-GOVERNO DIZ QUE PREPARA 'CLÁUSULA DE CALAMIDADE' PARA RECRIAR AUXÍLIO
-SEGUNDA DOSE CONTRA A COVID COMEÇA A SER APLICADA EM SC A PARTIR DE SEGUNDA
-PEPERI DEBATES DISCUTE POLÍTICA MUNICIPAL DE INCENTIVO ÀS EMPRESAS
-PREFEITURA DE PARAÍSO COMEÇA DISTRIBUIÇÃO DOS CARNÊS DE IPTU
-GERENCIA DE SAÚDE INVESTIGA SUSPEITA DE FEBRE AMARELA EM MORTE DE MACACOS
-EXPLOSÃO DE BATERIA DE LANTERNA PROVOCA PRINCÍPIO DE INCENDIO EM EMPRESA
-COLISÃO ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA WILLY BARTH
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Centenas de professores e estudantes se reuniram nesta sexta-feira em uma universidade em Yangon no maior protesto registrado até agora contra o golpe militar em Mianmar, que na segunda-feira tomou o poder do governo democraticamente eleito. O novo governo derrubou as comunicações do país após o golpe e tirou do ar até domingo o Facebook e outras redes sociais, que estavam sendo usadas para convocar protestos. O ministro das comunicações e informações disse que a censura ocorreu porque pessoas estão "perturbando a estabilidade do país" para espalhar "notícias falsas e desinformação".
Os novos casos de Covid-19 nos Estados Unidos caíram 61 por cento em relação ao número máximo registrado em 8 de janeiro, de acordo com as autoridades americanas nesta sexta-feira. O país também anunciou que enviará suas tropas para apoiar a campanha de vacinação. A diretoria dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças informou que os últimos dados oficiais de três de fevereiro mostraram que os novos casos caíram para aproximadamente 121 mil, enquanto as hospitalizações caíram quase 42 por cento e a taxa de mortes parece estar desacelerando. Enquanto isso, o Departamento de Defesa também anunciou que havia aprovado o envio de mil e cem membros do Exército para colaborar em cinco centros federais de vacinação.
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira uma resolução que abre caminho para aprovar o pacote de um trilhão e 900 bilhões de dólares do novo presidente do país, JOE BIDEN, para combater a pandemia do novo coronavírus. A medida, conhecida como reconciliação do orçamento, foi aprovada após 15 horas de sessão. A vice-presidente, KAMALA HARRIS, precisou pela primeira vez usar seu voto de minerva. Nos Estados Unidos, a vice-presidente é também a presidente do Senado e, como a Casa tem 100 cadeiras, é a vice-presidente quem desempata votações que acabam 50 a 50.
A Justiça do Trabalho concedeu na noite desta sexta-feira uma liminar que suspende a demissão coletiva de funcionários da Ford da fábrica de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A decisão proíbe demissões até que o acordo entre a empresa e os funcionários seja encerrado. O juiz determinou que, durante as negociações e enquanto os contratos de trabalho estiverem em vigor, a Ford não poderá suspender o pagamento dos salários e das licenças remuneradas dos trabalhadores. Ainda de acordo com a decisão, o juiz determinou que, caso a liminar não seja cumprida, poderá ser aplicada uma multa de um milhão por item descumprido, mais 50 mil por trabalhador atingido.
A cláusula citada pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, na noite de quinta-feira como necessária para recriar o auxílio emergencial deve ser incluída na Proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo. A informação é do secretário do Tesouro Nacional, BRUNO FUNCHAL. A PEC do Pacto Federativo está parada no Senado desde 2019 e propõe a descentralização, a desindexação e a desvinculação de gastos, com o objetivo de abrir espaço no Orçamento e dar maior autonomia para estados e municípios. Segundo BRUNO FUNCHAL, o novo mecanismo a ser incluído na PEC do Pacto Federativo seria uma espécie de "cláusula de calamidade" que permitiria a recriação do auxilio emergencial.
Nota divulgada nesta sexta-feira pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda afirma que os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis desde 2017 não têm relação com os impostos estaduais. Na nota, assinada por todos os 27 secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, o comitê afirma que não houve mudança na incidência de impostos sobre os combustíveis e que os aumentos estão relacionados à política de preços adotada pela Petrobras, que prevê paridade entre o preço do combustível no Brasil com o preço internacional. O texto não menciona JAIR BOLSONARO, mas foi divulgado no mesmo dia em que o presidente anunciou estudos para um projeto a ser enviado ao Congresso a fim de estabelecer um valor fixo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis ou a incidência do ICMS sobre o preço dos combustíveis nas refinarias.
