De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A justiça da Catalunha estendeu nesta quarta-feira por mais 14 dias o toque de recolher noturno estabelecido em grande parte da comunidade autônoma dessa região do nordeste da Espanha, para impedir a disseminação da variante ômicron do coronavírus. O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, cujo aval foi solicitado pelo executivo regional, considerou que esta prorrogação se justifica dada a "situação epidemiológica", que apresenta "neste momento características bastante desfavoráveis" na região. As medidas, em vigor desde 23 de dezembro, preveem toque de recolher de uma as seis da manhã em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes.
O conselho de ministros da Itália autorizou, de forma unânime nesta quarta-feira, um novo decreto-lei que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória no país para maiores de 50 anos. Segundo a agência italiana de notícias Ansa, que antecipou um rascunho do decreto, a medida "protege a saúde pública e mantém condições seguras para serviços de cuidado e assistência". A obrigatoriedade deve começar a valer até o dia 15 de junho, segundo o documento. Pessoas que comprovadamente não possam se vacinar estarão isentas desta obrigação.
Ao menos 13 pessoas morreram nesta quarta-feira no incêndio de um prédio na Filadélfia, nos Estados Unidos, sete deles menores. Duas pessoas, incluindo um menor, foram hospitalizadas em estado grave. No total, 26 pessoas viviam no prédio, propriedade da Secretaria Municipal de Habitação. Oito delas teriam conseguido escapar das chamas. O prédio, construído em 1920, está localizado em uma área densamente povoada. Os bombeiros e a Prefeitura anunciaram que iniciaram uma investigação para determinar as causas de um dos piores incêndios na história recente, não só da cidade, mas de todo o país.
O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, modalidade que permite a retirada de parte do saldo anualmente, no mês do aniversário do trabalhador, pode superar 22 bilhões de reais em pagamentos neste ano. Cerca de um milhão e 300 mil cotistas nascidos em janeiro já podem fazer o saque desde a última segunda-feira, que corresponde ao valor um bilhão e 900 milhões de reais. Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. Até agora, cerca de 17 milhões e 800 mil pessoas aderiram ao saque-aniversário.
A Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu abrir 12 linhas de investigação para analisar algumas das conclusões da CPI da Covid-19. Uma das acusações do colegiado que será apurada diz respeito às ações e possíveis omissões no Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro EDUARDO PAZUELLO que teriam contribuido para o agravamento da pandemia. De acordo com a procuradora da República MARCIA BRANDÃO ZOLLINGER, a procuradoria só vai analisar fatos relacionados à prática de improbidade administrativa. Dessa forma, denúncias contra pessoas com prerrogativa de foro privilegiado não serão investigadas pelo órgão.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos e abriu mão da exigência de receita médica para imunização dessa faixa etária. Segundo o ministério, o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte, ou seja, o início da vacinação ocorre nos municípios entre os dias 14 e 15 deste mês. De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá: em ordem decrescente de idade, das crianças mais velhas para as mais novas, com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. O intervalo entre as doses será de oito semanas.
A Segurança Pública de Santa Catarina teve um ano exitoso em 2021, com redução dos crimes violentos em todo o estado. Os homicídios tiveram queda de sete e meio por cento, passando de 690 em 2020 para 638 no ano passado. Trata-se do menor número desde que o indicador passou a ser contabilizado, no ano de 2008. Com isso, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de nove meio para oito vírgula oito por cento em solo catarinense, a mais baixa do Sul do Brasil. O total de mortes violentas, que inclui também latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de ação policial teve redução percentual ainda mais significativa: oito vírgula nove por cento.
Em Santa Catarina, um preso custa em média três mil 430 reais por mês. Segundo dados repassados pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, o valor corresponde ao que é gasto com as necessidades básicas dos detentos, salário dos servidores, serviço de escolta, tecnologia, custos envolvendo penas alternativas, entre outros. O valor é maior do que a média nacional. Segundo documento elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, a média brasileira gira em torno de mil e 800 reais. Segundo o Secretário da Justiça e Cidadania, LEANDRO LIMA, houve aumento do gasto por preso por conta da pandemia provocada pela Covid-19 nos últimos dois anos.
