ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 06/05/21

Milhares de pessoas voltaram às ruas da Colômbia nesta quarta-feira para protestar contra o governo do presidente IVÁN DUQUE, ao final de uma semana de manifestações que se tornaram violentas e deixaram 24 mortos, a maioria a tiros. Após uma semana de mobilizações o governo cedeu ao diálogo e aceitou reunir-se com os setores inconformes "na semana que vem", de acordo com o conselheiro presidencial, MIGUEL CEBALLOS. As reivindicações dos manifestantes são variadas como melhores condições de saúde, educação, segurança nas regiões, cessação dos abusos policiais contra manifestações, entre outros.

O Canadá autorizou nesta quarta-feira o uso da vacina da PfizerBioNTech em adolescentes entre 12 e 15 anos no combate a pandemia de Covid-19. Até o momento, a vacina da Pfizer é a única utilizada para a imunização desta faixa etária. A agência de saúde canadense autorizou em caráter provisório o uso, a importação e a publicidade da vacina para os jovens. A decisão foi baseada nos resultados de ensaios clínicos de fase Três da vacina, que avaliaram dois mil l260 adolescentes entre 12 e 15 anos nos Estados Unidos. A vacina ainda não foi autorizada em crianças, mas o laboratório disse que já existem estudos e testes em andamento em crianças de seis meses a 11 anos de idade.

O governo do presidente americano, JOE BIDEN, anunciou nesta quarta-feira seu apoio a uma suspensão da proteção de patentes para as vacinas contra a Covid-19, a fim de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo. É uma mudança bastante significativa de posição do país em relação ao assunto. Anteriormente, os Estados Unidos se posicionava totalmente contra a quebra das patentes, ao lado do Reino Unido, Suíça e nações europeias. A ideia tinha sido apresentada pela África do Sul e Índia e é apoiada por dezenas de países em desenvolvimento, mas não pelo Brasil.

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que suspende em 2021 o pagamento de mensalidades do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. Se for aprovado com o mesmo conteúdo pelos deputados, irá para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo integralmente. Na prática, o texto em discussão no Congresso prorroga o prazo de suspensão do pagamento do Fies. Isso porque, no ano passado, em razão da pandemia, o Congresso aprovou e BOLSONARO sancionou a interrupção dos pagamentos das mensalidades até o fim de 2020.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Pronampe. O texto foi aprovado pelo Senado em março deste ano. No entanto, os relatores da proposta na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, e no plenário fizeram alterações. Com isso os senadores, precisarão votar novamente a proposta. Criado em maio de 2020 para auxiliar micro e pequenos empresários durante a crise econômica causada pela pandemia, o programa tem sido renovado desde então. O projeto aprovado ontem torna o programa permanente.

A CPI da Covid chega nesta quinta-feira ao terceiro dia de depoimentos. Durante a sessão, serão ouvidos o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES. A comissão foi criada para apurar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios contra a Covid. Nos últimos dias, a CPI ouviu os ex-ministros da SAÚDE LUIZ HENRIQUE MANDETTA e NELSON TEICH. Durante os depoimentos, MANDETTA e TEICH expuseram aos senadores as divergências que tiveram com o presidente JAIR BOLSONARO sobre ações de combate à pandemia.

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira a proposta que reconhece as atividades dos setores de feiras e eventos como essenciais em Santa Catarina mesmo em períodos de pandemia, epidemia, calamidade e emergência. A medida consta no Projeto de Lei, de autoria do deputado JESSÉ LOPES. A proposta determina que a Secretaria de Estado da Saúde estabeleça as medidas sanitárias necessárias, com ocupação mínima de 50 por cento dos espaços onde os eventos serão realizados. O deputado MAURICIO ESKUDLARK, que apoiou o projeto, afirmou que o grande problema são os eventos clandestinos. De acordo com ele, os que são autorizados não causam nenhum tipo de risco porque são observadas as orientações legais.

O Governo do Estado enviará para a Assembleia Legislativa, ainda nesta semana, o projeto de lei que autoriza a concessão de auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade e desempregados que atuavam nos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19. A estimativa é que sejam atendidas mais de 62 mil famílias catarinenses. O investimento do Executivo será superior a 37 milhões, com recursos já garantidos no orçamento. O estudo do estado aponta que as 43 mil 537 famílias registradas no Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada que não receberam nenhum auxílio do Governo Federal, terão direito a três parcelas de 200 reais. Já as 18 mil 578 pessoas desempregadas nos setores ligados a alimentação, alojamento, promoções, eventos e turismo receberão duas parcelas de 300 reais.

A governadora interina, DANIELA REINEHR, vetou o projeto de lei, aprovado pela Alesc, que previa a injeção de até 350 milhões de reais de recursos estaduais em três obras federais, nas rodovias BR-470, BR-280 e BR-163. A proposta havia sido enviada ao Legislativo pelo governador afastado, CARLOS MOISÉS. Esta semana, durante reunião da Comissão de Infraestrutura da Alesc, convocada pelo deputado JOÃO AMIN, o secretário de Estado da Infraestrutura, LEODEGAR TISCOSKI disse ter sugerido ao governo que exigisse uma contrapartida do governo federal para liberar o recurso. Agora, caberá à Alesc definir se acata ou rejeita o veto da governadora DANIELA.

