-PGR ABRE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR CONTRA MINISTRO DA ECONOMIA
-GOVERNO VAI RESCINDIR CONTRATO DE COMPRA DE MÁSCARAS PARA ESCOLAS
-FISCAL DE TRIBUTOS DE IPORÃ DO OESTE DESTACA PROJETO AVANÇAR CIDADES
-COM CASOS DE COVID-19 EM QUEDA, MONDAÍ AVANÇA NA VACINAÇÃO
-MUNICÍPIO POSSUI NOVE FOCOS DE TUBERCULOSE E BRUCELOSE
-ALUNOS DO PROERD PROMOVEM VISITAS A INSTITUIÇÕES E CONSCIENTIZAM MOTORISTAS
-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO
-HOMEM É AGREDIDO A GOLPES DE FACÃO AO DEIXAR UNIDADE DE SAÚDE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44centavos. O euro está valendo seis reais e 31centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O rompimento de um oleoduto, no sábado, arremessou cerca de 474 mil litros de petróleo na costa da Califórnia. A estimativa foi feita por autoridades do estado no último domingo. A zona mais afetada pelo vazamento é uma cidade do litoral que está localizada a cerca de 65 quilômetros de Los Angeles. A prefeita da cidade, KIM CAR, classificou o incidente como uma "catástrofe ambiental" e afirmou que este é um "desastre ecológico em potencial". A ruptura do oleoduto matou peixes e pássaros, que ficaram espalhados na areia, além de algas encharcadas de óleo. A Guarda Costeira anunciou ainda no domingo que abriu uma investigação para descobrir as possíveis causas do vazamento.
A polícia do Chile prendeu nove pessoas em operação contra uma quadrilha de tráfico de pessoas que levava haitianos para o México e os Estados Unidos. A informação é do Ministério Público chileno e da Interpol. A Polícia de Investigações desmantelou a organização criminosa, que facilitava a saída de haitianos do Chile. De acordo com a corporação, esses cidadãos do Haiti saíam da cidade de Arica, na fronteira com o Peru, com a expectativa de chegar aos Estados Unidos em travessias ilegais. Autoridades suspeitam de que essa rede de tráfico proporcionou a saída de cerca de mil haitianos do Chile por rotas ilegais para chegarem ao México e aos Estados Unidos.
O Facebook divulgou nota no final da noite desta segunda-feira informando que o apagão global de mais de seis horas em suas redes, que incluem o Whatsapp e o Instagram, foi uma falha interna. Segundo a empresa, um defeito durante alteração em suas configurações desativou os aplicativos. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários. De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
O Tribunal Superior Eleitoral fez nesta segunda-feira a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas. A cerimônia marca o início do processo eleitoral de 2022. O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema funcione. A abertura permite a inspeção pela sociedade civil. Geralmente, a medida costuma acontecer seis meses antes das eleições, mas foi antecipada como parte de medidas anunciadas pelo presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, para dar ainda mais transparência ao processo eleitoral. Conforme o TSE, são 26 oportunidades de fiscalização das urnas antes, durante e após o processo eleitoral.
O Supremo Tribunal Federal deve decidir nesta quarta-feira se volta a liberar os showmícios para as eleições de 2022. PT, PSB e PSOL ajuizaram uma ação em 2018 contra a lei de 2006, que passou a proibir os comícios apoiados por artistas. As siglas pedem uma flexibilização da lei para que sejam liberadas apresentações gratuitas. O ponto central do julgamento será se esse veto viola liberdades individuais garantidas pela Constituição. Em 2018, a então procuradora-geral da República RAQUEL DODGE deu um parecer contrário aos shows políticos, com ou sem cachê. Na decisão, ela ressaltou que a tese de violação à liberdade de opinião não procede.
O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, determinou a abertura de investigação preliminar sobre a offshore mantida pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, em paraíso fiscal. O Ministério Público Federal vai buscar informações sobre a situação e pedir esclarecimentos a GUEDES. O ministro é dono de uma fundada nas Ilhas Virgens Britânicas. A existência da empresa foi relevada pela investigação "Pandora Papers" realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Em 2014, no época da abertura, a empresa tinha um capital de oito milhões e meio de dólares. A companhia se valorizou pelo menos 14 milhões de dólares. PAULO GUEDES alega que a existência deste tipo de negócio em um paraíso fiscal foi informada à Comissão de Ética Pública e à Receita Federal.
