-PRORROGAÇAÕ DO AUXILIO EMERGENCIAL VAI AUMENTAR ROMBO NAS CONTAS DO GOVERNO
-GOVERNADOR É NOTIFICADO DO SEGUNDO PROCESSO DE IMPEACHMENT
-MAB DEFENDE MEDIDAS PARA EVITAR AUMENTO DE TARIFAS DE ÁGUA E LUZ
-BIÓLOGO CHAMA ATENÇÃO PARA AUMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES
-SETE ATRAÇÕES DE SÃO JOÃO DO OESTE PARTICIPAM DA FEIRA RURAL TUR
-FALTA DE MÃO DE OBRA GERA DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
-COLISÃO DE VEÍCULO CONTRA BARRANCO DEIXA UM FERIDO
-IDENTIFICADO HOMEM QUE INVADIU RESIDÊNCIA PARA SE MASTURBAR
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O governo do Japão anunciou nesta sexta-feira que vai arcar com o custo de oferecer vacinas contra coronavírus para a população. O objetivo é garantir uma inoculação abrangente contra a pandemia. O governo também confirmou que planeja estabelecer fundos de compensação para possíveis efeitos colaterais das vacinas. O Japão firmou acordos bilaterais com farmacêuticas estrangeiras para obter centenas de milhões de doses de vacinas que ainda estão sendo testadas.
Três dias após a volta às aulas, a França decretou o fechamento de 22 escolas em razão da confirmação de novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Dez delas estão no território europeu e 12 na ilha Reunião, no Oceano Índico. Além das escolas inteiras, entre 120 e 130 turmas também foram fechadas, segundo anúncio feito nesta sexta-feira pelo ministro da Educação da França, JEAN-MICHEL BLANQUER. Na terça-feira, 12 milhões e 400 mil iniciaram o ano letivo na França, com várias medidas de segurança, incluindo o uso obrigatório de máscara para os professores e alunos a partir de 11 anos.
Começou nesta sexta-feira o processo de votação pelo correio para as eleições de três de novembro nos Estados Unidos, em uma campanha cada vez mais agressiva entre o candidato republicano DONALD TRUMP e o democrata JOE BIDEN. A preocupação com a Covid pode levar dezenas de milhões de eleitores cidadãos a enviar seu voto pelo correio, evitando assim a aglomeração nos locais de votação. De acordo com uma pesquisa recente, 56 por cento dos republicanos dizem que votarão pessoalmente. Já entre o democratas, 26 por cento afirmam que vão votar pessoalmente.
O rombo nas contas do governo deve somar 866 bilhões e 400 milhões de reais neste ano. O dado foi divulga ontem pelo Ministério da Economia. Se confirmado, será o pior resultado da série histórica do Tesouro Nacional, que começou em 1997. O valor supera a estimativa anterior, divulgada em julho, de que o rombo nas contas do governo somaria 787 bilhões 449 milhões neste ano. De acordo com o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, o aumento está relacionado, principalmente, com o pagamento de mais quatro parcelas de 300 reais do auxílio emergencial, com impacto de 67 bilhões nos gastos públicos.
O Ministério da Saúde publicou uma portaria no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira que estabelece o repasse de 369 milhões para os municípios de todo o país rastrearem casos de Covid-19. As ações de rastreamento e notificação dos casos positivos deverão seguir orientações do ministério. O objetivo é identificar as pessoas infectadas com Covid e também os contatos próximos delas, para diminuir a circulação do coronavírus. A verba vai ser repassada em outubro, do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais. O dinheiro deverá ser usado para pagar os profissionais de saúde da família que vão executar o rastreamento. A ação deve ir até dezembro e cada profissional receberá seis mil reais por mês.
O presidente BOLSONARO pediu ao Congresso Nacional que cancele o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei que unifica o PIS/Cofins na Contribuição sobre Bens e Serviços, a primeira etapa da reforma tributária enviada ao Congresso. Com a urgência, a proposta trancaria a pauta de plenário da Câmara a partir de segunda-feira. Ou seja, os deputados não poderiam mais votar outros projetos de lei até que essa parte da reforma tributária fosse deliberada. Nesta sexta-feira, porém, o governo retirou o regime de urgência em mensagem enviada ao Congresso e publicada em edição extra do Diário Oficial que circula pela manhã.
