-PETROBRAS TEM LUCRO DE 44 BILHÕES DE REAIS ENTRE JANEIRO E MARÇO
-EXPORTAÇÃO DE CARNE DE FRANGO AUMENTA 28% NO PRIMEIRO TRIMESTRE EM SC
-FLUXO EM MEIA-PISTA GERA LONGAS FILAS DE VEÍCULOS EM SÃO JOSÉ DO CEDRO
-ALTA PROCURA DE INFORMAIS POR PROGRAMA HABITACIONAL PREOCUPA SETOR
-PRIMEIRO “FUMAC? NO INTERIOR DEVE OCORRER NA SEMANA QUE VEM
-CHUVAS ATRASAM RECOLHA DE ENTULHOS E TROCA DE LÂMPADAS QUEIMADAS
-SAÚDE REALIZA MAIS UM CURSO DE PREPARAÇÃO PARA GESTANTES
-MUNICÍPIO PROMOVE O TERCEIRO MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
-DELEGACIA DE POLÍCIA APURA CASO DE BEBÊ MORTO EM DIONÍSIO CERQUEIRA
-CARRETA CARREGADA COM 800 CAIXAS DE VINHO É APREENDIDA NA BR-163
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com nebulosidade. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O primeiro-ministro da Ucrânia, DENYS SHMYHAL (XI MI HAL) estima que o país tenha recebido em torno de 12 bilhões de dólares, aproximadamente 60 bilhões de reais em ajuda externa desde o início da guerra. Em declaração dada ao lado de líderes da União Europeia, Polônia e Suécia, ele disse que os cálculos foram feitos baseados nas ajudas militar, econômica e humanitária. Durante o evento, o premiê ucraniano agradeceu "o apoio inabalável" ao seu país. Diversos países como Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido forneceram armas e ajuda humanitária para a Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.
Um total de quase 500 civis foram evacuados nos últimos dias da cidade de Mariupol, sitiada e bombardeada por tropas russas no sul da Ucrânia. A informação foi dada por autoridades ucranianas nesta sexta-feira, que confirmaram que a retirada da população da cidade continua. As evacuações patrocinadas pela ONU começaram no fim de semana passado e continuarão nesta sexta-feira. A ONU, juntamente com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, anunciou na quinta-feira que enviou um novo comboio para Azovstal, onde há cerca de 200 civis e várias centenas de soldados, alguns deles feridos.
O primeiro caso de hepatite aguda grave de origem desconhecida da América Latina foi registrado nesta quinta-feira, na Argentina, segundo o Ministério da Saúde do país. A doença foi detectada em um menino de 8 anos internado no Hospital das Crianças da cidade de Rosario, Santa Fé. Ainda não se sabe a origem da infecção registrada em crianças, principalmente, em países da Europa e Estados Unidos. A doença, porém, pode desencadear uma série de problemas, incluindo a necessidade de transplante de fígado e a morte. Até o dia 3 de maio, mais de 200 casos em foram registrados em 20 países, segundo a OMS, a maioria no Reino Unido.
O Congresso Nacional promulgou, em sessão solene nesta quinta-feira, a emenda constitucional que cria regras para a remuneração de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O texto fixa um piso salarial de dois salários mínimos de dois mil 424 para a categoria. A emenda é resultado de uma PEC protocolada em 2011 e que levou 11 anos para ser aprovada no Congresso. Não há estimativas oficiais para o impacto com a medida, mas técnicos do Congresso falam em três bilhões e 700 milhões de reais por ano. Segundo o relator da PEC no Senado, FERNANDO COLLOR, existem no país cerca de 400 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O valor para o pagamento será repassado pela União aos estados e municípios.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública coordenou nesta quinta-feira uma operação para averiguar os altos valores cobrados em postos de combustíveis em todo o país. O secretário nacional do consumidor, RODRIGO ROCA, disse que a operação não visa regular preços cobrados nos postos, mas averiguar o motivo de os valores dos combustíveis ainda estarem tão elevados e não menores, considerando as mudanças tributárias feitas pelo governo. A operação aconteceu simultaneamente em 10 estados brasileiros. ROCA disse que essa é apenas uma primeira parte de um conjunto de operações de fiscalização que acontecerá durante todo o mês de maio. Se for constatada alguma irregularidade, os órgãos reguladores podem decidir pela suspensão ou encerramento da atividade do posto.
