-CONGRESSO RETORNA DO RECESSO COM 19 MEDIDAS PROVISÓRIAS PARA ANALISAR
-ARRECADAÇÃO DE SANTA CATARINA TEM ALTA REAL DE QUASE 17% EM JANEIRO
-ITAPIRANGA MANTÉM ROTINA DE TEMPERATURA MAIS ALTA EM SC
-GOVERNADOR CONFIRMA PRESENÇA EM EVENTO DO SAMU EM SMO
-SÃO JOÃO DO OESTE TEM AVALIAÇÃO DE 9,53 NO MINISTÉRIO DA SAÚDE
-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL VAI CAPACITAR EXPOSITORES DA EFRAIT
-POLICIA RODOVIÁRIA REALIZA AÇÃO NA RODOVIA SC 163
-MOTOCICLISTA SOFRE LESÕES GRAVES AO SER ATINGIDO POR CARRETA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com períodos de nublado e pancadas de chuva isoladas.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, disse nesta segunda-feira que a “guerra não deve terminar” antes que Israel mate a liderança do Hamas. Ele citou que o objetivo é uma vitória absoluta sobre o Hamas e isso levará tempo. No passado, Israel não escondeu a intenção de continuar caçando os líderes do Hamas mesmo depois do fim da guerra. NETANYAHU também afirmou anteriormente que a guerra contra o Hamas “será uma longa luta”. O conflito começou na região no dia sete de outubro do ano passado.
O secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, nomeou um grupo para conduzir uma revisão independente da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina, a principal agência da ONU na Faixa de Gaza que fornece assistência humanitária aos palestinos. Essa análise terá início em 14 de fevereiro e será conduzida juntamente com uma investigação em curso pelo Gabinete de Serviços de Supervisão Interna da ONU sobre as acusações de Israel de que funcionários da agencia estiveram envolvidos nos ataques do Hamas. A ex-ministra das Relações Exteriores da França, CATHERINE COLONNA, irá liderar a revisão.
O presidente do Chile GABRIEL BORIC decretou, nesta segunda-feira, dois dias de luto, pelos 122 mortos e milhares de desabrigados deixados pelos incêndios florestais no país. Ele afirmou que o “Chile inteiro chora por Valparaíso”. O incêndio já está entre os três mais fatais do mundo no século 21. Entre ruas cobertas de escombros, carros carbonizados e cinzas, os moradores de Quilpué e Villa Independencia sofrem com a falta de serviços básicos. Quase 15 mil casas foram danificadas pelo fogo, de acordo com o subsecretário do Ministério do Interior, MANUEL MONSALVE. Os incêndios, começaram na quarta-feira, mesmo dia em que uma onda de calor atingiu temperaturas acima de 40 graus.
Será definido nesta semana o calendário de vacinação contra a dengue. A informação é da ministra da Saúde, NÍSIA TRINDADE. Anteriormente, o governo já havia divulgado que a imunização, inicialmente de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, começaria neste mês nos municípios selecionados. Até a tarde desta segunda-feira, o Brasil tinha 345 mil 235 casos prováveis de dengue, com 36 mortes e 234 óbitos em investigação. Além do Distrito Federal, ao menos três estados decretaram situação de emergência por causa do aumento no número de casos de dengue: Acre, Minas Gerais e Goiás. Além dos estados, as cidades do Rio de Janeiro e de Oiapoque também decretaram situação de emergência.
O Congresso Nacional retornou oficialmente do recesso na segunda-feira e, a partir desta terça, terá 19 medidas provisórias editadas pelo presidente LULA para analisar. Medidas provisórias só podem ser editadas pelo presidente da República e têm força de lei assim que publicadas no “Diário Oficial da União”. Precisam, contudo, ser aprovadas pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornarem leis em definitivo. Entre as MPs pendentes de análise, estão as que tratam de temas como: reoneração da folha de pagamento; auxílio para pescadores da região Norte; prorrogação do Desenrola Brasil; emergências fitossanitária; e o programa Mover. Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2023, Lula já editou 51 medidas provisórias.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou, durante discurso de abertura do ano Legislativo, nesta segunda-feira, que a regulamentação da reforma tributária estará entre as prioridades do Senado neste ano. Para além deste tema, o senador também destacou a importância do debate da reeleição e a regulamentação das plataformas e da inteligência artificial. O líder reiterou o compromisso da Casa com o debate socioeconômico para 2024 e afirmou que a desburocratização do Estado será um dos desafios do Congresso para este ano. Já a mensagem do presidente LULA ao Congresso Nacional na volta dos trabalhos do Legislativo afirmou que o crescimento de 2024 terá maior contribuição da demanda doméstica. Já o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, disse que "o Orçamento da União pertence a todos e todas e não apenas ao Executivo."
