-CRÉDITO PARA PAGAMENTO DE SALÁRIO COMEÇA A SER LIBERADO NESTA SEGUNDA
-GOVERNO DE SC AUTORIZA TRABALHO DE AUTÔNOMOS A PARTIR DESTA SEGUNDA
-CEJA DE ITAPIRANGA ADOTA WHATSAPP PARA AULAS
-PAUTA REIVINDICA AUXILIO PARA AGRICULTORES AFETADOS PELA ESTIAGEM
-ITAPIRANGA REFORÇA ATENÇÃO NA SÁUDE APÓS CONFIRMAÇÃO DA COVID 19
-MÉDICO DEFENDE USO DE MÁSCARAS PARA PREVENÇÃO
-CASAL É PRESO SUSPEITO DE AGREDIR CRIANÇA QUE MORREU NO HOSPITAL
-PRESOS HOMENS QUE EXTORQUIRAM E SEQUESTRARAM VÍTIMA EM IPORÃ DO OESTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável e om chuva. A previsão para as próximas horas é de tempo fechado com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 50 mil pessoas na Europa, segundo um balanço da agência de notícias France Presse divulgado na manhã desta segunda-feira. Quase 85 por cento dessas mortes aconteceram na Itália, Espanha, França e Reino Unido. Com um total de 50 mil 209 mortos e 675 mil 580 casos oficialmente declarados, a Europa é o continente mais afetado pela pandemia de Covid-19. A Itália, com 15 mil 877 mortos, e a Espanha, com 13 mil e 55, são os países mais afetados. A França registrou oito mil e 78 mortes e o Reino Unido, quatro mil 934.
A Coreia do Sul notificou nesta segunda-feira menos de 50 novos casos de novas infecções por Sars-Cov-2 pela primeira vez desde o pico de contágio em fevereiro. A Organização Mundial da Saúde elogiou o país pelo combate ao surto. No total, pouco mais de 10 mil pessoas no país foram infectadas. No sábado, o governo prorrogou a campanha de distanciamento social por duas semanas. A partir de domingo, o governo aumentou as multas para quem violar as regras de quarentena em até 10 milhões de won, o equivalente a 42 mil reais em multas ou um ano de prisão.
A França pode registrar em 2020, em consequência do impacto econômico do coronavírus, sua pior recessão desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A afirmação é do ministro da Economia, BRUNO LE MAIRE. O resultado de dois virgula dois por cento negativos corresponde à primeira avaliação foi revisado para menos dois vírgula nove por cento, explicou o ministro. Ele disse que isto mostra a magnitude do choque econômico que enfrentamos. A França entrará na terça-feira na quarta semana de confinamento, que deixou muitos setores econômicos totalmente paralisados.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez e meia desta segunda-feira, 11 mil 298 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 490 mortes pela Covid-19. Apenas dois estados ainda não registraram mortes: Acre e Tocantins. Um boletim epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde na sexta diz que Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas podem estar na transição para uma fase de aceleração descontrolada da pandemia. Foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros mil casos. Outros dois mil casos foram confirmados em apenas seis dias, de 21 a 27 de março, e quase quatro mil casos de 27 de março a 2 de abril.
Pesquisadores da Rede CoVida, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal da Bahia indicam que o Ceará deve ser o primeiro estado brasileiro a atingir o pico de infecções pelo novo coronavírus, no dia 25 de abril. Além disso, o relatório estima que o estado deve superar os três mil pacientes com a doença ainda nesta semana e ficar em segundo lugar entre os mais afetados do país. Já são 824 pessoas infectadas e 26 mortos com complicações pela doença, um mês após a primeira confirmação de infecção pelo novo coronavírus no Ceará, de acordo com os registros da Secretaria da Saúde do Ceará, divulgados neste domingo.
A linha de crédito emergencial de 40 bilhões anunciada pelo governo para financiar pagamento de salários de pequenas e médias empresas já está valendo. A Medida Provisória 944, que criou o programa, foi publicada na noite da última sexta-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Os bancos já começam a oferecer essa modalidade de financiamento a partir desta segunda-feira. Podem participar empresas com faturamento anual de 360 mil a 10 milhões. As empresas poderão financiar até duas folhas de pagamento, com limite de crédito de dois salários mínimos por empregado. Como contrapartida, não poderão demitir trabalhadores sem justa causa por 60 dias, contados a partir da contratação do crédito.
