ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco - terça-feira - 06 02 2024

-CONGRESSO RETORNA DO RECESSO COM 19 MEDIDAS PROVISÓRIAS PARA ANALISAR

-ARRECADAÇÃO DE SANTA CATARINA TEM ALTA REAL DE QUASE 17% EM JANEIRO

-ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE BOVINOS ELEGE NOVA DIRETORIA NO MUNICÍPIO

-CÂMARA DE VEREADORES REALIZA HOJE PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2024

-GOVERNADOR CONFIRMA PRESENÇA NA INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO SAMU

-MOTORISTA ABANDONA CARRO E FOGE DURANTE BARREIRA POLICIAL NA SC 492

-MULHER SOFRE FRATURA EM ACIDENTE ENVOLVENDO CARRETA E MOTO

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com períodos de nublado e pancadas de chuva isoladas.

O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, disse nesta segunda-feira que a “guerra não deve terminar” antes que Israel mate a liderança do Hamas. Ele citou que o objetivo é uma vitória absoluta sobre o Hamas e isso levará tempo. No passado, Israel não escondeu a intenção de continuar caçando os líderes do Hamas mesmo depois do fim da guerra. NETANYAHU também afirmou anteriormente que a guerra contra o Hamas “será uma longa luta”. O conflito começou na região no dia sete de outubro do ano passado.

O secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, nomeou um grupo para conduzir uma revisão independente da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina, a principal agência da ONU na Faixa de Gaza que fornece assistência humanitária aos palestinos. Essa análise terá início em 14 de fevereiro e será conduzida juntamente com uma investigação em curso pelo Gabinete de Serviços de Supervisão Interna da ONU sobre as acusações de Israel de que funcionários da agencia estiveram envolvidos nos ataques do Hamas. A ex-ministra das Relações Exteriores da França, CATHERINE COLONNA, irá liderar a revisão.

O presidente do Chile GABRIEL BORIC decretou, nesta segunda-feira, dois dias de luto, pelos 122 mortos e milhares de desabrigados deixados pelos incêndios florestais no país. Ele afirmou que o “Chile inteiro chora por Valparaíso”. O incêndio já está entre os três mais fatais do mundo no século 21. Entre ruas cobertas de escombros, carros carbonizados e cinzas, os moradores de Quilpué e Villa Independencia sofrem com a falta de serviços básicos. Quase 15 mil casas foram danificadas pelo fogo, de acordo com o subsecretário do Ministério do Interior, MANUEL MONSALVE. Os incêndios, começaram na quarta-feira, mesmo dia em que uma onda de calor atingiu temperaturas acima de 40 graus.

Será definido nesta semana o calendário de vacinação contra a dengue. A informação é da ministra da Saúde, NÍSIA TRINDADE. Anteriormente, o governo já havia divulgado que a imunização, inicialmente de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, começaria neste mês nos municípios selecionados. Até a tarde desta segunda-feira, o Brasil tinha 345 mil 235 casos prováveis de dengue, com 36 mortes e 234 óbitos em investigação. Além do Distrito Federal, ao menos três estados decretaram situação de emergência por causa do aumento no número de casos de dengue: Acre, Minas Gerais e Goiás. Além dos estados, as cidades do Rio de Janeiro e de Oiapoque também decretaram situação de emergência.

O Congresso Nacional retornou oficialmente do recesso na segunda-feira e, a partir desta terça, terá 19 medidas provisórias editadas pelo presidente LULA para analisar.

Medidas provisórias só podem ser editadas pelo presidente da República e têm força de lei assim que publicadas no “Diário Oficial da União”. Precisam, contudo, ser aprovadas pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornarem leis em definitivo. Entre as MPs pendentes de análise, estão as que tratam de temas como: reoneração da folha de pagamento; auxílio para pescadores da região Norte; prorrogação do Desenrola Brasil; emergências fitossanitária; e o programa Mover. Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2023, Lula já editou 51 medidas provisórias.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou, durante discurso de abertura do ano Legislativo, nesta segunda-feira, que a regulamentação da reforma tributária estará entre as prioridades do Senado neste ano. Para além deste tema, o senador também destacou a importância do debate da reeleição e a regulamentação das plataformas e da inteligência artificial. O líder reiterou o compromisso da Casa com o debate socioeconômico para 2024 e afirmou que a desburocratização do Estado será um dos desafios do Congresso para este ano. Já a mensagem do presidente LULA ao Congresso Nacional na volta dos trabalhos do Legislativo afirmou que o crescimento de 2024 terá maior contribuição da demanda doméstica. Já o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, disse que "o Orçamento da União pertence a todos e todas e não apenas ao Executivo."

