-PIB DO BRASIL CRESCE ZERO VÍRGULA UM POR CENTO NO TERCEIRO TRIMESTRE
-GOVERNO DIVULGA DECRETO DO PRONAMPE PARA EMPRESAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES
-SAÚDE DO HOMEM FOI FOCO DE AÇÕES ESPECIAIS NO MÊS PASSADO EM IPORÃ DO OESTE
-PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE MAIS UM CONGRESSO DA UVESC
-SETE ESCOLAS DA REGIONAL DE EDUCAÇÃO NÃO TIVERAM DIRETOR ELEITO NESTE ANO
-EXPO SÃO JOÃO INICIA SEXTA-FEIRA COM PROJEÇÃO DE RECEBER 35 MIL VISITANTES
-MULHER É MORTA A FACADAS AO TENTAR SEPARAR BRIGA NA REGIÃO
-HOMEM É PRESO POR QUEBRAR VIDRAÇAS E AGREDIR ENFERMEIRA EM HOSPITAL
O tempo apresenta-se instável. A previsão para as próximas é de céu nublado com pancadas de chuva. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 22 graus. Umidade relativa do ar 99 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.
O número de mortos na erupção do vulcão Marapi na Indonésia subiu para 22 nesta terça-feira. Equipes de resgate encontraram mais corpos de alpinistas perto de uma cratera. As informação são da agência de resgate de Sumatra Ocidental. Cerca de 200 socorristas vão retomar as operações na quarta-feira em busca de mais um alpinista desaparecido. O vulcão de 2.891 metros de altura em Sumatra Ocidental entrou em erupção no domingo, expelindo nuvens de cinzas de até três quilometros no céu.
Cerca de um milhão e 900 mil pessoas, o equivalente a mais de 80 por cento da população total da Faixa de Gaza, foram deslocadas desde o início da guerra entre Hamas e Israel. A informação é da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos. Os deslocados são pessoas que se movimentaram dentro de seu próprio país pelos mesmos motivos de um refugiado, mas que não atravessaram uma fronteira internacional para buscar proteção. Desse montante, quase um milhões e 200 mil pessoas estão abrigadas em 156 instalações em toda a Faixa de Gaza.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, afirmou nesta segunda-feira que o país busca "construir consensos" e que vai "conseguir recuperar Essequibo". No mesmo dia, o vice-presidente da Guiana, afirmou em entrevista que está se preparando para o pior e que o governo está trabalhando com parceiros para reforçar a “a cooperação de defesa”. No domingo, a Venezuela organizou um referendo no qual 95 por cento dos eleitores presentes votaram para que o país incorpore ao mapa venezuelano o território de Essequibo, uma região de fronteira entre os dois países que é disputada há mais de 100 anos. O governo da Venezuela não é obrigado a executar o que determina o referendo, e ainda não está claro qual deverá ser a estratégia do regime chavista.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve discutir, nesta terça-feira, a proposta de emenda à Constituição que reduz de 44 horas para 36 horas a carga horária de trabalho semanal. Na CCJ, os deputados analisam apenas a constitucionalidade da proposta. Se o texto receber o aval dos parlamentares, o texto segue para uma comissão especial, responsável por analisar o conteúdo da proposta. Em linhas gerais, o arranjo de quatro dias de trabalho poderia ser feito de três maneiras: tirar a segunda-feira ou a sexta-feira da semana útil ou ainda reduzir a carga horária diária. A previsão é que, numa eventual redução de jornadas, os salários dos trabalhadores sejam mantidos integralmente da mesma forma que produtividade.
O ministro LUIZ FUX, do Supremo Tribunal Federal, atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República e abriu um inquérito nesta segunda-feira para investigar a suposta prática de "rachadinha" pelo deputado federal ANDRÉ JANONES do Avante de Minas Gerais. FUX também autorizou que os investigadores tomem depoimento de JANONES, de assessores e ex-assessores de seu gabinete na Câmara, conforme pedido pela PGR na última sexta. A Polícia Federal tem um prazo inicial de 60 dias para realizar as diligências, segundo a decisão. ANDRÉ JANONES é suspeito de se apoderar de uma parte da remuneração dos assessores parlamentares, dinheiro público, a famosa rachadinha.