A OAB de Santa Catarina vai recorrer ao Ministério Público Federal, ao Ministério da Educação e ao Congresso para impedir a abertura de 22 mil novas vagas de cursos de Direito na modalidade EAD anunciadas pela Uniasselvi. A decisão foi no Colégio de Presidentes de Subseções da OAB, realizado na sexta-feira, e confirmada na sessão do conselho pleno nesta segunda-feira. De acordo com a presidente da OAB catarinense, RAFAEL HORN, é preciso de um marco regulatório no ensino jurídico e que a entidade não vai permitir o estelionato educacional em Santa Catarina através de telecursos sem interações entre alunos e professor. A ordem aponta que hoje existem 900 mil vagas ociosas nos cursos de Direito, não justificando a abertura de mais 22 mil.
MARCOS GHIZONI é o novo delegado-geral da Polícia Civil em Santa Catarina em substituição a LAURITO AKIRA SATO, que ficou duas semanas no cargo. Em coletiva na noite desta segunda-feira, em Florianópolis, GHIZONI negou possíveis interferências dentro da corporação e disse que a Diretoria Estadual de Investigações Criminais será sua prioridade. Ele assumiu o cargo em meio a especulações dentro do governo, principalmente pelo motivo da saída de AKIRA, que teria ocorrido após supostas interferências nos trabalhos de investigações feitos pela corporação. Porém, durante o anúncio, o novo delegado-geral quis deixar claro que esse não foi o motivo.Esta é a segunda vez que GHIZONI assume a delegacia-geral de Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina informou que iniciou um processo para rescisão de contrato com a empresa fornecedora de máscaras de proteção contra Covid-19. O governo também informou que avalia aplicar penalidades. As máscaras foram adquiridas para distribuição a profissionais da educação de Santa Catarina. O edital foi aberto em agosto de 2020 e indicava que as máscaras deveriam ter no mínimo três camadas, clips nasal e filtragem bacteriana acima de 95 por cento. A compra firmada foi de 21 milhões de máscaras, ao valor total de quatro milhões e 700 mil reais. Uma investigação do Ministério Público de Contas de Santa Catarina apontou que os itens entregues pela empresa não atendiam às exigências do edital e nem às normas técnicas.
-FISCAL DE TRIBUTOS DE IPORÃ DO OESTE DESTACA PROJETO AVANÇAR CIDADES
-COM CASOS DE COVID-19 EM QUEDA, MONDAÍ AVANÇA NA VACINAÇÃO
-SÃO JOÃO DO OESTE POSSUI NOVE FOCOS DE TUBERCULOSE E BRUCELOSE
-ALUNOS DO PROERD PROMOVEM VISITAS A INSTITUIÇÕES E CONSCIENTIZAM MOTORISTAS
Ação Entre Amigos realizada pela comunidade da matriz católica de Iporã do Oeste superou as expectativas. Conforme o coordenador do conselho da matriz de Iporã do Oeste, CLEITON OBERGER mil e quatrocentos blocos foram colocados a venda, e desses mil 372 foram vendidos. A venda totalizou um valor de 68 mil e 600 reais. O coordenador afirma que retirando o valor dos prêmios, e dos gastos para a produção dos bloquinhos, o lucro da ação entre amigos totalizou 54 mil e 600 reais. De acordo com OBERGER, o valor arrecadado será para a continuidade dos trabalhos na igreja e no salão paroquial. No caso do salão paroquial, as reformas e melhorias envolvem a troca de toda forração interna, pintura e uma parte externa com novo reboco.
Oito pessoas foram contempladas com os prêmios da ação entre amigos. Segundo CLEITON OBERGER o sorteio foi realizado neste domingo. O vencedor do primeiro prêmio no valor de cinco mil reais foi DIONATAN DAHMAN, o segundo prêmio no valor de dois mil reais foi entregue para ODENIR DIETER, já os seis prêmios no valor de mil reais cada um, foram para: GUSTAVO BRUNETO; RICARDO DE MARCHI; ALICE WEBER; ELIANA BOURSCHEIDT; MIGUEL FERNANDO BIESDORF E VILSON KLANT. Os contemplados podem se deslocar até a secretaria paroquial e retirar seus prêmios. CLEITON OBERGER enaltece que a rifa é tradicional e acontece todos os anos.