O presidente JAIR BOLSONARO fez duras críticas à Petrobras nesta quinta-feira e pediu reiteradamente que a empresa não promova novos reajustes para os combustíveis. Segundo o chefe do Executivo, a empresa vem registrando lucros abusivos, mesmo em meio à pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, enquanto o Brasil vê a inflação subir, muito em razão da alta dos preços dos derivados de petróleo. De acordo com ele, uma nova recomposição pode quebrar o país. A Petrobras informou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 44 trilhões 561 bilhões. O resultado foi três mil 718 por cento maior do que apurado no mesmo período do ano passado.
A chuva em Santa Catarina já atingiu 119 cidades desde segunda-feira. 11 decretaram situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, 44 mil pessoas foram prejudicadas no Estado, sendo que sete mil 618 tiveram que deixar suas casas: sete mil foram para residências de familiares e amigos e 518 estão em abrigos. O temporal, efeito de um ciclone extratropical, também provocou a morte de três pessoas. O boletim da Defesa Civil, divulgado na tarde desta quinta-feira, também cita que moradores sofreram com alagamentos, deslizamentos e queda de árvores e muros. A chuva intensa aumentou os níveis dos rios e colocou em alerta para inundações as regiões do Litoral Sul, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, especialmente na região da Bacia do Rio Tubarão.
Santa Catarina ganhou 58 mil 253 novos jovens de 16 e 17 anos que poderão votar nas eleições de 2022. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado, em setembro, havia 15 mil adolescentes com título de eleitor e, nesta quinta-feira, o número tinha saltado para 73 mil 253. De acordo com o TRESC, os números ainda são provisórios, pois grande quantidade de solicitações ainda precisa ser processada, e a relação oficial do eleitorado será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 11 de julho. Nos últimos 30 dias, 173 mil 311 pessoas foram atendidas pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina. Desse total, 55 mil 108 pedidos foram para fazer o primeiro título de eleitor e 90 mil 503 para transferência de domicílio eleitoral.
Segundo maior produtor nacional de carne de frango, Santa Catarina inicia 2022 com crescimento nas exportações. No primeiro trimestre, o estado embarcou 247 mil toneladas do produto, gerando um faturamento que passa de 471 milhões de dólares, um aumento de 28 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pela Epagri. De janeiro a março de 2022, Santa Catarina respondeu por 23 por cento do faturamento brasileiro com as exportações de carne de frango. No último mês, o agronegócio de Santa Catarina exportou 88 mil toneladas de carne de frango, com um faturamento de 172 milhões de dólares.
No próximo dia 26, a prefeitura de Palma Sola, juntamente com as secretarias de Agricultura e de Saúde, realiza pela terceira vez mais um mutirão de castração de pequenos animais. A prefeitura disponibilizará 55 vagas de castração gratuita para pessoas cadastradas em programas de assistência social ou animais errantes em situação de rua. Interessados devem procurar a secretaria de Saúde para realizar a inscrição e receber maiores informações. As inscrições também estão abertas para realização de castrações com preços populares, iniciando com valor de 165 reais.
Nesta manhã, as mães do grupo de atividades físicas "Vida Ativa" da secretaria de Saúde estiveram reunidas em um momento especial na Casa da Cultura em Princesa. O objetivo foi celebrar a vida de todas as mães. Os trabalhos foram coordenados pela Educadora Física e pela especialista em Constelação Sistêmica e Hipnoterapeuta. O secretário da Saúde deu as boas vindas a todas as mães e participou dos trabalhos. O secretário comentou sobre a importância de ter uma mãe, além daquilo que é vivido com ela. Também em Princesa, foi retomado ontem o encontro de idosos na Linha Moquém. Já no dia dez deste mês será a vez dos idosos da comunidade de Vista Alegre se reunirem. No dia 11 na Sagrada Família e no dia 12 na Esquina Tobias. Estas são as primeiras atividades realizadas com os grupos no período pós-pandemia.
A secretaria de Saúde de São José do Cedro promoveu mais um encontro do Curso de Preparação para Gestantes “Nascer Saudável". O objetivo é proporcionar maior segurança à gestante visando os riscos de complicações no período. com este propósito a saúde realizou nesta quarta-feira o quarto encontro do Curso. Na ocasião houve a participação de um médico dentista, nutricionista e uma enfermeira, que abordaram assuntos relacionados à importância do pré-natal, acompanhamento odontológica, higiene bucal da mãe e do bebê, usa de chupetas, surgimento de cáries em crianças. Como também sobre a importância de uma alimentação saudável, alimentos proibidos durante a gestação, mitos e verdades, controle do ganho de peso, funcionamento correto dos intestinos e alívio de desconfortos como azia e náusea. O curso de gestantes é aberto a todas as mulheres gestantes do município. As gestantes podem estar levando os acompanhantes nos encontros. O próximo encontro está agendado para o dia 18 de maio.