O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu zero vírgula um por cento no terceiro trimestre de 2023, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta terça-feira. A economia brasileira passa por um processo de desaceleração, já que o saldo vem depois de a atividade econômica brasileira crescer um por cento no segundo trimestre. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB brasileiro teve alta de dois por cento. Este é o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais, já que o IBGE revisou os números do quatro trimestre de 2022 para uma queda de zero vírgula um por cento.
Santa Catarina confirmou o seu sétimo caso de raiva em animais em menos de um ano. Um morcego frugívoro, que se alimenta de frutas, foi identificado com a doença em Chapecó, no Oeste do Estado. Em resposta, a cidade fará nesta quarta-feira um mutirão de vacinação gratuita dos animais domésticos que estejam em imóveis localizados a até 300 metros de distância do ponto em que o animal infectado foi achado. A prefeitura da cidade divulgou que o morcego foi encontrado no bairro Maria Goretti, na quinta-feira, e depois levado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, que confirmou o diagnóstico. Ao longo deste ano, um gato, um cachorro e outros quatro morcegos, sendo um deles também em Chapecó, haviam sido identificados com raiva no Estado.
Em edição extra do Diário Oficial do Estado, o governo de Santa Catarina divulgou, na noite desta segunda-feira, o decreto que institui o Pronampe Emergencial SC. É uma linha de crédito com juro subsidiado para atender micro e pequenas empresas atingidas pelas enchentes de outubro e novembro. Mas para liberar para as empresas, serão necessários alguns dias para ajustes. Denominado Programa Emergencial de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinenses, o crédito será operado pelo Banco de Fomento de Santa Catarina, o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e as instituições cooperativas parcerias Sicoob, Cresol, Ailos e Sulcredi São Miguel do Oeste. Santa Catarina enfrentou em outubro e novembro as enchentes mais abrangentes da sua história. Foram afetadas 390 mil empresas e 52 mil propriedades rurais, segundo apuração do Sebrae SC.
A Secretaria do Planejamento divulgou, nesta segunda-feira, o Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho. Por meio dele é possível acompanhar a evolução dos principais índices de ocupação em Santa Catarina, como rendimento, taxas de formalidade e informalidade. O Boletim divulgado em dezembro tem como referência o terceiro trimestre que vai de julho a setembro de 2023. O Boletim destaca um aumento de um por cento de empregados com carteira assinada e crescimento de um vírgula sete por cento do rendimento médio no Estado, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Santa Catarina tem o maior número de trabalhadores formais, correspondendo a 81 por cento da força de trabalho catarinense. O estado também é referência nacional com as menores taxas de subutilização da força de trabalho.
O departamento de obras de Tunápolis está trabalhando para recuperar os danos causados pelas intensas chuvas nas estradas do interior nos últimos meses. De acordo com o secretário de obras, ADRIANO GASSEN, a atenção está voltada para as estradas gerais e depois também serão recuperadas as estradas secundárias. Ele frisou que houve muitos entupimentos de bueiros e transbordamentos de sarjetas, além da formação de atoleiros em vários pontos. GASSEN reconheceu que existem dificuldades para realizar os trabalhos de recuperação das estradas, visto que estão ocorrendo poucos dias de sol. O secretário salientou que foi formada uma equipe dedicada a amenizar os problemas nos acessos das propriedades e que para garantir o patrolamento de todos os trechos até o final do ano, também foram suspensas as férias de alguns servidores que já estavam programadas para o mês de dezembro.
A AEST – Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis vai realizar mais um café com soluções nesta quinta-feira. O evento será realizado a partir das sete horas da noite no auditório do Sicoob, em Tunápolis. Conforme a agente comercial da entidade, SIRIANE DRESCHLER, o tema será o Útil Saúde DUO 24h. Ela explicou que trata-se de uma clínica de bolso com telemedicina em 32 especialidades, possibilidade de atendimento médico domiciliar, transporte de urgência e emergência, entre outros benefícios. O encontro será ministrado por uma representante da empresa DUO 24h, que vai explicar sobre o funcionamento e o objetivo da plataforma, além das vantagens dos empresários aderirem ao plano Útil Saúde. SIRIANE observou que o foco do café com soluções são os empresários de Santa Helena e Tunápolis, os quais poderão participar do evento nesta quinta-feira.
