-MORO DIZ QUE BOLSONARO PEDIU APENAS A SUPERINTENDENCIA DA PF NO RIO
-RELATOR DA CPI DOS RESPIRADORES QUER CONCLUIR TRABALHOS EM 60 DIAS
-COM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS APÓS A CHUVA BELMONTE INTENSIFICA SERVIÇOS NAS ESTRADAS
-SINTE AFIRMA QUE FALTAM INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO PARA USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO A DISTÂNCIA
-PERCEPÇÃO DOS RISCOS E PROTEÇÃO A VIDA É TEMA DA SÉTIMA EDIÇÃO DO MAIO AMARELO
-HOSPITAL RECEBE NÚMERO SIGNIFICATIVO DE DOAÇÕES NESTE PERÍODO DE PANDEMIA
-MUNICÍPIOS DA REGIÃO CONFIRMAM NOVOS CASOS DE COVID-19
-POLÍCIA MILITAR APREENDE QUASE 500 QUILOS DE MACONHA EM CARRO DE BLUMENAU
-SUSPEITOS DE HOMICÍDIO EM BARRA DO GUARITA SE APRESENTAM A POLÍCIA CIVIL
-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO ATINGE ALA PSIQUIÁTRICA DO HOSPITAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 16graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Pesquisadores da Holanda e da Alemanha conseguiram produzir, em laboratório, anticorpos capazes de bloquear a ação do vírus que causa a Covid-19. A técnica que eles empregaram já é utilizada em larga escala para produzir medicamentos contra outras doenças, o que abre a possibilidade de que essas moléculas também sejam usadas contra a nova moléstia, que matou ao menos 250 mil pessoas no mundo todo até agora.A molécula que obtiveram recebe a designação de anticorpo monoclonal e seu uso já ocorre para combater diferentes tipos de câncer, atacando apenas as células tumorais.Segundo os pesquisadores, o anticorpo monoclonal tem potencial para ser utilizado tanto em diagnósticos de Covid-19 quanto para fins terapêuticos.
O número de mortos nos Estados Unidos pela Covid-19 ultrapassou a marca de 70 mil, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins desta terça-feira. O país registra mais de um milhão e 200 mil casos de novo coronavírus.Somente no estado de Nova York, a Covid-19 matou mais de 25 mil pessoas. Apesar do número ainda alto, o número de internações vem caindo após um pico em abril.Alguns estados norte-americanos também vem flexibilizando as regras de isolamento social.
O Uruguai vê com "preocupação" a existência de casos de coronavírus do lado brasileiro de várias cidades fronteiriças e, por isso, decidiu aumentar o controle sanitário na fronteira comum. A decisão foi informada nesta terça-feira pelo secretário da Presidência, ÁLVARO DELGADO.Segundo ele, o presidente uruguaio, LUIS ALBERTO LACALLE POU, instruiu todos os ministros a aprofundar a presença nas fronteiras. O país vai baixar um protocolo e orientações claras serão dadas à população da área de fronteira. "As particularidades das cidades binacionais" serão levadas em conta, declarou DELGADO. Desde o início da epidemia, o Uruguai proibiu a entrada de estrangeiros no país, mas os residentes dessas localidades próximas ao Brasil, que muitas vezes moram de um lado e trabalham no outro, podem até agora circular normalmente.
O ex-ministro da Justiça SERGIO MORO afirmou, no depoimento que prestou à Polícia Federal no último sábado, que o presidente JAIR BOLSONARO disse em fevereiro, por mensagem de celular, que queria indicar um novo superintendente para a Polícia Federal no Rio de Janeiro, estado no qual o presidente construiu a carreira política. MORO afirmou aos policiais federais que a mensagem de celular na qual BOLSONARO teria pedido para ele próprio indicar o superintendente da Polícia Federal no Rio foi enviada pelo presidente no começo de março, quando o então ministro e o então diretor-geral da PF, MAURÍCIO VALEIXO, estavam em missão oficial nos Estados Unidos. Segundo a mensagem BOLSONARO teria escrito à MORO: “'Você tem 27 superintendências, eu quero apenas uma”.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Presidência da República entregue, em até 72 horas, as gravações de uma reunião ministerial que ocorreu no Palácio do Planalto em 22 de abril e foi citada por MORO.A gravação requisitada pelo STF foi referenciada pelo ex-ministro SÉRGIO MORO em seu depoimento na Polícia Federal. Na reunião, um conselho de ministros, MORO afirma que foi cobrado por BOLSONARO pela substituição do diretor-geral da Polícia Federal e também por relatórios de inteligência e de informação do órgão.Na decisão de CELSO DE MELLO, ele determina ainda que os arquivos devem ser preservados com total integridade do conteúdo.
