ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 06/01/2022

-VACINAÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA COVID VAI COMEÇAR NO DIA 14 DESTE MÊS

-SANTA CATARINA FECHA 2021 COM REDUÇÃO DOS CRIMES VIOLENTOS

-PREFEITO TRANSFERE CARGO PARA VICE DURANTE 15 DIAS

-ESTIAGEM DEVE IMPACTAR NA ECONOMIA E RECEITA DAS PREFEITURAS

-LOJISTA ESTÁ OTIMISTA COM AS VENDAS DE MATERIAIS ESCOLARES NESTE ANO

-SAÚDE REALIZA BUSCA ATIVA PARA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE CONTRA A COVID

-DIRETORIA EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE REALIZA FUMACÊ PELO CENTRO

-CONSELHO TUTELAR DESATIVA NÚMERO DE PLANTÃO

-VÍTIMA DE QUEDA DE MOTO AGUARDA TRANSFERÊNCIA PARA UTI

-ADOLESCENTE QUE TEVE PERNA AMPUTADA ESTAVA EM OUTRO VEÍCULO

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A justiça da Catalunha estendeu nesta quarta-feira por mais 14 dias o toque de recolher noturno estabelecido em grande parte da comunidade autônoma dessa região do nordeste da Espanha, para impedir a disseminação da variante ômicron do coronavírus. O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, cujo aval foi solicitado pelo executivo regional, considerou que esta prorrogação se justifica dada a "situação epidemiológica", que apresenta "neste momento características bastante desfavoráveis" na região. As medidas, em vigor desde 23 de dezembro, preveem toque de recolher de uma as seis da manhã em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes.

O conselho de ministros da Itália autorizou, de forma unânime nesta quarta-feira, um novo decreto-lei que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória no país para maiores de 50 anos. Segundo a agência italiana de notícias Ansa, que antecipou um rascunho do decreto, a medida "protege a saúde pública e mantém condições seguras para serviços de cuidado e assistência". A obrigatoriedade deve começar a valer até o dia 15 de junho, segundo o documento. Pessoas que comprovadamente não possam se vacinar estarão isentas desta obrigação.

Ao menos 13 pessoas morreram nesta quarta-feira no incêndio de um prédio na Filadélfia, nos Estados Unidos, sete deles menores. Duas pessoas, incluindo um menor, foram hospitalizadas em estado grave. No total, 26 pessoas viviam no prédio, propriedade da Secretaria Municipal de Habitação. Oito delas teriam conseguido escapar das chamas. O prédio, construído em 1920, está localizado em uma área densamente povoada. Os bombeiros e a Prefeitura anunciaram que iniciaram uma investigação para determinar as causas de um dos piores incêndios na história recente, não só da cidade, mas de todo o país.

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, modalidade que permite a retirada de parte do saldo anualmente, no mês do aniversário do trabalhador, pode superar 22 bilhões de reais em pagamentos neste ano. Cerca de um milhão e 300 mil cotistas nascidos em janeiro já podem fazer o saque desde a última segunda-feira, que corresponde ao valor um bilhão e 900 milhões de reais. Criada em 2019 e em vigor desde 2020, essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. Até agora, cerca de 17 milhões e 800 mil pessoas aderiram ao saque-aniversário.

A Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu abrir 12 linhas de investigação para analisar algumas das conclusões da CPI da Covid-19. Uma das acusações do colegiado que será apurada diz respeito às ações e possíveis omissões no Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro EDUARDO PAZUELLO que teriam contribuido para o agravamento da pandemia. De acordo com a procuradora da República MARCIA BRANDÃO ZOLLINGER, a procuradoria só vai analisar fatos relacionados à prática de improbidade administrativa. Dessa forma, denúncias contra pessoas com prerrogativa de foro privilegiado não serão investigadas pelo órgão.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos e abriu mão da exigência de receita médica para imunização dessa faixa etária. Segundo o ministério, o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte, ou seja, o início da vacinação ocorre nos municípios entre os dias 14 e 15 deste mês. De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá: em ordem decrescente de idade, das crianças mais velhas para as mais novas, com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. O intervalo entre as doses será de oito semanas.