Em um comunicado feito nesta sexta-feira, o prefeito de Lages, na Serra catarinense, ANTONIO CERON, anunciou o cancelamento da Festa Nacional do Pinhão de 2021. O motivo da suspensão, segundo ele, é reflexo da pandemia da Covid-19 e do momento econômico. Esse é o segundo ano consecutivo que a tradicional festividade é cancelada por causa da pandemia. A expectativa é que o evento volte a acontecer em 2022. A Festa Nacional do Pinhão é um dos mais tradicionais eventos em Santa Catarina e já teve 31 edições. Realizada durante 10 dias entre maio e junho, reúne atrações musicais, além de gastronomia típica da região e apresentações cultura e recebe em média 300 mil pessoas.
A pesquisa Termômetro de Vendas realizada pela Associação Catarinense de Supermercados apurou que em 2020 o setor, no Estado, alcançou crescimento real de receita de nove vírgula 65 por cento frente ao ano anterior. Em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a receita subiu 25 por cento. A pesquisa da Acats envolve empresas de todas as regiões, mas é uma amostragem. As variações foram deflacionadas pelo IPCA do período. O número mais fora da curva foi o de março frente ao mês anterior com crescimento de 13 por cento. Isso ocorreu porque com a decretação do lockdown as pessoas compraram muito mais alimentos para permanecer em casa nos últimos 10 dias daquele mês. Segundo a ACATS, o crescimento maior em 2020 era esperado pelo setor e um ponto alto foi o avanço das vendas online.
A partir de segunda-feira Santa Catarina pode começar a ter os primeiros moradores com 100 por cento de cobertura vacinal contra o coronavírus. Cerca de 20 dias após a aplicação das primeiras doses, nos dias 18 e 19 de janeiro, as primeiras pessoas vacinadas começarão a ser chamadas pelas unidades de saúde para receberem a segunda dose da CoronaVac. Conforme as normas técnicas divulgadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC, o intervalo entre as duas doses da CoronaVac deve ser entre duas e quatro semanas. Já para quem receber a vacina da AstraZenecaOxford, o intervalo recomendado é de 12 semanas. Santa Catarina recebeu até o momento um total de 213 mil 140 doses de vacinas contra o novo coronavírus.
Pela primeira vez, a Rede Feminina de Combate ao câncer promove o brechó solidário em um sábado. A venda de roupas usadas e doadas pela comunidade vai acontecer durante todo o dia. De acordo com a secretária executiva da entidade, KELLY BURIN, o objetivo é permitir que as pessoas que trabalham durante semana possam conhecer a sede da Rede e colaborar com o brechó. As peças são vendidas a preços simbólicos e o valor é usado para as despesas da entidade. KELY ressaltou que o acesso ao brechó é feito com a observação das normas sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus. O atendimento hoje começa a uma e meia e vai até as quatro horas.
Os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana do ano de 2021 já começaram a ser entregues em Paraíso. Os documentos também vem com a cobrança da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos. A informação é da Secretária de Gestão e Desenvolvimento, EUNICE BACIN. De acordo com ela, os carnês podem ser acessados através do site do município ou retirados presencialmente na prefeitura. Os valores poderão ser pagos à vista ou de forma parcelada. A secretária comentou que para pagamento a vista, com data de vencimento no dia 30 de abril, o desconto é de 20 por cento. O parcelamento pode feito em até três vezes com o primeiro pagamento também para o dia 30 de abril.
O IPTU de Paraíso teve um reajuste de 23 vírgula 13 por cento. A informação é da secretária de Gestão, EUNICE BACIN. Ela explicou que a reposição segue lei municipal que estabelece a correção pelo Índice Geral de Preços do Mercado, o IGPM. Como o desconto para pagamento à vista é de 20 por cento, o acréscimo no valor para quem optar por essa modalidade será apenas três por cento. EUNICE comentou que o município estima uma arrecadação de 220 mil reais com o IPTU neste ano. A secretária comento que o recurso é de extrema importância para a administração pois o valor é de livre movimentação, ou seja, poderá ser aplicado em diversas ações para a melhor a vida da população de Paraíso.
O Peperi Debates deste sábado falou sobre a política de incentivos econômicos e as ações para atrair novas empresas ou estimular quem já está instalado no município. O programa discutiu até onde o município pode ir para incentivar o setor produtivo a investir. O Peperi Debates recebeu o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, o vereador do PSD, RAVIER CENTENARO, o vereador do MDB, CARLOS AGOSTINI e o vice-presidente da Fiesc representando o Conselho das Entidades Empresariais, ASTOR KIST. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
Todo município tem que se preocupar em criar um ambiente favorável para a instalação de empresas. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que a prefeitura precisa pensar em um conjunto de ações para estimular os novos empreendimentos, principalmente de ordem estrutural. O empresário citou que é necessário oferecer as condições mínimas para instalação de empresas, como aeroporto, água, energia, tratamento de efluentes e pavimentação. Ele citou quea prefeitura não deve dar áreas para as empresas, para oferecer terrenos para serem pagos pelos empresários a médio e longo prazo. Outra questão importante citada por KIST é o auxílio no acesso a crédito com juros subsidiados ou mais baixos. Para o vice-presidente da Fiesc, o município também precisa dar uma atenção especial para a qualificação profissional dos trabalhadores.
