-PRESIDENTE VETA PROJETO QUE DESTINAVA RECURSOS PARA O SETOR CULTURAL
-COOPERATIVAS DE SC CRESCEM 37 POR CENTO E FATURAM 68 BILHÕES EM 2021
-SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS NA ILUMINAÇÃO VOLTA SER SOLICITADA NA CÂMARA
-OBRAS PARA PAVIMENTAÇÃO SENTIDO A LINHA SÃO VENDELINO SÃO INICIADAS
-VEREADOR PROPÕE INCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM PROGRAMA DE AJUDA DE CUSTOS
-PROJETO NÃO OBRIGA PREFEITURA REFAZER PINTURA DOS PRÉDIOS PÚBLICOS
-ATIVIDADES GRUPAIS SÃO UMA DAS PRIORIDADES DA NOVA SECRETÁRIA
-SAÚDE ADOTA MEDIDAS DE PRECAUÇÃO CONTRA DENGUE EM PALMA SOLA
-MAIS DE 165 QUILOS DE MACONHA FORAM APREENDIDOS EM GUARACIABA
-PRF APREENDE NA BR-163 PISTOLA E MUNIÇÕES SEM REGISTRO LEGAL
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva rápida durante a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 69 centavos. O euro está valendo cinco reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A guerra da Rússia na Ucrânia, "que viola a Carta das Nações Unidas", afeta 74 países em desenvolvimento e 1,2 bilhão de pessoas. A declaração foi feita pelo secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, durante a abertura de uma reunião do Conselho de Segurança nesta terça-feira. ROSEMARY DICARLO, destacada para Assuntos Políticos na ONU, expressou "grave preocupação" das Nações Unidas pelo uso de bombas de fragmentação em áreas residenciais. A ONU informou que recebeu denúncias "confiáveis" de que a Rússia utilizou bombas de fragmentação em regiões habitadas da Ucrânia pelo menos 24 vezes.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, discursou para o Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira e pediu aos países-membros que dessem mais garantias de segurança à Ucrânia. Após listar uma série de atrocidades que as tropas russas teriam cometido contra os civis na cidade de Bucha, ZELENSKY as comparou a grupos terroristas e questionou o Conselho sobre qual a diferença entre esse tipo de organização e as forças de Moscou. De acordo com as autoridades da Ucrânia, quase 300 corpos de civis mortos na guerra foram enterrados em valas comuns. A Rússia diz que as fotos e vídeos são "uma encenação".
Os Estados Unidos e o Reino Unido buscarão a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU após "as imagens de Bucha", cidade ucraniana onde foram encontradas dezenas de corpos supostamente de civis. A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, a chilena MICHELLE BACHELET, disse que as imagens apontam para "possíveis crimes de guerra". O Kremlin negou que as forças russas tenham matado civis. Para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos, é necessário o voto a favor de dois terços da Assembleia Geral da ONU. Essa medida já foi tomada no passado contra a Líbia.
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta terça-feira que a Lei Maria da Penha, que protege as vítimas de violência doméstica, pode ser aplicada para mulheres transexuais. Essa foi a primeira vez que a questão foi julgada pelo tribunal e serve de precedente para que outras instâncias da Justiça sigam esse entendimento. Os ministros analisaram um recurso do Ministério Público contra decisão da Justiça de São Paulo, que negou medidas protetivas previstas na lei para uma mulher transgênero. No caso analisado pelo STJ, uma mulher trans agredida pelo pai, que não aceitaria o fato de ela se identificar com outro gênero, pediu a aplicação de medidas protetivas. Por unanimidade, os ministros da Sexta Turma entenderam que o artigo quinto da Lei Maria da Penha caracteriza a violência doméstica e familiar contra a mulher como qualquer ação ou omissão baseada no gênero, mas que isso não envolve aspectos biológicos.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro EDSON FACHIN, afirmou nesta terça-feira que 445 mil 553 jovens com idade entre 15 e 18 anos emitiram o seu título de eleitor no mês de março. Ainda, segundo o ministro, em fevereiro, foram registrados 349 mil 160 novos eleitores nesta faixa etária. Os dados foram apresentados por FACHIN no início da sessão desta terça-feira. O ministro lembrou que, entre os dias 14 e 18 do mês passado, o tribunal promoveu a Semana do Jovem Eleitor de 2022, uma ação de comunicação com apoio dos 27 tribunais regionais eleitorais para tratar da importância do primeiro voto. O prazo para tirar o título é quatro de maio.