O aumento de casos de Covid-19 em Santa Catarina após as festas de fim de ano “já era imaginado” pelo secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. Ele confirmou que as infecções pelo vírus dobraram nos últimos 15 dias. Mesmo assim, novas restrições para conter o avanço das contaminações foram descartadas neste momento. Nesta quarta-feira,o Estado registrou oito mil 405 pacientes que ainda podem transmitir o vírus. O número é 35 por cento maior do que na terça-feira, quando eram seis mil 203 casos. Ou seja, em um dia, dois mil 202 ativos foram confirmados. Ao menos 166 cidades tiveram crescimento nas contaminações na última semana.
Refugiado do Chile busca emprego em Campo Erê. ALEJANDRO JANES, natural da região da Patagonia Chilena, está a quase 25 anos refugiado no Brasil. Ele busca emprego para conseguir recursos e poder retornar ao seu país, que está passando por uma grande modificação política e social. O chile está em processo de mudança de constituição, depois de 40 anos seguindo o que foi escrito na ditadura de AUGUSTO PINOCHET, e essa alteração deve permitir a volta para casa de refugiados políticos. ALEJANDRO conta que antes de Campo Erê, estava nos municípios de Barracão e Dionísio Cerqueira.
Em busca de oportunidade para trabalhar, refugiado soube que Campo Erê é seguro e acolhedor. O chileno ALEJANDRO JANES não entende porque é mal recebido em muitos lugares, já que os descendentes de boa parte da região vieram ao Brasil fugindo de guerras antigas. Na visão dele, atualmente existem três tipos de refugiados. Quem vem devido a desastres naturais como os haitianos, os que recebem apoio do governo como os venezuelanos, e aqueles como ele, que desejam emprego e não conseguem. ALEJANDRO cita que já trabalhou com sindicato de agricultura familiar, cooperativa de agricultores, horta comunitária, farmácia viva e produção de alimento orgânico. Ele pede a quem tiver emprego, que ligue ou mande mensagem no 55 9 9214-3998.
Secretaria de Assistência Social de Campo Erê disponibiliza vagas de emprego. O responsável pelo setor no município – VILSON CECHETTI, conversou com representantes da empresa JBS de São Miguel do Oeste, para levar cidadãos de Campo Erê trabalhar no município. Na opinião do secretário, foi uma ótima oportunidade de quem está sem emprego conseguir uma profissão. A entrevista para contratação ocorreu hoje, as oito e meia da manhã, no centro de eventos de Campo Erê.
200 pessoas de Campo Erê foram empregadas em 2021. VILSON CECHETTI - secretário de assistência social, destaca que mesmo assim há mais de 150 vagas que foram oferecidas na Secretaria e não foram ocupadas. Explica que tem empregos disponíveis em Campo Erê, Quilombo e São Lourenço do Oeste. A JBS de São Miguel está disponibilizando de 20 a 30 vagas. Os novos funcionários foram escolhidos por um representante da empresa que veio ao município fazer a seleção. VILSON comenta que a Assistência Social entrega cestas básicas a quem precisa, mas isso não pode ser definitivo, e não há coisa mais digna que o trabalho.
O ano terminou mais tranquilo do que como começou. Assim o diretor do Hospital Santo Antônio, de Campo Erê, analisa 2021. Para OLIDES LUNARDI, a união do hospital e o poder público foi fundamental para conduzir bem a pandemia, dentro de critérios técnicos e científicos aceitáveis. Houve um número muito baixo de óbito e grande recuperação de pacientes. levando isso em conta, o ano passado foi positivo, em que pese as dificuldades quando ainda não vinha vacina. Os equipamentos que foram adquiridos ajudaram bastante. LUNARDI garante que o hospital está preparado para receber seus pacientes com uma equipe bem treinada e maior, finaliza DOUTOR OLIDES.