A movimentação de cargas nos aeroportos de Santa Catarina teve um crescimento de 25 vírgula três por cento em 2023, em relação ao ano anterior. Os dados foram confirmados pela Agência Nacional de Aviação Civil que divulgou o fechamento dos dados de todo o Brasil. O desempenho catarinense é significativo diante da queda de um vírgula 17 por cento registrada em todo o país. Pelos aeroportos do estado, foram 14 mil e 400 toneladas, sendo o Aeroporto de Florianópolis o que mais cresceu: 32 por cento em relação a 2022. Pela capital foram movimentadas sete mil e 400 toneladas em 2023.
Impulsionada pela movimentação econômica causada pelas férias e circulação de turistas no estado, a arrecadação catarinense ultrapassou a barreira dos quatro bilhões e 500 milhões de reais em janeiro, estabelecendo um novo recorde. Trata-se do maior valor arrecadado em um único mês pelo Fisco de Santa Catarina, resultado de um período atípico e que não deve se manter ao longo do ano. A marca representa crescimento nominal de 22 vírgula três por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Na prática, considerando a inflação de quatro vírgula seis por cento do período, houve aumento real de 16 vírgula nove por cento. Já a projeção de crescimento da Secretaria de Estado da Fazenda para o decorrer de 2024 é de aumento real entre seis e sete por cento.
Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina apontou que 52 por cento da frota de transporte escolar no Estado possui mais de 10 anos de uso. De acordo com a Cartilha do Transporte Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que todos os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso. O estudo foi elaborado pela Diretoria de Informações Estratégicas e utilizou dados extraídos dos arquivos referentes a processos licitatórios dos exercícios de 2022 e 2023, encaminhados eletronicamente pelas prefeituras ao Tribunal. Outro dado levantado pelo TCE é em relação à autorização do Detran de Santa Catarina para circular como transporte escolar. Conforme o estudo, 41 por cento da frota no Estado não possui a autorização.
Itapiranga estabelece recorde de temperatura no inicio de fevereiro. Os primeiros dias de fevereiro foram marcados por temperaturas elevadas em Santa Catarina. O município possui histórico de possui as temperaturas mais elevadas do estado. As altas temperaturas agravam a falta de chuva regular nos últimos dias. Em Itapiranga, o calor resultou em marcas superiores a 40 graus nos últimos dias. No dia dois de fevereiro, Itapiranga já liderava a maior temperatura com 40,7 graus celsius. Em três de fevereiro, a temperatura chegou em 41,4 graus no município.
Nesta segunda-feira, a Defesa Civil do estado publicou as maiores temperaturas registradas no dia. Itapiranga continua no topo com a temperatura de 43 graus. Logo em seguida aparece a cidade de Caibi com 36 graus. São Miguel do Oeste aparece décima terceira posição, com 34 graus. O calor segue no decorrer desta semana, com temperaturas típicas de verão na maioria das regiões catarinenses. Não são descartadas possibilidades de pancadas isoladas de chuva.
Itapiranga realiza abertura do ano letivo 2024 para professores. O evento de abertura do ano letivo de 2024 na rede municipal de ensino de Itapiranga aconteceu na tarde desta segunda-feira, na Sociedade Imigrantes. Durante a programação, teve um momento cultural, seguido de palestra com o professor, VIANEI HAMMERSCHMIDT, falando sobre conversações curriculares e identidade docente, e apresentação das unidades escolares da rede municipal de ensino. Na oportunidade, também foi realizado o ato de posse dos novos profissionais efetivados na rede municipal de Itapiranga. Foram empossadas a professora dos anos iniciais. Atualmente, 388 servidores fazem parte da equipe da secretaria municipal de Educação. A secretária da pasta, ELAINE MUELLER, exaltou a importância do grupo para cultivar um ambiente educacional que promove um ensino de qualidade, o respeito mútuo e a colaboração.
