ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 06/03/2023

-CARTA DOS GOVERNADORES DEFENDE REFORMA TRIBUTÁRIA E REVISÃO DA DÍVIDA

-AGRICULTURA DE SANTA CATARINA EMITE ALERTA MÁXIMO CONTRA GRIPE AVIÁRIA

-MORADORES REIVIDICAM AO DNIT ESTADUAL MELHORIA NO ACESSO DA SÃO ROQUE

-PODER PÚBLICO NOMEIA O NOVO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO

-DEPARTAMENTO ESTUDA AMPLIAR PROGRAMA HABITACIONAL

-SAÚDE É CONTEMPLADA COM VAN PARA TRANSPORTE DE PACIENTES

-PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO MÊS DA MULHER ABRE AMANHÃ

-REGIONAL DA EDUCAÇÃO PREPARA NOVAS AÇÕES PARA O NEPRE

-TRÊS RÉUS SÃO JULGADOS POR SEREM MANDANTES DO ASSASSINATO DE ADVOGADO

-CONDUTOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ, DIREÇÃO PERIGOSA E DESACATO

O tempo está nublado. A previsão é de condições de nebulosidade variável. A mínima desta manhã foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.

Negociadores de mais de 100 países concluíram um tratado da ONU para proteger o mar aberto neste sábado, uma medida aguardada por grupos de ambientalistas, que dizem que ela ajudará a reverter perdas da biodiversidade marinha e garantirá o desenvolvimento sustentável. O pacto legalmente vinculativo para conservar e garantir o uso sustentável da biodiversidade oceânica, que esteve em discussão por 15 anos, foi finalmente fechado após cinco rodadas de prolongadas negociações lideradas pela ONU em Nova York, que terminaram no sábado, um dia após o prazo original. O tratado é visto como um componente crucial nos esforços globais para colocar sob proteção 30 por cento da terra e do mar do mundo até o final da década.

A Ucrânia planeja usar mais de 460 milhões de dólares em ativos confiscados de bancos russos para reconstruir o país e compensar os ucranianos. A afirmação é do primeiro-ministro do país, DENYS SHMYHAL, em uma conferência em Lviv no sábado. Em um post no Facebook sobre a conferência, ele disse que a Ucrânia está desenvolvendo procedimentos para usar os bens confiscados para ajudar os cidadãos ucranianos e suas comunidades a se recuperarem após a invasão russa. O governo está trabalhando com aliados para desenvolver um sistema baseado em um tratado internacional, que ajudará a decidir como emitir reparações aos ucranianos.

O ex-presidente dos Estados Unidos DONALD TRUMP afirmou, no sábado, que encerraria a guerra entre Rússia e Ucrânia “em um dia” caso retornasse à Casa Branca nas eleições de 2024. TRUMP, que já se colocou como pré-candidato republicano para a disputa do ano que vem, fez a declaração durante a Conferência de Ação Política Conservadora, no estado de Maryland. O republicano também disse que tem um bom relacionamento tanto com o líder russo, VLADIMIR PUTIN, quanto com o ucraniano, VOLODYMIR ZELENSKY que sabe exatamente o que dizer a cada um deles.

Os governadores que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste apresentaram carta pública neste sábado em apoio à reforma tributária, revisão da dívida dos estados e ampliação do debate do Pacto Federativo. A Carta dos Governadores manifesta o compromisso dos estados das duas regiões em trabalhar em conjunto com os governos federal e municipais na aprovação de uma reforma tributária que aumente a eficiência econômica e garanta a justiça social e a preservação da autonomia dos governos para realizar políticas de fomento ao desenvolvimento local. Uma das alterações em discussão é a mudança da tributação do ICMS da origem para o destino.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos na sexta-feira para confirmar que as audiências de custódia devem ser realizadas após todas as prisões - temporárias, preventivas e definitivas - e não apenas em flagrante. Os ministros julgam no plenário virtual, em que os ministros inserem seus votos on-line, um pedido da Defensoria Pública da União. Na audiência de custódia, um juiz ouve o preso e avalia, em 24 horas, a necessidade e a legalidade da ordem e se mantém ou não a prisão. O relator do caso é o ministro EDSON FACHIN. Em 2020, ele determinou que os tribunais façam audiências de custódia para todos os presos, e não somente quando houver flagrante.

