ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 06/03/21

A Califórnia, nos Estados Unidos, reservará quase metade do seu próximo lote de vacinas para pessoas que vivem em regiões menos favorecidas, à medida que aumenta a preocupação com o enorme impacto da pandemia sobre ricos e pobres. A medida é tomada em resposta a dados que mostram que pessoas de baixa renda e minorias no estado mais populoso do país são mais gravemente atingidas pela covid-19 e, também, substancialmente menos propensas a receber vacinas. Segundo a política, as regiões carentes receberão 40 por cento da próxima rodada de vacinas.

Manifestantes e policiais entraram em confronto em Assunção, capital do Paraguai, na noite de sexta-feira, depois de um protesto contra a forma como o governo tem gerenciado a pandemia. O ministro de Saúde do país perdeu o cargo pouco antes do protesto de sexta-feira, que reuniu cerca de cinco mil pessoas. A polícia fez disparos com balas de borracha e usou bombas de gás nos manifestantes ao redor do prédio do Congresso do país. As infecções por coronavírus no país atingiram níveis recordes e os hospitais estão perto do colapso no Paraguai.

Depois de dizer na semana passada que o "Brasil vive uma tragédia", diretores da Organização Mundial de Saúde cobraram nesta sexta-feira medidas agressivas e disseram que o aumento dos casos de Covid-19 no país pode impactar toda a América Latina. Os diretores se posicionaram depois de serem questionados sobre o aumento de internações entre jovens. TEDROS ADHANOM, diretor-geral da OMS, resumiu a gravidade da situação dizendo que o Brasil precisa levar o aumento de casos "muito, muito a sério". Ele reforçou que a situação é muito séria e muito preocupante.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira, sem dar detalhes, que o governo vai antecipar o 13º "dos mais frágeis" e "dos mais idosos". Segundo ele, a medida será adotada após a aprovação do orçamento. GUEDES deu a declaração na portaria do ministério, após ter se reunido com o deputado DANIEL FREITAS, relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial. O texto já foi aprovado pelo Senado e enviado para a Câmara. O ministro já havia dito que iria retomar o programa de suspensão de contratos e redução de jornada, mas não deu detalhes sobre a duração ou sobre o início da nova rodada do programa.

O Ministério da Educação suspendeu, na noite de quinta-feira, o ofício que havia emitido no início de fevereiro para “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino". No novo documento, a pasta volta atrás e afirma que não havia a intenção de "coibir a liberdade de manifestação e de expressão" no ensino superior. No primeiro documento, o governo considerava "imoralidade administrativa" manifestações políticas no ambiente universitário. Segundo o texto publicado na quinta-feira, o governo respeita a autonomia universitária prevista na Constituição Federal.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta sexta-feira para estender, enquanto durar a pandemia da Covid-19, a autorização para que governadores e prefeitos determinem medidas de combate ao coronavírus. Os governos locais podem determinar, diante da particularidades de cada local, medidas como isolamento,

quarentena, restrição à locomoção, uso de máscaras e exames médicos. A decisão que deve ser confirmada em plenário também libera que os governos de estados e municípios decidam sobre importação e distribuição de quaisquer materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área da saúde sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Anvisa considerados essenciais para auxiliar no combate da pandemia.

Os primeiros 20 leitos de UTI em hospitais privados para atender pacientes graves com Covid-19 foram contratados pelo Estado. O processo está publicado no Diário Oficial de sexta-feira. Os leito ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde. Os primeiros 10 leitos estarão disponíveis a partir da próxima terça, sendo os demais leitos ativados até o dia 12. A unidade hospitalar se enquadra nas exigências de atendimento previstas no edital publicado no início desta semana. O governo também informou que o chamamento público para contratação de leitos de UTI em hospitais privados segue aberto para novas contratações e atendimento de pacientes em todas as regiões do Estado.

Em Santa Catarina 22 mil 391 pessoas tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Os estão no novo balanço parcial da vacinação foi divulgado nesta sexta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Agora, 68 mil 929 são consideradas imunizadas contra o vírus, porque tomaram as duas doses necessárias. Segundo a gerente de imunização da DIVE, ARIELI FIALHO, a orientação para os municípios é aplicarem as doses assim que elas chegarem, devido ao cenário crítico da pandemia em Santa Catarina. Ela explica que caso uma cidade encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, ela tem autonomia para iniciar a vacinação nos grupos subsequentes, como idosos de 79 anos.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, esteve em Chapecó nesta sexta-feira para discutir o enfrentamento à Covid-19 na região que vive um colapso na saúde. Ele visitou o centro de eventos que abriga pacientes com a doença e disse o governo trabalha para fazer mais leitos. PAZUELLO afirmou que “não tem mágica” e que não é possível fazer mil leitos em um dia. Ele disse que os leitos serão abertos aos pouco até atingir a capacidade de atender todo mundo. O ministro saiu de Chapecó por volta das quatro e 45 da tarde. De acordo com a agenda publicada no site do Ministério da Saúde, ele seguiu para o Rio de Janeiro. O ministro também passaria por Xanxerê, mas os compromissos dele nessa cidade foram cancelados.