O presidente JAIR BOLSONARO vetou o Projeto de Lei Complementar sobre apoio financeiro da União aos entes da Federação para enfrentamento das consequências econômicas da pandemia de Covid-19 no setor cultural. A Câmara dos Deputados havia aprovado em fevereiro a chamada Lei Paulo Gustavo, que prevê recursos do Fundo Nacional de Cultura para estados, o Distrito Federal e municípios com o intuito de fomentar atividades culturais. Segundo a o governo federal, "a proposição legislativa foi vetada por contrariedade ao interesse público, ao destinar o montante de três bilhões 869 milhões do Orçamento da União. De acordo com a Presidência da República, a criação da despesa estaria sujeita ao limite constitucional previsto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para o qual não teria sido apresentada compensação na forma de redução de despesa, o que dificultaria o cumprimento do limite.
O setor cooperativo de Santa Catarina, integrado por 255 organizações de sete ramos de atividades, encerrou 2021 com receita bruta de vendas de 67 bilhões 970 milhões de reais, 37 por cento mais do que a do ano anterior que chegou a 49 bilhões e meio de reais. O agronegócio seguiu liderando e respondeu por 72 por cento da receita total, 48 bilhões e 700 milhões. Em segundo lugar ficou o cooperativismo de crédito, com oito bilhões 730 milhões, seguido por saúde, com cinco bilhões e 900 milhões de reais. As sobras ficaram estáveis. Os dados são da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina e foram divulgados nesta terça-feira pelo presidente LUIZ VICENTE SUZIN.
Depois de duas horas de reunião na Casa D'Agronômica, em Florianópolis, deputados estaduais e o governo de Santa Catarina decidiram construir de forma conjunta um projeto para acabar com o impasse em torno do veto do executivo ao ICMS que tramita na Alesc. Ficou acertado que uma nova proposta para discutir o imposto do leite, do trigo e dos alimentos dos bares e restaurantes será enviada à Assembleia na próxima semana. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e representantes da Fazenda participaram do encontro nesta terça-feira. A tendência é que a atuação conjunta entre governo e Legislativo acabe com o impasse atual. A análise do veto, que deveria ocorrer na semana passada, foi adiada pelos deputados.
Santa Catarina tem 98 por cento de ocupação dos leitos de UTI Neonatal, ou seja, destinados para recém-nascidos. De acordo com o painel de monitoramento, o sistema de saúde catarinense conta com apenas três leitos disponíveis dos 204 ativos para tratamento geral e para pacientes com Covid-19. Enquanto isso, cinco das seis regiões estão com 100 por cento. Dos 21 hospitais que têm leitos Neonatais ativos, apenas o Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, no Sul do estado, e o Hospital São Francisco, em Concórdia, no Oeste, não atingiram sua capacidade máxima e estão com um e dois leitos disponíveis, respectivamente. Os leitos de UTI Neonatal mais próximos do extremo-oeste ficam em Chapecó.
O presidente e secretário Executivo da Ameosc vão à Florianópolis para debater importantes demandas da agricultura, infraestrutura, saúde e turismo da região. O presidente IVAN CANCI, prefeito de Anchieta, em audiência com o superintendente Regional do Dnit, RONALDO CARIONI, o presidente entregou um documento, fruto do planejamento da Ameosc, que trata do andamento das obras na BR-163, entre os municípios de Guaraciaba E Dionísio Cerqueira. Ainda, foi tratado sobre as previsões do projeto envolvendo a BR-282, entre São Miguel do Oeste e Ponte Serrada, sobre o projeto da ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga e, ainda, sobre o ofício que solicita recursos para elaboração do projeto sobre a ponte no município de Paraíso. O encontro foi bastante positivo tendo em vista a expectativa do andamento das obras na BR-163 e que existem recursos previstos pela bancada catarinense e a bancada do Rio Grande do Sul para elaboração do projeto da ponte em Itapiranga.
