ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-10-2022 Quarta-Feira

-SENADO APROVA LIBERAÇÃO DE FUNDOS PARA FINANCIAR PISO DA ENFERMAGEM

-PROJETO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2023 ENTRA EM TRAMITAÇÃO NA ALESC

-SEGUNDA EXPO CONSTRUIR SERÁ NESTE FINAL DE SEMANA EM IPORÃ DO OESTE

-SJO INTENSIFICA PREPARATIVOS PARA O FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

-EPAGRI PROMOVE CURSO SOBRE PRODUÇÃO DE CARNE À BASE DE PASTO

-PROFISSIONAL ENALTECE IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

-ACUSADO DE MATAR MULHER VAI A JÚRI NESTA SEMANA

-MOTORISTA ABRE PORTA, CICLISTA CAI E SOFRE FERIMENTOS


O tempo apresenta-se com sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, completou a anexação formal de mais de 15 por cento do território da Ucrânia nesta quarta-feira: quatro territórios foram anexados, enquanto as forças russas lutavam para deter as contra-ofensivas ucranianas em várias faixas. PUTIN assinou leis admitindo a República Popular de Donetsk, a República Popular de Luhansk, a região de Kherson e a região de Zaporizhzhia na Rússia. A assinatura do líder russo foi a etapa final do processo legislativo. O Kremlin informou ainda que precisa determinar as fronteiras finais do território anexado.

A economia da Ucrânia vai cair 35 por cento este ano em consequência da guerra. A estimativa é do Banco Mundial. Há prejuízos de curto prazo e também de longo prazo, devido à "destruição da capacidade industrial, danos a terras agrícolas e a diminuição da mão de obra, já que mais de 14 milhões de pessoas foram deslocadas", disse o banco em comunicado. Para a reconstrução e recuperação econômica da Ucrânia serão necessários 350 bilhões de dólares, o que é o equivalente a uma vez e meia o tamanho da economia ucraniana antes da guerra.

O número de mortos por conta da passagem do furacão Ian pelos Estados Unidos chegou a 103, segundo as equipes de resgate da Flórida, estado onde a destruição foi maior. As forças de busca já vistoriaram cerca de 45 mil propriedades desde a passagem do furacão em busca de vítimas ou para verificar os danos. Na semana passada, após passar por Cuba, o Ian atingiu os Estados Unidos com força catastrófica como um furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 240 quilômetros por hora.

O Banco Mundial aumentou de um e meio para dois e meio por cento a sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2022, devido ao impulso da reabertura da economia e ao aumento dos preços de commodities. Em 2023, o órgão espera que a atividade no país arrefeça a zero vírgula oito por cento, devido à desaceleração da economia global, aumento dos juros nos Estados Unidos e queda dos preços de commodities. Os números constam do relatório “Novas Abordagens para Resolver o Déficit Fiscal”, publicado nesta terça-feira, pela instituição.

Na eleição do domingo, nove dos 32 partidos em atuação no país não conseguiram eleger nenhum deputado federal. Esse número é maior que o da eleição de 2018. Naquela ocasião, o Brasil tinha mais partidos, e mesmo assim somente cinco não conseguiram vaga na Câmara dos Deputados. A redução de partidos ocorre simultaneamente a um aumento da concentração de deputados nas siglas que têm as maiores bancadas. Os partidos que não conseguirão ter representantes em 2023, são os seguintes: Agir, DC, PMN, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP. O novo mandato deve começar com o mesmo número de partidos com representação na Câmara: 23.

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto para auxiliar estados e municípios a custearem o piso salarial dos profissionais de enfermagem. O texto, que recebeu 67 votos favoráveis e nenhum contrário, segue para a Câmara dos Deputados. A lei que fixou em quatro mil 750 reais o valor do piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Palácio do Planalto. Mas, em setembro, o Supremo Tribunal Federal, suspendeu o pagamento até que sejam analisados os impactos da lei na qualidade dos serviços de saúde e nos orçamentos estaduais e municipais. O texto libera o uso, pelos estados e municípios, de recursos represados dos fundos regionais de saúde e de assistência social. O montante tem origem nos repasses federais, do Ministério da Saúde.

O segundo balanço do Censo Demográfico 2022 apontou que 46 vírgula dois por cento da população de Santa Catarina foi recenseada até o último domingo, o que equivale a três milhões 390 mil 303 catarinenses. Segundo o IBGE, apesar da baixa disponibilidade de mão de obra, ausências e recusas em domicílios, a pesquisa acelerou no último mês. De acordo com o IBGE, neste balanço, de 30 de agosto a 2 de outubro, foram contabilizados um milhão 833 mil 957 moradores, contra um milhão 556 mil 346 do balanço anterior, 17 vírgula oito por cento a mais. Já o total de domicílios recenseados quase triplicou, de 564 mil 390 para os mais de um milhão 470 mil. No Brasil, foram recenseados um pouco mais de 104 milhões de moradores.

