ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 05/09/2022

-BARROSO SUSPENDE LEI QUE CRIOU PISO SALARIAL PARA A ENFERMAGEM

-SOPELSA REÚNE SECRETÁRIOS PARA ALINHAR TRABALHO DO GOVERNO DE SC

-SAÚDE BATE META AO IMUNIZAR 95% DAS CRIANÇAS APÓS BUSCA ATIVA

-CÂMARA APROVA GASTO DE ATÉ 150 MIL REAIS NA PRIMEIRA FECOCEDRO

-CRAS FAZ REUNIÕES COM BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL

-SEGUNDA EDIÇÃO DA FEIRA DE PRODUTOS LOCAIS OCORRE NESTE FERIADO

-DEFINIDA DATA E LOCAL DO ENCONTRO PARA TROCA DE MUDAS E SEMENTES

-CAMPANHA “PENSO, LOGO DESTINO” TERMINA AMANHÃ EM SÃO JOSÉ DO CEDRO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR AMEAÇAR EX COM FACÃO

-HOMEM É PRESO POR DISCUTIR COM IRMÃ E AMEAÇAR MATAR A MÃE

O tempo está nublado. A previsão é de condições chuvosas à tarde. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo cinco reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Dois funcionários da Embaixada russa no Afeganistão e mais dez afegãos foram mortos nesta segunda-feira em um atentado suicida perto da missão diplomática do país na capital afegã, Cabul, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. O vice-embaixador, MIKHAIL SHAKH, e um segurança estão entre os mortos, segundo o comitê de investigação da Rússia. O Ministério confirmou que civis afegãos também morreram no ataque. A polícia ainda não sabe a motivação do crime. A polícia afegã confirmou que um homem-bomba detonou explosivos perto da entrada da embaixada.

LIZ TRUSS foi anunciada nesta segunda-feira como a nova chefe do Partido Conservador britânico e, por consequência, nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela teve mais de 81 mil votos válidos, o que representa 57 por cento dos votos enquanto RISHI SUNAK teve pouco mais de 60 mil, o equivalente a 42 por cento. Ela ficará a frente do país até as próximas eleições, previstas para 2024. No discurso logo depois da vitória, LIZ disse que vai entregar um plano ousado para cortar impostos e crescer a economia. Ela também prometeu responder à crise energética que atinge o país.

O Chile rejeitou a proposta de nova Constituição que foi a votação neste domingo com uma ampla margem. A rejeição à Carta venceu por cerca de 63 a 37 por cento. O presidente GABRIEL BORIC convocou uma reunião com todos os partidos nesta segunda-feira à tarde. Em outubro de 2020, 80 por cento dos chilenos decidiram num plebiscito aposentar a Constituição de 1981, promulgada na ditadura militar. Ontem, no entanto, a nova Constituição foi rejeitada. No encontro de hoje, o presidente vai discutir uma proposta, que será enviada ao Congresso, no qual o governo não tem maioria, para aprovação.

Após três semanas de campanha eleitoral, as estratégias digitais dos mais de 29 mil candidatos este ano representam apenas três vírgula oito por cento dos gastos registrados até o momento. A prestação de contas parcial enviada pelos candidatos para o Tribunal Superior Eleitoral indica que foram investidos cerca de 18 milhões e 800 mil reais com o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais e criação e hospedagem de sites até sexta-feira. Esse valor representa menos de 10 por cento dos 220 milhões direcionados às estratégias da chamada campanha tradicional, como material impresso, jingles, publicidade em carro de som e programas para a televisão e rádio. Os gastos são preliminares e devem aumentar bastante até a eleição.

Os economistas do mercado financeiro reduziram de seis vírgula 70 para seis vírgula 61 por cento a estimativa de inflação para este ano e também elevaram a previsão de crescimento da economia. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada. Esta foi a décima queda seguida da estimativa do mercado financeiro para a inflação deste ano. A meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional é de três e meio por cento.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO, suspendeu neste domingo, a lei que criou o piso nacional de enfermagem. Ele deu prazo de 60 dias para que estados, municípios e governo federal informem os impactos que o texto traz para a situação financeira de cidades e estados, a empregabilidade dos enfermeiros e a qualidade do serviço de saúde. A decisão de BARROSO atende a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços que afirma que a lei é "inexequível" por não considerar desigualdades regionais e cria distorção remuneratória em relação aos médicos, além de gerar o aumento do desemprego entre os enfermeiros. O ministro ressaltou que "é preciso atentar, neste momento, aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados".

