-SENADO APROVA INCENTIVOS DE ATÉ 18 BILHÕES PARA PRODUÇÃO DO HIDROGÊNIO VERDE
-PROPORÇÃO DE CANDIDATOS JOVENS CAI E ATINGE MENOR TAXA DESDE 2008 EM SC
-CÂMARA APROVA PROJETO QUE AUTORIZA VENDA DE VEÍCULOS DO MUNICÍPIO
-INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO AUMENTAM 26 POR CENTO NESTE ANO NA REGIÃO
-CANDIDATOS DE BANDEIRANTE SE PREPARAM PARA DEBATE NA PEPERI
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CAMINHONETE NO CENTRO DA CIDADE
-ADOLESCENTE DE 14 ANOS É MORTO COM TIRO NO PEITO EM BAIRRO DE CAMPO ERÊ
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de nove graus. A máxima pode chegar a 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
O atirador que abriu fogo em uma escola da Geórgia, nos Estados Unidos, é um adolescente de 14 anos, de acordo com as autoridades locais. O ataque aconteceu nesta quarta-feira, deixando quatro pessoas mortas e outras nove feridas. O caso aconteceu na cidade de Winder, nos arredores de Atlanta. Segundo a polícia, o atirador atacou uma escola que tem cerca de dois mil alunos no ensino médio. O atirador era um aluno da escola e entrou armado na instituição. Ele matou dois estudantes e dois professores, segundo a polícia. O atirador se rendeu e entregou-se aos policiais minutos depois que os agentes entraram na instituição.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta quinta-feira que o Brasil, a China e a Índia poderiam atuar como mediadores em possíveis negociações de paz na guerra com a Ucrânia. Falando no Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, PUTIN sugeriu que um acordo preliminar alcançado entre negociadores russos e ucranianos nas primeiras semanas da guerra em negociações em Istambul, que nunca foi implementado, poderia servir de base para as negociações. O presidente ressaltou, ainda, que a Rússia nunca recusou negociações de paz com a Ucrânia.
O advogado do candidato opositor venezuelano EDMUNDO GONZÁLEZ se reuniu com o procurador-geral da Venezuela, TAREK SAAB, no Ministério Público na noite desta quarta-feira para responder a questionamentos. O encontro ocorreu dois dias após a Justiça ter emitido mandado de prisão contra GONZÁLEZ. O advogado JOSÉ HARO pediu para o MP "não criminalizar" a política e evitar uma "perseguição". EDMUNDO GONZÁLES está sendo investigado pelo MP pela publicação de um site com atas eleitorais que a oposição venezuelana usa de base para afirmar que ele venceu a eleição presidencial sobre o presidente NICOLÁS MADURO. Temendo ser preso pelo regime, GONZÁLEZ está escondido há mais de um mês.
O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que dá benefícios fiscais da ordem de 18 bilhões de reais a empresas que produzirem o hidrogênio verde, com menos emissão de carbono, por meio de energias renováveis. O texto segue para a sanção do presidente LULA. A proposta concede incentivos fiscais às empresas produtoras de 2028 a 2032. Também será oferecido crédito fiscal a partir da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Para ser contemplado, o produtor deste tipo de energia terá de contribuir, por exemplo, com medidas de "mitigação e de adaptação à mudança do clima" e de "diversificação do parque industrial brasileiro".
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta quarta-feira que fez uma revisão na bandeira tarifária vermelha para este mês de setembro, e corrigiu o patamar que antes era nível dois, para nível um. Isso significa que a cobrança adicional na conta de luz — deixando o preço da energia elétrica mais caro para famílias e empresas —, será em um valor menor do que o anunciado anteriormente. Contudo, ainda haverá aumento na tarifa. Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, já havia falado sobre a possibilidade de uma revisão nível da bandeira vermelha. Segundo a agência, a mudança "ocorre após correção de informações do programa Mensal de Operação e, com a alteração, a Aneel solicitou a avaliação das informações e o recálculo de dados.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, anunciou nesta quarta-feira que o plenário da Casa votará a indicação de GABRIEL GALÍPOLO à presidência do Banco Central no dia 8 de outubro, após o primeiro turno das eleições municipais. Atual diretor de Política Monetária do BC, GABRIEL GALÍPOLO foi escolhido pelo presidente LULA para presidir a autoridade monetária. O economista vai substituir ROBERTO CAMPOS NETO, atual presidente do BC, que foi indicado na gestão JAIR BOLSONARO. PACHECO fez o anúncio da data de votação da indicação de GALÍPOLO durante sessão do Senado nesta quarta. Antes de o nome ser analisado pelo conjunto de senadores, a Comissão de Assuntos Econômicos deve realizar a sabatina de GALÍPOLO.