O presidente JAIR BOLSONARO falou com a imprensa na entrada do Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira e repercutiu o depoimento de SÉRGIO MORO, que havia sido divulgado poucas horas antes. BOLSONARO disse que não leu as dez páginas, mas ressaltou que “parece que em nenhum momento ele diz que cometeu crime”. O presidente disse ainda que a “verdade está sendo restabelecida” e, para rebater o ex-ministro, mostrou seu celular e uma troca de mensagens com MORO. O presidente tentou, assim, desqualificar a acusação de que queria interferir na Polícia Federal ao sugerir a troca do superintendente a MORO. Numa das mensagens anteriores, o próprio ex-ministro diz que era “fofoca” a notícia de que a PF estaria em busca de deputados bolsonaristas. BOLSONARO também acusou o ex-ministro de vazar informações reservadas e falou em crime previsto na Lei de Segurança Nacional.
Santa Catarina tem 46 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, segundo um levantamento feito pela Federação Catarinense de Municípios. Desses, nove foram homologados pela Defesa Civil do estado. Na semana passada, a instituição enviou ofício ao governo pedindo que o Poder Executivo faça um decreto em nível estadual. Ainda não há resposta para a demanda. As regiões mais afetadas são o Oeste e o Vale do Itajaí e os transtornos estão sendo sentidos principalmente no campo. Na última semana, foi feita reunião com representantes dos municípios e do governo para tratar da situação. Após o encontro, a Federação enviou pedido ao governador CARLOS MOISÉS solicitando que o que o governo do estado decretasse situação de emergência.
O secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira para explicar novos questionamentos sobre o processo de compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões pelo governo do Estado. BORBA negou "veementemente" qualquer participação na indicação da empresa Veigamed para a compra dos respiradores. A manifestação do secretário de Casa Civil ocorreu horas depois de a ex-servidora da Secretaria de Saúde, MÁRCIA GEREMIAS PAULI, exonerada após as denúncias sobre a compra dos respiradores, conceder entrevista a uma emissora de TV alegando que a decisão de fechar a compra dos respiradores teria partido do secretário DOUGLAS BORBA. Ele também negou aparticipação do governador do Estado, CARLOS MOISÉS nessa compra dos respiradores e disse que o processo foi efetuado pela Secretaria de Saúde.
A Assembleia Legislativa instalou nesta terça-feira uma CPI para investigar eventuais irregularidades na compra de 200 respiradores artificiais pelo Governo do Estado. A primeira reunião do colegiado foi marcada pela escolha do deputado SARGENTO LIMA do PSL como presidente e do deputado IVAN NAATZ do PL como relator. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada com apoio de todos os parlamentares. O objetivo é apurar possíveis ilegalidades na contratação, sem licitação, da Veigamed Material Médico e Hospitalar Eireli para fornecer os equipamentos para a rede de saúde. O maquinário não foi entregue, mas mesmo assim o governo fez o pagamento de 33 milhões de reais para a empresa. O deputado relator IVAN NAATS disse que a irregularidade está clara e a CPI precisa identificar o responsável pelo problema. Ele disse que é possível concluir os trabalhos em 60 dias, metade do prazo previsto para a atuação da CPI.
-COM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS APÓS A CHUVA BELMONTE INTENSIFICA SERVIÇOS NAS ESTRADAS
-SINTE AFIRMA QUE FALTAM INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO PARA USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO A DISTÂNCIA
-PERCEPÇÃO DOS RISCOS E PROTEÇÃO A VIDA É TEMA DA SÉTIMA EDIÇÃO DO MAIO AMARELO
-HOSPITAL RECEBE NÚMERO SIGNIFICATIVO DE DOAÇÕES NESTE PERÍODO DE PANDEMIA
-MUNICÍPIOS DA REGIÃO CONFIRMAM NOVOS CASOS DE COVID-19
Ação social da prefeitura de Descanso em parceria com Exército arrecada grande volume de donativos. Na quinta-feira, dia 30 de abril, o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado, RCMec de São Miguel do Oeste, esteve em Descanso onde promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos, material de limpeza e agasalhos. A população descansense acolheu a causa e no total foram arrecadados 145 quilos de alimentos, 847 peças de roupas, 28 pares de calçados e cinco quilos de material de limpeza e higiene. Os donativos foram entregues à secretaria de Assistência Social. Conforme a secretária, JOSEMARI LEAL, as doações serão entregues para famílias de Descanso. Ela agradece a todos que doaram e afirma que toda ajuda é bem vinda pois fará a diferença na vida de famílias do município.
