-SENADO APROVA LIBERAÇÃO DE FUNDOS PARA PAGAR PISO DA ENFERMAGEM
-PROJETO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2023 ENTRA EM TRAMITAÇÃO NA ALESC
-MONITORES E AUXILIARES DE ENSINO PEDEM VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA
-VEREADOR PEDE MAIOR ATENÇÃO PARA MELHORIAS DAS ESTRADAS RURAIS
-TÉCNICOS DA EPAGRI PARTICIPAM DE CURSO DE PRODUÇÃO À BASE DE PASTO
-PRIMEIRO FÓRUM COM EMPRESÁRIOS ACONTECE AMANHÃ EM PRINCESA
-SEMAE EFETUA SUBSTITUIÇÃO DE 4 FILTROS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO
-LUCRO DO BRECHÓ SERÁ PARA ATIVIDADES COM ACOLHIDOS DO APRISCO
-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO APÓS ATINGIR ANIMAL NA SC-161
-AUTOR DE IMPORTUNAR MULHERES RESPONDE PELO CRIME EM LIBERDADE
O tempo é de sol entre nuvens no extremo-oeste. A previsão é de condições parcialmente nubladas à tarde com possibilidade de pancadas de chuva. A máxima de hoje deve ser de 27 graus e a mínima desta manhã foi 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo cinco reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, completou a anexação formal de mais de 15 por cento do território da Ucrânia nesta quarta-feira: quatro territórios foram anexados, enquanto as forças russas lutavam para deter as contra-ofensivas ucranianas em várias faixas. PUTIN assinou leis admitindo a República Popular de Donetsk, a República Popular de Luhansk, a região de Kherson e a região de Zaporizhzhia na Rússia. A assinatura do líder russo foi a etapa final do processo legislativo. O Kremlin informou ainda que precisa determinar as fronteiras finais do território anexado.
A economia da Ucrânia vai cair 35 por cento este ano em consequência da guerra. A estimativa é do Banco Mundial. Há prejuízos de curto prazo e também de longo prazo, devido à "destruição da capacidade industrial, danos a terras agrícolas e a diminuição da mão de obra, já que mais de 14 milhões de pessoas foram deslocadas", disse o banco em comunicado. Para a reconstrução e recuperação econômica da Ucrânia serão necessários 350 bilhões de dólares, o que é o equivalente a uma vez e meia o tamanho da economia ucraniana antes da guerra.
O número de mortos por conta da passagem do furacão Ian pelos Estados Unidos chegou a 103, segundo as equipes de resgate da Flórida, estado onde a destruição foi maior. As forças de busca já vistoriaram cerca de 45 mil propriedades desde a passagem do furacão em busca de vítimas ou para verificar os danos. Na semana passada, após passar por Cuba, o Ian atingiu os Estados Unidos com força catastrófica como um furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 240 quilômetros por hora.
O Banco Mundial aumentou de um e meio para dois e meio por cento a sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2022, devido ao impulso da reabertura da economia e ao aumento dos preços de commodities. Em 2023, o órgão espera que a atividade no país arrefeça a zero vírgula oito por cento, devido à desaceleração da economia global, aumento dos juros nos Estados Unidos e queda dos preços de commodities. Os números constam do relatório “Novas Abordagens para Resolver o Déficit Fiscal”, publicado nesta terça-feira, pela instituição.
Na eleição do domingo, nove dos 32 partidos em atuação no país não conseguiram eleger nenhum deputado federal. Esse número é maior que o da eleição de 2018. Naquela ocasião, o Brasil tinha mais partidos, e mesmo assim somente cinco não conseguiram vaga na Câmara dos Deputados. A redução de partidos ocorre simultaneamente a um aumento da concentração de deputados nas siglas que têm as maiores bancadas. Os partidos que não conseguirão ter representantes em 2023, são os seguintes: Agir, DC, PMN, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP. O novo mandato deve começar com o mesmo número de partidos com representação na Câmara: 23.