O relatório de balneabilidade referente aos dias 29 de agosto e 2 de setembro foi divulgado nesta sexta-feira, 2, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. O relatório número 21 deste ano aponta que, dos 237 pontos analisados, 200 estão próprios no Litoral catarinense, o que representa 84 vírgula quatro por cento. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 71 estão em condições próprias, o que representa 81 vírgula seis por cento. As análises são realizadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do estado.

A Fiesc vai promover, no dia 22 de setembro, o encontro com os candidatos ao governo de Santa Catarina, em Florianópolis. A Carta da Indústria, documento que contempla as propostas do setor para os programas de governo, norteará as discussões do evento. Vão participar os candidatos de partidos que têm representação na Assembleia Legislativa. As linhas gerais da Carta foram aprovadas na reunião de diretoria da entidade em agosto. No dia 5 de setembro, a FIESC terá reunião com os assessores dos candidatos, que receberão o documento e vão poder avaliar as propostas e subsidiar os posicionamentos dos candidatos a respeito das proposições.

O governador interino de Santa Catarina, MOACIR SOPELSA, realizou, neste domingo, uma reunião emergencial com secretários de várias áreas para inteirar-se da situação de projetos travados ou obras que não saem do papel. O governador em exercício se reuniu com os secretários da Casa Civil, Infraestrutura, Fazenda, Agricultura, Educação, Saúde e Administração. Um dos setores que o preocupa é o da infraestrutura. Esse foi o primeiro ato administrativo concreto desde que SOPELSA assumiu a Chefia do Executivo, em solenidade ontem no Teatro Pedro Ivo Campos no último sábado. Ele permanece à frente do governo até o final do período eleitoral.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina - SINTE, entregou aos partidos políticos uma carta contendo reivindicações para a categoria. O secretário de Formação ALDOIR KRAEMER, comentou que isso é feito pelo sindicato a cada ano eleitoral. A ideia é pedir aos candidatos comprometimento com as necessidades da classe em Santa Catarina, independentemente do partido político. A carta está aberta para assinatura dos políticos. Após prazo limite, a carta será divulgada para consulta pública onde será possível ver quem assinou a carta. Entre os pedidos realizados pela categoria está a descompactação salarial do magistério.

Foi entregue nesta manhã dois veículos para duas secretarias de Guaraciaba. O prefeito de VANDECIR DORIGON, entregou os veículos para a secretaria de Obras e para a secretaria de Agricultura para uso do secretário SÉRGIO THALHEIMER. Os dois veículos Strada cabine dupla custaram 211 mil reais e chegaram ao município no mês de julho, porém após todo o trâmite de liberação, como emplacamento e seguro, elas estão autorizadas a serem usadas. Ainda estão previstos, e já licitados, um caminhão caçamba no valor de 569 mil, uma van para saúde de 255 mil, outra para educação de 251 mil e 900 reais e uma ambulância de 239 mil e 900.

A campanha “Penso, Logo Destino” - política reversa, encerra amanhã em São José do Cedro. A campanha tem como objetivo dar um destino ambientalmente correto, dentro da logística reversa, em que os fabricantes são responsáveis pelo reuso ou então, descarte dos produtos inservíveis aos consumidores, a fim de evitar a poluição do meio ambiente. Estão sendo recebidos materiais até amanhã, terça-feira, seis de setembro: lâmpadas, pilhas e baterias - exceto automotivas; e eletroeletrônicos - exceto fogões e ares-condicionados. Os materiais podem ser encaminhados junto a casa anexa ao módulo esportivo, onde há um funcionário responsável pelo recebimento dos materiais em horário comercial.

A baixa adesão para habilitação da nota fiscal eletrônica preocupa a secretaria de Agricultura de São José do Cedro. A capacitação vem sendo desenvolvida pelo sindicato e praticamente todas as vagas deste ano foram preenchidas. Segundo o diretor de Agricultura JANDIR HARTMANN, esta preocupação se deve ao prazo para a habilitação dos agricultores. Os agricultores que ainda não procuraram o departamento precisam buscar para se enquadrarem nas novas regras. A partir de janeiro a emissão de notas passa ser realizada apenas por nota eletrônica, dispensando o tradicional bloco de produtor. Conforme o diretor, muitos agricultores ainda não sabem como proceder com as novas regras, por isso vale a busca pelas informações e capacitações. HARTMANN também comentou que recentemente foi realizada uma reunião na Linha Nilsson para tratar sobre o poço artesiano da comunidade. O poço será cedido aos cuidados da comunidade.