A Advocacia-Geral da União formalizou um pedido à Justiça Federal do Distrito Federal na sexta-feira, através de uma ação civil pública para que os financiadores dos atos de 8 de janeiro sejam condenados a pagarem um montante de 100 milhões por dano moral coletivo. Entre os alvos da ação estão 54 pessoas físicas, três empresas, uma associação e um sindicato. Já a possível Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as invasões e depredações à Praça dos Três Poderes em oito de janeiro seguem paradas no Congresso Nacional. O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, tem até a próxima quinta-feira para explicar ao Supremo Tribunal Federal o porquê de não ter instalado a comissão cujo pedido foi protocolado pela senadora SORAYA THRONICKE do União Brasil.

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave cresceram em Santa Catarina nas últimas seis semanas, segundo o monitoramento da Fiocruz divulgado em novo boletim nesta sexta-feira. A alta foi registrada principalmente entre crianças e adolescentes do Estado. De acordo com a Fiocruz, os dados laboratoriais inseridos no sistema do governo federal não permitem ainda identificar se os casos infantojuvenis estão associados à Covid-19 ou à gripe. Já a causa da concentração de registros pode estar relacionada com o baixo índice de vacinação da faixa etária. Com relação à imunização contra o coronavírus, apenas 39 por cento da população catarinense com menos de 18 anos completou o esquema vacinal primário. Na faixa etária dos bebês às crianças de quatro anos, cerca de seis vírgula 75 por cento recebeu a primeira dose.

Somando 72 dias com todos os postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ativos, a corporação encerrou o período de temporada de verão com aumento de 44 por cento nos salvamentos. Foram socorridas quatro mil e 42 pessoas nesta edição, enquanto na última eram duas mil 809. Além disso, houve aumento de 90 por cento nas ações preventivas em relação ao último ano. As medidas de prevenção incluem abordagens orientativas, para esclarecer dúvidas das pessoas em relação às condições da praia, onde entrar no mar, orientar a sair de locais perigosos, como os apitos. No projeto Golfinho, cinco mil 836 crianças foram formadas durante a temporada.

A Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina emitiu uma nota técnica de alerta máximo para medidas de biosseguridade para prevenção à gripe aviária. O comunicado foi divulgado em razão do aumento dos casos da doença registrados em países da América do Sul e das recentes confirmações de casos na Argentina e no Uruguai. O secretário de Estado da Agricultura, VALDIR COLATTO, reforçou as medidas de isolamento de avicultura comercial das aves de vida livre e aves de subsistência. A medida visa proteger a saúde e a segurança dos animais, já que, segundo a secretaria estadual, uma eventual entrada da gripe aviária nos sistemas de produção comerciais poderá acarretar prejuízos a toda a cadeia produtiva catarinense e nacional.

Algumas empresas da região Extremo-Oeste de Santa Catarina estão pleiteando junto ao Consad a obtenção do selo que garante a comercialização de produtos para todo o Brasil. A informação é do prefeito de Guaraciaba e vice-presidente do Consad, VANDECIR DORIGON, que esteve recentemente representando o consórcio em um compromisso no Paraná. Segundo ele, o mais recente compromisso foi efetuar a entrega de certificados que atestam que uma determinada empresa pode comercializar seus produtos para o território nacional. Com isso, várias empresas da região estão em busca do selo. O ramo de produtos de origem animal é a que mais procura esta liberação no Extremo-Oeste. Conforme o prefeito, as empresas interessadas estão em processo de adequação aos requisitos para obter o tal selo. DORIGON ainda falou que o setor produtivo passa por mudanças frequentes, por isso necessita de apoio do Consad para atender as demandas das empresas.

