-MORO DIZ QUE BOLSONARO PEDIU APENAS A SUPERINTENDENCIA DA PF NO RIO
-RELATOR DA CPI DOS RESPIRADORES QUER CONCLUIR TRABALHOS EM 60 DIAS
-PREFEITO ANUNCIA NOVAS DEMISSÕES DE CARGOS COMISSIONADOS
-VEREADORES PEDEM INSTALAÇÃO DE BARREIRA SANITÁRIA NO ACESSO À CIDADE
-HOMEM DE 42 ANOS É O SEGUNDO CASO CONFIRMADO DE COVID-19 NO MUNICÍPIO
-PM JÁ FISCALIZOU MAIS DE 300 EMPRESAS SOBRE REGRAS DE PREVENÇÃO A PANDEMIA
-HOMEM COM 24 PASSAGENS PELA POLÍCIA É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Pesquisadores da Holanda e da Alemanha conseguiram produzir, em laboratório, anticorpos capazes de bloquear a ação do vírus que causa a Covid-19. A técnica que eles empregaram já é utilizada em larga escala para produzir medicamentos contra outras doenças, o que abre a possibilidade de que essas moléculas também sejam usadas contra a nova moléstia, que matou ao menos 250 mil pessoas no mundo todo até agora. A molécula que obtiveram recebe a designação de anticorpo monoclonal e seu uso já ocorre para combater diferentes tipos de câncer, atacando apenas as células tumorais. Segundo os pesquisadores, o anticorpo monoclonal tem potencial para ser utilizado tanto em diagnósticos de Covid-19 quanto para fins terapêuticos.
O número de mortos nos Estados Unidos pela Covid-19 ultrapassou a marca de 70 mil, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins desta terça-feira. O país registra mais de um milhão e 200 mil casos de novo coronavírus. Somente no estado de Nova York, a Covid-19 matou mais de 25 mil pessoas. Apesar do número ainda alto, o número de internações vem caindo após um pico em abril. Alguns estados norte-americanos também vem flexibilizando as regras de isolamento social.
O Uruguai vê com "preocupação" a existência de casos de coronavírus do lado brasileiro de várias cidades fronteiriças e, por isso, decidiu aumentar o controle sanitário na fronteira comum. A decisão foi informada nesta terça-feira pelo secretário da Presidência, ÁLVARO DELGADO. Segundo ele, o presidente uruguaio, LUIS ALBERTO LACALLE POU, instruiu todos os ministros a aprofundar a presença nas fronteiras. O país vai baixar um protocolo e orientações claras serão dadas à população da área de fronteira. "As particularidades das cidades binacionais" serão levadas em conta, declarou DELGADO. Desde o início da epidemia, o Uruguai proibiu a entrada de estrangeiros no país, mas os residentes dessas localidades próximas ao Brasil, que muitas vezes moram de um lado e trabalham no outro, podem até agora circular normalmente.
O ex-ministro da Justiça SERGIO MORO afirmou, no depoimento que prestou à Polícia Federal no último sábado, que o presidente JAIR BOLSONARO disse em fevereiro, por mensagem de celular, que queria indicar um novo superintendente para a Polícia Federal no Rio de Janeiro, estado no qual o presidente construiu a carreira política. MORO afirmou aos policiais federais que a mensagem de celular na qual BOLSONARO teria pedido para ele próprio indicar o superintendente da Polícia Federal no Rio foi enviada pelo presidente no começo de março, quando o então ministro e o então diretor-geral da PF, MAURÍCIO VALEIXO, estavam em missão oficial nos Estados Unidos. Segundo a mensagem BOLSONARO teria escrito à MORO: “'Você tem 27 superintendências, eu quero apenas uma”.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Presidência da República entregue, em até 72 horas, as gravações de uma reunião ministerial que ocorreu no Palácio do Planalto em 22 de abril e foi citada por MORO. A gravação requisitada pelo STF foi referenciada pelo ex-ministro SÉRGIO MORO em seu depoimento na Polícia Federal. Na reunião, um conselho de ministros, MORO afirma que foi cobrado por BOLSONARO pela substituição do diretor-geral da Polícia Federal e também por relatórios de inteligência e de informação do órgão. Na decisão de CELSO DE MELLO, ele determina ainda que os arquivos devem ser preservados com total integridade do conteúdo.
