-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS TEM ALTA DE 0,3% NO MÊS DE MAIO
-TJ ANALISA HOJE LEGALIDADE DAS TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS DO GOVERNO MOISÉS
-AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ACESSIBILIDADE EM PRÉDIOS ANTIGOS SERÁ NO DIA 18
-VEREADOR PEDE INFORMAÇÕES SOBRE ADESÃO DO MUNICÍPIO A LEI PAULO GUSTAVO
-REUNIÃO COMUNITÁRIA SOBRE PLANO DE MOBILIDADE SERÁ HOJE NO JARDIM PEPERI
-MÃE E FILHA FICAM FERIDAS AO SEREM ATROPELADAS EM MUNICÍPIO DA REGIÃO
-HOMEM CAI EM GOLPE, COMPRA IPHONE 14 POR MIL E 500 REAIS E RECEBE CAIXA VAZIA
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Um motorista atropelou e feriu oito pessoas nesta terça-feira em Tel Aviv, em Israel, segundo a polícia da cidade.
Um porta-voz da polícia disse que o ataque foi cometido por um palestino da Cisjordânia. Ele foi morto no local por um pedestre que estava armado, ainda segundo o porta-voz. O Hamas afirmou que o autor do ataque é um membro do grupo terrorista, e que agiu em retaliação "ao crime de ocupação contra o povo no campo de refugiados de Jenin". O atentado em Tel Aviv acontece um dia depois de tropas de Israel fazerem a maior operação em 20 anos na Cisjordânia. Dez pessoas morreram.
Celulares, tablets e smartwatches serão amplamente banidos das salas de aula na Holanda a partir de primeiro de janeiro de 2024. Segundo o governo holandês na terça-feira, em uma tentativa de limitar as distrações durante as aulas.O governo afirmou ainda que os alunos precisam ser capazes de se concentrar e precisam ter a oportunidade de estudar beme que os telefones celulares são uma perturbação em sala de aula. Os dispositivos só serão permitidos se forem especificamente necessários, por exemplo, durante aulas de habilidades digitais, por motivos médicos ou para pessoas com deficiência.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, não assinou a declaração final do encontro de líderes do Mercosul que ocorreu nesta terça-feira em Puerto Iguazu, na Argentina. A reunião marcou a troca da presidência temporária do bloco, que passa a ser do Brasil. Estavam presentes os presidentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Paraguai. Na declaração final não assinada pelo presidente do Uruguai, o texto menciona uma preocupação em relação ao acordo entre Mercosul e União Europeia, especialmente “pela evolução das iniciativas legislativas que podem desembocar em medidas restritivas ao comércio que afetem as exportações agrícolas do Mercosul e alterem unilateralmente o equilíbrio das condições” O Uruguai defende que cada país negocie acordos comerciais, sem que isso ocorra com o bloco inteiro.
Governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul discutiram nesta terça-feira, em reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, WALDEZ GÓES, em Brasília, as prioridades para os estados. O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, defendeu a adoção urgente de um plano nacional de prevenção de desastres. O ministro WALDEZ GÓES também apresentou aos chefes dos estados mais oito itens que estão no planejamento do Ministério, além do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os governadores devem voltar a se encontrar nesta terça-feira, às sete e meia da noite, em evento do Cosud para tratar da Reforma Tributária.
A pressão de governadores e prefeitos sobre parlamentares tem dado o tom das discussões em torno da reforma tributária nos últimos dias. Com a votação prevista para esta semana, os chefes dos Executivos estaduais e municipais têm feito uma maratona de reuniões com parlamentares, blocos partidários e bancadas federais, na tentativa de adiar a análise do texto.O governador de Goiás, RONALDO CAIADO, um dos mais críticos ao projeto reafirmou que é contra a proposta do relator, deputado AGUINALDO RIBEIRO e defendeu uma reforma tributária apenas com os impostos federais. RIBEIRO disse nesta terça-feira ter convicção de que temas federativos que foram incluídos no parecer e que são alvos de divergências entre Estados e municípios estarão “endereçados” ainda hoje.