A comercialização de alface apresentou queda neste período de baixas temperaturas para uma propriedade rural de São José do Cedro. Conforme o produtor JEFERSON SEWALD, esta queda deve ser revertida com a chegada do final de ano e com as temperaturas mais altas. A expectativa é que a partir de outubro as vendas voltem ao normal. Contudo, ele destacou que isso é variável de ano para ano, além do clima que influencia na produção das hortaliças. Segundo ele, muito quente a produção fica prejudicada, mas as vendas são boas. Porém, no inverno a produção é maior, mas o consumo é menor. Já em questão aos preços, ele destacou que os valores seguem estáveis para os próximos meses em virtude do alto custo para produção.

Uma propriedade rural de São José do Cedro vem apostando em variedades da cana-de-açúcar para conseguir promover cultivo durante todo o ano. O agricultor ALGEU FAGUNDES, comentou que há 11 anos trabalha com a cultura. Durante todo este tempo este investindo em diversidades para buscar um meio de cultivar a cana por um ano inteiro. Segundo ele, a “nova espécie" não possui nome específico, inclusive a ideia surgiu ao participar de uma feira. Lá pegou algumas mudas que prometiam manter a produção da cana em 12 meses. Assim, segundo ele, garantiu a produção do açúcar independentemente da estação do ano nos dois últimos anos. Atualmente a propriedade cultiva cana para a produção de cachaça, carro chefe da localidade que inclusive está buscando o registro do produto, melado e açúcar-de-cana. Sobre a busca pelo registro, o agricultor salientou que espera obter o selo há mais de quatro anos. A proposta está sendo analisada pelo Ministério de Agricultura. Ele atribui a demora ao sistema burocrático enfrentado.

Vai acontecer a segunda edição da Feira de Produtos Locais de Palma Sola neste feriado nacional de Sete de Setembro na Rua Coberta, em frente ao museu de colonização. A informação é da agente de Desenvolvimento ALINE BELLÉ. A decisão foi discutida em reunião com a prefeitura e também com os agricultores, além dos microempreendedores individuais de Palma Sola. A feira acontecerá na parte da tarde a partir das 13 horas com término às 17 horas. O pedido foi feito pelos próprios feirantes. Segundo a agente de Desenvolvimento a feira contará com produtores provenientes da agricultura familiar que possuem o bloco de produtor rural. Além de microempreendedores do ramo de panificados, a exemplo, de bolachas, cucas, pães, melado, entre outros produtos. Esta feira deve acontecer a cada duas semanas em Palma Sola visando fortalecer a economia local.

Foi definida data e local para realização do primeiro encontro para a Troca de Mudas e Sementes em Guarujá do Sul. A comissão organizadora definiu pelo dia 22 agora no clube da Linha Pessegueiro a partir das 13 horas. A afirmação é da extensionista da Epagri DIANDRA ANDREOLLA. Às 14 horas haverá uma palestra ministrada por uma jovem de Itapiranga. Logo após acontece a troca das mudas e sementes entre os agricultores. A ideia é tentar manter o cultivo das sementes sem mudanças genéticas delas. Segundo ela, esta ideia foi debatida entre os participantes nos dois últimos anos, mas em virtude da estiagem enfrentada não foi possível promover a ideia. A expectativa é envolver um grande público neste primeiro encontro, já que a realização foi um pedido dos agricultores.