O presidente JAIR BOLSONARO falou com a imprensa na entrada do Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira e repercutiu o depoimento de SÉRGIO MORO, que havia sido divulgado poucas horas antes. BOLSONARO disse que não leu as dez páginas, mas ressaltou que “parece que em nenhum momento ele diz que cometeu crime”. O presidente disse ainda que a “verdade está sendo restabelecida” e, para rebater o ex-ministro, mostrou seu celular e uma troca de mensagens com MORO. O presidente tentou, assim, desqualificar a acusação de que queria interferir na Polícia Federal ao sugerir a troca do superintendente a MORO. Numa das mensagens anteriores, o próprio ex-ministro diz que era “fofoca” a notícia de que a PF estaria em busca de deputados bolsonaristas. BOLSONARO também acusou o ex-ministro de vazar informações reservadas e falou em crime previsto na Lei de Segurança Nacional.
Santa Catarina tem 46 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, segundo um levantamento feito pela Federação Catarinense de Municípios. Desses, nove foram homologados pela Defesa Civil do estado. Na semana passada, a instituição enviou ofício ao governo pedindo que o Poder Executivo faça um decreto em nível estadual. Ainda não há resposta para a demanda. As regiões mais afetadas são o Oeste e o Vale do Itajaí e os transtornos estão sendo sentidos principalmente no campo. Na última semana, foi feita reunião com representantes dos municípios e do governo para tratar da situação. Após o encontro, a Federação enviou pedido ao governador CARLOS MOISÉS solicitando que o que o governo do estado decretasse situação de emergência.
O secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira para explicar novos questionamentos sobre o processo de compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões pelo governo do Estado. BORBA negou "veementemente" qualquer participação na indicação da empresa Veigamed para a compra dos respiradores. A manifestação do secretário de Casa Civil ocorreu horas depois de a ex-servidora da Secretaria de Saúde, MÁRCIA GEREMIAS PAULI, exonerada após as denúncias sobre a compra dos respiradores, conceder entrevista a uma emissora de TV alegando que a decisão de fechar a compra dos respiradores teria partido do secretário DOUGLAS BORBA. Ele também negou aparticipação do governador do Estado, CARLOS MOISÉS nessa compra dos respiradores e disse que o processo foi efetuado pela Secretaria de Saúde.
A Assembleia Legislativa instalou nesta terça-feira uma CPI para investigar eventuais irregularidades na compra de 200 respiradores artificiais pelo Governo do Estado. A primeira reunião do colegiado foi marcada pela escolha do deputado SARGENTO LIMA do PSL como presidente e do deputado IVAN NAATZ do PL como relator. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada com apoio de todos os parlamentares. O objetivo é apurar possíveis ilegalidades na contratação, sem licitação, da Veigamed Material Médico e Hospitalar Eireli para fornecer os equipamentos para a rede de saúde. O maquinário não foi entregue, mas mesmo assim o governo fez o pagamento de 33 milhões de reais para a empresa. O deputado relator IVAN NAATS disse que a irregularidade está clara e a CPI precisa identificar o responsável pelo problema. Ele disse que é possível concluir os trabalhos em 60 dias, metade do prazo previsto para a atuação da CPI.
A paróquia São Miguel Arcanjo de São Miguel do Oeste iniciou no começo desta semana uma ação solidária. A informação é do padre FRANCISCO BUEHRMANN e da agente pastoral, ELISANGELA CASTANHO. De acordo com eles, a campanha tem como lema “É tempo de cuidar”. Conforme eles, além da paróquia, participam da ação diversas entidades da sociedade regional. Segundo eles, o objetivo principal da campanha é defender a vida, além de viver o amor em comunidade e fomentar a solidariedade nas famílias cristãs.
A campanha Solidariedade Comunitária da Paróquia São Miguel Arcanjo tem como foco estimular as doações às famílias mais carentes da região. A afirmação é da agente pastoral, ELISANGELA CASTANHO. Ela destacou que pessoas desempregadas devido a pandemia da Covid-19 também devem ser beneficiadas. Ela ressaltou que a campanha iniciou na última segunda-feira e deve seguir até o próximo dia 15 deste mês. ELISANGELA revelou que as doações podem ser deixadas no Salão Paroquial de segunda a sexta-feira entre duas e cinco e meia da tarde. A agente explicou que serão aceitos alimentos não perecíveis, cobertores, produtos de higiene e limpeza, álcool em gel e máscaras. Nesse momento, roupas não devem ser doadas.
