O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Pesquisadores da Holanda e da Alemanha conseguiram produzir, em laboratório, anticorpos capazes de bloquear a ação do vírus que causa a Covid-19. A técnica que eles empregaram já é utilizada em larga escala para produzir medicamentos contra outras doenças, o que abre a possibilidade de que essas moléculas também sejam usadas contra a nova moléstia, que matou ao menos 250 mil pessoas no mundo todo até agora. A molécula que obtiveram recebe a designação de anticorpo monoclonal e seu uso já ocorre para combater diferentes tipos de câncer, atacando apenas as células tumorais. Segundo os pesquisadores, o anticorpo monoclonal tem potencial para ser utilizado tanto em diagnósticos de Covid-19 quanto para fins terapêuticos.
O número de mortos nos Estados Unidos pela Covid-19 ultrapassou a marca de 70 mil, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins desta terça-feira. O país registra mais de um milhão e 200 mil casos de novo coronavírus. Somente no estado de Nova York, a Covid-19 matou mais de 25 mil pessoas. Apesar do número ainda alto, o número de internações vem caindo após um pico em abril. Alguns estados norte-americanos também vem flexibilizando as regras de isolamento social.
O Uruguai vê com "preocupação" a existência de casos de coronavírus do lado brasileiro de várias cidades fronteiriças e, por isso, decidiu aumentar o controle sanitário na fronteira comum. A decisão foi informada nesta terça-feira pelo secretário da Presidência, ÁLVARO DELGADO. Segundo ele, o presidente uruguaio, LUIS ALBERTO LACALLE POU, instruiu todos os ministros a aprofundar a presença nas fronteiras. O país vai baixar um protocolo e orientações claras serão dadas à população da área de fronteira. "As particularidades das cidades binacionais" serão levadas em conta, declarou DELGADO. Desde o início da epidemia, o Uruguai proibiu a entrada de estrangeiros no país, mas os residentes dessas localidades próximas ao Brasil, que muitas vezes moram de um lado e trabalham no outro, podem até agora circular normalmente.
O ex-ministro da Justiça SERGIO MORO afirmou, no depoimento que prestou à Polícia Federal no último sábado, que o presidente JAIR BOLSONARO disse em fevereiro, por mensagem de celular, que queria indicar um novo superintendente para a Polícia Federal no Rio de Janeiro, estado no qual o presidente construiu a carreira política. MORO afirmou aos policiais federais que a mensagem de celular na qual BOLSONARO teria pedido para ele próprio indicar o superintendente da Polícia Federal no Rio foi enviada pelo presidente no começo de março, quando o então ministro e o então diretor-geral da PF, MAURÍCIO VALEIXO, estavam em missão oficial nos Estados Unidos. Segundo a mensagem BOLSONARO teria escrito à MORO: “'Você tem 27 superintendências, eu quero apenas uma”.
O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Presidência da República entregue, em até 72 horas, as gravações de uma reunião ministerial que ocorreu no Palácio do Planalto em 22 de abril e foi citada por MORO. A gravação requisitada pelo STF foi referenciada pelo ex-ministro SÉRGIO MORO em seu depoimento na Polícia Federal. Na reunião, um conselho de ministros, MORO afirma que foi cobrado por BOLSONARO pela substituição do diretor-geral da Polícia Federal e também por relatórios de inteligência e de informação do órgão. Na decisão de CELSO DE MELLO, ele determina ainda que os arquivos devem ser preservados com total integridade do conteúdo.
O presidente JAIR BOLSONARO falou com a imprensa na entrada do Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira e repercutiu o depoimento de SÉRGIO MORO, que havia sido divulgado poucas horas antes. BOLSONARO disse que não leu as dez páginas, mas ressaltou que “parece que em nenhum momento ele diz que cometeu crime”. O presidente disse ainda que a “verdade está sendo restabelecida” e, para rebater o ex-ministro, mostrou seu celular e uma troca de mensagens com MORO. O presidente tentou, assim, desqualificar a acusação de que queria interferir na Polícia Federal ao sugerir a troca do superintendente a MORO. Numa das mensagens anteriores, o próprio ex-ministro diz que era “fofoca” a notícia de que a PF estaria em busca de deputados bolsonaristas. BOLSONARO também acusou o ex-ministro de vazar informações reservadas e falou em crime previsto na Lei de Segurança Nacional.
