-PETROBRAS ANUNCIA REDUÇÃO DO PREÇO DO DIESEL NAS REFINARIAS
-SC É O SEGUNDO ESTADO COM MENOR ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA DO PAÍS
-EVENTOS MARCAM 62 ANOS DE CRIAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
-FIESC PROJETA MANUTENÇÃO DA ABERTURA DE EMPREGOS FORMAIS ATÉ O FIM DO ANO
-CENSO DO IBGE JÁ ENTREVISTOU CINCO POR CENTO DA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO
-PM FLAGRA CONTRABANDO DE GÁS E OLEO DIESEL DA ARGENTINA
-POLÍCIA CIVIL FINALIZA INQUÉRITO SOBRE ROUBO EM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O grupo de direitos humanos Anistia Internacional afirmou nesta quinta-feira que a Ucrânia expõe civis a perigo ao usar áreas residenciais como bases de tropas durante a invasão da Rússia. O governo ucraniano afirma que o relatório da Anistia Internacional é semelhante à propaganda e à campanha de desinformação russas. O presidente VOLODYMYR ZELENSKY acusou o grupo de ser cúmplice do que chamou de ataques não provocados da Rússia à Ucrânia. Segundo ele, a Anistia Internacional "tenta transferir a responsabilidade do agressor para a vítima".
O governo dos Estados Unidos declarou nesta quinta-feira que o surto de casos de varíola dos macacos é considerado uma "emergência de saúde pública". Segundo o “New York Times”, ao adotar a medida, as agências de governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais gente e agilizar a vacinação e tratamento dos doentes. O governo está pensando em estratégias para aumentar o número de testes, de vacinas e o acesso ao tratamento. As infecções por varíola dos macacos nos Estados Unidos subiram para cinco mil e 800 casos na segunda-feira.
O líder opositor venezuelano JUAN REQUESENS foi condenado nesta quinta-feira a oito anos de prisão por seu envolvimento em um suposto atentado fracassado contra o presidente NICOLÁS MADURO em 2018. Outros acusados receberam penas de entre 20 e 30 anos de prisão. A sentença foi anunciada exatamente quatro anos após a explosão de dois drones nos arredores de um palco onde MADURO liderava um ato com os militares, em quatro de agosto de 2018. Caracas acusou o governo do então presidente colombiano JUAN MANUEL SANTOS de planejar a tentativa de assassinato em colaboração com os Estados Unidos e o Peru.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira um projeto que estabelece normas gerais para concursos públicos e, entre outros pontos, passa a autorizar a possibilidade de as provas serem feitas à distância. Com a aprovação, o texto retorna ao Senado, onde já foi aprovado, mas precisará ser submetido a uma nova análise por ter sido alterado pelos deputados. Pela proposta, os concursos poderão ser feitos parcial ou totalmente à distância, de maneira online ou por plataforma eletrônica específica. O projeto, contudo, não se aplica a concursos para magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública da União e Forças Armadas.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira um projeto que altera o Código Penal para criar o crime de estelionato sentimental, definido quando há alguma promessa sobre uma relação afetiva em troca da entrega de valores ou bens pela vítima. A pena, de acordo com o projeto, poderá ser de dois a seis anos de prisão. O texto agora vai para o Senado. A proposta foi aprovada na esteira de diversos casos de golpes envolvendo falsos relacionamentos amorosos. No mês passado, no Distrito Federal, por exemplo, uma mulher de 30 anos foi indiciada pela Polícia Civil por buscar homens nas redes sociais com baixa autoestima e seduzi-los. O texto também aumenta a pena para o crime do estelionato "comum", que passa de um a cinco anos de reclusão, além de multa, para dois a seis anos de reclusão, e multa.
O preço médio de venda de diesel nas refinarias da Petrobras passará de cinco reais e 61 centavos para cinco e 41 por litro, uma redução de 20 centavos por litro, a partir desta sexta-feira. A alteração foi anunciada pela empresa estatal nesta quinta. Segundo a Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 90 por cento de diesel A, que é o óleo bruto vendido por ela às distribuidoras, e 10 por cento de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de cinco reais e cinco centavos em média, para quatro e 87 a cada litro vendido na bomba. O restante do valor identificado nos postos de combustíveis é composto por impostos e ganhos de quem comercializa o produto.
