foram vítimas de agressões e estavam na residência para se protegerem. Segundo a PM, as duas apresentavam lesões leves, mas uma delas com suspeita de fratura no dedo. Elas relataram à PM que as agressões são constantes e tinham medo de denunciar do autor. O homem foi preso suspeito das agressões e levado à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. A segunda ocorrência também foi no sábado, por volta das 21 horas, na Rua Marcílio Dias, Centro de São Miguel. A PM atendeu uma briga entre ex-companheiros que acabaram entrando numa briga. A mulher disse aos policiais que foi ameaçada pelo ex. Ambos foram levados para a Delegacia de Polícia.
Um carro Gol, emplacado em Dionísio Cerqueira, se envolveu em um acidente na BR-163, em Barracão, Paraná, no sábado por volta das 16 horas e 40 minutos. A batida foi transversal e aconteceu contra outro Gol que transitava no sentido contrário. Segundo os bombeiros, o condutor do veículo de Dionísio estava preso às ferragens sendo desencarcerado pelos socorristas. Depois de alguns minutos, a vítima foi levada pelo Samu ao hospital. O outro veículo, com placas de Bom Jesus do Sul, era ocupado por dois homens, sendo que o condutor do Gol foi atendido no local e levado ao hospital. Já o passageiro não se feriu. As causas do acidente não foram informadas e a PRF foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis.