-CPI DA COVID VAI OUVIR HOJE MINISTRO DA SAÚDE E DIRETOR DA ANVISA
-DANIELA VETA PROJETO QUE INJETAVA 350 MILHÕES EM RODOVIAS FEDERAIS
-JOEL DE MOURA SAI DE SINDICATO PARA ASSUMIR ASSESSORIA DE DEPUTADO
-PESSOAS COM DEFICIÊNCIA CADASTRADAS NO BPC SERÃO VACINADAS NESTA SEXTA
-BONORA DEIXA SECRETARIA DE OBRAS E VOLTA PARA A CAMARA DE VEREADORES
-GAECO FAZ OPERAÇÃO E CUMPRE MANDADOS EM QUATRO CIDADES DA REGIÃO
-JUSTIÇA DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE AUTOR DE ATAQUE A CRECHE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando no decorrer do dia. A temperatura está em queda e pode chegar a oito graus nas próximas horas. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Milhares de pessoas voltaram às ruas da Colômbia nesta quarta-feira para protestar contra o governo do presidente IVÁN DUQUE, ao final de uma semana de manifestações que se tornaram violentas e deixaram 24 mortos, a maioria a tiros. Após uma semana de mobilizações o governo cedeu ao diálogo e aceitou reunir-se com os setores inconformes "na semana que vem", de acordo com o conselheiro presidencial, MIGUEL CEBALLOS. As reivindicações dos manifestantes são variadas como melhores condições de saúde, educação, segurança nas regiões, cessação dos abusos policiais contra manifestações, entre outros.
O Canadá autorizou nesta quarta-feira o uso da vacina da PfizerBioNTech em adolescentes entre 12 e 15 anos no combate a pandemia de Covid-19. Até o momento, a vacina da Pfizer é a única utilizada para a imunização desta faixa etária. A agência de saúde canadense autorizou em caráter provisório o uso, a importação e a publicidade da vacina para os jovens. A decisão foi baseada nos resultados de ensaios clínicos de fase Três da vacina, que avaliaram dois mil l260 adolescentes entre 12 e 15 anos nos Estados Unidos. A vacina ainda não foi autorizada em crianças, mas o laboratório disse que já existem estudos e testes em andamento em crianças de seis meses a 11 anos de idade.
O governo do presidente americano, JOE BIDEN, anunciou nesta quarta-feira seu apoio a uma suspensão da proteção de patentes para as vacinas contra a Covid-19, a fim de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo. É uma mudança bastante significativa de posição do país em relação ao assunto. Anteriormente, os Estados Unidos se posicionava totalmente contra a quebra das patentes, ao lado do Reino Unido, Suíça e nações europeias. A ideia tinha sido apresentada pela África do Sul e Índia e é apoiada por dezenas de países em desenvolvimento, mas não pelo Brasil.
O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que suspende em 2021 o pagamento de mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. Se for aprovado com o mesmo conteúdo pelos deputados, irá para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo integralmente. Na prática, o texto em discussão no Congresso prorroga o prazo de suspensão do pagamento do Fies. Isso porque, no ano passado, em razão da pandemia, o Congresso aprovou e BOLSONARO sancionou a interrupção dos pagamentos das mensalidades até o fim de 2020.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Pronampe. O texto foi aprovado pelo Senado em março deste ano. No entanto, os relatores da proposta na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, e no plenário fizeram alterações. Com isso os senadores, precisarão votar novamente a proposta. Criado em maio de 2020 para auxiliar micro e pequenos empresários durante a crise econômica causada pela pandemia, o programa tem sido renovado desde então. O projeto aprovado ontem torna o programa permanente.
A CPI da Covid chega nesta quinta-feira ao terceiro dia de depoimentos. Durante a sessão, serão ouvidos o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES. A comissão foi criada para apurar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios contra a Covid. Nos últimos dias, a CPI ouviu os ex-ministros da SAÚDE LUIZ HENRIQUE MANDETTA e NELSON TEICH. Durante os depoimentos, MANDETTA e TEICH expuseram aos senadores as divergências que tiveram com o presidente JAIR BOLSONARO sobre ações de combate à pandemia.
