-CPI DA COVID VAI OUVIR HOJE MINISTRO DA SAÚDE E DIRETOR DA ANVISA
-DANIELA VETA PROJETO QUE INJETAVA 350 MILHÕES EM RODOVIAS FEDERAIS
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE PROSSEGUE PRIMEIRO FEIRÃO DE FLORES ATÉ SEXTA-FEIRA
-DESCANSO CONFIRMA SEGUNDO CASO DE DENGUE NO ANO
-ENCONTROS DE CATEQUESE SÃO RETOMADOS APÓS ANO DE PARALISAÇÃO
-CONSELHO DE JOVENS EMPREENDEDORES DE SC ADAPTA AÇÕES AO CENÁRIO DA PANDEMIA
-AÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA APREENDE 167 QUILOS DE MACONHA
-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS EM OCORRÊNCIAS DISTINTAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando no decorrer do dia. A temperatura está em queda e pode chegar a oito graus nas próximas horas. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31centavos. O euro está valendo seis reais e 41centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Milhares de pessoas voltaram às ruas da Colômbia nesta quarta-feira para protestar contra o governo do presidente IVÁN DUQUE, ao final de uma semana de manifestações que se tornaram violentas e deixaram 24 mortos, a maioria a tiros. Após uma semana de mobilizações o governo cedeu ao diálogo e aceitou reunir-se com os setores inconformes "na semana que vem", de acordo com o conselheiro presidencial, MIGUEL CEBALLOS. As reivindicações dos manifestantes são variadas como melhores condições de saúde, educação, segurança nas regiões, cessação dos abusos policiais contra manifestações, entre outros.
O Canadá autorizou nesta quarta-feira o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em adolescentes entre 12 e 15 anos no combate a pandemia de Covid-19. Até o momento, a vacina da Pfizer é a única utilizada para a imunização desta faixa etária. A agência de saúde canadense autorizou em caráter provisório o uso, a importação e a publicidade da vacina para os jovens. A decisão foi baseada nos resultados de ensaios clínicos de fase Três da vacina, que avaliaram dois mil l260 adolescentes entre 12 e 15 anos nos Estados Unidos. A vacina ainda não foi autorizada em crianças, mas o laboratório disse que já existem estudos e testes em andamento em crianças de seis meses a 11 anos de idade.
O governo do presidente americano, JOE BIDEN, anunciou nesta quarta-feira seu apoio a uma suspensão da proteção de patentes para as vacinas contra a Covid-19, a fim de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo. É uma mudança bastante significativa de posição do país em relação ao assunto. Anteriormente, os Estados Unidos se posicionava totalmente contra a quebra das patentes, ao lado do Reino Unido, Suíça e nações europeias. A ideia tinha sido apresentada pela África do Sul e Índia e é apoiada por dezenas de países em desenvolvimento, mas não pelo Brasil.
O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que suspende em 2021 o pagamento de mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. Se for aprovado com o mesmo conteúdo pelos deputados, irá para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo integralmente. Na prática, o texto em discussão no Congresso prorroga o prazo de suspensão do pagamento do Fies. Isso porque, no ano passado, em razão da pandemia, o Congresso aprovou e BOLSONARO sancionou a interrupção dos pagamentos das mensalidades até o fim de 2020.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Pronampe. O texto foi aprovado pelo Senado em março deste ano. No entanto, os relatores da proposta na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, e no plenário fizeram alterações. Com isso os senadores, precisarão votar novamente a proposta. Criado em maio de 2020 para auxiliar micro e pequenos empresários durante a crise econômica causada pela pandemia, o programa tem sido renovado desde então. O projeto aprovado ontem torna o programa permanente.
A CPI da Covid chega nesta quinta-feira ao terceiro dia de depoimentos. Durante a sessão, serão ouvidos o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES. A comissão foi criada para apurar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios contra a Covid. Nos últimos dias, a CPI ouviu os ex-ministros da SAÚDE LUIZ HENRIQUE MANDETTA e NELSON TEICH. Durante os depoimentos, MANDETTA e TEICH expuseram aos senadores as divergências que tiveram com o presidente JAIR BOLSONARO sobre ações de combate à pandemia.