A prefeitura de Palma Sola adquiriu recentemente um novo veículo para a secretaria de Saída. A solicitação foi realizada ainda em 2019 ao senador ESPERIDIÃO AMIN, mas até então não empenha a municipalidade. Uma emenda de 180 mil reais para aquisição do veículo foi disponibilizada ainda no primeiro semestre de 2022, mas por conta dos trâmites burocráticos, foi necessário aguardar para se fazer a compra via Conder, juntamente com outros municípios e assim comprar um veículo melhor, com mais lugares e por menor preço. Em dezembro foi cadastrado o recurso da emenda para adquirir um veículo e agora, através de uma licitação do Conder foi possível realizar a compra. A municipalidade entrou com uma contrapartida no valor de 129 mil reais.

Palma Sola participou da licitação do Conder em conjunto com os municípios da Ameosc para comprar cinco vans. Através deste consórcio são adquiridos medicamentos e materiais para o posto de saúde, no entanto, também podem ser feitas licitações em conjunto com outros municípios, o que acaba diminuindo preços. O secretário de Saúde JULIANO ZANDONÁ, falou que a municipalidade buscou investir em conforto e qualidade para proporcionar viagens longas com os pacientes, principalmente para São Miguel do Oeste, Pato Branco e Cascavel. Com mais lugares também é possível fazer uma viagem apenas. A Van ainda será emplacada nesta semana, então, inicia o transporte de pacientes. Com esta entrega, foi possível renovar a frota de veículos que levam os pacientes para outras cidades.

A Educação com sede em Dionísio Cerqueira reuniu recentemente todos os diretores dos colégios para debater algumas ações para os próximos meses. A informação é da integradora Educacional, JOELDES TAUBE. Todos os 18 diretores das unidades estiveram presentes. Dentre vários assuntos o destaque foi para o Núcleo de Educação Preventiva – NEPRE, que trabalha a cultura da paz, não violência nas escolas, bullying, dentre outros. Na ocasião ficou estabelecido uma formação de 30 horas com início previsto para o próximo dia 28 no colégio Elza Mancelos de Moura de Guarujá do Sul. Na oportunidade serão trabalhados os temas pré-estabelecidos mediante convênios firmados entre instituições. Ainda no encontro foram discutidos mais assuntos sobre a educação, a exemplo do curso de Libras. Ainda quanto ao curso do Nepre, a integradora Educacional falou que cada colégio estadual conta com um coordenador para atender os estudantes. Todos foram capacitados para atender a necessidade inicial e depois dar o encaminhamento necessário.

A prefeitura de Princesa tem programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Para começar a programação, vai ter o “Cinema e Mulher” amanhã. A quarta edição do “Cinema e Mulher" terá duas sessões no Cine Peperi, uma à tarde, com saídade Princesa à uma hora e outra à noite, com saída às seis horas, ambas em frente ao colégio Renascer. O filme escolhido é de comédia: "Perfeita é a Mãe". Os ingressos são 13 reais. Pipoca e refrigerante será por conta de cada participante. Neste dia não será permitido levar crianças. Já no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, acontecerá uma homenagem especial para todas as funcionárias públicas do município. Dia 24 terá capacitação de lanches saudáveis. A ação ocorrerá no Centro dos Idosos o dia todo. As inscrições deverão ser confirmadas diretamente com a profissional da Epagri, são 15 vagas disponíveis. E no dia 25 terá a quarta edição do “Chá para Elas” no auditório da escola Renascer, com início às duas e meia.