Pequenas Centrais Hidrelétricas ajudam no fornecimento de energia para região. O gerente regional JOSÉ VOLKWEIS afirma que há várias PCHs que estão ligadas no sistema da Celesc cuja energia gerada é comprada pela empresa e serve para ampliar a distribuição. Ele explica que o maior problema é que neste período de estiagem as centrais operam poucas horas e praticamente não há geração. Citou ainda a torre eólica que foi instalada em SJCedro, mas, ainda não está gerando energia. VOLKWEIS lembra que a cada período ocorrem avaliações sobre a rede de energia e a parceria com as pequenas usinas já que as pessoas também investem cada vez mais em tecnologia e eletrônicos o que gera aumento na demanda.
Veterinário orienta sobre importância da vacinação de animais domésticos em propriedades certificadas. Conforme o veterinário e coordenador do curso de medicina veterinária da Uceff de Itapiranga, RAMIRO BONOTTO, o trabalho de certificação das propriedades de livres de brucelose e tuberculose será intensificado este ano e haverá também o recadastramento para a segunda etapa do projeto. O veterinário explica que em bovinos o causador da doença é a brucella abortus, que causa problemas reprodutivos no animal. Já nos pequenos animais, a exemplo de cães, está presente a brucella canis. RAMIRO orienta que se os cães consumirem restos de animais bovinos contaminados pode ocorrer à disseminação do vírus. Se caso o canino for contaminado será difícil detectar os sinais clínicos da doença. O veterinário cita que manter a vacinação dos cães em dia também evita a disseminação do vírus, além de outras doenças como a parvavirose, que tem um índice alto na região.
Setor de Cultura de Iporã do Oeste retoma oficinas culturais e esportivas com aulas à distância. Segundo a coordenadora de cultura, LUCIANE FLACH TREIN, com a pandemia, as aulas do setor também foram canceladas. Ela explica que com o parecer jurídico, foi possível viabilizar as aulas, já a partir deste mês. LUCIANE lembra que a princípio as atividades serão retomadas até o mês de junho, depois a situação será analisada novamente. Conforme a coordenadora de cultura, serão ministradas aulas online de música, dança e as escolhinhas de esporte. LUCIANE cita que apesar de não estarem recebendo pelas aulas, os instrutores mantiveram o repasse de orientações aos alunos pelos grupos de WatsApp.
Polícia Militar Ambiental promove diversas ações alusivas aos 185 anos da PM e aos 30 anos da PMA. O comandante da Polícia Militar Ambiental no Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCAGLIO, explica que a PMA foi criada na década de 1990 com o objetivo mais específico de cuidar de florestas, mas a partir daí novas funções foram atribuídas com atuação em todo o estado. Além da parte criminal e de fiscalização, o capitão cita também demandas administrativas, justificando uma importância ainda maior na criação da PMA. RONCAGLIO destaca também as ações sociais sempre associadas a preservação do meio ambiente. O capitão ressalta que nesta terça-feira ocorreu a inauguração do novo fardamento da Polícia Militar Ambiental, projetado e em testes há cerca de dois anos para proporcionar conforto, qualidade e versatilidade ao Policial e fortalecer a identidade da PM.
Além da estreia da nova farda, nesta terça-feira a PMA realizou ações sociais, institucionais e operacionais em todas as suas unidades do estado catarinense. O capitão EVERTON RONCAGLIO destaca que ainda no final do mês de abril a Polícia Militar Ambiental lançou uma campanha de arrecadação de alimentos, em que foram arrecadados somente no pelotão de SMOeste 700 quilos de alimentos. Os donativos foram distribuídos à entidades e famílias do Extremo Oeste. Ainda alusiva a celebração dos 185 anos da Polícia Militar de Santa de Catarina, comemorados neste dia cinco de maio, e aos 30 anos da PMA que serão comemorados em julho, também ocorreu nesta terça-feira a soltura de animais nativos que estavam apreendidos na unidade da PMA em São Miguel do Oeste, além do plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação permanente.