Poder Legislativo fez a sua parte em saltinho. A garantia é do presidente BRAULIO CASAGRANDE, dizendo que todos os vereadores conseguiram recursos para o município. Foram várias emendas estaduais e federais e é isso que a população espera de seus representantes, completa ele. BRAULIO defende a união entre os poderes e anuncia em torno de 3 milhões de reais em conquistas em 2021. Por isso avalia o ano que passou como muito proveitoso. O presidente quer agora, no novo ano, que a Câmara de Saltinho consiga continuar trabalhando no mesmo ritmo e torce para que seus colegas consigam mais recursos para atender cidade e interior. Por fim CASAGRANDE diz que divergências políticas existem, mas não devem interferir diretamente no trabalho de ninguém.
Mesmo com pandemia o Proerd desenvolveu seu trabalho nos 4 municípios da comarca. O instrutor de Campo Erê LUIZ SCHNEIDER destaca a importância das parcerias com o poder público de Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso, bem como com as escolas. A máscara atrapalhou um pouco a comunicação em salas de aula, mas foi necessária. O policial LUIZINHO frisa que a função do Proerd não é só prevenir os alunos contra as drogas, mas melhorar a auto estima e a ressocialização das crianças e adolescentes. Foram feitas formaturas em todos os municípios. Esse ano LUIZ SCHNEIDER quer realizar um trabalho ainda mais intenso junto aos pais para focar a ansiedade da família. A base do Proerd é os quintos anos e os pais.
Comandante da Polícia Militar de Campo Erê faz um balanço das atividades. Sargento CASSIANO MELO revela que em 2021 foram atendidas trezentas e quarenta e cinco ocorrências. Quarenta e duas delas foram de prisão em flagrante; 28 por termo circunstanciado, que é pena de no máximo 2 anos. Em caso assim a pessoa é liberada, mas fica no compromisso de comparecer no Fórum para dar explicação. Cento e setenta e uma ocorrências foram encaminhadas a Polícia Civil e cento e quatro foram ocorrências que não caracterizaram situação penal, como acidente de trânsito e fiscalização de estabelecimento comercial durante a pandemia.
Trezentos e sessenta e seis autos de infração de trânsito foram registrados pela PM em Campo Erê, no ano passado. Sargento CASSIANO MELO considera uma boa retrospectiva na segurança pública do município. O comandante da Polícia Militar reconhece o empenho de toda corporação e espera que esse ano seja melhor em tudo para todos. O mais importante, na sua opinião, é ter o controle absoluto da pandemia para que a população possa desenvolver suas atividades com mais prazer e sem muita preocupação.
Índice de criminalidade continua caindo em São Lourenço do Oeste. A constatação é do major VILMAR ROSA, comandante da Polícia Militar. Ele assegura que apesar da pandemia, a corporação vem fazendo um grande trabalho de prevenção, fiscalização, orientação, abordagem e operação. Associando todas essas ações, rendeu um ótimo resultado, não só em São Lourenço, mas na região de atendimento da companhia. Conforme ele, os órgãos de segurança pública do noroeste catarinense são muito unidos e isso facilita o trabalho. Mas o fundamental, acrescenta MAJOR ROSA, é a participação direta da comunidade. Auxiliando a Polícia Militar a população está ajudando a sí mesma.
MAJOR VILMAR ROSA explica que alguém sempre vai se deparar com atitudes suspeitas e quando isso acontece é preciso acionar a PM para fazer abordagem e tirar as dúvidas, em qualquer parte do município. O comandante reconhece que antigamente a corporação não estava próxima a comunidade, mas isso agora mudou. São Lourenço do Oeste tem 12 redes de vizinhos e a intenção agora para 2022 e subir para 20 pelo menos. São Lourenço teve um período de furtos e roubos na cidade que eram praticados todos os dias. Eram crimes pequenos, muitos cometidos por menores, mas acabava assustando a sociedade. Chegou a ter 5 ocorrências num único dia. Tudo terminou porque a polícia prendia e o poder judiciário tomava as providências.
