-CONGRESSO DERRUBA VETO A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
-SC VOLTA A TER UMA REGIÃO COM RISCO GRAVÍSSIMO DE CONTÁGIO DA COVID
-ABERTO PERÍODO DE REMATRÍCULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
-AGENTES DA DENGUE ALERTAM PARA FOCOS EM PISCINAS INFLÁVEIS
-OUTUBRO ROSA ENCERROU COM COLETA DE 250 EXAMES EM PRINCESA
-19 MUNICÍPIOS DA AMEOSC DECRETAM EMERGÊNCIA DEVIDO A ESTIAGEM
-ATAQUES DA CIGARRINHA DO MILHO PREJUDICAM LAVOURAS
-PREFEITURA DE SJCEDRO REALIZA LEILÃO DE VEÍCULOS E SUCATAS
-CARRETA SAI DA PISTA DEPOIS DE COLIDIR CONTRA CAMINHÃO NA BR 282
-PM PRENDE LADRÃO E RECUPERA PRODUTOS FURTADOS EM RESIDÊNCIA
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os estados de Nevada e Geórgia podem definir as eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira. Faltam os resultados de cinco estados, mas esses dois podem ser suficientes para definir quem vai comandar a Casa Branca pelos próximos quatro anos. Se vencer em Nevada, o candidato democrata JOE BIDEN terá votos suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o presidente dos Estados Unidos. Para o republicano DONALD TRUMP, o caminho é mais difícil: é necessário vencer na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia e virar o resultado em Nevada. Vence o candidato que chegar a 270 votos no colégio eleitoral.
A campanha de DONALD TRUMP disse nesta quarta-feira que irá à Justiça para suspender a contagem de votos na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. O republicano também vai pedir a recontagem de votos em Wisconsin. Na Pensilvânia, onde começou bem à frente e viu sua margem diminuir durante o dia, a campanha de Trump acusou as autoridades eleitorais de proibirem os fiscais do partido de se aproximarem a menos de sete vírgula seis metros. Em pronunciamento, JOE BIDEN disse que todos os votos precisam ser contados e ninguém vai tirar a democracia, nem hoje nem nunca.
Novos estados legalizaram a maconha nas eleições de terça-feira nos Estados Unidos: Nova Jersey, Arizona, Dakota do Sul e Montana. Os eleitores também aprovaram medidas para criar maconha medicinal no Mississippi e Dakota do Sul, nesse último estado, os usos recreativo e medicinal foram legalizados. Além de votar para presidente, os estados fazem consultas aos eleitores sobre assuntos específicos.. Nesses locais, havia uma pergunta na cédula sobre a legalização da maconha.
Auditoria do Tribunal de Contas da União aponta indícios de irregularidades em 439,7 mil cadastros do auxílio emergencial, pago pela União desde abril às famílias afetadas economicamente pela pandemia da Covid-19. Os pagamentos indevidos, segundo o TCU, podem ter atingido a casa dos 813 milhões de reais. O calendário do benefício prevê repasse de parcelas até dezembro. O processo no TCU identificou ainda que mais de 110 mil empresários de alta renda estão entre os beneficiários do auxílio emergencial. Os dados fazem parte do terceiro relatório de acompanhamento das ações de combate à pandemia votado nesta quarta-feira pelo plenário da corte.
O juiz MARCO ANTONIO MARTIN VARGAS, da primeira Zona Eleitoral de São Paulo, aceitou denúncia contra o senador JOSÉ SERRA e os empresários JOSÉ SERIPIERI FILHO, da Qualicorp, MINO MATTOS MAZZAMATI e ARTHUR AZEVEDO FILHO nesta quarta-feira e os quatro se tornaram réus. Eles são acusados de caixa dois, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão ocorre no dia em que o caso prescreveria. Na decisão, o juiz apontou "indícios suficientemente seguros” de que SERRA teria recebido doações eleitorais não contabilizadas no valor total de cinco milhões, durante a campanha eleitoral de 2014.