O Governo estadual prorrogou as datas para recolhimento do ICMS para estabelecimentos de municípios comprovadamente atingidos pelos eventos climáticos extremos do dia 14 de agosto. Nesse dia, tempestades com granizo e rajadas de vento que atingiram cem quilômetros por hora provocaram danos em mais de 20 municípios, principalmente nas regiões Oeste e Norte do Estado, segundo a Defesa Civil. O prazo para o recebimento do ICMS de agosto será adiado para 10 de novembro de 2020; o de setembro será para 10 de dezembro de 2020; e o referente ao mês de outubro, até 10 de janeiro de 2021.
O Ministério Público de Santa Catarina abriu uma reclamação disciplinar para analisar o contra o promotor JONATHAN KUHNEN que aparece em um vídeo rindo ao falar sobre violência doméstica na pandemia. A decisão foi tomada após análise inicial do caso. A reclamação disciplinar vai ser formalmente aberta na próxima semana e o primeiro passo será a notificação do promotor para que ele apresente a versão dos fatos. O prazo para concluir os trabalhos é de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O promotor, que atua em São José, , aparece em um vídeo em um intervalo de uma aula online de doutorado de direito de um centro universitário de Lages. Ele ri ao falar que "a mulherada está apanhando pra...".
O secretário da Alesc, deputado LAÉRCIO SCHUSTER, entregou pessoalmente, ainda na quinta-feira, ao governador CARLOS MOISES, a notificação que comunica a abertura de novo processo de impeachment e estabelece prazo para envio da defesa. Mais cedo, em despacho lido no Plenário, o presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA, acatou parecer da Procuradoria Jurídica do Parlamento e deu prosseguimento ao segundo processo de impedimento contra o chefe do executivo. Também denunciada, a vice-governadora DANIELA REINEHR está em viagem e será notificada no início da próxima semana. O novo processo envolve a denúncia de crime de responsabilidade em razão da tentativa de contratar um hospital de campanha para o vale do Itajaí e a compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões de reais.
Biólogo chama atenção para aumento na presença de animais silvestres. Conforme o professor da Unoesc, biólogo JACKONS PREUSS, os estudos tem apontado um aumento na presença de diferentes espécies de animais no contato com as pessoas, principalmente na cidade. O biólogo afirma que isso indica que ou a população destes animais está aumentando, ou por algum motivo estão se deslocando mais, inclusive para as cidades. PREUSS diz que o mais provável é que com a diminuição da caça predatória os animais estão aumentando a sua reprodução e buscando outros locais. Ele explica que são três grupos principais que tem aumentando os registros, aves, felinos e serpentes. No grupo das aves, o biólogo cita o tucano no bico verde, vistos com frequência na região. PREUSS comenta que o que mais tem chamado atenção é a presença de felinos, gatos do mato, gato maracajá, gato do mato pequeno, e gato morisco.
O biólogo da Unoesc cita também o aumento na presença de serpentes. JACKONS PREUSS comenta que isso é influencia da desregulação do clima, inclusive com a presença de serpentes na cidade, o que tem provocado acidentes. O maior aumento tem sido registrado na presença de jararacas. Com a aproximação dos dias mais quentes, o biólogo ressalta que vai aumentar o contato com estes animais, também por estarem entrando no período reprodutivo e se deslocam a outros locais, inclusive dentro de residências. JACKONS PREUSS diz que as pessoas também acabam saindo mais para locais abertos, em busca de natureza, onde é o habitat das serpentes, o que exige maior atenção para evitar acidentes. Ele lembra que esse comportamento animal tem se repetido em outros países, a exemplo da invasão de macacos nas ruas na Ásia e a presença de onças pintadas nas passarelas do pantanal no Mato Grosso devido a diminuição de turistas.