Municípios do Paraná debatem o retorno das aulas presenciais. A reunião feita entre os secretários de educação dos 27 municípios da Amsop - Associação Dos Municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, contou com a presença do responsável pela pasta em Marmeleiro - CELSO SCOLARI. Ele explica que o encontro foi para discutir a volta do ensino presencial na rede municipal, e a decisão tomada é que a escolha de quando isso vai acontecer fica a cargo de cada prefeito. Em Marmeleiro essa volta estava prevista para o dia 17, agora de maio, e deve continuar assim.

Mesmo momento sendo inédito, departamento de educação se esforça para ensino seguir com qualidade. Assim garante CELSO SCOLARI – secretário de educação de Marmeleiro. Ele avalia a pandemia e a paralisação das aulas como diferente de tudo que já viu, mas tem certeza que eu seu município fez todo o possível para manter o nível das aulas. O secretário agradece às famílias dos estudantes, que cobraram dos filhos as atividades que o professor passava. Sabe que mesmo com todo o esforço, houve uma defasagem na educação, que espera que seja suprida nos próximos anos.

Pandemia do Coronavírus gera altos custos a saúde. Mesmo com mais recursos vindo dos governos Federal e Estadual, a secretária de saúde de Campo Erê - ROSALVA BOLIGON, salienta que é difícil manter todos os atendimentos da saúde pública. Anuncia grandes gastos com a contratação de mais funcionários, medicamentos, exames e testes de coronavírus para que possam fazer o tratamento precoce. O investimento é também na vacina contra Covid, que começou em janeiro, seguindo a ordem passada pelo Governo Federal, em pessoas acima de 90 anos e funcionários da saúde.

Doses para quem tem 62 anos devem chegar essa semana a Campo Erê. Seguindo a campanha de vacinação contra o Coronavírus, a secretária de saúde - ROSALVA BOLIGON fala que o município tem ainda algumas doses para a segunda aplicação. Em relação à vacinação contra influenza, conta que começou no dia 12 de abril, esse ano num novo formato. Diferente dos outros anos, quando os primeiros a receber eram os idosos, nessa edição da campanha a terceira idade será vacinada a partir do dia 11 deste mês, e até agora receberam a imunização crianças, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.

Santa Terezinha do Progresso vai ter atendimento do Sintraf no município. De acordo com a secretária de assistência social e coordenadora do Sintraf em Santa Terezinha - CLEONICE COMPARIN, mais acesso ao trabalho do Sindicato é um antigo desejo dos agricultores. Segundo ela, a muito tempo existe a luta, e segue tentando a liberação do local para ser o centro das atividades do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, chamado de Casa Sindical. Por enquanto, a conquista é que uma vez por semana o Sintraf vai estar junto a Secretaria de Agricultura atendendo os produtores familiares.

Serviços do Sintraf em Santa Terezinha serão quartas-feiras a tarde. Observando a demanda dos produtores, a coordenadora do sindicato no município - CLEONICE COMPARIN e a coordenadora da sede em Campo Erê – ISOLETE LUDWIG resolveram levar o atendimento para Santa Terezinha. Com a mudança não é mais necessário que o homem do campo vá até Campo Erê fazer os encaminhamentos. CLEONICE comenta que caso seja pouco tempo para a demanda, o atendimento pode passar a ser o dia todo. Explica que essa é uma medida que deve ajudar os produtores do município, até que seja liberada a casa sindical e consigam fazer o atendimento diário.

Programa Cheque do Leite tem mais de quinhentos produtores cadastrados. Quem revela é DÁSIO FRANZ – Secretário da Agricultura de São Lourenço do Oeste. Novas inscrições são aceitas até o dia 15. Quem também quer receber o cheque do leite tem que ir a secretaria e apresentar Bloco de Produtor e as notas de compra no comércio de São Lourenço. O prefeito RAFAEL CALEFI resolveu dar continuidade a esse programa, iniciado na gestão anterior. DÁSIO garante que os produtores estão contentes. Quem entrega sua produção as laticínios de São Lourenço podem alcançar o teto máximo de 2 mil e 500 reais. Já, quem entrega o leite para laticínio de fora, tem o teto máximo de mil e 500 reais.

Defesa Civil de São Lourenço confirma: estiagem já dura 2 anos no município. De acordo com DÁSIO FRANZ – secretário da Agricultura, a situação vem se agravando. Por isso o prefeito DANIEL CALEFI decretou situação de emergência. A prefeitura está licitando duzentas horas de máquina para trabalhar na abertura de fontes de água. Segundo ele, a Casan não está mais fornecendo água para transportar às comunidades. A razão disso é que caiu muito a vazão. DÁSIO pede a todos os produtores que estão enfrentando dificuldades mais graves, que vão a secretaria e relatem a situação. A pasta utiliza um caminhão para levar águia para os animais.

