-NÚMERO DE MORTOS EM RAZÃO DOS TEMPORAIS QUE ATINGEM O RS SOBE PARA 83
-CHUVAS PROVOCARAM TRANSTORNOS EM 33 CIDADES DE SANTA CATARINA
-VICE-PREFEITO ASSUME EXECUTIVO DE TUNÁPOLIS POR 30 DIAS
-BALSA RETOMA TRAVESSIA DO RIO URUGUAI EM ITAPIRANGA
-SECRETÁRIO RELATA PROBLEMAS NA MANUTENÇÃO DE ESTRADAS
-PREFEITO DESTACA UNIÃO NOS TRABALHOS EM CHEIAS DO RIO URUGUAI
-DUAS PESSOAS FERIDAS EM ACIDENTE COM TRÊS VEÍCULOS NA BR 282
-HOMEM MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR-282 EM PARAÍSO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 35 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 48 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.
Representantes do governo de Israel e do grupo terrorista Hamas, que se reuniram neste domingo no Cairo, no Egito, para discutir um cessar-fogo na guerra que travam na Faixa de Gaza, não chegaram a um acordo de trégua. Um representante dos palestinos disse à agência de notícias Reuters que essa rodada de negociações “está perto do colapso”. A guerra começou em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou o território israelense, matou mil e 200 pessoas e sequestrou cerca de 250. Segundo as autoridades de Saúde de Gaza, controladas pelo Hamas, quase 35 mil palestinos morreram desde então e 77 mil foram feridos.
O Exército de Israel, por meio de um comunicado nas redes sociais, pediu nesta segunda-feira que os palestinos residentes no Leste de Rafah evacuem a região com destino a área humanitária declarada pelo país. Os militares de Israel estimam que pelo menos 100 mil pessoas de Rafah devem sair em uma evacuação de “escopo limitado”. Israel descreve Rafah como o último reduto significativo do Hamas. Segundo o ministro da Defesa de Israel, a ação militar no local é necessária devido à recusa do Hamas em libertar reféns como parte das propostas para um cessar-fogo em Gaza.
O advogado e ex-ministro de Segurança JOSÉ RAÚL MULINO, de 64 anos, foi eleito presidente do Panamá em votação neste domingo. MULINO recebeu cerca de 34 por cento dos votos e o segundo colocado, RICARDO LOMBANA, teve 25 por cento. O candidato adversário reconheceu a derrota. Logo depois, a autoridade eleitoral do Panamá declarou a vitória de MULINO. Além de eleger presidente, os panamenhos também escolheram 71 deputados e os líderes de governos locais. MULINO é herdeiro político do ex-presidente RICARDO MARTINELLI, que foi condenado por lavagem de dinheiro e está refugiado na embaixada da Nicarágua desde fevereiro.
As contas do setor público consolidado apresentaram um superávit primário de um bilhão e 200 milhões de reais em março deste ano. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. Foi o primeiro saldo positivo desde janeiro. Ao mesmo tempo, a dívida pública subiu para 75 vírgula sete por cento do PIB em março, o equivalente a oito trilhões 340 bilhões de reais. É o maior patamar em dois anos. Apesar disso, o governo federal registrou déficit de um bilhão e 800 milhões de reaisem março. Nos três primeiros meses deste ano, ainda segundo o BC, as contas públicas registraram um superávit de 54 bilhões 340 milhões de reais.
O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira. São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141 mil e 300 pessoas fora de casa, sendo 19 mil e 300 em abrigos e 121 mil e 900 desalojadas que estão nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas. A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta. De acordo com a Climatempo Meteorologia, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva.
O Palácio do Planalto e o Congresso Nacional dão início, nesta segunda-feira, a uma série de reuniões com lideranças partidárias para articular medidas emergenciais de auxílio na assistência e na reconstrução do Rio Grande do Sul. A ideia é construir um novo “orçamento de guerra”, aos moldes do que foi feito durante a pandemia, em 2020, quando o Congresso aprovou uma PEC autorizando o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a doença. Em meio às articulações, a Câmara deve instalar, na próxima quarta-feira, uma comissão especial para analisar uma proposta de emenda à Constituição que destina cinco por cento das emendas parlamentares individuais para o enfrentamento de desastres naturais.
O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral, terminará em 8 de maio. Além disso, a data é limite para quem precisa cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Caso a situação do eleitor esteja irregular, ele não poderá votar nas eleições de 6 de outubro, no primeiro turno, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Santa Catarina, os cartórios eleitorais estão atendendo em horário especial hoje, amanhã e quarta-feira.