A movimentação de cargas nos aeroportos de Santa Catarina teve um crescimento de 25 vírgula três por cento em 2023, em relação ao ano anterior. Os dados foram confirmados pela Agência Nacional de Aviação Civil que divulgou o fechamento dos dados de todo o Brasil. O desempenho catarinense é significativo diante da queda de um vírgula 17 por cento registrada em todo o país. Pelos aeroportos do estado, foram 14 mil e 400 toneladas, sendo o Aeroporto de Florianópolis o que mais cresceu: 32 por cento em relação a 2022. Pela capital foram movimentadas sete mil e 400 toneladas em 2023.

Impulsionada pela movimentação econômica causada pelas férias e circulação de turistas no estado, a arrecadação catarinense ultrapassou a barreira dos quatro bilhões e 500 milhões de reais em janeiro, estabelecendo um novo recorde. Trata-se do maior valor arrecadado em um único mês pelo Fisco de Santa Catarina, resultado de um período atípico e que não deve se manter ao longo do ano. A marca representa crescimento nominal de 22 vírgula três por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Na prática, considerando a inflação de quatro vírgula seis por cento do período, houve aumento real de 16 vírgula nove por cento. Já a projeção de crescimento da Secretaria de Estado da Fazenda para o decorrer de 2024 é de aumento real entre seis e sete por cento.

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina apontou que 52 por cento da frota de transporte escolar no Estado possui mais de 10 anos de uso. De acordo com a Cartilha do Transporte Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que todos os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso. O estudo foi elaborado pela Diretoria de Informações Estratégicas e utilizou dados extraídos dos arquivos referentes a processos licitatórios dos exercícios de 2022 e 2023, encaminhados eletronicamente pelas prefeituras ao Tribunal. Outro dado levantado pelo TCE é em relação à autorização do Detran de Santa Catarina para circular como transporte escolar. Conforme o estudo, 41 por cento da frota no Estado não possui a autorização.

A secretaria de saúde de Romelândia realizou cerca de nove mil e 800 atendimentos no mês de dezembro. A informação foi divulgada no programa da prefeitura que é veiculado todos os sábados na rádio Top 104, emissora que integra a Rede Peperi de Comunicação. O maior número de atendimentos ocorreu no setor de ambulatório com três mil 152 registros. Além disso, foram mil e 700 atendimentos de farmácia, mil e 600 consultas com clínico geral e outros mil 450 atendimentos de enfermagem. O relatório da saúde de Romelândia também aponta 724 atendimentos nos horários de plantão para os moradores.

A administração de Paraíso está retomando o ritmo normal dos trabalhos. A informação é da prefeita em exercício, SILENE LÍBERO. Ela disse que na educação, a principal preocupação é com a organização para o início do ano letivo de 2024. Os professores retornaram aos trabalhos nesta segunda-feira, dia cinco. As aulas em Paraíso vão começar na semana que vem. Na secretaria de Obras, a prioridade é com a manutenção das estradas onde aonde passam os veículos do transporte escolar. SILENE destacou que o município tem cerca de 600 quilômetros de estradas e a conservação dos trechos é uma das preocupações do governo municipal.

Estão abertas as inscrições para o Programa Pelotão Mirim “Pequenos Lanceiros do Ponche Verde”. O prazo para confirmar participação na turma deste ano vai até o dia 23 de fevereiro. O programa, que é desenvolvido em uma parceria entre o Município e o décimo quarto RCMec é voltado a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único. As aulas são ofertadas no contraturno escolar. De acordo com a secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO, estão disponíveis 30 vagas, distribuídas entre o público masculino e feminino, sendo 15 para o turno matutino e 15 para o vespertino.

A Associação dos Criadores de Bovinos do extremo-oeste elegeu, nesta segunda-feira, a nova diretoria da entidade para os próximos dois anos. O atual presidente, CLÓVIS BOFF, foi reeleito o mandato 2024-2025. O vice-presidente, também reeleito, é MOACIR PIROCA. A eleição e posse da nova diretoria foi realizada na Casa do Criador no parque de exposições Rineu Gransotto. Apenas uma chapa foi inscrita para a eleição da ACBEOSC e a eleição foi por aclamação. O presidente reeleito, CLÓVIS BOFF, reforçou que a intenção é manter o ritmo e dar continuidade aos trabalhados da entidade.

