ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 05 11 2020

-CONGRESSO DERRUBA VETO A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

-SC VOLTA A TER UMA REGIÃO COM RISCO GRAVÍSSIMO DE CONTÁGIO DA COVID

-GRUPO ORGANIZA MANIFESTAÇÃO E PEDE UNIDADE PARA DOAÇÃO DE SANGUE NA REGIÃO

-CARTÓRIO REFORÇA ORIENTAÇÃO SOBRE PROTOCOLOS DE SAÚDE PARA ELEIÇÃO

-AMEOSC PEDE AJUDA FINANCEIRA PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA ESTIAGEM

-HOMEM É DETIDO LOGO DEPOIS DE FURTAR OBJETOS EM RESIDÊNCIA

-POLÍCIA CIVIL E MILITAR PRENDEM DOIS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os estados de Nevada e Geórgia podem definir as eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira. Faltam os resultados de cinco estados, mas esses dois podem ser suficientes para definir quem vai comandar a Casa Branca pelos próximos quatro anos. Se vencer em Nevada, o candidato democrata JOE BIDEN terá votos suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o presidente dos Estados Unidos. Para o republicano DONALD TRUMP, o caminho é mais difícil: é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada. Vence o candidato que chegar a 270 votos no colégio eleitoral.

A campanha de DONALD TRUMP disse nesta quarta-feira que irá à Justiça para suspender a contagem de votos na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. O republicano também vai pedir a recontagem de votos em Wisconsin. Na Pensilvânia, onde começou bem à frente e viu sua margem diminuir durante o dia, a campanha de Trump acusou as autoridades eleitorais de proibirem os fiscais do partido de se aproximarem a menos de sete vírgula seis metros. Em pronunciamento, JOE BIDEN disse que todos os votos precisam ser contados e ninguém vai tirar a democracia, nem hoje nem nunca.

Novos estados legalizaram a maconha nas eleições de terça-feira nos Estados Unidos: Nova Jersey, Arizona, Dakota do Sul e Montana. Os eleitores também aprovaram medidas para criar maconha medicinal no Mississippi e Dakota do Sul, nesse último estado, os usos recreativo e medicinal foram legalizados. Além de votar para presidente, os estados fazem consultas aos eleitores sobre assuntos específicos.. Nesses locais, havia uma pergunta na cédula sobre a legalização da maconha.

Auditoria do Tribunal de Contas da União aponta indícios de irregularidades em 439,7 mil cadastros do auxílio emergencial, pago pela União desde abril às famílias afetadas economicamente pela pandemia da Covid-19. Os pagamentos indevidos, segundo o TCU, podem ter atingido a casa dos 813 milhões de reais. O calendário do benefício prevê repasse de parcelas até dezembro. O processo no TCU identificou ainda que mais de 110 mil empresários de alta renda estão entre os beneficiários do auxílio emergencial. Os dados fazem parte do terceiro relatório de acompanhamento das ações de combate à pandemia votado nesta quarta-feira pelo plenário da corte.

O juiz MARCO ANTONIO MARTIN VARGAS, da primeira Zona Eleitoral de São Paulo, aceitou denúncia contra o senador JOSÉ SERRA e os empresários JOSÉ SERIPIERI FILHO, da Qualicorp, MINO MATTOS MAZZAMATI e ARTHUR AZEVEDO FILHO nesta quarta-feira e os quatro se tornaram réus. Eles são acusados de caixa dois, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão ocorre no dia em que o caso prescreveria. Na decisão, o juiz apontou "indícios suficientemente seguros” de que SERRA teria recebido doações eleitorais não contabilizadas no valor total de cinco milhões, durante a campanha eleitoral de 2014.

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira, por 64 votos a dois, a derrubada do veto do presidente JAIR BOLSONARO à prorrogação, até 2021, da desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia. Mais cedo, nesta quarta, a Câmara dos Deputados também rejeitou o veto e, com a decisão do Senado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente. Agora, a prorrogação será promulgada. BOLSONARO vetou em julho o dispositivo que prorrogava até o fim de 2021 a desoneração da folha de empresas. Os representantes dos segmentos argumentaram que o fim da desoneração, em um momento de crise econômica, geraria demissões, enquanto a prorrogação preservará empregos.

