-NÚMERO DE MORTOS EM RAZÃO DOS TEMPORAIS QUE ATINGEM O RS SOBE PARA 83
-CHUVAS PROVOCARAM TRANSTORNOS EM 33 CIDADES DE SANTA CATARINA
-CÂMARA MIRIM REALIZA HOJE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES
-FETAESC DEFINE DATA DA ETAPA ESTADUAL DO GRITO DA TERRA BRASIL PARA 2 DE JULHO
-MUNICÍPIO LIBERA VACINA CONTRA A GRIPE PARA TODA A POPULAÇÃO A PARTIR DE HOJE
-DESENTENDIMENTO TERMINA COM UM HOMEM FERIDO A GOLPES DE FACÃO
-COLISÃO FRONTAL ENTRE MOTOS DEIXA UMA PESSOA MORTA E UM FERIDO NA BR 282
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 48 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.
Representantes do governo de Israel e do grupo terrorista Hamas, que se reuniram neste domingo no Cairo, no Egito, para discutir um cessar-fogo na guerra que travam na Faixa de Gaza, não chegaram a um acordo de trégua. Um representante dos palestinos disse à agência de notícias Reuters que essa rodada de negociações “está perto do colapso”. A guerra começou em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou o território israelense, matou mil e 200 pessoas e sequestrou cerca de 250. Segundo as autoridades de Saúde de Gaza, controladas pelo Hamas, quase 35 mil palestinos morreram desde então e 77 mil foram feridos.
O Exército de Israel, por meio de um comunicado nas redes sociais, pediu nesta segunda-feira que os palestinos residentes no Leste de Rafah evacuem a região com destino a área humanitária declarada pelo país. Os militares de Israel estimam que pelo menos 100 mil pessoas de Rafah devem sair em uma evacuação de “escopo limitado”. Israel descreve Rafah como o último reduto significativo do Hamas. Segundo o ministro da Defesa de Israel, a ação militar no local é necessária devido à recusa do Hamas em libertar reféns como parte das propostas para um cessar-fogo em Gaza.
O advogado e ex-ministro de Segurança JOSÉ RAÚL MULINO, de 64 anos, foi eleito presidente do Panamá em votação neste domingo. MULINO recebeu cerca de 34 por cento dos votos e o segundo colocado, RICARDO LOMBANA, teve 25 por cento. O candidato adversário reconheceu a derrota. Logo depois, a autoridade eleitoral do Panamá declarou a vitória de MULINO. Além de eleger presidente, os panamenhos também escolheram 71 deputados e os líderes de governos locais. MULINO é herdeiro político do ex-presidente RICARDO MARTINELLI, que foi condenado por lavagem de dinheiro e está refugiado na embaixada da Nicarágua desde fevereiro.
As contas do setor público consolidado apresentaram um superávit primário de um bilhão e 200 milhões de reais em março deste ano. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. Foi o primeiro saldo positivo desde janeiro. Ao mesmo tempo, a dívida pública subiu para 75 vírgula sete por cento do PIB em março, o equivalente a oito trilhões 340 bilhões de reais. É o maior patamar em dois anos. Apesar disso, o governo federal registrou déficit de um bilhão e 800 milhões de reais em março. Nos três primeiros meses deste ano, ainda segundo o BC, as contas públicas registraram um superávit de 54 bilhões 340 milhões de reais.
O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira. São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141 mil e 300 pessoas fora de casa, sendo 19 mil e 300 em abrigos e 121 mil e 900 desalojadas que estão nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas. A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta. De acordo com a Climatempo Meteorologia, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva.
O Palácio do Planalto e o Congresso Nacional dão início, nesta segunda-feira, a uma série de reuniões com lideranças partidárias para articular medidas emergenciais de auxílio na assistência e na reconstrução do Rio Grande do Sul. A ideia é construir um novo “orçamento de guerra”, aos moldes do que foi feito durante a pandemia, em 2020, quando o Congresso aprovou uma PEC autorizando o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a doença. Em meio às articulações, a Câmara deve instalar, na próxima quarta-feira, uma comissão especial para analisar uma proposta de emenda à Constituição que destina cinco por cento das emendas parlamentares individuais para o enfrentamento de desastres naturais.