A bomba costal adquirida pela prefeitura de São José do Cedro será utilizada pela primeira vez na semana que vem num combate a Dengue nos distritos do município. Esta é a projeção do setor epidemiológico. A máquina foi comprada visando aumentar a eficiência da eliminação da dengue. Segundo o agente de Endemias MATHEUS ROMERA, a intenção da saúde é aplicar os inseticidas nos Distritos de Mariflor e de Padre Réus. São José do Cedro registra quase 900 casos confirmados de Dengue. Ontem à tarde foi promovido mais um “fumacê” pelas ruas do Centro da cidade. Este serviço no perímetro urbano é efetuado pela regional de Saúde com uso de duas camionetes devido a grande extensão territorial. Atualmente o município possui um cronograma semanal de aplicação dos inseticidas com os veículos. Já em áreas não abrangidas com este tipo de aplicação poderá receber o “fumacê” com a bomba costal. Este serviço pelas comunidades rurais já deveria ter ocorrido no início desta semana. Mas com o clima desfavorável isso não foi possível.
No dia 22 de março, a prefeitura de São José do Cedro decretou estado de emergência em decorrência da situação epidemiológica de Dengue. Na época, o município registrava 150 casos confirmados para doença. O agente de Endemias MATHEUS ROMERA, comentou que a máquina costal proporcionará o setor agir mais rapidamente contra a Dengue em futuros casos similares ao atual. Tendo em vista que a regional de Saúde possui vários outros municípios para atender durante auge da epidemia.
As chuvas registradas recentemente também prejudicaram o cronograma de serviços do departamento de Urbanismo de São José do Cedro. O diretor EVANDRO DE VARGAS, comentou que a recolha de galhos e de móveis deixados nas calçadas foram as mais afetadas nestes dias. Por isso, é solicitado que, em períodos de clima instável, os moradores não façam a poda de árvores ou até mesmo de materiais volumosos como móveis. A equipe de urbanismo retomou estes serviços ainda nesta quarta-feira fazendo a recolha dos entulhos e galhos. O diretor voltou a relatar sobre as podas de árvores no dia seguinte da recolha por parte dos servidores, e novamente pediu o trabalho em conjunto entre o setor e moradores. Sendo que não há possibilidade de fazer a recolha no mesmo lugar realizado no dia anterior. VARGAS afirmou que a poda de árvores em passeios públicos vai iniciar nas próximas semanas contemplando também os bairros. Para este serviço, o diretor comentou que será feito uma programação visando deixar o roteiro organizado.
A substituição de lâmpadas queimadas e manutenções nos postes de energia elétrica foi outro serviço interrompido por causa das chuvas em São José do Cedro. O diretor de Urbanismo EVANDRO DE VARGAS, disse que nesta quarta-feira a empresa não se deslocou até o município devido às intempéries climáticas. Mas nesta sexta, a responsável pelos serviços deve vir a São José do Cedro e promover os trabalhos contratados. Para a semana que vem novamente a empresa vem ao município se houver clima favorável para realização das manutenções. A previsão é que a empresa venha nos dias 11 e 13. O diretor destacou que são vários pontos para receberem os serviços em São José do Cedro, e com isso não é possível saber se haverá possibilidade de atender todos.
Nesta manhã, o Dnit deu sequência aos trabalhos de preparação da pista para posteriormente receber o concreto na BR-163, em São José do Cedro. Esta adequação do trecho começou ontem visando a breve pavimentação. A pista de rolamento é cortada para um ajuste a qual eles chamam de "leito", sendo isso uma raspagem para “colar” a placa de concreto posteriormente. A concretagem efetiva está marcada para iniciar nesta segunda-feira, dia nove. A Rádio Cedro foi informada nesta manhã de sexta, pelo Dnit, que a efetiva pavimentação ficará para os próximos dias. Mas o sistema, 'pare e siga' já foi implantado nesta sexta e seguirá pelo final de semana da mesma forma. Este sistema mantém a rodovia federal em meia-pista, tendo a retenção do fluxo em um dos sentidos para acontecer o trânsito no sentido oposto, após diminuir a fila é liberado o trânsito parado. Durante o dia, entre às sete e 18 horas, haverá maquinário na pista com o mesmo sistema, e à noite o fluxo também segue em meio-pista no modo 'pare e siga'. O trabalho seguirá nesta alternância 24 horas por dia.
