-MP PERDE VALIDADE E IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE O DIESEL VOLTAM A ZERO ATÉ O FINAL DO ANO
-CHUVA CAUSA ESTRAGOS EM 46 CIDADES E DEIXA SETE EM ESTADO DE EMERGÊNCIA EM SC
-CHEIA DO RIO URUGUAI PREOCUPA DEFESA CIVIL DE ITAPIRANGA
-BALSA MANTÉM TRAVESSIA DE VEÍCULOS
-ITAPIRANGA CONCLUI HOJE SEGUNDA ETAPA DO PLANO DIRETOR
-COMISSÃO PRÓ PONTE TEM APOIO DA BANCADA CATARINENSE NA LIBERAÇÃO DE RECURSOS
-CAMINHÃO CARREGADO DE SUÍNOS TOMBOU ÀS MARGENS DA BR-282
-POLÍCIA PRENDE MULHER QUE ESTAVA FORAGIDA DESDE 2019
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas é de céu parcialmente encoberto. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus e a máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O rompimento de um lago glacial após fortes chuvas provocou a morte de 14 pessoas na Índia, informaram as autoridades do país nesta quinta-feira. Até a metade da manhã,102 pessoas estavam desaparecidas. Uma tempestade trouxe um grande volume de chuva na região nordeste da Índia, durante a quarta-feira. O temporal fez com que o lago transbordasse, provocando inundações repentinas em uma região montanhosa. A água invadiu áreas urbanas e provocou a destruição de dezenas de casas. Veículos também ficaram submersos. Cerca de 22 mil pessoas foram afetadas e 26 ficaram feridas.
Os Estados Unidos irão enviar milhares de armas e munições iranianas apreendidas para a Ucrânia, numa medida que poderá ajudar a aliviar algumas das carências que os militares ucranianos enfrentam enquanto aguardam mais dinheiro e equipamento dos aliados. O Comando Central dos Estados Unidos já transferiu mais de um milhão de cartuchos de munição iraniana apreendidos para as forças armadas ucranianas. A transferência foi realizada na segunda-feira. Ontem, a OTAN fez um pedido de mais produção de munição para abastecer a Ucrania que está com os estoques terminando.
O presidente da Bolívia, LUIS ARCE, foi expulso do Movimento ao Socialismo, o partido com o qual venceu as eleições de 2020. ARCE e EVO MORALES, que eram aliados, agora são adversários por causa das eleições presidenciais de 2025. MORALES será o candidato do MAS. A legenda governista afastou ARCE por ele se recusar a participar do congresso do partido realizado entre terça e quinta-feira em Cochabamba. Segundo a resolução aprovada pelos partidários de MORALES, ARCE se "auto-expulsou" ao faltar o encontro no qual seu rival deverá ser proclamado candidato às primárias de dezembro, das quais sairá o presidenciável. Outros 28 militantes do MAS leais a ARCE também foram expulsos.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que pretende reduzir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social. Segundo o Ministério da Previdência Social, em agosto, mais de um milhão e 400 mil brasileiros solicitaram aposentadoria, pensão, salário-acidente, salário-gestante, entre outros benefícios. Pelo texto, o programa tem previsão de duração inicial de nove meses e pode ser prorrogado por mais três meses, a partir da sanção da lei. O texto ainda será analisado pelo Senado. A principal medida do programa é a retomada do pagamento de bônus a servidores, que receberão 68 reais por tarefa, e os médicos peritos ganharão 75 por perícia. Com isso, o governo espera reduzir o tempo de análise de processos administrativos relativos a benefícios do INSS para 45 dias, como manda a lei.
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei complementar que garante a compensação de 27 bilhões de reais da União a estados e ao Distrito Federal em razão da perda de receita provocada pelo corte de ICMS incidente sobre combustíveis, ocorrido entre junho e dezembro de 2022. A matéria já havia sido aprovada na comissão mais cedo e agora segue para a sanção do presidente da República. A matéria foi proposta pelo governo federal para formalizar um acordo, homologado pelo STF, no qual a União se compromete a compensar os estados. A necessidade de repor as perdas se deu depois da aprovação, em junho do ano passado, de duas leis complementares que desoneraram o ICMS cobrado sobre a venda de combustíveis — uma das principais receitas dos estados.