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira a proposta que reconhece as atividades dos setores de feiras e eventos como essenciais em Santa Catarina mesmo em períodos de pandemia, epidemia, calamidade e emergência. A medida consta no Projeto de Lei, de autoria do deputado JESSÉ LOPES. A proposta determina que a Secretaria de Estado da Saúde estabeleça as medidas sanitárias necessárias, com ocupação mínima de 50 por cento dos espaços onde os eventos serão realizados. O deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, que apoiou o projeto, afirmou que o grande problema são os eventos clandestinos. De acordo com ele, os que são autorizados não causam nenhum tipo de risco porque são observadas as orientações legais.
O Governo do Estado enviará para a Assembleia Legislativa, ainda nesta semana, o projeto de lei que autoriza a concessão de auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade e desempregados que atuavam nos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19. A estimativa é que sejam atendidas mais de 62 mil famílias catarinenses. O investimento do Executivo será superior a 37 milhões, com recursos já garantidos no orçamento.O estudo do estado aponta que as43 mil 537 famílias registradas no Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada que não receberam nenhum auxílio do Governo Federal, terão direito a três parcelas de 200 reais. Já as 18 mil 578 pessoas desempregadas nos setores ligados a alimentação, alojamento, promoções, eventos e turismo receberão duas parcelas de 300 reais.
A governadora interina, DANIELA REINEHR, vetou o projeto de lei, aprovado pela Alesc, que previa a injeção de até 350 milhões de reais de recursos estaduais em três obras federais, nas rodovias BR-470, BR-280 e BR-163. A proposta havia sido enviada ao Legislativo pelo governador afastado, CARLOS MOISÉS. Esta semana, durante reunião da Comissão de Infraestrutura da Alesc, convocada pelo deputado JOÃO AMIN, o secretário de Estado da Infraestrutura, LEODEGAR TISCOSKI disse ter sugerido ao governo que exigisse uma contrapartida do governo federal para liberar o recurso. Agora, caberá à Alesc definir se acata ou rejeita o veto da governadora DANIELA.
-PRAZO PARA ADERIR AO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO CONTRA TUBERCULOSE E BRUCELOSE ENCERRA NESTE MÊS
-CAESP DE IPORÃ DO OESTE PROSSEGUE PRIMEIRO FEIRÃO DE FLORES ATÉ SEXTA-FEIRA
-DESCANSO CONFIRMA SEGUNDO CASO DE DENGUE NO ANO
-ENCONTROS DE CATEQUESE SÃO RETOMADOS APÓS ANO DE PARALISAÇÃO
-CONSELHO DE JOVENS EMPREENDEDORES DE SC ADAPTA AÇÕES AO CENÁRIO DA PANDEMIA
O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, destaca que após dois meses de retorno das aulas presenciais, hoje aproximadamente 90 por cento dos alunos comparecem nas escolas. Avalia que é um número altamente positivo no presencial e que os demais alunos, que estudam exclusivamente à distância, estão sendo atendidos de forma igualitária, com todos os materiais didáticos. Comenta que tanto os estudantes quanto os professores estavam ávidos pela volta das aulas. FREY parabeniza toda equipe da Secretaria de Educação, escolas, professores e equipe técnica pela dedicação empreendida para viabilizar a retomada das atividades presenciais, com apoio dos pais. Ressalta que os trabalhos preventivos estão sendo feitos da melhor forma possível e não há registro de contágio por coronavírus nas escolas.
O público atendido com a vacinação contra Covid-19 em Tunápolis é de mil 688 pessoas, para uma população de quatro mil e 500. Cerca de mil e 100 munícipes receberam a primeira dose e 583 já foram contemplados com a segunda. Conforme o prefeito MARINO FREY, à medida que as doses são liberadas no Ministério da Saúde e na Secretaria do Estado, outras faixas etárias serão chamadas para receber a aplicação. Quase toda população idosa de Tunápolis está vacinada, ao menos com a primeira dose. O próximo grupo a ser contemplado é de pessoas com comorbidades. MARINO FREY enfatiza que em contato com a secretária da Saúde, verificou que os índices de contágio por Covid no município estão baixos. Agradece aos munícipes pela colaboração.