Falta de investimentos na educação dificulta uso da tecnologia no período de aulas presenciais suspensas. O secretário do Sinte, ALDOIR KRAEMMER, afirma que nos últimos anos a maioria das escolas deixou de ter professores e monitores de informática. Ele lembra que os laboratórios tinham equipamentos antigos, mas, ainda assim a internet e os computadores ajudavam os professores na organização de materiais e pesquisas, agregando mais informações nos assuntos repassados em sala de aula. Porém, nos últimos dois anos não houve mais contratação de professores de informática e nem investimentos na área. Para ele, estes locais e suporte poderiam estar ajudando os educadores neste momento de transição na forma de ensinar devido a pandemia, que exige novas habilidades. O secretário afirma que não houve contato com o sindicato para sugestões da classe junto à secretaria de estado da educação. ALDOIR reconhece que este tem sido o único jeito de manter as aulas, porém, reforça que essa nova realidade deveria ser discutida.
Repasse de materiais através de áudios e vídeos tem aumentado a carga horária dos professores. O secretário do Sinte, ALDOIR KRAEMMER revela que esta tem sido um reclamação frequente dos professores que estão trabalhando muito além do que já faziam. Ele lembrou que a categoria já faz bastante serviço extra: preparando aulas, corrigindo trabalhos e provas, elaborando atividades, mas, agora existe ainda mais desgaste porque além dos alunos, os pais têm dúvidas e um contato mais frequente. O secretário cita também a dificuldade para algumas famílias que não tem acesso a internet, ou facilidade em mexer com os novos programas. KRAEMMER garante que o sindicato é favorável, em manter o isolamento. Porém, menciona a preocupação com a saúde mental dos professores e até mesmo das famílias após passado este período e retomada das atividades presenciais. Outro fator é qualidade, pois ele acredita que tudo que está sendo repassado precisará ser revisto e recuperado, gerando serviço dobrado.
Com condições favoráveis após a chuva Setor de Transportes e Obras de Belmonte intensifica serviços nas estradas. O vice-prefeito, CLEOMAR PISONI, explica que neste período da estiagem o foco do setor era a abertura e limpeza de fontes de água e terraplanagens. Ele cita que com a chuva da ultima sexta-feira e de ontem, as condições de umidade são favoráveis para a recuperação de trechos das estradas onde há pedras soltas devido à seca, com a colocação de cascalho e compactação. PISONI afirma que algumas máquinas passaram por manutenção e estão em condições de trabalho. Na cidade, o vice-prefeito cita que há obras de calçamento já licitadas, e na linha Bela União o calçamento está sendo finalizado. Na saída para linha Tabajara a obra já foi concluída. PISONI lembra que o município aguarda a confirmação de recursos de emendas, e caso isso não ocorra há possibilidade de turno único para contenção de despesas.
Municípios da região confirmam novos casos de Covid-19. SMOeste recebeu nesta terça-feira a informação do segundo caso de Covid-19 no município. O paciente é um homem de 42 anos, que se submeteu a um teste em um laboratório privado na segunda-feira. Ele teve os primeiros sintomas em 24 de abril, quando foi atendido pelo médico da empresa onde trabalha. O quadro era de tosse seca, diarreia, dor de cabeça, dor no corpo e febre. Desde então, ele e os familiares estão em isolamento domiciliar. Em Palma Sola o caso positivo para o Covid foi de um caminhoneiro de 54 anos, de Caxias do Sul, RS, mas que teve os sintomas no município onde procurou atendimento. Apesar de não ter sintomas graves, o paciente necessitou de cuidados médicos. Outro caso confirmado foi em Campo Erê, de uma paciente de 71 anos. A idosa já está curada e passa bem. O contato com o vírus foi em março, quando esteve em viagem internacional. Um caso positivo foi confirmado ainda em Cunha Porã.
