-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS TEM ALTA DE 0,3% NO MÊS DE MAIO
-TJ ANALISA HOJE LEGALIDADE DAS TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS DO GOVERNO MOISÉS
-COMISSÃO DA EXPO CEDRO CONTRATOU ESTRUTURA PARA OS ESTANDES
-DEPUTADO COBRA DO GOVERNO RECURSOS PARA REVITALIZAÇÃO DE RODOVIAS
-MUNICÍPIO IMUNIZOU MAIS DE QUATRO MIL PESSOAS CONTRA A GRIPE
-ADMINISTRAÇÃO ADQUIRIU MAIS DE 100 LIVROS PARA BIBLIOTECA MUNICIPAL
-EDUCANDÁRIO DESENVOLVEU PROJETO CONTRA AS DROGAS
-MORADORES SOLICITAM ABERTURA DE RUA NO CENTRO DA CIDADE
-HOMEM CAI EM GOLPE DE COMPRA PELA INTERNET
-AÇÃO CONJUNTA SALVA VIDA DE IDOSA VÍTIMA DE INFARTO
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Um motorista atropelou e feriu oito pessoas nesta terça-feira em Tel Aviv, em Israel, segundo a polícia da cidade.
Um porta-voz da polícia disse que o ataque foi cometido por um palestino da Cisjordânia. Ele foi morto no local por um pedestre que estava armado, ainda segundo o porta-voz. O Hamas afirmou que o autor do ataque é um membro do grupo terrorista, e que agiu em retaliação "ao crime de ocupação contra o povo no campo de refugiados de Jenin". O atentado em Tel Aviv acontece um dia depois de tropas de Israel fazerem a maior operação em 20 anos na Cisjordânia. Dez pessoas morreram.
Celulares, tablets e smartwatches serão amplamente banidos das salas de aula na Holanda a partir de primeiro de janeiro de 2024. Segundo o governo holandês na terça-feira, em uma tentativa de limitar as distrações durante as aulas.O governo afirmou ainda que os alunos precisam ser capazes de se concentrar e precisam ter a oportunidade de estudar beme que os telefones celulares são uma perturbação em sala de aula. Os dispositivos só serão permitidos se forem especificamente necessários, por exemplo, durante aulas de habilidades digitais, por motivos médicos ou para pessoas com deficiência.
O presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU, não assinou a declaração final do encontro de líderes do Mercosul que ocorreu nesta terça-feira em Puerto Iguazu, na Argentina. A reunião marcou a troca da presidência temporária do bloco, que passa a ser do Brasil. Estavam presentes os presidentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Paraguai. Na declaração final não assinada pelo presidente do Uruguai, o texto menciona uma preocupação em relação ao acordo entre Mercosul e União Europeia, especialmente “pela evolução das iniciativas legislativas que podem desembocar em medidas restritivas ao comércio que afetem as exportações agrícolas do Mercosul e alterem unilateralmente o equilíbrio das condições” O Uruguai defende que cada país negocie acordos comerciais, sem que isso ocorra com o bloco inteiro.
-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS TEM ALTA DE 0,3% NO MÊS DE MAIO
Governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul discutiram nesta terça-feira, em reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, WALDEZ GÓES, em Brasília, as prioridades para os estados. O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, defendeu a adoção urgente de um plano nacional de prevenção de desastres. O ministro WALDEZ GÓES também apresentou aos chefes dos estados mais oito itens que estão no planejamento do Ministério, além do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os governadores devem voltar a se encontrar nesta terça-feira, às sete e meia da noite, em evento do Cosud para tratar da Reforma Tributária.
A pressão de governadores e prefeitos sobre parlamentares tem dado o tom das discussões em torno da reforma tributária nos últimos dias. Com a votação prevista para esta semana, os chefes dos Executivos estaduais e municipais têm feito uma maratona de reuniões com parlamentares, blocos partidários e bancadas federais, na tentativa de adiar a análise do texto.O governador de Goiás, RONALDO CAIADO, um dos mais críticos ao projeto reafirmou que é contra a proposta do relator, deputado AGUINALDO RIBEIRO e defendeu uma reforma tributária apenas com os impostos federais. RIBEIRO disse nesta terça-feira ter convicção de que temas federativos que foram incluídos no parecer e que são alvos de divergências entre Estados e municípios estarão “endereçados” ainda hoje.
