-PGR ABRE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR CONTRA MINISTRO DA ECONOMIA
-GOVERNO VAI RESCINDIR CONTRATO DE COMPRA DE MÁSCARAS PARA ESCOLAS
-TUNÁPOLIS DESENVOLVE PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM ESCOLAS
-ITAPIRANGA VAI COBRAR CONSUMIDORES DE ÁGUA COM FATURAS EM ATRASO
-SJO AMPLIA ESPECIALIDADES COM RECURSOS EXTRAS NA SAÚDE
-MUNICÍPIO POSSUI NOVE PROPRIEDADES INTERDITADAS POR TUBERCULOSE E BRUCELOSE
-HOMEM É AGREDIDO A GOLPES DE FACÃO EM UNIDADE DE SAÚDE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O rompimento de um oleoduto, no sábado, arremessou cerca de 474 mil litros de petróleo na costa da Califórnia. A estimativa foi feita por autoridades do estado no último domingo. A zona mais afetada pelo vazamento é uma cidade do litoral que está localizada a cerca de 65 quilômetros de Los Angeles. A prefeita da cidade, KIM CAR, classificou o incidente como uma "catástrofe ambiental" e afirmou que este é um "desastre ecológico em potencial". A ruptura do oleoduto matou peixes e pássaros, que ficaram espalhados na areia, além de algas encharcadas de óleo. A Guarda Costeira anunciou ainda no domingo que abriu uma investigação para descobrir as possíveis causas do vazamento.
A polícia do Chile prendeu nove pessoas em operação contra uma quadrilha de tráfico de pessoas que levava haitianos para o México e os Estados Unidos. A informação é do Ministério Público chileno e da Interpol. A Polícia de Investigações desmantelou a organização criminosa, que facilitava a saída de haitianos do Chile. De acordo com a corporação, esses cidadãos do Haiti saíam da cidade de Arica, na fronteira com o Peru, com a expectativa de chegar aos Estados Unidos em travessias ilegais. Autoridades suspeitam de que essa rede de tráfico proporcionou a saída de cerca de mil haitianos do Chile por rotas ilegais para chegarem ao México e aos Estados Unidos.
O Facebook divulgou nota no final da noite desta segunda-feira informando que o apagão global de mais de seis horas em suas redes, que incluem o Whatsapp e o Instagram, foi uma falha interna. Segundo a empresa, um defeito durante alteração em suas configurações desativou os aplicativos. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários. De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
O Tribunal Superior Eleitoral fez nesta segunda-feira a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas. A cerimônia marca o início do processo eleitoral de 2022. O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema funcione. A abertura permite a inspeção pela sociedade civil. Geralmente, a medida costuma acontecer seis meses antes das eleições, mas foi antecipada como parte de medidas anunciadas pelo presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, para dar ainda mais transparência ao processo eleitoral. Conforme o TSE, são 26 oportunidades de fiscalização das urnas antes, durante e após o processo eleitoral.
O Supremo Tribunal Federal deve decidir nesta quarta-feira se volta a liberar os showmícios para as eleições de 2022. PT, PSB e PSOL ajuizaram uma ação em 2018 contra a lei de 2006, que passou a proibir os comícios apoiados por artistas. As siglas pedem uma flexibilização da lei para que sejam liberadas apresentações gratuitas. O ponto central do julgamento será se esse veto viola liberdades individuais garantidas pela Constituição. Em 2018, a então procuradora-geral da República RAQUEL DODGE deu um parecer contrário aos shows políticos, com ou sem cachê. Na decisão, ela ressaltou que a tese de violação à liberdade de opinião não procede.
O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, determinou a abertura de investigação preliminar sobre a offshore mantida pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES, em paraíso fiscal. O Ministério Público Federal vai buscar informações sobre a situação e pedir esclarecimentos a GUEDES. O ministro é dono de uma fundada nas Ilhas Virgens Britânicas. A existência da empresa foi relevada pela investigação "Pandora Papers" realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Em 2014, no época da abertura, a empresa tinha um capital de oito milhões e meio de dólares. A companhia se valorizou pelo menos 14 milhões de dólares. PAULO GUEDES alega que a existência deste tipo de negócio em um paraíso fiscal foi informada à Comissão de Ética Pública e à Receita Federal.