O Centro de Atendimento em Educação Especial, CAESP de Iporã do Oeste, iniciou nesta quarta-feira o Primeiro Feirão de Flores, alusivo ao dia das Mães, comemorado neste domingo. De acordo com a diretora do CAESP, ELIANE BRUGNEROTTO, a instituição tem recebido um público significativo na feira de flores, tanto que a reposição ocorre a todo momento e está sendo um sucesso. O Primeiro Feirão de Flores conta com vários tipos de flores, como orquídeas, minirosas e violetas, e variam de oito a 90 reais. ELIANE convida as pessoas para conferirem a feira e escolher um presente para a mãe, pois tem para todos os gostos e bolsos. Segundo a diretora do CAESP, a procura por estes produtos aumenta perto das datas comemorativas e devido ao sucesso, a ideia é continuar em outras oportunidades.
Junto com a HM Flores, que providencia o material comercializado no Feirão, o atendimento segue até sexta-feira, com ampla variedade de flores nos três dias de feira. O atendimento é das sete e meia da manhã até as cinco da tarde, sem fechar ao meio dia. Caso a pessoa apenas consiga ir ao local depois do horário de expediente, ELIANE BRUGNEROTTO pede para que ligue, a fim de reservar a encomenda. A diretora enaltece que além da oportunidade de comprar flores por valor acessível, também podem conhecer o espaço e o ambiente da escola. Ela destaca que o CAESP está inovando ainda com promoções novas para a entidade.
De acordo com o técnico agrícola da Cidasc, LAÉRCIO BERNARDI, cedido pelo município de Belmonte, o prazo para credenciamento dos interessados em participar do Programa de Certificação de Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose vai até 20 de maio. Por meio deste programa, os agricultores recebem subsídio do Sebrae, para fazer os procedimentos necessários para a certificação. 50 por cento dos exames são subsidiados pelo Sebrae nas duas primeiras etapas e a terceira fica por conta do produtor. BERNARDI salienta que algumas propriedades já estão certificadas de outros anos, mas no último ano foi aberto novo credenciamento para atender mais produtores. Segundo o técnico agrícola, muitos ainda estão com receio de procurar a Cidasc para aderir ao programa. O principal motivo é o baixo preço do leite, se comparado com os insumos que subiram muito, através do aumento do preço da soja, do milho e da ração. Essas situações fazem com que os produtores ainda evitem aquilo que LAÉRCIO BERNARDI chama de investimento na propriedade.
O técnico da Cidasc frisa que os exames garantem segurança ao produtor, para trabalhar com animais sadios, e ainda por que a tuberculose e a brucelose são contagiosas para humanos, além de ser exigência da normativa 44. Na perspectiva do técnico da Cidasc, em breve esta certificação será cobrada, inclusive com exames feitos em períodos, para o produtor de leite conseguir vender a produção. Independente do número de animais a serem examinados, de gado leiteiro ou de corte, o valor do subsídio é o mesmo concedido a todos os produtores interessados. Interessados devem procurar a Cidasc, em anexo à Secretaria de Agricultura e Epagri de Belmonte, que ficam no mesmo prédio.
Descanso confirma segundo caso de dengue no ano. A informação é da coordenadora de epidemiologia do município, CARLISE WAGNER. Segundo ela, o paciente veio à unidade de saúde com sintomas leves, porém após encaminhamento ao médico, ele solicitou exame, que foi encaminhado para laboratório de Chapecó. Nesta semana o município recebeu o retorno do exame, com resultado positivo para dengue. A coordenadora de epidemiologia salienta que o paciente contraiu a doença em outro estado, em local com grande incidência de casos positivados. Já o primeiro caso foi confirmado em 19 de março, contraído no município. Além dos dois casos da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti no ano, até agora já foram registrados 47 focos em Descanso.
CARLISE WAGNER ressalta que os agentes de endemias, ALISSON e WELLISON, fazem os trabalhos de revisão de áreas e uma busca ativa para encontrar possíveis criadouros de mosquitos. Solicita à população para auxiliar nesse trabalho, pois a dengue é um problema para todos. Mesmo em período que não tem registrado chuvas significativas, alerta para evitar deixar água parada. A coordenadora de epidemiologia cita os seguintes sintomas característicos de dengue: febre, dor de cabeça, nas articulações, atrás dos olhos e dores em geral no corpo e moleza. Também podem ocorrer náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em outras situações, a doença pode evoluir para coisas mais graves, como hemorragias. Segundo CARLISE, os sintomas são parecidos com o coronavírus, porém não apresentam tosse ou dor de garganta, as quais são comuns na Covid-19.
