ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 06 02 2023

-GOVERNO LANÇA HOJE PROGRAMA PARA REDUZIR FILAS PARA CIRURGIAS ELETIVAS

-DEPUTADO PROPÕE CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DO BOMBEIRO VOLUNTÁRIO EM SC

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE AÇÕES PARA AMPLIAR OFERTA DE EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA

-MUNICÍPIO EMITE NOTA E REFORÇA QUE SÃO MIGUEL NÃO É E NUNCA SERÁ NAZISTA

-DEPUTADO DIZ QUE ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA ALESC AUMENTA FORÇA DA REGIÃO

-MULHER É PRESA DEPOIS DE AGREDIR IRMÃ COM GOLPE DE MARTELO NA CABEÇA

-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTAR ASSALTAR MULHER EM AGÊNCIA BANCÁRIA

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

Um terremoto de magnitude sete vírgula oito atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira, causando mais de mil e 600 mortes nos dois países e cinco mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos. Este é o terremoto mais forte desde 1939 na região, que fica sobre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude sete e meio também na região central da Turquia. A profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada. Imagens mostram prédios inteiros desabados e municípios amplamente destruídos.

O governo peruano decretou estado de emergência por 60 dias em sete regiões do país, em meio a protestos incessantes que exigem a renúncia da presidente DINA BOLUARTE e que já deixaram 48 mortos. Os departamentos onde a medida foi imposta são Amazonas Madre de Dios, Cusco, Puno, Apurímac, Arequipa, Moquegua e Tacna. O estado de exceção, que também vigora até meados do mes nas regiões de Lima e El Callao, outorga "o controle da ordem interna" à polícia e às Forças Armadas. O decreto restringe ou suspende "direitos relativos à inviolabilidade de domicílio, liberdade de circulação pelo território nacional, liberdade de reunião e liberdade e segurança pessoais".

Os incêndios florestais que afetam a zona centro-sul do Chile já deixaram 24 mortos, 997 feridos e destruíram completamente 800 casas em cinco dias, segundo relatórios oficiais divulgados neste domingo. Favorecido por ventos moderados e fortes e temperaturas acima de 40 graus, o incêndio devastou cerca de 270 mil hectares em uma região localizada a cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago. Segundo o subsecretário do Interior, MANUEL MONSALVE, 26 feridos estão em estado grave. 10 pessoas foram detidas por responsabilidade no início de alguns dos incêndios.

Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação deste ano de cinco vírgula 74 por cento para cinco virgula 78. Foi a oitava alta consecutiva do indicador. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 entidades e órgãos financeiros na semana passada sobre as projeções para a economia. Para este ano, a meta central de inflação foi fixada em três vírgula 25 por cento pelo Conselho Monetário Nacional. Se confirmado, esse será o terceiro ano seguido de estouro da meta de inflação, ou seja, no qual o IPCA fica acima do teto fixado pelo sistema de metas. Em 2022, a inflação somou cinco vírgula 70 por cento.

A Procuradoria-Geral da República denunciou mais 152 pessoas por participação nos atos do último dia 8 de janeiro. As denúncias foram feitas entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Ao todo, 653 pessoas estão na mira das acusações do Ministério Público Federal. O coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República CARLOS FREDERICO SANTOS, solicitou a abertura de uma consulta nacional para que procuradores da República lotados em todo o Brasil possam contribuir com o trabalho. Os interessados atuarão em apoio ao Grupo na instrução processual dos casos. Os denunciados foram detidos no acampamento em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, e deverão responder por incitação ao crime e associação criminosa.

O governo federal vai lançar nesta segunda-feira um programa que visa diminuir as filas do SUS, Sistema Único de Saúde, para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. O Ministério da Saúde informou que serão destinados ao programa um montante inicial de 600 milhões, que serão repassados aos estados e municípios. O lançamento do Programa Nacional de Redução de Filas acontece no Rio de Janeiro, a partir das três da tarde. Os recursos que serão aplicados no programa foram previstos na PEC da Transição. A iniciativa tem como objetivo “assegurar apoio técnico e financeiro a estados e municípios para responder ao problema crônico das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas na atenção especializada”.