O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto para auxiliar estados e municípios a custearem o piso salarial dos profissionais de enfermagem. O texto, que recebeu 67 votos favoráveis e nenhum contrário, segue para a Câmara dos Deputados. A lei que fixou em quatro mil 750 reais o valor do piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Palácio do Planalto. Mas, em setembro, o Supremo Tribunal Federal, suspendeu o pagamento até que sejam analisados os impactos da lei na qualidade dos serviços de saúde e nos orçamentos estaduais e municipais. O texto libera o uso, pelos estados e municípios, de recursos represados dos fundos regionais de saúde e de assistência social. O montante tem origem nos repasses federais, do Ministério da Saúde.
O segundo balanço do Censo Demográfico 2022 apontou que 46 vírgula dois por cento da população de Santa Catarina foi recenseada até o último domingo, o que equivale a três milhões 390 mil 303 catarinenses. Segundo o IBGE, apesar da baixa disponibilidade de mão de obra, ausências e recusas em domicílios, a pesquisa acelerou no último mês. De acordo com o IBGE, neste balanço, de 30 de agosto a 2 de outubro, foram contabilizados um milhão 833 mil 957 moradores, contra um milhão 556 mil 346 do balanço anterior, 17 vírgula oito por cento a mais. Já o total de domicílios recenseados quase triplicou, de 564 mil 390 para os mais de um milhão 470 mil. No Brasil, foram recenseados um pouco mais de 104 milhões de moradores.
Em 14 anos da existência do Projeto Bandeira Azul no Brasil, a maior parte das praias premiadas é de Santa Catarina. São 20 das 33 que receberam certificados desde 2008. Além das praias, quatro marinas e um centro de mergulho também já foram premiados. A lista de locais certificados mais recente saiu na segunda-feira. Na temporada 20222023 da Bandeira Azul, 18 das 29 praias premiadas são catarinenses, além de quatro das 11 marinas. A Lagoa do Peri, na capital, e a Praia Grande de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foram os locais que mais receberam certificados.
Entrou em tramitação nesta terça-feira o projeto que institui a Lei Orçamentária Anual de Santa Catarina para o ano que vem. A proposta estima a receita e fixa as receitas do Estado para 2023 e tem que ser aprovado pela Assembleia Legislativa antes o início do recesso parlamentar do fim de ano, marcado para começar em 23 de dezembro. Segundo o texto do projeto, o Estado estima uma receita total de 44 bilhões e cem milhões para 2023, um crescimento de 16 e meio por cento em relação a este ano. A maior parte será destinada à Educação: oito bilhões e 800 milhões. A Saúde vem na sequência com cinco bilhões e 600 milhões. Antes de ser votado em Plenário, o projeto de LOA será analisado pela Comissão de Finanças e Tributação.
Foi dado início a instalação das estruturas dos estandes para a primeira edição da FecoCedro que acontece nos dias 15 e 16 de outubro. A montagem está sendo executada por uma empresa contratada pela prefeitura de São José do Cedro. Cada estande terá medidas de três por três e no total serão 65 estandes dentro da gruta São Cristóvão, local que será realizada a primeira feira comercial. Os preparativos estão intensos. Na segunda-feira, foi realizado o sorteio para definir a ordem de localização de cada comércio nos estandes. Os participantes já podem visitar a gruta para ver como os espaços estão ficando.
O Lar Aprisco vai realizar um brechó para arrecadação de fundos em São José do Cedro. O brechó vai acontecer nesta sexta-feira e sábado. A informação é do diretor Administrativo ISMAEL BATISTA. Na sexta, comercialização dos produtos começa às 8 horas e 30 minutos e segue até às 18 e 30. Já no sábado inicia no mesmo horário, mas com encerramento previsto para às 14 horas. Em ambos os dias o brechó continua sem fechar ao meio dia. Ao todo serão mais de 7 mil peças para comercialização com roupas das diversas estações do ano, assim como calçados e acessórios. Também terá roupas e calçados novos. O diretor comentou que, além de possibilitar a própria manutenção da entidade, os recursos arrecadados terão uma finalidade para atividades com os acolhidos, já que se aproxima do final de ano. Ele garantiu que as atividades desenvolvidas com os alunos buscam ser informativos e educativos aos acolhidos. BATISTA informou que o brechó será realizado no subsolo da igreja Assembleia de Deus.
O Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE de São José do Cedro, realizou no começo da noite de ontem a troca dos filtros da Estação de Tratamento de Água – ETA. O engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, relatou que a substituição deveria ter ocorrido antes, mas por causa da instabilidade do tempo e frio isso não foi possível. Os serviços foram efetuados à noite por ter menor consumo de água na área urbana de Cedro. Neste período quatro filtros foram trocados. Há mais quatro filtros para serem trocados e a previsão é efetuar isso hoje à noite, desde que o tempo seja favorável. DIEGO destacou que esta troca foi completa colocando novas pedras, britas, areia e carvão ativado, conforme licitado. Estes materiais precisam sofrer uma lavagem e isso ocorre quando começa o tratamento da água. Porém, ele afirmou que esta água usada na lavagem foi toda descartada, não chegando às caixas de água. O abastecimento foi liberado após a água atingir um mínimo de potabilidade, o que aconteceu por volta das duas e meia desta madrugada.
O primeiro Fórum do Desenvolvimento e Empreendedorismo acontece amanhã, a partir das 19 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Princesa. Este encontro é voltado para os empresários princesenes. Os detalhes são da vice-prefeita DIANGELE MARMITT. O objetivo do Fórum será ouvir, motivar, discutir novas ideias, trocar experiências e buscar caminhos alternativos com os empresários de Princesa. A abertura do evento será feita pelo prefeito, EDILSON VOLKWEIS, formado em Economia, que fará uma introdução sobre o “Cenário Econômico e Perspectivas para o Futuro”. Logo após haverá uma palestra mais detalhada sobre o Mercado e Contexto Atual. A vice-prefeita explicou que os temas escolhidos vão de encontro ao atual momento de eleições vivenciado pelo Brasil e conflitos entre países mundo afora com intuito de tratar sobre impactos que as empresas desta cidade sofrem. DIANGELE comentou que Princesa não conta com uma associação própria de empresários, por isso a ideia ainda é aproximá-los do poder público.
Durante o Fórum do Desenvolvimento e Empreendedorismo será lançado o programa de Políticas Públicas de Incentivo ao Desenvolvimento do Comércio Local. A vice-prefeita DIANGELE MARMIT, disse que entre as ações a serem discutidas está a campanha de prêmios, iniciada esta semana, e o programa Juro Zero. Ela ainda destacou que haverá a adesão aos programas capacitação de Jovens e Adultos. Neste caso, a ideia é disponibilizar ainda este ano os cursos de marcenaria e costura, e no próximo ano disponibilizar cursos voltados a área técnica. Também terá a adesão ao programa de Desenvolvimento Territorial, Brasil Mais Cidade Empreendedora, que será lançado em 2023.
Os técnicos da regional da Epagri de São Miguel do Oeste estão participando de um curso sobre a produção de carne à base de pastagens. O foco se concentra nas pequenas propriedades, com o objetivo de aumentar a lucratividade. Segundo o extensionista JONAS RAMON, a atividade iniciou ontem e termina nesta quarta-feira na sede do CETRESMO, envolvendo os profissionais de todos os escritórios da Epagri no extremo-oeste. Estão sendo trabalhados aspectos teóricos e práticos principalmente de nutrição, alimentação, mineralização e melhoramento genético de bovinos. O extensionista entende que a capacitação, aliada ao trabalho de planejamento forrageiro e de rebanho, dará uma base firme para que sejam alcançados melhores resultados. RAMON relatou que Santa Catarina é um grande consumidor de carne, porém precisa importar, pois possui pequenos rebanhos. O objetivo é incentivar a produção de bovinos de corte para tornar o Estado autossuficiente em proteína animal, garantindo lucratividade aos produtores e pequenas propriedades.
A região do Grande Oeste é responsável por 50 por cento da produção de carne em Santa Catarina. Isso mostra a importância da pecuária em grandes e pequenas propriedades. O gerente Regional SIDNEI SIMON, comentou que isso exige aprimoramento dos pecuaristas por meio de capacitações visando ofertar produtos de qualidade. Ele afirmou que a região tem capacidade de trabalhar com animais de raças europeias com boa carcaça voltadas ao mercado de consumidores exigentes. Desta forma, os participantes estão bastante envolvidos nas capacitações com objetivo de conseguir informações importantes. O gerente regional salientou que a pecuária de corte é, normalmente, desempenhada em grandes propriedades e construir um modelo para a região extremo-oeste é um desafio grande, já que as propriedades são de menor porte. Por isso, a Epagri tem buscado trazer novas alternativas aos produtores rurais. SIMON afirmou que produtores de São José do Cedro, Guarujá do Sul e Princesa buscam a Epagri para aprender novos métodos.