Santa Catarina tem 46 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, segundo um levantamento feito pela Federação Catarinense de Municípios. Desses, nove foram homologados pela Defesa Civil do estado. Na semana passada, a instituição enviou ofício ao governo pedindo que o Poder Executivo faça um decreto em nível estadual. Ainda não há resposta para a demanda. As regiões mais afetadas são o Oeste e o Vale do Itajaí e os transtornos estão sendo sentidos principalmente no campo. Na última semana, foi feita reunião com representantes dos municípios e do governo para tratar da situação. Após o encontro, a Federação enviou pedido ao governador CARLOS MOISÉS solicitando que o que o governo do estado decretasse situação de emergência.
O secretário de Estado da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira para explicar novos questionamentos sobre o processo de compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões pelo governo do Estado. BORBA negou "veementemente" qualquer participação na indicação da empresa Veigamed para a compra dos respiradores. A manifestação do secretário de Casa Civil ocorreu horas depois de a ex-servidora da Secretaria de Saúde, MÁRCIA GEREMIAS PAULI, exonerada após as denúncias sobre a compra dos respiradores, conceder entrevista a uma emissora de TV alegando que a decisão de fechar a compra dos respiradores teria partido do secretário DOUGLAS BORBA. Ele também negou aparticipação do governador do Estado, CARLOS MOISÉS nessa compra dos respiradores e disse que o processo foi efetuado pela Secretaria de Saúde.
A Assembleia Legislativa instalou nesta terça-feira uma CPI para investigar eventuais irregularidades na compra de 200 respiradores artificiais pelo Governo do Estado. A primeira reunião do colegiado foi marcada pela escolha do deputado SARGENTO LIMA do PSL como presidente e do deputado IVAN NAATZ do PL como relator. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada com apoio de todos os parlamentares. O objetivo é apurar possíveis ilegalidades na contratação, sem licitação, da Veigamed Material Médico e Hospitalar Eireli para fornecer os equipamentos para a rede de saúde. O maquinário não foi entregue, mas mesmo assim o governo fez o pagamento de 33 milhões de reais para a empresa. O deputado relator IVAN NAATS disse que a irregularidade está clara e a CPI precisa identificar o responsável pelo problema. Ele disse que é possível concluir os trabalhos em 60 dias, metade do prazo previsto para a atuação da CPI.
País enfrenta dois grandes problemas que se sobressaem nesse momento: a desigualdade social e a indisciplina do povo. A manifestação é de DOM EDGAR ERTL, bispo de Francisco Beltrão. Com relação a indisciplina ele explica sua opinião a resistência das pessoas ao isolamento social. Observa que a Europa está dando uma lição como se faz, ao seguir as orientações das autoridades de saúde. O religioso considera mais uma pandemia a divergência política. Se vive uma das piores crises políticas e econômicas dentro da pior crise da saúde, ressalta.
Campo Erê vai manter dia D de vacinação contra gripe. A técnica em enfermagem responsável pela sala de vacinas no município, CASSIANE DE LIMA, informa que o dia especial não vai ser cancelado. A determinação do Ministério da Saúde era para não mais acontecer, mas deu liberdade para que os municípios se programem conforme suas realidades. Campo Erê decidiu por manter o dia D, pois a campanha já está bem organizada e divulgada para a população.
Dia intensificado de vacinação vai ser no sábado. A responsável destaca que para evitar aglomerações as pessoas devem se organizar em vários pontos de atendimento. A imunização vai ser feita na unidade do Bairro São Francisco das oito ás 17 horas sem fechar ao meio dia. Já no posto do Bairro Melo, será das oito horas até 16 e trinta; na vila feliz pela manhã das nove ás onze e meia e a tarde das 13 até 16 horas; na linha Caldato a equipe vai estar a partir das nove da manhã e na 12 de novembro das 13 ás 15 horas.
Junto com o dia D tem início a terceira fase de vacinação. CASSIANE frisa que essa nova etapa em Campo Erê contempla crianças de seis meses a menores de seis anos, professores da rede pública e privada, gestantes, puérperas e pessoas acima de 55 anos de idade. Mesmo com a mudança, pessoas pertencentes ao primeiro ou segundo grupo ainda podem ir se vacinar tanto no dia D, sábado, quanto nos demais dias. A campanha segue até cinco de junho, e quem quiser se vacinar precisa levar somente carteirinha de vacinação e cartão SUS.