Na secretaria de Estado da Agricultura a Ameosc entregou documento apresentando o projeto que trata sobre conservação, preservação e armazenamento de água no solo, nas fontes e reservatórios da região. O presidente IVAN CANCI, prefeito de Anchieta, afirmou que a ideia teve boa recepção por parte do secretário adjunto, da mesma forma foi solicitado aporte de mais recursos para o Programa Pró-Solo, devido à grande demanda na região, para os agricultores investirem nos reservatórios de água nas propriedades. Ainda ontem foi realizado um encontro na secretaria de Estado da Saúde, onde foi levada a demanda de mais investimentos para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste para que a unidade hospitalar possa atender demais serviços da oncologia e outras especialidades que se fazem necessária. Hoje, a indisponibilidade de alguns serviços leva os pacientes a terem de procurar atendimento em outros hospitais mais distantes.
O município de São José do Cedro publicou o decreto de 31 de março com objetivo de criar o novo serviço e fixar o valor da cobrança no fornecimento de carga d’água sem tratamento. A intenção é auxiliar as famílias nos períodos de estiagem quando a demanda por cargas aumenta. O serviço corresponde ao carregamento, transporte e descarregamento durante todo o ano, em caso de estiagem, ou situação de emergência declarada oficialmente, o município segue respeitando os princípios da isonomia e razoabilidade. O valor do fornecimento d’água sem qualquer tratamento será cobrado por carga, sendo de cinco mil litros, no valor de 20 reais e dez centavos e a carga de dez mil litros fica no valor de 43 reais e 20 centavos. Para os serviços que ultrapassem as 3h será cobrado proporcional ao tempo excedido. O serviço deve ser solicitado juntamente com a secretaria de Obras e será prestado conforme cronograma em parceria com a Defesa Civil.
A secretaria de Saúde do município de Palma Sola está ciente que mais cedo ou mais tarde vai registrar casos de transmissão comunitária da Dengue. Por isso, a saúde já está se preparando para atender da forma mais rápida possível as pessoas que procurarem pelos atendimentos médicos. A declaração é da enfermeira EDITE CIRINO. Até a tarde de ontem eram três casos confirmados, sendo estes importados, e seis suspeitos que aguardam o resultado. Este cenário é aguardado devido ao alto risco que Palma Sola se encontra para a doença e também da situação já vivida em demais municípios como São José do Cedro e Romelândia, que estão em epidemia. A enfermeira relatou com tristeza este fato, sendo que a eliminação do mosquito é bastante difícil. Mas com a participação da população é possível amenizar e controlar a proliferação da Dengue. A enfermeira salientou que muitos moradores estão solicitando a realização do “fumacê” por toda a cidade, porém isso não é recomendado devido a alta exposição durante o serviço podendo causar problemas de saúde.
A enfermeira EDITE CIRINO, comentou que parte da população está aguardando a situação se agravar para adotar algumas medidas contra o mosquito, da mesma maneira como foi durante a pandemia da Covid-19. Mas a saúde está fazendo sua parte e alertando os moradores para ações simples no dia a dia. Contudo, ela destacou que o sentimento da equipe é de um total descaso por parte de certos moradores no combate à Dengue proporcionando um cenário favorável para uma epidemia. EDITE ainda comentou que a coleta de exames para o Lacen também são de pessoas que moram nas comunidades rurais de Palma Sola, o que deixa a saúde ainda mais preocupada. Ao todo são 62 focos do mosquito Aedes aegypti encontrados pelo município. A enfermeira enfatizou que, caso uma epidemia se instale em Palma Sola, todos os serviços da saúde passam a ser focados nos casos de Dengue. Assim afetando demais serviços prestados à população.
Na tarde de ontem, aconteceu mais um mutirão de cataratas contempladas seis pacientes do município de Princesa. A ação aconteceu no Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste. Foram cinco procedimentos de cataratas e um laser, sendo a limpeza da lente. Ontem mesmo ocorreu o retorno destes pacientes ao hospital para o pós-cirúrgico. O resultado foi a parceria do Sus por meio secretaria de Estado da Saúde. O município de Princesa disponibilizou a primeira consulta, o transporte e a organização destes pacientes.