Abertas inscrições para castrações pela carreta do Castra Móvel em Iporã do Oeste. Em outubro, com dia a ser definido, Iporã do Oeste irá receber a carreta do Castra Móvel, que percorre o estado fazendo castrações de cães e gatos a baixo custo. Os interessados em se inscrever, já podem procurar um dos três pets de Iporã do Oeste. São parceiros na campanha de castração o Pet Shop Animale, o Pet Center e o Pet Shop Armazém do Bicho. A única limitação será de cadelas fêmeas, ao número máximo de 80 vagas. Podem ser castrados cães ou gatos a partir dos três meses de idade. Os valores que serão praticados para a castração são: animais até 15 kg 165 reais, acima de 15 kg 190 reais e acima de 25 kg 270 reais. Neste valor está incluída a medicação, pós-operatório e cone. Para animais de raça, muito pequenos, sensíveis ou com mais de sete anos, será necessária a anestesia inalatória, ao valor de 50 reais, que deverá ser pago junto com a inscrição no pet.
Se o dono do animal tiver dúvida quanto à necessidade da anestesia, pode esperar para fazer o pagamento no dia da castração, mediante avaliação dos profissionais. Os voluntários da ASANIO pedem que os proprietários levem o dinheiro trocado no valor exato para a inscrição, facilitando o controle dos pets, já que eles também estão fazendo este trabalho sem fins lucrativos. O local em que a carreta ficará estacionada será no espaço aberto entre os ginásios municipais, próximo ao colégio CIEF. As principais orientações para o dia da castração são o jejum total do animal de oito horas antes da castração. Haverá venda de roupinha pós-operatória a preço social. Para evitar aglomerações, o proprietário deve chegar no horário agendado, apenas um tutor por animal, utilizar máscara e manter distanciamento de dois metros. Cães devem estar na guia, e gatos somente na caixa de transporte. Assim que o dia da castração, em outubro, for definido, será divulgado.
Sete atrações de São João do Oeste participam da décima sexta feira online Rural Tur. A feira iniciou na segunda-feira e se estendeu até esta sexta-feira. Este ano a organização foi do Sebrae de Paraíba. A feira promove o turismo rural nacional, e este ano, pela primeira vez, o município de São João do Oeste participou com a exposição de produtos locais. Toda exposição ocorreu de forma online, e houve possibilidade de participar de palestras e explanações sobre os atrativos turísticos ofertados pelos municípios. De São João do Oeste participaram a Asas Agrofloresta de Beato Roque, a Rota da Fartura que contempla visitas a empresas e pontos turísticos da região, os Pescados Royer de Macuco, os Biscoitos Everest de Beato Roque, o Termas São João, a cervejaria Fritz Bier, a padaria da Marlene de Cristo Rei e o projeto Bienengarten de abelhas sem ferrão.
Para o membro do Conselho Municipal de Turismo e proprietário de agencia de viagens, NILO WIRTH, o setor do turismo foi um dos mais afetados com as restrições impostas pela pandemia, em todo o país e no mundo como um todo. Ele enfatiza que a feira foi uma oportunidade para divulgar as atrações a todo país, considerando que o turismo rural está bastante fortalecido já que as atividades são ao ar livre e estão tendo bastante adesão no período de pandemia. WIRTH cita que também houve a possibilidade de interagir com as pessoas que manifestaram interesse em conhecer algum dos atrativos. Foram disponibilizadas 200 páginas de municípios de todo o país, em que constam informações detalhadas sobre atrativos do turismo rural. NILO WIRTH considera que apesar de ser uma experiência nova, a feira trará bons resultados aos atrativos de São João do Oeste que divulgaram seu produto para todo país. Também participou da feira o município de Itapiranga.