A OAB de Santa Catarina vai recorrer ao Ministério Público Federal, ao Ministério da Educação e ao Congresso para impedir a abertura de 22 mil novas vagas de cursos de Direito na modalidade EAD anunciadas pela Uniasselvi. A decisão foi no Colégio de Presidentes de Subseções da OAB, realizado na sexta-feira, e confirmada na sessão do conselho pleno nesta segunda-feira. De acordo com a presidente da OAB catarinense, RAFAEL HORN, é preciso de um marco regulatório no ensino jurídico e que a entidade não vai permitir o estelionato educacional em Santa Catarina através de telecursos sem interações entre alunos e professor. A ordem aponta que hoje existem 900 mil vagas ociosas nos cursos de Direito, não justificando a abertura de mais 22 mil.
MARCOS GHIZONI é o novo delegado-geral da Polícia Civil em Santa Catarina em substituição a LAURITO AKIRA SATO, que ficou duas semanas no cargo. Em coletiva na noite desta segunda-feira, em Florianópolis, GHIZONI negou possíveis interferências dentro da corporação e disse que a Diretoria Estadual de Investigações Criminais será sua prioridade. Ele assumiu o cargo em meio a especulações dentro do governo, principalmente pelo motivo da saída de AKIRA, que teria ocorrido após supostas interferências nos trabalhos de investigações feitos pela corporação. Porém, durante o anúncio, o novo delegado-geral quis deixar claro que esse não foi o motivo. Esta é a segunda vez que GHIZONI assume a delegacia-geral de Santa Catarina.
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina informou que iniciou um processo para rescisão de contrato com a empresa fornecedora de máscaras de proteção contra Covid-19. O governo também informou que avalia aplicar penalidades. As máscaras foram adquiridas para distribuição a profissionais da educação de Santa Catarina. O edital foi aberto em agosto de 2020 e indicava que as máscaras deveriam ter no mínimo três camadas, clips nasal e filtragem bacteriana acima de 95 por cento. A compra firmada foi de 21 milhões de máscaras, ao valor total de quatro milhões e 700 mil reais. Uma investigação do Ministério Público de Contas de Santa Catarina apontou que os itens entregues pela empresa não atendiam às exigências do edital e nem às normas técnicas.
Itapiranga registra três casos ativos de Covid após 45 dias. O município tem registrado sucesso no controle da doença com situações sem nenhum caso ou apenas uma pessoa com exame positivo. Conforme boletim informativo divulgado ontem pela Secretaria da Saúde, no momento Itapiranga possui três casos positivos para o Coronavírus. A última vez que o município atingiu esta marca foi há 45 dias, em 20 de agosto. Itapiranga é referência na região em manter a doença sob controle com poucos casos ativos.
Sociedade de Santa Fé Alta realiza alto investimento na estrutura colocada à disposição dos moradores. Conforme o presidente da Sociedade Bom Humor de Santa Fé Alta, TARCISIO SCHLICKMANN, no fim de semana foi inaugurado a cancha de bocha com investimento de 20 mil reais. Com recursos próprios também seguem os investimentos no ginásio de esportes. São 60 mil reais de repasse do município para a sociedade em despesa que já ultrapassa meio milhão de reais. SCHLICKMANN destaca a parceria dos associados e também patrocínio de empresas para o projeto de investimento para construção de um amplo ginásio de esportes para atender a comunidade na prática esportiva. O presidente da Sociedade Bom Humor considera que o poder público oferece pouca contribuição para a infraestrutura da comunidade. Ainda serão feitas melhorias em sanitários, churrasqueiras, copa e cozinha, totalizando 800 mil reais de investimentos.