Os mais de sete milhões de catarinenses vão receber até o início de novembro, após doze anos, a visita de mais de sete mil e 500 recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para realizar o censo demográfico. O levantamento vai apontar os principais dados sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros. Em Santa Catarina, a estimativa é que sejam visitados mais de dois milhões e 400 mil domicílios, distribuídos por 295 municípios. Para garantir a segurança da população, o servidor destaca que todos os recenseadores do IBGE estão identificados com boné e colete, além do crachá de identificação.
Santa Catarina é o Estado brasileiro com o segundo menor percentual de moradores inadimplentes, segundo o novo levantamento do Serasa Experian. O estudo analisa a quantidade de pessoas no vermelho em todo o Brasil, no período entre janeiro e junho de 2022. Ao todo, considerando os dados do último mês de junho, 34 vírgula nove por cento de toda a população catarinense está inadimplente. Isso significa que quase dois milhões de moradores do Estado estão com contas atrasadas. O número cresceu um e meio por cento se comparado aos dados de janeiro. A Unidade da Federação com a menor concentração de pessoas que não conseguiram pagar as contas no prazo é carregado pelo Piauí. No estado nordestino, 33 vírgula seis por cento de toda a população está no vermelho.
No período de 12 meses encerrados em junho de 2022, 47 por cento das demissões de trabalhadores no Brasil foram sem justa causa. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do governo federal. Os pedidos de desligamento por iniciativa do próprio trabalhador somam 33 por cento do total. As demais são por outras razões, como demissão por comum acordo, justa causa, término de contrato, aposentadoria e óbito. Santa Catarina é o único estado do Brasil onde o número de trabalhadores que pedem demissão supera o de desligamentos sem justa causa. São 46 por cento contra 36. Santa Catarina também é o estado com a menor taxa de desemprego medida pelo IBGE, de quatro e meio por cento.
O Peperi Debates deste sábado vai voltar a discutir o processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O programa de amanhã vai olhar para os avanços e retrocessos na inserção de pessoas com deficiências em diferentes campos da sociedade, como o mercado de trabalho e a educação formal. A pergunta que vai nortear o debate é a seguinte: a inclusão vem se tornando cada vez mais natural ou as pessoas ainda tem, ainda que inconscientemente, uma postura de estranhamento e rejeição à participação das pessoas com deficiências na sociedade? O debate vai reunir a psicóloga da Apae, JULIANA CAMINI OLIVEIRA, a presidente da Apas, IRMA VAGNER e o presidente da Adefismo, JOSÉ FOLMANN. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Retrato Falado deste final de semana vai receber MARENITA SCHIMIDT FACHINETTO. Natural do Rio Grande do Sul, ela se mudou para São Miguel do Oeste na década de 1990. Ela foi professora e catequista. MARENITA vai lembrar histórias da infância, as dificuldades enfrentadas para produzir e trabalhar e a mudança para Santa Catarina. O Retrato Falado deste sábado começa as oito horas da manhã na Peperi.
Os agentes comunitários de saúde de Guaraciaba estão participando de uma capacitação nesta semana. O primeiro curso é de prevenção às deficiências na área rural. São oito horas de duração com o objetivo de conhecer diferentes tipos de deficiências e formas de prevenção. Também foram repassados alertas, a importância da prevenção e dos testes, vacina e medidas que pode ser adotadas antes da gravidez. O outro curso, também com oito horas, abordou as medidas de saneamento básico no meio rural. Foram trabalhadas ações como utilizações de materiais para a construção de tubulações de água e esgoto, erros das construções hidráulicas e sanitárias, além de saneamento básico e suas politicas. Os cursos estão acontecendo na Câmara de Vereadores e no Múltiplo Uso ao lado da Prefeitura.
A biblioteca pública municipal José de Alencar está completando 62 anos de criação neste mês de agosto. A programação da semana de aniversário do espaço começa na próxima segunda-feira com contação de histórias as nove e meia da manhã e as duas horas da tarde. O evento é voltado para crianças de quatro a 10 anos. Na terça-feira, tem contação de histórias as nove da manhã, atividade que se repete na quarta-feira. Nesse mesmo dia haverá um bate-papo com escritores a partir das duas da tarde. Na quinta tem mais contaçao de história as duas da tarde. A programação termina na sexta, as sete horas da noite com o sarau literário de aniversário.