Um dos atrativos que participou da feira, a Rota da Fartura, já movimentou mais de cinco mil visitantes em São João do Oeste. NILO WIRTH explica que é um roteiro que sai de São João do Oeste, com visitação na praça, igreja matriz que é a maior da America Latina toda em madeira, empresas como a padaria da Marlene e a cervejaria Fritz Bier em Cristo Rei, o empório Lac Lelo em Beato Roque e a vinícola Marx e frigorífico Europa em Iporã do Oeste. O empresário cita a possibilidade de incluir outras visitas nesta rota, conforme o interesse do visitante, ampliando a parceria com outros atrativos do próprio município e também de cidades próximas, como o Ar Livre Ecoturismo de Anchieta. WIRTH comenta que os prejuízos da pandemia para o setor de turismo são significativos, principalmente para o Termas que teve que fechar o estabelecimento para visitação. A reabertura está prevista para outubro, o que está sendo organizado.
MAB defende pautas para evitar aumento de tarifas de água e luz. O movimento possui mais de 40 anos de atuação na região de Itapiranga e mantém organização nacional. Conforme o Coordenador do MAB, PEDRO MELCHIORS, o movimento social faz frequentes analises sobre ações que são desenvolvidas. Ele ressalta que a organização é contra a proposta de privatização da Petrobras e relata ainda mobilização contra o aumento da energia elétrica em Santa Catarina. MELCHIORS diz que a lucratividade da Celesc é muito grande com a tarifa e o momento não é de aumentar o custo de produção com maior valor na luz. O coordenador do Movimento dos Atingidos por barragens, chama a atenção da importância de fortalecer o uso de energias alternativas. PEDRO MELCHIORS aponta como exemplo positivo o projeto de biogás coordenado pela Eletrosul. A equipe técnica realiza testes finais para a geração de energia.
Investimentos em energias alternativas geram boa expectativa. PEDRO MELCHIORS informa que já foi lançado o edital para recuperação de biodigestores do projeto Alto Uruguai e manutenção dos equipamentos. A central de geração de energia a partir de dejetos suínos está instalada na comunidade de Santa Fé Baixa, interior de Itapiranga. O MAB mantém reivindicação para maior investimento em energia alternativa. MELCHIORS cita reuniões virtuais incluindo capacitação para integrantes do MAB. Outra preocupação e com o marco regulatório da privatização do setor de água. Segundo MELCHIORS, os município precisam apresentar comprovação de viabilidade técnica e econômica ou terão que abrir espaço para a iniciativa privada. O coordenador considera que o risco é grande de ter aumento em tarifas, pois os municípios que passaram para a iniciativa privada teve maior custo para o consumidor.
Falta de mão de obra e materiais geram dificuldades na construção civil. Jovens não demonstram interesse para trabalhar em obras. Setor apresenta falta de reposição das pessoas que se aposentam e busca alternativas com edificações mais práticas. Conforme o vice-presidente Extremo Oeste da Fiesc e empresário do ramo da construção civil, ASTOR KIST, a nova geração prefere trabalhar no computador e curtir sombra e água fresca, evitando exposição ao sol e outras dificuldades na profissão de pedreiro. Para KIST uma alternativa é a automação com construção pré fabricada e novos sistemas que demandam menor necessidade de mão de obra. São usadas técnicas de montagem de paredes com maior praticidade. Salienta ainda que as empresas estão aderindo a novas tecnologias que estão surgindo no mercado.
O vice-presidente da Fiesc relata ainda dificuldade para a compra de alguns itens como fios de cobre. Observa que o Chile é um grande fornecedor, mas teve minas fechadas em virtude da pandemia gerando falta do produto no mercado sul americano. Fábricas de insumo reduziram a produção causando problemas no abastecimento de matérias para a construção civil e aponta o cimento como outro exemplo que não atende a demanda. ASTOR KIST considera que o governo federal está fazendo sua parte para o fortalecimento da construção civil. Avalia como positivo o investido no programa Casa Verde Amarelo apostando forte em obras públicas. Para o vice-presidente da Fiesc, a construção civil está bastante próximo dos níveis de antes da pandemia com grande número de obras públicas e privadas. KIST aposta que o setor será uma das alavancas, juntamente com o agronegócio, para a recuperação da economia brasileira.