Saúde pública de Campo Erê inicia vacinação para idosos acima de 80 anos. Aplicação das doses está acontecendo hoje no sistema drive thru. Idosos acima de 80 anos podem se dirigir até o pátio da Igreja Matriz para serem imunizados. CASSIANE DE LIMA diretora de saúde do município explica que nesse sistema, os idosos não precisam nem descer do carro. As enfermeiras fazem a vacina com a pessoa dentro do veículo. Pede para que familiares levem o idoso até o local de vacinação. É necessário ter junto o CPF e o Cartão do SUS.

Vacinação segue até ás 16 horas, sem fechar ao meio dia. CASSIANE ressalta que a equipe vai ficar sem intervalo para melhor atender a demanda. A saúde pública orienta que a população continue se cuidando. Que mantenham o distanciamento social, usem máscaras e higienizem corretamente as mãos.

Município tem mais de 700 pessoas vacinadas contra a Covid-19. Quem informa é a coordenadora da vigilância epidemiológica de São Lourenço do Oeste CÁTIA SCHAEFFER. De acordo com ela, desde que começou a vacinação contra o coronavírus no município, no dia 20 de janeiro, 703 pessoas já foram imunizadas. São Lourenço recebeu cinco remessas da vacina da Coronavac e Oxford-AstraZeneca. Se contabilizar as segundas doses, o número é maior, 804 ao todo, pois 101 profissionais de saúde já tomaram a segunda dose da vacina. Nem todos das faixas etárias que podiam receber a vacina se imunizaram, fazendo com a meta de vacinação da saúde não seja alcançada.



Grupos prioritários vacinados até agora foram profissionais de saúde, idosos acima de 90 anos, idosos entre 85 e 89 anos e os institucionalizados. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, CÁTIA SCHAFER, explica que o município possui cinco instituições de longa permanência e que, ao todo, atendem 114 idosos. Hoje, 100 por cento destes locais estão atendidos. A Secretaria de Saúde divulgará a faixa etária dos próximos grupos assim que as novas doses da vacina chegarem.


Secretaria de Estado da Saúde conhece estrutura da UPA 24 horas em São Lourenço do Oeste. Atendendo a um pedido da saúde pública de São Lourenço do Oeste, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, esteve nessa semana, no município, realizando uma averiguação na estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Objetivo, conta a gestora da saúde no município CAMILA LORENZET, é confirmar se há possibilidade de instalação e habilitação de leitos de UTI ou enfermaria Covid-19.

Município se colocou à disposição, oferecendo a estrutura e auxiliando em parceria no que o Governo do Estado entender que São Lourenço do Oeste é capaz de suportar nesse momento. CAMILA, entende que diante desse cenário que estamos vivendo, é uma necessidade o esforço conjunto. Por isso, e sabendo da estrutura que tem a UPA 24 horas, o município está se colocando à disposição para ajudar a região. O próximo passo, disse CAMILA, é um estudo de viabilidade feito pela Secretaria de Estado da Saúde, que vai sinalizar ao município o que pode ser feio dentro da estrutura da UPA 24 horas para auxiliar no combate à Covid-19.

Prefeitura publica novo decreto com medidas de enfrentamento à Covid-19. A informação é do gerente da vigilância sanitária em São Lourenço do Oeste FILIPE MARTINS. De acordo com ele, o nível da Avaliação de Risco Potencial do Estado de Santa Catarina para região de Xanxerê, a qual São Lourenço pertence, contínua gravíssimo. A prefeitura divulgou ainda novo decreto, considerando ainda as medidas e ações que vêm sendo adotadas para enfrentamento da pandemia pelos municípios que são considerados o suporte do sistema de saúde do município, a exemplo de Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Francisco Beltrão, Pato Branco e outros.


Fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária e pela Polícia Militar. Denúncias podem ser feitas diretamente no 190 ou pelo (49) 3344-8432. O número fixo, diz o gerente, é exclusivamente das sete e meia da manhã às 11 e 30 e das 13 e 30 às cinco e meia da tarde. Depois desse horário no 190 da Polícia Militar. O decreto prevê multa de dois mil e quinhentos reais para quem descumprir as medidas. O decreto entrou em vigor ontem e pode ser acessado por completo no site http:covid.saolourenco.sc.gov.br.