A Comissão de Direitos Humanos apresentou, na tarde desta quarta-feira parecer favorável ao Projeto de Lei, de autoria da deputada MARLENE FENGLER, que prevê a criação de um regime especial de atendimento para fins de renda e emprego às mulheres vítimas de violência conjugal. Agora, o projeto vai para apreciação em plenário. O projeto altera legislação sobre o regime especial de atendimento, para fins de renda e emprego, às mulheres vítimas de violência conjugal e a alteração proposta tem a finalidade de abranger todas as formas de violência doméstica. A matéria foi aprovada por unanimidade nas comissões de Constituição e Justiça e na de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Em Santa Catarina, os mais velhos são os que mais se preocupam em não pegar o coronavírus, apontou uma pesquisa do Ibope divulgada na noite de terça-feira. Foram ouvidas 602 pessoas entre os dias 31 de outubro e dois de novembro. Do total, 63 por cento dos entrevistados que têm mais de 55 anos responderam que têm medo da pandemia e que seguem tomando todos os cuidados. Entre o público com idade entre 16 e 24 anos a resposta mais frequente - de 43 por cento dos entrevistados - foi que, apesar do medo da pandemia, abandonaram alguns cuidados que evitam o contágio da doença.

A atualização do mapa de risco da Covid-19 de Santa Catarina de quarta-feira mostrou o retorno da Grande Florianópolis com em risco gravíssimo para a doença. Outras regiões também passaram do risco alto para o grave. Com isso, houve mudanças nas restrições de prevenção ao coronavírus, previstas em portarias do governo do estado. No total, Santa Catarina agora tem uma região em estado gravíssimo, 11 em grave e quatro em risco alto. De acordo com a portaria estadual, as aulas presenciais só são permitidas a partir do risco alto no mapa de risco. No risco grave, apenas atendimento individual.

Um grupo de doadores de sangue de São Miguel do Oeste vai realizar neste mês de novembro uma manifestação no centro da cidade. A informação é de uma das organizadoras, GRACIELE DALMAGRO. De acordo com ela, o objetivo é pedir o transporte de doadores até o município de Chapecó onde é realizada a coleta. Conforme ela, outra finalidade com a manifestação é pedir uma unidade de coleta para doação de sangue aqui em São Miguel do Oeste. GRACIELE explicou que é doadora há mais de 20 anos e quer facilitar os trâmites para que novas pessoas possam doar sangue no município.

Outra intenção com a manifestação marcada para este mês em São Miguel do Oeste é chamar a atenção da população para a importância da doação de sangue. A afirmação é de uma das organizadoras, GRACIELE DALMAGRO. Segundo ela, o município possui três hospitais e por isso é de extrema importância que ocorra a coleta na cidade. Ela destacou que a manifestação vai ocorrer no próximo dia 25, uma quarta-feira, dia Nacional do Doador de Sangue. Ela ressaltou que o ato vai ocorrer na Praça Walnir Bottaro Daniel a partir das seis horas da tarde.

Os doadores de sangue de São Miguel do Oeste vão aproveitar a manifestação do final do mês para criar uma Associação de Doadores do próprio município. O comentário é de uma das organizadoras do ato, GRACIELE DALMAGRO. Ela lembrou que municípios menores como Anchieta e Mondaí já possuem associações e nesses casos as doações são mais intensas. Ela ressaltou, porém, que mesmo com a unidade de coleta em São Miguel do Oeste alguns doadores ainda vão precisar se deslocar até Chapecó. GRACIELE disse que isso deve ocorrer principalmente para aqueles que são doadores de plaquetas e que nesses casos não será possível realizar a coleta em São Miguel do Oeste.

