ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 06/04/2021

GLOBO EM FOCO – 06/04/21

-ANVISA MULTA EMPRESAS EM 15 MILHÕES POR VENDER MEDICAMENTOS COM PREÇO EXCESSIVO

-GOVERNO DE SC VAI REVER MEDIDAS IMPOSTAS A BARES E RESTAURANTES

-NÚCLEO DE ALIMENTOS PROJETA RETOMADA DAS CAPACITAÇÕES

-SAÚDE MOBILIZA PROFISSIONAIS EM CAMPANHA DE PREVENÇÃO

-EDUCAÇÃO ENFRENTA DESAFIOS PARA ENSINO INVADOR

-PROJETO DE UM MILHÃO E 500 MIL REAIS VISA SABAR ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-IDOSA FICA FERIDA AO CAIR DE QUASE TRÊS METROS DE ALTURA

-JOVEM SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE ENTRE MOTO E CARRO EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável e nublado. A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando à noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 67 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O governo de Portugal começou nesta segunda-feira uma reabertura gradual de museus, escolas e restaurantes ao ar livre depois de ficar dois meses em lockdown para controlar a Covid-19. O país enfrentava fortes restrições desde janeiro, quando passou pela fase mais crítica da pandemia com um rápido aumento no número de infecções provocadas após as festas de fim de ano. O relaxamento nas medidas divulgado nesta segunda acompanha o programa de reabertura do governo português, que começou no mês passado com a abertura de creches.


O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, anunciou nesta segunda-feira que vai seguir com o plano de flexibilização do lockdown com a volta do comércio não essencial, salões de beleza, academias, pubs e restaurantes ao ar livre da Inglaterra no próximo dia 12 de abril. Com a taxa de novas infecções em queda e uma rápida vacinação em todo o Reino Unido, o país avança para o próximo estágio de reabertura na próxima semana. JOHNSON prometeu ir pessoalmente a um pub para tomar uma cerveja quando as atividades forem restabelecidas.


Quase oito milhões de habitantes de Bogotá ficarão sob confinamento estrito a partir de sábado para frear os contágios de Covid-19 na capital da Colômbia. O anúnico é da prefeita CLAUDIA LÓPEZ. A restrição se soma aos toques de recolher noturnos impostos pelo governo nacional nas cidades de Medellín, Cali, Barranquilla e Santa Marta, onde moram quase sete milhões de pessoas e que estão com o sistema de saúde saturado pelo vírus. A Colômbia é o segundo país com mais casos de coronavírus na América Latina, atrás do Brasil e do México.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro LUIZ FUX, definiu que o plenário julgará na quarta-feira uma posição definitiva a respeito da liberação ou não da realização de cultos e outras práticas religiosas presencialmente durante a pandemia da Covid-19. O tema será o primeiro item da pauta do plenário e envolverá processo relatado pelo ministro GILMAR MENDES. No sábado, o ministro NUNES MARQUES determinou em caráter provisório que estados, municípios e Distrito Federal não podem editar normas de combate à pandemia do novo coronavírus que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.


Os analistas do mercado financeiro passaram a projetar um crescimento menor do Produto Interno Bruto em 2021 e 2022. As informações estão no boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para 2021, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa para a alta do Produto Interno Bruto de três vírgula 18 por cento para trêsvírgula 17. Foi a quinta queda seguida do indicador. Para 2022, a expansão do PIB também foi reduzida para dois vírgula 33 por cento.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou nesta segunda-feira que multou em 15 milhões e 200 mil reais empresas do setor farmacêutico pela comercialização de sedativos e bloqueadores musculares destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 acima do preço autorizado no Brasil. Até março desde ano já foram instaurados 139 processos e aplicadas 64 multas aos agentes do setor farmacêutico que comercializaram medicamentos com preços superiores ao autorizados pela Anvisa. O monitoramento é feito desde 2020, quando foi criada uma força-tarefa para coibir abusos nos preços de medicamentos durante a pandemia.