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira a proposta que reconhece as atividades dos setores de feiras e eventos como essenciais em Santa Catarina mesmo em períodos de pandemia, epidemia, calamidade e emergência. A medida consta no Projeto de Lei, de autoria do deputado JESSÉ LOPES. A proposta determina que a Secretaria de Estado da Saúde estabeleça as medidas sanitárias necessárias, com ocupação mínima de 50 por cento dos espaços onde os eventos serão realizados. O deputado MAURICIO ESKUDLARK, que apoiou o projeto, afirmou que o grande problema são os eventos clandestinos. De acordo com ele, os que são autorizados não causam nenhum tipo de risco porque são observadas as orientações legais.
O Governo do Estado enviará para a Assembleia Legislativa, ainda nesta semana, o projeto de lei que autoriza a concessão de auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade e desempregados que atuavam nos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19. A estimativa é que sejam atendidas mais de 62 mil famílias catarinenses. O investimento do Executivo será superior a 37 milhões, com recursos já garantidos no orçamento. O estudo do estado aponta que as 43 mil 537 famílias registradas no Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada que não receberam nenhum auxílio do Governo Federal, terão direito a três parcelas de 200 reais. Já as 18 mil 578 pessoas desempregadas nos setores ligados a alimentação, alojamento, promoções, eventos e turismo receberão duas parcelas de 300 reais.
A governadora interina, DANIELA REINEHR, vetou o projeto de lei, aprovado pela Alesc, que previa a injeção de até 350 milhões de reais de recursos estaduais em três obras federais, nas rodovias BR-470, BR-280 e BR-163. A proposta havia sido enviada ao Legislativo pelo governador afastado, CARLOS MOISÉS. Esta semana, durante reunião da Comissão de Infraestrutura da Alesc, convocada pelo deputado JOÃO AMIN, o secretário de Estado da Infraestrutura, LEODEGAR TISCOSKI disse ter sugerido ao governo que exigisse uma contrapartida do governo federal para liberar o recurso. Agora, caberá à Alesc definir se acata ou rejeita o veto da governadora DANIELA.
Após 15 anos no cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, o sindicalista JOEL DE MOURA, vai deixar o cargo ao longo deste mês. Ele concedeu entrevista para a Peperi e explicou que decidiu deixar o comando da entidade para se dedicar a outras funções. Ele disse que há seis meses recebeu um convite do deputado estadual, ONIR MOCELIN, do PSL para realizar um trabalho de assessoria, ou seja, para ser assessor parlamentar do deputado. JOEL comentou que desde então, várias conversas foram realizadas e a decisão foi acertada no último final de semana.
O atual mandato do sindicalista JOEL DE MOURA frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais vai terminar apenas na metade do ano que vem. A data de encerramento do mandato será em 10 de julho de 2022. Conforme ele, o próprio estatuto não permite mais a sua reeleição e isso também pesou na decisão de deixar o cargo. Segundo ele, houve uma reunião com a diretoria na última semana e a decisão de afastamento foi anunciada. De acordo com JOEL, o provável substituto é o atual vice-presidente, DEOCLIDES DALLA ROSA, porém, não há nenhuma confirmação oficial ainda. O sindicalista afirmou que a ideia é repassar todas as informações para o substituto ao longo desse mês.
O principal objetivo no cargo de assessor parlamentar será buscar políticas públicas melhores para o setor da Agricultura. A declaração é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele destacou que a ideia é manter separada a política do movimento sindical. Ele salientou que vai atuar em toda a região Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, trabalhando diretamente com questões da agricultura e levando sugestões e reivindicações para o deputado ONIR MOCELIN. JOEL DE MOURA frisou que está se licenciando por tempo indeterminado do cargo de presidente do Sindicato, lugar que ocupou por 15 anos. Ao todo, o sindicalista esteve envolvido com a entidade por 21 anos.