A Segurança Pública de Santa Catarina teve um ano exitoso em 2021, com redução dos crimes violentos em todo o estado. Os homicídios tiveram queda de sete e meio por cento, passando de 690 em 2020 para 638 no ano passado. Trata-se do menor número desde que o indicador passou a ser contabilizado, no ano de 2008. Com isso, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de nove meio para oito vírgula oito por cento em solo catarinense, a mais baixa do Sul do Brasil. O total de mortes violentas, que inclui também latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de ação policial teve redução percentual ainda mais significativa: oito vírgula nove por cento.

Em Santa Catarina, um preso custa em média três mil 430 reais por mês. Segundo dados repassados pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, o valor corresponde ao que é gasto com as necessidades básicas dos detentos, salário dos servidores, serviço de escolta, tecnologia, custos envolvendo penas alternativas, entre outros. O valor é maior do que a média nacional. Segundo documento elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, a média brasileira gira em torno de mil e 800 reais. Segundo o Secretário da Justiça e Cidadania, LEANDRO LIMA, houve aumento do gasto por preso por conta da pandemia provocada pela Covid-19 nos últimos dois anos.

O aumento de casos de Covid-19 em Santa Catarina após as festas de fim de ano “já era imaginado” pelo secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. Ele confirmou que as infecções pelo vírus dobraram nos últimos 15 dias. Mesmo assim, novas restrições para conter o avanço das contaminações foram descartadas neste momento. Nesta quarta-feira, o Estado registrou oito mil 405 pacientes que ainda podem transmitir o vírus. O número é 35 por cento maior do que na terça-feira, quando eram seis mil 203 casos. Ou seja, em um dia, dois mil 202 ativos foram confirmados. Ao menos 166 cidades tiveram crescimento nas contaminações na última semana.

O Semae de São José do Cedro emitiu, na tarde de ontem, um comunicado sobre o atraso no envio das faturas de água. Segundo o comunicado da autarquia, o motivo do problema se deve a migração do sistema de gestão pública em todos os setores do município. Alguns moradores do Centro, Bairro Isol e São Luís enfrentam este problema e, por isso, a empresa decidiu que a cobrança será realizada segundo a média no consumo dos meses anteriores. Qualquer divergência poderá ser tratada diretamente no escritório para regularização.

A prefeitura de São José do Cedro lançou o edital para a contratação de estagiários. O edital vale para os interessados dos municípios de São José do Cedro, Guarujá do Sul, Princesa, Guaraciaba e Palma Sola. O processo de seleção é destinado a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino de Educação de Nível Médio, Técnico e Superior, por intermédio do Centro de Integração empresa escola do estado de Santa Catarina. O período de recebimento das inscrições e da documentação dos candidatos iniciou ontem e encerra no dia 20 de janeiro. O processo seletivo terá validade no decorrente ano e o estágio tem período máximo de dois anos. A publicação do resultado e ordem final de classificação e homologação final serão no dia 31 deste mês. Os interessados devem acessar o edital, preencher a ficha de inscrição e entregar os documentos necessários na secretaria da Educação.

Faltando cerca de 30 dias para a volta às aulas na rede estadual de ensino, o comércio de São José do Cedro está com as vitrines preparadas com materiais escolares expostos e expectativa de boas vendas. No estabelecimento do empresário ACARAÍ ASSMANN, o movimento de pais com seus os filhos está sendo registrado desde o início do ano. Isso também se deve que os próprios filhos solicitam aos pais a pesquisa dos produtos, visando também a escolha por produtos de maior qualidade. Ele disse que durante os estes dias a maioria dos pais estão fazendo um comparativo nos preços entre as lojas. O empresário salientou que a sensação de retomada ao normal tem provocado um efeito positivo em seu comércio. Para incrementar ainda mais as vendas, o empresário disse que preparou variedades de preços e temas de materiais escolares. As mochilas como exemplo, que variam entre 49 e 250 reais dependendo do modelo, marca e se a ilustração no material está em alta ou não. A expectativa do aumento nas vendas vem junto com a previsão da volta às aulas 100 por cento presenciais na rede estadual neste ano.

