-MINISTRO DO STF INCLUI BOLSONARO NO INQUÉRITO DAS FAKE NEWS
-EM SESSÃO MARCADA POR TUMULTOS, ALESC APROVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
-IPORÃ DO OESTE VACINA PÚBLICO DE 11 FAIXAS ETÁRIAS CONTRA COVID EM MENOS DE UMA SEMANA
-SÃO JOÃO DO OESTE BUSCA RECURSO FEDERAL PARA ESTIMULAR TURISMO RURAL
-EPAGRI INCENTIVA INVESTIMENTO EM SILO SECADOR DE GRÃOS
-CORPO DE BOMBEIROS ALERTA QUE MOMENTO É O PIOR JÁ REGISTRADO PARA INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
-ACIDENTE DOMÉSTICO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO NA REGIÃO
-HOMEM É PRESO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13centavos. O euro está valendo seis reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O presidente francês, EMMANUEL MACRON, prometeu nesta quarta-feira, 100 milhões de euros em ajuda ao Líbano, durante uma conferência internacional de doadores organizada por ocasião do primeiro aniversário da explosão no porto de Beirute.O governo francês espera arrecadar mais de 350 milhões no total. O ministro alemão das Relações Exteriores, HEIKO MAAS, prometeu uma ajuda de 40 milhões de euros e a União Europeia, cinco milhões e meio. Os valores devem ser usados pelo Líbano para combater a pandemia da Covid-19.
Os casos de coronavírus no mundo ultrapassaram os 200 milhões nesta quarta-feira, de acordo com os dados da universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Nos últimos meses, a variante delta, que é mais transmissível, acelerou o número de casos. O coronavírus ameaça áreas com níveis baixos de vacinação. Veja abaixo quais são os cinco países do mundo com os maiores números de infecções. Os Estados Unidos lidera o ranking com 35 milhões e 200 mil casos. Em seguida, aparecem a Índia com 31 milhões e 700 infectados e o Brasil é o terceiro com 19 milhões e 900 mil casos positivos de Covid.
Os Estados Unidos, que fecharam suas fronteiras para grande parte do mundo devido à pandemia, planejam admitir a entrada de estrangeiros totalmente vacinados contra a Covid-19, informou um funcionário da Casa Branca nesta quarta-feira. O governo do presidente JOE BIDEN, reconhecendo a importância das viagens internacionais, quer uma reabertura para estrangeiros "de forma segura e sustentável", disse a fonte. Washington está analisando "um processo em etapas que, com o tempo e algumas exceções, fará com que os estrangeiros viajem aos Estados Unidos totalmente vacinados", afirmou a fonte sem especificar prazos.
O presidente da República, JAIR BOLSONARO, disse, nesta quarta-feira, que o benefício do novo Bolsa Família deve atingir valor entre 300 e 400 reais, com reajuste mínimo de 50 por cento. O chefe do Executivo também aventou a possibilidade de o governo utilizar cerca de três bilhões de fundo da Petrobras para subsidiar compra de um botijão de gás a cada dois meses por famílias inscritas no programa social. A ideia, segundo BOLSONARO, é dar um bujão de gás a cada dois meses para os beneficiários do Bolsa Família. Ele citou que a medida depende de um acerto com a iniciativa privada que vende o gás de cozinha.
A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre reforma política desistiu de analisar nesta madrugada a mudança no sistema de votação de deputados federais, estaduais e distritais para a eleição de 2022. O texto substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição institui a adoção do modelo “distritão” no lugar do atual sistema “proporcional”, mas não houve consenso para votação. Sem acordo entre líderes dos partidos, o presidente da comissão especial da PEC, Luís Tibé (Avante-MG), sugeriu que fosse votado um requerimento de retirada de pauta, de forma simbólica. O debate será retomado nesta quinta-feira, às duas horas da tarde. Para ter efeitos, a PEC precisa passar por duas votações no plenário, com pelo menos 308 votos em cada.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, atendeu nesta quarta-feira, o pedido do Tribunal Superior Eleitoral e determinou a instauração de investigação contra o presidente JAIR BOLSONARO em razão das alegações sobre fraudes nas urnas eletrônicas no inquérito das fake news. A solicitação foi feita após live realizada pelo chefe do Executivo na última quinta-feira, quando apresentou vídeos já desmentidos e declarações sobre supostas fraudes no sistema eletrônico de votação, além de promover ameaças às eleições de 2022. Ontem, BOLSONARO sugeriu que a abertura de investigação sobre suas declarações são uma tentativa de intimidação. Ele também acusou o presidente do TSE, LUIS BARROS de tumultuar a discussão sobre o voto impresso.