A ação da Paróquia São Miguel Arcanjo vai beneficiar as famílias carentes de ao menos quatro municípios da região. Além de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita também terão esse trabalho durante os próximos dias. No caso dessas cidades, as famílias devem procurar os conselhos de pastorais de cada localidade e entregar seus donativos. As próprias comunidades terão autonomia para realizar a distribuição aos mais necessitados de cada município. As sobras de doações serão encaminhadas à São Miguel do Oeste para os encaminhamentos necessários.
A Polícia Militar Ambiental está promovendo diversas ações alusivas aos 30 anos da corporação no extremo-oeste. O comandante da Polícia Militar Ambiental na região, capitão EVERTON RONCAGLIO, participou do RPN primeira edição de hoje e explicou que a PMA foi criada na década de 1990 com o objetivo mais específico de cuidar de florestas, mas a partir daí novas funções foram atribuídas com atuação em todo o estado. Além da parte criminal e de fiscalização, o capitão citou também demandas administrativas, justificando uma importância ainda maior na criação da Polícia Ambiental. RONCAGLIO destacou também as ações sociais associadas a preservação do meio ambiente. O capitão ressaltou que nesta terça-feira ocorreu a inauguração do novo fardamento da Polícia Militar Ambiental, projetado e em testes há cerca de dois anos para proporcionar conforto, qualidade e versatilidade ao Policial e fortalecer a identidade da PM.
Além da estreia da nova farda, a Polícia Ambiental realizou ações sociais, institucionais e operacionais em todas as suas unidades do estado catarinense nesta terça-feira. O capitão EVERTON RONCAGLIO destacou que ainda no final do mês de abril a Polícia Militar Ambiental lançou uma campanha de arrecadação de alimentos. Somente no pelotão de São Miguel do Oeste foram arrecadados 700 quilos de alimentos. Os donativos foram distribuídos à entidades e famílias do Extremo Oeste. Ainda alusiva acelebração dos 185 anos da Polícia Militar de Santa de Catarina, comemorados neste dia cinco de maio, e aos 30 anos da PMA que serão comemorados em julho, também ocorreu nesta terça-feira a soltura de animais nativos que estavam apreendidos na unidade da PMA em São Miguel do Oeste e o plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação permanente.
Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições durante a sessão ordinária desta terça-feira, realizada por videoconferência. Os pedidos tratam de obras de asfaltamento, construção de banheiros públicos e de academias populares, e sobre indicações e arrecadação de multas na Willy Barth. Em relação a esse último assunto, o vereador VAGNER PASSOS apresentou requerimento de informação solicitando ao prefeito, ao secretário de Urbanismo e à diretora do Departamento Municipal de Trânsito que informem por qual motivo as indicações e pedidos de melhorias na Willy Barth feitas pelos vereadores não têm sido atendidas pelo Executivo. Ele também questiona de que forma é feita a divisão dos valores arrecadados em multas na avenida.
Os vereadores aprovaram, na sessão de ontem, uma moção que pede a instalação de barreiras sanitárias nas entradas do Município. O pedido também é para a colocação de faixas ou banners com instruções para os visitantes sobre a Covid-19. A moção, de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA, considera a confirmação de casos de Covid-19 no Município e o aumento dos casos registrados na região. De acordo com a vereadora, a instalação de barreiras sanitárias é uma forma de monitorar as pessoas que entram em São Miguel do Oeste. Ela também sugere que para monitorar as pessoas oriundas de diversas cidades e estados deverá ser aplicado um questionário e a medição da temperatura corporal dos visitantes. A moção será entregue ao prefeito, à secretária de Saúde e ao coordenador do Comitê de Crise do Coronavírus.
O município de Palma Sola confirmou um segundo caso de Covid-19 nesta semana. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o paciente é um caminhoneiro de 54 anos que não reside no município. O motorista é de Caxias do Sul, mas teve os sintomas em Palma Sola e procurou atendimento médico. O resultado do exame confirmou a contaminação por coronavírus. Ainda de acordo com a prefeitura, o homem foi encaminhado ao hospital regional de São Miguel do Oeste que é referência para o atendimento dos casos. O homem não teve sintomas graves. As pessoas que tiveram contato com o caminhoneiro foram orientadas e encaminhadas para isolamento domiciliar.