O litoral de Santa Catarina atingiu o melhor índice balneabilidade de 2023. Em relatório divulgado pelo IMA, 70 vírgula 46 por cento das praias catarinenses estão próprias para banho. A pesquisa levou em consideração a coleta e análise da qualidade da água de 237 pontos das praias de Santa Catarina. Destas, apenas 70 estão impróprias e não são recomendadas para uso de banhistas, enquanto 167 são consideradas próprias para banho. O primeiro relatório do ano apontava que apenas 47 por cento das praias catarinenses poderiam ser usadas pelos banhistas. O número atual é superior a 70 por cento. A pesquisa mais recente se refere à semana do dia 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

O preço médio da gasolina comum nos postos de Santa Catarina subiu três por cento na semana passada e chegou a cinco reais e 24 centavos por litro, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis divulgado na sexta-feira. Com isso, o combustível nas bombas catarinenses segue mais caro do que a média do país. No Brasil, o valor aumentou o mesmo percentual e o preço médio do litro ficou em cinco reais e 12 centavos. Florianópolis registrou um aumento de preço maior do que do Estado e foi a sétima capital brasileira com a gasolina mais cara do país: o preço médio subiu quatro vírgula três por cento e chegou a cinco reais e 36 centavos por litro. Já o valor do diesel se manteve estável tanto em Santa Catarina quanto no Brasil.

O deputado MATHEUS CADORIN do Novo fez um alerta durante a primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa. Ele disse que 60 por cento dos municípios catarinenses não têm bombeiros. CADORIN esteve a frente da gestão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a mais antiga do gênero no Brasil, fundada em 1892. Ele defende que esse modelo precisa ser fortalecido e expandido para todo o Estado. CADORIN apresentou proposta para criação de uma Frente Parlamentar do Bombeiro Voluntário e Terceiro Setor, com o objetivo de aglutinar o apoio de mais deputados e organizar ações de defesa e fortalecimento dos bombeiros voluntários. Além disso, a Frente vai incentivar a prática de ações voltadas para a responsabilidade social com a ajuda de voluntários.

A Casa do Associado é uma das estruturas para o Itaipu Rural Show deste ano. De acordo com o responsável pelo espaço AIRTON DALA VECHIA, durante os quatro dias de feira, o associado da Cooper Itaipu, poderá fazer negócios diretamente na Casa do Associado com maior conforto. DALA VECHIA explicou que esse local facilita a compra de mercadorias que estão sendo expostas e com promoção. Os pedidos serão entregues diretamente na filial da cidade em que o associado pertence. Ele destacou que o cliente que tem cadastro na cooperativa, pode fazer a compra na feira, pelo crediário e cartão, ou faz pagamento quando for retirar a mercadoria em qualquer uma das filiais.

O Itaipu Rural Show também terá um Minimercado. Essa é uma das novidades desta edição. A afirmação é do responsável pela Casa do Associado AIRTON DALA VECHIA. Conforme ele, além dos produtos agropecuários e toda a linha de eletrodoméstico da Cooperativa, o visitante vai encontrar produtos de mercado no Itaipu Show e também o que é produzido pela Cooper. Essa é uma forma de gerar ainda mais conforto aos expositores e visitantes. Ele ressaltou que a Casa do Associado é uma extensão da Cooper Itaipu, e durante os dias 15, 16, 17 e 18, o atendimento do espaço será das sete e meia da manhã as sete da noite. A Casa do Associado fica na parte central, perto do pavilhão um e dois, onde ficam as comissões.

O Programa Conectando Ao Agro deste sábado, recebeu o engenheiro Agrônomo, JOSÉ CARLOS PAIVA FILHO. Ele destacou a importância do armazenamento de água nas propriedades. De acordo com o profissional, a região possui grande manancial de aguas, mas é necessário desenvolver meios de proteção das fontes e nascentes. Para PAIVA, a captação de água através de cisternas e caixas de água deve ser ampliada. Ele comentou que a região tem um histórico de estiagens que afetam a produção agrícola. Na visão do profissional, a região ainda não atingiu a maturidade para dar um ponto final a essa situação, mas que é possível enfrentar os períodos de pouca chuva com investimento e planejamento.

O Peperi Debates discutiu, neste sábado, as razões que levaram o município a ter um ano com aumento do emprego formal com carteira assinada. O programa também analisou como está o contexto para a atração de novos empreendimentos no município e as ações para que os empreendedores possam expandir seus negócios. O debate reuniuo vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST, o vice prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI, o presidente do Conselho das Entidades Empresariais, JUAREZ JUNIOR e o gerente de operaçoes do Senai, IVANOR FINATTO. As fotos e o áudio do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Os números positivos da geração de emprego formal em 2022 mostram que São Miguel do Oeste está se desenvolvendo e crescendo. A afirmação é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, esse resultado deve, principalmente, ao setor industrial que abriu mais da metade das vagas do ano passado. KIST citou que mesmo com a pandemia, a economia local foi bem e a cidade continuou contratando mais do que demitindo. Ele comentou que os dados negativos do mês de dezembro, quando foram fechados 164 postos de trabalho, se deve ao clima de insegurança pós eleição. Para KIST, assim que nova diretriz econômica do governo federal ficar clara e alinhada, os números e o saldo da geração de emprego com carteira assinada devem voltar a crescer.