Até dia 14 de março várias atividades continuam suspensas. Entre elas FILIPE cita: atividades de bares, pubs, boates, petiscarias, choperias, cervejarias, whiskerias, casas de show, bailões e similares; Restaurantes, pizzarias, lanchonetes e food trucks, poderão funcionar exclusivamente das 10h às 14h e 18h às 22h. Considera-se atividade de restaurante aquela destinada a servir refeições. Demais atividades ficam fechadas. Suspensas as aulas presenciais nas unidades da rede de ensino relacionadas à educação de nível médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior.


Outras ações, o prazo de vigência segundo decreto de São Lourenço do Oeste é até dia 21 de março. São elas: Permissão da entrada e permanência nos estabelecimentos comerciais abertos ao público e agências bancárias de apenas um cliente ou pessoa do mesmo grupo familiar, devendo ainda ser observada a proporção de uma pessoa a cada quatro metros quadrados; Proibido o consumo de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais do município; Proibida a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais do município nos dias 5 e 6, 12 e 13 e 19 e 20 de março.

População deve ficar atenta a todos os prazos do decreto. Até dia 28 de março, segundo o gerente da vigilância sanitária, continua suspenso o comércio ambulante e suspensa a realização de qualquer tipo de evento.

Integrantes da CIS – Comissão Integradora Regional de Saúde trabalham em conjunto no combate ao coronavírus. DÉBORA PREVEDELO, coordenadora da entidade e secretária de saúde de Palma Sola, informa que a entidade reúne 30 municípios da Ameosc e Amerios. Preocupa os membros o acelerado crescimento da doença em toda região. A dirigente observa que todos os órgãos estão empenhados na luta contra Covid-19. São parceiros das Secretarias Municipais de Saúde Polícia Militar, Vigilância Sanitária, bombeiros e Defesa Civil.

Todos os municípios estão recebendo vacina do Governo do Estado, mas as quantidades são pequenas. As doses vem na proporção do número de habitante e a expectativa é sempre de aumentar os volumes. DÉBORA PREVEDELO – coordenadora da CIS diz que, acima de tudo, ainda mais importante que a vacina é cada cidadão se cuidar e cuidar do outro, fazendo a sua parte. Teve um movimento de municípios, junto a federação, no sentido de comprar vacinas para acelerar o processo de imunização, mas o problema é que não tem. DÉBORA frisa que a partir do momento em que a pessoa recebe a dose, leva 30 dias para o organismo criar resistência e começar a fazer efeito.

Palma Sola está recebendo cem doses de vacina contra Covid. A preocupação da Secretaria de Saúde e aplicar o mais rápido possível na população. DÉBORA PREVEDELO revela que o município tem hoje cerca de 50 pessoas com o vírus ativo. Ela alerta a população que qualquer sintoma da doença, a pessoa precisa procurar o posto.

Deputado repassa 150 mil para investimentos na educação de município da região. FABIANO DA LUZ, esteve nessa semana em São Lourenço do Oeste, entregando a emenda para o prefeito RAFAEL CALEFFI. Os recursos que serão destinados para investimento na educação. Mesmo com o período crítico da pandemia, o deputado diz que é momento de cautela e de seguir os cuidados, mas sem deixar de se dedicar aos municípios de Santa Catarina, explicando o ato presencial.

Mulher com tornozeleira é presa por tráfico de droga. A PM, foi até uma casa no Bairro São Miguel, em Francisco Beltrão no início da noite de ontem, depois de receber uma denúncia de que naquele local ocorria tráfico de drogas. Na casa, abordou duas mulheres que são irmãs. Segundo a Polícia, elas autorizaram as buscas na casa, e encontraram num cesto de roupas sujas três mil 208 reais, em dinheiro, sem origem comprovada. Com apoio da equipe Canil, o cão farejador Iron, localizou embaixo de um fogão, 105 gramas de maconha. A responsável pela casa que faz uso de tornozeleira eletrônica foi presa por tráfico de drogas e encaminhada para a 19ª SDP.

Rapaz fica gravemente ferido após colidir com o carro em árvore na BR 282. O acidente aconteceu por volta das 13 horas de ontem, próximo ao Posto Tedesco, entre Maravilha e São Miguel do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros e o Samu, as equipes se deslocaram e perceberam que foi uma saída de pista, seguida de uma colisão em árvore, envolvendo um Siena de Maravilha, o qual era conduzido por um rapaz de 20 anos. O motorista foi encontrado consciente, porém preso às ferragens, com Traumatismo Craniano Grave, fratura nos ossos do rosto, trauma de tórax e de abdômen e fraturas pelo corpo.

Após a estabilização do veículo, foi ofertado oxigênio à vítima e depois a retirada da mesma. Todo o trabalho também teve o apoio do Saer, o Serviço Aeropolicial de Fronteira e do SARA, Serviço de Atendimento em Resgate Aeromédico, que foi acionado e fez a condução do jovem de helicóptero até o Hospital São José, em Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.