ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 06 04 2021

-ANVISA MULTA EMPRESAS EM 15 MILHÕES POR VENDER MEDICAMENTOS COM PREÇO EXCESSIVO

-GOVERNO DE SC VAI REVER MEDIDAS IMPOSTAS A BARES E RESTAURANTES

-PROBLEMA COM CAMINHÃO ATRASA INÍCIO DA COLETA DE RESÍDUOS NO INTERIOR

-AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DA ADUANA

-SINE COMEÇA A SEMANA COM MAIS DE MIL OFERTAS DE EMPREGO NA REGIÃO

-CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

-RAPAZ FICA FERIDO EM COLISÃO DE MOTO E CARRO NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 67 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo de Portugal começou nesta segunda-feira uma reabertura gradual de museus, escolas e restaurantes ao ar livre depois de ficar dois meses em lockdown para controlar a Covid-19. O país enfrentava fortes restrições desde janeiro, quando passou pela fase mais crítica da pandemia com um rápido aumento no número de infecções provocadas após as festas de fim de ano. O relaxamento nas medidas divulgado nesta segunda acompanha o programa de reabertura do governo português, que começou no mês passado com a abertura de creches.

O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, anunciou nesta segunda-feira que vai seguir com o plano de flexibilização do lockdown com a volta do comércio não essencial, salões de beleza, academias, pubs e restaurantes ao ar livre da Inglaterra no próximo dia 12 de abril. Com a taxa de novas infecções em queda e uma rápida vacinação em todo o Reino Unido, o país avança para o próximo estágio de reabertura na próxima semana. JOHNSON prometeu ir pessoalmente a um pub para tomar uma cerveja quando as atividades forem restabelecidas.

Quase oito milhões de habitantes de Bogotá ficarão sob confinamento estrito a partir de sábado para frear os contágios de Covid-19 na capital da Colômbia. O anúnico é da prefeita CLAUDIA LÓPEZ. A restrição se soma aos toques de recolher noturnos impostos pelo governo nacional nas cidades de Medellín, Cali, Barranquilla e Santa Marta, onde moram quase sete milhões de pessoas e que estão com o sistema de saúde saturado pelo vírus. A Colômbia é o segundo país com mais casos de coronavírus na América Latina, atrás do Brasil e do México.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro LUIZ FUX, definiu que o plenário julgará na quarta-feira uma posição definitiva a respeito da liberação ou não da realização de cultos e outras práticas religiosas presencialmente durante a pandemia da Covid-19. O tema será o primeiro item da pauta do plenário e envolverá processo relatado pelo ministro GILMAR MENDES. No sábado, o ministro NUNES MARQUES determinou em caráter provisório que estados, municípios e Distrito Federal não podem editar normas de combate à pandemia do novo coronavírus que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.

Os analistas do mercado financeiro passaram a projetar um crescimento menor do Produto Interno Bruto em 2021 e 2022. As informações estão no boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para 2021, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa para a alta do Produto Interno Bruto de três vírgula 18 por cento para trêsvírgula 17. Foi a quinta queda seguida do indicador. Para 2022, a expansão do PIB também foi reduzida para dois vírgula 33 por cento.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou nesta segunda-feira que multou em 15 milhões e 200 mil reais empresas do setor farmacêutico pela comercialização de sedativos e bloqueadores musculares destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 acima do preço autorizado no Brasil. Até março desde ano já foram instaurados 139 processos e aplicadas 64 multas aos agentes do setor farmacêutico que comercializaram medicamentos com preços superiores ao autorizados pela Anvisa. O monitoramento é feito desde 2020, quando foi criada uma força-tarefa para coibir abusos nos preços de medicamentos durante a pandemia.

O Balanço Geral de Santa Catarina, referente ao ano de 2020, foi entregue nesta segunda-feira ao Tribunal de Contas do Estado. Com o tema Enfrentamento com Resiliência e Retomada Econômica, a prestação de contas é composta por relatórios, demonstrativos contábeis e demais informações do Poder Executivo. Esta é a segunda vez que a entrega é realizada virtualmente, por causa da pandemia de Covid-19. A publicação passará por análise do conselheiro LUIZ ROBERTO HERBST, relator da matéria, além dos demais membros do TCE. O parecer prévio a respeito das contas do governo catarinense em 2020 será emitido em até 60 dias.