Na comparação com maio de 2022, o setor teve alta de um vírgula nove por cento. Na média móvel trimestral, o avanço é de zero vírgula três por cento. Apesar disso, o indicador acumula queda de zero vírgula quatro por cento no ano e estabilidade no acumulado de 12 meses. Dezenove dos 25 ramos industriais analisados na pesquisa apresentaram alta em relação a abril.
O IBGE abriu, nesta terça-feira, inscrições para dois concursos públicos que vão oferecer juntos sete mil 548 vagas, entre as quais 372 serão ocupadas em Santa Catarina. Os editais são para os cargos temporários de agente de pesquisas e mapeamento e de supervisor de coleta e qualidade, com salários de mil 387 e três mil e 100, respectivamente. As duas funções exigem ensino médio completo do candidato. No caso do cargo de supervisor, também é necessário ter habilitação com no minímo a categoria B. Os contratados irão atuar em pesquisas do IBGE com jornadas de 40 horas semanais e por ao menos um ano. É possível que o contrato ainda seja estendido até que alcance três anos. O concurso tem vagas em 21 cidades de Santa Catarina.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota nesta quarta-feira a primeira das três propostas que criam o programa Universidade Gratuita. A iniciativa do governo de Santa Catarina busca oferecer bolsas de estudo para ensino superior. O projeto que deve ir a votação nesta quarta-feira é a Proposta de Emenda à Constituição que exclui do texto constitucional estadual os artigos que determinam o formato e os percentuais de bolsas de estudo pagas pelo Estado em universidades comunitárias e particulares.Os outros dois projetos que compõem o pacote enviado pelo governo do Estado à Alesc para criar o programa Universidade Gratuita devem ser votados nas comissões na segunda-feira e em plenário, na terça-feira.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina vai retomar nesta quarta-feira a legalidade das transferências especiais de recursos aos municípios pelo Governo do Estado, adotadas pelo ex-governador CARLOS MOISÉS. A prática, implementada em 2021, ficou conhecida popularmente como “pix”. O começo do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade começou em 21 de junho, mas foi suspenso a pedido do desembargador ALTAMIRO OLIVEIRA, que solicitou mais tempo para analisar o caso. Até a suspensão do julgamento, quatro desembarcadores votaram pela legalidade do formato adotado em 2021 pelo governo MOISÉS. O único voto pela ilegalidade do pix foi do relator, o desembargador DINART FRANCISCO MACHADO. Nesta quarta, os 20 desembargadores restantes do Órgão Especial devem se manifestar.
A Secretaria de Assistência Social de Belmonte marcou a data da conferência Municipal de Assistência Social. O evento está programado para quarta-feira da semana que vem a partir da uma hora da tarde na Câmara de Vereadores. O tema é “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o suas que queremos”. A programação prevê a recepção e credenciamento seguida de abertura e pronunciamentos as duas horas da tarde. A palestra sobre o tema da conferencia será as três horas e, logo depois, acontecem as Oficinas de Discussões. Durante o evento serão aprovadas as propostas e eleitos os delegados para Conferência Estadual. O município reforçou que a participação da comunidade é fundamental na construção das propostas e políticas públicas.
O diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA, fez uma avaliação dos trabalhos nos primeiros seis meses deste ano e destacou que o licenciamento ambiental vem crescendo na região. Ele disse isso demostra um grande potencial da região Extremo-Oeste. O volume de licenças ambientais emitidas no primeiro semestre deste ano foi de mil 223. Somente em junho, foram 236 licenças ambientais. O semestre foi o melhor desde a abertura do programa de Gestão Ambiental do Conder. Ele lembrou que o trabalho do Conder existe há quatro anos e abrange atualmente 29 municípios. Para ele, o número é expressivo e a tendência é que o ano seja encerrado com praticamente três mil licenças ambientais emitidas.