Um dos principais eventos da semana de aniversário da biblioteca pública municipal José de Alencar será uma homenagem aos familiares de AVELINO DE BONA. Ele foi um dos vereadores da primeira legislatura, de 1954 a 1958, tendo exercido a presidência do Legislativo no biênio 19551956. DE BONA foi eleito prefeito em 1959, como sucessor de OLIMPIO DAL MAGRO, mas renunciou ao cargo em 22 de maio de 1963. Foi durante o mandato dele como prefeito que a biblioteca municipal foi instalada. A homenagem aos familiares de AVELINO DE BONA será na segunda-feira, as nove horas manhã.
O crescimento da região Extremo-Oeste traz consigo a preocupação quanto à segurança pública dos moradores. Os investimentos como o novo porto seco em Dionísio Cerqueira e a projeção da ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita estão entre as preocupações da Polícia Militar. A declaração é do coronel, JAILSON FRANZEN, comandante do nono comando Regional da Polícia Militar com sede em São Miguel do Oeste. O comandante explicou que essas importantes obras para a região vão impactar no fluxo de pessoas e cargas de alto valor pelas rodovias do Extremo-Oeste. Todo esse incremento gera alteração no movimento econômico, o que acaba, inevitavelmente, atraindo criminosos para a região.
A região Extremo-Oeste deve contar com a entrada de mais 38 policiais militares nos próximos meses. O comandante da nona região da PM, JAILSON FRANZEN, destacou que a Polícia Militar sofre com a falta de soldados há muito tempo. O coronel lembrou que alguns anos atrás era comum ter concursos públicos todos os anos para novos policiais. Porém, esse cenário mudou de alguns anos pra cá em todo o Estado catarinense e até mesmo em todo o Brasil. Por isso, as unidades estão tentando se adaptar com o efetivo atual. O comandante destacou que dificilmente haverá ingresso de novos soldados como ocorria no passado. Em virtude disso, a Polícia Militar está buscando investir em tecnologia para aumentar a sensação de segurança pública, a exemplo, da instalação de câmeras de videomonitoramento..
O décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em São Miguel do Oeste conta há mais de um mês com um novo comandante. MARCO ANTÔNIO EIDT assumiu a função em junho ainda e desde então vem realizando reuniões e visitas nos quartéis espalhados pela região de abrangência. Conforme ele, todos os espaços já foram visitados mais de uma vez e o grande objetivo foi ver de perto a realidade de cada estrutura, bem como, reunir o efetivo para entender as dificuldades, rotinas e particularidades de cada espaço. Ele lembrou que ao todo, são 11 quartéis de abrangência do batalhão, atendendo vários municípios, entre eles, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Mondaí, Maravilha e Palma Sola.
O décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros Militar com sede em São Miguel do Oeste tem uma forte abrangência na faixa de fronteira com o Argentina e também com municípios de divisa com o Rio Grande do Sul e Paraná. O lembrete é do tenente-coronel e comandante do batalhão, MARCO ANTÔNIO EIDT. De acordo com ele, visto essa questão, os trabalhos em andamento estão sendo analisados, visando implementar novas estratégias e posturas para melhorar o trabalho do efetivo. Segundo ele, nas visitas foi possível perceber que as estruturas estão bem servidas de materiais e equipamentos e as questões pontuais que estão faltando, estão em análise e já encaminhadas para a solução.
O novo comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em São Miguel do Oeste quer focar em ações que visem o treinamento do efetivo. Em entrevista para a Peperi, MARCO ANTÔNIO EIDT frisou que a intenção é melhorar a capacitação dos profissionais, além de buscar equipamentos mais tecnológicos que agilizem os atendimentos prestados a comunidade regional. Questionado sobre o projeto de ampliação do batalhão de São Miguel do Oeste, EIDT comentou que a licitação já foi realizada e a empresa definida, sendo que no momento estão sendo realizados os tramites de documentação para que de fato as obras tenham início. Ele classificou a ação como fundamental e pontuou que após o início dos trabalhos, o prazo para conclusão é de 10 meses. Ao todo, serão investidos quase um milhão e meio de reais.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste dará início, na próxima segunda-feira, à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menores de 15 anos de idade. O atendimento será na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às sete da noite, e aos sábados, das oito ao meio dia. Também será realizada a vacinação no posto de saúde do Agostini, de segunda a sexta-feira. As vacinas estarão disponíveis, ainda, nas segundas-feiras, no posto do São Gotardo; terças-feiras, no Santa Rita; quartas-feiras, no São Luiz; quintas-feiras, no Salete; e sextas-feiras, no Jardim Peperi.