Trinta e nove bombeiros militares de Santa Catarina chegam ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira para ajudar no resgate das vítimas atingidas pelas chuvas. Com o grupo foram enviados dois drones com capacidade para voo noturno, 10 viaturas quatro por quarto, 17 embarcações e 11 motores. No domingo, em apoio ao estado vizinho, o governo de Santa Catarina também encaminhou um segundo helicóptero da Polícia Civil para auxiliar nas buscas. Bolsas de sangue também foram doadas. A aeronave enviada por Santa Catarina no domingo ficava em Chapecó, no Oeste, e se juntou à equipe catarinense que já atua há quatro dias no socorro aos afetados. Em relação a nova equipe dos bombeiros, haverá uma troca de profissionais. Os 32 socorristas que estavam desde a semana passada no Rio Grande Sul voltam a Santa Catarina e serão substituídos por outros militares.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, até sábado, um total de 33 cidades relataram ocorrências com a chuva. Quatro delas decretaram situação de emergência. As regiões Sul e Meio-Oeste foram as mais afetadas. Além disso, foram registrados 193 desalojados e 46 desabrigados. Entre os municípios mais impactados estão Praia Grande, com 60 desalojados; São Carlos, com 40 desabrigados; e Capinzal, com 19 desalojados. Em balanço divulgado neste sábado, a Defesa Civil de Santa Catarina destacou os volumes de chuva registrados no Estado. Entre quarta e sábado, os acumulados entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul variaram de 100 a 200 milímetros, com pontuais que se aproximaram dos 250 milímetros.
Vice-prefeito assume executivo de Tunápolis por 30 dias. Na manhã desta segunda-feira o Prefeito MARINO FREY passou o cargo ao Vice, LOIVO ZOZ pelo período de 30 dias. FREY destaca que possui férias acumulada e por isso era necessário repassar as funções por um período de 30 dias. Já o Vice, LOIVO ZOZ manifestou grande alegria em assumir o executivo. Ele reconhece que é uma grande responsabilidade, mas demonstra tranquilidade em continuar os trabalhos que estão em andamento e na medida do possível inovar, buscando sempre atender de forma rápida e eficaz as demandas dos munícipes.
Associação Hospitalar de Tunápolis realiza prestação de contas. Conforme o Tesoureiro, LUIZ SOETHE, a Associação Hospitalar é uma entidade sem fins lucrativos, tendo algumas imunidades tributárias. Ele menciona que também deve cumprir vários requisitos, como transparência e prestação de contas anual. SOETHE também cita que a prestação de contas também foi apresentada na tribuna da Câmara de Vereadores. LUIZ SOETHE analisa ainda sobre a origem dos pacientes, sendo grande parte de Tunápolis e Santa Helena. O tesoureiro comenta que a realização das cirurgias eletivas e a unidade de saúde mental diversificam o atendimento.
Hospital de Tunápolis tem destaque em cirurgias eletivas. Projeto com o governo do estado possibilita realização de cirurgias que não são urgentes. Conforme LUIZ SOEHTE, o hospital atende a macro região do oeste e avalia de forma positiva o projeto do executivo estadual para diminuir a fila de pacientes. SOETHE informa que a especialidade são as cirurgias de vasectomia e hérnia. Ele também menciona que as maiores dificuldades são a falta de equipamentos e principalmente, a carência da equipe médica ofertada. LUIZ SOETHE comenta que hoje tem cinco médicos participando das cirurgias. Segundo o tesoureiro o hospital busca emendas parlamentares e destaca o repasse dos municípios de Tunápolis e Santa Helena para a associação.
Secretário da Agricultura e Coordenador da Defesa Civil de São João do Oeste alerta para cuidados em períodos de intensas chuvas. ROGÉRIO RECH menciona que o principal objetivo da mobilização em eventos climáticos é de salvar vidas. Ele destaca que a região possui terrenos com grande declive e deslizamentos acabam ocorrendo. João João do Oeste registrou na noite de sexta-feira um deslizamento de terra que interrompeu a SC 163, no centro da comunidade de Cristo Rei. RECH afirma que a população pode contribuir muito com a limpeza de sarjetas, bueiros e bocas de lobo para facilitar o escoamento da água da chuva e desta forma evitar alagamentos. O período de intensas chuvas tem causado vários problemas, incluindo a perda de solo fértil nas lavouras.
O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, também Coordenador da Defesa Civil Municipal, faz um apelo para as pessoas terem o máximo de cuidado com a preservação do solo e na destinação da água da chuva. Menciona ainda o cuidado com a limpeza das margens das estradas, que pode evitar acidentes de trânsito. Segundo RECH em muitas situações são plantadas árvores frutíferas e cultivado lavouras até próximo ao leito da estrada. Com serviço de máquinas para manutenção das vias públicas ocorrem problemas com danos nestes espaços. Ele relata que no interior é comum ocorrer conflitos devido aos escoadouros de água. Os problemas acontecem quando afeta lavouras ou em situações de divisas.
Conforme o Secretário da Agricultura de São João do Oeste, são identificados proprietários de áreas rurais que procuram direcionar a água pela estrada em trechos longos até um escoadouro mais adequado. Isso acaba danificando as vias públicas e causando grande acumulo de água. Para ROGÉRIO RECH, o egoísmo individual das pessoas gera conflitos e dificulta uma solução mais apropriada. De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, as pessoas precisam entender que o município tem a missão de melhorar as condições de trânsito no interior. ROGÉRIO RECH observa que é preciso permitir que dois caminhões consigam transitar em sentidos contrários, pois o movimento de veículos pesados aumenta constantemente. Cita ainda que o alargamento de estradas é um processo continuo.