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Erê confirmou o primeiro caso de Covid-19 no município nesta terça-feira. A paciente, de 71 anos, teve resultado positivo para o exame feito pelo Laboratório Central do Estado. Ela fez exame em laboratório particular e foi validado pelo LACEN. A paciente já está curada e encontra-se bem. O contato com o vírus Covid-19 deu-se no mês de março, quando ela estava em viagem internacional. Ao retornar para a cidade, a idosa permaneceu em isolamento conforme orientações da Secretaria de Saúde. Por conta própria, a paciente realizou coleta de exame, que indicou a presença de Anticorpos para a doença, tendo em vista que não há mais risco de contágio. Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que a mulher não comunicou a saúde pública sobre a coleta do exame. A comunicação só ocorreu agora quando recebeu o resultado positivo.
Uma estrutura foi instalada em frente a agência da Caixa Econômica Federal para agilizar o atendimento das pessoas que procuram os serviços do banco, especialmente o pagamento da ajuda emergencial de 600 reais. A barraca montada na rua vai abrigar uma pequena estrutura para fazer as cópias dos documentos dos moradores e assim agilizar o saque do auxílio. A estrutura foi montada pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e a impressora foi cedida pela administração municipal. A agência da Caixa em São Miguel pede para que os moradores respeitem o distanciamento e usem máscara para a proteção. Além disso, os profissionais, estão trabalhando desde às sete horas da manhã para garantir mais segurança e mais rapidez na hora do atendimento.
A terceira remessa de testes rápidos de diagnóstico do Covid-19 está sendo distribuída para as cidades catarinenses nesta semana. O repasse foi feito pelo Ministério da Saúde e a distribuição é organizada pelo Governo do Estado. Ao todo serão enviados 32 mil testes. O repasse foi definido com base na população de cada cidade e no número de casos confirmados de coronavírus. Os testes vêm em caixas com 20 unidades, e São Miguel do Oeste vai receber nove caixas. Ao todo, a cidade vai receber 180 testes para a nova doença. Além do número de testes distribuídos por contingente populacional, São Miguel do Oeste vai contar com três caixas adicionais: uma porque tem casos positivos para COVID 19; uma porque conta em sua rede assistencial com os serviços de UPA e SAMU e uma porque pertence à Política Hospitalar Catarinense.
O prefeito de São Miguel do Oeste confirmou no começo desta semana a demissão de mais um grupo de servidores comissionados para reduzir as despesas do poder público.WILSON TREVISAN disse que ele precisa organizar as finanças do município diante do quadro difícil em razão de três problemas que afetam as contas públicas: a estiagem, a dengue e o coronavírus. O município tem três decretos de situação de emergência e por isso é preciso adotar medidas de contenção de gastos e isso inclui “cortar na própria carne”. Até agora, 20 cargos comissionados foram desligados do governo. Segunda-feira foram 10 demissões e mais duas devem ocorrer nos próximos dias. O prefeito explicou que foram desligados setores que não são tão essenciais e que não tem tanto trabalho neste momento, como cultura, esporte e grupos de Mães e Idosos.
O prefeito WILSON TREVISAN criou nesta semana um comitê gestor de compras de emergência. Ele explicou que o objetivo é montar uma equipe para garantir boas compras emergenciais para analisar todas as aquisições que não passam pelo processo licitatório normal, como por exemplo, as compras com dispensa de licitação. O grupo é formado por representantes do Conselho das Entidades, da Agricultura, da Defesa Civil e outras entidades. TREVISAN disse que o comitê foi criado para reforçar a lisura e transparência dos atos da administração e permitir que a população tenha o efetivo controle das contas públicas e saiba, detalhe por detalhe, como é gasto o dinheiro público.
