O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os estados de Nevada e Geórgia podem definir as eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira. Faltam os resultados de cinco estados, mas esses dois podem ser suficientes para definir quem vai comandar a Casa Branca pelos próximos quatro anos. Se vencer em Nevada, o candidato democrata JOE BIDEN terá votos suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o presidente dos Estados Unidos. Para o republicano DONALD TRUMP, o caminho é mais difícil: é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada. Vence o candidato que chegar a 270 votos no colégio eleitoral.
A campanha de DONALD TRUMP disse nesta quarta-feira que irá à Justiça para suspender a contagem de votos na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. O republicano também vai pedir a recontagem de votos em Wisconsin. Na Pensilvânia, onde começou bem à frente e viu sua margem diminuir durante o dia, a campanha de Trump acusou as autoridades eleitorais de proibirem os fiscais do partido de se aproximarem a menos de sete vírgula seis metros. Em pronunciamento, JOE BIDEN disse que todos os votos precisam ser contados e ninguém vai tirar a democracia, nem hoje nem nunca.
Novos estados legalizaram a maconha nas eleições de terça-feira nos Estados Unidos: Nova Jersey, Arizona, Dakota do Sul e Montana. Os eleitores também aprovaram medidas para criar maconha medicinal no Mississippi e Dakota do Sul, nesse último estado, os usos recreativo e medicinal foram legalizados. Além de votar para presidente, os estados fazem consultas aos eleitores sobre assuntos específicos.. Nesses locais, havia uma pergunta na cédula sobre a legalização da maconha.
Auditoria do Tribunal de Contas da União aponta indícios de irregularidades em 439,7 mil cadastros do auxílio emergencial, pago pela União desde abril às famílias afetadas economicamente pela pandemia da Covid-19. Os pagamentos indevidos, segundo o TCU, podem ter atingido a casa dos 813 milhões de reais. O calendário do benefício prevê repasse de parcelas até dezembro. O processo no TCU identificou ainda que mais de 110 mil empresários de alta renda estão entre os beneficiários do auxílio emergencial. Os dados fazem parte do terceiro relatório de acompanhamento das ações de combate à pandemia votado nesta quarta-feira pelo plenário da corte.
O juiz MARCO ANTONIO MARTIN VARGAS, da primeira Zona Eleitoral de São Paulo, aceitou denúncia contra o senador JOSÉ SERRA e os empresários JOSÉ SERIPIERI FILHO, da Qualicorp, MINO MATTOS MAZZAMATI e ARTHUR AZEVEDO FILHO nesta quarta-feira e os quatro se tornaram réus. Eles são acusados de caixa dois, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão ocorre no dia em que o caso prescreveria. Na decisão, o juiz apontou "indícios suficientemente seguros” de que SERRA teria recebido doações eleitorais não contabilizadas no valor total de cinco milhões, durante a campanha eleitoral de 2014.
Os senadores aprovaram nesta quarta-feira, por 64 votos a dois, a derrubada do veto do presidente JAIR BOLSONARO à prorrogação, até 2021, da desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia. Mais cedo, nesta quarta, a Câmara dos Deputados também rejeitou o veto e, com a decisão do Senado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente. Agora, a prorrogação será promulgada. BOLSONARO vetou em julho o dispositivo que prorrogava até o fim de 2021 a desoneração da folha de empresas. Os representantes dos segmentos argumentaram que o fim da desoneração, em um momento de crise econômica, geraria demissões, enquanto a prorrogação preservará empregos.
A Comissão de Direitos Humanos apresentou, na tarde desta quarta-feira parecer favorável ao Projeto de Lei, de autoria da deputada MARLENE FENGLER, que prevê a criação de um regime especial de atendimento para fins de renda e emprego às mulheres vítimas de violência conjugal. Agora, o projeto vai para apreciação em plenário. O projeto altera legislação sobre o regime especial de atendimento, para fins de renda e emprego, às mulheres vítimas de violência conjugal e a alteração proposta tem a finalidade de abranger todas as formas de violência doméstica. A matéria foi aprovada por unanimidade nas comissões de Constituição e Justiça e na de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Em Santa Catarina, os mais velhos são os que mais se preocupam em não pegar o coronavírus, apontou uma pesquisa do Ibope divulgada na noite de terça-feira. Foram ouvidas 602 pessoas entre os dias 31 de outubro e dois de novembro. Do total, 63 por cento dos entrevistados que têm mais de 55 anos responderam que têm medo da pandemia e que seguem tomando todos os cuidados. Entre o público com idade entre 16 e 24 anos a resposta mais frequente - de 43 por cento dos entrevistados - foi que, apesar do medo da pandemia, abandonaram alguns cuidados que evitam o contágio da doença.