Os moradores da Linha São Roque, São José do Cedro, estão solicitando ao Dnit algumas melhorias no acesso. Com a pavimentação rígida da rodovia BR-163, a entrada e saída de veículos ficou mais difícil e, por isso, os moradores estão reivindicando algumas questões. Um dos moradores, DINAR COLOMBO, falou que o pedido não foi bem aceito pelo escritório de São Miguel do Oeste. Com isso, a partir de agora a ideia é contatar o Dnit de Florianópolis. Conforme o morador, a intenção é solicitar a liberação da empresa para que os moradores com o poder público efetue melhorias julgadas necessárias. Ele ainda falou que a intenção não é pedir que a empresa volte a executar novas intervenções no trecho, mas que a municipalidade seja autorizada a efetuar tal intervenção. Na avaliação dele, o acesso a comunidade no sentido Guaraciaba ficou bem difícil, assim como a saída de veículos. Para ele, seria necessário a implantação de um refúgio que permitisse os veículos pararem antes de convergir à esquerda.

Desde 2002 o município de Palma Sola não realizava uma atualização dos valores imobiliários para fins de cobrança do IPTU, apenas aplicava os índices de custo de vida para correção. No decorrer dos anos, ocorreram mudanças na ocupação da área urbana da cidade, alterando consideravelmente a relação entre os valores dos terrenos e imóveis. Conforme a assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, essa situação vinha gerando injustiças. Para ela, a tributação que recaía sobre os moradores era injusta, pois era aplicada sobre uma base que não representava mais a realidade dos valores das propriedades. Para corrigir essas distorções na base da tributação imobiliária, o município realizou amplo estudo, com a finalidade de aproximar a relação dos valores aplicados, tanto entre os terrenos, como para as edificações, inclusive, reestruturando as zonas fiscais urbanas que não refletiam mais o mercado imobiliário local. Segundo ela, não se trata de uma mera atualização de valores, o objetivo é evitar o aumento excessivo da tributação.

Desta forma, sobre o Valor Venal em Palma Sola – estimativa de preço para compra e venda, das Edificações, a alíquota reduziu para zero vírgula 15 por cento e para o Valor Venal do Terreno edificado, passou para zero vírgula 2 por cento. Sobre os terrenos baldios, cuja alíquota mínima era de cinco e meio por cento, e chegava a 13 por cento, atribuiu-se a redução para um por cento, ao mesmo tempo que se extinguiu a aplicação da progressividade das alíquotas dos terrenos baldios. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, falou que essa atualização, além de eliminar injustiças fiscais aplicando o princípio da equidade, objetivou adequar as condições financeiras para que o município possa atender às demandas crescentes por serviços públicos essenciais. Diante disso, o contribuinte irá perceber alterações no valor do IPTU em relação ao último ano, com base na atualização da Planta Genérica de Valores onde foram estabelecidos os novos valores do metro quadrado de terrenos e de construções.

As inscrições para participar do programa Casa Verde e Amarela estão em andamento em São José do Cedro. O prazo se estende até o final do mês. Por meio deste programa as pessoas que ainda não tiveram contato com financiamentos da moradia própria serão contempladas com mais de 30 apartamentos. Para isso, cada interessado deve acessar o site da prefeitura e acessar a plataforma digital. A diretora de Habitação J NIA NILSSON, comentou que o programa conta com inúmeros pré-requisitos. Além de ser o primeiro financiamento em relação à moradia, cada família precisa obedecer teto máximo de arrecadação. Caso o valor ultrapasse os quatro mil, o sistema automaticamente impossibilita o interessado seguir com o preenchimento dos dados. Dentre outros, caso haver mais do que 32 pessoas aptas a fazer o financiamento, a diretora falou que o critério de contemplação será por idade – pessoas com mais de 60 anos; mães e pais solteiros e outros.