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação que combate fraudes na concessão de auxílios emergenciais, pagos a parte da população em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. A ação ocorre nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, a Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão nesta quinta nas cidades de Criciúma e Treze de Maio, no Sul do Estado, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Araranguá. A investigação visa apurar eventuais participações de pessoas em atividades ilícitas e na concessão ilegal dos benefícios.
O governador CARLOS MOISÉS determinou o início de projetos de infraestrutura e energia para fortalecer a integração entre toda Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira, o assunto foi levado às secretarias de Estado da Infraestrutura, Fazenda, Administração e Casa Civil. As propostas contemplam um projeto de corredor ferroviário estadual e a expansão da rede de gás natural canalizado até o Extremo-Oeste, além da intensificação dos investimentos em projetos e obras para melhorar a malha rodoviária.Na reunião, também foram discutidos os investimentos estaduais nas BRs-163, 470 e 280. O governador decidiu aguardar até a audiência marcada para o dia 17 de agosto, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, para definir os próximos encaminhamentos.
A Reforma da Previdência de SC foi aprovada nesta quarta-feira pela Assembleia Legislativa. A sessão foi marcada por um tumulto entre servidores e policiais militares no início da tarde, depois que parte dos manifestantes tentou invadir o prédio.Ao final de uma sessão de quatro horas, a Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada por 30 votos a oito e o projeto de lei complementar, que traz a maior parte das novas regras para aposentadorias e pensões de servidores estaduais, foi aprovado por 29 votos a nove. As novas regras afetam um universo de 106 mil pessoas, sendo 47 mil servidores públicos do Estado em atividade e 59 mil inativos e pensionistas.As novas normas para aposentadorias e pensões entram em vigor 90 dias após a publicação das lei complementar.
-SETOR DE OBRAS DE MONDAÍ INTENSIFICA TRABALHOS NO MORRO DO MAROMBA
-IPORÃ DO OESTE VACINA PÚBLICO DE 11 FAIXAS ETÁRIAS CONTRA COVID EM MENOS DE UMA SEMANA
-SÃO JOÃO DO OESTE BUSCA RECURSO FEDERAL PARA ESTIMULAR TURISMO RURAL
-EPAGRI INCENTIVA INVESTIMENTO EM SILO SECADOR DE GRÃOS
-CORPO DE BOMBEIROS ALERTA QUE MOMENTO É O PIOR JÁ REGISTRADO PARA INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO
REFIS de São João do Oeste foca em um milhão de reais de dívidas em atraso. Projeto do executivo foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Contribuintes terão oportunidade única para quitarem seus débitos. A prefeitura de São João do Oeste lançou um programa histórico para oportunizar os contribuintes a quitarem suas dívidas. É um REFIS com validade desde a fundação do município. Foram feitas alterações e o programa aprovado na sessão desta semana do legislativo. Segundo o chefe do setor de Tributos de São João do Oeste, FABIANO KLEIN, a recuperação fiscal terá apenas esta edição e será uma oportunidade para ser aproveitada pelos contribuintes que possuem dívidas ativas com a prefeitura. Ressalta que são débitos desde a emancipação até o ano de 2020.
FABIANO KLEIN explica que os débitos possuem quatro partes. A dívida no valor original, juro, multa e correção monetária. Foram estabelecidas condições especiais em que o município abre mão de boa parte do valor para viabilizar uma renegociação. Segundo o chefe do setor de Tributos, em parcela única, os devedores terão prazo de cinco dias para o pagamento após a adesão com desconto de 75 por cento de juro, multa e correção monetária. O pagamento também pode ser feito em 12 parcelas, precisando respeitar valor mínimo de 283 reais e com direito de 50 por cento de desconto. Outra opção é o parcelamento em 36 vezes para quitar a dívida. Neste caso o desconto será de 25 por cento. O diretor de Tributos afirma que será preciso fazer os cálculos e validade de esforço para quitar a dívida. Também é possível realizar uma simulação no setor de tributos. O município possui valor de aproximadamente um milhão de reais em dívida ativa.
Débitos com Programa de Casa Própria é o maior problema em São João do Oeste. O atraso no pagamento de contas com a prefeitura iniciou em 1994. O prazo de adesão encerra no dia 31 de dezembro de 2021. Conforme o chefe do setor de Tributos, FABIANO KLEIN, o Casa Própria, previa a reforma e novas construções na cidade e interior. Maior percentual de edificações ocorreu no meio rural e o índice de inadimplência gerou volume de aproximadamente um milhão de reais. FABIANO KLEIN esclarece que o valor é elevado devido à flexibilização que existia. No sistema atual a cobrança em cartório evita acúmulo de débitos. Ressalta ainda que os contribuintes de São João do Oeste possuem tradição de manter as contas atualizadas. KLEIN observa que neste ano a prefeitura possui valor inferior a 15 mil reais em atraso nos diversos tributos municipais.
De acordo com o secretário Departamento Rodoviário Municipal de Mondaí, CARLOS KOELLN, os carros e caminhões são cada vez maiores, enquanto as estradas continuam acanhadas. Por esse motivo, o setor de Obras vem intensificando os trabalhos nas estradas do município. No momento é atendido o trecho do Bairro Capivara, subindo na Linha Tempestade. Neste trajeto é feita cobertura de lajes e abertura de sarjetas, para melhorar o escoamento da água. Quando a água corre muito na pista, segundo KOELLN, ela destrói as estradas. Outra equipe da Secretaria de Obras concluiu nesta semana o trecho do morro conhecido como Maromba, que vai da cidade em direção à Linha Antas. Segundo KOELLN, trata-se de um trecho muito íngreme. Só no ano passado, a equipe fez cascalhamento por quatro vezes, e mesmo assim demanda novos serviços.
Toda vez que o morro do Maromba é atendido, é preciso usar cascalheira, máquina para carregar os caminhões, transportar o material e patrola para espalhar, seguido da ação do rolo compactador. CARLOS KOELLN frisa que em média, essa estrada sempre esteve ruim, por isso a administração atual optou por investir um dinheiro a mais no morro do Maromba, para solucionar o problema para os próximos 50, 60 anos ou mais, e não precisar ter mais investimentos nesse local. O secretário explica que o morro tem 350 metros de comprimento e sete de largura, além de espessura média de 15 centímetros de concreto. KOELLN destaca que o setor de Obras também tem dado atenção especial para a estrada Beira Rio, com alargamento e cascalhamento.
Associação dos Suinocultores de São João do Oeste tem nova diretoria. Entidade tem desafios de buscar benefícios ao setor em momentos de constantes mudanças. Segundo o vice-presidente da Associação, RENATO REICHERT, a maioria dos integrantes permanece na diretoria. Ele presidiu a Associação por 10 anos e entregou o cargo em Assembleia na última sexta-feira. A partir de agora segue na diretoria como vice-presidente. ROGÉRIO SCHNEIDER é o novo presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste. A atividade está em constante ajuste nos sistemas de produção e com necessidade de alto investimento. RENATO REICHERT relata que o setor vem passando por profundas alterações e manteve uma rotina na última década. Ele cita o impacto na redução de produtores rurais e a grande concentração de animais em granjas modernas.
São João do Oeste caiu de 167 para 120 suinocultores em 10 anos. As mudanças são frequentes em alta tecnologia e novas granjas que surgem para atenderem as demandas. RENATO REICHERT cita que a automação se tornou necessária para acompanhar as exigências e compensar a falta de mão de obra que aparece como um dos principais obstáculos na criação de suínos. As inovações prosseguem com a implantação de energia solar e desafios em buscar a melhor conversão alimentar. RENATO REICHERT afirma que não existe mais margem para erro na suinocultura, exigindo profissionalização em todos os setores. O ex-presidente relata que durante os 10 anos que atuou na associação teve um grande aprendizado, que permitiu evolução na atividade e na vida pessoal.
Lucratividade na suinocultura está relacionada ao custo de produção. RENATO REICHERT avalia que os produtores rurais ainda precisam evoluir no controle de gastos. O vice-presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste alerta que o custo de produção deve levar em conta tudo que é gasto na rotina diária da propriedade. REICHERT aponta os gastos com água, energia elétrica, detergente, luvas, botas e roupas que são usadas para o trabalho. Segundo ele, a suinocultura ainda não possui informações detalhadas sobre como ocorre na avicultura para definir o custo de produção de cada animal. Ressalta ainda a importância de evoluir nas negociações com as agroindústrias, em busca de melhores resultados.
Iporã do Oeste contempla o público de 11 faixas etárias com a vacina contra o coronavírus, em menos de uma semana. No último sábado, a população de 35 anos recebeu a vacinação e na manhã desta sexta-feira os jovens a partir de 25 anos já serão beneficiados. A aplicação será no Centro Público de Convivência, das 8h
às 11h. Cerca de 400 doses estarão à disposição. De acordo com a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, ainda na tarde de ontem aconteceu campanha para vacinar a população a partir de 29 anos. KARIN lamenta que o resultado desta etapa de vacinação tenha sido frustrante, pois sobraram em torno de 200 doses que deveriam ter sido aplicadas em pessoas que deixarem de comparecer ao local. Ela comenta que praticamente 100 por cento dos idosos estão vacinados e até o público de 40 anos a campanha obteve resultados expressivos. À medida que baixou a faixa etária, a procura diminuiu.
KARIN BLATT cobra a juventude para que compareça ao local da vacinação, no Centro Público de Convivência, para que a situação volte à normalidade. Reforça que a juventude precisa tomar consciência e receber a vacina. A responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste salienta que os gráficos da unidade demonstram que a Covid-19 atingiu principalmente o público jovem nos últimos meses, inclusive com pacientes que ficaram em estado grave. KARIN reitera que vacinar-se não significa ajudar o Centro de Saúde, mas proteger entes queridos. Acrescenta que o objetivo da vacina é o bem coletivo.
São João do Oeste está mapeando propriedades que desejam investir em turismo rural. Conforme o diretor de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER, o turismo rural vem acontecendo com certa sequência na região. Por ser ao ar livre, é uma atividade possível na pandemia, ainda que seja praticada em grupos menores. SCHNEIDER cita entre os interesses da população, a iniciativa de conhecer cachoeiras, fazer trilhas ecológicas, visitar empreendimentos históricos e culturais na região, e também propriedades rurais. Junto com o secretário de Agricultura, ROGÉRIO RECH, o diretor de Turismo está visitando propriedades com interesse na atividade e ainda existe um roteiro a ser concluído nas comunidades, para posteriormente efetuar rotas turísticas no perímetro rural de SJO.
ELIAS SCHNEIDER admite que poucas propriedades do município têm estrutura voltada para o turismo. Algumas atividades ocorrem de forma mais isolada e outras começam a ser conhecidas pela administração municipal, por interesse dos proprietários em investir nessas atividades. O diretor de Turismo reitera que o poder público, não tem interesse em ser dono de empreendimentos turísticos, mas um facilitador dessas atividades para as propriedades rurais. SCHNEIDER salienta que existem recursos em nível federal para viabilizar o turismo rural e a administração quer despertar o interesse dos produtores rurais para migrarem para essa atividade. Além de complementar a renda, contribui para garantir a permanência do jovem no campo.
O diretor de Turismo solicita para a população de SJO que tenha interesse em investir no turismo rural, que procure a prefeitura, a Secretaria de Agricultura ou o Departamento de Turismo. ELIAS SCHNEIDER enaltece que o Ministério do Turismo disponibiliza a plataforma do Cadastur, na qual é possível cadastrar empreendimentos em turismo para obter recursos federais. Para estimular o turismo rural e atividades do segmento, o município quer buscar apoio de empresas e empreendimentos como padarias, restaurantes, farmácias e postos de combustíveis, e juntos fazerem o cadastro no Cadastur. No momento, SJO conta com cinco cadastros nessa plataforma, e o objetivo da municipalidade é ampliar esse número em pelo menos dez vezes. SCHNEIDER defende que o Cadastur é um documento muito importante para quem deseja trabalhar no ramo, seja propriedade turística, empreendimento ou guia de turismo.
A Epagri de Iporã do Oeste incentiva o investimento em silo secador de grãos. A tecnologia foi desenvolvida pela Emater, do RS, há mais de dez anos, e conta com 30 instalações na região. De acordo com o extensionista rural da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE, uma reunião técnica nesse sentido, sobre secagem e armazenagem de grãos, está prevista para terça-feira da semana que vem, dia 10, com início à uma e meia da tarde. Será na propriedade de PAULO MAGNAGUAGNO, na Linha Esperança, agricultor que trouxe a inovação para Iporã do Oeste. A Epagri vai mostrar esse modelo de silo para os demais agricultores interessados no assunto. LUEDKE cita que MAGNAGUAGNO construiu o silo dele no ano passado e agora já armazena a primeira safra, no caso, o milho colhido na safrinha. A colheita não foi tão boa, por isso tem pouco milho armazenado, porém já é possível ver como é o processo e conhecer essa tecnologia. O extensionista rural de Iporã do Oeste solicita, em virtude da pandemia, que os agricultores confirmem a participação com antecedência, por meio de contato com a Epagri, via telefone ouWhatsApp.
A estiagem prolongada dos últimos anos, aliada às geadas ocorridas recentemente, favorece muito a ocorrência de incêndios em vegetações e matas. Na avaliação do sargento OLDAIR SCHMITZ, comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, que também é responsável pelo quartel de Mondaí, a vegetação rasteira está muito seca. Não apenas nas beiradas das rodovias, mas também em pastagens e matas virgens de toda região. Tudo isso é motivo de grande preocupação do Corpo de Bombeiros. Recentemente inclusive houve reunião no comando geral dos bombeiros, pois a preocupação se estende para todo estado e país. Um decreto emitido no dia 28 de junho, por exemplo, proíbe qualquer tipo de queimadas em território brasileiro. Conforme SCHMITZ, as queimadas já eram enquadradas como crime ambiental anteriormente, e com o decreto essa condição foi reforçada.
Em Iporã do Oeste, o Corpo de Bombeiros registrou diversas ocorrências de incêndio em vegetação, mesmo com a umidade do ar elevada, que é característica do inverno. Segundo SCHMITZ, essa preocupação aumenta à medida que a umidade do ar começar a baixar, a partir do aumento das temperaturas. O comandante salienta que o momento é o pior possível para incêndios de grandes proporções, e pede encarecidamente para as pessoas não fazerem qualquer tipo de fogo, mesmo aquele que é preparado para queimar entulhos ou coisas menores. OLDAIR SCHMITZ frisa que quando o tempo está muito seco as fagulhas acabam se deslocando para áreas nativas, o que pode resultar em incêndio na propriedade ou até de vizinhos. No caso de entulhos, SCHMITZ lembra que a prefeitura faz a recolha, portanto a população deve ficar atenta para deixar nos pontos nos dias certos.
O comandante dos bombeiros de Iporã do Oeste salienta que no ano passado houve investimentos em roupas de proteção individual, como capacetes e botas, especiais para usar no combate a incêndios. Já neste ano foi comprada uma máscara especial, chamada full face, confeccionada com carvão ativado. Com ela o bombeiro não respira nenhum tipo de fumaça durante o combate. Em convênio com a prefeitura de Tunápolis também será adquirido um kit picape, que consiste numa viatura, a S-10, adaptada para combater incêndio florestal. Segundo SCHMITZ, em muitos lugares no interior, como roças ou áreas de reflorestamento, o caminhão não consegue chegar para combater incêndio, portanto a picape poderá atender. A estimativa de investimento no kit picape é de 30 mil reais. Uma licitação será feita e a expectativa é de que a entrega será entre 30 a 40 dias.
-ACIDENTE DOMÉSTICO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO NA REGIÃO
-HOMEM É PRESO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Acidente doméstico deixou um homem gravemente ferido em São Miguel do Oeste, por volta das 16h20 desta quarta-feira, na Rua Marcílio Dias, no centro da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem foi atendido com um corte profundo na perna direita, provocado por uma serra circular. Ele estava executando um trabalho doméstico em seu apartamento, quando o acidente ocorreu e a esposa ligou para os bombeiros. A vítima foi conduzida ao Hospital Regional.
Dois homens com mandado de prisão em aberto foram presos na tarde de ontem, em SMO. Por volta das 14h, o Patrulhamento Tático da Polícia Militar prendeu um homem com mandado em aberto por regressão de regime por descumprimento de medida protetiva de urgência, na Rua Marcílio Dias, centro da cidade. Já às 15h foi preso um homem com mandado em aberto por estupro de vulnerável, na Rua 22 de Abril, bairro São Luiz. Os dois homens foram localizados nas residências deles e encaminhados para a Unidade Prisional Avançada.