A atualização do mapa de risco da Covid-19 de Santa Catarina de quarta-feira mostrou o retorno da Grande Florianópolis com em risco gravíssimo para a doença. Outras regiões também passaram do risco alto para o grave. Com isso, houve mudanças nas restrições de prevenção ao coronavírus, previstas em portarias do governo do estado. No total, Santa Catarina agora tem uma região em estado gravíssimo, 11 em grave e quatro em risco alto. De acordo com a portaria estadual, as aulas presenciais só são permitidas a partir do risco alto no mapa de risco. No risco grave, apenas atendimento individual.
Presidente Jair Bolsonaro confirma presença na inauguração da PCH Bedin em Renascença. Será inaugurada amanhã, a partir das 11 horas, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedin, em Renascença. Fontes ligadas ao Governo Federal confirmaram a presença do presidente. Integrantes da comitiva de Bolsonaro já estão na região para tratar de toda a logística do evento. São esperados também para solenidade inaugural o ministro das Minas e Energias, Bento Albuquerque, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, chefe da Casa Civil do Governo, Guto Silva, demais autoridades estaduais, regionais e locais.
Foram investidos recursos financeiros do BNDES e BRDE na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedin, em Renascença. Cerca de 800 empregos diretos e indiretos foram gerados durante a execução das obras. A PCH Bedin foi construída no Rio Santana, entre os municípios de Bom Sucesso do Sul e Renascença, na comunidade de Barrinha. O empreendimento tem 12 megas de potência instalada, tem duas unidades geradoras de energia elétrica e capacidade para atender 25 mil residências. Os geradores e sistema de acompanhamento remoto e a parte elétrica foram construídos e instalados pela Flessak Eletro Industrial, de Francisco Beltrão.
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedin conta com tecnologia de última geração. O empreendimento conta com sala de potência, casa de força, sala de comando e barragem, câmara de carga, canal de adução, sala de comando, paineis de controle de 100 por cento da usina todos operados de forma remota. A barragem é composta por rochas e núcleo de argila, vertedouro com quatro comportas de basculantes, três metros de largura e de 12 metros de altura. Nos últimos três anos foram construídas três PCHs no Rio Santana. A primeira delas, a Jacaré, da Alcast do Brasil SA, em Francisco Beltrão, a PCH Vila Galupo em Bom Sucesso do Sul, e a PCH Bedin, em Renascença, ambas pertencentes a dois grupos empresariais de Pato Branco.
Eleições 2020. A finalização de cada candidato a prefeito de Saltinho, no debate sábado da Rádio Atalaia. ARNÉLIO SUTIL, da coligação Para O Progresso Continuar, encerrou sua participação agradecendo a DEUS pela vida. Mencionou a Rádio Atalaia pelo programa que serviu para expor suas ideias a toda população. Citou seu vice NELSON CIVIDINI como um homem comprometido com o povo. ARNÉLIO admite que os desafios são grandes, mas garante que tem competência e experiência para governar.
ARNÉLIO SUTIL quer o povo junto na sua caminhada porque a tarefa é grande para manter Saltinho rumo ao desenvolvimento. O candidato acredita que tudo o que for preciso para o município, será realizado no seu governo. Assegura que está fazendo uma campanha sem agredir ninguém e não carrega nenhuma mágoa. SUTIL pede o voto para o 11 e também quer que a população olhe para os candidatos a vereador da sua coligação Para O progresso Continuar.
Nos seus 3 minutos finais de debate, EDIMAR NORONHA DE FREITAS agradeceu a DEUS, e a Rádio Atalaia pelo debate sábado. Destaca que assim foi possível apontar para a população sua plataforma de governo. O candidato lembra sua família, do seu vice NEIMAIR SOSTER, bem como a todos os candidatos a Câmara de Vereadores pela coligação Renovação, Compromisso e Trabalho. EDIMAR reconhece o carinho da população pela forma como recebe em suas casas. Disse que fará o possível para chegar em todas as residências, mas se não conseguir, pelo menos não faltará esforço.
População contribui muito na construção do plano de governo. A manifestação é de EDIMAR NORONHA DE FREITAS. Acrescenta que ela quer menos promessa e mais ação; menos burocracia e mais agilidade no atendimento das pessoas. Diz que é preciso haver mudança na forma de fazer política em Saltinho. Para ele, não se pode perder a oportunidade nas urnas dia 15. EDIMAR encerrou sua participação no debate pedindo força também aos candidatos da sua coligação a câmara. Mais uma vez pediu voto para o 13.