O Conseleite debate o futuro do setor, os preços pagos aos produtores e a escolha da nova presidência. JOSÉ DE ARAÚJO deixou o cargo após um ano à frente dos trabalhos, mas segue no Conselho na condição de vice-presidente. Segundo ele, a escolha da presidência é feita a cada doze meses entre o Conseleite e o Sindileite. VALTER BRANDALISE assume a cadeira de presidente do Conseleite. Durante o período de presidência, JOSÉ DE ARAÚJO avaliou positivamente seu trabalho com registro de avanços para a melhoria do setor leiteiro. Ele disse que apesar das dificuldades enfrentadas pela entidade, principalmente num período de pandemia, conseguiu manter um bom relacionamento com os laticínios.
No encontro, o Conseleite também definiu os novos preços por litro de leite, pago ao produtor. O novo vice-presidente do conselho, VALTER BRANDALISE disse que houve um aumento de três centavos. Com isso, a indústria também pode elevar o preço pago ao produtor por litro de leite a partir deste mês de outubro. O leite padrão passa a ser de um real e 79 centavos, já o acima do padrão a dois reais e 21 centavos e o baixo do padrão a um real e 66 centavos. BRANDALISE destacou que houve momentos de desgastes durante as reuniões para definição dos preços a serem praticados pelo setor, sendo que o setor leiteiro enfrenta com alta nos preços de insumos, assim encarecendo o produto no final. Como também enfrentou sérios problemas com a estiagem dos últimos meses.
A secretaria de Estado de Infraestrutura está trabalhando para iniciar melhorias na pavimentação de rodovias estaduais. A afirmação é do coordenador regional de Infraestrutura, ELISEU BILIBIO. Algumas rodovias do Extremo-Oeste estão passando por levantamentos topográficos para elaboração de projeto. No caso do trecho entre São José do Cedro e Princesa os levantamentos devem se encerrar em fevereiro do próximo ano. Outras rodovias, como de Palma Sola a Flor da Serra e a SC 305 em Campo Erê estão em fase de planejamento, mas com os serviços de manutenção preventivas sendo realizados. Para solucionar em definitivo os problemas das rodovias, o coordenador disse que seria necessário um trabalho desde a base até o material utilizado para pavimentação. Conforme BILIBIO, alguns projetos estão sendo avaliado a execução com pavimentação de concreto das rodovias estaduais.
Ele também citou o trecho entre Iporã do Oeste e Itapiranga que deve receber melhorias já neste ano. O Extremo-Oeste possui mais de 826 quilômetros de estradas. Sobre os valores que devem ser investidos na recuperação das rodovias estaduais ainda não é possível estimar devido às particularidades de cada estrada. O coordenador regional de Infraestrutura, ELISEU BILIBIO citou o trecho entre São José do Cedro e Princesa que estão previstos três pontos de terceira faixa e quatro interseções, como também a sondagem da base utilizada, por isso, sem o levantamento concluído não é possível a definição de valores. O coordenador também citou o trecho da rodovia estadual em Palma Sola que prevê acostamento no perímetro urbano e implantação de terceiras faixas. Ele ressaltou que os novos projetos estão sendo autorizados com possíveis pavimentações de concreto.
A secretaria da Agricultura de Tunápolis desenvolve o projeto de Integração com Escolas. Parceria também envolve o Sicoob e Epagri. Trabalho de integração ocorre com as escolas estaduais do município. O tema desenvolvido é sobre a Conscientização Ambiental, cuidar e preservar a natureza. A secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT lembra que os alunos se tornam os guardiões e protetores do meio ambiente realizando pequenas ações e com atitudes no dia a dia, como observar a natureza, separar o lixo orgânico e seco além de transformar o lixo orgânico em adubo através do processo de compostagem. DIRCELEI reforça que o projeto tem objetivo de conscientizar os alunos, familiares e comunidade em geral sobre a importância do meio ambiente.