Uma das mais tradicionais bandas regionalistas do Sul do Brasil está em fase de transição de palco. Fundada em 1968 na cidade de Tucunduva, no RS, a Banda Os Atuais, conhecida como Os Reis do Baile, tem uma admirável trajetória de 53 anos de sucesso contínuo. Ainda hoje, o decano, ACELINO ALVES DA SILVA, o PINO, do alto de seus 68 anos de idade e mais de meio século de palco, é referência no segmento da música de Bandas. Em entrevista à Rádio Oeste, o cantor falou de sua idade, trajetória e planos futuros. PINO não definiu a data, mas disse que a aposentadoria está próxima e que o legado estará em boas mãos.
PAULINHO DILL, com boa experiência em outras bandas, foi o escolhido pelo próprio PINO, para sucessão do vocal da banda que embalou várias gerações. PINO elogiou o futuro sucessor e considerou a Música Rio Azul, que atualmente está entre as mais executadas nas rádios, como amostra da transição de palco. Ele afirma que PAULINHO tem o perfil e estilo da banda e que dará sequência à brilhante trajetória dos Atuais. O primeiro LP dos Atuais foi produzido e lançado em 1971, abrindo um caminho de sucesso para muitas outras canções, com destaque para a música Barco do Amor, carro chefe, que garantiu o tão cobiçado Disco de Ouro, e ainda hoje anima o público do Rádio e dos bailes e eventos do gênero. Enquanto o ícone da inconfundível voz da nossa música regional não anunciar sua aposentadoria, os fãs esperam ansiosos pelo retorno oficial dos grandes bailes e a oportunidade do reencontro.
O soldado RAFAEL LAUXEN, da região, vai participar de um curso de buscas e resgates em enchentes, que é ministrado na cidade de Tubarão, no litoral sul de SC, pelo período de 15 dias. A informação é do cabo BERTILO BOURSCHEIDT, que vai substituir OLDAIR SCHMITZ no comando do grupamento dos bombeiros de Iporã do Oeste e Mondaí. Segundo BOURSCHEIDT, esse curso é direcionado para situações em que ocorre repentino aumento do nível de rios, onde há inundações e enchentes. Com o curso, o bombeiro estará preparado para essas situações, e inclusive poderá atender fora do batalhão. O cabo dos bombeiros de Iporã do Oeste, que agora atua na posição de chefe de socorro, frisa que esses cursos eram menos frequentes em anos anteriores, e atualmente começam a se intensificar. Inclusive a preparação de novos integrantes da força tarefa, que havia reduzido durante a pandemia, está retornando agora, com o início dos cursos presenciais.
BERTILO BOURSCHEIDT enfatiza que mesmo na pandemia, e de maneira online, ocorreram treinamentos diários, relacionados a temas de salvamento e altura, combate a incêndios, entre outros. Atualmente ainda acontece curso à distância, sobre produtos perigosos. O cabo da guarnição dos bombeiros de Iporã do Oeste destaca ainda a preparação de civis. No momento 14 deles estão fazendo treinamento semanal na piscina em Mondaí, cedida pelo Mondaí Piscina Clube, para desenvolver aptidão e resistência física em natação e outras técnicas, para estarem preparados na operação veraneio.
O fiscal de tributos e obras da prefeitura de Iporã do Oeste, MAICON GAMBATTO, destaca o estágio de pagamento do Projeto Avançar Cidades, referente ao asfaltamento e também de pedras irregulares, o popular calçamento. Conforme ele, o relatório realizado nos últimos dias mostra que já foi arrecadado cerca de 80 mil em relação às obras já concluídas. GAMBATTO afirma que a prefeitura ainda está notificando as pessoas para que elas dentro de 30 dias optem pelo pagamento parcelado ou à vista. MAICON GAMBATTO, frisa que pagamento à vista terá desconto de até 10 por cento.