A associação de criadores de bovinos do extremo-oeste realizou nove leilões em 2023, mesmo número previsto para este ano. O primeiro remate está marcado para o dia 23 de fevereiro. De acordo com o presidente da entidade, CLÓVIS BOFF, outra meta da diretoria é continuar com as obras melhorias na infraestrutura do parque, como a cobertura das mangueiras onde ficam os animais para os remates. Ele lembrou que a entidade vem contribuindo para o fortalecimento da bovinocultura de corte do extremo-oeste. Além de sete leilões de gado geral, a entidade vai realizar no dia 16 de março o leilão da Ateg e no dia 19 de julho o leilão de reprodutores.

A feira da agricultura familiar da Faismo terá 44 expositores neste ano. A informação é da coordenadora feira, LEONILDA VILANI. O número de produtores é 10 por cento maior do que a última edição da exposição quando 40 agricultores estiveram no evento. LEONILDA disse que a Feira da Agricultura Familiar é um espaço importante para os agricultura na medida em que amplia o rol de divulgação e comercialização dos produtos. Outra novidade deste ano é a realização de oficinas de capacitação e degustação em todos os dias da feira. Os eventos são gratuitos para os interessados.

Começam hoje as inscrições para o Programa Atleta na Escola em São Miguel do Oeste. Para realizar a inscrição, o responsável pelo interessado deve comparecer à Secretaria de Esporte, junto ao ginásio municipal, em frente à Unoesc, com cópias do comprovante de endereço e da carteira de identidade da criança ou adolescente, além do Atestado de Matrícula ou Frequência Escolar. Quem já participava no ano passado, pode somente preencher a ficha de inscrição e escolher a modalidade. O Programa é uma iniciativa da Administração Municipal e é desenvolvido em parceria pelas secretarias de Educação e de Esporte e Cultura, visando o incentivo à prática esportiva para crianças e adolescentes.

Para participar do programa Atleta na Escola é necessário apenas residir em São Miguel do Oeste, ter entre 8 e 16 anos e estar frequentando a escola, seja na rede pública ou privada. O critério de seleção será a ordem de inscrição, ou seja, as vagas serão preenchidas de acordo com a procura dos interessados. Este ano, estão disponíveis as modalidades de Judô, Vôlei, Futsal, Dança, Atletismo, Basquete, Futebol e Tênis de Quadra. Cada alunos pode optar por até duas modalidades, e as aulas serão uma vez por semana, no contraturno escolar. Além dos treinos, o Município disponibilizará o transporte e o lanche gratuitamente. As aulas devem iniciar ainda neste mês.

Os zeladores que atuarão nas 25 unidades escolares da rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste foram recepcionados, na manhã desta segunda-feira, pelo vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI; pela secretária de Educação, SISSE VELOZO; e pelo secretário adjunto, NILSON RUBINI, no auditório da secretaria de Educação. Também estiveram presentes os diretores e diretoras das unidades escolares, e a direção da empresa Inviomax, que foi a vencedora do processo licitatório que culminou na contratação dos profissionais. A secretária, Sisse Velozo, destacou que todos os zeladores passaram por um treinamento adequado, e estão plenamente capacitados para zelar pela segurança das crianças, pais e educadores dentro das escolas e creches do Município.

Os zeladores contratados pelo município vão trabalhar nas 25 unidades escolares a partir desta quarta-feira. Os profissionais vão atuar no controle do acesso e da circulação de pessoas nas escolas. De acordo com a secretária de Educação, SISSE VELOZO, quase 5 mil alunos estão matriculados em todas as escolas da rede, da creche ao nono ano do ensino fundamental. Eles serão atendidos por cerca de 500 profissionais da Secretaria de Educação. Das 25 unidades escolares, sendo 14 com atendimento de creche, 14 na pré-escola e 13 com Ensino Fundamental. Neste ano, as duas escolas do campo terão atendimento em tempo integral.

O governador do estado, JORGINHO MELLO, estará em São Miguel do Oeste na próxima sexta-feira. Ele vai participar da inauguração da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A cerimônia está marcada para as 11 horas da manhã. A secretária de saúde, CARMEM ZANOTTO também vai participar do evento. A presença de Jorginho e Carmem no ato da próxima sexta-feira foi confirmada pelo o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONÍSIO CEZAR MEDEIROS e pelo presidente do PL de São Miguel do Oeste, EVERALDO DI BERTI. A Casa Civil ainda não divulgou se JORGINHO terá outros compromissos na região.