A medida provisória que criou o programa de descontos para carros novos e determinou o aumento parcial dos impostos federais sobre o diesel perdeu a validade na última terça-feira. Com isso, os tributos sobre o combustível voltam a zero até 31 de dezembro de 2023. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis que espera uma redução no preço final ao consumidor, com o corte dos 12 centavos de impostos por litro para zero. Publicada em 5 de junho, a medida provisória teria validade de 60 dias, sendo prorrogada por mais 60 dias. Contudo, o texto não foi votado pelo Congresso Nacional e perdeu a eficácia. Com isso, a cobrança de PIS e Cofins deve ser retomada em primeiro de janeiro de 2024, quando a alíquota será de 33 centavos por litro de diesel vendido na bomba.
A Polícia Rodoviária Federal anunciou que suas atividades de ensino serão mantidas na Universidade Corporativa da instituição em Florianópolis ao menos até 2025, para quando está agora prevista a inauguração de uma sede própria de formação e aperfeiçoamento em Brasília. A construção do novo espaço foi confirmada em reunião do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira, com início previsto para o primeiro trimestre de 2024. Líderes políticos e empresários catarinenses têm feito apelos pela manutenção da estrutura na Capital desde o início do ano, quando o governo federal passou a sinalizar a mudança. A UniPRF tem um importante impacto econômico para o Norte de Florianópolis, onde está sediada atualmente, em um terreno alugado pela corporação, por atrair visitantes à região mesmo na baixa temporada.
A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e Tributação, promoveu, na manhã desta quarta-feira, uma audiência pública para debater o fim do desconto de 14 por cento na contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do Estado, conforme o apresentado em dois projetos em tramitação atualmente no Parlamento estadual. O evento reuniu lideranças políticas, representantes de órgãos públicos, sindicatos e integrantes de entidades de classe, que tomaram as galerias do plenário e também o hall da Alesc, onde foram colocadas cadeiras e um telão para a transmissão do debate. O presidente da Iprev, VANIO BOING, confirmou que o governo vai enviar, nos próximos dias, um projeto que prevê uma redução gradual do patamar de isenção da contribuição de 14 por cento chegando ao ano de 2026 com o fim do desconto para quem ganha três salários mínimos.
As fortes chuvas em Santa Catarina já causaram estragos em ao menos 46 cidades até o fim da tarde desta quarta-feira, conforme balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil estadual. Todas elas tiveram ocorrências associadas ao mau tempo, como queda de granizo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Deste grupo, sete municípios já decretaram estar sob estado de emergência. As cidades que reconheceram situação mais crítica são as seguintes: São Bento do Sul, Campo Alegre e Corupá, no Norte; Ibiam e Jaborá, no Meio-Oeste; Laurentino e Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí. Até ontem, o Corpo de Bombeiros Militar catarinense já havia atendido 399 ocorrências associadas às chuvas, entre as quais havia 526 pessoas atingidas.
Comissão Pró ponte anuncia prioridade de investimentos dos parlamentares de Santa Catarina. Deputados federais e senadores vão ser responsáveis por indicarem verbas para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. As bancadas, catarinense e gaúcha, em Brasília já destinaram mais de 10 milhões de reais para realização do projeto da ponte.O estudo deve ser concluído no início de 2024, estabelecendo o valor necessário para a construção da ponte. Inicialmente a projeção é para ocorrer definição ainda neste ano. Conforme o coordenador do Projeto Pró ponte, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, nesta semana a bancada catarinense já colocou como prioridade para o próximo ano a destinação de recursos para a construção da ponte.
O prefeito menciona que os senadores e deputados federais do Rio Grande do Sul, já manifestaram interesse, porém ainda estão na fase de estabelecer critérios para a liberação de verbas visando a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. LOCATELLI está em Brasília e acompanha de perto as tramitações para garantir recursos federais neste empreendimento. Ele elogia a postura da deputada federal, CAROLINE DE TONI, do PL, presidente do Fórum Parlamentar Catarinense e confia que a bancada gaúcha vai seguir o mesmo rumo no apoio ao projeto. Para RODRIGO LOCATELLI TISOTT, o momento é de mobilização das autoridades políticas e entidades representativas dos dois estados, pois o valor elevado da obra exige empenho e união de catarinenses e gaúchos.