Os senadores aprovaram nesta quarta-feira, por 64 votos a dois, a derrubada do veto do presidente JAIR BOLSONARO à prorrogação, até 2021, da desoneração da folha de pagamentos de empresas de 17 setores da economia. Mais cedo, nesta quarta, a Câmara dos Deputados também rejeitou o veto e, com a decisão do Senado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente. Agora, a prorrogação será promulgada. BOLSONARO vetou em julho o dispositivo que prorrogava até o fim de 2021 a desoneração da folha de empresas. Os representantes dos segmentos argumentaram que o fim da desoneração, em um momento de crise econômica, geraria demissões, enquanto a prorrogação preservará empregos.
A Comissão de Direitos Humanos apresentou, na tarde desta quarta-feira parecer favorável ao Projeto de Lei, de autoria da deputada MARLENE FENGLER, que prevê a criação de um regime especial de atendimento para fins de renda e emprego às mulheres vítimas de violência conjugal. Agora, o projeto vai para apreciação em plenário. O projeto altera legislação sobre o regime especial de atendimento, para fins de renda e emprego, às mulheres vítimas de violência conjugal e a alteração proposta tem a finalidade de abranger todas as formas de violência doméstica. A matéria foi aprovada por unanimidade nas comissões de Constituição e Justiça e na de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Em Santa Catarina, os mais velhos são os que mais se preocupam em não pegar o coronavírus, apontou uma pesquisa do Ibope divulgada na noite de terça-feira. Foram ouvidas 602 pessoas entre os dias 31 de outubro e dois de novembro. Do total, 63 por cento dos entrevistados que têm mais de 55 anos responderam que têm medo da pandemia e que seguem tomando todos os cuidados. Entre o público com idade entre 16 e 24 anos a resposta mais frequente - de 43 por cento dos entrevistados - foi que, apesar do medo da pandemia, abandonaram alguns cuidados que evitam o contágio da doença.
A atualização do mapa de risco da Covid-19 de Santa Catarina de quarta-feira mostrou o retorno da Grande Florianópolis com em risco gravíssimo para a doença. Outras regiões também passaram do risco alto para o grave. Com isso, houve mudanças nas restrições de prevenção ao coronavírus, previstas em portarias do governo do estado. No total, Santa Catarina agora tem uma região em estado gravíssimo, 11 em grave e quatro em risco alto. De acordo com a portaria estadual, as aulas presenciais só são permitidas a partir do risco alto no mapa de risco. No risco grave, apenas atendimento individual.
Escolas definem período de rematrículas na rede municipal de ensino. A diretora do Cemeg de SJCedro, VIVIANE WINTER informa que ontem foi lançado o edital de rematrículas para os estudantes das escolas municipais e cada uma delas agora definirá datas o cronograma de turmas, para evitar aglomeração. No caso do Cemeg nesta semana foram abertas matrículas para crianças que frequentam a pré-escola neste ano e em 2021 ingressarão no primeiro ano do ensino fundamental. Nos próximos dias o cronograma será postado nos grupos de Whatsapp de cada turma para que os pais se organizem nos dias certos. O prazo encerra no dia 20 deste mês. Em seguida serão abertas para os novos alunos. Neste ano eram cerca de 800 matrículas no Cemeg e a tendência é de aumento. VIVIANE lembra, no entanto, que as vagas são limitadas devido a capacidade física, número de turmas e de estudantes em cada um delas.
