-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS TEM ALTA DE 0,3% NO MÊS DE MAIO
-TJ ANALISA HOJE LEGALIDADE DAS TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS DO GOVERNO MOISÉS
-PREFEITO GARANTE RECURSOS PARA A 10ª FAIC EM VIAGEM À CAPITAL DO ESTADO
-SAÚDE ORIENTA PACIENTES A AGENDAREM ATENDIMENTOS NÃO EMERGENCIAIS
-PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DA LATICÍNIOS MONDAÍ SERÁ APRESENTADO AMANHÃ
-ENTIDADES FAZEM AVALIAÇÕES DIFERENTES SOBRE O PLANO SAFRA 2023-2024
-AÇÃO CONJUNTA SALVA VIDA DE IDOSA VÍTIMA DE INFARTO EM BELMONTE
-HOMEM CAI EM GOLPE AO COMPRAR CELULAR EM REDE SOCIAL NA REGIÃO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Um motorista atropelou e feriu oito pessoas nesta terça-feira em Tel Aviv, em Israel, segundo a polícia da cidade. Um porta-voz da polícia disse que o ataque foi cometido por um palestino da Cisjordânia. Ele foi morto no local por um pedestre que estava armado, ainda segundo o porta-voz. O Hamas afirmou que o autor do ataque é um membro do grupo terrorista, e que agiu em retaliação "ao crime de ocupação contra o povo no campo de refugiados de Jenin". O atentado em Tel Aviv acontece um dia depois de tropas de Israel fazerem a maior operação em 20 anos na Cisjordânia. Dez pessoas morreram.
Celulares, tablets e smart watches serão amplamente banidos das salas de aula na Holanda a partir de primeiro de janeiro de 2024. Segundo o governo holandês na terça-feira, em uma tentativa de limitar as distrações durante as aulas. O governo afirmou ainda que os alunos precisam ser capazes de se concentrar e precisam ter a oportunidade de estudar bem e que os telefones celulares são uma perturbação em sala de aula. Os dispositivos só serão permitidos se forem especificamente necessários, por exemplo, durante aulas de habilidades digitais, por motivos médicos ou para pessoas com deficiência.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, não assinou a declaração final do encontro de líderes do Mercosul que ocorreu nesta terça-feira em Puerto Iguazu, na Argentina. A reunião marcou a troca da presidência temporária do bloco, que passa a ser do Brasil. Estavam presentes os presidentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Paraguai. Na declaração final não assinada pelo presidente do Uruguai, o texto menciona uma preocupação em relação ao acordo entre Mercosul e União Europeia, especialmente “pela evolução das iniciativas legislativas que podem desembocar em medidas restritivas ao comércio que afetem as exportações agrícolas do Mercosul e alterem unilateralmente o equilíbrio das condições” O Uruguai defende que cada país negocie acordos comerciais, sem que isso ocorra com o bloco inteiro.
Governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul discutiram nesta terça-feira, em reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, WALDEZ GÓES, em Brasília, as prioridades para os estados. O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, defendeu a adoção urgente de um plano nacional de prevenção de desastres. O ministro WALDEZ GÓES também apresentou aos chefes dos estados mais oito itens que estão no planejamento do Ministério, além do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os governadores devem voltar a se encontrar nesta terça-feira, às sete e meia da noite, em evento do Cosud para tratar da Reforma Tributária.
A pressão de governadores e prefeitos sobre parlamentares tem dado o tom das discussões em torno da reforma tributária nos últimos dias. Com a votação prevista para esta semana, os chefes dos Executivos estaduais e municipais têm feito uma maratona de reuniões com parlamentares, blocos partidários e bancadas federais, na tentativa de adiar a análise do texto. O governador de Goiás, RONALDO CAIADO, um dos mais críticos ao projeto reafirmou que é contra a proposta do relator, deputado AGUINALDO RIBEIRO e defendeu uma reforma tributária apenas com os impostos federais. RIBEIRO disse nesta terça-feira ter convicção de que temas federativos que foram incluídos no parecer e que são alvos de divergências entre Estados e municípios estarão “endereçados” ainda hoje.
