ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 05 09 2025

-EM MEIO AO TARIFAÇO, EXPORTAÇÕES AOS ESTADOS UNIDOS CAEM 18,5% EM AGOSTO

-ALESC TERÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

-SETEMBERFEST DEVE REUNIR CERCA DE MIL PESSOAS NO BAIRRO SÃO GOTARDO

-MUNICÍPIO RECOLHE CERCA DE 15 MIL LÂMPADAS EM CAMPANHA AMBIENTAL

-LIQUIDA SÃO MIGUEL COMEÇA MONTAGEM DE ESTANDES NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

-HOMEM É PRESO DEPOIS DE AMEAÇAR E OBRIGAR EX-MULHER A IR A MOTEL NA REGIÃO

-MOTORISTA TENTA FUGIR DA POLÍCIA MILITAR E CAPOTA VEÍCULO NO MUNICÍPIO

A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.

O número de mortos pelo terremoto que atingiu o Afeganistão na segunda-feira já chegou a mais de dois mil e 200, de acordo com um porta-voz do governo do Talibã. Segundo comunicado desta quinta-feira, centenas de corpos foram recuperados de casas destruídas e os esforços de resgate e busca continuam. O porta-voz do Talibã informou que tendas foram montadas para as pessoas, e a entrega de primeiros socorros e suprimentos de emergência continua. O número de feridos não foi atualizado, mas era de mais de três mil e 200 pessoas na terça-feira. O terremoto ocorreu em uma área extremamente montanhosa e de construções precárias.

Líderes de mais de 30 países - entre eles o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e vários europeus - se reuniram com o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, nesta quinta-feira. O encontro da chamada Coalização dos Dispostos aconteceu em Paris, com o objetivo de discutir os próximos passos para tentar colocar fim ao conflito entre o país e a Rússia. Em coletiva de imprensa após as negociações, o presidente da França, EMMANUEL MACRON, contou que 26 países se comprometeram em enviar tropas à Ucrânia, "seja em papel terrestre, marítimo ou aéreo", como garantia de segurança em caso de um acordo de cessar-fogo. O presidente ucraniano afirmou que "todos concordam que Rússia está rejeitando qualquer iniciativa de paz".

O governo dos Estados Unidos pediu na quarta-feira à Suprema Corte que se pronuncie rapidamente depois que um tribunal decidiu que o presidente DONALD TRUMP não tem autoridade para impor parte das tarifas de importação. O procurador-geral, JOHN SAUER, apelou ao tribunal para “acelerar a resolução do caso na medida do possível, dada a grande importância de confirmar rapidamente a validade jurídica total das tarifas do presidente”. A petição foi divulgada após uma decisão de 7 a 4, no fim de agosto, de um tribunal de apelações do Circuito Federal, que concluiu que TRUMP excedeu sua autoridade ao usar poderes econômicos de emergência para impor as tarifas.

O Brasil registrou déficit em suas transações comerciais com os Estados Unidos pelo oitavo mês seguido em agosto, informou nesta quinta-feira o Ministério do Desenvolvimento. De acordo com o governo, as exportações aos Estados Unidos somaram dois bilhões 760 milhões de dólares no mês passado, com forte queda de 18 e meio por cento frente ao mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, as importações totalizaram três bilhões 900 milhões da economia norte-americana, com alta de quatro virgula seis por cento na comparação com agosto de 2024. Com isso, o saldo ficou deficitário para o Brasil em um bilhão 230 milhões de dólares no mês passado. Este é o maior resultado negativo mensal deste ano.

O presidente da Câmara dos Deputados, HUGO MOTTA do Republicanos, afirmou nesta quinta-feira que ainda não decidiu sobre a possibilidade de colocar em votação uma proposta que perdoa condenações dos ataques de 8 de janeiro de 2023. MOTTA sinalizou que o assunto ainda está em discussão e que tem ouvido "todos" os interessados no tema, tanto os interessados quanto os críticos da proposta. Prioridade principal da oposição na Câmara e no Senado, nas últimas semanas, a pauta tem recebido apoios de parlamentares do Centrão. Aliados de BOLSONARO têm elevado a pressão para que o projeto seja analisado no Congresso. Na avaliação de congressistas, as negociações ganharam corpo com o envolvimento do governador de São Paulo, TARCÍSIO DE FREITAS.

O ex-ministro CARLOS LUPI, que comandou a Previdência do início do governo Lula até a divulgação dos escândalos ligados ao INSS prestará depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura desvios no instituto na próxima segunda-feira. A ida segue o modelo de convite, em que o comparecimento é opcional, e foi confirmada nesta quinta. Havia previsão da CPMI em tornar a ida obrigatória caso o pedido não fosse atendido. A próxima semana também deve contar com depoimento do ex-presidente do INSS e ex-ministro do Trabalho, JOSÉ CARLOS OLIVEIRA. A ida dele está prevista para quinta-feira. Após os depoimentos, a ideia é ouvir os principais envolvidos na investigação: ANTÔNIO CARLOS CAMILO ANTUNES, que ficou conhecido como “CARECA DO INSS” e o empresário MAURÍCIO CAMISOTTI.

O primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, ANDRÉ ODEBRECHT, avaliou como positiva a missão organizada pela Confederação Nacional da Indústria, CNI, a Washington, capital dos Estados Unidos. A comitiva, que contou com a presença de empresários catarinenses, participou de reuniões com diferentes atores do universo de comércio exterior nos Estados Unidos: Congresso, Câmaras de Comércio, órgãos governamentais, associações setoriais e também clientes de empresas brasileiras. ODEBRECHT avaliou que a visita demonstrou que ainda existe falta de informação sobre o Brasil, e que há um caminho a ser percorrido, com necessidade de acompanhamento constante das investigações em curso, como a Seção 232 e a Seção 301. Na avaliação de ODEBRECHT, todas as iniciativas pavimentam o caminho para negociações futuras, quando o ambiente político estiver mais favorável.

O novo programa do governo federal fornecerá botijões gratuitos a 15 milhões de famílias, sendo mais de 179 mil em Santa Catarina. Batizado de “Gás do Povo”, o auxílio foi lançado nesta quinta-feira. Os primeiros botijões gratuitos do programa “Gás do Povo” devem começar a ser entregues em novembro deste ano. A expectativa do governo é de que, até março de 2026, o programa já esteja funcionando em todo o Brasil. O benefício será direcionado a famílias inscritas no CadÚnico, Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo por pessoa , o que equivale a 759 reais. A prioridade será para aquelas que já recebem o Bolsa Família, ou seja, com renda per capita de até 218 reais. O programa ainda deve substituir o Auxílio Gás, que permite repasses em dinheiro as famílias.

A população em situação de rua em Santa Catarina teve um aumento de 76 por cento entre 2021 e 2023, totalizando nove mil 989 pessoas, segundo levantamento do Observatório da Universidade Federal de Minas Gerais. O índice é superior à média nacional. Em resposta a esse cenário, cinco audiências públicas para tratar da realidade das pessoas em situação de rua no estado foram deliberadas por unanimidade durante reunião da Comissão de Direitos Humanos e Família da Assembleia Legislativa. A iniciativa foi proposta pelo deputado ALEX BRASIL do PL e será promovida em diferentes cidades do estado. O ciclo de debates ainda não tem data definida. Além disso, o colegiado também acatou a realização de uma audiência pública para discutir as dificuldades enfrentadas pela população migrante em Santa Catarina.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir as mudanças previstas no novo código eleitoral que está para ser votado no Senado. O texto, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça traz temas como volta do voto impresso e a reserva de 20 por cento das vagas nos parlamentos para as mulheres. O debate deste sábado vai receber o membro da executiva do União Brasil, PAULO DRUMM, A vereadora e integrante da executiva do MDB, SILVIA KUHN e o secretário do PP, JAIME PRETTO. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o secretário de Cultura ANDERSON PELLEGRINI. Ele vai falar sobre os preparativos do desfile cívico Militar deste domingo. PELEGRINI vai trazer os detalhes da programação e do evento que contará com cerca de 80 entidades. O programa começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI está marcada para as 11 e meia da manhã.

O desfile cívico-militar do próximo domingo contará com a participação de 80 entidades e cerca de cinco mil pessoas na Duque de Caxias. A solenidade terá início com o hasteamento das bandeiras e a hora cívica, seguida da revista à tropa em preparação para o desfile. O desfile iniciará as oito e 20 com a participação das forças de segurança. Na sequência estarão representadas entidades, associações, clubes de serviço e instituições de ensino do município. A projeção da Secretaria de Cultura é de que o desfile do dia Sete de Setembro seja um dos maiores já realizados na cidade.

A banda do Exército vai abrir o Desfile Cívico-militar do próximo domingo. Logo depois, desfilam as representações da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, CASE e Polícia Científica. A parte militar será encerrada pelo décimo quarto RCMEC. O desfile das entidades começa com a Associação dos Autistas e terá, nas sequência, a Banda Marcial de São João do Oeste, a Secretaria de Assistência Social com os Idosos e a Secretaria Municipal de Educação com 25 creches e escolas. O desfile terá ainda escolas da rede estadual, IFSC, Unoesc, CTG e entidades de diferentes setores.