Em 14 anos da existência do Projeto Bandeira Azul no Brasil, a maior parte das praias premiadas é de Santa Catarina. São 20 das 33 que receberam certificados desde 2008. Além das praias, quatro marinas e um centro de mergulho também já foram premiados. A lista de locais certificados mais recente saiu na segunda-feira. Na temporada 20222023 da Bandeira Azul, 18 das 29 praias premiadas são catarinenses, além de quatro das 11 marinas. A Lagoa do Peri, na capital, e a Praia Grande de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foram os locais que mais receberam certificados.

Entrou em tramitação nesta terça-feira o projeto que institui a Lei Orçamentária Anual de Santa Catarina para o ano que vem. A proposta estima a receita e fixa as receitas do Estado para 2023 e tem que ser aprovado pela Assembleia Legislativa antes o início do recesso parlamentar do fim de ano, marcado para começar em 23 de dezembro. Segundo o texto do projeto, o Estado estima uma receita total de 44 bilhões e cem milhões para 2023, um crescimento de 16 e meio por cento em relação a este ano. A maior parte será destinada à Educação: oito bilhões e 800 milhões. A Saúde vem na sequência com cinco bilhões e 600 milhões. Antes de ser votado em Plenário, o projeto de LOA será analisado pela Comissão de Finanças e Tributação.

Região terá mudança no tempo a partir desta quarta-feira. O alerta é do meteorologista da Climaterra, PITER SCHEUER (XÓIER). Conforme ele, o ar seco que predominou na região Oeste do Sul do Brasil favoreceu uma manhã com tempo bom, onde o sol predominou com pouquíssimas variações de nuvens. No entanto, núcleos de tempestades avançam entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul provocando chuvas fortes, raios, granizo e ventania devido a um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de ar quente e úmido proveniente da Amazônia. PITER chama atenção para o indicativo de algumas tempestades mal distribuídas entre a tarde e noite desta quarta-feira no noroeste gaúcho, Extremo Oeste e Oeste catarinense. Amanhã, uma frente fria aliada a um ciclone na costa gaúcha mantém o risco de tempestades com chuva intensa, raios e eventual queda de granizo na região.

Profissional enaltece importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. O Dia Nacional dos Agentes de Saúde foi comemorado nesta terça-feira, quatro de outubro. Conforme a profissional de Tunápolis, MONALISE BAUMGRATZ, o trabalho dos Agentes de Saúde é muito importante pois possui foco no acolhimento, criando um vínculo entre a população e as equipes de saúde dos municípios. Conforme ela, isso possibilita que as necessidades da população cheguem até as equipes e sejam resolvidas. O trabalho dos Agentes também consiste em transmitir informações sobre saúde para as famílias, campanhas em andamento e serviços disponíveis na rede pública. MONALISE salienta que os profissionais que vão a campo possuem capacitação para auxiliar as pessoas no esclarecimento de dúvidas e para fazer cadastramentos demográficos e sociais de cada micro área atendida.

Tunápolis conta atualmente com 12 Agentes Comunitários de Saúde atuando em todas as micro áreas do município. MONALISE BAUMGRATZ ressalta que o trabalho a campo também conta com atuação de dois agentes de endemias, visando sempre a prevenção de doenças e a solução das mais diversas situações que se apresentam no dia a dia. A Agente de Saúde frisa que a carga horária dos profissionais da sua categoria é de 40 horas semanais para realização das visitas domiciliares, com atualização de cadastros e transmissão de orientações da Secretaria Municipal de Saúde diretamente para as famílias. A formação dos Agentes de Saúde é contínua, visando o bom atendimento da população. As principais dificuldades apontadas por MONALISE BAUMGRATZ no exercício da profissão é a dificuldade para encontrar alguns moradores e os fatores climáticos, que por vezes impedem o trabalho por dias ou semanas.

Vereadores de Tunápolis discutem Projeto que amplia a área urbana do município. Objetivo é de incluir uma área de terra localizada ao lado da Escola Estadual da Linha Pitangueira. Conforme o vereador, FERNANDO WEISS, a inclusão desse terreno no perímetro urbano é necessária para viabilizar as obras de ampliação da referida escola por parte do Governo do Estado. Ele explica que o terreno com dois mil 705 metros quadrados pertencia à mitra diocesana de Chapecó, que doou o lote para o município. Após a regularização, o terreno será repassado para o Governo do Estado permitindo investimentos na comunidade de Pitangueira, com ampliação da Escola. FERNANDO WEISS salienta que os vereadores de Tunápolis também discutem o Projeto que trata sobre o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária do município para 2023. O objetivo é de definir os investimentos públicos e otimizar os recursos da administração municipal.