Palma Sola confirma segundo caso de Coronavírus. Conforme administração, o caso é de um caminhoneiro de 54 anos que não reside no município. Ele é de Caxias do SulRS, mas, teve os sintomas em Palma Sola, procurou atendimento, fez teste rápido que confirmou a contaminação por Covid-19. Ainda de acordo com a prefeitura, o homem foi encaminhado ao hospital regional de São Miguel do Oeste que é referência para os casos e enfrentamento da pandemia. Apesar de não ter sintomas graves, o paciente necessitou de cuidados médicos. As pessoas que tiveram contato com o caminhoneiro foram orientadas e encaminhadas ao isolamento.
Em menos de 24 horas São Miguel do Oeste confirma mais um caso de Coronavírus. O Comitê de Crise recebeu, ontem a informação de mais um caso de Covid-19 no munícipio. O paciente é um homem de 42 anos, que se submeteu a um teste num laboratório privado e teve resultado positivo. Ele teve os primeiros sintomas em 24 de abril, quando foi atendido pelo médico da empresa onde trabalha. O quadro era de tosse seca, diarreia, dor de cabeça, dor no corpo e febre. Desde então, está em isolamento domiciliar, assim como os familiares, que serão submetidos a exames. O primeiro caso foi confirmado e divulgado na segunda-feira.
Campo Erê confirma primeiro caso de Covid-19. O governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou ontem a confirmação do primeiro caso de coronavírus, no município. A paciente tem 71 anos, fez exame em laboratório particular e foi validado pelo LACEN. Ainda segundo o governo, a paciente já está curada e encontra-se bem. O contato com o vírus Covid-19 deu-se no mês de março, momento em que ela estava em viagem internacional. Ao retornar permaneceu em isolamento. Em nota a Secretaria de Saúde afirma que a mulher não comunicou a saúde pública sobre a coleta do exame, só quando recebeu o resultado positivo. Na tarde de hoje a saúde pública juntamente com executivo municipal devem se pronunciar a respeito do caso.
Marmeleiro está em estado de atenção contra a dengue. Quem comenta é a diretora de saúde do município MARILENE ROMIO. De acordo com ela, são quase 40 casos de dengue confirmados e 90 aguardando resultado de exame. Ela pede à população para que não descuide da limpeza de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em seu quintal e casa, principalmente nesse período de isolamento social e de combate ao coronavírus. Frisa que as pessoas não podem cuidar da pandemia e esquecer a dengue.
Aumento de casos de dengue preocupa saúde pública. MARILENE destaca que o último índice de infestação predial divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, revela que Marmeleiro está em estado de alerta 2.4. Isso atinge um índice acima do recomendado pela Ministério da Saúde, que é de menos de 1.0. A diretora comenta que o Departamento de Saúde de Marmeleiro está em alerta e os agentes de endemias permanecem visitando as casas e eliminando possíveis criadouros do mosquito.
Dengue recebe mesma atenção e cuidado que o coronavírus. MARILENE, defende que a saúde pública trata de igual para igual as duas doenças que hoje são a maior preocupação do mundo. Alega que a equipe não esqueceu dos problemas causados pela dengue, pois tem combatido com muita insistência, e recentemente, pouco antes da pandemia de coronavírus, o município realizou em parceria com os departamentos municipais, um grande mutirão de limpeza. Na ação foram recolhidos mais de 40 toneladas de entulho, que poderiam se tornar possíveis criadouros do mosquito.
Com o isolamento social, muitas pessoas estão aproveitando para descartar móveis de dentro da residência. Muitas vezes, conta a diretora de saúde, a população está usando os quintais e até mesmo as calçadas, para descarte desses materiais. Isso, favorece a formação de criadouros do mosquito. MARINELE, pede a compreensão da população no combate e prevenção a dengue. Não é a hora de descartar móveis dessa forma e cuidem do quintal, calhas, espaços e objetos domésticos que podem acumular água, orienta a diretora de saúde.
População e saúde pública tem o mesmo compromisso no combate e prevenção a dengue. MARILENE ROMIO – diretora do Departamento de Saúde de Marmeleiro, acrescenta que mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, que atinge o mundo todo, não podemos nos esquecer da dengue. Ela também pode matar, e o mesmo mosquito transmite mais doenças.