O presidente JAIR BOLSONARO deve acompanhar o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, em uma visita a Chapecó nesta quarta-feira. A comitiva presidencial vai conhecer o Centro de Eventos, onde foi desativada uma enfermaria e uma unidade semi-intensiva usada para pacientes com Covid-19, e também o Ginásio Ivo Silveira, onde será montada uma estrutura para reabilitação pós-Covid. Durante a tarde de ontem, o presidente avisou, em um evento, que faria a viagem a Santa Catarina ainda esta semana para mostrar o que chamou de "trabalho excepcional" no combate à Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que deve rever as medidas restritivas impostas a restaurantes, bares e similares em Santa Catarina. Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde, EDUARDO MACÁRIO, a orientação para que as regras sejam revistas partiu do Coes, Centro de Operações de Emergência em Saúde. MACÁRIO informou que as equipes técnicas estão trabalhando em dois novos regramentos que visam dar mais segurança à operação dos estabelecimentos e aos frequentadores. As medidas ainda estão sendo definidas e a expectativa é de que novas portarias sejam emitidas ao longo desta semana.

O ex-prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA, se manifestou neste final se semana sobre as declarações do atual prefeito, AGNALDO DERESZ, em relação à construção da nova ponte sobre o Rio das Antas, no interior do município. Na semana passada, AGNALDO anunciou o cancelamento da licitação devido a uma série de irregularidades no projeto. Na oportunidade, o atual prefeito comentou que o Tribunal de Contas do Estado havia apontado uma série de falhas e já havia solicitado explicações do procedimento feito na gestão do ex-prefeito. PIROCA afirmou que o governo anterior estava ciente das denúncias e já prestou todos os esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Estado. Ele afirmou que todos os trâmite foram feitos dentro da legalidade.

O dinheiro gasto no projeto de uma nova ponte na Linha Pomba Branca não foi em vão e visou atender uma demanda real da população. A afirmação é do ex-prefeito MOACIR PIROCA. Ele salientou que a ponte é fundamental para o desenvolvimento, pois vai ligar os municípios de Barra Bonita e Romelândia. PIROCA afirmou que o governo atual tem um compromisso moral com a população em dar continuidade a esse projeto. O ex-prefeito lamentou a decisão da Administração atual de cancelar o processo licitatório, pois na visão dele, o valor nessa nova licitação pode ser maior que o previsto inicialmente.

A Administração do ex-prefeito MOACIR PIROCA trabalhou no projeto da nova ponte sobre o Rio das Antas por essa obra ser um anseio da população de Barra Bonita. Ele também destacou que com essa nova ponte, novas industrias poderiam se instalar no município, proporcionando dessa forma um maior desenvolvimento. Ele lembrou que existe uma ponte no local, porém, a estrutura é muito baixa e acaba ficando submersa em dias de chuva, deixando dezenas de moradores praticamente isolados. PIROCA lembrou que o trecho seria estadual, porém, o asfaltamento só será feito se o município construir uma ponte adequada no local.

O governo anterior esteve em contato constante com o governo estadual visando a construção dessa nova ponte na Linha Pomba Branca. A lembrança é do ex-prefeito de Barra Bonita, MOACIR PIROCA. Segundo ele, diante disso, a Administração passou a trabalhar com um projeto básico para que essa nova ponte de fato saísse do papel. De acordo com ele, o valor que inicialmente seria de dois milhões e 690 mil reais, baixou para dois milhões 227 mil reais. Conforme PIROCA, o projeto era apenas básico e mais detalhes seriam conhecidos após o projeto executivo da ponte, parte esta que seria feita pela empresa vencedora da licitação.

O município de Bandeirante já arrecadou cerca de 75 por cento do valor projetado para o IPTU deste ano. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, a maioria dos contribuintes optou pela pagamento em cota única com desconto de 10 por cento. MARCON lembrou que os contribuintes que decidiram pelo parcelamento em três vezes devem ficar atentos as datas de pagamento. A primeira parcela vence no dia 12 de abril, a segunda em 10 de maio e a terceira em 10 de junho. A expectativa da prefeitura é arrecadar cerca de 50 mil com o imposto neste ano. 38 mil já foram pagos por quem optou pela parcela integral que venceu em 31 de março.