Apenas seis por cento dos candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral têm entre 18 e 29 anos para as Eleições 2024 em Santa Catarina. É a menor proporção desta faixa etária desde deste o pleito de 2008, quando sete virgula oito por cento dos candidatos tinham até 29 anos. Ao todo, Santa Catarina tem 19 mil 516 nomes cadastrados a todos os cargos este ano. Destes, 17 mil e 800 concorrem a uma cadeira nas câmaras municipais, e 839 tentam chegar ao cargo máximo dos Executivos municipais. O restante são candidatos a vice-prefeito. Do número total, mil 171 nomes têm entre 18 e 29 anos, conforme o sistema público do TSE.
O índice de Utilização da Capacidade Instalada da indústria aumentou, em julho, para 75 por cento. O dado é da Fiesc. Este é o maior percentual registrado em 2024 e, com tendência de alta, aponta para a redução da ociosidade da indústria. O indicador também ficou acima da média nacional, de 71 por cento. O aumento do índice de Utilização da Capacidade Instalada significa que as indústrias estão produzindo mais para atender a demanda. Isso ocorre por meio de, por exemplo, acionamento de mais máquinas e equipamentos para fabricação de produtos. Segundo dados do IBGE, a produção do setor industrial catarinense acumula alta de cinco vírgula seis por cento no primeiro semestre de 2024.
Com a prisão do prefeito CLÉSIO SALVARO de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na terça-feira, o estado soma ao menos 28 chefes de executivo detidos em quatro anos. O número representa nove e meio por cento dos gestores à frente dos 295 municípios catarinenses. Alvos de operações do Ministério Público e Polícia Civil, alguns políticos foram soltos com medidas cautelares ao longos dos anos. O primeiro prefeito preso em 2020 foi ORILDO SEVERGNINI, então prefeito de Major Vieira. Entre as ações das autoridades, a Operação Mensageiro se destaca com a detenção de 17 prisões de prefeitos. A prisão do prefeito de Criciúma, nesta semana, é resultado de ação do Gaeco que investiga denúncias de fraude em um processo licitatório para a contratação de empresas de serviços funerários na cidade.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram diversos projetos de lei durante a sessão ordinária de terça-feira. Uma das propostas trata sobre a abertura de crédito suplementar no orçamento do município. De autoria do Poder Executivo, o projeto altera as leis orçamentárias e abre crédito adicional suplementar três milhões e 800 mil reais. De acordo com a justificativa, as dotações orçamentárias a serem reforçadas são o Fundo Municipal de Habitação, Divisão de Contabilidade e Urbanismo. O projeto aponta os setores que terão recursos reduzidos para essa composição. A proposta tramitou em regime de urgência, foi aprovada por maioria em votação única, com uma abstenção, e segue ao prefeito para sanção.
A câmara de vereadores também aprovou, nesta terça-feira, o projeto Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a proibição da exigência de doação de área pública no parcelamento do solo na forma de desmembramento no município. O texto altera o artigo 81 da Lei que trata das Normas do Parcelamento do Solo. A lei passa a ter a seguinte redação: “fica proibido o município de São Miguel do Oeste de exigir qualquer doação de lote urbano para os casos de parcelamento do solo que não seja pela forma de loteamento ou condomínio de lotes.” O projeto foi aprovado por maioria em primeiro turno, com uma abstenção, e ainda passará por uma segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção.
Os vereadores aprovaram ainda um projeto que autoriza a baixa do patrimônio e venda de bens móveis inservíveis à Administração Pública Municipal. Os bens são veículos e máquinas agrícolas, veículos de tração mecânica e veículos em geral. Ao todo, são 11 lotes que serão alienados pelo município. O veículo de menor valor é um Celer 1.5, marca Chery, ano 2017, modelo 2018, com lance mínimo de 10 mil reais. O item de maior valor é uma máquina retroescavadeira RD 406, motor a diesel, com lance mínimo de 60 mil. O leilão ainda vai colocar a venda 42 pneus, sucatas e peças de máquinas e veículos.
O número de incêndios em vegetação registrados pelo décimo segundo batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste mais que dobrou em agosto na comparação com o mês anterior. Em julho, foram 37 ocorrências desse tipo. Em agosto, o número subiu para a 80 ocorrências. De acordo com o subcomandante do batalhão, Major MICHAEL MAGRINI, no acumulado do ano, a corporação registrou 285 incêndios em vegetação na região. O número, computado até o início de setembro, representa um aumento de 26 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. Os casos de incêndios em vegetação estão crescendo em todo o país nesta época do ano.