Agentes de Dengue mantém visitas em quase quatro mil e 500 imóveis de SJCedro a cada dois meses. Conforme o agente do programa, MATEUS ROMERA, são quatro profissionais atuando no setor, realizando fiscalização. Ele explica que estes 4.395 imóveis estão em áreas infestadas pelo Aedes Aegipty e por isso precisam desta visita a cada 60 dias. O agente explica que o trabalho consiste em vistorias nas casas, prédios e terrenos onde possa haver depósitos d’água e focos do inseto. Lembra que nos últimos meses a maior incidência era em cisternas, mas, com a falta de chuva, estas ocorrências reduziram. O que ocorre neste momento são larvas encontradas em piscinas infláveis que ficam com água paradas por semanas. A sugestão é usar cloro para o tratamento. MATEUS afirma que além da cidade também há focos na região dos distritos de Padre Réus e Mariflor, e na comunidade de São Vendelino. São 29 armadilhas espalhadas pelo município e serão instadas mais 17 até dezembro para ampliar a cobertura.
SJCedro teve 22 pacientes com Dengue neste ano. Os casos se concentraram entre fevereiro e julho desde ano em dois bairros e no interior. O agente do programa de combate a Dengue no município, MATEUS ROMERA revela que foram mais de 60 pessoas com sintomas da doença. Ele explica que não apenas em SJCedro, mas outros municípios da região e estado tiveram aumento no número de pessoas contaminadas pelo vírus. O servidor da saúde comenta que a quantidade só não foi maior pelo extermínio das larvas em locais próximos às pessoas confirmadas com a Dengue. Segundo ele, foram feitas varreduras, pois, o ciclo de reprodução do mosquito é sete dias em média.
Princesa inicia mais uma edição da campanha Novembro Azul. Conforme a enfermeira, ADRIANA BERWANGER, as ações são voltadas aos homens para conscientizar sobre a importância de prevenir doenças, especialmente o câncer de próstata. A Unidade Básica de Saúde estará atendendo em horários estendidos em todas as quartas-feiras, sem fechar ao meio dia. Também haverá atendimentos nos sábados dos dias 21 e 28 de novembro, das 18 às 20 horas. Será necessário agendar horário pelo telefone 3641-0207. Nestes dias estarão a disposição testes rápidos para hepatites, sífilis e HIV, além de exames laboratoriais, como ácido úrico, colesterol total, glicemia de jejum, hemograma, PSA e triglicerídeos. ADRIANA revela que na campanha para mulheres a adesão foi grande, com 150 mulheres participantes e 250 exames coletados. Duas pacientes nunca tinham feito exames preventivos. Houve orientações sobre várias doenças. A expectativa é que o público masculino também aproveite a oportunidade.
SJCedro registra segunda morte por Covid 19. O Hospital Regional Terezinha de SMOeste confirmou nesta quarta-feira o óbito de um homem de 59 anos, morador de Cedro, que aconteceu ainda no sábado. Ele era considerado caso suspeito, mas, o exame foi encaminhado ao Lacen e confirmou positivo para doença. Ontem também foi registrada, uma alta de UTI para enfermaria.A ocupação de hoje é de quatro pacientes confirmados na UTI, além de oito internações na enfermaria de setecasos positivos e um suspeito. SJCedro registrou ontem mais duas pessoas com Coronavírus. Desde o começo da pandemia o município teve 169 casos e destes 14 seguem com vírus ativo.
Recuperação de estradas é mantida apesar da falta de umidade. Conforme o secretário de Obras em SJCedro, MARCOS BORTOLOTTO, devido a situação de estiagem não é possível fazer o cascalhamento. Por isso as equipes mantém os reparos com patrolas e rolo. Em algumas propriedades é feito o cascalhamento nos acessos conforme solicitação.
Nesta semana a equipe está na região da Linha Chaleira, Monte Castelo, saindo em São Roque. Ele destaca que as máquinas maiores estão focadas na abertura de poços, reservatórios e outras ações voltadas ao abastecimento d’água. O secretário revela que nesta questão o problema mais grave é na região do assentamento, São Roque, Monta Castelo, Mariflor e Linha Aurora. Lembra que o Semae fez vários projetos de rede que abastecem às famílias com água potável nestas localidades, no entanto, a estiagem gerou escassez também para o consumo dos animais.Ele ressalta que o setor está sempre incentivando medidas de prevenção. Mas, lembra que em toda região a situação é grave.