Itapiranga conclui hoje à noite a segunda etapa da revisão do Plano Diretor. A segunda audiência pública será às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. Conforme a Arquiteta Urbanista, FRANCIELE ROHR, o processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Itapiranga terá uma nova etapa. Ela menciona que já foram realizadas as oficinas técnicas para identificação de deficiências de cada bairro, com apontamento de problemas em infraestrutura, questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade e outras demandas. Destaca ainda que a equipe técnica da prefeitura teve reuniões com a empresa responsável pelos estudos e apontou deficiências que precisavam ser sanadas e formou um diagnóstico com aproximadamente 360 páginas.
Segundo FRANCIELE ROHR, a população ainda pode contribuir e deve fazer sua parte para que o conjunto de leis seja o mais justo possível e atenda as reais necessidades dos moradores. A partir da audiência desta quinta-feira serão feitos novos encaminhamentos. FRANCIELE ROHR destaca que além da revisão do Plano Diretor, segue o trabalho de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. A segunda audiência será realizada amanhã, às nove horas, também no auditório do Poder Legislativo de Itapiranga.
Cheia do Rio Uruguai causa preocupação para a defesa civil em Itapiranga. Com a cheia do Rio Uruguai, a passagem em algumas pontes no interior de Itapiranga são interrompidas. Na Estrada Beira Rio, a SC 283 de Itapiranga a Mondaí, o trânsito foi afetado. Com o alto nível, afluentes do Uruguai são represados e pontes no interior são interditadas. A Defesa Civil, que realiza o monitoramento de hora em hora, informou que há água sobre a ponte no entroncamento Beira Rio, no Arroio Jaboticaba em Sede Capela, sem travessia para veículos. Também há água sobre a ponte no Rio Dourado, antiga olaria e sem travessia. A ponte na ITG 070 em linha Laranjeira, no interior de Itapiranga segue liberada para o trânsito, porém a água já está próxima da estrutura da pista.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga e a Defesa Civil realizam o monitoramento da cheia do Rio Uruguai com informações de hora em hora. Também foi acionado um plano de contingência, informando moradores ribeirinhos e proprietários de casas de campo com propriedade dentro da cota de nove metros de altura. Conforme o coordenador da defesa civil de Itapiranga, DOUGLAS FRIEDERICHS, a situação é preocupante em virtude do alto volume de chuva que atinge a bacia do Rio Uruguai, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Cheia do Rio Uruguai interrompe travessia da barca, em Mondaí. Com a elevação do nível de água no Rio Uruguai, ocasionada pelas fortes chuvas dos últimos dias, a empresa “Navegação Porto Feliz” interrompeu a travessia da barca entre os municípios de Mondaí e Vicente Dutra. Conforme o proprietário, GUILHERME PISETTA, a medida foi tomada no início da noite desta quarta-feira, devido à forte correnteza e a descida de madeiras rio abaixo, que dificultam o trabalho de navegação e diminuem a segurança. Por volta das 08h desta quinta-feira, o nível da água estava oito metros acima do normal em Mondaí. PISETTA informou que o trabalho ficará interrompido durante todo o dia e só será retomado quando a água baixar para cerca de seis metros. No início da manhã de hoje, a Defesa Civil de Santa Catarina alertou para ocorrência de inundação gradual nos municípios de Mondaí, Itapiranga, Caibi, Palmitos e São Carlos.
A Usina Foz do Chapecó segue com alta vazão vertida, com 10 mil 520 metros cúbicos por segundo, na medição publicada às 09h. A vazão máxima foi de 12 mil e 900, por volta da meia-noite de hoje. Normalmente a vazão é de dois a três mil metros cúbicos por segundo. Na manhã da última terça-feira, a empresa publicou uma nota afirmando que a Usina Foz do Chapecó estava vertendo acima do habitual, mas dentro dos níveis normais de operação, devido às chuvas na região da bacia do rio Uruguai. Já na tarde de ontem, a Foz do Chapecó Energia informou que a vazão continuava acima do habitual e que a previsão é de aumento das vazões, com cenário apresentando previsão de chuvas significativas nos próximos dias. Informou ainda que a Foz do Chapecó está em contato constante com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação dos reservatórios das usinas do Brasil, a fim de garantir uma operação assertiva do vertedouro.