A produção industrial brasileira apresentou crescimento de zero vírgula três por cento em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. A alta veio depois de uma queda de zero vírgula seis por cento em abril deste ano. A Pesquisa Industrial Mensal foi divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.
Na comparação com maio de 2022, o setor teve alta de um vírgula nove por cento. Na média móvel trimestral, o avanço é de zero vírgula três por cento. Apesar disso, o indicador acumula queda de zero vírgula quatro por cento no ano e estabilidade no acumulado de 12 meses. Dezenove dos 25 ramos industriais analisados na pesquisa apresentaram alta em relação a abril.
-TJ ANALISA HOJE LEGALIDADE DAS TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS DO GOVERNO MOISÉS
O IBGE abriu, nesta terça-feira, inscrições para dois concursos públicos que vão oferecer juntos sete mil 548 vagas, entre as quais 372 serão ocupadas em Santa Catarina. Os editais são para os cargos temporários de agente de pesquisas e mapeamento e de supervisor de coleta e qualidade, com salários de mil 387 e três mil e 100, respectivamente. As duas funções exigem ensino médio completo do candidato. No caso do cargo de supervisor, também é necessário ter habilitação com no mínimo a categoria B. Os contratados irão atuar em pesquisas do IBGE com jornadas de 40 horas semanais e por ao menos um ano. É possível que o contrato ainda seja estendido até que alcance três anos. O concurso tem vagas em 21 cidades de Santa Catarina.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota nesta quarta-feira a primeira das três propostas que criam o programa Universidade Gratuita. A iniciativa do governo de Santa Catarina busca oferecer bolsas de estudo para ensino superior. O projeto que deve ir a votação nesta quarta-feira é a Proposta de Emenda à Constituição que exclui do texto constitucional estadual os artigos que determinam o formato e os percentuais de bolsas de estudo pagas pelo Estado em universidades comunitárias e particulares.Os outros dois projetos que compõem o pacote enviado pelo governo do Estado à Alesc para criar o programa Universidade Gratuita devem ser votados nas comissões na segunda-feira e em plenário, na terça-feira.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina vai retomar nesta quarta-feira a legalidade das transferências especiais de recursos aos municípios pelo Governo do Estado, adotadas pelo ex-governador CARLOS MOISÉS. A prática, implementada em 2021, ficou conhecida popularmente como “pix”. O começo do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade começou em 21 de junho, mas foi suspenso a pedido do desembargador ALTAMIRO OLIVEIRA, que solicitou mais tempo para analisar o caso. Até a suspensão do julgamento, quatro desembarcadores votaram pela legalidade do formato adotado em 2021 pelo governo MOISÉS. O único voto pela ilegalidade do pix foi do relator, o desembargador DINART FRANCISCO MACHADO. Nesta quarta, os 20 desembargadores restantes do Órgão Especial devem se manifestar.
-DEPUTADO COBRA DO GOVERNO RECURSOS PARA REVITALIZAÇÃO DE RODOVIAS
-MORADORES SOLICITAM ABERTURA DE RUA NO CENTRO DA CIDADE
Alunos do nono ano matutino e vespertino da escola CEMEG desenvolvem projeto “Ame sua vida”, a fim de conscientizar a todos à ficar longe do mundo das drogas. A informação é da professora ROSANE LAZZAROTTO. Segundo ela, esse projeto se estende desde março, pois havia a necessidade de realizar um projeto contra as drogas, já que percebeu se que atualmente muitos jovens estão a procura de objetos ilícitos. Nesse sentido, a conscientização deste uso indevido é muito importante para a vida desses jovens e de uma sociedade tranquila. Conforme ela, houve muito interesse dos alunos no projeto, principalmente em se aprofundar em pesquisas, como os efeitos colaterais do uso de drogas, além da diversidade de drogas existentes no mundo todo. Sendo que, entre essas pesquisas, foi descoberto que nos últimos dois anos foram lançadas mais de 348 drogas ilícitas no mercado. Em primeiro momento, o projeto foi apresentado apenas para os alunos da escola. Mas caso a direção ache cabível, os alunos apresentarão para as demais escolas do município, conscientizando assim a todos os jovens cedrenses.