Abandono e maus tratos de animais preocupam veterinária.ANA MARIA DE LIMA, de Campo Erê, ainda se depara com muitos casos assim, na cidade e região. Chama atenção dela o fato de muitas vezes o abandono estar mais ligado aos animais que estão confinados em casa do que aqueles que vivem soltos na rua. Caracteriza maus tratos falta de abrigo, alimentação, vacina e até higiene. Para a veterinária, se a pessoa não pode assumir responsabilidade com um bicho, é melhor não ter do que submeter ao sofrimento. Em países desenvolvidos não é mais permitido cão na corrente.

Agora, pela nova lei no Brasil, não se pode mais deixar um cachorro acorrentado ou dentro de um canil, mais de 24 horas seguidas. ANA MARIA aconselha a quem não pode cuidar adequadamente, a não ter nenhum animal de estimação. A veterinária acrescenta que quando se quer um cão, é preciso buscar informações como por exemplo, que tamanho o cãozinho vai ter quando crescer. Geralmente, quando é pequeno e bonitinho, as pessoas cuidam e depois acabam largando. Conforme ela, a cada 5 nascimentos, um apenas é bem cuidado. Outra recomendação sua é castração de machos e fêmeas.

PRF e PM fazem ação juntas e apreendem mais de 150 quilos de maconha. Foi na tarde de ontem, em Pinhalzinho. As forças de segurança trocaram informações e localizaram o veículo suspeito, um Kadett emplacado em Foz do Iguaçu, que passava pela SC-160. Ao receber ordem de parada o motorista continuou e tentou fugir, mas foi abordado em menos de um quilômetro. A droga que totalizou cerca de 167 quilos de maconha estava no porta-malas e banco traseiro, dentro de bolsas pretas. O motorista, de 31 anos, disse que levaria a maconha até o Rio Grande do Sul. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pinhalzinho, e vai responder por tráfico de drogas.

Um carro caiu de um barranco e um jovem ficou ferido. Um Celta que seguia pela PR-180 na noite de ontem, saiu da pista, caiu numa ribanceira no lado esquerdo da estrada, indo parar no meio do mato. O motorista foi identificado como JUNIOR, de 22 anos, morador em Marmeleiro. Ele sofreu ferimentos, foi socorrido pelo SAMU e levado ao Hospital Regional. Uma equipe da Polícia Militar estava passando pelo local e prestou apoio no atendimento. A PRF registrou um boletim de Acidente de Trânsito.

Homem é preso por estupro de vulnerável em Renascença. O criminoso de 46 anos foi preso no início da noite de ontem, por volta das 19 horas. Conforme a PM, a equipe abordou o homem, e ao identifica-lo, os policiais perceberam que ele tinha um mandado de prisão por estupro de vulnerável, válido até o dia sete de setembro de 2032. Ele foi preso e entregue na 19ª Subdivisão Policial em Francisco Beltrão.

Arma usada em chacina na creche de Saudades é rara e custa mais de cinco mil reais. A Polícia Civil identificou a arma utilizada na cruel tragédia na escola infantil Pró-Infância Aquarela, na manhã de terça-feira, em Saudades, como uma Katana, espada milenar de origem japonesa. A arma, que é rara de ser encontrada no Brasil, costuma ser utilizada como decoração por colecionadores, e o valor chega a passar dos cinco mil reais. Foi com ela que um jovem de 18 anos matou cinco pessoas. Entre as vítimas fatais estão três crianças, todas bebês com até dois anos, a professora KELI ANIECEVISKI, de 30 anos, e a agente educativa, MIRLA RENNER, de 20 anos.

Katana “é propriamente a arma dos samurais, e é um equívoco dizer que ela é ‘espada ninja’. De acordo com o cuteleiro JOSÉ NISHIMURA, aqui no Brasil são poucos que fazem essa espada”. Normalmente a espada é adquirida por colecionadores, entusiastas e pessoas com alto poder aquisitivo. Inclusive, são fabricadas algumas réplicas de filmes como Kill Bill, por exemplo. “Se a espada apreendida for original, ou tiver procedência japonesa, desmontando o cabo da lâmina, que é preso por um pino, encontra-se o nome do fabricanteartesão, material e data. Alguns até nomeiam a espada por ser única.

As katanas originais e forjadas com o aço Tamahagane são consideradas “as espadas mais afiadas e mortais”. Isso se deve pelo fato do aço, técnica e design, serem “pensados e criados para encerrar o combate com apenas um golpe”. A função original desse tipo de espada é exclusivamente para combate e treino, informa o cuteleiro.

A espada Katana geralmente é comprada com um aço de baixa qualidade e sem acabamento, pois é utilizada apenas para enfeitar o ambiente e dessa forma tem um custo menor.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.