Sob o comando de uma nova secretária desde segunda-feira, a pasta da Saúde de São José do Cedro recebe as primeiras diretrizes de sua nova gestora. Entre eles, a retomada das atividades grupais, como para de dependentes químicos. A secretária CARLA SILVESTRE, em entrevista para a Rádio Cedro, relatou que nos dois anos de pandemia os serviços de grupos foram bastante afetados. A ideia ainda é reestruturar serviços na saúde nos próximos meses. Ela, que é psicóloga, destacou a importância de um bom atendimento aqueles que procuram pela saúde, sendo que muitos buscam o setor para serem acolhidos. Entre uma das prioridades é prestar um serviço humanizado tendo em vista que, segundo ela, muitas pessoas estão procurando um bom serviço. Durante esta semana, CARLA relatou que o objetivo é tomar conhecimento do que vinha acontecendo durante o último secretariado. Mas ele destacou o alto fluxo de atendimentos diários, principalmente agora com a epidemia de Dengue em São José do Cedro.
O escritório de Advocacia Geller, de São José do Cedro, está sendo vítima de uso ilegal do nome. Para a Rádio Cedro, o advogado ANDREY GELLER, relatou que muitas pessoas o procuraram relatando que alguém entrou em contato para solicitar dados pessoais para ações contra o INSS. Segundo ele, os autores estavam solicitando para os clientes um depósito em dinheiro para receber os recursos do Instituto. Os valores solicitados variam entre dois e três mil reais por meio de Pix. Ele ainda disse que, até então, segundo se sabe, não há informações de que alguém fez o deposito. Cerca de 30 pessoas receberam as ligações. GELLER afirmou que já foi realizado um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O advogado também afirmou que as cobranças por parte do seu escritório acontecem após os processos encerrados.
Ontem deu início aos primeiros trabalhos para pavimentação da estrada entre a cidade de São José do Cedro, no final da Rua Salgado Filho até a Linha Santo Inácio. A prefeitura contratou uma empresa especializada para detonação de rochas sentido a comunidade. O secretário de Obras JAIR POSTAY, em entrevista para a Rádio Cedro, relatou que a detonação ocorre hoje. Com isso, é necessário ficar atento ao trafegar pelo local, sendo que a equipe já fez a sinalização de alerta e também para os desvios que se fazem necessários durante esta obra. O prazo de conclusão é de 11 meses para pavimentar com pedras irregulares pouco mais de quatro quilômetros. O secretário ainda relatou que os veículos pesados devem utilizar a entrada localizada na São Domingos para acessar a comunidade. Já os veículos leves podem usar um desvio que foi disponibilizado no Loteamento Alta Colina. Ele afirmou que todos os desvios estão devidamente sinalizados para a população. POSTAY destacou que a obra vai acontecer por etapas evitando transtornos na região.
O projeto de lei, que dispõe sobre a padronização das cores dos prédios públicos municipais, apresentado pelo líder da bancada de situação da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, não obriga a administração a refazer a pintura de todos os edifícios públicos. A afirmação é do vereador GUILHERME FERRARI. O líder da situação explicou que esta lei, caso aceita, vai disponibilizar a pintura apenas dos prédios a serem construídos ou reformados. A bandeira do município é composta por três cores que se destacam, sendo amarelo, vermelho e verde. Para ele, a padronização da pintura dos edifícios de propriedade do município tornaria mais fácil o reconhecimento daquilo que é do setor público. A Creche Nossa Senhora, recentemente reformada, recebeu as cores predominantes da bandeira em sua estrutura. GUILHERME também disse que o projeto não provocará gastos desnecessários para administração tendo em vista que já seria investido em pintura após a reforma ou construção.