A produção industrial brasileira apresentou crescimento de zero vírgula três por cento em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. A alta veio depois de uma queda de zero vírgula seis por cento em abril deste ano. A Pesquisa Industrial Mensal foi divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Na comparação com maio de 2022, o setor teve alta de um vírgula nove por cento. Na média móvel trimestral, o avanço é de zero vírgula três por cento. Apesar disso, o indicador acumula queda de zero vírgula quatro por cento no ano e estabilidade no acumulado de 12 meses. Dezenove dos 25 ramos industriais analisados na pesquisa apresentaram alta em relação a abril.
O IBGE abriu, nesta terça-feira, inscrições para dois concursos públicos que vão oferecer juntos sete mil 548 vagas, entre as quais 372 serão ocupadas em Santa Catarina. Os editais são para os cargos temporários de agente de pesquisas e mapeamento e de supervisor de coleta e qualidade, com salários de mil 387 e três mil e 100, respectivamente. As duas funções exigem ensino médio completo do candidato. No caso do cargo de supervisor, também é necessário ter habilitação com no minímo a categoria B. Os contratados irão atuar em pesquisas do IBGE com jornadas de 40 horas semanais e por ao menos um ano. É possível que o contrato ainda seja estendido até que alcance três anos. O concurso tem vagas em 21 cidades de Santa Catarina.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota nesta quarta-feira a primeira das três propostas que criam o programa Universidade Gratuita. A iniciativa do governo de Santa Catarina busca oferecer bolsas de estudo para ensino superior. O projeto que deve ir a votação nesta quarta-feira é a Proposta de Emenda à Constituição que exclui do texto constitucional estadual os artigos que determinam o formato e os percentuais de bolsas de estudo pagas pelo Estado em universidades comunitárias e particulares. Os outros dois projetos que compõem o pacote enviado pelo governo do Estado à Alesc para criar o programa Universidade Gratuita devem ser votados nas comissões na segunda-feira e em plenário, na terça-feira.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina vai retomar nesta quarta-feira a legalidade das transferências especiais de recursos aos municípios pelo Governo do Estado, adotadas pelo ex-governador CARLOS MOISÉS. A prática, implementada em 2021, ficou conhecida popularmente como “pix”. O começo do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade começou em 21 de junho, mas foi suspenso a pedido do desembargador ALTAMIRO OLIVEIRA, que solicitou mais tempo para analisar o caso. Até a suspensão do julgamento, quatro desembarcadores votaram pela legalidade do formato adotado em 2021 pelo governo MOISÉS. O único voto pela ilegalidade do pix foi do relator, o desembargador DINART FRANCISCO MACHADO. Nesta quarta, os 20 desembargadores restantes do Órgão Especial devem se manifestar.
A Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está completando seis meses de atividades. De acordo com o coordenador do espaço, ADEMIR DITBERNER, a avaliação dos trabalhos é positiva. Ele disse que cerca de 140 pessoas se hospedaram na casa no primeiro semestre deste ano. Como cada pessoa fica em média três dias no local, foram 490 diárias neste ano. Os acompanhantes dos pacientes internados no hospital são oriundos principalmente dos municípios da região oeste e de cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul. DITBERNER disse que a Casa de Apoio não cobra nenhuma taxa das pessoas e oferece, além do pernoite, alimentos básicos para os hóspedes. As alimentações são preparadas pelos próprios usuários.
95 por cento dos serviços realizados na Casa de Apoio são realizados de forma voluntária. O dado é do coordenador do espaço, ADEMIR DITBERNER. Ele explica que as pessoas que se hospedam também são responsáveis pela limpeza e organização do local. DITBERNER comenta que esse formato já era usado na antiga sede da Casa de Apoio e foi mantido no espaço inaugurado no começo deste ano. De acordo com ele, pessoas da comunidade também se envolvem na organização da casa, com serviços prestados no local ou doação de alimentos e materiais. O Rotary Clube continua envolvido com a gestão da casa, que também tem uma parceria com o Hospital Regional e a Associação dos Municípios do Extremo Oeste, a Ameosc.