O Cras de Guaraciaba está promovendo oficinas de biscuit visando ampliar o conhecimento das participantes, bem como fortalecer o convívio social. A informação é da coordenadora IDIONE KROTH FABBI. As aulas aconteceram nas quintas-feiras à tarde na sede do Cras e as mulheres tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar enfeites de cuia, chaveiros, decoração em vidros, entre outros. O curso incentiva o trabalho manual, melhora da autoestima das participantes, incentiva à criatividade, à imaginação, além de oportunizar fonte de renda às participantes. Atualmente o curso está sendo ministrado a um grupo de adolescentes também as quintas à tarde. Este grupo em específico está aprendendo a confeccionar enfeites de cuia, ponteiras de lápis e chaveiros personalizados, além de clips e palitos para tererê. A próxima turma terá início no dia 20 de setembro. Será ofertada no período noturno e tem como público as mães das crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Cras e a coordenação do Cadastro Único de Anchieta realizarão reuniões com as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. Amanhã, às 13 horas e 30 minutos, a reunião será no Centro de Convivência dos Idosos sendo que devem participar as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que moram nos Bairros Cantú, Xavantes, São Paulo Alto, Cohab, Novo Lar, Guarani e Centro de Anchieta. Como também da Gaúcha, São Marcos, Prateleira, Santo Inácio, São Roque, Assentamentos 25 de Maio e União da Vitória, Aparecida, Salete, São Pedro, Taquaruçu e São José. Já no dia oito, às 13 e 30, a reunião será no Salão da Comunidade Café Filho com as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que moram nas comunidades Café Filho, Medianeira, São Cristóvão, São Dimas, Camargo, Santa Rita, Primavera, Saúde, Vargem Bonita, Cordilheira, Unida, Gaiola e Sete de Setembro. A participação do responsável pela família é importante e na impossibilidade de comparecimento deste é preciso comparecer outro representante da família.

No Enfoque Legislativo, programa da Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul, a Rádio Cedro conversou com o presidente da Casa sobre os projetos que deram entrada na sessão de quinta-feira passada. CLEBER WESCHENFELDER, relatou que alguns projetos seguem em comissões para análise, entre eles, a regularizaçãoautorização para criação de loteamento. Também houve a entrada de três novos projetos de lei. O presidente citou a doação de terreno à empresa que cumpre as regras pré-definidas visando a geração de emprego. Houve a avaliação da lei orçamentária para 2023. Segundo ele, há uma reestimativa do PPA. Já a LOA está em análise na Câmara. Na última sessão, três suplentes assumiram a cadeira por 30 dias durante o licenciamento de cada titular. Diante do afastamento temporário dos vereadores RODRIGO LUNKES, LUIZ SEIBEL e MÁRCIA FERNADES, assumiram as suplentes IRIA ROHENKOHL, MARCIA MOREIRA e SÔNIA MACHADO DOS SANTOS. Isso garante protagonismo feminino na Casa.

O vereador CLAUDINEI MORSCH esteve no programa da Câmara de Princesa no último sábado relatando sobre a sessão de segunda-feira passada. Conforme o vereador, o projeto que prevê a implantação de programas de equoterapia e hidroterapia foi aprovado em segunda votação pela Câmara. Também foram aprovados os novos valores para pacientes e acompanhantes que realizam tratamento fora de Princesa. Ele citou que o projeto que prevê criar novos cargos públicos segue na Câmara, já que se trata de aumento do efetivo do poder público. Além da aprovação de projetos e debates, a Câmara teve a entrada de novos requerimentos. O vereador comentou sobre seu requerimento verbal solicitando envio de um projeto de lei para criar um novo auxílio financeiro para Apae de São José do Cedro. O pedido do vereador é que a prefeitura destine de 20 a 25 mil reais para a escola especial. Caso o executivo não faça, ele afirmou que vai elaborar um texto para submeter a análise da Câmara. Também pediu informações sobre cobrança do IPTU do Loteamento Primavera.

Os vereadores da Câmara de São José do Cedro aprovaram na última sessão ordinária de agosto o projeto que permite o poder público gastar até 150 mil reais na realização da primeira edição da FecoCedro. A feira para o comércio local está prevista para acontecer nos dias 15 e 16 de outubro na gruta São Cristóvão. O intuito é atender até 70 empresas com estandes sem custos ao comerciante. Conforme o vice-presidente CLÁUDIO WARTHA, o projeto deu entrada em regime de urgência, mas foi aprovado por unanimidade de votos. O intuito foi despachar a lei o quanto antes para o poder público dar sequência nos investimentos, já que a feira ocorre no mês que vem. Ele lembrou que o município nunca teve uma feira exclusiva para o comércio cedrense e a ideia é verificar a adesão dos empresários, como também dos consumidores. Os valores possivelmente serão para aplicar no espaço visando adequá-lo aos lojistas, além de pagar aluguel do pavilhão. WARTHA ainda explicou que este evento não substitui a Expo Cedro prevista para ser realizada em meados de 2023.