Neste sábado, equipamentos respiratórios vindos de São Paulo chegaram a Santa Catarina. Eles foram trazidos por um aeronave do Corpo de Bombeiros e serão usados no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Foram trazidos 10 monitores e 14 mangueiras para respiradores e ventiladores mecânicos. O material estava em 11 caixas e foi trazido a pedido da Defesa Civil e da Secretaria da Saúde de Santa Catarina. A pasta informou que os equipamentos serão distribuídos pela rede hospitalar do estado, sem especificar as unidades que vão receber os aparelhos.
O governo do estado atualizou o número de casos da Covid-19 em SC: 379. São 23 a mais em relação ao último boletim, divulgado no sábado, quando havia 356 infectados. O número de mortes pelo coronavírus em Santa Catarina, não aumentou neste domingo, ficando nos dez óbitos confirmados no sábado. Florianópolis segue como a cidade com mais casos da doença, 94. s últimos dados do governo de Santa Catarina sobre o avanço do novo coronavírus no Estado mostram que sete a cada dez catarinenses infectados não são idosos. A faixa etária mais atingida, até agora, é de 30 a 39 anos. São 82 pessoas, que representam 23 por cento do total de casos identificados.
O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial deste domingo uma portaria autorizando a volta ao trabalho dos profissionais liberais e autônomos a partir desta segunda-feira, após período de quarentena por causa do novo coronavírus. A medida foi anunciada em vídeo pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Na sexta-feira ainda, o governo deu a informação de que estudaria a liberação dessas atividades durante o final de semana. Ontem, veio a confirmação de estão liberadas, com restrições, as seguintes atividades já a partir de hoje. A medida atinge profissionais liberais e autônomos da saúde, de interesse da saúde e de diversas áreas desde que respeitadas as normas de segurança para o coronavírus.
CEJA utiliza WhatsApp para aulas do ensino fundamental e médio. Os professores encaminham atividades pedagógicas para cada turma nos grupos do WhatsApp, que foram criados para esse fim. As atividades respeitam a carga horária semanal de cada disciplina. Conforme a diretora do CEJA, LAERTE STULP, as aulas à distância contarão presença e por isso é preciso que cada aluno desenvolva um cronograma de estudos para atender os objetivos. A diretora afirma ainda que os professores estão a disposição para qualquer dúvida ou dificuldade que o aluno tiver. Segundo LARETE, para os alunos que não tem acesso a internet será disponibilizado o material impresso. A meta é manter o calendário escolar em período de quarentena e garantir que os alunos tenham formação adequada.
Professores repassam orientações para os alunos desenvolverem atividades em todas as disciplinas. A diretora do CEJA, LAERTE STULP, explica que o período será das 18 horas e 30 minutos às 22 horas. O professor permanece online esclarecendo duvidas e com explicações sobre o assunto que está sendo abordado. De acordo com a diretora, o CEJA de Itapiranga atende cinco municípios e possui 180 alunos com turmas em Santa Helena, duas turmas em Iporã do Oeste,nas escolas Vendelino Seidel e escola rural de linha Esperança, Cristo Rei e na sede em Itapiranga. LAERTE STULP explica que explica que Tunápolis não possui turma no momento, porém os alunos do município estão sendo atendidos em Santa Helena.
Secretária da Educação de Tunápolis pede afastamento do cargo. ANGELITA BOURSCHEID, solicitou o afastamento no final do expediente de sexta feira. O prefeito RENATO PAULATA, destaca que a legislação eleitoral estabeleceu prazo até o último sábado para afastamento de cargos de confiança para que tenha a intenção de concorrer a vaga na câmara de vereadores na eleição de quatro de outubro. PAULATA informa que durante esta semana vai nomear outra pessoa para o cargo de secretário da Educação de Tunápolis. O prefeito lembra que o único pedido de afastamento foi de ANGELITA BOURSCHEID.