A expectativa do município era fechar 2022 com saldo de mil empregos formais gerados. O comentário é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que o município estava indo bem, mas o desempenho negativo de dezembro impediu que essa meta fosse alcançada. Mesmo assim, o vice-prefeito fez uma avaliação positiva e apontou as razões para o saldo de 732 vagas abertas no ano passado: a posição geográfica da cidade, a ação dos empreendedores e o apoio da administração. ZANARDI ponderou, no entanto, que é preciso avançar e melhorar algumas questões, como por exemplo, a lei de incentivos econômicos. Ele disse que é possível fazer mais para atrair novas industrias e estimular as empresas que já estão instaladas no município.

O número positivo de mais de 700 vagas de emprego formal criadas na cidade no ano passado é natural e poderia ser maior se não fosse a falta de mão de obra qualificada. A observação é do presidente do Conselho das Entidades Empresariais, JUARES JUNIOR. De acordo com ele, o município tem um setor produtivo forte e em expansão, mas é preciso avançar na estrutura para receber mais trabalhadores e pessoas qualificadas. Ele disse que o problema tem relação com a falta de habitação para ampliar a população para atender a demanda das empresas. JUARES comentou que São Miguel tem potencial para ter uma população muito maior, mas é preciso infraestrutura para isso.

O município tem uma economia diversificada com indústria de vários segmentos e isso explica a abertura de novas oportunidades com um saldo positivo na geração de empregos. A afirmação é do gerente de operações do Senai, IVANOR FINATTO. De acordo com ele, outro ponto é a força do agronegócio, que tem um papel central na economia regional, inclusive na abertura de vagas de emprego. FINATTO reforçou que a formação profissional é um aspecto importante nesse contexto. Somente o Senai recebeu mais de 40 mil matrículas região desde que foi aberto e isso mostra que as pessoas estão buscando a formação que traz competências para garantira inserção no mercado de trabalho. FINATTO destacou que esse movimento deve ser fortalecido para dar conta da demanda das empresas por trabalhadores qualificados.

A Secretaria Municipal de Assistência Social reuniu, na última semana, os representantes dos 23 grupos de idosos, no Salão Nobre da Prefeitura. De acordo com a chefe de Divisão de Políticas da Pessoa Idosa, SÍLVIA FRANDOLOSO, durante o encontro, foram definidos detalhes do planejamento das atividades que serão realizadas no decorrer desse ano. Também foram repassadas orientações aos grupos sobre os encontros, festas, lanches e sobre a viagem anual custeada pelo município. Além disso, ODILO RECHERT foi escolhido o suplente do Conselho Municipal do Idoso. MARIA STEFFENS vai representar os 23 grupos no Conselho.

Os profissionais da rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste retornaram das férias no começo da semana passada em seguem no processo de formação nesta semana. Hoje termina a preparação por área específica. Amanhã acontecerá a abertura do ano letivo com todos os funcionários da Educação. A capacitação ocorre no Centro Cultural da Unoesc, a partir das nove e meia da manhã e terá como ponto alto uma palestra com o professor ROBSON LIMA, do sistema Aprende Brasil de Ensino, acerca do tema “Decifra-me ou devoro-te: o desafio da leitura em todas as áreas do conhecimento”. As aulas começam na quarta-feira. Neste ano, quatro mil 489 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, mil e 300 somente nas creches.

A presidente nacional do PT, GLEISI HOFFMANN, usou suas redes sociais na madrugada deste domingo para informar que o partido vai recorrer da decisão da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste que cassou o mandato de MARIA TEREZA CAPRA, por quebra de decoro parlamentar. GLEISE disse que a vereadora foi vítima de “perseguição política” no episódio. O membro da executiva local do PT, JUAREZ DA SILVA, disse que a sigla vai se reunir hoje para discutir esse quadro. No sábado, a Defensoria Pública da União também cobrou explicações da Câmara sobre a cassação e manifestou preocupação sobre os aspectos jurídicos que levaram à decisão. Na sexta-feira, MARIA TEREZA foi cassada por dez votos a um. Os vereadores aprovaram o relatório da comissão de inquérito que aceitou as denúncias por quebra de decoro apresentadas contra a vereadora.

O vereador do PSD, PAULO DRUMM, se manifestou agora à pouco sobre a fundamentação jurídica que embasou a cassação do mandato da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ele disse que a quebra de decoro foi caracterizada porque a vereadora imputou o crime de apologia ao nazismo a um grupo de pessoas da cidade que estava nas manifestações pós eleição em frente ao exército. Outro elemento importante, segundo DRUMM, é que esse fato foi apurado pelo Ministério Público que descartou que o gesto tenha relação com o nazismo. DRUMM disse ainda que a condenação em segundo grau por fraude em licitação quando MARIA TEREZA era secretaria de Cultura também configura quebra de decoro. A Peperi tentou contato com o advogado de defesa mas não conseguiu obter resposta.