Hospital Nossa Senhora das Mercês recebe número significativo de doações neste período de pandemia. Conforme o diretor do hospital, RENATO CELANTE, somente em dinheiro já são cerca de 50 mil reais destinados para o enfrentamento ao Covid-19. CELANTE afirma que também foram recebidos lençóis, máscaras, macas, suporte de soro e outros materiais de uso dos pacientes ou dos funcionários. Conforme o diretor, o hospital usava praticamente apenas uma ala para as internações e atendimentos, mas devido a pandemia, uma outra ala foi preparada e organizada para uso em caso de necessidade. Ele lembra que não basta o hospital somente possuir o respirador, pois é necessária uma equipe para auxiliar no atendimento ao paciente que necessite do uso do equipamento. O hospital possui um respirador e mais dois carrinhos de anestesia que podem ser transformados no equipamento.
Setor agropecuário mantém liderança na movimentação econômica de Tunápolis. Segundo o secretário de Agricultura, PEDRO BAUMGRATZ, o município finalizou a apuração do movimento econômico agropecuário do ano passado, e houve um aumento significativo nos números. O movimento econômico total, contemplando agricultura, indústria e prestação de serviço, foi de mais de 279 milhões, crescimento superior a 12% em comparação ao ano anterior. O secretário cita que de 229 o movimento econômico agropecuário aumentou para mais de 240 milhões de reais. Ele lembra que ainda pode haver uma correção nos dados do movimento, com a revisão na emissão das notas, mas se isso ocorrer os valores serão baixos.
PEDRO BAUMGRATZ afirma que o crescimento no movimento agropecuário se deve principalmente pelos altos investimentos na agricultura, especificamente na suinocultura, atividade que representa 50% de todo movimento agropecuário. O setor leiteiro também seguiu a tendência de crescimento de um ano para o outro. O secretário de Agricultura de Tunápolis ressalta que a atividade que registrou queda na movimentação financeira foi o bovino de corte, o que ele atribui que pode ter ocorrido em função das notas de venda terem sido registradas em valores mais baixos do que os realmente praticados pelos produtores.
Na avicultura, que historicamente registra baixa na movimentação em Tunápolis, o secretário projeta ampliação da atividade devido ao aumento no consumo da carne no mercado interno e também externo. PEDRO BAUMGRATZ comenta que além do faturamento aumentar nas propriedades, o município recebe maior retorno de ICMS. Ele diz que Tunápolis é um dos únicos municípios do estado que tem o movimento econômico gerado praticamente pelo setor agropecuário. O retorno que o município tem do ICMS é maior do que o FPM, o que geralmente é ao contrário na maioria dos municípios de Santa Catarina. O secretário de Agricultura de Tunápolis reforça a importância de fazer nota em todas as vendas que forem feitas, para a segurança dos produtores e para o retorno financeiro que o município terá. Ele lembra que quando a venda é entre pessoas físicas, de produtor para produtor, não há tributação.
Percepção dos riscos e proteção a vida é tema da sétima edição do Maio Amarelo. A campanha é realizada anualmente para chamar atenção para os altos índices de acidentes de trânsito e consequentemente de vítimas que são registrados em todo o país. De acordo com o especialista em trânsito, EVANDRO SEHN, a campanha tem como foco orientar as pessoas sobre atitudes simples que podem evitar ocorrências graves no trânsito. Ele explica que este ano, em função da pandemia, a campanha do Maio Amarelo será totalmente digital, com a divulgação das orientações pelas redes sociais e veículos de comunicação. O especialista em trânsito afirma que as ações do Maio Amarelo iniciaram em 2013 inspiradas na década focada na redução em pelo menos 50% no número de mortes no trânsito, no período de 2011 a 2020.
Chegando ao ponto alto da campanha, em 2020, o especialista em trânsito afirma que já foi possível reduzir os índices negativos, mas os números ainda são preocupantes. EVANDRO SEHN ressalta que com base nos números do DPVAT em 2010 foram 50 mil mortes, e em 2019 o ano fechou com 40 mil mortes no trânsito em todo o país. Ele afirma que a meta está longe dos 50% na redução do número de mortes. O especialista em trânsito chama atenção para o número de pessoas que ficaram com alguma seqüela em função de acidentes de trânsito, que passou de 150 mil em 2010 para quase 250 mil casos de invalidez em 2019. SEHN diz que os números continuam aumentando porque as pessoas não se conscientizam e continuam tendo atitudes como falar ao celular, passar o sinal amarelo e exceder o limite de velocidade, e acabam se colocando em situação de risco.