São José do Cedro foi o município pioneiro no Extremo-Oeste na implantação e efetivação do programa Casa Verde e Amarela – que agora voltou a se chamar de Minha Casa Minha Vida. A diretora de Habitação J NIA NILSSON, falou que a municipalidade cogita continuar com o programa conforme a adesão da população. A avaliação é abrir espaço para pessoas que já possuem terrenos, mas não a estrutura em si. No entanto, o processo ainda é de análise por parte da administração visto que ainda necessita encerrar o atual que está em andamento. A diretora enfatizou ainda sobre o Casa Verde e Amarela que a administração municipal está apenas intermediando a situação e cedendo um terreno como contrapartida para que o programa aconteça no município. Ela ainda enfatizou que o poder público não é responsável por definir quem será o contemplado, por isso foi aberto a plataforma e feito o convênio com a Caixa – a qual vai financiar os APs. O departamento vem dando expressiva atenção ao programa por ser uma das grandes atividades da atual administração.

O poder público de Palma Sola definiu recentemente o novo nome para assumir a secretaria de Administração. A municipalidade nomeou o ex-vereador ANTONIO SCHAUREN como o novo secretário de Administração. Ele assume no lugar de RODRIGO CALEGARI, que por motivos pessoais, deixou o setor ainda no ano passado. Segundo SCHEUREN, o convite do prefeito veio ainda em outubro de 2022. Uma das primeiras ações à frente da secretaria de Administração, é resolver o problema das lixeiras. Segundo ele, isso é uma cobrança de longa data, por isso vai rever o orçamento de cada setor e conversar com os secretários. A ideia será discutir os próximos passos, e se é possível remanejar recursos para que possa resolver essa questão do lixo. O secretário também falou que vai buscar intermediar conversas entre vereadores e prefeitura. Segundo ele, várias demandas ficaram represadas enquanto o setor não tinha um responsável. Nesse sentido, vai correr contra o tempo para resolver os impasses e melhorar o relacionamento entre os poderes.

O projeto que viabiliza a realização da segunda Feceg foi aprovado em segunda votação pela Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul. A presidente da Casa ROBERTA LERMEN, falou que a partir de agora a municipalidade tem a possibilidade de viabilizar tal feira. A Feceg está prevista para acontecer nos dias 21, 22 e 23 de Abril. Conforme a presidente, o projeto prevê um investimento de até 120 mil reais. Os valores poderão ser usados na estrutura do parque, publicidade, entre outros investimentos importantes. Na avaliação dela, esta feira visa garantir a movimentação econômica de empresas locais. A presidente ainda falou sobre o projeto que prevê reajuste salarial dos profissionais do magistério. O reajuste é de pouco mais de 14 por cento. Para ela, este reajuste é importante para valorizar os servidores. O tal projeto foi para as comissões e será votado nas próximas reuniões. A próxima sessão acontece nesta quinta.

O relacionamento entre os vereadores na Câmara de São José do Cedro está mais próximo que nas legislaturas passadas. O líder da oposição, FERNANDO WILL, falou que o envolvimento dos poderes em prol do município tem causado esse diálogo importante entre os políticos. Esta melhora na relação começou nas últimas semanas com a disponibilidade do Executivo e Legislativo em debater juntos assuntos importantes para o desenvolvimento da municipalidade. O diálogo quanto aos projetos aprovados, a exemplo, daquele que previa recursos para a Expo Cedro tem refletido na importância do bom relacionamento. A ideia de ambos os poderes é discutir pautas que provoquem mudanças importantes no dia a dia do cidadão cedrense, bem como auxiliar no crescimento. No entanto, o vereador falou que continua fazendo oposição, mas sem afetar o andamento e o desenvolvimento do município. Ele disse que busca contato com o poder público antes de levar qualquer reivindicação ao plenário da Câmara no intuito de solucionar, de forma pacífica, todo gargalo encontrado.