No fim do mês passado, a secretaria de Agricultura realizou uma palestra informativa com alguns produtores rurais de Guarujá do Sul. As atividades foram realizadas no Centro de Idosos em parceria com a Epagri. O responsável pela Agricultura JULIO DELLA FLORA, comentou que a capacitação teve suporte de representante de uma empresa voltada a atividade no campo. O intuito do momento foi discutir pontos que melhorem os serviços na propriedade rural com finalidade de ter uma boa safra e lucratividade. O poder público de Guarujá oferece suporte na questão de terraceamento. O secretário lembrou que a prefeitura está efetuando a compra de um rolo acamador para que os produtores possam estar usando para executarem o acamamento das plantas de inverno ou verão cultivadas exclusivamente para matérias orgânicas. Já a produtores que adotaram este trabalho, o que tem gerado boa lucratividade e ao mesmo tempo cuidando do meio ambiente. Este serviço também pode reduzir custos.
A deputada estadual reeleita com a segunda maior votação em Santa Catarina, LUCIANE CARMINATTI, do PT, atribui o resultado nas urnas a sua equipe que esteve trabalhando nos municípios catarinenses para obter votos. Ela obteve 92 mil 478 votos no Estado ficando atrás apenas de ANA CAMPAGNOLO, do PL, que fez a maior votação para deputada estadual. Segundo a reeleita, a principal tarefa agora é o segundo turno para a disputa pelo governo do Estado de Santa Catarina e pela presidência da República. Em Santa Catarina, ela apoia DÉCIO LIMA, do mesmo partido, para o governo do Estado. A nacional, a petista apoia a eleição do ex-presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A reeleita lembrou que essa é a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores, o PT, vai para o segundo turno em Santa Catarina. LUCIANE garantiu que sai do primeiro mandato na Assembléia Legislativa com uma experiência maior daquela que entrou e com mais vontade de buscar recursos para empenhar aos municípios catarinenses.
A segunda deputada estadual mais votada em Santa Catarina, LUCIANE CARMINATTI, disse que, muito bons resultados do seu trabalho vão além de empenhar verbas, mas de importantes projetos que visam o crescimento e desenvolvimento de Santa Catarina. Ela defende uma Santa Catarina com renda mínima para as pessoas mais pobres a partir de 2023, já que nessa Legislatura ela se dedicou à educação. A reeleita ainda lembrou dos projetos de lei de sua autoria que se tornaram leis, como é o caso da Bolsa Ensino Médio, a Lei do Jovem Agricultor com acesso a recursos pelos agricultores. A parlamentar também citou os 10 milhões de reais empenhados para tratamento de mulheres com câncer que não possuíam condições de pagar por um tratamento. Uma das suas primeiras metas para 2023 é trabalhar pela reposição dos 14 por cento, cortados dos professores aposentados em Santa Catarina.
O deputado estadual com a maior votação em São José do Cedro, MAURO DE NADAL, do MDB, comemorou os 858 votos a mais que recebeu no pleito do último domingo, 2 de Outubro, se comparado com as eleições de 7 de Outubro de 2018. O reeleito fez 2 mil 165 votos nas eleições de domingo e mil 307 em 2018 em Cedro. Em Santa Catarina, ele conseguiu 67 mil e 65 votos. Em entrevista para à Rádio Cedro, o deputado reeleito comemorou este resultado provocado pelos trabalhos efetuados por seus colegas de partido nas comunidades de Cedro. Para ele, o resultado é o reflexo dos seus serviços efetuados nos municípios catarinenses nestes quatro anos de mandato. A passagem como presidente da ALESC foi outro fator importante para sua reeleição em Santa Catarina, já que durante sua presidência realizou economias importantes para investimentos em outras áreas do Estado, a exemplo, de saúde. O deputado ainda lembrou que foi reeleito sem apoiar BOLSONARO ou LULA, como fez muitos candidatos e mesmo assim foi o quinto mais votado no Estado.