O Centro de Treinamento da Epagri recebeu uma nova estação meteorológica nesta semana. Conforme o gerente regional, SIDINEI SIMON, a estação que existia no local foi danificada em atos de vandalismo e furto de fios. A nova estação, avaliada em 60 mil reais, vai monitorar a precipitação, velocidade do vento, umidade do ar, insolação e raios ultravioletas. SIMON reconheceu que o local escolhido fica mais longe do centro de SMOeste, gerando divergência de índices de chuvas e temperatura, por exemplo. Ele justificou que a escolha foi devido ao grande espaço aberto nesta área, pois, as construções, asfalto, prédios e demais estruturas urbanas influenciam nestes dados. SIMON revelou que nos últimos anos foram implantados vários equipamentos semelhantes no estado e a tendência é que outros municípios sejam contemplados.

A Casan retomou, nesta quarta-feira, os trabalhos da adutora que vai ligar a estação do bairro Estrela até o reservatório do bairro São Gotardo. A informação é do chefe da agencia local da empresa, EDNILSON MELLO. Ele comentou que a Casan contratou uma empresa para fazer a obra, liberando assim os funcionários do estado para outros serviços. O investimento é de cerca de 600 mil reais na tabulação que vai levar agua diretamente para o reservatório do São Gotardo, melhorando o abastecimento da parte alta da cidade. O trabalho consiste na abertura de valas para instalação dos tubos nas margens das ruas entre o bairro Estrela e o São Gotardo.

As quadras esportivas e os parques infantis continuam interditados em São Miguel do Oeste. A lembrança é do coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele reforçou que a portaria que proíbe a permanência de pessoas nesses locais ainda está valendo, mesmo que não haja mais o lacre nos portões. PIACENTINI explicou que a interdição está em vigor e que as pessoas que frequentarem esses locais podem ser multadas pelo município. A multa é de cerca de 600 reais. O médico disse que evitar as aglomerações ainda é uma medida necessária para evitar os novos casos de Covid.

A operação Veraneio da temporada 2020-201 em balneários públicos do extremo-oeste vai começar no primeiro final de semana de Dezembro. A informação é do comandante da primeira companhia do Corpo de Bombeiros, capitão FABIANO GALIAZZI. Na região, os bombeiros atua diretamente em dois balneários no rio Uruguai em Mondaí e Itapiranga. Esses dois espaços tem dois ou três guarda-vidas e um Bombeiro Militar por posto de fiscalização. Ele explicou que a região tem grupo de guarda vida civis que deve passar por um treinamento para a temporada de verão. Segundo GALIAZZI, que esteve no RPN primeira edição de hoje, disse que a recertificação desses profissionais para o trabalho de guarda vidas vai ser automática em razão da pandemia do coronavírus.

As pessoas devem procurar pontos de banho que contam com guardiões ou com equipamentos de segurança. A orientação é do comandante da primeira companhia do Corpo de Bombeiros, capitão FABIANO GALIAZZI. Ele explicou que o bombeiro não tem condições de manter pontos de guarda-vidas em todos os balneários e piscinas do extremo-oeste. Na maioria dos locais, os bombeiros fazem vistorias prévias e indicam a instalação de placas informativas e equipamentos de salvamento. GALIAZZI destacou que as pessoas devem ter muito cuidados, dar preferencias a locais bem sinalizados e com guarda-vidas. Ele lembrou ainda que os clubes que tem piscinas devem trabalhar com guardiões para garantir a segurança das pessoas.

O Corpo de Bombeiros do extremo-oeste, mais uma vez, vai ceder bombeiros militares para a operação Veraneio no litoral catarinense. De acordo com o comandante da primeira companhia do Corpo de Bombeiros, capitão FABIANO GALIAZZI, o batalhão já encaminhou quatro bombeiros militares para o litoral. Eles vão permanecer até o dia 14 de dezembro trabalhando nas praias. Depois disso, uma nova equipe da região deve ser encaminhada para a operação. GALIAZZI comentou que os quarteis do extremo-oeste reorganizam as escala para suprir a ausência desses profissionais. Ele citou que não há, por enquanto, nenhum prejuízo para o trabalho diário da instituição na região em razão da liberação de bombeiros para o litoral.