O vice-presidente da Câmara CLÁUDIO WARTHA, aproveitou para comentar sobre o programa Boa Agricultura Cedrense - que deve ter o segundo ciclo lançado nos próximos meses. Na avaliação dele, o programa ainda precisa de melhoramentos em virtude das reclamações dos agricultores. Ele acompanhou a manifestação de seu colega VOLNEI DALLO e do vereador de situação ISIDERIO DALLO quanto aos problemas apresentados. O vice destacou que o incentivo agrícola da prefeitura retirou valores dos agricultores ao invés de ampliar a ajuda. Para aqueles que fazem silagem, relataram aos vereadores que registraram diminuição de incentivo indo contrário ao objetivo do programa. Na sua visão as críticas feitas na sessão passada quanto ao Boa Agricultura Cedrense visam melhorar o programa para atender de fato os anseios dos agricultores. WARTHA também destacou que a ideia da prefeitura em montar um grupo agrícola na área rural de Cedro não foi muito bem aceito por boa parte dos agricultores.

A secretaria de Saúde de São José do Cedro possui 97 por cento do público de menores de cinco anos imunizados contra a pólio. A campanha vai encerrar esta sexta-feira e o objetivo é atingir os 100 por cento. Conforme a coordenadora dos ESFS SÔNIA FERNANDES, esta porcentagem foi alcançada com a realização da busca ativa das crianças em creches espalhadas pela cidade. Os pais ou responsáveis foram comunicados antecipadamente sobre a busca ativa. Assim eles encaminharam as carteirinhas de vacina para realizar a verificação quanto a imunização contra a pólio ou não. O Ministério da Saúde exigia a vacinação de ao mínimo 95 por cento deste público, o que foi atingido pela saúde. Para ela, o pouco tempo que os pais tinham para levar as crianças a sala de vacinas foi um dos empecilhos para a saúde atingir a meta. Mas com a busca em creches, foi possível conseguir um bom número de menores vacinados. SÔNIA solicitou aos pais que ainda não vacinaram seus filhos tem até este dia nove para fazer isso antes do encerramento da campanha.

Um princípio de incêndio em residência na Rua Itaberaba, no Bairro Sagrado Coração de Jesus, em São Miguel do Oeste, mobilizou os Bombeiros na noite de sábado. Segundo os bombeiros, algumas crianças ficaram sozinhas em casa, até que os pais retornassem, e os tapetes que estavam na frente do fogão, acabaram pegando fogo e assim gerando fumaça e assuntando os meninos. Com o susto, os bombeiros foram acionados e se deslocaram até o local, restando apenas o rescaldo e orientações aos envolvidos. A Polícia Militar também esteve presentes e realizou todos os registros.

A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de discussão em uma residência localizada na Rua Primeiro de Janeiro, em São Miguel do Oeste. Os policiais militares dialogaram com a solicitante a qual relatou que foi até a casa de sua mãe para conversar com ela momento que seu irmão, o qual reside com a sua mãe começou a discutir afirmando que a irmã pega o dinheiro mãe. A mulher relatou que seu irmão faz uso de bebida alcoólica e que ameaçou a matar a mãe a tiros. O irmão deu um empurrão na sua mãe, que não deixou lesões. A Polícia Militar prendeu o homem por ameaça, conduziu e o entregou na delegacia de Polícia.

A Polícia Militar foi acionada para deslocar até o Bairro Xavantes, em Anchieta, para averiguar uma denúncia de que um casal estaria brigando. No local, a PM dialogou com moradora da residência, a qual relatou que seu ex-companheiro a ameaçou com um facão, sendo que a mulher não quis representar contra ele e também não havia lesões. Depois que a guarnição deixou o local, o homem voltou na casa da ex, desligou a energia elétrica da casa e começou a perturbar a vítima. Diante do fato, os policiais foram novamente acionados. No local a mulher disse aos PMs que teria o interesse em representar criminalmente contra o homem. Assim os policiais prenderam o homem por ameaça, no âmbito de violência doméstica, como também apreenderam o facão utilizado pelo autor para ameaçar a vítima sendo. Ambos foram conduzidos para a delegacia de Polícia de São Jose do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.