Mulher sofre ferimentos em acidente de trânsito no interior de Itapiranga. Foi por volta das nove horas de ontem, na SC-163 em linha Soledade. A colisão envolveu um veículo Ford Ka e um Fiat Palio, ambos de Itapiranga. Os dois motoristas não tiveram ferimentos. Já a caroneira do Palio, uma mulher de 56 anos, relatou dores na região posterior da cabeça e no pé esquerdo. Ela apresentava palidez e agitação. A vítima foi conduzida ao hospital Sagrada Família. A Polícia Rodoviária estadual também esteve presente no local do acidente.
Bombeiros atendem princípio de incêndio em residência no centro de Itapiranga. Foi por volta das 16 horas e 45 minutos de ontem na Rua Jorge Lacerda esquina com a Rua São Bonifácio, no centro de Itapiranga. O princípio de incêndio ocorreu em uma edificação multifamiliar. Vizinhos acionaram os bombeiros quando perceberam fumaça saindo do porão da casa. A porta foi arrombada e encontrada uma panela com panos sobre o fogão. Foi realizada ventilação para retirada da fumaça do interior do pavimento térreo.
Identificado homem que invadiu residência e pegou calcinha no varal para se masturbar. A Polícia Civil de Cunha Porã concluiu a investigação que apurava o crime de invasão de domicílio cometido por um homem que invadiu uma residência, pegou roupas íntimas femininas no varal e se masturbou, sendo flagrado por câmeras de monitoramento. No dia 13 de agosto deste ano a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de suposto crime de furto, tendo a vítima relatado que em outras ocasiões haviam subtraído roupas íntimas de sua residência e que no dia dos fatos, imagens de câmeras de monitoramento flagraram um homem pegando uma calcinha do varal da residência, abaixando as calças e se masturbando ao cheirar a roupa íntima.
Polícia Militar realiza ações coordenadas na faixa de fronteira. A Polícia Militar realizou uma série de ações policiais na área de fronteira visando a preservação da ordem pública. O foco da operação foi a execução de ações previamente planejadas e coordenadas, visando retirar de circulação pessoas com ordens de prisão expedidas pelas comarcas locais. O décimo Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, contando com o apoio de outras unidades da PM, cumpriu 11 mandados de prisão por diversos motivos, dentre os quais: homicídio, estupro, posse de arma de fogo, violência doméstica, lesão corporal, ameaça dentre outros. A operação foi encerrada na manhã deste sábado e teve como resultado: 11 presas, sendo 11 por conta de mandados de prisão, além de três armas de fogo apreendidas.
A Polícia Civil instaurou procedimento investigatório para apurar os fatos, não tendo sido constatado indícios de crime de furto ou outro crime sexual, apenas o crime de invasão de domicílio cometido por um homem de 59 anos. A investigação apurou que o homem foi até o local com a justificativa de “buscar latinhas para reciclagem” e aproveitando que não havia ninguém no imóvel pegou uma calcinha do varal, abaixou as roupas e se masturbou cheirando a roupa íntima. As imagens de câmeras de monitoramento flagraram a ação do investigado que responderá pelo crime de invasão de domicílio, sendo que ao ser interrogado sobre os fatos negou o cometimento do crime, não sabendo justificar o seu comportamento após ser confrontado com as imagens. O procedimento, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise.
Colisão de veículo contra barranco deixa um ferido na SC 305. Por volta das 20 horas desta sexta-feira o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba foi solicitado para atender um acidente de trânsito com duas vítimas na SC 305, proximidades da entrada para Linha Santa Bárbara. Segundo relato do ocupante, a Saveiro colidiu contra o barranco, deixando danos de grande monta. Ao chegar no local, uma das vítimas já havia sido conduzida por populares ao hospital. A outra, de 19 anos, já estava fora do veículo, sem lesões aparentes, sendo avaliada no local pela guarnição. A PM foi acionada para auxiliar no trânsito. Os bombeiros realizaram lavagem da pista para retirada do óleo e vidros quebrados.