A Secretaria de Assistência Social de Belmonte vai realizar na próxima quarta-feira, a décima segunda Conferência Municipal de Assistência Social. O evento vai começar às 13h na Câmara de Vereadores e tem como tema a Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos. A programação terá recepção e credenciamento e logo depois, às 13h30, será feita a abertura e pronunciamentos. Durante a tarde terá ainda a leitura e aprovação do regimento interno, palestra, oficinas de discussões, apresentação e aprovação de propostas e eleição dos delegados para a Conferência Estadual. A Secretaria reforça que a participação de toda a comunidade é fundamental para a construção das propostas e políticas públicas de Assistência Social em Belmonte.
CTG Candeeiro do Oeste de Descanso participa de evento regional. Conforme a patroa, CLACI ANTUNES CZARNOBAY, a quinta etapa do festival fronteira oeste de danças gaúchas aconteceu no último final de semana, em Cunha Porã. Ela explica que a primeira edição em 2017 foi realizada em Descanso e as demais ocorreram em outros Centros de Tradições Gaúchas que compõe a décima terceira região tradicionalista. CLACI observa que o festival cresce a cada nova edição, contando atualmente com a participação de 12 grupos entre danças artísticas e categorias individuais. Ela detalha que é um evento com lindas apresentações de dança, cantoria, declamação, gaita, causo, prendado, entre outras. CLACI ressalta que o CTG Candeeiro do Oeste de Descanso conquistou vários troféus na quinta etapa do festival de danças gaúchas, realizada em Cunha Porã.
O governo federal lançou, na última semana, o Plano Safra da Agricultura Familiar. Serão destinados 71 bilhões e 600 milhões de reais ao crédito rural para agricultura familiar para a safra 2023-2024. O volume é 34 por cento superior ao do ano passado e o maior da série histórica. Entre as medidas do plano para os pequenos agricultores, está a redução da taxa de juros de cinco para quatro por cento ao ano. O governo também anunciou 364 bilhões para médios e grandes produtores. A Rede Peperi ouviu os representantes da Fetaesc, Fretaf Sul e Sindicato dos Produtores Rurais a respeito do anúncio. As entidades fizeram avaliações diferentes a respeito do plano safra 2023-2024.
O plano safra para os pequenos agricultores tem o maior volume de recursos para o Pronaf da história. A avaliação é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. Ele disse que outra conquista é a divulgação de um conjunto de ações específicas para a agricultura familiar. JANDIR comentou que as medidas ficaram dentro das reivindicações feitas pela federação ao governo federal. Ele disse que em função da demanda represada dos custeios e investimentos, talvez o valor seja insuficiente para atender os agricultores, mas o governo já sinalizou que pode complementar as recursos. JANDIR destacou que o pedido de juro zero para a produção de alimentos não foi atendido, mas houve uma redução da taxa de cinco para quatro cinco por cento, o que representa um avanço em relação ao ano passado.
A Fetaesc também fez uma análise positiva do Plano Safra 2023-2024. O presidente da entidade, VALTER DRESCH, disse que o valor é maior do que a última safra e os juros gerais foram mantidos, com redução para a produção de alimentos agroecológicos. A preocupação da federação, de acordo com DRESC, é com a operacionalização do acesso aos recursos. Ele destacou que o volume de recursos é bom, mas agora é preciso acompanhar se os valores de fato vão chegar para os produtores. O sindicalista ressaltou que a entidade vai continuar mobilizada para outras questões além do crédito. VALTER DRESCH disse ainda que é preciso trabalhar para reduzir a burocracia, não só no plano safra, mas em outros aspectos que envolvem os agricultores, como por exemplo, a inscrição no Cadastro Ambiental Rural.