O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral, terminará em 8 de maio. Além disso, a data é limite para quem precisa cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Caso a situação do eleitor esteja irregular, ele não poderá votar nas eleições de 6 de outubro, no primeiro turno, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Santa Catarina, os cartórios eleitorais estão atendendo em horário especial hoje, amanhã e quarta-feira.
Trinta e nove bombeiros militares de Santa Catarina chegam ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira para ajudar no resgate das vítimas atingidas pelas chuvas. Com o grupo foram enviados dois drones com capacidade para voo noturno, 10 viaturas quatro por quarto, 17 embarcações e 11 motores. No domingo, em apoio ao estado vizinho, o governo de Santa Catarina também encaminhou um segundo helicóptero da Polícia Civil para auxiliar nas buscas. Bolsas de sangue também foram doadas. A aeronave enviada por Santa Catarina no domingo ficava em Chapecó, no Oeste, e se juntou à equipe catarinense que já atua há quatro dias no socorro aos afetados. Em relação a nova equipe dos bombeiros, haverá uma troca de profissionais. Os 32 socorristas que estavam desde a semana passada no Rio Grande Sul voltam a Santa Catarina e serão substituídos por outros militares.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, até sábado, um total de 33 cidades relataram ocorrências com a chuva. Quatro delas decretaram situação de emergência. As regiões Sul e Meio-Oeste foram as mais afetadas. Além disso, foram registrados 193 desalojados e 46 desabrigados. Entre os municípios mais impactados estão Praia Grande, com 60 desalojados; São Carlos, com 40 desabrigados; e Capinzal, com 19 desalojados. Em balanço divulgado neste sábado, a Defesa Civil de Santa Catarina destacou os volumes de chuva registrados no Estado. Entre quarta e sábado, os acumulados entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul variaram de 100 a 200 milímetros, com pontuais que se aproximaram dos 250 milímetros.
Nesta segunda-feira, a unidade da Celesc de São Miguel do Oeste está fechada para a implementação do novo sistema comercial da empresa e para que as informações coletadas durante os dias de transição sejam inseridas na nova plataforma. A partir de amanhã, o atendimento volta à normalidade com mais de 80 serviços disponíveis nos canais digitais, através do novo aplicativo Conecte, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas dos sistemas iOS e Android, e da nova agência web que é o www.celesc.com.br. As novidades do aplicativo incluem uma nova forma de acesso ao sistema, onde será necessário realizar um cadastro inicial com os números da unidade consumidora, e-mail e CPF ou CNPJ do titular.
Outra novidade da Celesc é a opção de pagamento da fatura de energia via PIX. O novo modelo de fatura começará a ser distribuído a partir do dia sete de maio, trazendo informações mais claras e detalhadas, como o custo do consumo de energia e de cada imposto. Segundo a empresa, essas mudanças visam proporcionar mais praticidade e eficiência no acesso aos serviços da Celesc. A Celesc informou que nas plataformas digitais, os clientes poderão resolver as necessidades de forma intuitiva e flexível, sem sair de casa, desde relatar a falta de energia até solicitar religação e outros serviços, incentivando o uso das lojas apenas quando necessário.
A balsa que faz a travessia de veículos entre Itapiranga e Barra do Guarita voltou a operar neste domingo. O serviço ficou interrompido por dois dias em virtude da cheia do Rio Uruguai. O nível do rio atingiu quase 12 metros na sexta-feira e impediu a travessia de veículos. Com a lenta redução do volume de água, não foi possível retomar as atividades na sexta-feira e sábado. Neste domingo, a barca retomou o serviço, porém com cuidado especial, pois o nível do Rio Uruguai segue alto, acima de sete metros do nível normal. Nesta segunda-feira, à noite, será feita avaliação para decidir se a travessia entre Itapiranga e Barra do Guarita será mantida a partir de amanhã ou se haverá uma nova interrupção no serviço.
A câmara de vereadores mirins vai realizar, hoje à noite, uma sessão solene em homenagem ao Dia das Mães. O evento está programado para as sete horas da noite. De acordo com o coordenador da câmara mirim, vereador MOACIR FIORINI, 30 mães serão homenageadas na noite de hoje. A sessão solene é aberta ao público. A presidente da câmara mirim, JULIA GIOVERNADI MACHADO, o objetivo da sessão é prestar uma homenagem para todas as mães do município.