A média geral para emissão das licenças ambientais pelo Conder gira em torno de 14 a 20 dias. A informação é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. Ele pontuou, no entanto, que a intenção do programa Gestão Ambiental é não baixar mais esse tempo, haja visto que o entendimento é que qualquer período inferior a 60 dias é mais que adequado para o licenciamento ambiental levando em consideração também que todo o trabalho demanda de análise técnica, tempo e em alguns casos, até investigação ambiental. Ele salientou que nessa média existem os processos simples e complexos, sendo que nos casos simples a média é de seis dias e para casos que envolvam loteamentos e industrias o tempo médio sobe para 44 dias.
O diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA, disse que meta é emitir os licenciamentos em um prazo inferior a 90 dias e isso vem acontecendo. Ele afirmou que o aumento no número de licenças emitidas ocorre também pelo aumento de municípios atendidos e citou que a suinocultura e avicultura são responsáveis pelos maiores índices de documentos emitidos, seguido por loteamentos e instalações de energia solar fotovoltaica. Esse último setor foi responsável por quase 20 por cento das licenças emitidas neste ano. O diretor citou ainda que houve aumento em relação ao programa de recuperação de área degradada, que é quando existem desmatamento intenso. A equipe do Conder conta com nove profissionais. MORA disse que o número de municípios atendidos não deve aumentar.
O colegiado de Defesa Civil da Ameosc se reuniu na sede da Coordenadoria Regional de Defesa Civil nesta segunda-feira para discutir temas que envolvem a segurança e proteção da região. A reunião contou com a presença de representantes dos municípios e foi marcada por debates e propostas de ação. A coordenadora do Colegiado da Defesa Civil da Ameosc, DIRCELEI ARENHAIDT, destacou a importância da reunião como um espaço para alinhar estratégias e fortalecer a cooperação entre os municípios do extremo-oeste. Ela explicou que a pauta da reunião contemplou temas relevantes para o planejamento e ação da Defesa Civil, visando garantir a segurança da população.
O primeiro assunto abordado no encontro regional do Colegiado da Defesa Civil foi o plano de contingência. Durante a discussão, foram revisadas as diretrizes e estratégias a serem seguidas em casos de desastres naturais ou emergências, visando uma resposta rápida e eficiente.
Em seguida, os técnicos de Descanso apresentaram um plano para o corte de árvores, buscando minimizar os riscos de quedas e danos causados por ventos fortes e tempestades. Outro tema abordado foi a Lei de Ajuda Mútua. A proposta foi discutir a implementação dessa legislação nos municípios que ainda não a possuem, visando fortalecer a cooperação entre as localidades e agilizar o apoio mútuo em situações de emergência.
Na sequência, foram discutidas preocupações específicas de cada município e discutindo estratégias para enfrentar os desafios presentes em suas respectivas regiões.
A Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Miguel do Oeste vai promover, hoje à noite, a segunda das três reuniões comunitárias para discutir o plano. O primeiro encontro foi ontem à noite no espaço Coworking da Acismo para os moradores do centro e dos bairros Progresso, São Jorge, São Gotardo e Andreatta. Hoje, a reunião será no salão comunitário do Jardim Peperi para moradores do Jardim Peperi, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita, São Luiz e Morada do Sol a partir das sete horas da noite. Amanhã, o encontro será no salão do bairro Estrela para moradores do Estrela, Agostni, Salete e São Sebastiao. O objetivo da administração é ouvir as sugestões da comunidades para elaboração do plano de mobilidade urbana da cidade.
Além das reuniões comunitárias, está em andamento uma consulta com um questionário sobre a mobilidade urbana para a população. As pessoas pode acessar o link que está no site da prefeitura e obter todas as informações sobre o Plano e as atualizações, em tempo real, do processo de elaboração. No decorrer dos trabalhos, ainda será realizada uma Audiência Pública e desenvolvido o Plano de Ações Estratégicas, Minuta de Lei e Revisão Final. A conclusão de todo este processo deve ocorrer em cerca de 18 meses, de forma integrada à revisão do Plano Diretor. O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana. Nele, são estabelecidos os objetivos e diretrizes para a construção de cidades mais conectadas, inclusivas e sustentáveis.