Para a opção do parcelamento, MAICON GAMBATTO cita que irá depender da área de cada imóvel. Para o imóvel com até dois mil metros quadrados o parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes, limitado ao valor mínimo de 181 reais por parcela. Para os imóveis maiores o parcelamento será feito em até 96 vezes, ele lembra que não há cobrança de juros nas parcelas, mas haverá a correção monetária. O valor montante, no avançar cidades, ultrapassa três milhões de reais, que é a estimativa de ser arrecadado. Para aqueles que discordam do pagamento podem estar ingressando uma ação judicial. A administração espera que até o final desse mês todos sejam intimados e que todas as pessoas possam ir até a prefeitura buscar as opções de pagamento.
São João do Oeste possui nove focos de Tuberculose e Brucelose. O município está adotando novas medidas para conter o avança das doenças no rebanho, especialmente no gado destinado a produção de leite. Conforme o secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, são nove propriedades interditadas pela Cidasc e que passam pela realização de exames em período de saneamento para identificação de Tuberculose e Brucelose. Quando o resultado é positivo os animais são abatidos seguindo as regras sanitárias para controle das doenças. O proprietário é indenizado, porém sem atingir o valor de mercado do animal. O secretário lembra que São João do Oeste possui programa para realização de exames, com pagamento de 15 reais para cada teste realizado.
ROGÉRIO RECH informa que os veterinários da secretaria da Agricultura também estão autorizados a realizarem os exames, porém fora do horário de expediente e sem uso de veículos da prefeitura. Exigência da lei municipal estabelece que profissionais do município estão autorizados a realizar exames, porém sem conflitar com o trabalho de rotina em outras propriedades agrícolas. RECH destaca que nos próximos dois anos todas as propriedades que possuem atividade leiteira precisam realizar exames de Tuberculose e Brucelose. Atualmente são aproximadamente 27 mil e 700 animais, que serão vacinados em quatro etapas. Este procedimento deve ser repetido a cada três anos para garantir a sanidade animal conforme exigências da Cidasc, seguindo recomendações do Ministério da Agricultura.
Secretário alerta para os produtores rurais aumentarem cuidados com o rebanho de gado. Segundo ROGÉRIO RECH, os cuidados são necessários devido ao alto risco de contaminação da Tuberculose e Brucelose. o município inicia roteiro de exames no primeiro semestre de 2022 nas comunidades de Beato Roque, Vale Pio, Cristo Rei e Palmeiras. Propriedades já certificadas precisam realizar exames anuais para manter este status. RECH recomenda que animais de alto valor comercial tenham monitoramento mais constante, pois o custo dos exames é baixo em comparação ao valor dos animais. Ele avalia que após o saneamento estiver concluído deve reduzir de maneira significativa o número de focos das doenças. O secretário anuncia que a partir do ano que vem serão implementadas novas leis de incentivo para o controle da Tuberculose e Brucelose em São João do Oeste.
Com os casos de Coronavírus em queda, o município de Mondaí avança na vacinação. A informação é do secretário de Saúde, GINTER DREHER. Ele afirma que no momento a vacinação ocorre para a faixa etária de 12 a 17 anos, e que a previsão dessa semana é para aplicar os imunizantes nos adolescentes de 14 anos. DREHER enaltece que hoje o município está com 28 casos ativos e duas internações fora, sendo elas em Chapecó e em São Miguel do Oeste. O secretário relembra que há três semanas os casos ativos de Covid-19 passavam de 90 e teriam aumentado tanto por conta de uma das principais empresas do município ter confirmado mais de cinquenta casos.
A orientação, segundo GINTER DREHER, é para que a população se desloque até o posto de saúde somente quando for realmente necessário, visto que ainda há um cenário de pandemia. Conforme o secretário, as filas de espera se mantêm organizadas, uma vez que durante um longo período não foram realizados exames pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele afirma que durante esse período o município comprou exames para os pacientes e ressalta que agora eles estão retornando. Sobre a farmácia hospitalar, DREHER afirma que cerca de 400 tipos de medicamentos estão disponíveis para a população.