A previsão é de que cada parada para trabalhos não dure mais do que duas horas. Mas o tempo do motorista na fila dependerá do tamanho do fluxo retido no tempo necessário. Para se informar sobre rotas alternativas, o motorista poderá entrar em contato com a PRF e PMRv. O Dnit havia informado que ontem seria iniciada a aplicação do pavimento de concreto. Mas, segundo informado, a causa do adiamento foi em virtude das intensas chuvas anteriores que impossibilitaram esta aplicação por causa das sujeiras na rodovia federal. O fluxo em meia-pista gerou, na manhã desta sexta-feira, uma longa fila de veículos chegando no elevado de acesso a São José do Cedro. A nossa equipe, enquanto voltava da cobertura dos serviços da empreiteira, pôde montar a extensa fila de caminhões e carros ao longo do trecho da BR-163, em São José do Cedro.
Os microempreendedores individuais de Anchieta podem esclarecer suas dúvidas sobre a Declaração de Arrecadação do Simples Nacional 2022 na Sala do Empreendedor. A prestação de serviço é gratuita e faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela administração municipal. O prazo encerra no dia 31 de maio deste ano. Todos os MEIs devem realizar a entrega do documento à Receita Federal, no qual constam informações sobre as receitas e as despesas realizadas no período de janeiro a dezembro de 2021. Também estão obrigados a realizar a declaração anual microempreendedores que não tiveram movimentação ou faturamento do ano passado. A Sala do Empreendedor está com horário de atendimento de segunda a sexta-feira das sete e 30 às 11 horas e 30 minutos e das 13 às 17 horas.
Foi oficialmente adquirido pela administração de São José do Cedro o quarto parque industrial localizado na Linha São Domingos. A terra foi comprada com recursos próprios no montante de um milhão 713 mil 814 reais. O total da área é de 84 mil metros quadrados. Esta aquisição faz parte do planejamento de fomento ao desenvolvimento econômico. Cerca de 25 empresas já entraram em contato para futuras instalações no novo parque industrial, porém nem todas são indústrias. Sendo que há prestadores de serviços que estão buscando incentivos através da doação de lotes. O Conselho de Desenvolvimento Econômico está realizando a avaliação das empresas participantes para que possam, posteriormente, participar do processo licitatório para a concessão de lote no parque. Para o prefeito, JOÃO DE ANDRADE, esta quarta área industrial é necessária para o município continuar crescendo. Ele ainda disse que empresas buscam um espaço para a instalação de suas atividades, e agora há mais um espaço para auxiliar o empresário e gerar mais empregos.
A previsão é atender entre 20 e 30 empresas em lotes de cerca de dois mil e 500 metros quadrados, mas o total de terrenos ainda será definido após a concretização do projeto do novo loteamento empresarial em São José do Cedro. Conforme a secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, também está sendo avaliada a possibilidade de alterações na lei de incentivo com intenção de atender um número maior de empreendimentos. Outra expectativa está nas empresas de tecnologia. A secretária citou as “startups” que também estão buscando a prefeitura com projetos inovadores. Ela ainda citou a expectativa sobre a construção da nova aduana de cargas em Dionísio Cerqueira que também irá trazer novos investidores para municípios vizinhos, inclusive para São José do Cedro. Agora, com a área de posse do setor público, o próximo passo será a licitação da empresa que será responsável pela divisão dos lotes e abertura de ruas.
O município de São José do Cedro aderiu ao programa Casa Verde e Amarela, mas aguarda a resposta do governo Federal sobre a possibilidade de encaminhar a proposta. Para aderir ao programa, a diretora de Habitação JÂNIA NILSON, comentou que a municipalidade precisa ter uma contrapartida para a construção de casas ou de apartamentos, conforme o setor público optar. Mas, segundo ela, a prefeitura deve aderir ao modelo de apartamentos devido à categoria de terreno doado. A intenção do município é construir 30 residências ou apartamentos. Para efetuar esta doação, a Câmara de Vereadores receberá um projeto de lei constando a área que será disponibilizada. JÂNIA explicou que, as famílias interessadas em participar deste programa, devem se deslocar até o departamento de Habitação e deixar seu nome. Para isso, os interessados precisam possuir comprovação de renda. Este programa cederá gratuitamente os terrenos para edificação, ficando à responsabilidade do contemplado em pagar pela estrutura.