A câmara de vereadores aprovou, na sessão desta terça-feira, um requerimento de informação sobre a adesão do município a Lei Paulo Gustavo. O pedido é do vereador do PT, MARCIO SANTIN. O vereador ressaltou que a lei viabiliza recursos financeiros para todo o setor cultural e que São Miguel do Oeste pode ter acesso a recursos no valor de 365 mil reais contemplando todos os segmentos culturais. O município, segundo SANTIN, tem até o dia 11 de julho para cadastrar o plano de ação e solicitar recursos da LPG. O vereador questiona se a Administração Municipal já realizou o cadastro do plano de ação para solicitar os recursos e quais as ações do município para viabilizar o acesso dos fazedores de cultura a lei. O requerimento é destinado ao prefeito e ao secretário de Cultura.
A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira um requerimento de autoria do vereador PAULO DRUMM que solicita a realização de audiência pública sobre o Piso Nacional do Magistério e sobre o plano de carreira e remuneração do pessoal do magistério público municipal. O vereador justifica o pedido afirmando que é importante discutir como está a implantação do piso no município. Além disso, segundo DRUMM, o plano de carreira do magistério público municipal é uma ferramenta fundamental para garantir a valorização dos profissionais da educação proporcionando incentivos para aperfeiçoamento profissional, progressão salarial e melhores condições de trabalho. O requerimento foi aprovado por unanimidade, e a data da audiência pública será marcada posteriormente.
A mesa diretora marcou a data da audiência pública a respeito da adequação de acessibilidade das edificações antigas no município. O evento será realizado na terça-feira, dia 18 de julho, as sete e meia da noite. A proposição para realizar a audiência pública é dos vereadores PAULO DRUMM e MOACIR FIORINI. Os vereadores afirmaram que embora seja importante buscar a acessibilidade em todas as edificações, incluindo as antigas, existem situações em que a adequação completa pode ser inviável. O requerimento solicitando a audiência foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 22 de junho. O objetivo da audiência é discutir a situação das edificações antigas e as ações para resolver as dificuldades de instalação da acessibilidades nesses espaços.
O município de São Miguel do Oeste atende atende cerca de 280 alunos no projeto de reforço escolar. A iniciativa existe desde 2021 e é executado no contraturno escolar. O atendimento é realizado por seis pedagogos que atuam em 11 escolas da rede municipal. O trabalho é voltado para alunos que possuem diagnósticos pedagógicos feitos pelas professoras titulares e coordenadores das unidades. Na última semana, a equipe oportunizou mais um encontro com os profissionais, a fim de trocar experiências e receber orientações. A formação foi coordenada pela professora JANES KOHNLEIN, da Unoesc, sobre o processo de Ensino e Aprendizagem com foco na alfabetização. De acordo com o município, as aulas de reforço escolar são na unidade em que o aluno estuda e isso contribui muito no processo de ensino-aprendizagem.
A Secretaria de Estado da Educação e a União dos dirigentes municipais de educação fizeram uma live com pais e responsáveis dos estudantes catarinenses com o tema “Família e escola: pontes para a educação de qualidade” nesta terça-feira. A programação teve uma palestra sobre o tema: “como o ambiente familiar influencia no desenvolvimento escolar de seu filho”. O Secretário da Educação, ARISTIDES CIMADON, também falou sobre a importância do tema para a educação catarinense. A supervisora regional de educação, ROSANGELA FIAMETTI esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que o tema família na escola está em foco há bastante tempo e será intensificado pelo governo atual.