Encontros de catequese são retomados após ano de paralisação. A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, iniciou nesta semana as atividades visando a formação cristã dos adolescentes. Segundo a coordenadora da matriz, BEATRIZ SCHWENGBER, no ano passado as atividades foram paralisadas completamente e agora, depois de um novo planejamento, o trabalho retorna gradativamente. Quatro turmas da Crisma estão quase no final da formação catequética, e vão receber o sacramento do Crisma neste fim de semana. Na sexta-feira à noite haverá 40 novos crismados e no sábado à tarde outros 42. Na celebração, o crismando poderá vir acompanhado apenas da mãe e do pai, para atender a ocupação de 25 por cento da igreja, conforme decreto em vigor. A equipe de liturgia e algumas catequistas também poderão participar.
Ainda nesta semana a paróquia iniciou a formação cristã de mais quatro turmas do catecumenato. Até a próxima semana cada uma delas terá o primeiro encontro, que deverá respeitar todas as normas de distanciamento, utilização de álcool em gel e cuidado com a limpeza das salas. Além dessas turmas, outras quatro do catecumenato crismal vão iniciar os encontros. Duas delas já concluíram um ano e outras duas turmas vão iniciar a caminhada rumo ao Crisma. Para quatro turmas também já está programada a primeira eucaristia, em julho. Outras oito turmas vão iniciar a caminhada cristã rumo à Primeira Eucaristia, e cinco já estão no segundo ano. Conforme a coordenadora da matriz, os encontros de catequese geralmente iniciam em fevereiro e seguem até o final de novembro. Já em dezembro e janeiro os encontros de catequese não acontecem por ser considerado período de férias para os catequizandos. BEATRIZ acrescenta que nesta sexta-feira ainda ocorre a celebração do Apostolado da Oração, destinada aos idosos. Esta celebração é tradicional, sempre na primeira sexta-feira do mês.
Em um 2021 desafiador em função do prolongamento da pandemia que já se estende por mais de um ano, o Conselho de Jovens Empreendedores de SC, Cejesc, também readaptou suas ações para atender às demandas dos mais de mil e 600 empreendedores associados, de 75 associações espalhadas pelo estado. Conforme o presidente estadual da entidade, BRUNO SALDÍVIA, houve criação da Vitrine Cejesc. Nela, a empresa associada ao Cejesc recebe espaço nos canais internos da entidade, em assembleias e reuniões, para apresentar suas ações com potencial de venda regional ou estadual. SALDÍVIA enaltece que mais de 50 negócios já foram concretizados por essas empresas, a partir desta vitrine. O presidente reitera que a iniciativa favorece principalmente as empresas com dificuldades em manter as atividades e tem dado muitas opções a elas.
Outro projeto desenvolvido pelo Cejesc é o da central de negócios nacional e internacional. Por meio dele, as empresas da rede que queiram fazer negócio que estende os limites do estado acessam a central e podem encontrar novas oportunidades. Um associado que queira exportar para a Espanha, por exemplo, tem acesso a esta oportunidade pelo Cejesc, pois a entidade é signatária de um bloco chamado FIJE, que é a Federação Iberoamericana de Jovens Empresários. BRUNO SALDÍVIA cita que a entidade tem contato com jovens empreendedores de toda América Latina, além de Portugal e Espanha, o que disponibiliza aos associados a possibilidade de importação ou exportação e consequentes vantagens competitivas.
Na última assembleia, a Cejesc apresentou aos associados um programa chamado Win, do inglês “Ganhar”, criado durante a pandemia, em Boston, nos EUA. O objetivo é proporcionar visão estratégica para jovens empreendedores do mundo todo. Este programa foi trazido para o Brasil por um parceiro da Cejesc, que deverá lançar turma com 50 participantes daqui há um mês. BRUNO SALDÍVIA enfatiza que apesar do receio de que o avanço da digitalização dos negócios comprometeria as lojas físicas, elas vão continuar existindo. Cita como exemplo o rádio. Ao contrário do que se dizia, de que o rádio iria sumir com a chegada da televisão e da internet, ele se fortalece ano a ano. O Conselho de Jovens Empreendedores de SC já tem 22 anos e recentemente criou diretoria especial de negócios. PÂMELA SCHOLZ, de SMO, é a diretora, auxiliada por mais quatro diretores adjuntos, além da contabilidade, para comandar os projetos.