Bandinha da Semana Alemã anima moradores de São João do Oeste em período de quarentena. Para deixar o domingo mais alegre, já que as famílias estão em isolamento social, o morador e músico NESTOR BRACHT mobilizou algumas lideranças e a bandinha que tradicionalmente anima o Bierwagen da Semana Alemã, para um desfile pela cidade. O Núcleo da Mulher Empresária auxiliou com a confecção de cartazes, com dizeres positivos e de superação em relação a toda situação da pandemia e das dificuldades econômicas pelas quais passa o país. Conforme a integrante do núcleo, ANELISE KAUFFMANN, a iniciativa surgiu para trazer alegria e esperança de que dias melhores virão. Ela afirma que a população ficou surpresa com a atitude, que gerou emoção, felicidade e retribuição com aplausos por onde o caminhão passava.
Para realizar o desfile, os integrantes da banda solicitaram a autorização da Polícia Militar. Também foram adotadas as medidas preventivas de distanciamento entre os músicos. ANELISE KAUFMANN comenta que a atitude da bandinha serviu como alento aos munícipes de São João do Oeste, considerando que causou muito estranhamento o fato do sino não tocar e de não haver a tradicional celebração do Domingo de Ramos. Ela afirma que ações como esta são importantes para elevar o sentimento de positivismo e esperança, pois o momento causa medo e incerteza sobre o futuro. A bandinha que realizou o desfile neste domingo era composta por NESTOR BRACHT, LAURO KAUFMANN, FRANCIS MALDANER, AFOSNO MOSSMANN, DANIEL MEURER, ADEMAR MEURER e o motorista do caminhão foi EUSÉBIO FOLLMANN.
AEST pede crédito emergencial das prefeituras para auxiliar empresários. Conforme o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, BRUNO SALDÍVIA, o momento que gera preocupação em todos exige ao mesmo tempo a criação de estratégias para auxiliar a classe empresarial, e de forma ágil. O presidente da AEST enfatiza que por meio dos canais de comunicação da entidade foi feita uma pesquisa com os associados para saber deles a opinião sobre o momento que se vive, como as empresas estão estruturadas para enfrentar a crise e também sugestões que possam minimizar os impactos. SALDÍVIA ressalta que uma das dúvidas apresentadas pelos empresários foi quanto à questão jurídica, banco de horas e férias de funcionários.
Para as duas prefeituras, Santa Helena e Tunápolis, foi solicitado o adiamento de impostos e taxas municipais. O presidente da AEST cita que aos dois municípios também foi solicitado um crédito emergencial, por meio de um programa de juro zero, para manter custos fixos das empresas. BRUNO SALDÍVIA diz que as duas prefeituras sinalizaram de forma positiva, e em Tunápolis inclusive o legislativo já está sendo convocado para aprovar o projeto que concede crédito emergencial. A sugestão é que os juros sejam subsidiados pelos municípios. Por parte da AEST, o presidente anuncia que foi feito o congelamento da mensalidade para os associados. Com a aproximação da Páscoa e a preocupação em relação às vendas, SALDÍVIA destaca que foi criado um Instagram de entregas, o @entregasaest, em que os associados estão postando seus contatos e produtos para encomenda pelos clientes.
Pauta reivindica medidas para auxiliar agricultores familiares afetados pela estiagem. Os 19 sindicatos da agricultura familiar da região contribuíram para elaboração desta pauta encaminhada aos governantes. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Riqueza e coordenador da microrregião Três Fronteiras, VANDERLEI RUTCOSKI, de forma online, sindicalistas de toda região discutiram as dificuldades pelas quais os agricultores estão passando neste momento de estiagem, que se prolonga desde o início do ano. Ele cita que a região Oeste do estado tem sido a mais prejudicada com a seca, que afeta principalmente as culturas da safrinha. RUTCOSKI lembra que a discussão ocorreu em conjunto com a Fetraf, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e a Contag, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.