Após a realização do projeto, os alunos que o desenvolveram, também mudaram o seu ponto de vista em relação às drogas, como comentou um dos alunos integrantes, VINICIUS BASSEGIO. Segundo ele, a elaboração desse projeto foi muito importante a todos os alunos, pois eles puderam se aprofundar e desenvolver seus conhecimentos acerca do assunto, evitando assim as drogas. Além disso, ele comentou que em pesquisas e apresentações, ele descobriu que a maconha tem muitos malefícios, pois ela não causa apenas problemas a saúde, como também a vida das pessoas. Por fim, VINICIUS comentou que todas as suas pesquisas e leituras foram baseadas em um artigo do Governo Federal, ou seja, são todos fatos verídicos e preocupantes para os consumidores de drogas ilícitas.
Alunos do terceiro ano do ensino médio do colégio Cedrense desenvolveram uma trilha ecológica a fim de pôr em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula na eletiva de Práticas Corporais. A informação é da professora EDINARA GABIATTI. Segundo ela, no semestre inteiro foram desenvolvidas práticas que os alunos puderam levar para o seu cotidiano, a fim de fazer algo diferenciado. Entre as práticas desenvolvidas estão, ioga, danças e lutas, como o muay thai. Por fim, para encerrar as práticas, foi realizada uma trilha ecológica na propriedade de outro professor da escola, ALISSON BAVARESCO. O qual é regente dos alunos do terceiro ano e disponibilizou de seu espaço para proporcionar algo diferenciado aos mesmos. Conforme EDINARA, ao todo 20 alunos participaram da trilha, a qual foi uma experiência única e prazerosa. Por fim, EDINARA comentou que no segundo semestre a prática contemplará o outro terceiro ano, o qual estudará a eletiva.
A prática foi muito bem vista por todos os alunos, como diz uma das próprias alunas participantes, LARISSA MARAU. Segundo ela, essa trilha marcou a todos pelos desafios encontrados no meio da trilha, como barrancos e trajetos no meio da água, os quais tiveram que ser atravessados com o auxílio de cordas. Além disso, os alunos entre si se ajudaram muito, pois uns tinham mais dificuldades que outros, tendo assim uma parceria entre os mesmos. Conforme LARISSA, a prática foi muito importante para colocar os ensinamentos obtidos em aula na prática, além de sair da rotina e da zona de conforto, que há dentro da sala de aula. Por fim, ela comentou que após a realização desta prática, será feito um relatório e uma conversa na sala de aula, a fim de cada aluno comentar sobre as experiências que teve.
A Secretaria de Educação do município de São José do Cedro através do departamento de cultura está realizando a aquisição de mais de 120 livros novos, para a biblioteca municipal. A informação é do diretor de cultura, ACARAÍ ASMANN. Segundo ele, essa ação se deve para suprir a demanda dos próprios leitores que frequentam a biblioteca semanalmente. Pois os mesmos, realizaram uma lista de sugestões de livros que poderiam ser implementados no local. Nesse sentido, a profissional que cuida e trabalha no estabelecimento, enviou esta lista para a diretoria da cultura, a fim da mesma tomar as devidas providências. Conforme ASMANN, os livros comprados que serão entregues em breve a biblioteca visam atender todos os públicos, tanto as crianças como jovens e adultos. Além do mais, é importante que a biblioteca renove suas obras para que a população tenha cada vez mais interesse pela leitura. Por fim, ele convida a todos que tiverem interesse para realizarem o seu cadastro na biblioteca, a fim de adquirir cada vez mais conhecimentos através dos livros.