O Corpo de Bombeiros de Itapiranga interditou uma ponte nesta quinta-feira na SC 283 no município de Itapiranga. A estrutura fica na linha Chapéu, na estrada Beira Rio, que liga Itapiranga e Mondaí, na margem do Rio Uruguai, sobre o rio Macuco. Motoristas reclamaram das condições da estrada e os bombeiros realizaram a avaliação das condições de segurança. A análise constatou que a ponte apresenta diversos danos, inclusive na sustentação central e não possui condições seguras para o trânsito de veículos. Uma viga central da ponte está quebrada. O Corpo de Bombeiros orienta os motoristas a utilizarem uma rota alternativa que aumenta em sete quilômetros o trajeto entre Itapiranga e Mondaí.

Após mais de três décadas desde sua primeira edição, a Cavalgada Internacional da Cultura Gaúcha está de volta. O evento, que teve a estreia em 1994, será retomado nos dias 12, 13 e 14 de setembro e deve reunir cerca de 100 participantes, entre cavalarianos e equipes de apoio. A cavalgada sairá de São Miguel do Oeste com destino a San Pedro, na província de Misiones, na Argentina. O trajeto contará com diversas paradas, e a largada está marcada para as sete horas da manhã do dia 12, em frente à Prefeitura de São Miguel do Oeste. Os detalhes da cavalgada foram definidos em reunião realizada nesta semana no município.

A expectativa da coordenação da Cavalgada Internacional da Cultura Gaúcha é de um grupo mais reduzido nesta edição, já que o evento está sendo retomado após anos sem ocorrer. A projeção é de dos organizadores do evento, AMAURI SALLES. Ele disse que é quase como um teste para avaliar a estrutura tanto do lado brasileiro quanto do argentino, para no futuro pensar em ampliar a cavalgada. Participantes de diversas cidades da região já confirmaram presença, incluindo Iporã, Descanso, Paraíso, Bandeirante e Chapecó. SALLES disse que a cavalgada será uma oportunidade de promover o intercâmbio cultural entre os dois países, reforçando os laços pelas tradições gaúchas.

O bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste, receberá a primeira edição do SetemberFest neste sábado. A festa alemã vai envolver cultura, gastronomia e música para toda a comunidade. A abertura terá desfile das soberanas da Oktoberfest de Itapiranga, seguido de apresentações de nove grupos culturais a partir das cinco horas da tarde. As oito e meia da noite será servido um jantar típico, com pratos tradicionais da culinária alemã. Na parte musical, o destaque fica para a apresentação do grupo Águas Nativas e, no encerramento, o show da consagrada banda Madame Frau, de Blumenau. Segundo um dos organizadores, ANDRÉ ORSO, a expectativa é de um público de mil pessoas.

O município de Bandeirante confirmou a adesão ao programa estadual “Estrada Boa Rural” e definiu o primeiro trecho que será contemplado a ligação da SC-492 até a ponte da comunidade da Linha Gaspar. O investimento inicial estimado é de quatro milhões de reais. Segundo o prefeito EDER MARCON, o projeto prevê entre dois e meio e três quilômetros de melhorias, com dois milhões de reais vindo do governo estadual e os outros dois milhões financiados via BRDE. O programa estadual passou recentemente por mudanças e o valor passou de um milhão de reais por quilômetro para um milhão 250 mil reais, reconhecendo que os custos variam conforme o tipo de terreno e condições locais.

Bandeirante terá direito a um teto de 12 milhões, sendo seis 6 milhões de repasse direto e seis milhões via financiamento, com pagamento em até cinco anos. De acordo com o prefeito EDER MARCON, a administração vai trabalhar em quatro etapas, com responsabilidade, conforme a capacidade de pagamento.Além do projeto rural, o município também está investindo 230 mil reais no projeto de pavimentação entre Bandeirante e o Distrito da Prata, pela SC-492. Segundo MARCON, esse trecho segue diretrizes do Deinfra e, por enquanto, não poderá usar recursos do “Estrada Boa Rural”.

Mais de 15 mil lâmpadas usadas foram recolhidas em São Miguel do Oeste nesta semana, como parte do programa “Penso, Logo Destino”. A ação é desenvolvida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em parceria com o Conder Ambiental, com o apoio da Prefeitura. A coleta foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Diretoria de Meio Ambiente do município. Além da campanha, a cidade conta com um ponto fixo de descarte de lâmpadas e eletrônicos em frente ao Centro Administrativo. De acordo com a administração municipal, o espaço está aberto à população e facilita o descarte seguro, evitando danos ao meio ambiente. Em nota, a administração citou que a participação da comunidade é essencial pra garantir que esses resíduos tenham o destino certo, sem prejudicar o solo, a água e a saúde das pessoas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação lançou uma campanha de combate a violência nas escolas. A informação é da presidente do Sinte, ELIVANE SECHI. Ela esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira e disse que a entidade abriu um canal de denúncias para que os professores relatem os casos de violência no ambiente escolar. De acordo com ELIVANE, o objetivo é mapear e combater os casos. Ela explicou que o questionário tem como objetivo reunir informações sobre episódios de agressão contra trabalhadores da educação. No mês passado, o Sinte entregou um documento para a secretaria de Educação solicitando ações para garantir a segurança dos professores no ambiente escolar.