Decretos estabelecem prioridades para reduzir prejuízos com a estiagem. Todos os municípios de abrangência da Ameosc estão em situação de emergência com base em decretos recomendados pelo Conselho Municipal da Defesa Civil. Levantamento nos 19 municípios revela elevados prejuízos no setor agrícola devido à falta de chuva. Conforme o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, é motivo de alerta a queda de produção em lavouras, pastagem e leite, além da estiagem elevar os custos para produzir alimentos. Ele destaca o empenho do Secretário de Estado da Agricultura, RICARDO GOLVEIA, Epagri e Defesa Civil na coleta de informações sobre prioridades das prefeituras para auxiliar nas diferentes demandas que existem. FONTANA aponta urgência no socorro para o setor agrícola e principalmente garantir abastecimento de água potável para a população.
Pedido da Associação dos Municípios do Extremo Oeste é para auxílio financeiro aos municípios realizarem transporte de água, busca de reservatórios e serviços de máquinas. AIRTON FONTANA também defende maior agilidade por parte da Defesa Civil para homologar os decretos. Lembra que o auxílio financeiro depende da homologação dos decretos realizados pelos municípios. As demandas da Ameosc foram enviadas para o governo estadual estabelecendo prioridades para minimizar perdas no setor agropecuário. FONTANA diz que a preocupação é ainda maior com a falta de previsão para normalizar o volume de chuva na região. Ele lembra que o déficit hídrico aumenta constantemente e torna a situação ainda mais grave por ser em período de forte calor.
Aumenta incidência de pragas nas lavouras da região. Segundo o técnico agrícola, DANIEL POTRICH, muitas propriedades estão tendo prejuízos com a “cigarrinha do milho”. Ele explica que a verificação ocorre durante as manhãs quando não há tanto calor e o inseto está atacando as folhas da planta. O problema é mais grave quando a cigarrinha está contaminada com um vírus que traz prejuízos no desenvolvimento do grão. Segundo ele, existem poucos inseticidas indicados para esse caso e com isso há dificuldade maior no controle. O técnico salienta que ainda não se tem informações sobre o motivo da incidência maior da praga nesta safra, pois, não há relação com a estiagem. DANIEL percebe que também há registro das lagartas, mas, em menor quantidade devido ao trabalho preventivo com as dessecações antecipadas.
Centro de Treinamento da Epagri recebe nova estação meteorológica nesta semana. Conforme o gerente regional, SIDINEI SIMON, a estação que existia no local teve atos de vandalismo e furto de fios, gerando estragos nos equipamentos. Ele revela que isso gerou perdas de dados históricos sobre o clima na região. A estação, avaliada em 60 mil reais, vai monitorar a precipitação, velocidade do vento, umidade do ar, insolação e raios ultravioletas. O gerente regional reconhece que o local escolhido fica mais longe do centro de SMOeste, gerando divergência de índices de chuvas e temperatura, por exemplo. Ele justificou que a escolha foi devido ao grande espaço aberto nesta área, pois, as construções, asfalto, prédios e demais estruturas urbanas influenciam nestes dados. SIMON revela que nos últimos anos foram implantados vários equipamentos semelhantes no estado e a tendência é que outros municípios sejam contemplados. Mas, ele esclarece que as estações não servem para previsões de temperatura que é feita na região através do radar instalado em Chapecó.
Prefeitura de SJCedro organiza leilão de bens na semana que vem. o secretário da administração, ELANDIR ZANARDI revela que são 20 itens disponibilizados no site super Bid que é especializada em leiloes eletrônicos. Os moradores locais poderão vistoriar os equipamentos na garagem de máquinas. O leilão presencial acontece na terça-feira, a partir das 10 horas da manhã, na prefeitura. Os interessados deverão estar as 9 e meia para fazer um cadastro. Entre os bens que serão comercializados está um Corsa, uma Montana, um Uno, uma Ducatto que era da saúde, um Bitrem doado pela Receita Federal, um micro-ônibus as saúde, dois tratores de pneus, máquinas agrícolas, sucatas, entre outros. A expectativa é arrecadar entre 260 a 300 mil reais se todos os itens forem arrematados. O valor é reinvestido também na renovação da frota. ZANARDI informa que esta é o último leilão da administração do ano.