O envolvimento dos pais na educação formal dos filhos faz muita diferença. A afirmação é da supervisora regional de educação, ROSANGELA FIAMETTI. De acordo com ela, a participação da família vem aumentando nas escolas estaduais da região, mas ainda é preciso avançar mais. Ela disse que o ideal é que essa aproximação seja física e presencial, mas que o evento on line de ontem a noite também serve para reduzir a distância entre a famílias e a escola. ROSANGELA comentou que a live foi mais uma ação no sentido de reforçar a importância desse envolvimento dos pais com a educação dos filhos.
A supervisora regional de educação também explicou o andamento do processo de contratação de vigilantes para as escolas da rede estadual. ROSANGELA FIAMETTI disse que o governo está desenvolvendo uma série de ações para aumentar a segurança escolar e que a contratação de policiais da reserva para atuar nas unidades de ensino é uma delas. ROSANGELA admitiu que existe uma dificuldade em preencher as vagas na região. EM São Miguel do Oeste, por exemplo, somente quatro escola do estado contam com vigilância pessoal.
O coordenador de área do Censo Demográfico do IBGE, CLAUDIO RADTKE JUNIOR, entregou oficialmente ao prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, na tarde de segunda-feira, os primeiros resultados do Censo 2022 no município e região. TREVISA disse que o novo perfil populacional servirá como guia aos municípios no desenvolvimento de ações e políticas públicas nos mais diversos setores. De acordo com o relatório, São Miguel do Oeste possui uma população de 44 mil 330 habitantes. O crescimento do município foi o maior da área da Ameosc, tanto em números absolutos quanto percentuais em relação ao Censo de 2010. O incremento da população foi de 22 por cento enquanto a média entre os 19 municípios da Ameosc ficou em seis vírgula 90 por cento. O número de domicílios ocupados em São Miguel apresentou uma elevação de 41 por cento, saltando de 12 mil 241 em 2010 para 17 mil 301 em 2022, ou seja, cinco mil e 60 domicílios a mais.
A avaliação dos índices históricos de São Miguel do Oeste desde a realização do seu primeiro Censo, em 1960, aponta que o crescimento verificado em 2022 é ainda mais significativo. Em 1960, o município possuía somente 19 mil 359 habitantes. Em 1970, a população cresceu para 22 mil 355; em 1980 para 35 mil 772; e em 1991 para 42 mil 242. No Censo seguinte, realizado no ano 2000, a população de São Miguel do Oeste reduziu para 32 mil 324 em virtude da emancipação de Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso. Em 2010, São Miguel do Oeste tinha 36 mil 306 habitantes e, no Censo de 2022, apresentou o seu maior crescimento histórico, atingindo 44 mil 330 habitantes.
Duas mulheres foram atropeladas na manhã desta terça-feira no centro de Itapiranga. Mãe e filho estava atravessando a rua do Comércio quando foram atingidas por um Sandero conduzido por uma mulher. A idosa de 87 anos e a filha de 58 anos sofreram escoriações nos braços e pernas. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu de Itapiranga foram acionadas e socorreram as vítimas que foram conduzidas ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.
Um morador de São Miguel do Oeste perdeu mil e 500 reais em um golpe aplicado via rede social nesta terça-feira. De acordo com a Polícia Militar, a vítima, que estava na rua Willy Barth, no Bairro Progresso, relatou que na segunda-feira viu um anúncio da venda de um aparelho de telefone de celular, iphone 14 pro Max, pelo valor de mil e 500 reais em uma rede social. O homem chamou o anunciante para negociar e fez o pagamento do valor por pix. Nesta terça-feira, o vendedor levou a caixa fechada até o o local de trabalho do comprador, mas a vítima acabou não abrindo e conferindo na hora. Posteriormente, quando abriu a caixa, percebeu que havia sido enganado, pois a mesma estava vazia. A vítima até tentou contado com o anunciante, mas o homem o bloqueou das redes sociais. A Polícia Militar confeccionou o Boletim de Ocorrência e o fato será investigado pela Polícia Civil.