-POLÍCIA MILITAR APREENDE QUASE 500 QUILOS DE MACONHA EM CARRO DE BLUMENAU
-SUSPEITOS DE HOMICÍDIO EM BARRA DO GUARITA SE APRESENTAM A POLÍCIA CIVIL
-PRINCÍPIO DE INCÊNDIO ATINGE ALA PSIQUIÁTRICA DO HOSPITAL
Polícia Civil de Cunha Porã cumpre mandado de prisão de condenado pelo crime de estupro. O mandado de prisão por sentença definitiva de uma pessoa de 36 anos, condenada pelo crime de estupro, foi cumprido nesta terça-feira. O crime ocorreu em 2017. Após tomar conhecimento da decisão judicial, policiais civis realizaram diligências e localizaram o investigado que foi preso e encaminhado para a UPA de Maravilha.
Força tarefa da Polícia Civil prende homem foragido da polícia do Rio Grande do Sul. A operação desencadeada nesta terça-feira contou com a participação da Polícia Civil de Palmitos, Caibi, Cunhataí e Águas de Chapecó, além da Brigada Militar de Iraí, Tático e Inteligência de Frederico Westphalen. Após receber informações acerca do paradeiro de um foragido da Justiça do estado gaúcho, e que no último dia três ele teria alvejado a viatura policial na cidade de Iraí com tiros, a polícia realizou diversas diligências policiais e deslocamentos até o interior de Palmitos, sendo possível localizar o foragido. Ele estava em uma residência, próximo ao Rio Uruguai, que faz divisa com o RS, onde havia se escondido. Após a prisão, o detido foi entregue à Brigada Militar do Rio Grande do Sul, e após, encaminhado ao sistema prisional. A operação confirma o fortalecimento do protocolo integrado que há entre as polícias dos dois estados no combate ao crime.
Polícia Militar Rodoviária autua mais de 150 motoristas por excesso de velocidade no feriadão. Durante a Operação Dia do Trabalhador, realizada pela Polícia Militar Rodoviária desde o feriado até esta segunda-feira, 158 motoristas foram flagrados dirigindo acima do limite de velocidade nas rodovias estaduais do Extremo Oeste. De acordo com o comandante da Companhia de Iporã do Oeste, capitão DEIBER HAEFLIGER, outros 29 condutores foram autuados por ultrapassagens em locais proibidos e mais 149 por infrações diversas, como o não uso do cinto de segurança, falta de equipamentos de uso obrigatório, usar celular enquanto conduzia veículo, entre outros. Durante os dias de operação, foram registrados cinco acidentes, ocasionando ferimentos em quatro pessoas, mas sem nenhum óbito. HAEFLIGER ressalta que mesmo com as orientações para que as pessoas permaneçam em casa devido à pandemia de coronavírus, o trânsito foi intenso nas rodovias.
PM prende suspeito de tráfico e apreende drogas e dinheiro. Policiais do Canil Setorial do Décimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, em rondas pela comunidade Vila Basso na tarde desta terça-feira, prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas em SMOeste. Segundo a guarnição, com o homem foram encontrados 7,5 gramas de maconha e mais de 170 reais em dinheiro. Na residência do suspeito foram encontrados objetos para fracionar a droga. O suspeito, no relato aos policiais, disse que por haver muita procura e baixa quantidade de drogas sendo comercializadas o preço aumentou. O homem de 20 anos possui 24 boletins de ocorrência registrados, por tráfico de drogas, roubo, ameaça e violência doméstica. A droga e o autor foram entregues na delegacia da Comarca.
Caminhoneiro fica ferido em saída de pista na BR 158. O acidente ocorreu logo após ás nove horas da manhã desta terça-feira, na BR 158, em Cunha Porã. Os bombeiros atenderam o motorista de um caminhão VW 17250, placas de Passo Fundo, RS, que saiu da pista na beira da rodovia. O homem, de 57 anos, estava fora do veículo, consciente e orientado, apresentava ferimentos na região do crânio e no lado esquerdo do tórax. Após atendimento dos bombeiros, o caminhoneiro foi conduzido ao hospital de Cunha Porã. O caminhão estava carregado com MDF.
