-PIB DO BRASIL CRESCE ZERO VÍRGULA UM POR CENTO NO TERCEIRO TRIMESTRE
-GOVERNO DIVULGA DECRETO DO PRONAMPE PARA EMPRESAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES
-SPIER REFORÇA PEDIDO DE RECURSOS PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL
-CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL ELEGE NOVO PRESIDENTE NO MUNICÍPIO
-DUAS DAS 18 ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIAO NÃO ATINGIRAM QUORUM PARA ELEIÇÃO DE DIRETOR
-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE FEMINICIDIO NO EXTREMO-OESTE
-PACIENTE É PRESO DEPOIS DE QUEBRAR VIDRO E ACERTA SOCO EM ENFERMEIRA DE HOSPITAL
O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de céu predominante nublado com pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
O número de mortos na erupção do vulcão Marapi na Indonésia subiu para 22 nesta terça-feira. Equipes de resgate encontraram mais corpos de alpinistas perto de uma cratera. As informação são da agência de resgate de Sumatra Ocidental. Cerca de 200 socorristas vão retomar as operações na quarta-feira em busca de mais um alpinista desaparecido. O vulcão de 2.891 metros de altura em Sumatra Ocidental entrou em erupção no domingo, expelindo nuvens de cinzas de até três quilometros no céu.
Cerca de um milhão e 900 mil pessoas, o equivalente a mais de 80 por cento da população total da Faixa de Gaza, foram deslocadas desde o início da guerra entre Hamas e Israel. A informação é da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos. Os deslocados são pessoas que se movimentaram dentro de seu próprio país pelos mesmos motivos de um refugiado, mas que não atravessaram uma fronteira internacional para buscar proteção. Desse montante, quase um milhões e 200 mil pessoas estão abrigadas em 156 instalações em toda a Faixa de Gaza.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, afirmou nesta segunda-feira que o país busca "construir consensos" e que vai "conseguir recuperar Essequibo". No mesmo dia, o vice-presidente da Guiana, afirmou em entrevista que está se preparando para o pior e que o governo está trabalhando com parceiros para reforçar a “a cooperação de defesa”. No domingo, a Venezuela organizou um referendo no qual 95 por cento dos eleitores presentes votaram para que o país incorpore ao mapa venezuelano o território de Essequibo, uma região de fronteira entre os dois países que é disputada há mais de 100 anos. O governo da Venezuela não é obrigado a executar o que determina o referendo, e ainda não está claro qual deverá ser a estratégia do regime chavista.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve discutir, nesta terça-feira, a proposta de emenda à Constituição que reduz de 44 horas para 36 horas a carga horária de trabalho semanal. Na CCJ, os deputados analisam apenas a constitucionalidade da proposta. Se o texto receber o aval dos parlamentares, o texto segue para uma comissão especial, responsável por analisar o conteúdo da proposta. Em linhas gerais, o arranjo de quatro dias de trabalho poderia ser feito de três maneiras:
tirar a segunda-feira ou a sexta-feira da semana útil ou ainda reduzir a carga horária diária. A previsão é que, numa eventual redução de jornadas, os salários dos trabalhadores sejam mantidos integralmente da mesma forma que produtividade.
O ministro LUIZ FUX, do Supremo Tribunal Federal, atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República e abriu um inquérito nesta segunda-feira para investigar a suposta prática de "rachadinha" pelo deputado federal ANDRÉ JANONES do Avante de Minas Gerais. FUX também autorizou que os investigadores tomem depoimento de JANONES, de assessores e ex-assessores de seu gabinete na Câmara, conforme pedido pela PGR na última sexta. A Polícia Federal tem um prazo inicial de 60 dias para realizar as diligências, segundo a decisão. ANDRÉ JANONES é suspeito de se apoderar de uma parte da remuneração dos assessores parlamentares, dinheiro público, a famosa rachadinha.
O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu zero vírgula um por cento no terceiro trimestre de 2023, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta terça-feira. A economia brasileira passa por um processo de desaceleração, já que o saldo vem depois de a atividade econômica brasileira crescer um por cento no segundo trimestre. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB brasileiro teve alta de dois por cento. Este é o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais, já que o IBGE revisou os números do quatro trimestre de 2022 para uma queda de zero vírgula um por cento.
Santa Catarina confirmou o seu sétimo caso de raiva em animais em menos de um ano. Um morcego frugívoro, que se alimenta de frutas, foi identificado com a doença em Chapecó, no Oeste do Estado. Em resposta, a cidade fará nesta quarta-feira um mutirão de vacinação gratuita dos animais domésticos que estejam em imóveis localizados a até 300 metros de distância do ponto em que o animal infectado foi achado. A prefeitura da cidade divulgou que o morcego foi encontrado no bairro Maria Goretti, na quinta-feira, e depois levado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, que confirmou o diagnóstico. Ao longo deste ano, um gato, um cachorro e outros quatro morcegos, sendo um deles também em Chapecó, haviam sido identificados com raiva no Estado.