Neste momento o nível do Rio Uruguai está em oito metros e 70 centímetros acima do normal, um aumento de apenas dois centímetros na última hora. A maior elevação ocorreu durante a noite, com pico de até 60 centímetros por hora. O grande volume de água causou preocupação, principalmente com a invasão em áreas de camping. Com as medidas adotadas ao longo dos anos, a cidade de Itapiranga não possui casas atingidas pelo Rio Uruguai até a cota de 10 metros acima do nível normal. A tendência ainda é de estabilização do nível do Rio Uruguai para as próximas horas. Na última hora houve aumento de oito centímetros.
A Uceff de Itapiranga também emitiu um comunicado informando que as aulas serão de forma remotas na tarde e noite desta quinta-feira. A medida ocorre em virtude da maior dificuldade dos alunos do Rio Grande do Sul chegarem na instituições e também acadêmicos de algumas comunidade de Itapiranga, que possui acesso interrompido devido a cheia do Rio Uruguai. A lancha que que faz a travessia dos funcionários da JBS do Rio Grande do Sul para Itapiranga mantém o serviço e possibilita que os trabalhadores cheguem até a empresa na rotina normal.
Travessia da balsa no Rio Uruguai é mantida em Itapiranga. Com elevado volume de água, a embarcação tem dificuldade para atracar no porto para o embarque e desembarque de veículos. Segundo o sócio proprietário da Barca Aliança, Juarez Borges dos Santos, a travessia ocorre com total segurança, porém o problema está na dificuldade causada pelo alto nível de água do rio, que ultrapassa a rampa e atinge a rua, nos dois lados do rio, em Itapiranga e Barra do Guarita. Próximo de 10 metros acima do nível normal acaba inviabilizando a travessia. No momento o serviço é realizado com reforço de rebocador para impulsionar a balsa na forte correnteza do rio.
Curiosidade da pessoas sobre o nível do rio Uruguai congestiona linhas telefônicas do quartel dos bombeiros. A Defesa Civil faz um apelo para a população evitar de buscar informações sem a real necessidade. Sobre as previsões para o final de semana, a defesa civil informa que está verificando as condições que vão impactar no município. Segundo o Coordenador de Defesa Civil de Itapiranga, DOUGLAS FRIEDERICHS, as informações serão repassadas o mais breve possível. Ele reforça que as pessoas acompanhem as atualizações do nível do Rio Uruguai na página da defesa civil no Facebook e evitem ligar para os bombeiros solicitando a informação de como está o nível, pois acaba congestionando as linhas de telefonia. O Coordenador salienta que informações serão enviadas e repassas o mais breve possível em todos os meios de comunicação.
Um caminhão carregado de suínos tombou às margens da BR-282 em Pinhalzinho durante a manhã desta quinta-feira, na linha Navegantes, nas proximidades da Aurora. No veículo estava apenas o motorista, o qual, não se feriu no ocorrido. As informações preliminares indicam uma saída de pista, seguida por tombamento nas margens da BR-282. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para averiguar a situação e adotar as diligências necessárias.
Polícia Militar de Palma Sola cumpriu ontem um mandado de prisão de um homem acusado de homicídio. O mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Matelândia, no Paraná. A guarnição da PM de Palma Sola conseguiu levantar dados que indicavam a possível localização do homem, que foi encontrado no Bairro Sol Nascente. O homem foi identificado e preso. Ele foi conduzido ao presídio regional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil de Riqueza, com o apoio da Delegacia de Mondaí, cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quarta-feira. O mandado havia sido espedido pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, através da Comarca de Viamão. A mulher era procurada desde 2019, sendo encontrada pela Polícia Civil na cidade de Riqueza. Ela foi condenada por crimes sexuais na modalidade de omissão, ou seja, algum menor sob sua responsabilidade foi abusado sexualmente, sem que a foragida impedisse o ato. A mulher presa ficará à disposição da justiça gaúcha no presídio Regional de São Miguel do Oeste, para onde foi levada.