A retirada do recesso de julho na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, já aprovada pelo legislativo, vai acrescentar duas sessões ordinárias no calendário de trabalhos dos vereadores. A proposta partir da bancada de situação e prevê que os encontros iniciam no dia primeiro de fevereiro e segue, sem interrupção, até o dia 20 de dezembro. O líder da situação GUILHERME FERRARI, relatou que estas reuniões a mais no final de ano vai possibilitar despachar demandas rotineiras da administração, como também avaliar textos de urgência. Para o vereador, não é justo com os trabalhadores do setor privado que trabalham durante todo ano sem férias neste período. Por isso, a Câmara, por aceitação absoluta, ampliou o período de trabalho. O legislativo ficará de recesso, com esta nova alteração, entre os dias 20 de dezembro e 31 de janeiro.
As inscrições para a parcela de janeiro de 2022 do Programa Municipal de Concessão de Bolsas de Estudos de Guaraciaba vão até amanhã. O programa é destinado a estudantes do Ensino Superior, Médio Técnico e Profissionalizante, residentes e domiciliados no município de Guaraciaba. A solicitação deverá ser feita mediante preenchimento dos dados necessários no menu de inscrição. Quando realizar a inscrição no Portal, o estudante deverá no mesmo momento anexar os documentos exigidos neste edital no formato imagem ou PDF até dia sete de abril. Antes do preenchimento e solicitação da Bolsa de Estudos, é solicitado se inteirar do Edital que regulamenta a concessão na secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Vale ressaltar que esse ano as inscrições serão feitas totalmente on-line, não haverá mais recebimento de documentação na Secretaria de Educação.
O líder da bancada de oposição da Câmara de Vereadores de São José do Cedro apresentou uma alteração no projeto de lei, de sua autoria, que institui o Programa Municipal de Ajuda de Custo para Estudantes do município. A iniciativa visa sanar uma diferenciação estabelecida na legislação municipal, permitindo que os estudantes de ensino técnico possam receber, assim como os estudantes de ensino superior, apoio do poder público. O vereador FERNANDO WILL, relatou que o assunto gerou polêmica na última sessão ordinária realizada na segunda-feira por não ser comum a iniciativa do legislativo apresentar projetos de leis. Mas o líder explicou que o texto foi amplamente estudado com base jurídica com a assessoria da Câmara. Apesar de ser levantado pela situação o possível acompanhamento da controladoria da prefeitura, o vereador disse que, por se tratar de uma lei de origem do próprio legislativo, não há esta necessidade. Sendo ainda que os poderes executivo e legislativo são independentes.
O líder da oposição FERNANDO WILL, ainda relatou que esta ampliação proposta já possui uma previsão orçamentária dentro do auxílio que São José do Cedro já possui instituído por lei. O vereador também afirmou que a proposta de alteração não é de interesse partidário, mas pensando nos estudantes que buscam formação fora do município. Para ele, a investida por parte da bancada de situação possivelmente se deve ao desencontro do interesse do poder executivo. WILL lembrou que a iniciativa do projeto de beneficiar os estudantes iniciou em 2013, na primeira administração de PLÍNIO DE CASTRO, mas na época não foi pensado sobre a inclusão dos alunos do ensino técnico. Por isso, a atual alteração é para corrigir este feito parcial naquele ano. FERNANDO afirmou que vai se abster da manifestação de apreciação em comissão. O projeto deve levar cerca de 15 dias para ser avaliado na primeira comissão, logo em seguida vai para comissão de Educação que também vai analisar o texto. Posterior a isso, o projeto é levado para plenário.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de São José do Cedro solicitou que a administração realize mapeamento no Distrito de Padre Réus visando verificar possíveis lâmpadas da rede pública de iluminação queimadas. O vereador CLAUDIO WARTHA, relatou para a Rádio Cedro que durante uma vistoria rápida nas duas principais quadras no distrito pôde notar a presença de 20 luminárias com problemas. Com isso, na última sessão do legislativo, o vice-presidente levou a conhecimento dos colegas e solicitou a troca das mesmas. Após sua manifestação, o vereador afirmou que demais colegas de bancada se manifestaram sobre os mesmos problemas em outros pontos do município, com em bairros. Ele citou a manifestação da vereadora MÁRCIA e dos vereadores FERNANDO e ENIO. WARTHA afirmou que mais lâmpadas devem estar queimadas no Distrito de Padre Réus, basta o subprefeito da localidade fazer um serviço de mapeamento. Por isso, ele solicitou que a administração dê uma atenção para estes problemas que sempre vão existir.