Cedup Campo Erê comemora conquista da licença para abater suíno. A diretora CLECI FINARDI informa que agora a escola pode comercializar carne suína produzida no local. Isso porque os entraves burocráticos foram todos vencidos. Acrescenta que serão seguidas as orientações da inspeção municipal. O abate de carne suína era uma grande necessidade do Cedup e ontem foi feito o primeiro procedimento que serviu de teste, depois de quase um ano. CLECI diz que serão abatidos três animais por semana, até para evitar muita circulação no ambiente.
Com muita alegria. Assim ODETE RINTZEL – responsável do setor de abate do Cedup recebe a aprovação da licença. Ela comenta que com isso, a indústria volta a ser o que era a quase um ano. Salienta que o setor não precisa praticamente nenhum investimento porque já funcionava muito bem antes da paralisação das atividades com suíno. Destaca que matéria prima a escola tem e a indústria está equipada com o que precisa para realizar o trabalho.
Indústria do Cedup já vinha praticando abate de aves. ODETE RINZEL frisa que a escola adquire pintainhos que são engordados e abatidos para consumo da própria escola. O excedente é vendido nos mercados da cidade. Assim será com suínos. Além de abastecer o Cedup, alguns cortes serão comercializados na cidade. Lucros com a venda do que é produzido na escola são aplicados em todos os setores. Um deles é o próprio refeitório, porque nem tudo o que é consumido por professores, funcionários e alunos, é produzido ali mesmo.
No pacote de investimento de São Lourenço do Oeste, cinco ações estão contempladas. Segundo o prefeito RAFAEL CALEFFI, o dinheiro que gira na cidade, movimenta o comércio e aquece a economia. O prefeito destaca esse movimento, principalmente nas maiores obras, a nova Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti e o Ginásio Esportivo do Centro de Educação Infantil Municipal e Ceim - Monteiro Lobato.
Com investimento aproximado de 15 milhões, obra da nova escola abre processo licitatório em primeiro de junho. A unidade escolar terá mais de seis mil metros quadrados, 24 salas de aula, biblioteca, laboratórios de artes, ciência e informática, brinquedoteca, sala de leitura, área administrativa, refeitório, playground, quadra coberta e atenderá a educação infantil e fundamental. A nova escola ficará localizada no bairro Progresso.
Prefeitura prorroga prazos para pagamentos dos impostos. O prefeito ODILSON LIMA baixou decreto tomando essa providência por causa das dificuldades trazidas com a pandemia do coronavírus. ÊNIO VICHRÓSKI – do Setor de Tributo informa que as obrigações que venciam em 30 de março, como Alvarás de Licença, ficam estendidas até 10 de maio. Os vencimentos entre 19 de março a 30 de maio tem seus prazos prolongados até 31 de maio. Não haverá multa nem juro para o contribuinte que quer se beneficiar do decreto.
Quem tem Refis com vencimentos em abril, maio e junho também é beneficiado com o decreto do prefeito. De acordo com VICHRÓSKI, os vencimentos pularam para os meses de outubro, novembro e dezembro. O IPTU, que primeiramente vencia em 10 de maio, passou a vencer a primeira parcela em 10 de junho, com os devidos descontos. O Setor de tributo da Prefeitura de Campo Erê funciona das 7 da manhã as 6 da tarde, sem fechar ao meio dia, para tirar todas as dúvidas dos contribuintes.
Motoqueiro fica ferido em queda na SC-160. Por volta das 17 horas e 20 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender a um acidente de trânsito tipo saída de pista de uma motocicleta Suzuki RF600, placa de Santa Terezinha do Progresso. Após procedimentos de APH e imobilização, a vítima foi encaminhada ao hospital Santo Antônio de Campo Erê.
Ônibus e caminhão colidem no trevo daPR-158. A colisão aconteceu em Vitorino. Se envolveu um ônibus de São Lourenço do Oeste transportava trabalhadores e um caminhão de Francisco Beltrão, que tombou após a batida derrubando a carga de farelo de soja sobre a rodovia. Uma das ocupantes do ônibus disse que pelo menos quatro passageiros relataram dores e dois deles tiveram escoriações leves, sendo encaminhados para atendimento médico. O motorista do coletivo e do caminhão, não ficaram feridos. A Polícia Rodoviária Estadual controlou o trânsito no local que ficou interditado até que a carga fosse totalmente retirada e a pista liberada.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.