Balsa retoma travessia do Rio Uruguai em Itapiranga. Serviço ficou interrompido por três dias em virtude da cheia do Rio Uruguai. Nível atingiu próximo de 12 metros na sexta-feira e impediu a travessia de veículos. Com a lenta redução do volume de água, não foi possível retomar as atividades sexta-feira e sábado. Neste domingo, a Barca Aliança retomou o serviço, porém com cuidado especial, pois o nível do Rio Uruguai segue alto, acima de sete metros do nível normal. A noite será feita avaliação para a travessia entre Itapiranga e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul.
Itapiranga registrou a quinta enchente do Rio Uruguai no período de um ano. 2023 foi um ano atípico de seguidas cheias e na semana passada mais uma vez o Rio Uruguai registrou alto volume de água atingindo quase 12 metros acima do nível normal. Nove ponte foram interditadas devido estarem submersas. O prefeito ALEXANDRE RIBAS relata que os transtornos são inevitáveis, porém a mobilização com planejamento e organização das equipes tem tifo resultado positivo. Ele menciona a eficiência do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e equipes da Prefeitura nas ações em períodos de cheia do Rio Uruguai. Itapiranga teve mais de 10 edificações atingidas pela cheia do Rio Uruguai na semana passada.
Homem sofre ferimentos em atropelamento no interior de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das 18 horas deste domingo, na comunidade de Santa Cruz, interior de Itapiranga. Um homem de 29 anos realizava corte de árvores as margens da estrada e acabou sendo atropelado por uma motociclista no momento que estava no meio da via pública. A vítima acabou indo para sua casa e somente acionou o corpo de bombeiros na manhã de hoje. Ele foi atendido e encaminhado ao hospital. Conforme os bombeiros o homem apresentava suspeita de fratura no tornozelo e na região da cintura.
Veículo sai da pista e cai em açude no interior de Belmonte. A PM de Belmonte registrou por volta das 17 horas deste domingo, uma saída de pista, seguida de queda em um açude, na Linha Tabajara, interior do município de Belmonte. De acordo com informações, o condutor do carro perdeu o controle da direção, saiu da pista, e caiu nas águas do açude, que fica às margens da estrada. O motorista foi atendido no local, com ferimentos leves e posteriormente encaminhado ao Hospital de São Miguel do Oeste.
Um jovem de 19 anos ficou ferido ao sofrer uma queda de motocicleta por volta das 15 horas deste domingo, na SC-386 em Iporã do Oeste. A guarnição do corpo de Bombeiros se deslocou até a Linha Alto Tigre, onde encontraram o condutor da moto Honda CG Titan 150, deitado ao lado da rodovia, consciente e orientado, com suspeita de luxação no ombro esquerdo, escoriações nos braços, nádegas e nos joelhos. A vítima relatou que uma camionete ao realizar uma ultrapassagem em local proibido, acabou fechando a sua frente, ocasionando a queda. O homem disse que fazia uso do capacete no momento do acidente, e o retirou por conta própria. O condutor foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês para receber atendimento médico. A Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste também esteve no local do acidente.
Uma colisão traseira entre carro e moto deixou uma mulher ferida por volta das 17 horas e 30 minutos deste domingo, na SC-496, no acesso à cidade de São João do Oeste. A vítima conduzia uma motocicleta YAMAHA YBR e relatou ter sido atingida por um veículo Chevrolet Cobalt, ocasionando a sua queda. A vítima apresentava suspeita de fratura na perna esquerda. Ela foi encaminhada ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste. O motorista do carro, 82 anos, não sofreu ferimentos. Foi ofertado o teste de bafômetro aos envolvidos, sendo que a condutora obteve o resultado negativo para ingestão de bebida alcóolica. Já o condutor do Cobalt recusou o teste, sendo então feitas as autuações necessárias. A Polícia Rodoviária também esteve no local do acidente.
Acidente com três veículos deixa dois feridos na BR 282, em São Miguel do Oeste. Um acidente de trânsito deixou pelo menos duas pessoas feridas por volta das 19 horas desse sábado, na BR 282, nas proximidades do trevo de acesso a São Miguel do Oeste. A colisão envolveu um HB20, um Megane e um Gol. Duas vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar o levantamento e identificar a dinâmica do acidente.
Homem morre em grave acidente na BR-282 em Paraíso. O acidente de trânsito ocorreu na noite deste domingo, por volta das 20 horas e 30 minutos, na BR-282 trecho entre Paraíso e a ponte internacional entre Brasil e Argentina. A colisão frontal envolveu uma Honda CG e uma Yamaha YBR. O Corpo de Bombeiros conduziu um argentino com ferimentos graves ao Hospital Regional. A outra vítima morreu antes da chegada dos bombeiros. O corpo de LAURI FASSBINDER, de 40 anos, será sepultado nessa segunda-feira, no cemitério da comunidade de Ouro Verde, em Guaraciaba. Ele morreu em um grave acidente na noite desse domingo, na BR 282, em Paraíso.