A estruturação do ambiente para novos negócios é fundamental, mas é preciso olhar para o potencial do setor produtivo local e investir nele. O comentário é do vereador do PSD, RAVIER CENTENARO. Ele disse que dificilmente uma empresa de outro estado virá para São Miguel do Oeste e por isso é necessário criar as condições para as empresas locais crescerem. RAVIER comentou que o incentivo de horas máquina é importante, mas é preciso ter um planejamento que permita ao empreendedor visualizar os incentivos ao longo do tempo, de acordo com o avanço do negócio. O vereador destacou que a política de incentivos precisa ser mais profunda do que simplesmente conceder benefícios pontuais. Para RAVIER, o tema deve ser pensado de forma global para combater os principais gargalos que dificultam o desenvolvimento do setor produtivo. O vereador defendeu a revisão e alteração da lei de incentivos econômicos do município.
A definição de uma política de incentivos econômicos para o setor produtivo passa, necessariamente, pelo levantamento da demanda das empresas da cidade. A observação é do vereador do MDB, CARLOS AGOSTINI, o TATU. Ele disse que o município precisa conhecer as necessidades de quem já está instalado e, a partir disso, construir os programas e ações de incentivo. O vereador comentou que o poder público precisa entenderque as demandas são diferentes de acordo com o setor e as políticas devem levar em conta todas essas questões. TATU destacou que as áreas industriais são importantes, mas existem outras situações que devem ser resolvidas, como a falta de mão de obra qualificada que hoje é um grande problema na cidade. O vereador também citou que a burocracia para a instalação das empresas ainda é um elemento que atrapalha. Ele comentou que a flexibilização e agilidade dos processos é uma necessidade que precisa ser contemplada pela política de incentivos do município.
Cabe ao município dar condições para o desenvolvimento dos diferentes segmentos do setor produtivo. A afirmação é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Ele citou que a prefeitura não precisa dar terrenos ou recursos financeiros para as empresas, mas facilitar os processos para novos empreendimentos no município. ZANARDI comentou que o governo municipal está em contato com os empresários e buscando informações para dar atenção para quem já está instalado no município. Ele reconheceu que a implantação das áreas industriais é bastante burocrática, mas que o trabalho está bem encaminhado nas linhas Tupanci e Emboaba. A dificuldade maior está na saída para a Maravilha. O projeto da prefeitura é adquirir outra área, ao lado dessa na BR 282, de 100 mil metros quadrados. ZANARDI lembrou que os investimentos estão acontecendo e um exemplo disso são os cinco projetos na área rural na ordem de 60 milhões de reais ainda neste ano.
A prefeitura vai trabalhar com o que município chama de ação “80 – 20”. De acordo com o vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, o objetivo é visitar as 20 maiores empresas da cidade responsáveis por cerca de 80 por cento do movimento econômico do município. Ele disse que a intenção é se reunir com esses empresários, identificar dificuldades e definir ações para melhorar o desempenho desses negócios. O vice-prefeito explicou que algumas empresas tiveram uma queda expressiva no movimento econômico e a intenção é verificar o que aconteceu e resolver o problema. ZANARDI destacou que os pequenos empreendimentos também serão atendidos pela prefeitura, inclusive com programas e capacitações empresariais. O vice-prefeito disse que o principal desafio para 2021 é alcançar a marca de um bilhão de reais de movimento econômico.
Os oito projetos de lei encaminhados para a câmara de vereadores pela prefeitura serão direcionados para a análise das comissões na próxima semana. A informação é do presidente da casa, VANIRTO CONRADT. Ele disse que vai seguir o regimento interno e encaminhar os projetos para as comissões na primeira sessão ordinária do ano, marcada para a próxima terça-feira. Por isso, é pouco provável que ocorraa discussão e votação das matérias na sessão de terça-feira. VANIRTO disse que a semana foi de muito trabalho e organização para a abertura do ano ordinário. Uma das definições da semana foi a licitação vencida pela Peperi para a transmissão das sessões em 2021. A emissora vai transmitir ao vivo todas as reuniões dos vereadores começando pela sessão de abertura do ano legislativo na próxima terça-feira.
As primeira matérias encaminhadas pelo prefeito WILSON TREVISAN para a câmara de vereadores traram de tratam de diversos assuntos. Entre os temas dos primeiros projetos de lei do executivo estão o reajuste do valor repassado pelos municípios da região que usam os serviços do Abrigo Institucional. Segundo a justificativa do projeto, o valor atual não é condizente com o custo para manter as crianças e adolescentes no local. Atualmente, as prefeitura da região repassam cerca de mil reais para o Abrigo por criança atendida. O projeto prevê a majoração do valor para cerca de três mil e 200 reais. Outro projeto destacado é o que prevê a ampliação do prazo para a averbações de áreas industriais no município. O pacote também contém a lei que autoriza a prefeitura a vender 15 veículos para renovação da frota.