A nova sede do Samu fica na rua Padre Aurélio Canzi, nas proximidades da escola Emma Balke. De acordo com o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONÍSIO CEZAR MEDEIROS, o objetivo da mudança é dar mais condições de trabalho e construir a identidade própria do Samu. Durante seis anos, o serviço funcionou junto com o bombeiros, no quartel do décimo segundo batalhão. Além da nova sede, o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONÍSIO CEZAR MEDEIROS confirmou que o SAMU vai reativar a Unidade de Suporte Básico em São Miguel do Oeste. Com isso, o SAMU de São Miguel do Oeste vai passar a contar com duas equipes. Atualmente, o Serviço conta com uma Unidade de Suporte Avançado, a UTI Móvel.

A primeira sessão da câmara de vereadores e Bandeirante foi realizada na última semana. A informação é da presidente do legislativo, JANE RIES. A sessão que abriu o ano legislativo ocorreu no dia primeiro de fevereiro com a aprovação de três projetos de resolução. As matérias que passaram pela casa tratavam da formação das comissões permanentes, do reajuste do vale alimentação dos servidores da câmara e adesão dos processos de licitação do poder executivo. JANE disse que a primeira sessão do ano contou com uma boa participação do público.

A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste vai realizar hoje à noite a primeira sessão ordinária de 2024. A reunião que abre o ano legislativo ordinário vai começar as sete horas da noite. O prefeito WILSON TREVISAN está em viagem e a leitura da mensagem do executivo para os vereadores está programada para a sessão de quinta-feira, dia 08 de fevereiro. De acordo com o presidente da câmara, PAULO DRUMM, as datas das seis sessões do mês já estão definidas. Além das duas reuniões desta semana, os vereadores vão se reunir depois da Faismo. O calendário do mês ainda prevê sessões nos dias 20, 22, 27 e 29. A sessão de abertura do ano legislativo hoje à noite será transmitida ao vivo pela Peperi.

A pauta da primeira sessão do ano tem um projeto de resolução na pauta de votação. A informação é do presidente da câmara, PAULO DRUMM. De acordo com ele, os vereadores vão apreciar o projeto de resolução que concede o título de cidadão honorário para o deputado MAURICIO ESKUDLARK. A autora do projeto é a vereadora, ISLONA MEDEIROS. DRUMM explicou que os sete projetos protocolados neste ano pelo executivo serão encaminhados para as comissões na sessão de hoje. Entre as matérias está a que prevê a cedência da casa de vidro que fica na praça central para a instalação da base operacional da Polícia Militar. Os projetos devem entrar na pauta de votação ao longo do mês.

O Corpo de Bombeiros Militar de São José do Cedro registrou uma ocorrência de incêndio em uma usina de captação de energia solar na Linha Derrubada Alta, interior do município de São José do Cedro. O incêndio iniciou na tubulação da fiação subterrânea da usina, sendo que para realizar a extinção do fogo foi necessário cortar a fiação do circuito que conduz energia entre as placas. Os bombeiros controlaram as chamas e impediram que o fogo se alastrasse pelos equipamentos. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar Rodoviária desencadeou durante o final de semana, uma ação de combate à embriaguez ao volante, na rodovia SC-163, entre os municípios de São Miguel do Oeste e Descanso. A operação teve o objetivo de fiscalizar motoristas que poderiam estar sob efeito de álcool na direção de veículos automotores. Foram realizados 452 testes de bafômetro, 62 autos foram expedidas por diversas infrações de trânsito. Cinco condutores se recusaram a realizaram o teste de alcoolemia e um foi autuado por dirigir sob influência de álcool. Durante as ações, os policiais abordaram um drone que auxiliou no policiamento preventivo e identificação de condutores.

Um motorista abandonou o veículo e fugiu para uma área de mata ao ser abordado em uma barreira da Policia Militar rodoviária no final de semana em São Miguel do Oeste. Por volta das 11 horas da manhã de sábado, na SC 492, entre São Miguel e Bandeirante, durante a realização da operação lei seca, a guarnição realizou a abordagem de um veículo Corsa, conduzido por um homem de 55 anos. O motorista, ao ser submetido ao teste do bafômetro, abandonou o carro e saiu correndo. Ele entrou em uma plantação de milho e não foi mais localizado. O veículo foi recolhido ao pátio conveniado.

Uma mulher ficou ferida em um acidente envolvendo uma carreta e uma moto no começo da manhã desta terça-feira em São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu na Rodovia Municipal Leolino Baldissera, proximidades do Parque de Exposições Rineu Gransotto. A carreta acabou atingindo a motociclista durante uma manobra realizada pelo caminhoneiro. Segundo os bombeiros, a condutora da moto sofreu fratura no tornozelo. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.