Apesar da chuva deste semana, a situação ainda é muito preocupante no município de Paraíso. A afirmação é da prefeita MARLENE GIACOMINI. De acordo com ela, as secretarias de Obras e Agricultura estão levando água para cerca de cem famílias, especialmente no meio rural. Ela disse que a prefeitura também trabalha na abertura de poços artesianos e bebedouros nas propriedades mais afetadas pela falta de chuvas. Outra ação é a compra de um caminhão pipa para atender os moradores. MARLENE lembrou que o município está em situação de emergência por conta da estiagem desde o dia 20 de abril.
Foram realizadas nesta semana as provas para seleção dos alunos que irão integrar as próximas turmas do Programa Protetor Ambiental em São Miguel do Oeste. A avaliação foi realizada no auditório da Escola Municipal Emma Balke, sob a coordenação do Pelotão de Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste. No total, 134 adolescentes se inscreveram. Serão ofertadas duas turmas, com 20 vagas cada, para estudantes de 12 a 14 anos, nos períodos matutino e vespertino. O resultado da seleção será divulgado nesta sexta-feira. O curso é gratuito e terá a duração mínima de 180 horas e máxima de 200 horas, com início previsto a partir de 17 de maio para a turma vespertina e 20 de maio para turma matutina.
A secretaria de Educação de Belmonte vai reforçar a segurança nas escolas da rede municipal de ensino. As medidas foram anunciadas depois do ataque que resultou na morte de três crianças e duas servidoras de uma creche em Saudades. A secretária de Educação de Belmonte, DAIANE VILLA BASSO confirmou que ações como controle de acesso, horários de entradas e saídas e fechamento dos portões serão reforçadas. Além disso, o município vai instalar câmeras e portões eletrônicos nas unidades. A aquisição dos equipamentos está em processo licitatório. Ela ressaltou que a secretaria está estudando novas formas para ampliar os cuidados com as crianças.
O colegiado dos secretários de Educação da Ameosc discutiu, nesta semana, o processo de cadastramento dos profissionais da educação para a vacinação contra a Covid-19. O assunto foi debatido em reunião online com uma representante da Federação Catarinense dos municípios. De acordo com o coordenador do colegiado, secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN. Ele disse que os município foram instruídos a organizar esse processo, mas muitos secretários tinha dúvidas sobre o cadastramento. As questões foram esclarecidas neste encontro. A partir de agora, as escolas farão contato com os professores para organizar esse trabalho e deixar tudo pronto para imunizar os profissionais da educação assim que as vacinas forem liberadas para esse público.
Todos os profissionais que atuam nas escolas e faculdades, de professores até auxiliares de limpeza, devem se cadastrar até o dia 10 de maio. Segundo o coordenador do colegiado, secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN, os municípios ficaram encarregados de encaminhar as informações ao Governo do Estado. Ele disse que ainda não há uma data para vacinar os profissionais da educação. O objetivo, neste momento, é trabalhar no levantamento de dados para se ter noção do quantitativo a ser vacinado e, posteriormente, programar o início da vacinação, o que também depende das doses encaminhadas pelo Governo Federal. O plano de imunização do Estado de Santa Catarina irá priorizar os profissionais que atuam no modelo presencial ou híbrido, e que estão mais expostos ao contágio, começando pela educação infantil.
O hospital regional desativou mais dois leitos de enfermaria destinados aos pacientes da Covid-19. O setor, que tinha 16 vagas até a semana passada, sofreu uma redução de quatro leitos no sábado. Nesta semana, mais dois foram desativados. Ao todo, seis leitos da enfermaria covid foram desmontados e levados para a ala geral, destinada para os casos de clinica geral. A alteração foi realizada devido a demanda de internações por outras doenças. Ontem, o Hospital registrou mais duas mortes por Covid e tinha 22 pessoas internadas com a doença na UTI e taxa de 88 por cento de lotação. Na enfermaria, todos os 10 leitos estavam ocupados.