Projeto de Integração om as Escolas também visa conscientizar a população a respeito da importância de conservar e preservar o meio ambiente. A secretária da Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT valoriza a parceria com o Sicoob Creditapiranga e a Epagri na soma de esforços para que os resultados sejam multiplicados. A secretária considera que é preciso contribuir para o desenvolvimento sustentável em questões econômica, social e ambiental. DIRCELEI explica que os projetos estão sendo desenvolvidos para contemplar alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Padre Balduíno Rambo e Escola de Ensino Fundamental Linha Pitangueira, sendo que cada categoria tem uma atividade específica e ainda no final do projeto, os três primeiros colocados terão premiação.
São João do Oeste possui nove focos de Tuberculose e Brucelose. O município está adotando novas medidas para conter o avança das doenças no rebanho, especialmente no gado destinado a produção de leite. Conforme o secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, são nove propriedades interditadas pela Cidasc e que passam pela realização de exames em período de saneamento para identificação de Tuberculose e Brucelose. Quando o resultado é positivo os animais são abatidos seguindo as regras sanitárias para controle das doenças. O proprietário é indenizado, porém sem atingir o valor de mercado do animal. O secretário lembra que São João do Oeste possui programa para realização de exames, com pagamento de 15 reais para cada teste realizado.
ROGÉRIO RECH informa que os veterinários da secretaria da Agricultura também estão autorizados a realizarem os exames, porém fora do horário de expediente e sem uso de veículos da prefeitura. Exigência da lei municipal estabelece que profissionais do município estão autorizados a realizar exames, porém sem conflitar com o trabalho de rotina em outras propriedades agrícolas. RECH destaca que nos próximos dois anos todas as propriedades que possuem atividade leiteira precisam realizar exames de Tuberculose e Brucelose. Atualmente são aproximadamente 27 mil e 700 animais, que serão vacinados em quatro etapas. Este procedimento deve ser repetido a cada três anos para garantir a sanidade animal conforme exigências da Cidasc, seguindo recomendações do Ministério da Agricultura.
Secretário alerta para os produtores rurais aumentarem cuidados com o rebanho de gado. Segundo ROGÉRIO RECH, os cuidados são necessários devido ao alto risco de contaminação da Tuberculose e Brucelose. o município inicia roteiro de exames no primeiro semestre de 2022 nas comunidades de Beato Roque, Vale Pio, Cristo Rei e Palmeiras. Propriedades já certificadas precisam realizar exames anuais para manter este status. RECH recomenda que animais de alto valor comercial tenham monitoramento mais constantes, pois o custo dos exames é baixo em comparação ao valor dos animais. Ele avalia que após o saneamento estiver concluído deve reduzir de maneira significativa o número de focos das doenças. O secretário anuncia que a partir do ano que vem serão implementadas novas leis de incentivo para o controle da Tuberculose e Brucelose em São João do Oeste.
A prefeitura de Itapiranga iniciou ontem a notificação dos devedores de água. Durante a pandemia não ocorreu nenhum corte de fornecimento por força de lei que impedia o município fazer notificação e suspensão no fornecimento de água. Já ocorreu a flexibilização permitindo a retomada da cobrança dos atrasos. Conforme o diretor de Água e Esgoto, OSMAR MUELLER, um funcionário foi destinado especificamente para este serviço visitando estabelecimentos na cidade e interior. Ele fará a notificação dos consumidores que estão em débito, estabelecendo um prazo legal de 10 dias para o pagamento ou solução do problema apresentando justificativa e negociação no setor. MUELLER diz que historicamente cinco por cento dos consumidores atrasam o pagamento das faturas. Com a pandemia este percentual aumento e ainda existe outro agravante que resulta em maior valor.