Alguns materiais escolares tiveram um leve aumento no preço se comparado a anos anteriores. Segundo o empresário ACARAÍ ASSMANN, os cadernos com personagens atuais, como Homem-Aranha por exemplo, registraram alta nos valores. Já o preço de cadernos sem personagens se mantiveram praticamente mesmo se comparado a janeiro de 2021. ASSMANN também disse que alguns consumidores compraram mochilas para dar de presente no natal passado, desta forma unindo o útil ao agradável.

A adequação do espaço do Lar de Idosos em São José do Cedro iniciou no último dia 27. O espaço ficará junto a Associação Betânia. Segundo o presidente ISMAEL BATISTA, até o momento foram realizados a demolição de algumas paredes, adequado à acessibilidade com rampas. Os próximos passos será a colocação do piso e revestimento dos banheiros. O presidente explicou que a instituição vai trabalhar com a longa permanência do idoso e com a permanência apenas durante o dia, sendo que ao anoitecer o mesmo volta para casa. A equipe que trabalha nas reformas é composta por 80 por cento de voluntários com os materiais doados por alguns comerciantes e população geral do município. A terceira etapa da reforma compreende a pintura do espaço e a colocação da mobília da casa. O lar vai comportar até oito idosos. Caso a demanda seja elevada, ele disse que a Associação vai buscar um novo espaço para comportar maior número de pessoas idosas. Os interessados em trabalhar na instituição já podem entregar o currículo na Associação Betânia.

A secretaria de Infraestrutura de Anchieta cedeu para a pasta de Agricultura dois caminhões para auxiliar no transporte de água para as famílias do interior. Segundo o diretor CLAUDECIR VIEIRA, o setor está ajudando fornecer água para mais de 50 famílias. Ele disse aguardar que as precipitações programadas para os próximos dias se confirme visando amenizar os efeitos negativos da estiagem em Anchieta. O diretor ainda disse que os trabalhos devem retomar ao normal a partir de hoje na secretaria. Sendo que grande parte da equipe estava de férias durante este período de final e início de ano.

As perdas provocadas pela estiagem aumentaram cerca de 30 milhões em pouco mais de uma semana nos municípios da gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste. A informação é do gerente SIDNEI SIMON. Nos cerca de 20 municípios da unidade, o prejuízo da falta de chuvas nas lavouras de milho, soja e feijão e na produção de leite já soma 430 milhões de reais. SIMON destacou também que a Epagri também registrou um aumento da procura dos agricultores pelos programas de instalação de cisternas nas propriedades. Ele explicou que as famílias interessadas devem procurar os escritórios municipais da empresa. O governo do estado subsidia parte do valor das cisternas e o restante pode ser pago de forma parcelada pelos agricultores.

Além dos prejuízos para os agricultores, a estiagem também terá impactos na economia das cidades e na receita das prefeituras. O comentário é do presidente da Ameosc, prefeito de Anchieta, IVAN CANCI. De acordo com ele, a queda no faturamento das propriedades rurais será sentida inicialmente pelo comércio. Com menos dinheiro no campo, a economia geral ficará menos aquecida. Segundo CANCI, a consequência será em cascata e todos serão afetados pelas perdas na agricultura. Outra consequência negativa será nos cofres das prefeituras. A queda na produção agropecuária vai resultar em um movimento econômico agropecuário menor, o que vai impactar no índice de participação das prefeituras no ICMS. A tendência, de acordo com CANCI, é que as prefeituras tenham queda de receita nos próximos anos em razão das perdas provocadas pela estiagem. Os prefeitos e secretários municipais de Agricultura da Ameosc terão um encontro online com o secretário estadual de agricultura na tarde de hoje.

Na próxima quinta-feira, dia 13, o setor de Saúde de Anchieta vai realizar um fumacê pela cidade. Os trabalhos vão iniciar a partir das 14 horas e será realizado na extensão da sanga mandurim, córrego que fica no centro da cidade. A prefeitura informou que o fumacê vai iniciar próxima a garagem da prefeitura em direção ao centro. Por isso, a orientação aos moradores do trecho contemplado mantenham as residências fechadas, além de aguardar cerca de 15 minutos para saírem do interior das residências. Para maior segurança, se possível é solicitado que a pessoa se retire do local, pois a fumaça feita pelo pulverizador é tóxica. O fumacê é uma pulverização de inseticida contra o Aedes aegypti, e outros insetos que será realizada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, que é vinculada à secretaria de Estado da Saúde e será acompanhada pelos agentes de combate a endemias de Anchieta.