O Balanço Geral de Santa Catarina, referente ao ano de 2020, foi entregue nesta segunda-feira ao Tribunal de Contas do Estado. Com o tema Enfrentamento com Resiliência e Retomada Econômica, a prestação de contas é composta por relatórios, demonstrativos contábeis e demais informações do Poder Executivo. Esta é a segunda vez que a entrega é realizada virtualmente, por causa da pandemia de Covid-19. A publicação passará por análise do conselheiro LUIZ ROBERTO HERBST, relator da matéria, além dos demais membros do TCE. O parecer prévio a respeito das contas do governo catarinense em 2020 será emitido em até 60 dias.


O presidente JAIR BOLSONARO deve acompanhar o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, em uma visita a Chapecó nesta quarta-feira. A comitiva presidencial vai conhecer o Centro de Eventos, onde foi desativada uma enfermaria e uma unidade semi-intensiva usada para pacientes com Covid-19, e também o Ginásio Ivo Silveira, onde será montada uma estrutura para reabilitação pós-Covid. Durante a tarde de ontem, o presidente avisou, em um evento, que faria a viagem a Santa Catarina ainda esta semana para mostrar o que chamou de "trabalho excepcional" no combate à Covid-19.


A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que deve rever as medidas restritivas impostas a restaurantes, bares e similares em Santa Catarina. Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde, EDUARDO MACÁRIO, a orientação para que as regras sejam revistas partiu do Coes, Centro de Operações de Emergência em Saúde. MACÁRIO informou que as equipes técnicas estão trabalhando em dois novos regramentos que visam dar mais segurança à operação dos estabelecimentos e aos frequentadores. As medidas ainda estão sendo definidas e a expectativa é de que novas portarias sejam emitidas ao longo desta semana.

Núcleo de Alimentos da Associação Empresarial de Itapiranga projeta retomada das capacitações e outras atividades. Sem sofrer muito impacto nas vendas, o setor de alimento enfrenta outros desafios em período de ajustes no atendimento prestado pelo comércio. 2020 foi um ano de poucas ações devido aos impactos da pandemia e as dificuldades de envolver os nucleados. As dificuldades são grandes no ramo alimentício para promover capacitações presenciais. Segundo a coordenadora do Núcleo de Alimentos na Assemit ALINE EIDT, os integrantes da Associação Empresarial de Itapiranga buscam atender os clientes da melhor forma em um cenário de grandes desafios. Por ser um setor considerado essencial não sofreu impacto com fechamento de estabelecimento, porém teve interferência com o aumento nas medidas de prevenção.

Outro efeito negativo é a grande alteração de preço m algumas mercadorias e a queda em alguns produtos que acabaram sendo substituídos pelos clientes. ALINE avalia que as vendas seguem aquecidas por ser tratar de alimentação. A coordenadora do Núcleo chama atenção para a mudança de comportamento dos clientes com as compras online e por telefone. Já os restaurantes tiveram que se ajustar com tela entrega e outras formas de manter as vendas. Em relação ao pagamento das compras teve acréscimo nas transferências bancárias. ALINE EIDT diz que a adaptação foi fundamental para superar as barreiras impostas pela pandemia em mais de um ano. estão previstos cursos de boas práticas com manipulação de alimentos para açougues, fruteiras e cozinhas de restaurantes.

A Epagri participa ativamente das atividades da Semana da Saúde com orientações e distribuição de mudas de plantas medicinais. A extensionista social da Epagri, ALÉSIA LAUSCHNER destaca que a parceria nas atividades da Semana da Saúde ocorre há vários anos e será mantida em condições restritas em virtude da pandemia. Ela cita a entrega de plantas medicinais, em dois períodos nesta quarta-feira, na Rua do Comércio, no centro de Itapiranga. ALÉSIA observa que a Espinheira Santa, planta medicinal símbolo de Santa Catarina é indicada para proteger as mucosas do estômago. Ela também destaca a distribuição do Açafrão da Terra que possui várias recomendações medicinais.