Empresa deixa veículo em Lavacar e funcionário viaja mais de mil km. Um fato inusitado movimentou a Polícia Militar na manhã desta terça-feira, em São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na Rua Waldemar Rangrab. No local, os policiais foram acionados por uma empresa que relatou ter deixado um veículo em um Lavacar no último dia 30 para lavação, porém ao buscar o automóvel, o mesmo não foi mais localizado. De acordo com a Polícia, o veículo estava próximo ao local, estacionado, sem os adesivos da empresa, sujo e com tanque vazio. Além disso, havia garrafas de bebidas no interior do carro. A empresa responsável pelo veículo constatou ainda que o automóvel rodou mil 383 km desde que foi deixado no Lavacar na última semana. Segundo a PM, câmeras de segurança flagraram o funcionário do Lavacar estacionando o veículo no local pela manhã. O nome do Lavacar não foi divulgado pela Polícia.
Polícia Militar de Pinhalzinho apreende quase 500 quilos de maconha. No início da madrugada desta quarta-feira, a Polícia Militar de Pinhalzinho em rondas pelo trevo de acesso à cidade visualizou um veículo Renault Duster com placa de Blumenau, transitando em atitude suspeita. Ao tentar fazer a abordagem o veículo fugiu, iniciando então, acompanhamento tático que se entendeu por aproximadamente 12 km. Foi solicitado o apoio da Guarnição Policial de Modelo e municípios vizinhos. No trajeto o veículo transitava de maneira agressiva e perigosa, transitando pela contra mão de direção e ultrapassando pela direita da via em altíssima velocidade, mesmo com a forte chuva. Já na divisa dos municípios de Modelo e Serra Alta o veículo em fuga entrou em uma estrada de terra, e seu condutor fugiu em meio à mata, não sendo mais localizado. No interior do veículo foram localizados 485 quilos de maconha. A droga e o veículo foram apreendidos e entregues na delegacia.
Princípio de incêndio atinge ala psiquiátrica do hospital de Mondaí. A ocorrência foi registrada por volta das 19 horas e 30 minutos desta terça-feira. Segundo informações repassadas a Rádio Oeste pela direção do hospital, uma mulher jovem, que havia sido internada ainda ontem na ala psiquiátrica da Associação Hospitalar de Mondaí, ateou fogo em um colchão, o que ocasionou o princípio de incêndio. Quando os bombeiros de Iporã do Oeste chegaram ao local as chamas já haviam sido controladas por outros pacientes e funcionários com o uso de um extintor e jarras de água. Além do colchão, o fogo também danificou parte da fiação elétrica e o teto. Os pacientes internados na ala feminina, atingida pelas chamas, foram transferidos para outra ala. Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento, mas ninguém se feriu.
Suspeitos de homicídio em Barra do Guarita se apresentam a Polícia Civil. Conforme o delegado, ROBERTO AUDINO, dois homens suspeitos de serem os autores da morte de JOÃO PEDRO DOS SANTOS e da tentativa de homicídio de CRISTIANO LISSAK se apresentaram na tarde de segunda-feira com advogado na delegacia de Tenente Portela. De acordo com o delegado, suspeitos alegaram legítima defesa, prestaram depoimento e foram liberados. ROBERTO AUDINO, informou que a motivação dos crimes foi o desentendimento entre os envolvidos por disputa de terras. Na semana passada o advogado dos suspeitos avisou que eles iriam se apresentar a polícia. Na versão dos dois homens, eles teriam se defendido. As vítimas é que partiram para a agressão e a arma de fogo usada no homicídio pertencia a vítima. O delegado observa que ainda precisa ouvir a esposa da vítima que está internada em Passo Fundo.
Polícia aprendeu armas usadas em homicídio e tentativa de homicídio. Os crimes investigados pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul ocorreram no início da noite de 27 de abril, na comunidade do Remanso do Uruguai, interior de Barra do Guarita. A Brigada Militar apreendeu as armas utilizadas, um revólver calibre 32, um facão e pedaço de madeira. JOÃO PEDRO DOS SANTOS morreu no local do crime. CRISTIANO LISSAK sofreu graves ferimentos e foi encaminhado ao hospital de Tenente Portela. Posteriormente a vítima foi transferida para o Hospital de Passo Fundo onde permanece internada. O delegado destaca que após os depoimentos os dois homens foram liberados, pois não teve flagrante e também não foi expedido mandado de prisão preventiva dos suspeitos.