As chuvas dos últimos dias trouxeram prejuízos para a agricultura do extremo-oeste. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, os problemas foram pontuais em algumas propriedades, especialmente nas lavouras de soja e nas áreas de pastagens. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que as lavouras de soja que estão na época de colheita tiveram algumas perdas. Outro problema é nas áreas de pastagens de inverno, especialmente nos locais onde não há “sobressemeadura”, ou seja, o plantio não ocorre sobre uma cultura já existe. Nesses pontos houve erosa do solo com prejuízo para os agricultores.
A região extremo-oeste registrou, em média, cerca de 160 milímetros de chuva em apenas dois dias na última semana. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele citou que uma das consequências do excesso de chuvas a médio prazo é a erosão do solo. SIMON reforçou a importância do trabalho de cobertura para protege o solo exatamente contra esse tipo de situação. Ele lembrou que os agricultores agora estão se preparando para o plantio das lavouras de trigo. A cultura, de acordo com ele, deve manter a mesma área da safra passada. Ele disse ainda que o trigo é uma boa opção de rotação de culturas para a região.
O Sindicato dos trabalhadores rurais promoveu, no último sábado, uma assembleia geral em São Miguel do Oeste. A pauta principal do evento foi a prestação de contas do exercício 2023 e apresentação do orçamento e planejamento das ações para este ano. Logo depois, aconteceu uma palestra sobre a conjuntura da agricultura familiar no estado com o presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. O evento reuniu cerca de 160 agricultores no salão comunitário da Linha Fátima. O presidente reforçou a importância da agricultura familiar para a economia de Santa Catarina e ressaltou as ações da Fetaesc para defender os interesses dos pequenos produtores rurais.
A pauta do Grito da Terra Brasil tem uma série de reivindicações. Entre elas, estão o aumento para 90 bilhões de reais do orçamento exclusivo para o Pronaf nas seguintes proporções: 45 bilhões para custeio e 45 para investimento, sendo cinco bilhões para habitação rural. A Fetaesc também está pedindo taxa de juros de quatro por cento ao ano nas linhas de custeio, investimento e agroindústria, além da ampliação do teto de financiamento de 250 mil para 400 mil. Outro pedido é para aumentar o prazo de reembolso do Pronaf investimento, de 07 para 10 anos, mantendo a carência de até 14 meses e a elevação do teto da renda bruta anual para enquadramento no Pronaf dos atuais 500 mil para 800 mil reais.
Além do Grito da Terra em Brasília, a Fetaesc já marcou a data da edição estadual do Grito. De acordo com o presidente da federação, VALTER DRESCH, a mobilização será no dia dois de julho em Florianópolis. Ele disse que o movimento sindical vai cobrar do governo catarinense ações práticas para resolver demandas antigas da agricultura do estado.
A vacina contra a gripe está liberada para toda a população em São Miguel do Oeste a partir de hoje. Somente crianças com idade inferior a seis meses não podem receber o imunizante. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, tendo em vista o grande número de internações registradas em decorrência da gripe. O atendimento ocorre na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as sete da noite, e aos sábados, das oito ao meio-dia. Com a ampliação da vacina, a procura pelo imunizante deve aumentar nesta semana.
Em São Miguel do Oeste, desde o início da campanha até o momento, foram aplicadas cerca de oito mil doses da vacina. A informação é da enfermeira JÉSSICA LUDWIG. O número representa cerca de um terço da meta de vacinação para os grupos prioritários. Ela explicou que outras três mil doses estão disponíveis nos estoques. Nos próximos dias, mais doses devem ser recebidas, totalizando 18 mil 437 doses. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta desejável de vacinação é de 90 por cento. Neste momento, o estado de Santa Catarina está com uma cobertura de 33 por cento o mesmo percentual registrado no município de São Miguel do Oeste.
A vacina protege contra os efeitos mais graves em caso de gripe. A informação é da enfermeira JESSICA LUDWIG. Ela reforçou a informação de que o medicamento não tem efeitos colaterais e que as pessoas devem se imunizar. De acordo com JÉSSICA, a vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A - H1N1 - influenza A - H3N2 - e o vírus influenza B. Ela lembro que, no entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes.