Mais de 33 mil pessoas foram vacinadas contra o coronavírus na área da gerencia regional de saúde de São Miguel do Oeste. De acordo com boletim divulgado pela secretaria estadual de saúde, a região aplicou 52 mil 107 doses do imunizante. Desse total, 33 mil 599 são da primeira dose. 18 mil 508 mil moradores já receberam as duas doses da vacina. A maioria dos municípios está começando, nesta semana, a vacinação da segunda etapa da campanha com o atendimento das pessoas com comorbidades e deficiências.
A secretaria de saúde começou nesta quinta-feira a vacinação da segunda etapa da campanha contra a Covid. Hoje pela manhã foram vacinadas na Praça Walnir Bottaro Daniel as pessoas com Síndrome de Down, portadores de doença renal crônica, transplantados e gestantes e puérperas com comorbidades. Cerca de 350 pessoas foram atendidas nesta quinta-feira. Segundo a secretária de saúde, GENI GIRELLI, o município recebeu cerca de mil doses da vacina para iniciar a imunização dos grupos que compõem a segunda etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus. Além disso, a secretaria segue vacinando os idosos e profissionais da saúde que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste dará prosseguimento à vacinação contra covid-19, nesta sexta-feira, imunizando as pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada, BPC, com idade de 18 anos acima. Para evitar aglomerações, foi organizado um cronograma por ordem alfabética da inicial do primeiro nome destas pessoas. Entre oito e dez da manhã, a vacinação será para quem nome entre as letras “A” e “D”. Das dez ao meio-dia, para as letras “E” até “I”. Quem tem a letra inicial do nome entre “J” e “M” o atendimento será entre meio-dia e duas da tarde. O calendário de amanhã termina com a vacinação da letra “N” até “Z” entre duas e quatro da tarde.
Tiveram início nesta quarta-feira, as obras de requalificação das principais ruas da área central de São Miguel do Oeste. O trabalho será realizado em cerca de 21 quadras, em trechos das ruas Marcílio Dias, 15 de Novembro, La Salle, Santos Dumont e Getúlio Vargas. O investimentos nas obras será de mais de um milhão de reais. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, o objetivo é proporcionar melhor trafegabilidade e segurança aos usuários destas vias. Ele ressaltou que esta é mais uma ação para reforçar o projeto de mobilidade urbana na cidade. Nos próximos meses, o asfalto deve chegar a mais ruas da cidade. As primeiras comunidades do interior também estão começando a receber estas obras.
VILMAR BONORA não é mais o secretário de Obras de São Miguel do Oeste. O pedido de exoneração da pasta foi entregue nesta semana ao prefeito WILSON TREVISAN. BONORA foi o titular da pasta durante o primeiro mandato do prefeito e na eleição de 2020 foi o segundo vereador mais votado. Ele chegou a assumira vaga na câmara, mas acabou aceitando o convite do prefeito e voltou para a secretaria de Obras em janeiro. BONORA ficou quatro meses na pasta e nesta semana pediu exoneração do cargo. Ele explicou que sentiu que a hora é de voltar para o legislativo e cumprir o mandato para o qual foi eleito.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Santa Catarina, com a colaboração da Polícia Civil e Militar catarinenses, desencadeou duas operações nesta quinta-feira. Ao todo estão sendo cumpridos 116 mandados de busca e apreensão, 48 de prisão temporária, além de ordem judicial de indisponibilidade de bens no valor de aproximadamente um milhão 620 mil reais. As duas operações tem mandados sendo cumpridos em pelo menos quatro cidades da região: São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte. A operação "Conexão Alvorada" que investiga uma organização criminosa responsável pelo tráfico interestadual de entorpecentes na região sul do país começou em 2019 com a denúncia de que motoristas de transporte de cargas rodoviárias, residentes em São Miguel do Oeste e cidades próximas, estariam carregando grandes quantidades de entorpecentes na região de Ponta Porã.