A maioria dos incêndios em vegetação na região extremo-oeste é resultado da ação humana, especialmente em áreas rurais, onde é comum o uso do fogo para limpar terrenos. A afirmação é do subcomandante do batalhão, Major MICHAEL MAGRINI. Ele explicou que a vegetação seca por causa da geada e os ventos fortes fazem com que as queimadas saiam do controle. MAGRINI também destacou que os casos de suspeita de incêndios criminosos estão sendo investigados pela Polícia Militar Ambiental. O bombeiros ressaltou, ainda, que os incêndios provocam prejuízos ambientais, como a morte de animais, destruição de habitats e aumento da poluição do ar, que tem se intensificado pela fumaça que chega de outras regiões. Até o momento, não houve feridos graves, mas o major alerta para os riscos à vida e ao patrimônio caso as ocorrências continuem crescendo.
São Miguel do Oeste encerrou o mês de julho com a geração de 67 postos de trabalho. O número é a diferença entre o total de admitidos e desligados de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, São Miguel do Oeste abriu 647 postos de trabalho, 68 a mais do que o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Caged, o saldo, entre janeiro e julho de 2023, foi de 579. Neste ano, o setor de serviço abriu 259 vagas formais na cidade e a indústria teve 229 contratações a mais do que demissões. De acordo com o gerente de operações do Sesi Senai na região, IVANOR FINATTO, esse resultado confirma o movimento que vem ocorrendo há mais tempo de geração de empregos com carteira assinada.
O grande desafio da região é ter pessoas qualificadas para atender as demandas das indústrias e das empresas do comércio e prestação de serviços. O comentário é do gerente de operações do Sesi Senai, IVANOR FINATO. Ele disse que as empresas, via de regra, enfrentam dificuldades nos dois extremos do mercado de trabalho: faltam trabalhadores para as vagas mais simples, o chamado chão de fábrica, e aqueles com formação qualificada e especializada. FINATO destacou que em alguns setores, como metalmecânico, automação e construção civil, a falta de mao de obra inviabiliza novos projetos e a expansão das empresas.
Apesar da dificuldade com a mão de obra, São Miguel do Oeste deve manter e até ampliar o saldo de empregos com carteira assinada até o final do ano. De acordo com o diretor de operações Sesi-Senai, IVANOR FINATO, a tendencia é de manter essa relação positivas de mais contratações do que demissões. Ele comentou, no entanto, que é preciso encontrar alternativas para superar a falta de mão de obra na cidade.
O debate eleitoral deste sábado na Peperi vai reunir os três candidatos a prefeito de Bandeirante. O programa começa as oito horas da manhã e vai reunir o candidato a prefeito da coligação Bandeirante em novo rumo, PL-MDB, DAVENIR HOFFMEISTER; o candidato da coligação Unidos por Bandeirante cada vez melhor, PSB Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL(PTPC do BPV), EDER MARCON e a candidata da coligação Mudança de Verdade, União-PP, JANE RIES. O programa terá quatro blocos e será transmitido pela rádio Peperi FM 99 vírgula nove e em imagens pelo Facebook do Portal da Peperi.
As coordenações das campanhas que disputam a prefeitura de Bandeirante esperam um debate positivo para os candidatos. O coordenador da campanha de DAVENIR HOFFMEISTER, MARCOS GRISON disse que a previsão é de um debate transparente e propositivo. Ele comentou que o programa é muito importante porque permite aos candidatos a apresentação do plano de governo, as metas e objetivos para o município. Na visão de GRISON, o debate também serve para o eleitor comparar os candidatos e escolher o melhor. Ele citou ainda que o debate também é um espaço para conquistar o voto dos eleitores, especialmente os indecisos.
O debate na Peperi é importante porque promove a transparência e permite que os candidatos apresentem suas propostas publicamente. O comentário é da coordenadora da campanha do candidato EDER MARCON, MARLEI OLIBONI LAMB. Ela citou que o programa vai levar informações para o eleitor, facilitando a comparação e a definição do voto. MARLEI comentou que a expectativa da coligação é por um debate sério e construtivos sem ataques. Ela também ressaltou que a intenção do candidato é fazer um programa com respeito aos adversários e com apresentação de projetos para melhorar o município e atender a necessidade da população.
A expectativa da coligação da candidata JANE RIES para o debate de sábado na Peperi é a melhor possível. A afirma é do coordenador regional do União Brasil, VOLMAR GANDOLFI. Ele disse que o programa vai mostrar quem está preparado e quem tem as melhores propostas e projetos para Bandeirante. GANDOLFI ressaltou que o debate na Peperi é muito importante para a democracia. Ele lembrou que Bandeirante não tem propaganda eleitoral no rádio e, por isso, o debate adquire uma importância especial porque permite aos candidatos esse contato com os eleitores. Ele destacou ainda que esse é um momento ímpar para apresentar as propostas para a população do município.