Rádio Atalaia preparada para receber os 5 candidatos a prefeito de Campo Erê, no debate sábado. Todos os equipamentos já foram checados e um simulado chegou a ser realizado para garantir toda qualidade de som que a população precisa. Coordenadores de todas as campanhas foram ouvidos agora a pouco no programa Atalaia Entrevista, pelo qual manifestaram seus pontos de vista para o programa de sábado. As 7 e meia da manhã os candidatos começam a ser recepcionados, juntamente com um assessor cada um. Às 8 horas começa o debate.
Coordenadores de campanha de Campo Erê falam de suas expectativas para o debate sábado. Eles se manifestaram no Programa Atalaia Entrevista, apresentado diariamente as 11 e 40. Estão finalizando os conteúdos de cada um, os candidatos a prefeito ROSANE MOREIRA, do PT; LUIZINHO, do Avante; GILBERTO DO AMARAL, do PDT; RAQUEL SCHIAVINI, do PODEMOS, e CHRISTINA ROMAN, do PATRIOTA. A expectativa é para que todos compareçam sábado, no último debate da série, que iniciou em outubro.
Coordenador da coligação União Por Campo Erê aguarda com muita expectativa o debate sábado. ODILSON LIMA enaltece essa possibilidade de discussão de ideias e planos de ação. Diz que o programa será fundamental para o eleitor de Campo Erê avaliar a capacidade de RAQUEL SCHIAVINI e dos demais candidatos a prefeitura. Ele considera muito importante que as pessoas observem a intenção de cada candidato, porque é preciso eleger uma pessoa que vai firmar convênios e buscar recursos em Florianópolis e Brasília a partir de janeiro.
ODILSON LIMA faz questão de frisar que Campo Erê tem hoje 9 médicos atendendo a população. Lembra que essa é uma campanha de 45 dias apenas. Para dificultar ainda mais, tem a pandemia que restringe RAQUEL a visitar todas as residências como gostaria. Por isso é através dos programas de rádio e as mensagens nas redes sociais que a candidata a prefeita mostra seu valor. Ele finaliza destacando que a representante da coligação União por Campo Erê simboliza a inteligência, capacidade e serenidade.
Membro da coordenação da campanha de ROSANE MOREIRA quer que a população perceba a necessidade de uma mudança política em Campo Erê. DALVAN DE FREITAS, que defende a coligação A Mudança Que Campo Erê Precisa, entende que os eleitores devem avaliar bem as propostas no debate, sábado, e compare com as de ROSANE, mãe e professora de profissão. Falando sobre a realização da campanha em meio a pandemia, DALVAN ressalta que o momento é diferente e requer adaptação.
Maior dificuldade na campanha é levar os planos de governo de ROSANE MOREIRA a todas as famílias. Conforme DALVAN DE FREITAS, o desejo dos partidos que compõe a coligação é visitar todas as famílias da cidade, bairros e comunidades do interior, mas isso não será possível. Por isso ele considera fundamental a realização do debate, sábado, as 8 horas, na Rádio Atalaia.
População está ansiosa para o último debate que acontece sábado na Atalaia. A manifestação é de VILMAR DO AMARAL, coordenador de campanha da coligação do PDT, que corre com chapa pura a prefeitura de Campo Erê. Ele diz que o povo quer renovação e isso vai acontecer de fato com a eleição de GILBERTO DO AMARAL. Frisa que a pandemia impede que o candidato a prefeito saia e abrace as pessoas, como seria normal. Por isso é através do rádio e das redes sociais que são apresentadas as propostas de governo.
Debate de sábado vai se tornar um grande evento político de Campo Erê. Essa é a visão do coordenador de campanha, VILMAR DO AMARAL. Observa que a duração do processo eleitoral é muito curta e falta tempo para GILBERTO DO AMARAL expor suas ideias de governo. Para dificultar ainda mais, o candidato sofreu um acidente que fez com que reduzisse ainda mais sua capacidade de se locomover. Apesar de tudo, o coordenador está confiante e volta a destacar que a grande renovação é com AMARAL na prefeitura de Campo Erê.