Em nota, a secretaria de saúde destacou que a vacinação contra a poliomielite e a multivacinação têm como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país e atualizar a situação vacinal do público-alvo para todas as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações. Outras metas da campanha que começa na próxima segunda-feira é elevar as coberturas vacinais e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis. O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade e para a multivacinação, os menores de 15 anos.
O censo demográfico de 2022 começou sem nenhum tipo de problema ou dificuldade em São Miguel do Oeste. O comentário é do coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RATDKE JÚNIOR. Ele esteve no Boa Tarde Peperi desta quinta-feira e fez uma avaliação positiva dos primeiros dias de coleta de dados nos domicílios. RATDCKE disse que a população está recebendo bem os recenseadores e prestando as informações solicitadas nos questionários. Ele disse que neste momento, a preocupação do IBGE é fazer o trabalho de modo mais lento, mas com segurança até que a equipe se habitue com o equipamento e o procedimento de coleta de informações. O prazo para aplicação dos questionários na população é de 90 dias.
Nos primeiros três dias do censo 2022, os recenseadores do IBGE já coletaram informações de duas mil 291 pessoas. A informação é do coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RADCKTE JUNIOR. O número representa pouco mais de cinco por cento da população estimada de São Miguel do Oeste que é de 40 mil 482 habitantes. Se esse ritmo for mantido, a aplicação dos questionários será concluída em 54 dias, com mais de um mês de antecedência do prazo fixado pelo próprio IBGE. RADCKTE destacou que as entrevistas são armazenadas em um smartphone e geradas pela internet para tabulação dos dados na central do IBGE.
A geração de emprego formal na cidade está dentro do contexto de recuperação da economia pós pandemia do coronavirus. A avaliação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que os números são menores neste ano, mas o importante é que o município está contratando mais do que demitindo. O saldo de empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano foi de 269 vagas. O resultado é menos da metade do número de postos de trabalho com carteira assinada abertos no mesmo período de 2021. No primeiro semestre do ano passado, o saldo foi de 666. Nos primeiros seis meses de 2022, a indústria teve saldo de 104 vagas e o setor de serviço abriu 103 empregos formais. A construção civil teve 50 admissões a mais do que contratações e o comércio teve saldo de 28.
O setor industrial tem um papel muito importante para a geração de emprego formal, apenas de apresentar números menores neste ano. De acordo com o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, o setor continua gerando postos de trabalho e agora está no mesmo ritmo que a área de serviços porque este é um segmento que está se recuperando da pandemia. Ele explicou que o setor foi o que mais sofreu nos últimos dois anos e somente agora está conseguindo superar as dificuldades, por isso, a geração de empregos na área de serviços cresceu a ponto de atingir o mesmo patamar da indústria. KIST projeta que os números do segundo semestre devem se manter nos mesmos padrões dos primeiros seis meses do ano.
O vice-presidente da Fiesc fez uma análise das razões para a redução do volume do saldo de vagas com carteira assinada no município no primeiro semestre deste ano. ASTOR KIST disse que um dos fatores para isso é a falta de mão de obra qualificada para o preenchimento das vagas. De acordo com ele, o saldo de postos de trabalho só não é maior porque faltam trabalhadores para os espaços abertos nas empresas e indústrias.
A delegacia de Polícia de Anchieta concluiu o inquérito policial que apurou um roubo ocorrido no dia 28 de junho deste ano em um consultório odontológico no Centro de Anchieta. A Polícia Civil encerrou a investigação com o indiciamento do autor pelo crime de roubo qualificado. O inquérito foi encaminhado para análise do Poder Judiciário e do Ministério Público. O autor do delito está preso preventivamente no sistema penitenciário do Rio Grande do Sul. No final de junho, dois homens chegaram no consultório em uma motocicleta, anunciaram o assalto e amarraram uma profissional para roubar objetos de valor. Os criminosos levaram dinheiro, jóias e uma camionete Tucson. O veículo roubado foi recuperado pela PM no interior de Dionísio Cerqueira na mesma semana.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste flagrou, nesta quinta-feira, uma camionete transportando gás de cozinha, óleo diesel e produtos alimentícios oriundos da Argentina. Uma guarnição da PM abordou o veículo na avenida Willy Barth. A caminhonete estava com a carroceria coberta com uma lona plástica e com os botijões de gás aparecendo. O condutor confirmou que comprou os produtos na Argentina. Diante dos fatos, a mercadoria sem o devido despacho aduaneiro foi apreendida.