Um jovem de nacionalidade argentina foi preso na noite de sábado, por volta das sete e meia, durante Operação Gênesis, realizada pela Polícia Militar de Barracão, na rodovia BR-163. Foi realizada a abordagem de uma motocicleta CG150, conduzida pelo suspeito, que estava sem qualquer tipo de documento de identificação, bem como não possuía CNH. Durante revista pessoal foi localizado com o jovem um cachimbo para uso de maconha. Em busca mais detalhada foi constatado que a motocicleta estava emplacada no município de Barra Bonita e que era de propriedade da prefeitura. De posse dessas informações foi entrado em contato com a PM de Dionísio Cerqueira, que realizou contato com a equipe de Barra Bonita e informou que a motocicleta em questão havia sido furtada na tarde de sábado. O rapaz foi preso e conduzido até Quinquagésima Oitava delegacia de Polícia de Santo Antonio do Sudoeste.

Um jovem, de 21 anos, identificado como VICTOR MANUEL SEGALA CASAGRANDE, ficou gravemente ferido ao ser atingido por um tiro acidental na noite deste domingo, em Descanso. Ele estava trabalhando como segurança em um estabelecimento comercial quando teria colocado a arma sobre uma banqueta e neste momento, a arma disparou e o projétil atingiu o nariz do segurança. Ele foi levado para o Hospital Regional onde está internado na UTI, Unidade de Terapia Intensiva. A Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram no local na manha desta segunda para fazer a perícia e coletar informações sobre o fato. O caso está sendo investigado pela polícia que vai apontar as circunstancia do fato.

A Polícia Militar em rondas pela Rua do Comércio nas proximidades do trevo de acesso a Guaraciaba visualizou o veículo Corolla transitando com os faróis apagados, sendo então, de imediato dado à ordem de parada, porém o condutor do veículo não acatou a ordem e fugiu. Em seguida o veículo entrou na BR-163 e continuou a fugir, sendo logrado êxito na abordagem na Linha São Domingos. Durante a abordagem foi identificado o condutor e a caroneira, sendo que, em consulta ao sistema, foi constatado que o condutor não era habilitado. Foi constatado pelos policiais que o homem estava com um forte odor etílico, ainda estava nervoso e alterado. Durante os procedimentos o condutor desacatou a guarnição policial. Diante do fato, foram confeccionadas as devidas notificações, confeccionado o Boletim de ocorrência sendo o condutor preso, conduzido e entregue na delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. O veículo foi removido ao pátio de apreensões.

Teve início nesta segunda-feira, o segundo júri popular do caso JOACIR MONTAGNA em São Miguel do Oeste, na Câmara de Vereadores. JOACIR MONTAGNA era advogado e foi morto com um tiro na cabeça no dia 13 de Agosto de 2018 em Guaraciaba enquanto estava trabalhando em seu escritório. Segundo o promotor MARCIANO VILLA, o primeiro júri já foi realizado e na oportunidade houve o julgamento das pessoas que executaram o crime. Ele salientou que neste segundo júri, o julgamento será do núcleo referente aos mandantes do homicídio contra o advogado JOACIR MONTAGNA. Conforme ele, o grupo é chamado de núcleo intelectual e ao todo serão três pessoas julgadas. O promotor de Justiça afirmou que dos três acusados que serão julgados pela morte do advogado, dois serão por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa.

Está no banco dos réus o casal CÉSAR GASTÃO FONINI e MARIA DELURDES FONINI apontados como um dos mandantes do assassinato de JOACIR MONTAGNA. Já ADELINO JOSÉ DALA RIVA será julgado por associação criminosa. Ele já foi julgado no primeiro júri por homicídio duplamente qualificado e foi condenado na ocasião a 34 anos. Segundo o advogado de acusação, doutor ISMAEL GREGORY, esta é a segunda fase da Operação em Defesa da Ordem e este é um caso envolvendo o bárbaro assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA. Para a Peperi, ISMAEL reforçou que agora serão julgados o núcleo pensante, o núcleo que arquitetou o crime e passou a ordem para os executores. Ele também reforçou que os trabalhos iniciam com a escolha de sete jurados, estes que ficaram isolados até o término do júri, que deve durar aproximadamente três dias. Após este trabalho, as testemunhas de acusação serão ouvidas e por fim as testemunhas de defesa e também os acusados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.