A primeira reivindicação da pauta, e que já foi atendida, é a prorrogação no prazo de vencimento da Declaração de Aptidão ao Pronaf. O coordenador da microrregião Três Fronteiras dos Sindicatos da Agricultura Familiar justifica que neste período sem atendimento dos setores responsáveis os agricultores não puderam fazer o encaminhamento da DAP, que teve vencimento a partir do dia 20 de março. VANDERLEI RUTCOSKI cita que este prazo foi prorrogado para outubro . Outra conquista foi à garantia de compras de produtos da agricultura familiar, através da Conab, que serão doadas a famílias que necessitam de alimentos. RUTCOSKI afirma que a luta das entidades garantiu que agroindústrias e laticínios continuam funcionando durante a quarentena, pois havia sinalização do governo em também fechar estes estabelecimentos. Em ofício, sindicatos também apresentaram ao governo as perdas que os municípios vêm registrando na agricultura, o que levou a necessidade dos decretos de emergência.
O coordenador da microrregião Três Fronteiras dos Sindicatos da Agricultura Familiar destaca também o pedido para que o governo forneça gratuitamente duas sacas de milho de média tecnologia no próximo programa troca a troca de sementes. Devido às perdas na safra, outro pedido é que as dividas de investimento sejam prorrogadas para o próximo ano. VANDERLEI RUTCOSKI aponta também o pedido de abertura de novas linhas de crédito para agricultura familiar e uma política de preços mínimos para os produtos. RUTCOSKI lembra que a partir de segunda-feira os agricultores beneficiários do programa Bolsa Família estarão recebendo o auxílio de 600 reais do governo federal. Com intermédio de um projeto do senador ESPIRIDIÃO AMIN, o coordenador ressalta que foi possível incluir os agricultores familiares na lista dos beneficiários, e agora a Fetraf e a Contag estudam a forma como será feito o cadastro das famílias que tem a necessidade de receber o subsídio, mas que não são beneficiárias do Bolsa Família.
O secretário reforça que os serviços de saúde continuam restritos aos casos de urgências. DAVINO RAUBER garante que todas as medidas recomendas pelo Ministério da Saúde foram adotadas e estão sendo mantidas. O paciente com resultado positivo em Itapiranga é faixa etária de 40 à 50 anos e esteve em viagem com passagem em diversos aeroportos do país. No momento está bem, sem sintomas. Toda família permaneceu em quarentena rigorosa de isolamento domiciliar. Vão continuar se cuidando com acompanhando da equipe multiprofissional do município. Segundo DAVINO RAUBER, Itapiranga não tem nenhum outro caso suspeito aguardando por resultado de exames. Cita ainda que a equipe segue monitorando pessoas que apresentam sintomas de problemas respiratórios.
O prefeito de Itapuranga, JORGE WELTER diz que a probabilidade desse acontecimento sempre esteve considerada nas ações da administração municipal. Por isso foram tomadas as medidas que já são de amplo conhecimento da população. O prefeito reafirma que não é momento para pânico e sim de reforçar ainda mais os cuidados. WELTER observa que é preciso respeitar o sigilo da pessoa acometida pelo vírus. É um direito que lhe assiste. Sobre a reabertura gradual e segura de algumas atividades econômicas, o município vai seguir o que determina o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. O Comitê Municipal de Crise segue com orientações e monitoramento da situação. JORGE WELTER lembra que o isolamento social de atividades públicas e privadas não essenciais continua até esta terça-feira conforme decreto do governo do estado.
Médico defende uso de máscaras para prevenção ao Coronavírus. O vice-prefeito de Itapiranga, médico FERNANDO GORARDI aponta a mascara como grande aliado no combate a pandemia da Covid 19. Ele cita que países que adotaram a proteção na boa e nariz como rotina tiveram resultado positivo. GIRARDI cita como exemplo HONG CONG com quase oito milhões de habitantes em um pequeno território e com poucos casos de Coronavírus. O médico lamenta que no Brasil o uso de máscara é visto com preconceito como se fosse uma pessoa doente . FERNANDO GIRARDI diz que a máscara é aliada também para permitir que as pessoas consigam trabalhar com segurança, aumentando atividades econômicas em atividade.