O Conselho Tutelar de São José do Cedro teve intenso trabalho durante o ano que passou devido aos diferentes períodos de estudos com aulas remotas e presenciais. Segundo a conselheira CLEUSA KLEIN, isso causou impactos negativos aos alunos e as instituições de ensino. Ele lembrou que durante o ano alguns estudantes abandonaram o aprendizado depois do retorno ao presencial. Com isso, o Conselho Tutelar enfrentou impasses para convencer os alunos a voltarem para a escola. Para ela, parte do abandono se deve a pouca cobranças que os pais fazem aos filhos deixaram a livre escolha do adolescente. Mas com a retomada de grande parte dos alunos ao presencial, os demais também voltaram para os estudos. Conforme CLEUSA, o ano passado fechou com estes problemas praticamente solucionados e alunos de volta às aulas presenciais. Ela ainda destacou que o Conselho Tutelar deve ser acionado em casos que as crianças ou adolescentes estão em situação de risco.

Neste ano o Conselho Tutelar de São José do Cedro vai desenvolver alguns projetos com crianças e adolescentes. No momento os alunos estão em recesso escolar, por isso os conselheiros aguardam o retorno para iniciar os projetos. A conselheira CLEUSA KLEIN, ainda explicou que o trabalho será desenvolvido junto aos demais servidores do conselho visando executar o programa com efetividade. A conselheira também comentou que a população contava com um número de whatsapp para conversar com os profissionais, mas devido a quantidade de solicitações que não são de responsabilidade do Conselho Tutelar, o número foi desativado. CLEUSA destacou que o atendimento em regime de plantão não vai ser afetado por causa disso.

A secretaria de Saúde de São José do Cedro iniciou o novo ano com trabalhos concentrados na vacinação da população contra a Covid-19. Como também alertando sobre a vacinação contra a gripe, tendo em vista nova variante H3N2. Neste quesito a secretária JUCELI SOLDÁ, disse estar preocupada devido a baixa imunização contra a gripe. Ele disse que a atual vacina contra a influenza ameniza os sintomas caso seja acometido pela nova variante. A busca pelas doses contra coronavírus está bem significativa, sendo que nesta semana mais de 200 pessoas vieram buscar as injeções necessárias. Na tarde de hoje os adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos de idade podem buscar a sala de vacinas, junto ao posto central de Saúde, para tomar a vacina contra a doença. Uma outra preocupação da saúde é sobre a segunda dose contra a Covid do público que recebeu as injeções da AstraZeneca e Butantan, e que não estão voltando para tomar as doses necessárias. A vacina de reforço da Jansen também pode ser buscada pelo público contemplado com a dose.

Para quem tem direito à segunda dose, mas ainda não tomou, a secretaria de Saúde está solicitando para que este grupo entre em contato com o posto central para agendar um dia de vacinação. A secretária JUCELI SOLDÁ, comentou que a intenção é desperdiçar frascos da vacina. Ele lembrou que os frasquinhos possuem uma quantidade de doses e de um tempo de validade após a abertura. Por isso, o agendamento visa juntar um número de pessoas para aplicar todo o frasco. JUCELI também destacou que o aplicativo do governo federal, denominado ConecteSUS, está instável, não sendo possível a emissão do comprovante de vacinação.

A vice-prefeita de Princesa assumiu como chefe do executivo pelos próximos 15 dias durante as férias do prefeito EDILSON VOLKWEIS. Em entrevista para a Rádio Cedro DIANGELE MARMITT, disse que assumiu a prefeitura na última segunda-feira e entrega o cargo no dia 17 de janeiro. Ele disse que parte da equipe de servidores está de férias neste período, mas as atividades não pararam no centro administrativo mesmo em ritmo menos acelerado. A prefeita interina de Princesa destacou a construção do ginásio e praça municipal, sendo as obras mais aguardadas pela população do município. Ele explicou que a administração está trabalhando no projeto de urbanização e arborização do local e nos próximos dias a prefeitura deve vai a licitação. DIANGELE ainda lembrou que está fazendo o orçamento para a aquisição de brinquedos que farão parte da praça. Todo este processo deve ser concluído até setembro deste ano. A prefeita em exercício disse que vai dar continuidade aos trabalhos até então realizados pela administração.