Os agricultores ficaram um pouco tristes com o anúncio do plano safra 2023-2024. A afirmação é do presidente do sindicato dos produtores rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, houve “muita fumaça e pouco fogo” por parte do governo federal. TEIXEIRA disse que essa divisão do plano em grande, médio e pequeno produtor não é boa para a agricultura. Ele também comentou que ainda faltam detalhes sobre a operacionalização e sobre como vai se dar o efetivo acesso ao valor anunciado pelo governo. TEIXEIRA também destacou que a expectativa era de uma taxa de juros menor para os financiamentos de custeio. Ele disse que essa foi uma promessa de campanha do governo eleito, mas que não se concretizou no plano safra 2023-2024.
Será realizada amanhã, a reunião de apresentação do plano de reestruturação da antiga Laticínios Mondaí para a comunidade. O encontro está marcado para às 19h, na Casa da Cultura de Mondaí. O representante e sócio da empresa agora denominada Laticínios Santa Catarina, RENATO BRAATZ, garantiu em entrevista para a Rádio Oeste na semana passada, que o plano de reestruturação da Laticínios é viável e vai dar fim a situação que se arrasta por uma década, após a Operação Leite Adulterado 2, que resultou na indisponibilidade dos bens da Laticínios e de dois sócios-administradores, levando ao não pagamento de dívidas e no encerramento das atividades da empresa. Ele disse que atualmente as instalações da antiga Laticínios Mondaí estão arrendadas para a LatVida, que paga um valor referente ao volume de leite captado. Porém, o recurso é insuficiente para dar fim a recuperação judicial.
RENATO BRAATZ explicou que o plano criado pela Laticínios Santa Catarina prevê pilares para sustentar a retomada da empresa, com entrada de recursos e novos sócios para aportar dinheiro na operação. Estão previstas operações financeiras para liquidação total das dívidas com garantias reais, através da recompra da dívida pelo Banco BTG Pactual. O planto também contempla uma carta de crédito no valor de dez milhões para o pagamento das dívidas passadas e a entrada de recursos dos novos investidores. BRAATZ ressalta que a participação de toda a comunidade na reunião é importante para que as pessoas conheçam e apoiem a reestruturação da empresa. O processo envolve a mudança do nome e marca para Laticínios Santa Catarina e o reposicionamento no mercado.
A Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste registra grande procura por atendimentos durante todo o ano. Conforme o enfermeiro e coordenador, PAULO MASSING, a demanda é ainda maior no início do inverno, quando as mudanças de temperatura causam diversos problemas respiratórios na população. Ele enfatiza que é prestado todo o atendimento emergencial necessário, porém, os casos que não possuem urgência devem ter o atendimento agendado para facilitar o trabalho e a organização das equipes da Unidade de Saúde.
PAULO MASSING chama atenção dos pacientes para que não faltem aos exames e procedimentos pré-agendados. Conforme ele, isso prejudica outras pessoas que aguardam na fila de espera. No caso das viagens para fora do município, o não comparecimento também pode causar o deslocamento de veículos sem a lotação adequada, resultando em desperdício de combustível. O enfermeiro e coordenador orienta para que os pacientes comuniquem a Unidade de Saúde no caso de surgir algum imprevisto que impossibilite o comparecimento aos exames e procedimentos agendados.
O prefeito de Iporã do Oeste participou da Expo Gestão realizada na semana passada, em Joinville, no litoral norte catarinense. ADÉLIO MARX acompanhou uma comitiva de empresários do município, liderada pela Associação do Comércio e Indústria (ACIIO-CDL). De acordo com ele, a Expo Gestão reuniu empresários e gestores públicos de várias regiões, com foco em fortalecer a visão sobre o empreendedorismo e a administração de negócios. Após a Expo Gestão, MARX viajou para Florianópolis, onde tratou sobre o encaminhamento de recursos para a realização da décima FAIC, entre os dias sete e dez de setembro.
Os pedidos de recursos foram protocolados na Assembleia Legislativa, que vai destinar 30 mil reais, na Secretaria de Estado da Agricultura, que confirmou o repasse de 50 mil reais e também no BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento, que ainda não confirmou a liberação de verbas para a Exposição Feira. O prefeito, ADÉLIO MARX, salienta que os projetos necessários para o recebimento dos recursos da Secretaria de Estado da Agricultura foram cadastrados no sistema já no início desta semana, visando garantir o recebimento da verba antes do evento.