Os programas de incentivo agrícola vem alcançando seus objetivos. A afirmação é do Secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH. Entre os considerados mais relevantes está o programa de Cobertura e Preservação de Solo, que consiste na entrega de sementes de pastagens aos agricultores do município. Segundo o secretário, no ponto de vista ambiental, esse é um dos programas mais importantes, considerando a preservação do solo primordial para a boa produção pecuária em geral. RECH afirma que o solo é hoje o principal patrimônio do agricultor, e por isso a secretaria trabalha o programa que promete o plantio de uma área que deve superar os 800 hectares neste ano.
Patrulha Mecanizada auxilia no desenvolvimento do programa de Cobertura e Preservação do Solo. ROGÉRIO RECH afirma que um conjunto de máquinas está à disposição dos agricultores, entre eles dois rolos acamadores, para fazer o manejo das palhadas, evitando que o agricultor precise comprar um equipamento muitas vezes de alto valor para a atividade. A Patrulha mecanizada é composta por doze equipamentos, desde distribuidores de esterco líquido, distribuidores de esterco seco e calcário, brocas de solo para perfuração e colocação de cercas e palanques. Para contar com esses equipamentos, o agricultor precisarealizar uma solicitação na secretaria, se comprometer em cuidar dos equipamentos, e realizar o pagamento deuma taxa diária com valor acessível. A manutenção dos equipamentos da Patrulha Mecanizada é mantida pelo município.
Programa de Incentivo ao metro quadrado e metro cubico Construído , tem ajudado a alavancar o crescimento econômico agropecuário. A afirmação é do Secretário de Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH. Segundo ele, o programa teve grande adesão e aprovação de parte dos agricultores do município. Em valores, somente em 2023 foram investidos próximo de meio milhão de reais no programa. Já neste início de 2024, o Secretário afirma que já existe grande demanda apresentada pelos agricultores do município. ROGÉRIO RECH explica queapós a construção efetivada de qualquer investimento na agropecuária, seja chiqueirão, aviário, cisternas, ou outro investimento que sirva ao propósito de aumentar a produção agropecuária, o agricultor tem direito ao ressarcimento de sete reais por metro quadrado e sete reais o metro cúbito construídos.
Governador confirma presença na inauguração da sede do SAMU em São Miguel do Oeste. O governador do estado, JORGINHO MELLO, estará em São Miguel do Oeste nesta próxima sexta-feira. Ele vai participar da inauguração da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A cerimônia está marcada para as 11 horas da manhã. A secretária de saúde, CARMEM ZANOTTO também vai participar do evento. A presença de JORGINHO e CARMEM no ato da próxima sexta-feira foi confirmada pelo o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, DIONÍSIO CEZAR MEDEIROS e pelo presidente do PL de São Miguel do Oeste, EVERALDO DI BERTI.
Depois de quase seis anos de funcionamento no quartel do Batalhão do Corpo de Bombeiros, o SAMU vai ter um novo espaço no município. A nova sede do Samu fica na rua Padre Aurélio Canzi. De acordo com o diretor, DIONÍSIO CEZAR MEDEIROS, o objetivo da mudança é dar mais condições de trabalho e construir a identidade própria do Samu. Além da nova sede, MEDEIROS confirmou que o SAMU vai reativar a Unidade de Suporte Básico. Ele explicou que as USBs atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Neste caso, a equipe é formada por condutor e técnico de enfermagem. Com isso, o SAMU de São Miguel do Oeste vai passar a contar com duas equipes. Atualmente, o Serviço conta com uma Unidade de Suporte Avançado. A USA é equipada com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar e têm sua equipe formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro.
São João do Oeste recebeu nova próximo de 10 no Previne Brasil do Ministério da Saúde. A qualidade no atendimento na saúde deu um salto significativo nos últimos anos e recebe reconhecimento nacional. O novo modelo de financiamento do governo federal, implantado em 2019, altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios. Conforme o Secretário da Saúde de São João do Oeste, PAULO RECH, os recursos são distribuídos com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Na avaliação quadrimestral do Ministério da Saúde para a distribuição de recursos do governo federal, o município teve nota de 9,53 e isso vai gerar benefícios para o município e sua população.