Casal é preso suspeito de agredir criança que morreu no hospital de Dionísio Cerqueira. A mãe e o padrasto do menino de três anos que acabou morrendo na tarde deste domingo, no Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, foram presos em flagrante suspeitos de agredir a criança. De acordo com as informações, o menino de três anos, teria perdido os sentidos após cair e bater a cabeça, os fatos teriam ocorrido na casa da família, na Linha São Paulo, interior de Bom Jesus do Sul. Após passar mal durante o banho, a mãe e o padrasto teriam conduzido o menor até o Hospital em Dionísio Cerqueira, onde a criança acabou falecendo. Diante da suspeita, pois o menino apresentava vários hematomas pelo corpo, a equipe médica acionou a polícia, que em um primeiro momento conduziu a mãe e o padrasto até a Delegacia de Dionísio Cerqueira.
O Instituto Geral de Perícia foi acionado e recolheu o corpo do menino para realização da necropsia. Após serem ouvidos pela polícia cerqueirense, e diante da suspeita do crime, os envolvidos, por questões de competência foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde prestaram depoimento e foram presos em flagrante. Diante da gravidade do caso a mãe e o padrasto foram presos em flagrante e encaminhados à cadeia pública. O depoimento dos envolvidos foi acompanhado por advogado que explicou que se trata de um caso grave, e que ambos teriam negado o crime.
PM prende homem com munição e arma de uso restrito em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar prendeu por volta das 17 horas de sábado, um homem por posse de munição e arma de uso restrito no Bairro Progresso em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, foi realizada a abordagem do homem e em busca pessoal foram encontradas munições de calibre .40, uso restrito de forças de segurança. Em diligências foi apreendida uma espingarda do mesmo calibre. Devido às circunstâncias o homem foi preso e a arma apreendida.
Polícia Militar prende suspeito de assalto em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar prendeu neste domingo, um suspeito do roubo ocorrido num mercado no centro de São Miguel do Oeste na noite de sábado. As guarnições do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, de posse das informações sobre os suspeitos e das imagens captadas por câmeras de videomonitoramento, realizaram inúmeras diligências que resultaram na apreensão do veículo utilizado no crime e na prisão de um dos autores. O veículo foi localizado numa estrada rural no bairro São Gotardo, ocasião em que foi aplicado o cão de faro, que identificou o rastro e conduziu os policiais militares até a residência do suspeito, que já estava sendo procurado pela polícia desde a noite de ontem. Posteriormente, as equipes obtiveram informações de onde estaria o suspeito, o qual foi localizado e preso no interior de São José do Cedro.
Presos homens que extorquiram e sequestraram vítima em Iporã do Oeste. A ocorrência foi atendida na madrugada deste domingo, por volta das quatro horas, no interior de Iporã do Oeste. A vítima informou a polícia que havia contraído um empréstimo, efetuado a devolução do valor, e até havia entregue um carro, para o pagamento de juros. Porém, desde o dia 31 de março ficou em poder de dois homens armados, os quais exigiram mais uma quantia em dinheiro para libertar a vítima com vida. O fato iniciou na cidade de Balneário Arroio do Silva, SC, onde reside a vítima, um homem de 36 anos. Depois os autores e a vítima vieram até o interior de Iporã do Oeste, na casa de familiares, o cunhado e a irmã da vítima que residem no município, onde sob ameaça, exigiram o pagamento de um valor em dinheiro para o resgate.
Após o pagamento exigido pelos criminosos, os autores fugiram do local com um veículo placas de Porto Alegre. Por volta das 11 horas e 30 minutos deste domingo a dupla foi presa em Herval do Oeste. Com os dois foi encontrado cerca de dois mil em dinheiro e um cheque no valor de três mil reais entregue pela vítima. A PM enaltece que o sucesso da ocorrência se deu pela rápida troca de informações entre a polícia. Conforme a PM, sequestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outro, qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate resulta em pena de reclusão, de oito a quinze anos. Se o sequestro dura mais de 24 horas, se o sequestrado é menor de 18 ou maior de 60 anos, ou se o crime é cometido por bando ou quadrilha, a pena é reclusão de doze a vinte anos.