O prefeito de Iporã do Oeste lembra ainda que a Alesc e a Secretaria de Agricultura, por meio da Epagri, Cidasc e iCasa, terão estandes na FAIC, onde irão expor o trabalho realizado em prol da população. ADÉLIO MARX avalia de forma positiva a viagem que fez para a capital do Estado, onde deu encaminhamento a diversos assuntos de interesse do Município e da sua festa maior. Ele também tratou sobre pendências relacionadas a prestação de contas dos recursos recebidos pelo Município para obras de infraestrutura, através do FUNDAM – Fundo de Apoio aos Municípios. Conforme MARX, já foram feitos vários ajustes e novas prestações de contas, porém, o processo segue há cerca de dez anos sem análise, podendo causar inadimplência ao Município, inviabilizando o acesso a recursos. O prefeito possui expectativa de que o caso seja resolvido após a nova tratativa feita na Secretaria da Fazenda e no BRDE.
As chuvas das últimas semanas prejudicaram as estradas no interior de Iporã do Oeste. Conforme o prefeito, ADÉLIO MARX, o setor de transportes e obras sempre possui maior dificuldade de manter os trechos em boas condições no inverno. Ele disse ontem em entrevista para a Rádio Oeste, que no início desta semana as equipes trabalharam na finalização do patrolamento na estrada geral da Linha Letras, até a divisa com Santa Helena. Também está sendo feito o cascalhamento na estrada da Linha Alto Tigre até a Linha São Luís. MARX pontua que em todo o trecho foi feita a limpeza das laterais, com colocação de novas tubulações. O prefeito afirma que dentro das condições, serão recuperados outros pontos que necessitam de atenção. Ele lembra que os moradores podem informar o setor de transportes e obras sobre a necessidade de recuperação das vias nas comunidades do interior.
A Polícia Militar atendeu seis mil 325 ocorrências entre janeiro e junho deste ano nos 26 municípios que integram o décimo primeiro batalhão na região de fronteira. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo comando regional da instituição. Neste mesmo período foram registrados 442 Termos Circunstanciados e 14 armas de fogo foram apreendidas. Também foram apreendidos 31 quilos de droga. As ações da PM resultaram em prejuízo ao crime no valor estimado de mais de dois milhões de reais. Além disso, foram realizadas 653 prisões no primeiro semestre deste ano, aumento de 64 por cento na comparação com o mesmo período de 2022.
Uma operação conjunta entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço Aeropolicial de Fronteira, por volta das 10h da manhã de ontem, salvou a vida de uma idosa, de 67 anos, vítima de infarto, em Belmonte. Conforme dados da equipe da Unidade Central de Saúde, a paciente procurou o atendimento já com dores no peito e no braço esquerdo. Prontamente foi atendida e submetida a um eletrocardiograma, que identificou alterações cardíacas. Imediatamente houve o acionamento do SAMU para a transferência, porém, devido à gravidade, o SAER realizou o translado de urgência para a unidade referência na cidade de Xanxerê. A idosa estava lúcida e consciente no momento em que deixou o município.
Um morador de São Miguel do Oeste caiu em um golpe nesta terça-feira. O fato foi na Avenida Willy Barth, no bairro Progresso. No local, a Polícia Militar foi acionada e a vítima contou que visualizou um anúncio em uma rede social no dia anterior informando sobre a venda de um Iphone 14 Pro Max pelo valor de mil e 500 reais. Ele contou que ficou interessado e chamou o suposto anunciante para negociar o aparelho telefônico, sendo que fechou negócio e realizou o pagamento total via Pix. O homem disse que nesta terça-feira, o anunciante levou a caixa fechada até o seu local de trabalho, porém, ele acabou não conferindo o conteúdo, sendo que ao abrir a caixa mais tarde, percebeu que havia sido enganado, haja visto que a mesma estava vazia. Ele contou que tentou contato com o anunciante, porém, não conseguiu por estar bloqueado em todas as redes sociais. Diante dos fatos, um Boletim de Ocorrência foi registrado e o comunicante orientado.