A vereadora do PTde Joinville, ANA LUCIA, recebeu um email de ameaças contra a vereadora de São Miguel do Oeste, MARIA TEREZA CAPRA. ANA LUCIA havia manifestado apoio a vereadora do município que foi cassada pela câmara de vereadores na sexta-feira passada. Nesse email, o remetente pede para ANA LUCIA avisar MARIA TEREZA que a “cassação é só o primeiro passo” e que ela merece morrer, além de outras ofensas. A vereadora ANA LUCIA fez um boletim de ocorrência na delegacia de Policia de Joinville e informou que os ataques partiram de um endereço eletrônico da Presidência da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O presidente da Câmara, VAGNER PASSOS declarou, ainda neste domingo, que a informação não procede e que jamais a câmara de vereadores emitiria um email com esse teor. Ele disse que a câmara deve emitir uma nota oficial ainda hoje sobre essa questão.

A prefeitura de São Miguel do Oeste emitiu uma nota oficial, na tarde deste domingo, reforçando que o município não é e jamais será nazista. O documento foi divulgado em razão de novos comentários, postagens e afirmações nas redes sociais associando a cidade a saudações ou práticas nazistas. A nota afirma que “São Miguel do Oeste foi construída por pessoas de várias descendências, credos e cores, tendo em comum o orgulho e amor por esta terra.” Em seguida, a administração coloca que reconhece “a independência entre os poderes”, e que não ficará calada diante de ataques de quem sequer conhece as pessoas, ou que usa da má-fé para tentar deturpar a realidade”. A nota termina com a afirmação de que a justiça já reconheceu a inexistência de qualquer alusão ao crime de nazismo em manifestações na cidade e que vai tratar com rigor aqueles que insistem em uma mentira para ofender as famílias.

A eleição da mesa diretora da Alesc vai ter impactos positivos para as demandas do extremo-oeste. A afirmação é do vice-presidente eleito, MAURICIO ESKUDLARK. De acordo com ele, a eleição de MAURO DE NADAL para a presidência e dele para ser o vice neste ano, mostram a força política da região. O deputado do PL disse que a ocupação desses dois cargos amplia o espaço para as pautas do extremo-oeste no parlamento catarinense.

O governo de JORGINHO MELLO começa o mandato com um cenário muito favorável para a aprovação dos projetos enviados pelo executivo. O comentário é do vice-presidente da casa, deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que existe uma tendencia natural de apoio ao governo e dar condições de governabilidade e neste não será diferente. ESKUDLARK disse que a assembleia deve dar suporte para a aprovação dos projetos que foram anunciados pelo governo, como a ampliação do acesso a universidade, o mutirão para reduzir as filas por operações eletivas e a reforma administrativa. Ele comentou que essas matérias devem ser aprovadas pelo parlamento.

Os deputados devem se envolver na busca de uma solução para o impasse envolvendo a suspensão dos convênios para repasse de recursos do estado para as prefeituras. O deputado MAURICIO ESKUDLARK disse que cada caso será analisado individualmente, mas aquelas obras já iniciadas devem ser atendidas para a conclusão. Ele citou que existe uma preocupação muito grande com a situação financeira do estado. ESKUDLARK comentou que o ex-governador CARLOS MOISES deixou um valor de quatro bilhões de reais em aberto que deve se repassado para as prefeituras. Ele disse que o atual governo vai tentar uma solução para essa situação dos municípios.

Uma mulher foi presa depois de agredir a irmã com um golpe de martelo na cabeça em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das oito horas da manhã de domingo na rua do Abismo, no Bairro Estrela. No local os policiais conversaram com uma testemunha que relatou que aluga um quarto de sua residência para as duas irmãs e que pela manhã, umas delas chegou com um martelo nas mãos e foi até o quarto onde a outra dormia. Houve uma discussão e a agressão. O homem ainda disse que tentou acalmar a autora dos fatos, mas ela pegou uma faca e investiu contra ele. A vítima foi conduzida pelo Corpo de bombeiros para o hospital Terezinha Gaio Basso. A autora foi presa e levada para a Delegacia de Polícia Civil.

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após uma tentativa de roubo em São Miguel do Oeste. Por volta das seis e meia da tarde, uma guarnição realizava rondas quando avistou um homem usando tornozeleira eletrônica correndo pela Rua Almirante Tamandaré. Populares indicaram que o homem teria tentado assaltar uma mulher nas dependências da uma agência bancária. O suspeito foi detido na esquina das ruas 7 de setembro e Rui Barbosa. A vítima reconheceu o homem através de uma imagem. A mulher disse que foi abordada pelo homem na hora em que sacou dinheiro no caixa eletrônico. Ele estava armado com uma faca, mas acabou desistindo do roubo e saiu correndo. Ele foi preso e entregue na Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.