Uma colisão traseira entre carro e moto deixou uma mulher ferida por volta neste domingo na SC-496. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia da tarde no acesso à cidade de São João do Oeste. A vítima conduzia uma motocicleta YBR 125 Factor que foi atingida por um Cobalt. Com o impacto, a mulher de 53 anos sofreu uma queda na rodovia. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados e encontraram a mulher sentada na via pública, acompanhada da Polícia Militar, dois bombeiros comunitários e populares. Ela sofreu fratura na perna e foi encaminhada ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste.
Um rapaz de 19 anos ficou ferido ao sofrer uma queda de motocicleta neste domingo na SC-163 em Iporã do Oeste. A guarnição do corpo de Bombeiros se deslocou até a Linha Alto Tigre, onde encontrou o condutor da moto CG Titan 150, deitado ao lado da rodovia, consciente e orientado, com suspeita de luxação no ombro esquerdo, escoriações nos braços e nos joelhos. A vítima relatou que uma camionete, ao realizar uma ultrapassagem em local proibido, acabou invadindo a pista do motociclista que perdeu o controle da direção e sofreu a queda. Ele foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.
Uma briga terminou com um homem ferido por golpes de facão neste sábado no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Civil, houve um desentendimento entre dois homens por volta das três horas da tarde. Eles entraram em lutar e um deles foi agredido com um pedaço de ferro. O outro foi atingido com golpes de facão. O Corpo de Bombeiros foi chamado e prestou os primeiros socorros ao ferido pelo facão. Ele apresentava um corte no braço esquerdo. O homem foi encaminhado a UPA 24 horas. O outro envolvido relatou ter sido agredido com golpes de um pedaço de ferro, mas não precisou de atendimento dos bombeiros. A Polícia Militar confeccionou um termo circunstanciado por lesão corporal envolvendo os dois homens.
Um homem ficou ferido ao ser atropelado na final da tarde deste domingo no interior de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das seis horas na comunidade de Santa Cruz. Um homem de 29 anos realizava corte de árvores as margens da estrada e acabou sendo atropelado por uma motociclista no momento que estava no meio da via pública. A vítima acabou indo para casa e somente acionou o corpo de bombeiros na manhã desta segunda-feira. Ele foi atendido e encaminhado ao hospital. Conforme os bombeiros o homem apresentava suspeita de fratura no tornozelo e na região da cintura.
A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste prendeu dois homens suspeito de um assalto em um posto de combustível no município. O crime aconteceu na noite de sexta-feira no bairro Perpétuo Socorro, às margens da SC-157. Dois homens armados entraram na empresa e roubaram o dinheiro que estava no caixa. Eles fugiram em um Gol na direção de Campo Ere, mas acabaram interceptados pela PM. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos dispensaram uma arma de fogo e uma quantia em dinheiro na estrada enquanto fugiam. A polícia apreendeu uma garrucha calibre 32 e uma quantidade significativa de dinheiro. Os dois homens foram presos e levados para a delegacia de polícia.
Um acidente de trânsito deixou três pessoas feridas no começo da noite de sábado na BR 282. A colisão envolveu três veículos nas proximidades do trevo de acesso a São Miguel do Oeste. O acidente foi entre um HB20, um Megane e um Gol. Três vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Um dos feridos sofreu escoriações nas pernas e nos braços. O segundo homem ferido estava com sangramento na região posterior direita da cabeça.A terceira vítima relatou dores na região do tórax e na cabeça. Ele também sofreu estava com suspeita de fratura fechada nas costas. Os três homens foram encaminhados ao Hospital Regional.
Um homem morreu em um grave acidente de trânsito na noite deste domingo na BR 282. A colisão envolveu duas motos por volta das oito e meia no trecho entre Paraíso e a ponte internacional entre Brasil e Argentina. A colisão frontal envolveu uma CG e uma YBR. O Corpo de Bombeiros foi chamado e conduziu um argentino com ferimentos graves ao Hospital Regional. O condutor da outra moto, LAURI FASSMINDER, de 40 anos, morreu na hora. O corpo está sendo velado e será sepultado hoje no cemitério da comunidade de Ouro Verde, em Guaraciaba.