A outra operação do Gaeco nesta quinta-feira visa combater o crime de descaminho, caracterizado pelo ingresso irregular no Brasil de pneus de origem estrangeira, sem o necessário desembaraço aduaneiro. O GAECO obteve informações de que um grupo de pessoas estava envolvido com esquema criminoso, que consistia na aquisição reiterada e sistemática de pneus no Paraguai, introduzindo-os no Brasil com o objetivo de revenda em diversas cidades da região extremo oeste de Santa Catarina. Ao todo foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em oito cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre elas, São Miguel do Oeste, Descanso e Tunapolis.
Um homem ficou ferido em um acidente de transito nesta quinta-feira na SC 305. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, o condutor de um caminhão de São José do Cedro perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das nove e meia da manhã na Linha Guatapará Baixo, entre Guaraciaba e Anchieta. O motorista de 22 anos foi retirado do caminhão por populares. Ele sofreu escoriações no abdômen e na cabeça. O homem recebeu os primeiros socorros ao lado da rodovia e foi levado hospital São Lucas de Guaraciaba pela equipe do Corpo de Bombeiros.
A justiça autorizou a prisão preventiva do homem que invadiu uma creche e matou cinco pessoas em Saudades nesta semana, entre elas, três bebes menores de dois anos. ANDRÉ KIPPER MAI de 18 anos foi detido em flagrante pela Polícia Militar na terça-feira. O pedido de prisão preventiva foi solicitado pelo Ministério Público depois da manifestação da Polícia Civil para mudar o status da prisão. A conversão da prisão garante que o suspeito continue detido durante o período de investigação. O delegado JERÔNIMO MARÇAL, responsável pelo caso, indiciou o agressor por uma tentativa de homicídio, e cinco homicídios triplamente qualificados por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa das vítimas. A Polícia Civil já colheu depoimentos de pelo menos 15 pessoas. O agressor ainda não foi ouvido, porque tentou se matar depois do ataque e segue hospitalizado.
A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias analisar e-mails, mensagens trocadas pelas redes sociais e contatos do responsável pelo ataque a creche em Saudades. Segundo o delegado regional RICARDO CASAGRANDE, a análise dos dados eletrônicos é fundamental para levantar detalhes sobre a motivação e o planejamento do crime. A análise dessas informações indicará, por exemplo, se o suspeito participava de fóruns suspeitos de discussão online. Esse tipo de comportamento foi identificado em ataques anteriores no Brasil, como no massacre de Suzano, em 2019. Por enquanto, ainda não há indícios claros de que o agressor de Saudades tenha seguido roteiro semelhante, mas o delegado regional, RICARDO CASAGRANDE, diz que neste momento nenhuma hipótese é descartada nas investigações.
O ataque a creche de Saudades que vitimou duas mulheres e três crianças vinha sendo planejado há cerca de dez meses. A informação é do soldado ANDRÉ CARLOS GALIAZZI, um dos bombeiros que atenderam e levaram FABIANO KIPPER MAI até o hospital. Em entrevista para a rádio Centro Oeste de Pinhalzinho, GALIAZZI disse que o rapaz autor dos crimes fez alguns comentários logo depois do fato. FABIANO teria feito uma “pergunta meio afirmando se teria matado cinco, dando a impressão de que ele tinha uma meta, algo nesse sentido”. O bombeiro também ouviu do autor que planejou o ataque por cerca de 10 meses. GALIAZZI disse que o rapaz afirmou que planejava o ataque desde o ano passado e que o rapaz teria tentado conseguir uma arma de fogo, mas como não conseguiu, acabou comprando as facas.