Alguns moradores acumularam vários meses sem o pagamento e terão que encontrar alternativa para regularizar a situação. O diretor do Departamento de Água e Esgoto reconhece a dificuldade em colocar as contas em dia . OSMAR MUELLER diz que o setor de Água e Esgoto segue realizando investimento significativos para garantir o funcionamento de mais demil quilômetros de rede das cinco estações de tratamento de água, sendo quatro no interior e uma na cidade. Ele cita a Estação de Tratamento na comunidade de São Sebastião que teve parte da tubulação substituída e passou de 21 horas de bombeamento para 11 horas de trabalho sem desperdício. O município também trabalha na instalação de novos reservatórios, no Bairro Jardim Bela Vista e Bairro das Flores.
São João do Oeste amplia atendimento especializado com recursos extras. A informação é do secretário da Saúde, MAURO BARELLA. De acordo com ele várias especialidades tiveram fila de espera zerada após trabalho especial para atendimento de pacientes que aguardavam até dois anos. O secretário diz que no momento são necessários menos 30 dias para consultas e exames de ressonância, ultrassom e tomografia. Ele avalia que o diagnóstico mais rápido visa dar melhor condição de tratamento aos pacientes e maior eficiência no combate a diversas doenças. Segundo BARELLA, em nove meses de trabalho já são mil e 900 pessoas atendidas com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, com uso de recursos próprios. São serviços comprados pela Secretaria da Saúde, sem aguardar filas dos hospitais de referência.
O secretário da Saúde diz que isso é possível com alto valor de receitas próprias, além de recursos extras obtidos em Florianópolis e principalmente em Brasília. Já foi liberado para o município mais de 700 mil reais do Governo Federal por meio e emendas parlamentares. Na semana passado teve a confirmação do empenho de mais 150 mil reais extras. MAURO BARELLA lembra que saúde é prioridade no primeiro ano de mandato em São João do Oeste. Dos 15 por cento inicialmente previsto do orçamento do município, deve chegar a 17 por cento. Ressalta que o dinheiro público bem empregado nos serviços básicos e especialidades resulta em melhor atendimento para a população. O secretário reforça que trabalha com margem de segurança de verba e fará investimentos ainda mais significativos nos últimos meses do ano para atendimento em neurologia, cardiologia, dermatologia,colonoscopia e endoscopia.
MAURO BARELLA faz parte do Conselho de Saúde do Estado de Santa Catarina e reconhece dificuldades na prestação de serviços no Extremo Oeste. O secretário cita como exemplo aquestão renal com a carência em urologia. Observa ainda que é preciso uma mobilização regional, pois as equipes de profissionais exigem um número mínimo para atendimento. BARELLA avalia que o Hospital Santa Casa Rural possui um ótimo centro cirúrgico e ainda serão feitos investimentos em novos equipamentos visando atendimento especializado em ortopedia com cirurgia mais complexas. O município segue a busca por recursos, equipamentos e equipe de profissionais . São João do Oeste deve realizar novo mutirão de oftalmologia ainda no mês de outubro ou final de novembro.
A guarnição da Polícia Militar, em rondas na Rua Florianópolis, em São Miguel do Oeste, abordou por volta das 21 horas de ontem um homem em atitude suspeita, que estava saindo de um local conhecido pelo crime de tráfico de drogas. Durante busca pessoal foi encontrada porção de maconha. Diante do fato foi confeccionado o termo circunstanciado em desfavor do homem, por porte de drogas para uso pessoal, o qual comprometeu-se em comparecer em audiência em data e hora agendados. Depois de realizados os procedimentos cabíveis, o homem foi orientado e liberado.
Homem é agredido a golpes de facão ao deixar unidade de saúde. A vítima de 20 anos foi agredida com golpe de facão nesta segunda-feira, no Centro, em São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar, o caso ocorreu na Policlínica Municipal de Saúde, onde um homem teria entrado armado com o facão e agredido um paciente, que ainda estava dentro do local. O agressor fugiu em um Gol cor cinza. A vítima teve ferimentos nas costas e nos braços e foi encaminhado à UPA 24 horas. O autor foi identificado pela vítima, que alegou terem desentendimentos antigos.