O MDB também teve uma renovação dentro da ALESC. O deputado MAURO DE NADAL, disse que isso levou o partido a reavaliar seus posicionamentos para os próximos quatros, já que a responsabilidade de renovar o MDB caiu sobre os eleitos. O partido contará a partir de janeiro de 2023 com seis deputados estaduais: MAURO DE NADAL, ANTÍDIO LUNELLI, JERRY COMPER, FERNANDO KRELLING, VOLNEI WEBER e TIAGO ZILLI, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além de três deputados federais, mas perdeu vaga no senado e não conseguiu chegar ao segundo turno para o governo de Santa Catarina na chapa com MOISÉS. O reeleito acredita que haverá muito trabalho para reestruturar o MDB no próximo mandato. Contudo, NADAL afirmou que vai defender dentro do partido que o próximo presidente do MDB não poderá ter interesses pessoais para candidatura visando tornar o partido forte em Santa Catarina. Ele relatou que nestas eleições tudo de ruim que teria de ocorrer para o MDB aconteceu, e basta agora ‘virar a página’.
O executivo de São José do Cedro está solicitando a aprovação da Câmara para que possa disponibilizar servidores e maquinários da secretaria de Obras, além de recursos, para realização do Veloterra enquanto as estradas rurais estão em péssimas condições de trafegabilidade. A declaração é do vereador FERNANDO WILL. Um projeto de lei, em regime de urgência, deu entrada na sessão de segunda-feira à noite solicitando esta liberação do legislativo. O texto foi aprovado em primeira votação. Contudo, o vereador comentou que este projeto deu entrada num momento em que os serviços da secretaria deveriam ser concentrados no atendimento aos agricultores, seja em serviços nas propriedades ou em estradas rurais. Por isso, ele espera que até a realização do evento, que está previsto para os dias 6 e 7 de novembro, não tenha nenhum registro de reclamações por péssima qualidade das estradas ou pedidos internos não atendidos. Já que seria contraditório disponibilizar maquinário para este evento enquanto a malha viária não foi atendida.
O vereador FERNANDO WILL, comentou ser de conhecimento os problemas com os maquinários em São José do Cedro. Contudo, isso não pode ser usado para justificar a falta de serviços na área rural. Ele ainda relatou ser nítida a diferença ao transitar pelas vias rurais de Princesa e trafegar pelas estradas rurais de Cedro. Para o vereador, é necessário planejamento para atender as necessidades e, caso for necessário, buscar alternativas para atender os produtores rurais. Uma das opções seria a terceirização de máquinas, sendo esta uma das principais saídas para o poder público atender a demanda, mas a princípio isso não foi feito. WILL destacou que a administração necessita pensar o que é prioridade no momento e elaborar um planejamento para os serviços. Ainda durante a sessão, FERNANDO solicitou à administração a abertura da Rua Romilda Beckenkamp, no Loteamento Beckenkamp. Neste caso, ele disse que seria necessária uma indenização ao proprietário do lote que impede a continuação e ligação com outra rua.
Os monitores de creches e auxiliares de ensino educacional estiveram na primeira sessão ordinária de outubro, realizada na segunda-feira, da Câmara de Vereadores para apresentar reivindicações em São José do Cedro. A auxiliar de Ensino JANETE NEUMANN, em entrevista à Rádio Cedro, relatou que durante o uso da tribuna foi tratado sobre o reajuste salarial dos profissionais. Ela lembrou que os professores receberam um reajuste salarial que não abrangeu os monitores e auxiliares de ensino por não estarem inclusos no magistério mesmo possuindo o graduação. Por isso, foi usado a palavra livre para explicar a necessidade da categoria em Cedro. A profissional destacou que o objetivo não é requerer um reequilíbrio similar ao dos professores, mas buscam uma valorização dentro da categoria. JANETE ainda explicou que já esteve conversando com o prefeito JOÃO DE ANDRADE e com a então secretária de Educação TÂNIA DOS SANTOS, solicitando uma reforma administrativa visando compensação salarial.