-POLÍCIA MILITAR APREENDE NOVE PAINÉIS ELÉTRICOS IMPORTADOS IRREGULARMENTE DA ARGENTINA
-AÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA APREENDE 167 QUILOS DE MACONHA
-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS EM OCORRÊNCIAS DISTINTAS NA REGIÃO
Arma usada em chacina na creche é rara e custa mais de cinco mil reais. A Polícia Civil de Santa Catarina identificou a arma utilizada no massacre na escola infantil Pró-Infância Aquarela, na manhã de terça-feira, em Saudades, como uma Katana, espada milenar de origem japonesa. A arma, que é rara de ser encontrada no Brasil, costuma ser utilizada como decoração por colecionadores, e o valor chega a passar dos cinco mil reais. Foi com ela que o jovem de 18 anos matou cinco pessoas. De acordo com o cuteleiro MARCOS NISHIMURA, a Katana é propriamente a arma dos samurais e no Brasil são poucos que fazem essa espada. Normalmente a espada é adquirida por colecionadores, entusiastas e pessoas com alto poder aquisitivo. Se tiver procedência japonesa, é possível desmontar o cabo da lâmina, que é preso por um pino, e encontra-se o nome do fabricante/artesão, material e data.
Criança de 10 anos é flagrada conduzindo moto de trilha. Na tarde de ontem, por volta das 16 horas e 30 minutos, em patrulhamento na Rua Minas Gerais, em Barracão, a Polícia Militar avistou uma motocicleta sem placa, sem lanternas, sem farol e sem retrovisor. Era uma motocicleta usada em trilhas e o piloto uma criança de 10 anos. A motocicleta não possuía nenhum sinal de identificação, número de motor e placa, e o chassi se encontrava raspado. Diante disso, a motocicleta foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos, e o responsável, pai da criança, compareceu à sede do pelotão para acompanhar a ocorrência. O filho também foi encaminhado à Delegacia e o pai da criança relatou que a referida motocicleta se tratava de veículo de baixa do Detran.
Motorista sofre ferimentos em capotamento de caminhão. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, o acidente foi registrado por volta das 9h40 da manhã de hoje, na SC-305, sentido Anchieta, na Linha Guatapará Baixo. Ao chegar no local, foi confirmada a saída de pista, seguida de capotamento de um caminhão com placas de SJCedro. O motorista de 22 anos foi retirado do caminhão por populares, e o mesmo estava caminhando ao lado da via, com escoriações no abdômen e crânio. Os Bombeiros realizaram a avaliação e o conduziram ao hospital São Lucas de Guaraciaba, sendo que o caminhão ficou destruído neste capotamento.
Homem com mandado em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia foi preso por volta das 15h desta quarta-feira, em Bandeirante. A Polícia Militar recebeu informações do mandado de prisão em desfavor do homem, que foi localizado e preso.
A Polícia Militar apreendeu nove painéis elétricos na tarde desta quarta-feira, oriundos da Argentina e sem regularização na aduana. Por volta das 15h a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que um veículo estaria carregando produtos do país estrangeiro, no bairro São Silvestre, em Dionísio Cerqueira. Conforme a PM, no local foi localizado uma Ranger conduzida por homem de 32 anos. Após busca veicular foram localizados nove painéis vindos da Argentina, sem a devida importação. Diante dos fatos, os produtos, a Ranger e o condutor, foram conduzidos até a Receita Federal, pelo crime de descaminho e para dar os prosseguimentos cabíveis.
Ação conjunta da polícia apreende 167 quilos de maconha na região. Policiais Rodoviários Federais e Militares apreenderam a droga no início da tarde desta quarta-feira, em Pinhalzinho. As duas forças de segurança trocaram informações e localizaram o veículo suspeito, um GM/Kadett, placas de Foz do Iguaçu/PR, transitando na rodovia SC-160. O motorista não obedeceu ordem de parada e tentou fugir em alta velocidade, mas foi abordado menos de um quilômetro adiante. A droga estava no porta-malas e banco traseiro, dentro de bolsas pretas. O motorista, de 31 anos, disse que levaria a maconha até o Rio Grande do Sul. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pinhalzinho, onde vai responder por tráfico de drogas.