O município está bem preparado em termos de estrutura básica para enfrentar essa nova fase da pandemia do coronavírus com a confirmação dos primeiros casos. A avaliação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que o problema está na estruturação dos leitos para o atendimento dos casos mais graves. TREVISAN citou que o governo do estado ainda não cumpriu o que prometeu e não repassou os equipamentos para os novos leitos de UTI no Hospital Regional. Ele disse que a estrutura não é suficiente para atender toda a região, já que a tendência é de aumento dos casos da doença. TREVISA defendeu a desconcentração dos leitos de UTI para Covid-19 com a instalação de espaços para internação dos casos graves em outros hospitais da região, como Itapiranga, Iporã do Oeste e Dionísio Cerqueira. Ele disse que não adianta colocar todos os pacientes em São Miguel do Oeste porque essa concentração poder gerar mais um problema.
O prefeito também disse que a resposta epidemiológica do município para o primeiro caso de Covid-19 foi adequada. O primeiro registro da doença foi de uma mulher de 36 anos, funcionária da Caixa Economica Federal. Ele citou que as medidas adotadas nesse caso foram de acordo com recomendações do Ministério da Saúde. TREVISAN disse que ainda não é o caso de ações mais fortes, como por exemplo, o fechamento da agencia da Caixa Econômica Federal. O prefeito afirmou não dá para sair fechando todos os locais que apresentarem casos. Ele ressaltou, no entanto, que tem coragem para emitir um decreto e fechar parte do comércio, um setor ou mesmo uma empresa se houver motivos concretos para isso. O que o prefeito defende é a adoção de medidas de cuidados e prevenção para evitar a transmissão do vírus.
O Comitê de Crise do Coronavírus recebeu nesta terça-feira a informação de mais um caso de Covid-19 em São Miguel do Oeste. O paciente é um homem de 42 anos, que se submeteu a um teste em um laboratório privado na segunda-feira. O resultado foi positivo. Ele teve os primeiros sintomas em 24 de abril, quando foi atendido pelo médico da empresa onde trabalha. O quadro era de tosse seca, diarreia, dor de cabeça, dor no corpo e febre. Desde então, está em isolamento domiciliar, assim como os familiares, que serão submetidos a exames. O homem tem recebido contatos telefônicos frequentes do médico por quem é acompanhado e, também, da vigilância epidemiológica municipal.
A Polícia Militar montou uma guarnição específica para fiscalização dos estabelecimentos comerciais em relação as medidas de prevenção ao coronavírus. Desde o dia 14 de abril, mais de 300 empresas foram visitadas. A PM reforça que as pessoas devem seguir as medidas de higiene como prevenção e fazer o uso de máscara e tecido. Nas empresas, a guarnição verifica, entre outras questões, o controle do acesso dos consumidores e o uso de equipamentos de proteção, como álcool em gel e máscara. A fiscalização também está ocorrendo em espaços públicos e em locais privados com aglomeração de pessoas. Neste final de semana, foi flagrada uma festa particular e feito o termo circunstanciado. Dois bares tiveram aglomeração de pessoas durante a fiscalização e também foram notificados. A Polícia Militar ressalta que continua em vigor a restrição da concentração e permanência em espaços públicos como praças, sendo permitida somente a prática de atividade física individual.
Um princípio de incêndio atingiu o hospital de Mondaí nesta terça-feira. Segundo informações repassadas pela direção do Hospital a Rádio Oeste, emissora afiliada a Rede Peperi de Comunicação, uma mulher que havia sido internada ontem na ala psiquiátrica colocou fogo em um colchão. Quando os bombeiros de Iporã do Oeste chegaram ao local as chamas já haviam sido controladas por outros pacientes e funcionários com o uso de um extintor e jarras de água. Além do colchão, o fogo também danificou parte da fiação elétrica e o teto. Os pacientes internados na ala feminina, atingida pelas chamas, foram transferidos para outro setor. Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento médico, mas ninguém se feriu.
A Policia Militar prendeu, nesta terça-feira, um homem suspeito de tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Uma guarnição da PM abordou dois homens por volta das cinco horas da tarde. Um deles carregava 10 porções de maconha já fracionadas e pronta para a venda. O outro afirmou ser usuário de drogas. O homem que estava com a droga autorizou a entrada da Polícia Militar para uma revista no local. O cão farejador da PM localizou vários plásticos usado nas drogas em uma lixeira, além de uma faca e um prato com resquícios de maconha. O homem de 20 anos possui 24 boletins de ocorrência por tráfico de drogas, roubo, ameaça e violência doméstica. Ele foi preso em flagrante e levado para a cadeia.