O setor de epidemiologia de Palma Sola recebeu, na última semana, o resultado dos exames realizados em dois macacos encontrados mortos no início do mês de fevereiro, na comunidade de São João. Segundo os laudos, os animais estavam infectados pela Febre Amarela. De acordo com a responsável pelo setor epidemiológico, EDITE CIRINO, desde que os macacos foram encontrados a equipe da saúde já trabalhou como se o resultado fosse positivo. Foram realizadas diversas ações, como as visitas domiciliares das Agentes de Saúde e a vacinação dos moradores que ainda não estavam imunizados. Ela reforçou a orientação para que a população se vacine já que os exames comprovam que o vírus silvestre da febre amarela está circulando no município. EDITE comentou ainda que o município vai continuar intensificando as medidas de proteção e conscientização.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso não registrou óbitos relacionados ao coronavírus nas últimas 24 horas. A ocupação ainda é de cem por cento, com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 11 confirmados. Três pacientes aguardam transferência para leitos de UTI no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, 12 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. Outras 29 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 118 estão com o vírus ativo. Hoje pela manhã, a secretaria de saúde começou a imunização dos idosos com 66 anos na praça Walnir Botaro Daniel.

A Secretaria de Educação vai realizar na semana que vem a escolha de vagas, em segunda chamada, para os candidatos aprovados no processo seletivo do ano passado. De acordo com a secretária SISSE VELOZO, as vagas disponíveis serão para contratação temporária. A chamada para a escolha seguirá a ordem de classificação final do seletivo, conforme a lista de candidatos homologada após a primeira convocação deste ano. A escolha das vagas está marcada para segunda-feira da semana que vem, dia 12 de abril, no auditório da Secretaria de Educação que fica no prédio da antiga Câmara de Vereadores. Os ACTs vão trabalhar durante o ano letivo de 2021 no lugar de efetivos que estão afastados ou de licença.

Os profissionais que foram aprovados no processo seletivo da educação devem estar no auditório da secretaria no horário definido em edital, sob pena de perderem a vaga. A informação é da secretária SISSE VELOZO. Ela explicou que para auxiliar de creche, a convocação será feita a partir da primeira colocada. Para professor de educação infantil, a Educação irá convocar os classificados a partir do vigésimo primeiro colocado. Já para o cargo de coordenador pedagógico, serão chamados os aprovados a partir do oitavo colocado. O cronograma de escolha será da seguinte forma: as oito horas da manhã para professor de Educação Infantil; as nove e 15 para coordenador pedagógico e as 10 e 15 para auxiliar de creche.

A coleta de resíduos sólidos no meio rural que deveria ter começado ontem ficou para esta terça-feira. De acordo com o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, o caminhão destinado para o recolhimento dos resíduos nas comunidade teve que ser usado em outro serviço. Por isso, o roteiro de ontem ficou para hoje. Nesta terça-feira, o trabalho ocorreu nas linhas Jacutinga do Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. O roteiro de hoje será realizado amanhã nas linhas Parda, Barra do Guamerim, Santa Catarina, Santa Ana, Campo Sales, Pérola, Três Barras e Fátima. A campanha vai terminar somente na próxima segunda-feira.

O Sine de São Miguel do Oeste começou a semana com mais de mil vagas de emprego em empresas da região. Ao todo, são mil e 65 oportunidades de emprego nas mais diversas áreas, como ajustador mecânico, armador de ferragens, auxiliar de linha do produção, biomédico, operador de caixa e pedreiro, entre outras. O número de vagas da região de São Miguel representa 22 por cento do total de ofertas de emprego em Santa Catarina. Em todas as agências do Sine no estado, são quatro mil 655 oportunidades. Todas as vagas são para contratações efetivas e os pré-requisitos e carga horária variam de acordo com o cargo. As remunerações são a partir de um salário mínimo.

O Sine de São Miguel do Oeste está atendendo presencialmente os interessados nas vagas de emprego, mas por agendamento. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o dia e horário do atendimento deve ser marcado por telefone. O número do Sine é o 3631-2956. A consulta das vagas disponíveis também pode ser feita pela internet no site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo Sine Fácil que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store ou Apple Store. O Sine atende do meio-dia as cinco da tarde na rua John Kenedy, 1405, no prédio do Ceja, ao lado do posto de saúde do centro.