A extensionista da Epagri também participa da campanha da secretaria municipal da saúde. ALÉSIA LAUSCHNER faz parte das publicações de vídeo para falar sobre as plantas medicinais. Na Semana da Saúde ela reforça a importância no uso dessas plantas que sempre devem ser usadas de forma correta. O Dia Mundial da Saúde será comemorado nesta quarta-feira. A Epagri mantém o horto medicinal, no Viveiro da Prefeitura, em linha Laranjeira. O espaço conta ainda com o relógio biológico e integra vários projetos de orientações e dicas sobre plantas medicinais.

Socorro financeiro imediato pode salvar pequenas empresas da falência. Estudo mostra que desde o inicio da pandemia, 40 por cento dos pequenos negócios em Santa Catarina foram atingidos pela crise financeira. Os estabelecimento foram obrigados a reduzir atividades ou fechar as portas. Conforme a deputada MARLENE FENGLER, algumas situações são insustentáveis devido ao acumulo de dividas e problemas que não são possíveis de serem sanados. A parlamentar defende que o financiamento precisa ser acessível, sem cobrança de juro e com redução de burocracia. MARLENE cita ainda a importância dos recursos serem distribuídos para cooperativas de crédito para facilitar o acesso dos micro e pequenos empresários.

A deputada MARLENE FENGLER não concorda com aplicação de recursos do governo estadual em rodovias federais. O governo de Santa Catarina vai aplicar 300 milhões de reais na BR 470 em obras de Blumenau ao litoral e ainda na BR 163 de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira. Mesmo com entendimento que os recursos deveriam ser usados em rodovias estaduais, a parlamentar reconhece a importância das BRs para o escoamento da produção. MARLENE também entende que o movimento econômico vai proporcionar retorno dos recursos aplicados.

O cenário segue animador em relação a pandemia. O número de casos segue caindo com poucos registros em comparação ao mês passado. Após o feriadão prolongado de Páscoa, Itapiranga registrou apenas sete casos confirmados ontem. Conforme o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, Itapiranga possui no momento 20 pessoas com o vírus ativo. No total o município já registrou mil 939 casos do novo Coronavírus. A Covid-19 causou 15 mortes em Itapiranga em pouco mais de um ano de pandemia.

Aulas no CEDUP Getúlio Vargas seguem de maneira presencial. Conforme o diretor WILSON WRONSKI. para permitir as aulas na escola agropecuária localizada na Linha Cruzinhas, em Descanso, divisa com SMO, as carteiras nas salas foram afastadas em um metro e meio, de modo a atender as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. WRONSKI manifesta a satisfação com o retorno dos estudantes, embora nem todos tenham optado pelo ensino presencial. Relata que os alunos vieram animados e cuidadosos em relação aos procedimentos de segurança, cientes da importância das aulas presenciais e atividades a campo para uma formação de qualidade.

O retorno do ensino presencial, conforme o diretor, ocorre de maneira alternada, com a Grupo A numa semana e o B na seguinte. Os estudantes ainda fazem atividades à distância, em casa. WILSON WRONSKI observa que os dois grupos têm acesso ao mesmo nível de conhecimento, de modo que não haja atraso no aprendizado entre um grupo e outro. Ele reitera que no ano passado, com o ensino remoto, estudantes da terceira série, principalmente, tiveram perda no aprendizado. A mesma situação poderia ocorrer agora, se fosse totalmente remoto, pois ficaria uma lacuna na parte prática. O diretor enaltece que a escola agropecuária registra muita procura para formação de profissionais técnicos, inclusive com apoio das famílias.

Mesmo com todos os profissionais formados, o diretor verifica que a escola não consegue atender o mercado necessário para assistência técnica, e muitos dos alunos ainda procuram outros cursos no ramo agropecuário depois. WILSON WRONSKI enfatiza que a procura de profissionais do ramo é alta porque o agronegócio cresce no Brasil. O diretor elogia a atenção dos alunos quanto aos cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Ele comenta que as medidas são fundamentais para evitar qualquer problema de saúde, seja na escola ou nas famílias.