Os vereadores de Iporã do Oeste se reuniram para a trigésima terceira Sessão Ordinária do ano na noite da última segunda-feira. O encontro ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores. No Pequeno Expediente foi feita a leitura do Projeto de Lei do Executivo número 342022, que autoriza a alteração e inclusão de Ações de Governo do Plano Plurianual (2022-2025). Também foi lido o Projeto 352022, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do município de Iporã do Oeste, as prioridades e metas da administração, seus recursos financeiros e as bases para preparação do Orçamento para o exercício financeiro de 2023. Na Ordem do Dia foi aprovado o Projeto que ratifica doação de imóvel e autoriza a empresa Transportes Bohnen Ltda a instalar atividade complementar. Também houve discussão e primeira votação do Projeto que altera a Lei que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos municipais.

O Legislativo de Iporã do Oeste apresentou três emendas ao Projeto que trata sobre o Estatuto dos Servidores Públicos. A primeira foi uma Emenda Supressiva, que sugeriu a exclusão do parágrafo que previa a possibilidade de gratificação a servidores contratados em caráter temporário, que foi rejeitada na primeira votação. A segunda foi uma Emenda Aditiva, sugerindo que os servidores em cargos comissionados sejam submetidos ao controle de frequência, que foi aprovada na primeira votação e a terceira foi uma Emenda Modificativa, que passa a aposentadoria compulsória de servidores municipais de 70 anos para 75 anos de idade, também aprovada em primeira votação.

No Grande Expediente, o vereador MICHEL NEDEL BARTH fez uso da tribuna para tratar de saúde. Ele abordou a campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo compartilhar informações, promover a conscientização e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo de útero. Ele chamou a atenção para a dificuldade dos pacientes acessarem serviços, principalmente na especialidade de mastologia. Os vereadores de Iporã do Oeste voltarão a se reunir na próxima segunda-feira, a partir das 19h, no Plenário do Legislativo Municipal.

Segunda edição da Expo Construir será neste final de semana em Iporã do Oeste. Evento é promovido pelo Núcleo da Construção Civil, com apoio da Associação do Comércio e Indústria do município. De acordo com o coordenador do Núcleo, TIAGO BERWANGER, a exposição setorial tem como lema: “O mercado da construção em um só lugar” e será realizada neste sábado e domingo no pavilhão católico do município. O intuito da Expo Construir é de mostrar o potencial do setor e de todas as empresas da construção civil de Iporã do Oeste. BERWANGER salienta que neste ano a exposição terá a participação de 20 empresas envolvendo engenheiros, arquitetos, projetistas, indústria de móveis, materiais de construção, materiais elétricos, tintas, acabamentos, decoração, imobiliárias, bancos e cooperativas de crédito. Conforme o coordenador, será uma ótima oportunidade de negócios para quem está pensando em construir, reformar ou ampliar.

TIAGO BERWANGER salienta que a Expo Construir de Iporã do Oeste terá muitas novidades neste ano. De acordo com ele, os atrativos serão os acabamentos, decoração e automação residencial e comercial. O coordenador enfatiza que além de ótimas oportunidades de negócio, a exposição também será um momento de lazer para a população, que poderá visitar os estandes no pavilhão católico. A entrada será gratuita e haverá praça de alimentação com excelente estrutura para atender bem os visitantes. No sábado, o atendimento será das 09h às 19h e no domingo será das 09h às 17h, sem intervalo ao meio dia. TIAGO BERWANGER pontua que o objetivo do Núcleo da Construção Civil, vinculado à ACIIO-CDL, é de tornar o evento permanente, com realização anual e sempre buscando melhorias e crescimento no número de expositores, visitantes e negócios.

São João do Oeste intensifica preparativos para o Festival da Canção Estudantil. A Secretaria de Educação e Cultura de São João do Oeste está organizando a fase municipal do evento. O trabalho iniciou há cerca de dois meses, quando todas as escolas fizeram etapas internas para escolher os seus representantes. Conforme o diretor de cultura do município, TONICO WOLFART, a fase municipal do festival vai ocorrer no dia 20 de outubro e terá a participação de 27 calouros. Ele explica que serão três categorias participantes: a primeira com alunos do primeiro ao quinto ano, a segunda com alunos do sexto ao nono ano e a terceira categoria envolverá os alunos do Ensino Médio.