Durante a sessão ordinária de segunda-feira foi realizada uma comparação entre o salário dos professores e auxiliares de ensino e monitores. A auxiliar de Ensino JANETE NEUMANN, citou que seus salários no começo da carreira era de quatro salários mínimos e os professores recebiam um salário mínimo. Mas atualmente esses profissionais seguem ganhando o mínimo e os auxiliares e monitores não recebem dois salários mínimos. Ela lembrou que esta busca pelo reequilíbrio por meio da reforma administrativa acontece há anos, mas agora como o estudo da atualização desta reforma acendeu uma esperança nesta categoria. O pedido é que a administração dê prioridade para esta reforma em Cedro. Três auxiliares de ensino e 30 monitores de creches realizaram este pedido ao poder público.
A Polícia Militar realizou a apreensão de 181 caixas de vinho argentinos sem o devido desembaraço aduaneiro em Palma Sola. De acordo com a PM, a apreensão aconteceu ontem, às 6 horas, em abordagem a um furgão na BR-280. Ao ser verificado dentro do veículo, foi constatada a presença de 1.071 garrafas de vinho de origem argentina. De acordo com a Polícia Militar, o motorista de 38 anos informou que levaria a carga até o município de Valinhos, SP, e apresentou uma nota fiscal da carga. Os policiais militares realizaram a conferência da documentação e verificaram que a nota fiscal apresentava inconsistências e, por isso fiscalizaram a carga que tratava-se de vinhos da Argentina sem despachos aduaneiros, pois não possuíam as diversas características inerentes aos produtos importados legalmente. A carga, o veículo e o motorista foram conduzidos até a Receita Federal de Dionísio Cerqueira para as devidas providências cabíveis.
Será realizado nesta sexta-feira o júri popular de SAMOEL JONAS RECH, acusado de matar a companheira a facadas, na Linha Nereu Ramos em São Miguel do Oeste. O crime ocorreu em 11 de maio de 2021, noite do aniversário da vítima, que foi identificada como TELMA GERVÁSIO DIAS, onde após comemorações, o denunciado e a vítima tiveram uma discussão motivada por ciúme e comportamento possessivo do acusado. TELMA foi encontrada no quarto da residência, com perfurações pelo corpo. O réu foi denunciado pelo Ministério Público pela prática do crime de homicídio qualificado pelo feminicídio, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, por motivo fútil. Neste júri, o MP será representado pela promotora de Justiça MARCELA BOLDORI FERNANDES. O acusado será defendido pela defensoria Pública, o qual tem como defensor o titular da comarca, PEDRO LYRA DA SILVA, e será presidido pelo juiz de Direito MARCIO CRISTOFOLI. A sessão tem previsão de iniciar às 8 horas de sexta-feira, dia 7.
O suspeito de tentar agarrar ao menos duas mulheres vai responder em liberdade pelo crime contra a dignidade sexual em São Miguel do Oeste. Ele tinha sido preso pela Polícia Militar na segunda-feira ao meio-dia. Segundo a delegada da DPCAMI LISIANE JUNGES, a Polícia Civil lavrou auto de prisão em flagrante contra o possível autor pela prática de crime contra a dignidade sexual e a prisão foi homologada pelo Poder Judiciário. O suspeito participou de uma audiência de custódia e foi posto em liberdade provisória com algumas medidas cautelares, a exemplo, do pagamento de fiança, não pode se aproximar das vítimas, terá que fazer uso da tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar no período noturno. De acordo com a PM, o suspeito tentou agarrar uma mulher no Bairro Agostini e, alguns minutos depois, importunou uma jovem de 19 anos no centro da cidade na manhã de domingo.
Um jovem de 24 anos ficou gravemente ferido em Anchieta ao bater a moto que conduzia contra um animal, na noite de ontem. Ele foi socorrido e está internado no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, o acidente aconteceu por volta das 20 horas na Linha Gaúcha, na área rural. Acredita-se que o animal era um bovino, mas os bombeiros não souberam firmar qual animal foi envolvido no acidente e se ele sobreviveu, já que o animal não foi encontrado no local do acidente. A vítima conduzia uma motocicleta Bros NXR 125, de Prudentópolis, PR, e foi encontrado consciente e orientado, deitado sobre a via, sinais vitais estáveis, apresentando fratura aberta na perna direita com hemorragia externa na região. Após os procedimentos prévios, a vítima foi conduzida para o Pronto Atendimento de Anchieta para demais procedimentos médicos e mais tarde levada à São Miguel. Na motocicleta danos de média monta.