A violência no ambiente escolar é uma questão preocupante motivada por uma série de fatores. A opinião é da presidente do Sinte, ELIVANE SECHI. No caso de atos contra professores, o problema é reflexo da desvalorização dos profissionais que leva ao desrespeito. Em 2024, foram registrados nas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, cerca de sete mil e 700 casos de violência. De acordo com a secretaria de Educação, no ano passado, a regional de São Miguel do Oeste teve 94 casos de violência escolar. A campanha lançada pelo Sinte abriu um canal de denúncias via instagram do sindicato. A professora ELIVANE disse que todas as informações são tratadas com sigilo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

O Secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, PAULO BORNHAUSEN, se reuniu na manhã de hoje com lideranças locais em São Miguel do Oeste. BORNHAUSEN fez uma exposição sobre o “Desafio estratégico ao modelo de desenvolvimento catarinense”, abordando como inovação, competitividade e sustentabilidade devem orientar as próximas decisões estruturantes do Estado. O objetivo foi dialogar com empresários e lideranças locais sobre os impactos da Reforma Tributária e os caminhos para garantir a manutenção do protagonismo catarinense na economia nacional. Na parte da tarde, BORNHAUSEN vai participar do Fórum Municipal da Juventude na câmara de vereadores.

A organização do Liquida São Miguel começou a montagem dos estandes para o evento no Parque de Exposições Rineu Gransotto. O Feirão, que será aberto ao público na próxima sexta-feira, 12, deve reunir mais de 100 expositores em ambientes internos e também contará com um feirão do automóvel. De acordo com o responsável pela organização, ROGÉRIO DOS SANTOS, mais de cinco empresas do setor automotivo já confirmaram presença com veículos à mostra e à venda no espaço externo. ROGÉRIO disse que a montagem está bem acelerada. Ele disse que a estrutura do palco para a orquestra e os shows que vão ocorrer durante o evento já foi montada. O Liquida vai até domingo sem cobrança de ingressos ou de estacionamento.

O Liquida São Miguel reunirá empresas de mais de 20 segmentos do comércio e serviços da região. De acordo com o responsável pela organização, ROGÉRIO DOS SANTOS, o feirão será um shopping center em São Miguel do Oeste por um final de semana inteiro, pra receber gente de toda a região. Além da variedade de setores, os organizadores apostam nos descontos para atrair o público. O objetivo do Liquida São Miguel é incrementar as vendas do comércio local e a expectativa é de aumento no volume de negócios em comparação ao ano passado. ROGÉRIO destacou os descontos dos produtos podem chegar a 70 por cento durante o evento marcado para o próximo final de semana.

Um homem de 33 anos foi preso na manhã desta quinta-feira, após ameaçar de morte a ex-companheira, de 29 anos e levá-la contra a vontade a um motel em Barracão, no Paraná. O caso começou por volta da dez e meia da manhã, no centro de Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar, a vítima seguia para o trabalho quando foi abordada pelo ex, que mostrou uma arma preta aparentemente de fogo e passou a fazer ameaças. Sob pressão, a mulher foi forçada a ir com ele até o motel, onde as ameaças continuaram. Depois disso, ela procurou ajuda na Delegacia da Polícia Federal e a Polícia Militar foi acionada e iniciou as buscas. O suspeito foi encontrado caminhando às margens da BR-163. Durante a abordagem, ele levantou a camisa, tirou a arma da cintura e a jogou no chão. Os policiais constataram que se tratava de um simulacro de arma de fogo. Ele foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil.


Um grave acidente na manhã desta sexta-feira, por volta das nove e quarenta, resultou na morte de um casal na BR-282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha, no trecho de acesso ao município de Flor do Sertão. A colisão envolveu um Chevrolet Celta e uma carreta, sob chuva e tempo fechado. Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal atenderam a ocorrência. O trânsito ficou parcialmente bloqueado e segue com lentidão. A dinâmica do acidente ainda está sendo investigada.





Um veículo capotou durante uma fuga da Polícia Militar no final da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. Por volta das cinco e meia da tarde, o condutor de um Corsa foi avistado trafegando pela BR-163 em direção ao município e passou a ser acompanhado pelas guarnições. Na Willy Barth, ele iniciou a fuga e seguiu em direção a Descanso. Nas proximidades do aeroporto, o motorista acessou uma estrada de chão, onde o condutor perdeu o controle da direção e capotou. Após o acidente, os dois ocupantes foram abordados e detidos pela Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.