Estudo aponta crescimento na contaminação da água na região. O laboratório de microbiologia da Unoesc registrou em 2020 um aumento das amostras de água impróprias para o consumo. Esse percentual subiu de 28% em 2019 para 35% no ano passado. O laboratório faz a análise de amostras de água encaminhadas por entidades, associações e comunidades. De acordo com a doutora em Microbiologia Agrícola e do Meio Ambiente, professora ELIANDRA ROSSI, o aumento de amostras de águas contaminadas pode ter relação com a estiagem que atingiu a região no ano passado. Ela explicou que em razão da falta de água, muitas famílias acabaram reativando poços que estavam desprotegidos e contaminados. Apesar do aumento de amostras de água contaminadas em 2020, a região vem apresentando avanços na qualidade da água em quase duas décadas.

Em 2003, quando o Laboratório de Microbiologia da Unoesc foi ativado, o percentual de amostras impróprias para o consumo humano era de 81%, quase quatro vezes mais do que o índice verificado em 2019. A professora ELIANDRA ROSSI disse que o índice vinha caindo anualmente e o crescimento das águas contaminadas em 2020 foi um ponto fora da curva, mas motivo de preocupação. A professora da Unoesc, ELIANDRA ROSSI explicou que a principal forma de contaminação das águas na região é a microbiológica. Segundo a professora, o maior índice de poluição não se dá por agentes químicos, como por exemplo, os agrotóxicos e dejetos da produção industrial. Os principais problemas são provocados por bactérias oriundas de fezes. Ela fez um alerta de que o consumo de água contaminada resultaria em uma série de doenças gastrointestinais, como amebíase, rotavirose, hepatite A e outras.

Desde 2003, o Laboratório de Microbiologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou em torno de 13.400 mil análises, por meio da prestação de serviços, e cerca de duas mil provenientes de projetos de pesquisa.

A educação segue com grandes desafios para atender a demanda dos alunos em diferentes modelos de ensino. A regional de Itapiranga busca retomada da proposta inovadora em Santa Catarina do Novo Ensino Médio. É uma das duas regionais entre as 36 unidades do estado com o Novo Ensino Médio em todos as escolas e com a mesma matriz curricular com dois contraturnos por semana. Neste modelo os estudantes participam da escolha das disciplinas que vão frequentar. O integrador da Regional de Educação de Itapiranga, ELÓI TESSING, lembra que a pandemia impediu estas atividades que incluem iniciação profissional em parceria com o Instituto Federal, nas 10 escolas da Regional. O integrador observa que a proposta era de mais 12 cursos aprovados pelo Ministério da Educação.

A meta é retomar o mais breve possível e implementar por completo o novo modelo de ensino médio a partir do próximo ano. ELÓI TESSING também relata resultado positivo com o curso de 64 horas com parte presencial e o restante de forma remota na formação dos professores. Ele comenta que a educação busca modelos inovadores, porém professores e escolas precisam estarem preparados para acompanhar os avanços. ELÓI TESSING faz avaliação positiva do retorno de aulas presenciais em Itapiranga, Tunápolis, Iporã do Oeste, São João do Oeste e a partir desta semana Santa Helena. Nenhum problema foi constatado no retorno das aulas. A prevenção rigorosa proporciona segurança aos alunos e profissionais da educação. TESSING diz que a expectativa é retomar em tempo integral as aulas presenciais para atender toda a demanda dos alunos que tiveram o rendimento afetado no ano passado.