O cartório da quadragésima quinta zona eleitoral reforçou nesta semana as orientações e os cuidados que devem ser observados pelos eleitores do dia da votação para prefeito e vereador. A chefe do cartório eleitora, DEANA FANTON, esteve no Peperi Entrevista e disse que o Tribunal Regional Eleitoral definiu uma série de protocolos para reduzir o risco de contagio do coronavírus no dia 15 de novembro. De acordo com ela, o eleitor deve usar máscara e não levar filhos ou acompanhantes para o local do votação. Ela explicou que o eleitor deve levar um documento com foto para mostrar ao mesário, sem contato entre ambos. Em seguida, o eleitor fará uso de álcool em gel, assina o caderno de votação e digita o voto na urna eletrônica. Antes de deixar o seção, o eleitor deve passar álcool em gel nas mãos outra vez.

O presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, participou nesta terça-feira, de uma reuniram online para debater esse problema com representantes da Fecam e com o secretário de Estado da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊA. Segundo o secretário, uma das ações do estado é um fundo financeiro - através da Epagri - para auxiliar os agricultores na perfuração de poços com valores de até 25 mil de forma individual e de até 50 mil reais para grupos. Além disso, o Estado também tenta viabilizar recursos junto ao Governo Federal para dispor de óleo diesel para a utilização dos maquinários e do armazenamento da água da chuva nas propriedades por meio da construção de cisternas.

Todos os municípios da Ameosc decretaram situação de emergência em razão da estiagem. De acordo com a assessoria da entidade, todos os 19 prefeitos da região já assinaram os decretos de emergência e agora os documentos serão enviados para o governo do estado. Conforme relatório apresentado pela Epagri Regional, a estiagem provocou prejuízos em todos os municípios da Ameosc. Em Bandeirante, a queda na produção de leite é de mais de 20 por cento. Em São Miguel do Oeste, o desenvolvimento das pastagens também está bastante comprometido aumentando assim a utilização de alimentos conservados para os bovinos. No município, muitas famílias estão tendo problemas com abastecimento de água.

O Corpo de Bombeiros de Maravilha atendeu um acidente na manhã de ontem na BR 282. Foi uma saída de pista de um carreta Mercedes Benz nas proximidades da ponte do rio das Antas. O condutor do veículo, um homem de 51 anos, foi encontrado consciente e orientado, sem ferimentos aparentes, alegando um pouco de tontura. Ele informou que um caminhão, ao tentar realizar uma ultrapassagem, colidiu na traseira da carreta, provocando a saída da pista. O motorista foi conduzido até o hospital São José de Maravilha para atendimento médico. A carreta, que sofreu uma queda de aproximadamente 10 metros, teve estragos de grande monta.

Um homem foi detido logo depois de praticar um furto em uma residência. O crime aconteceu por volta das dez horas da noite no centro de São José do Cedro. O dono da casa chegou e encontrou o ladrão dentro do imóvel. O ladrão conseguiu fugir levando alguns objetos. A Polícia Militar foi acionada e localizou um homem com as características repassadas pela vítima. Ele ficou bastante nervoso e acabou confessando o furto. Nas proximidades do local da abordagem, a PM encontrou roupas, joias e perfumes furtados. A vítima percebeu a falta de uma televisão de 43 polegadas e mais alguns objetos que não foram encontrados. O autor do crime foi preso e levado para a delegacia de polícia.

A Divisão de Investigação Criminal e a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso prenderam, na tarde de terça-feira, um homem suspeito de tráfico de drogas. Após receber informações de que homem estaria praticando atos de violência doméstica contra a avó idosa e realizando a venda de droga, a Polícia Civil foi até a residência e encontrou o suspeito trancado em seu quarto. No local, foram encontrados 111 gramas de maconha. Parte da droga estava acondicionada e pronta para venda. O rapaz, de 21 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi detido nesta quarta-feira na rua Celeste Alves. A Polícia Militar realizou abordagem de um homem na rua Celeste Alves por volta das seis horas da tarde. A guarnição foi até o residência do homem e encontrou um torrão de maconha, um pino de cocaína e vários pedaços de plásticos cortados para embalo de cocaína. O cão de faro da PM ainda localizou uma arma de fogo nos fundos da residência. Trata-se de um espingarda de pressão adaptada para o calibre 22. Em outro local, próximo a casa, o cão localizou dez papelotes de cocaína. O material foi apreendido e o homem foi preso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.