As parcelas mensais ficarão entre 500 e 600 reais diminuindo conforme passar dos meses se aproximando dos 180 reais. O prazo para quitar o imóvel será de 30 anos, descontada a primeira parcela após entrada na moradia. Não há prazo para começar a construção, sendo que o município ainda necessita apresentar a proposta ao governo. A diretora de Habitação JÂNIA NILSON, afirmou que as moradias não serão padronizadas. A empresa responsável pela edificação identificará qual categoria de moradia será mais viável construir no terreno já pré-definido pela administração. Além de avaliar em quais apartamentos, caso for esta modalidade de edificação, as famílias irão residir, sendo que a escolha vai por critério de idade, filhos, entre outros. JÂNIA também destacou a preocupação por parte do departamento devido ao elevado número de pessoas informais interessadas em aderir o programa. Por isso, pede para estes buscarem meios para solucionar este entrave. Às famílias que aderirem ao programa não podem ter renda mensal acima de quatro mil reais.
A Polícia Civil está investigando o caso da bebê de quatro meses de vida morta em Dionísio Cerqueira. Para a apuração do caso, foram requisitados exames periciais e ouvidas novas testemunhas. Segundo a Polícia, o médico-legista, no laudo pericial, concluiu pela inexistência de violência física, ante a ausência de lesões de interesse médico legal, embora, pela natureza do exame, não tenha sido descartada a possibilidade da prática de algum outro ato sexual, cuja comprovação só será possível por outros meios de prova e exames laboratoriais. O exame pericial atestou a existência de lesões dermatológicas - assaduras, que normalmente são decorrentes de falta de limpeza. Portanto, para completa elucidação dos fatos e da descoberta da causa da morte do bebê, outros exames foram requisitados, os quais ainda não foram concluídos. O caso também é acompanhado pela Justiça, Ministério Público e advogado do suspeito.
No sábado, dia 30, a Polícia Civil foi acionada por servidores do hospital de Dionísio Cerqueira, relatando o caso da morte de um bebê de nacionalidade argentina de apenas quatro meses. Na ocasião, foi informado que os pais da criança estiveram primeiramente em uma farmácia em Dionísio Cerqueira - onde foi constatado seu grave estado de saúde, razão pela qual foram imediatamente orientados a procurarem atendimento médico-hospitalar. Já no hospital, mesmo com as várias tentativas da equipe, o bebê acabou morrendo horas mais tarde. Após o falecimento, os profissionais de saúde constataram alguns indícios que pudessem indicar a ocorrência de possível abuso sexual, o que foi motivo de acionar as Polícias Civil e Militar. Deste modo, os pais e a avó do bebê foram encaminhados à delegacia de Polícia, onde o delegado plantonista, após a as oitivas dos familiares e dos policiais e análise dos demais elementos de prova, entendeu pela subsistência de indícios de prática delitiva, havendo autuado em prisão em flagrante o pai do bebê.
Serão realizadas neste mês de maio três sessões de juri na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Os três juris vão ocorrer as sextas-feiras com horário de início marcado para às oito horas. O primeiro ocorre nesta manhã e estará no banco dos réus acusado de tentativa de feminicídio. Na sexta que vem, dia 13 de maio, estará sendo julgado autor por tentativa de homicídio, ocorrido no dia dez de janeiro de 2010, na comunidade de Linha Maidana, no município de Guarujá do Sul. Para encerrar o ciclo de julgamento, estará sentado no banco dos réus mais um acusado por tentativa de homicídio, ocorrido no dia 11 de janeiro de 2015, ocorrido em Linha Santo Isidoro, interior de São José do Cedro. Por conta da lei de proteção de dados, o fórum da comarca de São José do Cedro não pôde divulgar os nomes dos acusados nestes juris.
Por volta das nove horas desta manhã, os bombeiros de Anchieta foram acionados para atendimento de uma ocorrência de incêndio em uma carreta na Linha Formosa, interior de Romelândia. Ao chegar no local foi encontrado a carreta modelo Scania de Frederico Westphalen, RS tombada fora da pista de rolamento com incêndio já controlado pelo caminhão pipa da prefeitura de Romelândia. A vitima de 35 anos também já tinha sidoretirado da carreta por populares no inicio do incêndio e conduzido pelo pronto atendimento de Romelândia. No local estava a policia militar de Romelândia.
Uma carreta carregada com mais de 800 caixas de vinho argentino foi apreendida na noite desta quinta-feira em Dionísio Cerqueira. O município faz divisa com a República Argentina. A PM, dando continuidade a Operação Hórus, abordou um caminhão, com placas de Arvorezinha, Rio Grande do Sul, na BR-163, quando em buscas foi verificado que o caminhão bitrem estava com uma das carretas carregada com vinho, sem o devido despacho aduaneiro e seguiria com o transporte da carga até o Rio Grande do Sul. Dando prosseguimento aos trâmites, todo o material apreendido foi conduzido até a Delegacia da Receita Federal do município.