Em edição extra do Diário Oficial do Estado, o governo de Santa Catarina divulgou, na noite desta segunda-feira, o decreto que institui o Pronampe Emergencial SC., É uma linha de crédito com juro subsidiado para atender micro e pequenas empresas atingidas pelas enchentes de outubro e novembro. Mas para liberar para as empresas, serão necessários alguns dias para ajustes. Denominado Programa Emergencial de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinenses, o crédito será operado pelo Banco de Fomento de Santa Catarina, o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e as instituições cooperativas parcerias Sicoob, Cresol, Ailos e Sulcredi São Miguel do Oeste. Santa Catarina enfrentou em outubro e novembro as enchentes mais abrangentes da sua história. Foram afetadas 390 mil empresas e 52 mil propriedades rurais, segundo apuração do Sebrae SC.
A Secretaria do Planejamento divulgou, nesta segunda-feira, o Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho. Por meio dele é possível acompanhar a evolução dos principais índices de ocupação em Santa Catarina, como rendimento, taxas de formalidade e informalidade. O Boletim divulgado em dezembro tem como referência o terceiro trimestre que vai de julho a setembro de 2023. O Boletim destaca um aumento de um por cento de empregados com carteira assinada e crescimento de um vírgula sete por cento do rendimento médio no Estado, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Santa Catarina tem o maior número de trabalhadores formais, correspondendo a 81 por cento da força de trabalho catarinense. O estado também é referência nacional com as menores taxas de subutilização da força de trabalho.
Estão abertas até nove de janeiro de 2024 as inscrições para cursos técnicos e de Educação de Jovens e Adultos para ingresso no primeiro semestre de 2024 no Instituto Federal de Santa Catarina. São mais de duas mil e 300 vagas em 58 cursos técnicos concomitantes e subsequentes em 17 cidades catarinenses. Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa para participação no processo seletivo. No campus de São Miguel do Oeste, são 32 vagas para o curso Técnico subsequente em Eletromecânica. As aulas serão a noite no campus do bairro Jardim Peperi.
A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de São Miguel do Oeste está preparada para atender a alta demanda nessa reta final de ano. A garantia é da diretora do local, CLAUDIA MALDANER. Conforme ela, já é tradicional a grande procura por atendimento nesse período visto a grande circulação de pessoas no município, bem como, a presença de viroses, desidratações e demais questões de saúde. De acordo com ela, dessa forma, a unidade está com equipe completa diariamente 24 horas para atender os moradores de São Miguel do Oeste e também os visitantes, não sendo negado atendimento a nenhum paciente. Segundo CLAUDIA, em todos os casos, sendo moradores ou não do município, é necessário apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação.
A grande demanda nos atendimentos com a proximidade do Natal e Ano Novo não é surpresa para a equipe de Saúde, haja visto que além da grande circulação de pessoas, existem questões ligadas ao calor e à má alimentação que contribuem para algumas viroses e doenças. Para a diretora da UPA, CLAUDIA MALDANER, é comprovado que após grandes festividades, a demanda na unidade de pronto atendimento é maior. CLAUDIA citou que até metade do mês passado os atendimentos na unidade eram significativos em relação à Covid-19. Ela atribuiu os altos índices às aglomerações registradas na Oktoberfest nos municípios da região e demais localidades do estado catarinense, comprovando essa questão de aumento nos atendimentos após grandes festividades. A diretora salientou que a mudança brusca de temperatura registrada nas últimas semanas também gera grandes problemas respiratórios, principalmente em crianças e por isso os cuidados devem ser maiores.
As pessoas devem tomar mais cuidado com os riscos e as consequências da desidratação nessa época do ano. O alerta é da diretora da UPA 24, CLAUDIA MALDANER. Ela orientou as pessoas a ingerirem bastante água, frutas e a lavagem correta dos alimentos e das mãos. Ela disse que o índice de viroses espalhadas na região é expressivo e por isso os cuidados são fundamentais. CLAÚDIA comentou que o calor é o período mais crítico em relação à alimentação e nesse final de ano a grande orientação é para que as pessoas não exagerem nas bebidas alcóolicas e nos refrigerantes, haja visto que ambos não hidratam o organismo. Dessa forma, CLAUDIA reforçou a importância da ingestão de água para evitar outros problemas de saúde.