A Comissão organizadora da Expo Cedro contrata empresa que vai instalar os estandes nos pavilhões. A informação é da presidente da CCO, KELLY FIGUEIRÓ. Segundo ela foi definido ontem a empresa que ficará responsável pela instalação das estruturas. É importante que a mesma seja definida o quanto antes, para que os trabalhos sejam adiantados. Os valores que serão gastos na sexta edição da feira também sofreram alterações. Segundo ela, desde a última feira em 2019, houve um significativo aumento dos custos para realização do evento. Sendo assim, para realizar a feira da melhor forma possível necessita-se de um valor maior em caixa do que nas edições anteriores. Um exemplo dado por KELLY é referente ao aumento das contratações dos seguranças. Em 2019 o valor era de 40 mil reais, já neste ano é de 82 mil reais. Esse aumento se deve a lei da oferta e da procura. Pois ultimamente se teve uma grande procura de seguranças devido aos incidentes que ocorreram nas escolas de Santa Catarina.
Contudo, conforme a presidente da comissão organizadora da Expo Cedro 2023, KELLY FIGUEIRÓ, todos esses investimentos serão retornados ao município, já que para os comerciantes exporem seus produtos é necessário pagar pelos estandes. Além disso há também os patrocinadores, como a assembleia legislativa. Nesse sentido, o dinheiro obtido na feira será reinvestido no setor industrial, com o intuito de fomentar o comércio local. Conforme KELLY, a feira contará com 115 empresas, as quais comercializarão produtos variados, como eletrônicos, roupas, calçados, pequenos animais, veículos, maquinários, energia solar, entre outros. Por fim, ela comentou que a comissão irá realizar uma visita durante a noite na Campeira para debater sobre a iluminação, desde os refletores e as lâmpadas LED, para que tudo esteja em perfeito estado nos dias da feira.
Moradores solicitam abertura da Rua Santo Antônio, em sessão da câmara de vereadores de São José do Cedro. A informação é do morador ROQUE KLAUCK. Segundo ele, foi colocado na sessão desta semana para que fosse encaminhado para a administração o pedido de abertura da Rua Santo Antônio. Conforme KLAUCK, esta rua sempre foi utilizada como um atalho de passagem, que facilita a ida até o centro da cidade. Neste sentido, foi feito um abaixo assinado para que esta rua seja aberta, mas até o momento foram coletadas poucas assinaturas. Ele comenta que aconteceu vários episódios de roubos, desde escadas e botijões de gás. Sendo que, para fazer a ligação da rua existe um mato no meio, contendo poucas árvores nativas, mas não é possível pois o IBAMA e a polícia ambiental não liberam para derrubar as árvores neste local. Se for possível fazer a abertura desta rua, diminuiria, pois existem pessoas que usam drogas e bebidas alcoólicas neste local e também o descarte incorreto de lixo.
O Município de Guarujá do Sul realizou no início desta semana uma reunião para organizar os trabalhos dos profissionais que atuarão na segurança dos educandários da rede municipal de ensino. A informação é do prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Segundo ele, em processo licitatório, uma empresa foi contratada para garantir a segurança dos educandos, ainda no mês de Junho. Sendo que a mesma já começou seus trabalhos nesta segunda-feira. Além disso, o prefeito informou que o executivo está encaminhando um projeto de lei na câmara municipal de vereadores, para suplementar recursos na pasta da educação, a fim de garantir o pagamento do serviço, que gerará em torno de 40 mil reais mensais. Pois esta despesa não estava prevista na Lei Orçamentária Anual.