Forças de segurança da região participam de encontro para debater a segurança nos dias que antecedem as eleições. O delegado SANDRO ZANCARARO lembra que agora os três municípios da comarca de SJCedro pertencem a zona eleitoral de Dionísio Cerqueira, onde ocorreu o encontro. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Civil, justiça, ministério público, Polícia Federal, PRF, e do cartório eleitoral. O objetivo foi definir estratégias de policialmente e o andamento dos trabalhos neste começo de novembro. Ele revela que no debate foram analisados crimes eleitorais que poderão ocorrer, como por exemplo a compra de votos, o transporte irregular e boca de urna. A sugestão é tirar fotos ou fazer vídeos que comprovem a ocorrência. O delegado afirma que no dia da eleição qualquer crime neste âmbito prevê a prisão. Os partidos terão uma linha direta para denúncia. Os eleitores devem acionar a PM através do 190.
Polícia Federal usará drones para combater fraudes em eleições na região de fronteira. Conforme o delegado responsável pelo pleito em Dionísio Cerqueira, JEAN HELFENSTEIN, serão usados dois drones no trabalho ostensivo. Dois agentes estão treinados e os equipamentos tem licença na ANAC. Um será utilizado apenas no monitoramento da fronteira entre Brasil e Argentina, visando evitar o ingresso clandestino de brasileiros para o país e que podem ser cooptados para fins eleitorais nas cidades da região. Ele esclareceu que os brasileiros que vivem no país vizinho, que estiverem em situação regular, podem votar. O problema, segundo o delegado, é que existe grande quantidade de pessoas nesta situação que são transportadas de forma irregular, por caminhos clandestinos e tem votos comprados por grupos políticos. O outro drone será usado nas sessões eleitorais de Barracão e Dionísio Cerqueira na tentativa de identificação de crimes eleitorais como boca de urna e aglomerações.
Investimentos em tecnologia compensa falta de efetivo das forças de segurança na região. Conforme o delegado da Polícia Federal, JEAN HELFENSTEIN os drones têm tecnologia de ponta e podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Esses equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. HELFENSTEIN informa que as imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, que estará preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Ele explica que após o pleito os drones são usados para combate do contrabando, descaminho e tráfico de drogas. O delegado revela que descaminho de vinho cresceu muito neste ano e os volumes também são grandes. Quando os valores sonegados ultrapassam 20 mil reais o caso é repassado da Receita para Polícia Federal.
Polícia recupera smartphone furtado em Dionísio Cerqueira. A Polícia Civil recuperou nesta quarta-feira um aparelho celular furtado em maio de 2019, no centro da cidade, avaliado em cerca de 700 reais. Desde a notícia do fato os agentes passaram a fazer buscas com o intuito de localizar o aparelho, tendo logrado êxito em apreendê-lo. O celular foi restituído a seu proprietário. Já a pessoa com quem foi apreendido o telefone poderá responder pelo crime de receptação, se comprovado que ela sabia da origem ilícita do aparelho. Com as informações colhidas a Polícia Civil continuará as investigações com o intuito de localizar o autor do furto do smartphone. A Polícia Civil relembra aos cidadãos que ao adquirir produtos, principalmente usados, que certifiquem sua origem e peçam documentos comprobatórios da procedência do produto, vez que a aquisição de objeto de origem ilícita acarreta a prática do crime receptação, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão.