Sete escolas da Regional de Educação de Itapiranga não tiveram diretor eleito. A eleição dos Planos de Gestão Escolar foi concluída ontem e apenas 50% dos educandários tiveram definição dos diretores. A votação que decidiu os Planos de Gestão Escolares e os diretores das escolas estaduais de Santa Catarina para os próximos quatro anos iniciou domingo e encerrou às 20 horas desta segunda-feira. Professores, alunos e responsáveis tiveram a oportunidade de decidirem o futuro da política educacional. Diferente das últimas vezes, esta eleição promoveu uma mudança na participação mínima de cada um dos segmentos eleitorais. De acordo com o regulamento do Estado, para o novo dirigente escolar ser eleito, é preciso uma taxa de presença de alunos, responsáveis e profissionais da educação de ao menos 50%, o que eleva a importância da adesão e do respaldo da comunidade no processo eleitoral.
Conforme o Coordenador Regional de Educação, INÁCIO ROHDEN, o período de vigência do Plano de Gestão é de 2024 a 2027. Na escola São Vicente de Itapiranga foi eleita KARINE LOCATELLI DINON STUMPF. Na escola São José de Sede Capela, SUELI VON BORSTEL, na Escola Ludgero Wiggers de Linha Conceição, PAULO VERGUTZ, na Escola Padre João Rick de Linha Ervalzinho, ADAIR JOSÉ SCHWAB, Escola de Linha Pitangueira - Tunápolis, LEILANE ELY GIORDONO, Escola de Santa Helena, MARCIANA GAVA GUERRA, Escola de São Lourenço no interior de Iporã do Oeste, REJANE INÊS SCHWEBGBER GRAFF e como diretora do CEJA, LOIVA HECH SCHAEFER. A escola Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste registrou um caso de falta de adesão, pois não atingiu o quórum mínimo no segmento dos pais e neste caso, a Secretaria de Estado da Educação vai nomear o diretor do educandário.
Um fato chamou atenção na eleição dos gestores escolares da rede estadual de ensino neste ano. Sete escolas não tiveram proponentes. Isso significa que nenhum professor efetivo manifestou interesse em assumir a direção do educandário. Conforme o Coordenador Regional de Educação, INÁCIO ROHDEN, estão nesta lista as escolas Porto Novo, Humberto Machado e Santo Antônio, todas de Itapiranga e ainda as Escolas Balduíno Rambo de Tunápolis, Madre Benvenuta e Cristo Rei, ambas de São João do Oeste. O Plano de Gestão destas escolas, a partir do próximo ano, ainda será definido pela coordenadoria regional.
A Expo São João inicia na sexta-feira com projeção de receber 35 mil pessoas em quatro dias de Feira. A projeção tem por base as edições anteriores do evento e também parâmetro de grandes programações que ocorreram nos municípios vizinhos, como a FAIC em Iporã do Oeste e a Oktoberfest em Itapiranga. Conforme o presidente da Associação Comercial de São João do Oeste e presidente da Comissão Central Organizadora, JOEL FOLLMANN, as condições climáticas também precisam ser levadas em conta, com período de chuva que afasta a presença do público. Ele chamou atenção que o trabalho de organização foi focado em detalhes para atrair o público regional com atrações culturais e musicais, gastronomia e um parque com expositores de vários segmentos, além de ampla área para as pessoas circularem.
JOEL FOLLMANN demonstrou tranquilidade na questão financeira da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São João do Oeste, pois o município investiu com a mão de obra e materiais na estruturação do parque. Já as atrações musicais e culturais não terão custos para o município. As despesas serão pagas por meio do PIC, Programa de Incentivo à Cultura do governo estadual. JOEL FOLLMANN frisou que o envolvimento do poder público e privado gerou uma união de sucesso. Ele destacou que a organização ocorre por parte do Governo Municipal, Associação Comercial e a Associação Cultural. Desta forma, cada setor cuida de uma parte específica da Feira, atendendo as questões legais da legislação e garantindo recursos para investimentos significativos em atrações para o púbico. FOLLMANN salientou que haverá cobrança de ingressos somente para a arena de show, no sábado à noite, com João Bosco e Vinicius.