O encerramento das atividades do programa Novos Caminhos em 2023 foi realizado na última semana em evento na sede da OAB. Neste ano, a iniciativa envolveu as comarcas de Campo Erê, Mondaí, Descanso, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, São Miguel do Oeste e Maravilha. 35 alunos dessas regiões participaram da formatura. Durante o evento, mais de 30 empresas parceiras receberam um certificado e o selo de “Empresa Cidadã”, também foram homenageadas as empresas amigas do projeto e os voluntários da ação. O Programa Novos Caminhos prepara adolescentes atendidos ou egressos dos serviços de acolhimento para o mercado de trabalho. A iniciativa surgiu em 2013, de uma parceria inicial da Federação das Indústrias de Santa Catarina, do Tribunal de Justiça e da Associação dos Magistrados Catarinenses.
O principal objetivo do programa Novos Caminhos é dar aos jovens uma oportunidade para serem inseridos no mercado de trabalho e serem inseridos social e humanamente na sociedade. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que os resultados da iniciativa são expressivos. Em Santa Catarina, desde o início do Programa, 13 mil e 500 matrículas foram realizadas em cursos de Educação Básica e Profissional, além de mil 191 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 519 empresas. Além de qualificação, a iniciativa oferece atendimento odontológico, apoio psicológico e voluntários atuam nas mais diversas frentes para dar suporte aos 221 serviços de acolhimento do Estado. No Extremo-Oeste, a iniciativa atendeu mais de cem jovens que participaram do programa e acessaram o mercado de trabalho.
Será inaugurado neste sábado o novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira, unidade alfandegada instalada na fronteira com a Argentina e conexão com os demais países do Mercosul. O empreendimento, que recebeu 50 milhões de reais em investimentos, irá expandir as operações da empresa, alavancar a economia local e impulsionar o comércio exterior brasileiro, ao trazer mais agilidade à cadeia de suprimentos no bloco sul-americano. O empreendimento, construído para atender as demandas do intenso fluxo terrestre de importação e exportação, será o principal ponto de conexão de Santa Catarina com a Argentina e um dos principais hubs de comércio exterior entre o Brasil e o Mercosul. A nova unidade será administrada pela Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil.
O Porto Seco de Dionísio Cerqueira está instalado em um terreno com área total de 175 mil metros quadrados, dos quais 50 mil são destinados a uma Área de Proteção Permanente. Quando atingir a capacidade plena de operação, o porto seco contará com 600 vagas para caminhões, além de um bolsão para outros 100 veículos em espera. A estrutura possui um armazém de dois mil metros quadrados que conta com 128 metros quadrados de Câmara Fria em três docas, para as cargas que necessitam de controle de temperatura. O novo espaço contempla ainda um pátio para cargas perigosas, dois gates de entrada com balanças bidirecionais e outros dois de saída.
A inclusão do Aeroporto de Itapiranga no Plano Aeroviário de Santa Catarina permite a projeção de investimentos no local. A afirmação é do Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS. Ele explicou que atualmente são 21 aeroportos no território catarinense e o Plano Aeroviário que será apresentado em abril ou maio do próximo ano, vai contar com 24 aeroportos, incluindo também o de Itapiranga. O Secretário ponderou, no entanto, que o aeroporto de Itapiranga ainda precisa ser inscrito na ANAC para ser reativado. MARTINS disse que já está sendo providenciada a documentação necessária para na sequência iniciarem as obras e a reabertura do espaço.
O Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS confirmou que o aeroporto de São Miguel do Oeste receberá investimentos em etapas com cronograma de melhorias a partir de 2024. Ele voltou a afirmar que os recursos para as melhorias no aeroporto Helio Wasun são necessárias e devem ocorrer de forma gradual. A prefeitura já fez os projetos e agora falta o estado confirmar de que forma vai ser executar as obras orçadas em cerca de 20 milhões de reais. MARTONS mencionou que o governo estadual já está realizando investimentos nos aeroportos de Dionísio Cerqueira e Pinhalzinho. Ele também destacou a intenção do governo de executar a Ferrovia do Frango. O governo estadual já contratou a empresa para realizar estudos do trecho da ferrovia de Chapecó a Correia Pinto, ligando o Oeste a malha nacional.
O secretário de saúde de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER, voltou a pedir que o governo de Santa Catarina destine recursos para as obras de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O pedido foi apresentado ao secretário adjunto de Saúde de Santa Catarina, DIOGO DEMARCHI SILVA durante reunião do Colegiado Estadual de Saúde realizado na última sexta em Florianópolis. ALFREDO SPIER representou o Colegiado de Secretários de Saúde da Associação dos Municípios do Extremo Oeste no encontro realizado na semana passada. Aproveitando a presença do secretário adjunto de Saúde, SPIER reforçou o convite para que ele visite o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a fim de conhecer de perto as condições e demandas atuais da instituição e compreender a necessidade de ampliação da estrutura.