Uma mulher de 67 anos, natural de Descanso, foi presa nesta quarta-feira pela Polícia Civil. Ela estava foragida após ser condenada a 16 anos e 4 meses de prisão por envolvimento em um homicídio qualificado, ocorrido em fevereiro de 2017 em Chapecó. O crime aconteceu na rua Pará, bairro São Pedro, onde a vítima, um homem de 42 anos, foi morto pelo filho da mulher presa, com a participação direta dela. A condenada foi encontrada em Planalto Alegre após diligências da Polícia Civil, que recebeu a informação de sua localização. Ela foi presa sem oferecer resistência e encaminhada ao sistema prisional.
Um incêndio atingiu uma residência no começo da tarde desta quarta-feira na rua Laudir Antônio Comim, no bairro Santa Terezinha, em Guaraciaba. O fogo começou na parte dos fundos do imóvel por volta das duas horas da tarde. Moradores e populares, ao perceberem as chamas, retiraram móveis e eletrodomésticos do local. As guarnições dos bombeiros de Guaraciaba chegaram ao local, com apoio de uma equipe de São Miguel do Oeste, e o incêndio foi controlado antes que se espalhasse. Ninguém ficou ferido. A casa mista foi parcialmente destruída. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.
Uma colisão lateral entre uma Saveiro e uma motocicleta Yamaha YBR 125 Factor, ambos com placas de Iporã do Oeste, deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na SC 163. O acidente aconteceu por volta das seis horas nas proximidades do silo da empresa Cooper A1. A condutora da motocicleta, uma moça de 19 anos, foi amparada pelo condutor da Saveiro. A vítima apresentava escoriações nas mãos e nas pernas. Ela foi socorrido pelos bombeiros e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.
Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira no centro de São Miguel do Oeste. O fato ocorreu por volta das 10 horas no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Sete de Setembro. A colisão envolveu uma moto Honda CB 300 e uma caminhonete Toyota Hilux. O motociclista sofreu uma luxação no braço direito e escoriações pelo corpo. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital. O motorista da Hilux não sofreu ferimentos.
Uma caminhonete S10 saiu da pista e capotou na tarde de ontem na SC 492, entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. A camionete era ocupada apenas pela condutora, que recebeu atendimento da equipe do Corpo de Bombeiros. Ela teve lesões leves e não preciso ser levada ao Hospital. A mulher perdeu o controle da direção da S10 ao desviar de um outro veículo que teria invadido a contramão de direção. Após sair da pista, a camionete se chocou contra um poste de energia elétrica. A Celesc foi chamada para fazer os reparos na rede e a substituição do poste.
Um adolescente de 14 anos foi morto com um tiro no peito na tarde de ontem em Campo Ere. O fato aconteceu por volta das quatro horas na Rua Joarez Mendes de Andrade no bairro Vila Feliz. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encontrou a vítima caída, já sem os sinais vitais. A vítima foi identifica como GABRIEL TEIXEIRA DA ROSA, de 14 anos. A mãe do adolescente, ao chegar no local entrou em estado de choque, precisando ser atendida pelos bombeiros e encaminhada para a Unidade de Saúde para atendimento médico. GABRIEL está sendo velado no Centro Comunitário do Bairro Cohab e deve ser sepultado na tarde desta quinta-feira.
Um adolescente de 16 anos e um rapaz de 18 anos, suspeitos de envolvimento na morte de GABRIEL TEIXEIRA DA ROSA foi detidos ainda na tarde de ontem. De acordo com a Polícia Militar, o menor, de 16 anos, assumiu ser o autor do disparo. A arma seria do rapaz de 18 anos. Eles alegaram que o tiro foi acidental. Segundo a Polícia Militar, o proprietário da arma teria fugido, porém foi encontrado pela guarnição a cerca de duas quadras do local. Ele relatou para a PM que presenciou o ocorrido, tentou prestar socorro ao menor atingido pelo disparo, porém percebeu que ele já estava sem vida. A arma, um revólver de calibre 38, foi encontrada escondida na casa do autor do disparo.
A Polícia Civil de Campo Ere confirmou a apreensão do adolescente de 16 anos e a prisão do rapaz de 18 anos envolvido na morte de um adolescente de 14 anos na tarde de ontem em Campo Ere. De acordo com o delegado WILHERM NEGRÃO, o menor de 16 anos foi apreendido pela prática de condutas análogas aos crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Já o rapaz de 18 anos foi preso em flagrante por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. A Polícia Civil o menor que fez o disparo alegou que acionou o gatilho sem saber que a arma de fogo estava municiada. O delegado disse que as investigações prosseguem para apuração dos fatos e que outras informações não foram divulgadas para não comprometer o trabalho de polícia judiciária.