O presidente da ACISJO destacou fatores que projetam a Expo São João com grande sucesso. Segundo JOEL FOLLMANN, desde o início da organização, diferentes segmentos ficaram responsáveis por funções específicas. Ele mencionou que a Associação Comercial e Industrial foi responsável pela organização dos estandes, incluindo reservas e comercialização. Os expositores efetuam o pagamento dos espaços diretamente para a ACISJO. Já o setor agropecuário e tudo relacionado ao urbanismo da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial ficou por conta do município. FOLLMANN destacou que a prefeitura disponibilizou mão de obra qualificada em setores fundamentais da estrutura e ornamentação. Já a ACASJO, Associação Cultural Alemã de São João do Oeste, teve a responsabilidade de organizar as atrações culturais e musicais no palco da praça de alimentação.
O presidente da Comissão Central Organizadora da Expo São João projetou grandes negócios durante os quatro dias da Feira. Segundo JOEL FOLLMANN, é muito difícil quantificar o volume de recursos que o evento movimenta. De acordo com ele, grandes vendas, muitas vezes, dependem de longas negociações. As tratativas iniciam na feira e acabam sendo concluídas até meses depois. FOLLMANN observou que isso ocorre em casos de investimentos maiores em máquinas, equipamentos e construções. Ele é otimista para os diferentes setores terem sucesso, pois a Expo São João não é realizada há cinco anos e terá grandes novidades ao público na edição deste ano.
O mês de novembro foi marcado por ações especiais voltadas à saúde do homem, em Iporã do Oeste. Conforme o enfermeiro e coordenador do Centro Municipal de Saúde, PAULO MASSING, foram realizadas palestras com os adolescentes nas escolas do município, com o objetivo de trabalhar a conscientização sobre os cuidados necessários com a saúde no dia-a-dia. Já para os homens adultos, o foco das atividades foi a prevenção do câncer de próstata e outros tipos de doenças que acometem o público masculino. MASSING enalteceu a importância de trabalhar o assunto, visto que por meio da conscientização e realização de exames, é possível prevenir o surgimento de doenças.
O enfermeiro e coordenador do Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste lembrou que a prevenção começa com uma alimentação saudável, praticando atividades físicas, evitando o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas e mantendo um peso corporal adequado. PAULO MASSING destacou que são vários fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças, sendo muitas vezes, um reflexo dos hábitos não saudáveis que a pessoa teve durante vários anos. Ele reforçou a importância das pessoas deixarem o receio e o preconceito de lado e fazerem os exames de rotina para identificar possíveis doenças e tratá-las desde o estágio inicial, aumentado assim, as chances de cura.
Aconteceu na semana passada em Florianópolis, mais um Congresso da União dos Vereadores de Santa Catarina. Na oportunidade também foi realizada a primeira reunião de presidentes das Câmaras de Vereadores do Estado. De acordo com o presidente da Câmara de Iporã do Oeste, vereador PAULO SÉRGIO MARX, o objetivo da UVESC é fazer com que os vereadores assumam maior protagonismo junto ao Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, pois eles são o elo político mais próximo do cidadão e muitas vezes acabam não sendo consultados sobre projetos e outras situações voltadas aos municípios. MARX destacou que o congresso foi dividido em eixos sociais e políticos, sendo um dos melhores dos últimos tempos com participação de aproximadamente 400 vereadores e várias autoridades como o governador do estado, o presidente da assembleia legislativa e cerca de 20 deputados estaduais.
PAULO SÉRGIO MARX observou que a ideia é aproximar o Legislativo Municipal de outros órgãos, principalmente do Tribunal de Justiça, o que ainda não havia acontecido. Ele mencionou que na semana passada ocorreu um encontro com o ex-presidente do Judiciário, JOÃO HENRIQUE BLASI, com importantes trocas de conhecimentos sobre projetos sociais a serem trabalhados de forma colaborativa. Sobre o trabalho na Câmara de Iporã do Oeste, o presidente destacou um projeto de sua autoria votado em segundo turno na noite de ontem, instituindo a carteirinha do portador de fibromialgia. O objetivo é garantir atendimento prioritário aos portadores dessa síndrome na rede pública e privada de saúde, visto que a fibromialgia causa dor generalizada em todo o corpo.