Por sua vez, a prefeitura de São José do Cedro, por meio da secretaria de Administração, relatou que o registro de lâmpadas queimadas são diários. Tendo em vista que grande parte da iluminação pública ainda é com lâmpadas convencionais e com as intempéries climáticas das últimas semanas estes casos são mais frequentes. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, explicou que São José do Cedro possui mais de seis mil postes de iluminação. Ele informou que mais de 90 por cento destas mais de seis mil lâmpadas ainda são convencionais. Com isso, segundo o secretário, é muito difícil ter uma rede de iluminação pública 100 por cento em funcionamento, sem registros de problemas. A prefeitura tem disponibilizado meios para a população solicitar a troca de lâmpadas queimadas pelo município. Entre elas, o secretário o aplicativo atender.net, onde os moradores podem relatar os dados básicos donde está o problema. Também segue sendo disponibilizado o telefone da prefeitura ou presencialmente.
A empresa responsável pela manutenção da rede de iluminação pública de São José do Cedro, se desloca ao município a cada 30 dias. Portanto, segundo o secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, até o dia 14 deste mês a empresa vem para São José do Cedro e realiza a solução dos problemas na rede de iluminação. Contudo, a solução é feita naqueles postes a qual foi feito o pedido e registrado na prefeitura por meio das formas disponíveis. Com os dados em mãos, a empresa segue o roteiro pelos Distritos de Padre Réus e Mariflor, Linha São Vendelino e também na cidade de São José do Cedro. Feito as melhorias necessárias e cadastradas, a empresa retorna ao município no mês que vem. DALMAGRO afirmou que é possível acionar a empresa todos os dias para solucionar esses impasses. Neste mês, alguns pontos como na cidade, parque industrial, Santa Rita, Mariflor, São Vendelino, entre outros já possuem registro para serviços de melhorias. Serão atendidos cerca de 40 chamados.
A Polícia Militar abordou, na tarde de ontem, um homem em visível estado de embriaguez portando uma faca. A ocorrência foi atendida pela PM de Guaraciaba na Rua Primeiro de Maio em frente a um mercado. O mesmo estava sentado em um banco do estabelecimento comercial. A PM realizou a abordagem e a revista, onde foi encontrado um kit, contendo uma faca e uma chaira, armazenadas em uma bainha presa na altura da cintura. O homem relatou que comprou o kit em São Miguel do Oeste, mas não ameaçou ninguém com a mesma. A faca mede 15 cm de lâmina. O mesmo terá que comparecer em audiência no fórum.
A PRF de Guaraciaba apreendeu na noite de ontem, na BR 163, uma pistola calibre 40 com 15 munições, pronta para uso, sem comprovação de porte. A arma foi localizada no assoalho de um Focus, abordado durante fiscalização de rotina no quilômetro 78 da rodovia. O motorista disse que estava voltando da Argentina onde foi fazer compras, que foram localizadas dentro de sacolas no porta-malas. Ele afirmou ser atirador esportivo, mas não possuía a guia de tráfego de arma de fogo e não soube dizer o nome do clube onde supostamente praticaria a modalidade. O homem de 35 anos foi levado à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste, onde vai responder por porte ilegal de arma de fogo.
Na tarde de ontem, a PRF apreendeu mais de 165 quilos de maconha durante abordagem a um automóvel com placas de São Paulo, na BR-163, em Guaraciaba. Após a ordem de parada, o motorista tentou escapar em alta velocidade pela BR-163, sendo acompanhado de perto pela viatura da PRF. Quilômetros à frente, o veículo foi abandonado em uma estrada de terra e os dois ocupantes fugiram para um milharal. Nos bancos traseiros do carro e no porta-malas foram encontrados mais de cem tabletes de maconha, totalizando 167 quilos. Por meio de buscas na região, os policiais conseguiram localizar os foragidos, de 18 e 24 anos, que foram presos e apresentados à Polícia Civil local.