Circunscrição da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste tem 16 municípios. O delegado regional WILHERME NEGRÃO lembra que a atividade básica é a investigação para levar os criminosos a justiça para serem processados. Fazendo um balanço do ano, o policial informa que ano passado foram registrados milhares de boletins de ocorrência e lavrados centenas de autos de prisão em flagrante. Também foram instaurados centenas de inquéritos policiais, bem como procedimentos contra adolescentes. NEGRÃO acredita que houve muitos avanços para aperfeiçoamento das técnicas de investigação. A Polícia Civil desenvolve ainda várias outras atividades como no trânsito e no setor de jogos e diversões públicas.
2021 foi conturbado e ainda tem setores que sofrem com a pandemia. O comentário é do subtenente CRISTIANO VEDANA – comandante da Polícia Militar Rodoviária. Não foi diferente no posto de São Lourenço do Oeste. Policiais tiveram que ser dispensados do serviço por causa da Covid, mas agora todos estão na ativa novamente e sem sequelas. O militar ressalta que, na tentativa de recuperar sua situação financeira, muitas pessoas aproveitaram a situação para fazer contrabando e a polícia rodoviária teve que realizar operações de repressão. Ano passado houve grande apreensão de drogas. Só no posto de São Lourenço foram mais de mil e 300 quilos de maconha apreendida.
Na área de todo batalhão da Polícia Militar Rodoviária, passa de 5 mil quilos de drogas apreendidas. Subtenente CRISTIANO VEDANA informa que as ações foram realizadas em conjunto com Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar nos municípios. Ele lamenta que ano passado foram registrados 6 acidentes com mortes, e mesmo assim diminuiu o numero comparando com o ano anterior. Esse ano o comandante quer trabalhar firme na educação do trânsito. VEDANA acredita que isso vai dar sensação de mais segurança a população. Ele finaliza dizendo que costuma resultar em acidente grave ultrapassagem sem visão clara a frente.
Quatro mil carteiras de cigarro são apreendidas na SC-157. Por volta das 18 horas e 40 minutos de ontem, uma equipe da Polícia Militar fazia rondas no centro de Novo Horizonte, quando viu um HB20 com película escura, aparentando estar carregado. Os policiais desconfiaram do veículo e fizeram a abordagem. No carro foram encontradas oito caixas de cigarro, totalizando quatro mil carteiras, além de 48 essências para cigarro eletrônico, sem o devido desembaraço aduaneiro. Transportando a mercadoria ilegal estavam duas pessoas, a motorista de 43 anos, e um homem de 22. Ambos receberam voz de prisão por contrabando. Eles e a mercadoria foram encaminhados para a Polícia Federal de Chapecó.
Homens com longa ficha criminal tentam escapar de barreira policial. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária fazia uma ação ontem, na SC-161 em Campo Erê. Ao dar ordem de parada para um Voyage, com placas de São Miguel do Iguaçu, o condutor não obedeceu os policiais, furou a barreira e foi perseguido em alta velocidade. Durante a fuga, ao tentar fazer uma ultrapassagem forçada numa curva, o motorista perdeu o controle do veículo e foi parar numa lavoura. Dois homens que estavam no veículo fugiram a pé em direção a uma mata. Agentes de Campo Erê, Palma Sola e Anchieta participaram das buscas, que terminaram as 18 horas, quando os procurados foram localizados e identificados com apoio da PM de Flor da Serra do Sul e de Marmeleiro. Os homens, de 36 e 38 anos, foram autuados por direção perigosa, veículo não licenciado e dirigir sem habilitação. Foram feitos os procedimentos e os homens foram liberados.
Homem arremessa mesa na esposa em Campo Erê. O Corpo de Bombeiros do município foi chamado na tarde de ontem para atender uma vítima de agressão no bairro Mello. De acordo com o soldado Sutilli, que atendeu a ocorrência, quando a equipe chegou ao local, percebeu que havia acontecido uma briga de casal, e que o marido tinha arremessado uma mesa na esposa. O móvel acertou a cabeça da mulher, fazendo um corte na sobrancelha. Os bombeiros fizeram os primeiros procedimentos no local e encaminharam a vítima para receber atendimento médico. Esse foi o primeiro caso de agressão atendido pelos bombeiros de Campo Erê em 2022.