O diretor de cultura de São João do Oeste, TONICO WOLFART, observa que a preparação dos calouros será intensificada nos próximos dias com a promoção de ensaios nas próprias escolas, que serão supervisionados por professores de música. No dia do Festival será feito um ensaio antes das apresentações com a banda que fará o acompanhamento musical dos calouros. O Festival vai iniciar às 19h na Sociedade Aliança e a premiação será de 300 reais para o primeiro lugar, 200 reais para o segundo colocado e 150 reais para o terceiro premiado, em cada categoria do Festival Municipal da Canção Estudantil de São João do Oeste.

Os técnicos da regional da Epagri de São Miguel do Oeste estão participando de um curso sobre a produção intensiva de carne à base de pastagens. O foco se concentra nas pequenas propriedades, com o objetivo de aumentar a lucratividade dos pecuaristas. De acordo com o Extensionista da Epagri, JONAS MARCEL RAMON, a atividade iniciou ontem e termina nesta quarta-feira na sede do CETRESMO, envolvendo os profissionais de todos os escritórios municipais da Epagri no Extremo Oeste. RAMON salienta que estão sendo trabalhados aspectos teóricos e práticos principalmente de nutrição, alimentação, mineralização e melhoramento genético de bovinos. Com isso, os profissionais estão sendo capacitados para atuarem com maior ênfase nessa área.

JONAS RAMON entende que a capacitação, aliada ao trabalho de planejamento forrageiro e de rebanho, dará uma base firme para que sejam alcançados melhores resultados no setor. O Extensionista destaca que a Epagri trabalha fortemente a recuperação do solo, a divisão das áreas de pastagens em piquetes, o acesso a água e o uso correto de concentrados na alimentação dos rebanhos. RAMON observa que Santa Catarina é um grande consumidor de carne, porém, precisa importar o produto pois possui pequenos rebanhos. O objetivo é de incentivar a produção de bovinos de corte para tornar a região e o estado autossuficientes em relação a proteína animal, garantindo lucratividade aos produtores e pequenas propriedades.

Idoso atacado por animal em Barra Bonita é transferido do Hospital Regional para Videira. A Aeronave Arcanjo do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina auxiliou na tarde de ontem na transferência aeromédica de um idoso de 85 anos de São Miguel do Oeste para Videira. De acordo com familiares, o idoso foi vítima de um ataque de uma vaca durante a tarde da última segunda-feira, em uma propriedade rural na Linha Alto Caçador, Barra Bonita. Ele foi socorrido por populares e levado ao Hospital de Guaraciaba. Ele precisou de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva. Como as vagas de UTI estão todas ocupadas em São Miguel do Oeste, o idoso necessitou transferência.

Motorista abre porta, ciclista cai e sofre ferimentos em SMOeste. Um ciclista sofreu escoriações ao se envolver em um acidente por volta das 19 horas e 45 minutos na Avenida Willy Barth em São Miguel do Oeste. De acordo com o condutor da Montana placas de São José do Cedro, ele parou ao lado da via e ao abrir a porta derrubou o ciclista que passava por ele. Com a queda o homem sofreu ferimentos. O corpo de Bombeiros e o SAMU atenderam o ciclista que foi conduzido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Aos agentes da PRF, o condutor confirmou que havia ingerido bebida alcoólica durante a tarde. Por estar com o licenciamento atrasado desde 2015 a Montana foi apreendida e levada ao pátio conveniado.

PRF iniciará fiscalização de veículos estacionados sob calçadas na Willy Barth. A Polícia Rodoviária Federal informa que a partir dos próximos dias irá intensificar a fiscalização de veículos estacionados sobre as calçadas e acostamentos ao longo da Av. Willy Barth, trecho urbano da BR-163 em São Miguel do Oeste. Veículos estacionados sobre passeio público e acostamentos, especialmente em cruzamentos, obstruem o campo de visão de outros condutores, fazendo com que tenham uma percepção reduzida dos demais veículos que se deslocam na via. A ocupação irregular de calçadas e passeios públicos também exige que pedestres tenham que caminhar mais próximos do fluxo da rodovia, gerando uma situação adicional de risco que pode ser evitada. Aqueles que forem flagrados nessas situações estarão sujeitos as notificações previstas no Código Brasileiro de Trânsito.

Acusado de matar mulher vai a júri em São Miguel do Oeste. Será realizado nesta sexta-feira, o júri de SAMOEL JONAS RECH, acusado de matar a companheira a facadas, na linha Nereu Ramos em São Miguel do Oeste. O crime ocorreu em 11 de maio de 2021, noite do aniversário da vítima, que foi identificada como TELMA GERVÁSIO DIAS, onde após comemorações, o denunciado e a vítima tiveram uma discussão motivada por ciúme e comportamento possessivo do acusado, que tinha histórico de agressão e ameaças contra a companheira. TELMA foi encontrada no quarto da residência, com perfurações pelo corpo. O réu foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina pela prática do crime de homicídio qualificado pelo feminicídio, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, por motivo fútil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.