Debatedores precisam ter respeito e dignidade entre si. É o que espera para sábado JULIANA ZANINI, da coordenação de campanha do AVANTE, que tem LUIZINHO o candidato a prefeito de Campo Erê. Ela não gostaria de se deparar com ataques pessoais, entendendo que o programa deve servir para reflexão sobre os projetos que serão apresentados, pensando sempre no município. JULIANA salienta que LUIZINHO e seu vice obedecem as normas sanitárias e evitam contatos físicos, especialmente aglomeração.
JULIANA ZANINI chama atenção para 15 de novembro. Ela garante que havendo vitória nas urnas para LUIZINHO, não haverá carreata e nem passeata, entendendo que numa pandemia, esse tipo de manifestação coloca em perigo a saúde das pessoas. Conforme ela, mesmo com um tempo curto para a campanha, o AVANTE não enfrenta problema. Não há grupo de trabalho para eleger LUIZINHO. É somente ele e seu vice VICARI.
Quanto mais informação os ouvintes tiverem, de forma tranquila e com respeito, mais podem tirar proveito. Assim ADRIANO PEREIRA, coordenador da campanha do PATRIOTA se reporta ao debate sábado na Rádio Atalaia. Ele, que defende a candidatura de CRISTINA ROMAN prefeita, considera que a pandemia, dentro da campanha, tem o lado bom, porque fica um trabalho mais calmo. Comenta que dessa vez praticamente não está havendo agressão. Acrescenta que toda eleição deveria ser mais comedida como essa, agora.
Eleitores devem se inteirar dos projetos de governo e tomar uma decisão. ADRIANO PEREIRA, que trabalha na candidatura de CRISTINA ROMAN, comenta ainda que não reclama do pouco tempo que vai durar a campanha. Ele entende que o bom mesmo, é a população ir acompanhando o desempenho dos políticos nos 4 anos de mandato e quando chegar o dia de votar de novo, vai avaliar o desempenho dos eleitos e saber o que fazer na urna.
Adolescente de 14 anos é apreendido por tráfico de droga. Policiais militares realizavam patrulhamento pelo bairro Pinheirinho, em Francisco Beltrão na tarde de ontem, quando abordaram um adolescente, que imediatamente começou a demonstrar sinais de nervosismo. Em conversa, ele informou aos policiais que estava fumando maconha no parque da Cidade Norte, sendo encontrado com ele um resto de baseado que pesou 0,8 gramas. Indagado se ele possuía algo de ilícito em sua residência, relatou que não e que sua mãe estava em casa para confirmar os fatos.
A equipe policial foi até a residência, e conversou com a mãe do adolescente de 14 anos. Ela informou que ele é usuário de maconha há anos, que os amigos do filho estão envolvidos em ilícitos e que os policiais eram bem-vindos para vistoriar o quarto dele, pois ela não sabia se havia algo no local. No armário do adolescente, dentro de um pote, foram encontradas 14 porções de maconha já embaladas para venda, bem como uma faca com resquícios da droga, provavelmente utilizada para fracionar a maconha. A droga pesou 65,4 gramas (em balança não oficial). O adolescente, acompanhado de sua mãe, as drogas, um celular e a faca foram encaminhados para a 19ª Subdivisão Policial pelo crime de tráfico de droga.
PM confirma redução do distanciamento e aumento de aglomerações. O distanciamento social é cada vez menor na região. A afirmação foi feita pelo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, JAILSON FRANZEN. Segundo ele, existe um afrouxamento geral das regras de proteção por parte da população em todo o estado. Cita que esse comportamento é preocupante porque resultar no aumento de casos e na volta de normas mais restritivas. No feriadão de Finados, por exemplo, dois bares lotados foram interditados. Em outra ocorrência, cerca de 60 pessoas foram flagradas numa residência.
Polícia Militar atua com a orientação antes de notificar as pessoas e estabelecimentos que não cumprem as medidas de proteção contra o coronavírus. FRANZEN diz ainda que os policiais estão preparados para fazer um contato inicial e reforçar o pedido para que as regras sejam observadas. Em um segundo momento, se o problema persistir, serão adotadas medidas mais rígidas, como fechamento de estabelecimentos e emissão de termos circunstanciados para os responsáveis pelas aglomerações. A PM ressalta que existe um entendimento maior quando os casos são em residências, mas uma dificuldade nas questões flagradas em estabelecimentos comerciais.
O aumento da presença de pessoas em balneários e áreas de lazer é uma das questões que preocupa a Polícia Militar. De acordo com o comandante, a chegada do calor tem levado muitas famílias para esses locais. Frisa que a acesso a áreas de lazer como campings e balneários é permitida, desde que as regras de proteção sejam observadas.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.