O secretário de saúde de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER, também intensificou o pedido para o atendimento de outras demandas do município durante a reunião do colegiado estadual de secretários de saúde. Ele solicitou a agilização dos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, em especial na Ortopedia e Oftalmologia, e fez um requerimento de recursos para o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial de São Miguel do Oeste. A reunião do Colegiado Estadual de secretários municipais de saúde debateu ainda uma série de questões que envolvem a saúde pública em Santa Catarina. Estiveram em pauta temas como saúde mental, primeira infância, e política nacional da população em situação de rua.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural escolheu, nesta segunda-feira, a nova diretoria para a ano de 2024. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER foi eleito para coordenar do Comder no ano que vem. A reunião de encerramento do ano e eleição da nova diretoria foi realizada no salão nobre do Centro Administrativo. Os encontros do Comder são realizados trimestralmente em São Miguel do Oeste. O conselho analisa projetos e ações para incentivar a agricultura no município. No encontro desta segunda, além da pauta de trabalho, a equipe da Epagri do Município apresentou os trabalhos realizados durante o ano de 2023.
O presidente eleito do Conselho de Desenvolvimento Rural, LÍRIO WATHIER, vai assumir o cargo que, neste ano, foi ocupado por DOMINGOS BERGAMASCHI. De acordo com WATHIER, a nova direção do COMDER assume com o desafio e o compromisso de revitalizar o Conselho, mobilizando novas lideranças das comunidades, inclusive com uma maior participação de mulheres. O prefeito WILSON TREVISAN, que participou da reunião desta segunda, disse que os debates e ações desenvolvidas pelo Conselho contribuem com o desenvolvimento e melhoria da agricultura do município.
A pauta das últimas sessões do ano no legislativo de São Miguel do Oeste tem projetos importantes para o município. A afirmação é do líder do governo na casa, vereador RAVIER CENTENARO. De acordo com ele, entre as matérias de destaque da reta final dos trabalhos no legislativo, estão o aumento do auxilio alimentação dos servidores de 400 para 550 reais e as peças orçamentárias. O projeto de lei do orçamento para 2024 é de 288 milhões de reais. RAVIER também citou a importância das emendas impositivas que permitem que os vereadores indiquem recursos do orçamento para entidades do município. O vereador disse que os projetos serão discutidos e devem ser aprovados pelo plenário da câmara.
Outro projeto importante para o município e que esta em apreciação na reta final das sessões da câmara é que institui mais um programa de recuperação fiscal. De acordo com o líder do governo, RAVIER CENTENARO, o objetivo é criar condições para quecontribuintes em débito com a prefeitura possam regulariza a situação ainda neste ano. RAVIER explicou que o projeto segue o modelo de anos anteriores, com redução de juros e multas para contribuintes em atraso.
Das 18 escolas da rede estadual de ensino da coordenadoria de São Miguel do Oeste, somente duas não atingiram quórum mínimo para validar a eleição para diretor. A votação aconteceu domingo e segunda e envolveu a comunidade escolar. Tinham direito a voto os estudantes a partir do sexto ano do ensino fundamental, um representante por famílias e todos os professores em atividade na escola. Para ser validada, a eleição deveria ter, no mínimo, 50 por cento mais um do total de votantes por segmento. O Ceja, Centro de Educação de Jovens e Adultos e a Escola São João Batista, ambas de São Miguel do Oeste, não atingiram o percentual mínimo de votantes entre os pais. Nessas duas unidades, o diretor será indicado pelo governo do estado.
Um homem foi preso por dano contra patrimônio público, lesão corporal leve dolosa, desacato e ameaça em São Miguel nesta segunda-feira. A Polícia Militar foi chamada, por volta das 11 e meia da noite, para uma ocorrência no hospital. De acordo com o comunicante, um paciente quebrou os vidros do estabelecimento e desferiu um soco em uma das enfermeiras. Quando a guarnição chegou no local, o homem desacatou e ameaçou os policiais. O homem, de 24 anos, foi algemado, preso e levado para a Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.
A Polícia Militar registrou um tentativa de feminicídio em Paraíso no final da tarde de ontem. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das cinco e meia na Linha Castelo Branco, interior do município de Paraíso. Segundo a comunicante, uma mulher teria sido agredida pelo ex-companheiro. A vitima relatou relatou aos policias que chegou do trabalho e que instantes depois, o ex companheiro entrou no local. Ele correu até a cozinha, pegou uma faca, partiu para cima dela e disse que iria matá-la. A mulher entrou em luta corporal e conseguiu sair da casa para pedir ajuda. Ela sofreu lesões na cabeça e nos braços. O homem fugiu em uma motocicleta, mas foi localizado e preso em flagrante pela PM.