O secretário considera que isso representa um grande acréscimo para os usuários do Sistema Único de Saúde. PAULO RECH comenta que há três anos o município tinha avaliação de 6.4 e agora passou para 9.53 possibilitando maior volume de recursos para financiamento da saúde pública. O Secretário de Saúde informa ainda que em reunião definir prestação de serviços dos hospitais da região, ficou estabelecido que o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste vai passar de 35 cirurgias mensais para um total de 265 cirurgias mensais. PAULO RECH projeta um valor bem maior para diversas ações na área da saúde no município.
Expositores da Efrait terão oportunidade para capacitação. Objetivo é evoluir na eficiência em busca de clientes durante a Exposição Feira. No dia 20 de fevereiro terá reunião com todos os expositores, no auditório da Assemit. Na oportunidade terá presença de representantes do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, além de outros órgãos envolvidos nas questões de segurança para a realização da Feira. Conforme do Presidente da Associação Empresarial de Itapiranga, FRANCELINO RIBEIRO, esta etapa é coordenada pela Comissão Central Organizadora da Efrait. Na sequência ocorre uma palestra de como o expositor posicionar a sua marca na feira e criar um relacionamento para vendas durante o evento e também após a realização da Efrait.
De acordo com FRANCELINO RIBEIRO, a Exposição pode se um divisor de águas para o sucesso do empreendimento, pois surgem novos clientes e novas possibilidades que precisam ser aproveitadas. O presidente da Associação Empresarial é totalmente otimista com para os três dias de programação, em oito, nove e 10 de março. Ele elogia os empresários de Itapiranga que praticamente esgotaram os espaços para expositores, mostrando interesse em fazer parte da Exposição Feira, que não é realizada há cinco anos. RIBEIRO reforça a importância de aproveitar este momento para criar novos relacionamentos comerciais e ampliar as vendas.
Caminhão utilizado nas obras do Asfalto da Fronteira provoca acidente e derruba cobertura de posto de combustível. Foi na manhã de ontem, em linha Santo Antônio, interior de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros foi acionada para atendimento de queda de estrutura metálica de posto de combustível com possível vazamento de combustível. Um caminhão de uma empresa acabou enroscando na estrutura do telhado ocasionando sua queda. Foi realizado avaliação de possibilidade de vazamento de combustível a qual não se confirmou. Como não houve vitimas foi realizado orientação ao proprietário e o local da ocorrência ficou aos cuidados da polícia militar.
Policiais Militares Rodoviários desencadearam a ação na Rodovia SC 163 entre os municípios de São Miguel do Oeste e Descanso e na Rodovia SC 492 entre os municípios de São Miguel do Oeste e Bandeirante. A operação teve o objetivo de fiscalizar motoristas que poderiam estar sob efeito de álcool na direção de veículos automotores. Todos os condutores que passavam pelas rodovias nos horários da fiscalização foram convidados a realizar o teste de alcoolemia. Foram realizados 452 testes de bafômetro, 62 autos foram expedidas por diversas infrações de trânsito, dentro destas, cinco condutores se recusaram a realizaram o teste de alcoolemia e um foi autuado por dirigir sob influência de álcool.
Durante as ações, foi empregado Drone que auxiliou no policiamento preventivo e identificação de condutores que dirigiam de forma a expor a perigo demais usuários da rodovia. No sábado por volta de 11 horas na Rodovia SC 492 no município de São Miguel do Oeste, durante a realização da operação lei seca, após abordagem de um condutor de um veículo GM Corsa de 55 anos, quando foi cientificado que seria submetido ao teste de bafômetro, este saiu correndo do local, abandonando o veículo e entrando no meio de uma roça de milho, não sendo localizado. O veículo foi recolhido ao pátio conveniado e tomado as demais medidas pertinentes. A Polícia Militar Rodoviária informou que nesta segunda-feira completou 06 dias do último sinistro de trânsito com vítima fatal na Rodovia SC 163 entre São Miguel do Oeste e Itapiranga. O recorde registrado foi de 326 dias sem registro de óbito no ano 2004.
Um motociclista sofreu lesões graves ao ser atingido por uma carreta na manhã desta terça-feira, na Rodovia Municipal Leolino Baldissera, próximo ao Parque de Exposições Rineu Gransotto em São Miguel do Oeste. De acordo com o condutor da carreta, ao tentar realizar uma manobra sobre a rodovia não viu que havia uma moto atrás, momento em que deu ré atingido a motocicleta e passando por cima da perna da vítima. O Corpo de Bombeiros foi acionado e resgatou vítima com suspeita de fratura. Após ser imobilizada foi conduzida ao Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência.