ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/08/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo seis reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O presidente francês, EMMANUEL MACRON, prometeu nesta quarta-feira, 100 milhões de euros em ajuda ao Líbano, durante uma conferência internacional de doadores organizada por ocasião do primeiro aniversário da explosão no porto de Beirute. O governo francês espera arrecadar mais de 350 milhões no total. O ministro alemão das Relações Exteriores, HEIKO MAAS, prometeu uma ajuda de 40 milhões de euros e a União Europeia, cinco milhões e meio. Os valores devem ser usados pelo Líbano para combater a pandemia da Covid-19.

Os casos de coronavírus no mundo ultrapassaram os 200 milhões nesta quarta-feira, de acordo com os dados da universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Nos últimos meses, a variante delta, que é mais transmissível, acelerou o número de casos. O coronavírus ameaça áreas com níveis baixos de vacinação. Os cinco países do mundo com os maiores números de infecções. Os Estados Unidos lidera o ranking com 35 milhões e 200 mil casos. Em seguida, aparecem a Índia com 31 milhões e 700 infectados e o Brasil é o terceiro com 19 milhões e 900 mil casos positivos de Covid.

Os Estados Unidos, que fecharam suas fronteiras para grande parte do mundo devido à pandemia, planejam admitir a entrada de estrangeiros totalmente vacinados contra a Covid-19, informou um funcionário da Casa Branca nesta quarta-feira. O governo do presidente JOE BIDEN, reconhecendo a importância das viagens internacionais, quer uma reabertura para estrangeiros "de forma segura e sustentável", disse a fonte. Washington está analisando "um processo em etapas que, com o tempo e algumas exceções, fará com que os estrangeiros viajem aos Estados Unidos totalmente vacinados", afirmou a fonte sem especificar prazos.

O presidente da República, JAIR BOLSONARO, disse, nesta quarta-feira, que o benefício do novo Bolsa Família deve atingir valor entre 300 e 400 reais, com reajuste mínimo de 50 por cento. O chefe do Executivo também aventou a possibilidade de o governo utilizar cerca de três bilhões de fundo da Petrobras para subsidiar compra de um botijão de gás a cada dois meses por famílias inscritas no programa social. A ideia, segundo BOLSONARO, é dar um bujão de gás a cada dois meses para os beneficiários do Bolsa Família. Ele citou que a medida depende de um acerto com a iniciativa privada que vende o gás de cozinha.

A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre reforma política desistiu de analisar nesta madrugada a mudança no sistema de votação de deputados federais, estaduais e distritais para a eleição de 2022. O texto substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição institui a adoção do modelo “ distritão ” no lugar do atual sistema“proporcional”, mas não houve consenso para votação. Sem acordo entre líderes dos partidos, o presidente da comissão especial da PEC, Luís Tibé (Avante-MG), sugeriu que fosse votado um requerimento de retirada de pauta, de forma simbólica. O debate será retomado nesta quinta-feira, às duas horas da tarde. Para ter efeitos, a PEC precisa passar por duas votações no plenário, com pelo menos 308 votos em cada.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, atendeu nesta quarta-feira, o pedido do Tribunal Superior Eleitoral e determinou a instauração de investigação contra o presidente JAIR BOLSONARO em razão das alegações sobre fraudes nas urnas eletrônicas no inquérito das fake news. A solicitação foi feita após live realizada pelo chefe do Executivo na última quinta-feira, quando apresentou vídeos já desmentidos e declarações sobre supostas fraudes no sistema eletrônico de votação, além de promover ameaças às eleições de 2022. Ontem, BOLSONARO sugeriu que a abertura de investigação sobre suas declarações são uma tentativa de intimidação. Ele também acusou o presidente do TSE, LUIS BARROS de tumultuar a discussão sobre o voto impresso.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação que combate fraudes na concessão de auxílios emergenciais, pagos a parte da população em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. A ação ocorre nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, a Polícia Federal cumpre seis mandados de busca e apreensão nesta quinta nas cidades de Criciúma e Treze de Maio, no Sul do Estado, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Araranguá. A investigação visa apurar eventuais participações de pessoas em atividades ilícitas e na concessão ilegal dos benefícios.

O governador CARLOS MOISÉS determinou o início de projetos de infraestrutura e energia para fortalecer a integração entre toda Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira, o assunto foi levado às secretarias de Estado da Infraestrutura, Fazenda, Administração e Casa Civil. As propostas contemplam um projeto de corredor ferroviário estadual e a expansão da rede de gás natural canalizado até o Extremo-Oeste, além da intensificação dos investimentos em projetos e obras para melhorar a malha rodoviária. Na reunião, também foram discutidos os investimentos estaduais nas BRs-163, 470 e 280. O governador decidiu aguardar até a audiência marcada para o dia 17 de agosto, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, para definir os próximos encaminhamentos.

A Reforma da Previdência de SC foi aprovada nesta quarta-feira pela Assembleia Legislativa. A sessão foi marcada por um tumulto entre servidores e policiais militares no início da tarde, depois que parte dos manifestantes tentou invadir o prédio. Ao final de uma sessão de quatro horas, a Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada por 30 votos a oito e o projeto de lei complementar, que traz a maior parte das novas regras para aposentadorias e pensões de servidores estaduais, foi aprovado por 29 votos a nove. As novas regras afetam um universo de 106 mil pessoas, sendo 47 mil servidores públicos do Estado em atividade e 59 mil inativos e pensionistas. As novas normas para aposentadorias e pensões entram em vigor 90 dias após a publicação das lei complementar.

Rede estadual retoma as aulas sem muitas alterações. Conforme GILBERTO ZÁTERA – Supervisor Regional de Educação para o noroeste, apenas uma escola iniciou o segundo semestre com aulas cem por cento presenciais. É a Olga Nunes de Abreu, de Coronel Martins. É que aquele estabelecimento não tem muitos alunos, o que facilita o controle de distanciamento. De todas as outras escolas da regional, algumas tem turmas cem por cento presencial. As demais escolas permanecem com 50 por cento das atividades em casa e a outra metade na escola, fazendo rodízio. Essa semana deve sair uma nova portaria do Governo do Estado estabelecendo novas regras.

Já é certo que a distância de uma pessoa para outra será reduzida de um metro e meio para um metro. Quem adianta é GILBERTO ZÁTERA. O Supervisor Regional de Educação diz que os professores receberão novas orientações para se protegerem da Covid 19. Aqueles que já tomaram as duas doses da vacina, terão possibilidade de voltar ao sistema cem por cento presencial na sala de aula. Professores suspeitos de terem contraído o vírus ficam trabalhando remotamente. A partir do anúncio da nova portaria do governo, as escolas terão 30 dias para se adequarem no plano de contingência para atender a seus alunos.

Comunidade escolar da região tem poucos casos de Covid. O Supervisor Regional de educação classifica a situação como privilegiada e atribui essa conquista aos cuidados dos servidores da educação. GILBERTO ZÁTERA reconhece que todos os diretores de escolas estão fazendo um excelente trabalho. Sua regional tem 10 escolas. Com relação as reformas nos prédios, o dirigente diz que a empresa vencedora da licitação vai dar acompanhamento em toda regional.

O protesto dos servidores estaduais contra a reforma da Previdência. Ontem ocorreu uma mobilização em frente à Assembleia Legislativa, em Florianópolis, contra as reformas como quer o governador CARLOS MOISÉS. O funcionalismo reclama que, se fossem aceitas, elas seriam altamente prejudiciais em pontos importantes, como aumento da idade mínima para se aposentar, aumento do tempo de contribuição, mais cobrança sobre aposentadorias e pensões. Servidores da nossa região, inclusive de Campo Erê, se deslocaram para a capital para também participarem do movimento, que serviu para chamar atenção dos deputados, na hora de votarem as propostas.

Sindicato dos Policiais Civis do Estado não é contra a reforma da previdência, entendendo que deve haver uma contrapartida da categoria. Porém, PAULO ABREU, diretor jurídico, diz que a questão é que os servidores da polícia civil querem isonomia. Ele explica que a categoria está muito contrariada com a retirada de direitos importantes, já conquistados. O Governo quer voltar a 2004, protesta. Quando ABREU fala em isonomia, cita a Polícia Militar, que paga 10 e meio por cento de Previdência. Polícia Civil e forças de segurança pagam 14 por cento. Outro motivo do protesto é o aumento do imposto de renda para os aposentados.

Sindicato da Polícia Civil não é contra o limite de idade para se aposentar, porém quer que a contribuição para aposentadoria seja a partir de 2017. Para marcar o desagravo as propostas de reforma do Governo do Estado, a Polícia Civil está realizando operação padrão em Santa Catarina. Os delegados de polícia estão entregando os cargos de confiança. Tem uma emenda do deputado MAURÍCIO ESCUDLARCK, que pretende corrigir as injustiças, complementa o diretor jurídico PAULO ABREU, do Sindicato dos Policiais Civis.

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado é contrário a Reforma da Previdência. O coordenador LUIZ CARLOS VIEIRA justifica a posição, dizendo que as propostas de CARLOS MOISÉS vão tirar muitos direitos dos trabalhadores do serviço público. Várias delegações de professores de todas as regiões estiveram ontem em Florianópolis, protestando em frente a ALESC, para pressionar os deputados a não aprovarem o plano do governo. VIEIRA reforça que uma das propostas é aumentar a idade para aposentadoria. Uma professora que hoje precisa trabalhar 50 anos, necessitaria mais 7 para conquistar esse direito.

Vai haver um corte muito grande nas pensões de professoras, pela proposta da Previdência. A observação é do coordenador estadual do SINTE. LUIZ CARLOS VIEIRA acrescenta que pensionistas passariam a receber apenas 60 por cento do valor. Pior ainda, diz o sindicalista, é a taxação sobre os aposentados de 14 por centro para quem ganha mais de mil e cem reais por mês.

ODETE RINTZEL, professora aposentada do Cedup Campo Erê aderiu aos protestos ontem na Capital do Estado. Ela conta que deu aulas por 29 anos no magistério estadual. Agora, que chegou a vez de descansar, o governo acha que professor está ganhando demais. Ela diz que gostaria que CARLOS MOISÉS passasse um mês somente com o salário de um professor aposentado. Além do mais, acrescenta ODETE, servidor público não tem benefícios como fundo de garantia. Até o vale alimentação é cortado do trabalhador, quando sai da escola.

Secretaria de Saúde desenvolve projeto Movimenta Campo Erê, para incentivar a volta das atividades físicas entre os idosos. De acordo com a responsável pelo setor no município – ROSALVA BOLIGON, a iniciativa de estimular esse retorno foi do professor RODRIGO, pensando em todo o tempo que as pessoas ficaram paradas devido à pandemia. Destaca que a mais de um ano e meio essa faixa-etária, por segurança, esteve isolada devido ao coronavírus. A secretária frisa que os idosos sempre perguntavam quando iam poder retornar às atividades, como nos Clubes de Idosos.

Adesão ao Projeto Movimenta Campo Erê superou expectativas. A secretária de saúde ROSALVA BOLIGON fala que, quando a ideia foi lançada, percebeu os idosos muito animados. A iniciativa começou no bairro São Francisco, devido a sua comunidade ativa e presença de academia pública. A agente de saúde do bairro São Francisco fez o levantamento dos idosos. Na semana passada foi feita a primeira reunião do Movimenta Campo Erê, que já conta com 35 inscritos, e deverá logo ser expandido para outros bairros. Conforme ROSALVA, os participantes estavam muito felizes, relatando a angústia de todo tempo que ficaram isolados.

Governo municipal fará audiência pública do Plano Diretor Participativo. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da prefeitura de São Lourenço do Oeste realizará no dia 19, agora de agosto, a partir das 18 horas e 30 minutos, audiência pública do Plano Diretor Participativo. Será Centro de Eventos, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. De acordo com GUILHERME NEGRI - secretário de Desenvolvimento Urbano, o objetivo da audiência é informar, colher subsídios, promover debates e esclarecimentos sobre as propostas aprovadas nas reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho da Cidade de São Lourenço, entre os anos 2020 e 2021.

As informações servirão para alteração da Lei Complementar Municipal que institui o Plano Diretor Participativo. NEGRI, ressalta que podem participar da audiência pública qualquer pessoa ou entidade interessada nos assuntos da discussão. O interessado em debater os temas, preciosa fazer sua inscrição até às 18 horas e 30 minutos do dia 19, no local do encontro. As propostas que motivaram a realização da audiência e seus respetivos estudos encontram-se disponíveis para a análise a qualquer interessado até o dia da audiência na Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

PM recebe metralhadora doada pela comunidade. O destacamento da Polícia Militar de Flor da Serra do Sul recebeu da população, através do Conselho de Segurança do município, uma metralhadora 9 mm que vai auxiliar nos trabalhados de segurança pública feitos pelas equipes. A solenidade de entrega contou com a presença de autoridades do município e policiais militares que compõem a equipe do destacamento. Conforme o comandante do Departamento, “ a aquisição desta arma de fogo é uma conquista de toda a População Sulflorensse, pois agora a Policia Militar está em melhores condições para o enfrentamento ao crime, principalmente em ocorrências que envolvam proteção ao patrimônio, pois a arma tem um grande poder de fogo, autonomia e eficácia.

Colisão entre dois carros deixa feridos em Francisco Beltrão. O acidente ocorreu hoje, por volta das seis horas e 50 minutos, no cruzamento da Rua Tenente Camargo com a Avenida Luís Antônio Faedo. Se envolveram na batida um Fusca e um Gol. Os dois motoristas sofreram ferimentos, foram socorridos pelo SAMU e levados para receber atendimento médico. A Polícia Militar esteve no local e fez o Boletim de Acidente de Trânsito.


Familiares pedem ajuda para localizar mulher que desapareceu em Marmeleiro. FRANCISCA WEBER está sumida desde a madrugada de ontem. Segundo familiares, ela desapareceu da sua casa, na Linha São Pedro, zona rural de Marmeleiro. FRANCISCA saiu sem dinheiro e sem documentos, somente com a roupa do corpo. A família está muito preocupada e pede para que caso alguém tenha informações do seu paradeiro, entre em contato com ELPIDIO TAVARES, ou ligue no telefone (46) 9 8802-1842.

Incêndio atinge sobrado em Marmeleiro. O caso foi ontem na Travessa Bandeira, no bairro Santa Rita. O fogo destruiu completamente a parte superior do imóvel. Vizinhos tentaram apagar o incêndio com mangueiras, mas as chamas se alastraram rapidamente. O Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foi acionado, enviando dois caminhões de combate a incêndio e uma ambulância para o local. Os profissionais fizeram combate as chamas e rescaldo. As causas do fogo ainda não foram informadas.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.