Distanciamento social é cada vez menor na região. A afirmação é do comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, JAILSON FRANZEN. De acordo com ele, existe um afrouxamento geral das regras de proteção por parte da população em todo o estado e no município não é diferente. FRANZEN citou que esse comportamento é preocupante porque resultar no aumento de casos e na volta de normas mais restritivas. No feriadão de Finados, por exemplo, dois bares lotados foram interditados. Em outra ocorrência, cerca de 60 pessoas foram flagradas em uma residência. FRANZEN disse que os responsáveis foram notificados, mas que a responsabilidade também é das pessoas que frequentam esses espaços.
PM atua com a orientação antes de notificar as pessoas e estabelecimentos que não cumprem as medidas de proteção contra o coronavírus. O comentário é do comandante do batalhão da Polícia Militar, JAILSON FRANZEN. Ele afirma que os policiais estão preparados para fazer um contato inicial e reforçar o pedido para que as regras sejam observadas. Em um segundo momento, se o problema persistir, são adotadas medidas mais rígidas, como fechamento de estabelecimentos e emissão de termos circunstanciados para os responsáveis pelas aglomerações. FRANZEN afirma que existe um entendimento maior quando os casos são em residências, mas uma dificuldade nas questões flagradas em estabelecimentos comerciais. De acordo com FRANZEN, a chegada do calor tem levado muitas famílias para esses locais. Ele explicou que a acesso a áreas de lazer como campings e balneários é permitida, desde que as regras de proteção seja observadas.
Incêndios florestais mobilizam bombeiros por mais de dez horas em SJCedro. A primeira ocorrência foi por volta do meio dia e meia de ontem. Os bombeiros foram mobilizados para combate a incêndio em eucaliptos, na Linha Tigre. No local foram queimados aproximadamente 6 hectares em uma área de difícil acesso. A ocorrência durou cinco horas de combate as chamas e foram usados 4 mil litros de água. O segundo caso foi por volta das 21h40 na Linha São João, distante cerca de 12 quilômetros da cidade. No local queimado aproximadamente 4 hectares em uma área também de difícil acesso para os bombeiros e veículos. Na ocorrência foi envolvido sete bombeiros, sendo utilizados quatro mil litros de água em mais de 6h30 de trabalhos. O proprietário relatou que à tarde fizeram queimada para limpeza.
Carreta sai da pista depois de colidir contra caminhão na BR 282. Por volta das 10 horas e 25 minutos desta quarta-feira as guarnições do Corpo de Bombeiros de Maravilha foram acionadas para se deslocar até a BR 282, próximo a ponte do rio das Antas, para atender uma saída de pista de uma carreta Mercedes Benz. O motorista, um homem de 51 anos, foi encontrado sem ferimentos aparentes e alegando um pouco de tontura. Ele informou que um caminhão, ao tentar realizar uma ultrapassagem, colidiu na traseira da carreta o que ocasionou a saída de pista. A carreta, que sofreu uma queda de aproximadamente dez metros, teve danos de grande monta, porém não houve vazamento de óleo diesel. Também atenderam a ocorrência a Polícia Militar Ambiental e Polícia Rodoviária Federal.
Ladrão é preso após furto em residência de SJCedro. O caso foi registrado pouco antes das 22 horas de ontem na rua Nereu Ramos, proximidades do Cemeg. A PM foi acionada pelo morador que contou ter chegado no local e se deparado com o autor dentro do imóvel. Ao perceber a chegada do proprietário o homem acabou fugindo. A vítima percebeu a falta de vários objetos e informou as caraterísticas do bandido para PM. Logo após o furto a guarnição abordou um homem que apresentou nervosismo. Após confrontado ele confessou o crime. Em buscas nas proximidades da casa foram encontradas roupas, joias e perfumes furtados. A vítima percebeu a falta de uma televisão de 43 polegadas e alguns objetos que não foram encontrados. O autor foi preso e entregue na Polícia Civil. Conforme a PM, foram analisadas câmeras que indicam participação de outros dois homens no crime. O ladrão preso é do Paraná e está trabalhando em SJCedro. Nesta manhã foi encontrada uma bicicleta atrás da unidade de saúde também de propriedade da vítima do furto que ainda não tinha dado falta neste objeto.