Um roteiro de atividades práticas foi realizado pelos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Escola de Educação Básica São Lourenço, nesta segunda-feira, na cidade de Iporã do Oeste. Conforme o terceiro sargento da Polícia Militar de Riqueza, ÉRICO MILANI DA ROCHA, responsável pelo PROERD nos municípios da Comarca de Mondaí, o objetivo é construir uma rede de ajuda no combate às drogas e à violência, e também conscientizar motoristas a terem maior cautela no trânsito. O roteiro na manhã de ontem iniciou com visita numa instituição bancária e posterior ida ao Corpo de Bombeiros, antes da blitz educativa em frente ao grupamento da Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste.
Segundo o responsável do PROERD, essa blitz educativa, com a criança cobrando o motorista, surte muito mais efeito, pois essas ações também se multiplicam nas famílias dos condutores abordados pelas crianças, bem como nas residências dos próprios estudantes. O sargento DA ROCHA menciona estudos que comprovam que não é tanto o álcool que causa acidentes de trânsito, mas sim o uso de celular, o que reforça a importância de envolver os alunos nessa ação. Os estudantes têm idade aproximada de nove a 11 anos, mas a grande maioria é de 10, pois é no quinto ano que eles têm as atividades do PROERD. Em torno de 270 crianças estão recebendo a formação no momento, das quais aproximadamente 115 são de Iporã do Oeste, 120 de Mondaí e 35 de Riqueza. A formatura, com entrega de certificado e premiação dos alunos destaque de cada turma, assim como dos alunos de cada atividade que participaram, será em novembro, em data ainda a ser confirmada. No ato também estará presente o mascote do PROERD, o DARI, que significa “Ser Ousado”, em inglês. A cada sete catarinenses, um já fez o PROERD.
O sargento ÉRICO DA ROCHA enfatiza que as atividades práticas do PROERD, sob o tema “Construindo uma Rede de Ajuda”, iniciaram com a escola de São Lourenço e na sequência vão atender outros educandários. Em Iporã do Oeste, os alunos da escola de Linha Esperança, da Padre Vendelino Seidel, CIEF e CIER, na cidade, também participam do PROERD. O policial militar cita que essa dinâmica com todos os alunos é importante, mesmo que seja feita depois da formatura, pois essas informações são muito proveitosas. DA ROCHA complementa que algumas situações vão se apresentar no dia a dia dos alunos, em momentos em que estarão tensos, por isso o PROERD apresenta-se como essencial para alertar sobre os prejuízos que as drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, trazem para a saúde das pessoas, bem como a violência que pode ser consequência do consumo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 500 mil pessoas morrem por ano em decorrência do consumo de drogas.
-DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO
-HOMEM É AGREDIDO A GOLPES DE FACÃO AO DEIXAR UNIDADE DE SAÚDE
A guarnição da Polícia Militar, em rondas na Rua Florianópolis, em São Miguel do Oeste, abordou por volta das 21h de ontem um homem em atitude suspeita, que estava saindo de um local conhecido pelo crime de tráfico de drogas. Durante busca pessoal foi encontrada porção de maconha. Diante do fato foi confeccionado o termo circunstanciado em desfavor do homem, por porte de drogas para uso pessoal, o qual comprometeu-se em comparecer em audiência em data e hora agendados. Depois de realizados os procedimentos cabíveis, o homem foi orientado e liberado.
Duas pessoas ficaram feridas em acidente na PR-180. O capotamento de uma caminhonete GM/S10 ocorreu na tarde desta segunda-feira, entre os municípios de Marmeleiro/PR e Campo Erê/SC. No carro estavam quatro pessoas, entre elas uma mulher grávida. O condutor e a mulher grávida foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional em Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária esteve presente e registrou o boletim de ocorrências.
Um homem foi agredido a golpes de facão ao deixar unidade de saúde. A vítima de 20 anos foi agredida nesta segunda-feira, no centro de São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar, o caso ocorreu na Policlínica Municipal de Saúde, onde um homem teria entrado armado com o facão e agredido o outro homem. O agressor fugiu em seu veículo Gol. A vítima teve ferimentos nas costas e nos braços e foi encaminhado à UPA 24 horas. O autor foi identificado pela vítima, que alegou terem desentendimentos antigos.