O vice-prefeito EDENILSON ZANARDI fará a leitura da mensagem do executivo ao legislativo na sessão da próxima terça-feira. Como é de costume, o chefe do executivo participa da primeira sessão do ano na câmara. Neste ano, a prefeitura será representada pelo vice, já que o prefeito viaja na segunda-feira para Brasília. Ele vai em busca de recursos para o município. ZANARDI deve reforçar a importância da câmara para o andamento dos trabalhos da prefeitura. Durante o Peperi Debates de hoje, ele disse que pretende manter um contato direto com os vereadores, explicando os projetos e esclarecendo as dúvidas a respeito das iniciativas do poder executivo.
A gerencia regional de saúde a secretaria de Saúde de Palma Sola estão investigando as causas da morte de dois macacos no interior do município. Os animais foram encontrados mortos nesta semana. Nesta sexta-feira, as equipes de saúde foram até a comunidade da linha São João, interior do município, local onde ocorreram as mortes. Os profissionais da saúde realizaram a coleta de materiais para análise com objetivo de verificar se os macacos estavam ou não com Febre Amarela. De acordo com nota emitida pela secretaria de saúde, a morte de macacos alerta para uma possível circulação do vírus no município.
Os moradores da Linha São João e de localidades próximas devem se vacinar contra a febre amarela. A orientação é da secretaria de saúde de Palma Sola. De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira, a Febre Amarela tem prevenção através da vacina e o imunizante sempre esteve disponível no posto de saúde. A orientação é para que os moradores da comunidade e entorno avaliem a caderneta de vacinação. Quem ainda não se vacinou deve comparecer com urgência na sala de vacinas do Posto de Saúde. A Febre Amarela é uma doença viral hemorrágica causada por um arbovírus e transmitida pela picada do mosquito infectado. A doença afeta principalmente os macacos e as pessoas não vacinadas.
Trinta e sete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Outros 52 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, duas mil 676 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas 444 já se recuperaram. 213 estão com o vírus ativo. Também nesta sexta-feira, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou um óbito relacionado à Covid. O paciente é um homem de 60 anos, morador de Belmonte. A ocupação é de 15 pacientes confirmados na UTI, o que dá uma taxa de 88 por cento. Na enfermaria, são 12 confirmados. 75 por cento dos leitos simples destinados aos pacientes com coronavírus estão ocupados.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova classificação, 10 regiões do estado se encontram em nível gravíssimo e seis regiões em nível grave, demonstrando um agravamento nos números. Em comparação com os dados divulgados no último boletim, no dia 27 de janeiro, a única região que apresentou melhora foi a Foz do Rio Itajaí que baixou do nível gravíssimo para o grave. Os indicadores da região Extremo-Oeste não melhoraram e a classificação permanece em nível gravíssimo para contágio, ou seja, na bandeira vermelha.
A partir desta semana, a Matriz de Risco Potencial Regional, que avalia as condições da Covid-19, passa ser divulgada aos sábados, com dados coletados nas sextas-feiras. As alterações e as medidas sanitárias passarão a ser aplicadas na segunda-feira subsequente. De acordo com a gerencia regional de saúde, o objetivo desta alteração na data da divulgação e do início das ações necessárias é proporcionar a atividades e municípios maior prazo para adequações e restrições sanitárias, diante de eventuais mudanças de classificação. Além de facilitar a organização dos órgãos fiscalizatórios. No caso do extremo-oeste, as restrições permanecem as mesmas já que a região continua na bandeira vermelha.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu um princípio de incêndio na noite de ontem no centro da cidade. A guarnição foi chamada por volta das sete e 40 para atender uma ocorrência em um prédio na rua Almirante Tamandaré. Segundo relatos do solicitante, havia muita fumaça em uma loja de informática. Foi necessário utilizar o machado para abrir porta de vidro e entrar no local. Os bombeiros constaram que havia um pequeno foco de incêndio em uma bancada de conserto de notebooks. O fogo atingiu uma cadeira. Segundo os bombeiros, o fogo iniciou por causa da explosão da bateria de uma lanterna que estava carregando. Ninguém ficou ferido.
Uma colisão envolvendo três veículos deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na avenida Willy Barth. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da tarde e envolveu um Citroën Aircross, um Polo e um Pálio. De acordo com testemunhas, o Polo bateu na lateral do Aicross e em seguida os dois veículos atingiram um Pálio que estava na rua Sete de Setembro. Uma mulher que estava no Polo ficou ferida e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. El foi encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico.