ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 05 07 2025

-MORAES SUSPENDE DECRETOS DE LULA E DECISÃO DO CONGRESSO SOBRE O IOF

- EXPORTAÇÕES DE SANTA CATARINA CRESCEM 6,6% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

-COOPERATIVAS PROMOVEM EVENTO HOJE PARA CELEBRAR DIA DO COOPERATIVISMO

-PARTIDO DOS TRABALHADORES PROMOVE ELEIÇÃO INTERNA NESTE DOMINGO NO MUNICÍPIO

-LIMINAR DA JUSTIÇA DETERMINA CONVOCAÇÃO DE VEREADOR SUPLENTE NA REGIÃO

-COLISÃO ENTRE DOIS CAMINHÕES INTERROMPE TRÂNSITO NA BR 158

-ACIDENTES DEIXAM DUAS PESSOAS FERIDAS NO CENTRO DO MUNICÍPIO

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com períodos de sol. A mínima nas últimas horas foi de cinco graus. A máxima pode chegar a 19 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0045 centavos.

O Hamas anunciou nesta sexta-feira que aceitou uma proposta de cessar-fogo de 60 dias com Israel, apresentada pelos Estados Unidos. O grupo terrorista afirmou que está pronto para iniciar negociações finais sobre o mecanismo de implementação do acordo. Ainda não há data para que a trégua entre em vigor. Segundo uma autoridade do Hamas ouvida pela agência Reuters, o grupo enviou aos mediadores do Catar e do Egito uma resposta considerada “positiva”, que deve “facilitar a obtenção do acordo”. Os detalhes da proposta não foram revelados. Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou que havia apresentado um texto final para o cessar-fogo.

O órgão de vigilância nuclear da ONU afirmou, nesta sexta-feira, que retirou inspetores do Irã. Israel lançou seus primeiros ataques militares contra instalações nucleares do Irã há três semanas. Os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica não conseguiram inspecionar as instalações iranianas desde então, embora o chefe do órgão, RAFAEL GROSSI, tenha afirmado que essa é sua prioridade. O impasse acontece porque o parlamento iraniano aprovou uma lei para suspender a cooperação com a Agência da ONU até que a segurança de suas instalações nucleares seja garantida.

Enchentes provocadas por tempestades deixaram 13 mortos no estado americano do Texas, nos Estados Unidos, segundo dados divulgados pelas autoridades nesta sexta-feira. Além disso, 23 meninas que estavam em um acampamento estão desaparecidas. No local, onde cerca de 750 pessoas estavam acampadas para aproveitar o feriado prolongado, não havia eletricidade, água ou conexão por wi-fi devido às chuvas. Vídeos publicados em redes sociais mostram casas e árvores arrastadas pela cheia súbita, após fortes chuvas atingirem o centro do estado durante a madrugada. Cerca de 500 socorristas e 14 helicópteros foram mobilizados para a região. A Guarda Nacional do Texas enviou equipes de resgate e a Guarda Costeira dos Estados Unidos colabora nas operações.

O presidente dos Correios, FABIANO SILVA, pediu demissão nesta sexta-feira. SILVA deixou a carta de demissão no Palácio do Planalto, para auxiliares do presidente, que ontem estava em viagem no Rio de Janeiro. A demissão só deve ser oficializada após uma conversa entre SILVA e o próprio presidente. SILVA deixa o cargo após a empresa ter o pior déficit entre as estatais em 2024 e registrar um prejuízo de um bilhão e 700 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano. Ele atribui o resultado ruim dos Correios à decisão do governo de estabelecer, em 2023, uma taxa para varejistas chinesas, medida apelidada de "taxa das blusinhas". A aliados, no entanto, FABIANO SILVA afirmou que a decisão de deixar o cargo não tem relação com os resultados financeiros da estatal e sim por questões de saúde.

O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado. O CNU de 2025 oferece três 652 vagas distribuídas em nove blocos temáticos, abrangendo 32 órgãos do poder Executivo federal. O MPF alega que o certame foi lançado na última segunda-feira pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos “sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame.” O Ministério Público relata que, em 25 de junho, apresentou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região ação civil pública que aponta problemas estruturais do edital do processo seletivo e solicitou a comprovação da adoção de medidas que corrijam as falhas.

O ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES suspendeu, nesta sexta-feira, os efeitos de todos os decretos que tratam sobre o Imposto sobre Operações Financeiras e determinou uma audiência de conciliação entre governo e Congresso sobre o tema. A audiência de conciliação foi marcada para 15 de julho, no plenário de audiências da Corte, em Brasília. MORAES é o relator de ações que tramitam no Supremo envolvendo o tributo. Com isso, todos os decretos do presidente LULA que aumentaram o imposto estão suspensos, assim como o decreto legislativo que derrubou a decisão presidencial. O ministro estabeleceu ainda o prazo de 5 dias para que o Executivo e o Legislativo prestem esclarecimentos sobre o que os levou a tomar as decisões.

O Estado registrou mil e 66 ocorrências de trânsito envolvendo ciclistas nos primeiros seis meses de 2025, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O número é ainda maior em relação às vítimas de acidentes envolvendo ciclistas, com mil 120 pessoas, 13 a mais do que no mesmo período de 2024. O número expressivo levanta questionamentos sobre a infraestrutura adequada para bicicletas em todo o país. Em Santa Catarina, cinco vírgula dois por cento das vias possuem sinalização para bicicletas. O número está acima da média nacional, que é de um vírgula nove por cento. Já as ocorrências atendidas pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina aponta que de janeiro a junho de 2025 foram 692 acidente envolvendo ciclistas, em todas as 52 cidades atendidas pela entidade.

O Poder Executivo encaminhou nesta semana para a Assembleia Legislativa um pacote de projetos de lei. Ao todo, são 58 propostas, 33 delas referentes a doação ou cessão de uso de imóveis do Estado. Parte do pacote consta no expediente da sessão da última quinta-feira e já está em tramitação. As proposições tratam principalmente de reajuste salarial para servidores públicos de algumas secretarias e fundações como a Udesc, concessão de benefícios fiscais, isenção de ICMS para itens da cesta básica como feijão, arroz e farinhas, criação de cadastro estadual de pessoas em situação de rua, entre outras. As matérias serão encaminhadas para análise das comissões permanentes da Alesc

O faturamento com exportações de Santa Catarina no primeiro semestre de 2025 chegou a cinco bilhões 850 milhões de dólares, cerca de seis vírgula seis por cento acima do valor registrado no mesmo período do ano passado, que foi de cinco bilhões 490 milhões de dólares. Com o aumento, Santa Catarina atingiu o maior faturamento da história com exportações em um primeiro semestre. O aumento das exportações catarinenses é um contraste em relação à média nacional que teve recuo de zero virgula 65 por cento. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e foram divulgados nesta sexta-feira. No primeiro semestre de 2025, o principal produto exportado por Santa Catarina foi a carne de frango, com faturamento de 953 milhões de dólares.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes alerta que estão sendo realizadas operações de Pare e Siga, durante o dia, na BR-158 nos municípios de Palmitos e Cunha Porã. Os motoristas que trafegam pela rodovia devem redobrar a atenção, pois o tráfego está sujeito a interrupções das sete da manhã as seis da tarde. O trânsito fluirá em apenas uma pista, com sentido alternado de circulação, para garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários da via. As intervenções seguem até 31 de julho e fazem parte dos serviços de restauração da rodovia. Os trechos em obras estarão devidamente sinalizados. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, as atividades poderão ser reagendadas.

As Cooperativas do município vão realizar, na tarde de hoje, um evento para celebrar o dia do Cooperativismo. As atividades começam as duas horas da tarde na rua coberta da Praça Walnir Botaro Daniel. O evento vai contar com brinquedos infláveis, pipoca, cachorro quente e atividades culturais para a população. As atividade seguem até o final da tarde sem custo para as pessoas. O Dia Internacional do Cooperativismo tem por objetivo divulgar o trabalho das cooperativas de todo o mundo, destacando as metas do movimento cooperativo internacional e a sua atuação junto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

O Peperi Debates deste sábado analisou o Plano Safra 2025-2026 anunciado nesta semana pelo governo federal. O governo informou que vai liberar 89 bilhões de reais para a agricultura familiar e 516 bilhões para os médios e grandes produtores na próxima safra. O debate discutiu os pontos positivos e o que faltou no plano safra. O programa reuniu o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER e o representante da Associaçao dos Feirantes, MARCIO SANTIN. As fotos e o audio do debates deste sábado estão disponiveis no portal da Peperi.

O volume de recursos do plano safra 20252026 é adequado para as necessidades da agricultura, no entanto, o que parece ser uma boa iniciativa pode ser um problema para os agricultores. O comentário é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, o plano anuncia taxa de juros que, no caso da agricultura familiar, são de três por cento ao ano, mas na prática, os juros podem chegar a 16 por cento. Ele explicou que ao acessar os recursos, o agricultora acaba tendo que contratar o seguro e outras taxas que elevam o custo do financiamento. TEIXEIRA disse que a Faesc esperava outro plano e que o anúncio do governo deixou muito a desejar. Ele citou que o agricultor que acessar o Plano Safra precisa ter muito cuidado para não dar “um tiro no pé” e de endividar ainda mais.

O enquadramentos agricultores da região no Plano Safra 20252026 é o principal problema dessa política anunciada pelo governo federal nesta semana. O comentário é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. De acordo com ele, os valores são suficientes, mas a maioria das famílias fica fora do limite do Pronaf para ter acesso ao recursos com juros menores. WATHIER disse que o enquandramento é somente para famíias com renda bruta anual de 500 mil reais. A Fetaesc reivindica que o teto passe para 800 mil reais. O sindicalista disse ainda que o plano safra também deixou de fora temas importantes como a ampliaçao do crédito para a compra de terras, especialmente para filhos de agricultores. WATHIER defender a regionalizaçao do Plano Safra porque a realidade da agricultura no sul do país é diferente das necessidades dos agricultores do nordeste, por exemplo.

O Plano Safra trouxe muitas novidades para os agricultores familiares. A avaliação é do integrante da Associação dos Feirantes, MARCIO SANTIN. Ele citou que o Plano Safra ampliou os recursos e reduziu os juros para a produção sem agrotóxicos e aumentou o limte para a compra de pequenas maquinas, além do juro diferenciada para a produção de alimentos organicos. Outro ponto positivo, na visão de SANTIN, é a garantia de que o Programa de Aquisição de Alimentos não vai ter cortes, garantindo mercado para os pequenos produtores. Ele também citou a preocupaçao com os limites para enquadramento no Pronaf e reclamou da demora por parte das instituições financeiras para a liberação dos recursos.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina publicou um alerta nesta sexta-feira, para orientar a população sobre o golpe da falsa intimação, que tem sido recorrente nos últimos dias no estado. Na comarca de São José do Cedro, no Extremo Oeste, as vítimas procuraram o fórum local e evitaram prejuízos. O objetivo dos golpistas é fazer as vítimas clicarem em links maliciosos, com falsas alegações de convocação para comparecer à Justiça e assim se informarem sobre o processo. A orientação é bloquear o número que fez contato e avisar o fórum e a delegacia mais próximos. Na dúvida, a vítima deve apurar as informações repassadas pelo contato.

O Poder Judiciário de Santa Catarina não envia intimações por emails genéricos, nem por mensagens com links suspeitos. Em nota, o TJ informou que as comunicações oficiais ocorrem por meio do sistema eproc, utilizado por partes e advogados ou por oficiais de justiça devidamente identificados, presencialmente ou por canais digitais autorizados. Além disso, é importante diferenciar tentativas de golpes digitais de contatos online feitos por oficiais de justiça. Esses servidores do Poder Judiciário podem, sim, fazer intimações por WhatsApp, chamadas de vídeo, ligações telefônicas e emails institucionais. Essa prática está autorizada e tem sido amplamente adotada para dar mais agilidade e eficiência ao serviço.

O TJ também destacou que as pessoas precisam observar alguns aspectos para evitar cair no golpe da falsa intimação. De acordo com o Tribunal de Justiça, para garantir a segurança das partes, os oficiais de justiça sempre se identificam e apresentam imagem do crachá funcional. A comunicação enviada é o mandado judicial em formato PDF, e a única informação que pode ser solicitada é a imagem de um documento de identidade, apenas para confirmar quem está recebendo a intimação. Além disso, registrar um boletim de ocorrência colabora com o trabalho do Núcleo Institucional de Segurança e das polícias que também acompanham essas tentativas de estelionato ou golpes consumados. O TJ reforça que não solicita senhas ou dados financeiros, nem transferências de dinheiro.

A Polícia Civil de Santa Catarina anunciou novos delegados para Itapiranga e Mondaí. As duas comarcas estão sem delegados titulares. Além de Itapiranga e Mondaí, também vão receber novos delegados na região, as comarcas de Palmitos, Xanxerê, Abelardo Luz e Chapecó. Conforme o Delegado Regional, WESLEY ANDRADE, o nomeação atende uma reivindicação antiga por novos delegados para a região. Ele explicou que a solenidade de formatura dos novos delegados e psicólogos policiais será no dia 15 de julho, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. A partir de agosto, serão anunciados os nomes dos novos delegados para o extremo-oeste.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste vai começar, na semana que vem, a campanha “Recupere Seu Crédito”. O objetivo é facilitar a renegociação de dívidas e ajudar consumidores a recuperarem o poder de compra. A ação oferece condições especiais para quitação de débitos, incluindo isenção de 100 por cento em juros e multas para dívidas com mais de um ano, conforme a política de cada empresa participante. A campanha mobiliza empresas do comércio local a oferecerem facilidades para consumidores que desejam quitar pendências e retirar os nomes do cadastro de inadimplentes do SPC Brasil.

A campanha da CDL “Recupere Seu Crédito” vai ocorrer entre os dias oito e 22 de julho. A expectativa da entidade é de que a iniciativa contribua para a reorganização financeira das famílias e para o aquecimento da economia regional. As empresas participantes da campanha podem ser conferidas nas redes sociais oficiais da CDL. Além das condições de negociação, a CDL disponibiliza consulta gratuita ao banco de dados local, permitindo que consumidores verifiquem se possuem registros em seu nome e quais empresas estão apontando restrições. A consulta, porém, é realizada exclusivamente de forma presencial, mediante apresentação de documento oficial com foto.

O Partido dos Trabalhadores vai realizar, neste domingo, o Processo de Eleição Direta para eleger os dirigentes nos níveis federal, estadual e municipal. Em São Miguel do Oeste, a votação ocorrerá das nove da manhã as cinco da tarde. De acordo com o presidente do diretório municipal, JUARES DA SILVA, durante o processo eleitoral, foram realizados encontros e debates, tanto presenciais quanto on-line, onde os candidatos apresentaram as suas propostas, teses e posicionamentos políticos. Em São Miguel do Oeste, uma chapa foi formada para o Diretório Municipal, com consenso entre os filiados. O nome indicado para a presidência do partido local é JUAREZ DA SILVA.

A justiça concedeu uma liminar em ação movida pelo União Brasil e pelo suplente de vereador JOAO KEMMER e determinou a convocação do suplente para ocupar a vaga de uma vereadora licenciada por questões de Saúde em Bandeirantes. A decisão foi assinada nesta sexta-feira pelo juiz RAUL DE CAMPOS. Ele julgou procedente o pedido formulado em mandado de segurança e solicitou a convocação do suplente. A vereadora VÂNIA SALETE DEMOSSE se licenciou para um tratamento de saúde e a Mesa Diretora da casa não convocou o suplente com base no entendimento de que a convocação somente poderia ocorrer se a licença fosse superior a 120 dias. Na liminar, o juiz determinou que a convocação do suplente ocorra em até 48 horas.

Na decisão liminar da ação movida pela União Brasil de Bandeirante, o juiz RAUL DE CAMPOS considerou que a não convocação do suplente teria graves consequências de representação partidária e comunitária. No mandado de segurança, o partido alega que o suplente regularmente diplomado tem direito a assumir o mandato quando ocorre a vacância do cargo titular. As partes que propuseram a ação citam que este é um direito individual cuja violação autoriza o mandado de segurança para a proteção do suplente. Como a decisão é liminar, cabe recurso. O mérito da questão ainda será julgado pela justiça. A mesa diretora da câmara de Bandeirante pode recorrer da liminar que deu prazo de 48 horas para a convocação do suplente.

Na manhã desta sexta-feira, uma colisão entre dois caminhões foi registrada na BR-158, em Cunha Porã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor do caminhão que colidiu na traseira estava consciente e orientado. Ele relatou não ter sofrido ferimentos e recusou atendimento. Segundo o Corpo de Bombeiros, o outro motorista também não apresentou lesões e dispensou qualquer atendimento. Os bombeiros acionaram a Polícia Rodoviária Federal que assumiu a ocorrência. A pista no sentido sul ficou bloqueada até a remoção dos veículos.

Um homem ficou ferido em um acidente no final da manhã de ontem no centro da cidade. A colisão aconteceu por volta das 11 horas e envolveu uma moto e uma caminhonete no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Guanabara. O condutor da moto sofreu ferimentos e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Mais um acidente no entroncamento das ruas Guanabara com a Marcilio Dias foi registrado na tarde deste sexta-feira no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das três e meia da tarde e envolveu uma caminhonete e um Ka. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma idosa sofreu ferimentos leves. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada ao Hospital Reigonal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.