PAULO SÉRGIO MARX lembrou que as Sessões Ordinárias da Câmara de Iporã do Oeste são abertas ao público e ocorrem todas as segundas-feiras no plenário vereador Pedro Arthur Ammon, localizado na Rua Boa Vista, às 19h. Ele enalteceu a importância da população acompanhar mais o trabalho do Legislativo, seja de forma presencial ou através da Internet, por meio das redes sociais e do site oficial da Câmara de Vereadores. O endereço é: camaraiporã.sc.gov.br.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou uma operação Lei Seca na SC-283, entre os municípios de Mondaí e Caibi. A operação ocorreu no último final de semana e teve o objetivo de coibir a prática de crimes de embriaguez ao volante. De acordo com o relatório divulgado pela corporação, foram atuadas 11 pessoas por recusa ao teste do bafômetro. Outros 29 motoristas foram autuados por descumprirem as normas gerais de circulação. No total, 260 testes de bafômetro foram realizados em motoristas que transitavam entre os dois municípios. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, as ações de preservação da ordem pública nas rodovias estaduais serão intensificadas durante o mês de dezembro e também no início de janeiro.
O homem que tentou matar a ex-companheira a marteladas em São Miguel do Oeste morreu ontem no hospital. ALESSANDRO BORGES, de 35 anos, estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ele tentou matar a ex-companheira a golpes de martelo na manhã de domingo, no Bairro Salete. A vítima, de 23 anos, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital com ferimentos graves. O estado de saúde dela é estável. BORGES foi encontrado inconsciente no local do crime, após tentar suicídio. Ele foi socorrido pelos Policiais Militares e pelo SAMU e levado ao hospital. Ele chegou a ser reanimado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Civil investiga o caso. A motivação do crime ainda não foi confirmada, mas a polícia acredita que possa ter sido um crime passional, tendo em vista que ALESSANDRO e a vítima tiveram um relacionamento e haviam se separado há poucos dias.
Um homem foi preso após tentar matar a ex-companheira. A ocorrência foi registrada por volta das cinco e meia da tarde desta segunda-feira, em Linha Castelo Branco, no interior de Paraíso. A Polícia Militar foi acionada para socorrer uma mulher que foi agredida pelo seu ex-companheiro. A vítima apresentava lesão na mão direita, corte na cabeça, lesão no cotovelo e no pescoço. Ela relatou aos policias que chegou do trabalho e que instantes depois, chegou seu ex-companheiro em uma moto. Ela tentou trancar a porta da casa, porém, mesmo assim ele acabou invadindo, pegou uma faca e iniciou as agressões. A vítima conseguiu pedir ajuda aos vizinhos e o homem fugiu do local antes da chegada da Polícia Militar. O homem, de 34 anos, foi localizado logo em seguida e preso em flagrante. A vítima, de 31 anos, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital de Paraíso.
Um homem foi preso por quebrar vidraças do Hospital Regional, agredir uma enfermeira e ameaçar policiais militares. A ocorrência foi registrada por volta das 11 horas da noite desta segunda-feira, em São Miguel do Oeste. A guarnição da Policia Militar foi até o Hospital Terezinha Gaio Basso, pois no local havia um homem alterado quebrando os vidros do hospital, além de ter desferido um soco em uma das enfermeiras enquanto recebia atendimento. Durante o registro da ocorrência, ele desacatou os policiais e realizou várias ameaças. O homem, de 24 anos, foi preso e entregue na Delegacia de São Miguel do Oeste.
Uma mulher foi morta a facadas em Palmitos. A vítima foi identificada como VANDRA SAMPRONHA, de 43 anos. A Polícia Civil divulgou que a mulher foi vítima de um golpe de arma branca por volta das oito horas da noite de domingo, nas imediações do local em que trabalhava, no bairro Progresso. Não foram repassados detalhes sobre o caso. Há informações de que ela teria tentado separar uma briga, quando acabou esfaqueada e morreu em virtude do ferimento a caminho do hospital. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte. O corpo de VANDRA foi sepultado no cemitério do Distrito de Padre Réus, em São José do Cedro, na manhã desta terça-feira.