Engenheiro apresenta detalhes de projeto que visa acabar com problema de falta de água em São João do Oeste. O investimento é considerado alto, porém necessário para sanar um problema histórico do município e que está se agravando com o aumento considerável no consumo. Os valores ainda podem sofrer alteração, pois os projetos estão sendo finalizados. A projeção no momento é de um milhão e 500 mil reais para rede de água do Rio Jundiá, na comunidade de Vale Pio até a Estação de Tratamento na comunidade de Beato Roque. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, WILLIAM ARENHARDT, a capacidade será de 40 mil litros por horas, em uma projeção de 800 mil litros por dia, permitindo ainda um folga no sistema de bombeamento.

O projeto é audacioso e inclui mudanças no traçado da estrada para facilitar a colocação dos canos e ainda nova rede elétrica trifásica para sustentar os motores necessários para bombear água. O engenheiro projeta conclusão das obras até novembro ou dezembro deste ano. WILLIAM ARENHADRT diz que a Estação de Tratamento não precisa de investimentos no momento e será capaz de atender a demanda até mesmo para o futuro. Serão três pontos de recalque com cinco mil metros de canalização. O município já obteve, via Conder Ambiental, as licenças de captação da água do rio Jundiá que possui pequena vazão. ARENHARDT destaca que o principal consumo é de indústrias instaladas na comunidade de Beato Roque e também a necessidade de atender residências no perímetro urbano e propriedades agrícolas.

São João do Oeste necessita reforçar sistema de abastecimento de água para atender a crescente demanda. Com o desenvolvimento dos setores industrial e agropecuário, o consumo de água deu um salto além do esperado nos últimos anos. O engenheiro sanitarista e ambiental, WILLIAM ARENHARDT informa que no momento a prefeitura mantém dois caminhões para o transporte de água até a estação de tratamento na comunidade de Beato Roque. Ele salienta que o sistema que leva água do Rio Uruguai será mantido, além de projetos para ampliar o volume de água nos reservatórios naturais que o município possui. O engenheiro projeta garantia de abastecimento para os próximos anos, após a conclusão dos novos projetos que estão sendo desenvolvidos.

Condutores saem ilesos de colisão frontal na BR-163 em São Miguel do Oeste. Uma colisão frontal violenta foi registrada na BR-163 em São Miguel do Oeste, linha Bela Vista das Flores, nesta segunda-feira, por volta das 17 horas e 30 minutos. O condutor da Ecosport envolvida na colisão, seguia sentido a São Miguel e o motorista de um Golf que vinha na direção oposta foi entrar em um posto de combustíveis, momento que ocorreu o choque. Apesar da colisão frontal violenta, nenhum dos motoristas teve ferimentos. O Corpo de Bombeiros chegou a ser chamado, mas não foi necessário encaminhar os envolvidos ao Hospital. A Polícia Militar também esteve no local e controlou o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal, que fez todos os levantamentos do acidente.

Idosa fica ferida ao cair de quase três metros de altura. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado ontem para atender uma ocorrência de queda de nível. O fato aconteceu na rua Santos Dumont, Bairro Jardim. Uma idosa de 65 anos foi encontrada consciente e orientada. Segundo relatos de pessoas que estavam no local, a mulher teve uma queda de nível de aproximadamente três metros de altura. Ela apresentava dores no braço esquerdo e perna esquerda e suspeita de fratura. Após avaliação do Corpo de Bombeiros foi conduzida hospital em São José do Cedro.

Um jovem de 19 anos sofreu vários ferimentos em acidente entre carro e motocicleta na noite de ontem, na SC 163, na comunidade de Cordilheira, interior de Itapiranga. A colisão ocorreu por volta das 19 horas e 20 minutos. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada e encontrou o condutor da motocicleta, 19 anos, já sem capacete, aos lado da via, aos cuidados de populares. Ele apresentava escoriações no joelho esquerdo e pé direito e suspeita de fratura do pé direito. Ele recebeu os primeiros atendimentos e foi conduzido ao Hospital Sagrada Família. A motorista do Gol, uma jovem de 21 anos, relatou estar bem e permaneceu no local aguardando a Polícia Rodoviária Estadual.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.