Foi confirmada na tarde de ontem, a morte encefálica de JOÃO PAULO RODRIGUES DA SILVA, de 26 anos, morador de Itapiranga estava internado há uma semana em estado grave na UTI do Hospital Regional, após sofrer um acidente de trabalho no dia 29 de dezembro. Conforme os familiares, o jovem trabalhava como servente de pedreiro em Linha Guabiroba, interior do município, realizando reparos em um galpão, quando parte da estrutura caiu sobre ele. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu o jovem até o Hospital de Itapiranga. Devido à gravidade dos ferimentos, ele tinha sido transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde morreu.

Duas crianças de oito e 13 anos de idade foram atropeladas por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem enquanto atravessavam a faixa de pedestre na Rua do Comércio, centro de Itapiranga. Os irmãos estavam indo comprar sorvete quando foram atingidas por um táxi. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados e encaminharam as crianças até o Hospital de Itapiranga. A menina de oito anos de idade aguarda uma vaga na UTI pediátrica. Ela tinha sido atendida pelos bombeiros inconsciente e apresentava um ferimento na cabeça com suspeita de traumatismo craniano encefálico, além de escoriações pelo corpo. Já o menino possuía suspeita de fratura no braço. Eles foram transferidos ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Devido à gravidade dos ferimentos da menina, ela terá que ser transferida a uma unidade de terapia intensiva com pediatria.

O adolescente, de 12 anos, ganhou alta hospitalar na noite de ontem, por volta das 23 horas, após dar entrada no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O menino se envolveu num acidente entre bicicleta e moto na Rua Odilo Link, em São José do Cedro. A ocorrência foi registrada na tarde de ontem, por volta das 15 horas e 45 minutos. Ele havia sido socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos pelo corpo e entre eles suspeita de traumatismo craniano. No Hospital Regional, o adolescente recebeu o atendimento que não confirmou a suspeita de traumatismo craniano. Os socorristas ainda tinham constatado que ele estava com sangramento pelos ouvidos e escoriações nos braços e pernas. Após limpeza e atendimento foi liberado pelo Hospital de São Miguel do Oeste.

O adolescente, de 16 anos de idade, vítima de atropelamento na rodovia estadual entre Princesa e São José do Cedro, não estava no caminhão de leite envolvido no acidente. Segundo familiares, ele estava em outro caminhão leiteiro quando passaram próximo ao outro veículo e desceu para ver o que tinha acontecido. Neste momento uma Fiorino, que vinha logo atrás, não conseguiu parar e prensou a perna do menino contra o caminhão parado na pista. Ele tentou escapar, mas mesmo assim foi pego pelo carro. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de São José do Cedro com a perna direita parcialmente amputada. Ao chegar no hospital da cidade, foi logo levado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde teve a perna direita parcialmente amputada. Segundo o Hospital Regional, o menino se encontra em estado de saúde estável. O acidente ocorrei na manhã de ontem por volta das seis horas e 35 minutos.

O motociclista, de 42 anos de idade, vítima de uma queda de moto na Linha São Vendelino, interior de São José do Cedro, está aguardando transferência para a UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A informação foi confirmada pela unidade a Rádio Cedro. A ocorrência ocorreu na tarde de ontem, por volta das 16 horas. Segundo os socorristas, o homem foi encontrado inconsciente, com movimentos involuntários, vômito, corte na testa, suspeita de traumatismo cranioencefálico e escoriações nas pernas. A unidade hospitalar ainda não confirmou que o homem teve traumatismo, mas devido ao seu estado de saúde necessita ser internado na Unidade de Terapia. Ele havia sido socorrido num primeiro momento por uma enfermeira do posto de saúde localizado na comunidade até a chegada do Corpo de Bombeiros de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.