A Receita Federal vai realizar, nesta quarta-feira, uma audiência pública virtual para discutir a concorrência para a construção e operação de um novo Porto Seco em Dionísio Cerqueira. A audiência permitirá que a sociedade se manifeste sobre o empreendimento. O projeto de construção de um porto seco na região prevê um investimento inicial de cerca de 40 milhões nos primeiros 15 anos de concessão. Segundo a Receita Federal, o valor estimado para os dez anos seguintes são de 11 milhões e meio de reais. O vencedor da concorrência será aquele que, atendidos todos os requisitos do edital, ofertar as menores tarifas para os serviços de armazenagem e de movimentação. Segundo o diretor de Comércio Exterior da Facisc, VOLMIR VOLTOLINI, a ampliação da estrutura é uma necessidade que já deveria ter sido resolvida.

Nos últimos 15 anos, Dionísio Cerqueira registrou um fluxo médio de 406 mil toneladas anuais de mercadorias. Na importação, as frutas e vegetais responderam anualmente por cerca de 97 mil toneladas em média nos últimos cinco anos, enquanto carne e madeira foram os principais produtos exportados, totalizando cerca de 64 mil toneladas anuais. De acordo com o diretor de Comércio Exterior da Facisc, VOLMIR VOLTOLINI, a aduana foi reformada recentemente, mas o espaço de estacionamento e armazenagem ainda é pequeno diante do volume de despachos aduaneiros. Ele explicou que o local consegue abrigar apenas 130 caminhões e isso gera a formação de filas tanto do lado brasileiro quanto argentino. A nova aduana prevê a construção de um armazém com pelo menos mil 825 metros quadrados, um galpão com três mil metros e um pátio para movimentação e estacionamento de veículos com área de pelo menos 70 mil metros quadrados.

O direto de Comércio Exterior da Facisc, MARCOS VOLTOLINI, ressaltou que a privatização do porto seco de Dionísio Cerqueira é o melhor caminho para melhorar a infraestrutura para as empresas que trabalham com importação e exportação na região. Ele disse que todas as grandes aduanas são geridas pela iniciativa privada. As empresas que venceram as concorrências investem na melhoria da infraestrutura e exploram o serviço. Para VOLTOLINI, o sistema é mais vantajoso para os exportadores e importadores do que a gestão feita exclusivamente pelo governo, mesmo com a cobrança de tarifas.

Duas pessoas ficaram feridas em um capotamento de veículo nesta segunda-feira no contorno viário de São Lourenço do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 11 e meia da manhã e envolveu um Hyundai i30 de Novo Horizonte. A condutora do carro perdeu o controle da direção, bateu em um muro de uma casa as margens da rodovia e capotou. A mulher, de 26 anos, e uma criança ficaram feridas e foram socorridas por pessoas que passaram pelo local logo depois do acidente. As duas vítimas foram levadas para o hospital da cidade.

Uma casa foi destruída em um incêndio na madrugada de hoje em Campo Erê. O fogo atingiu uma residência de madeira de aproximadamente 130 metros quadrados que fica na rua Guilherme Sutilli, no bairro Mello. Os bombeiros iniciaram o combate das chamas por volta de meia noite e trinta. Eles trabalharam durante duas horas no local, mas casa foi totalmente destruída. As causas do incêndio ainda não foram apuradas. Não havia ninguém na casa no momento do sinistro.

Uma colisão frontal entre dois veículos foi registrada na BR-163 em São Miguel do Oeste no final da tarde de ontem. O acidente aconteceu por volta das cinco e meia na linha Bela Vista das Flores. Uma Ecosport trafegava no sentido Guaraciaba a São Miguel do Oeste quando colidiu contra um Golf que vinha na direção oposta. De acordo com o motorista da Ecosport, o Golf foi entrar em um posto de combustíveis quando ocorreu a colisão. Apesar dos danos de grande monta nos veículos, ninguém ficou ferido. A Polícia Militar também esteve no local e controlou o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

Um rapaz de 19 anos sofreu vários ferimentos em acidente na noite de ontem na SC 163. A colisão envolveu uma moto e um Gol na comunidade de Cordilheira, interior de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das sete e meia da noite. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi até o local e atendeu o condutor da moto que sofreu escoriações e suspeita de fratura no pé. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local e foi levado ao Hospital Sagrada Família.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.