Deputado cobra recursos do governo do estado para a execução das obras de pavimentação asfáltica. A informação é do deputado FABIANO DA LUZ. Segundo ele, já se está no sétimo mês do ano e existem 19 obras de rodovias que estão paradas. Sendo destas, nove são da região oeste de Santa Catarina que estão paralisadas e sem previsão de início. O deputado pediu informações com o secretário de infraestrutura para saber a posição sobre a situação das rodovias e a única informação que foi repassada é que o governo continua avaliando e levantando dados para que seja iniciado a partir deste mês de Julho, mas não foi informado quais serão as obras que serão autorizadas a reiniciar. FABIANO crítica sobre a demora do governador para ter uma posição sobre o que será feito em seu mandato, pois é normal os primeiros meses ser analisado e fazer um caixa para começar a trabalhar, mas não sete meses e até o momento sem nenhuma perspectiva.
Conforme o deputado estadual FABIANO DA LUZ, o governo do estado fez a prestação de contas públicas do primeiro trimestre e o estado arrecadou cerca de três vírgula dois bilhões de reais. Sendo assim, o antigo governo não deixou o estado em situação delicada, mas sim deixou dinheiro em caixa para o próximo governador fizesse o trabalho. Tendo durante estes sete meses uma arrecadação de aproximados dois bilhões de reais, e houve mais uma vez a mudança do ICMS dos combustíveis de 17 por cento para 25, assim acumulando mais valores, então isso significa que não existe a falta de dinheiro no estado. FABIANO comenta se o atual governo seguisse um cronograma que tanto os municípios como as obras de rodovias, seria um custo de aproximadamente três bilhões, mas estes recursos não seriam pagos em uma única cota, mas ao decorrer das obras, sendo diluído em dois, três anos. E isso o governo não levou em consideração que será distribuído em mais de um ano.
A Festa do Colono e do Motorista acontecerá em São José do Cedro no próximo domingo, dia oito de Julho. A informação é do padre SÉRGIO MELZ. Segundo ele, o evento inicia-se às sete e 30 da manhã, com a saída da procissão da carreata. Na qual será feita a benção dos carros, caminhões, tratores, ônibus, bicicletas e motos. Além disso, às oito horas terá missa, a qual será transmitida pelas rádios da cidade. Já às 10 horas, terá uma outra missa ao vivo no salão da gruta, seguida de almoço. Segundo ele, o almoço contará com saladas, cucas, pão, carne, entre outras comidas tradicionais de festas. Após o almoço terá venda de sobremesas e pastéis, além do sorteio da ação entre amigos, o qual a venda superou mais de 30 por cento comparado ao ano passado. Seguindo a programação, a partir das 14 horas terá o tradicional matinê. Por fim, ele convida a todos para que participem da festa que celebra o dia do colono e do motorista. Sendo que quem ainda não adquiriu a sua ficha de churrasco, pode estar adquirindo ainda no valor de 90 reais a carne de gado e 50 reais a carne suína.
Projeto Mente Saudável é tema trabalhado com profissionais que atuam no Hospital Cedro de São José do Cedro. A informação é da nutricionista do hospital TAUANE LARDINI. Segundo ela, este projeto é desenvolvido pelo Instituto Santé e está sendo colocado em prática no Hospital Cedro. São diversas palestras que ocorrem durante o ano e são efetuadas a cada dois meses com temas pré-definidos. Durante esta semana, ocorreu mais um encontro deste projeto e o tema abordado foi o luto e perdas, pois os colaboradores lidam diariamente com este tema, o outro assunto que foi tratado é a ansiedade. TAUANE comenta que muitas vezes se esquece dos profissionais que atuam nesta área e que necessitam também de cuidados para poder ter uma saúde mental em dia. Pois diariamente o hospital recebe pessoas que estão doentes ou em algum momento de fragilidade.
Conforme TAUANE LARDINI, após estas palestras não é somente ouvir e não colocar em prática, mas sim, existem ferramentas que podem auxiliar neste processo, como o exemplo da ansiedade, o que pode ser feito para que tenha melhoras. Os temas não são escolhidos para abordar somente questões hospitalares, mas em vários sentidos para poder ter profissionais cada vez mais capacitados. TAUANE comenta que este projeto foi pensado e elaborado para que cada unidade hospitalar se desenvolva durante ao longo do ano. TAUANE informa que ainda haverá encontros como: família e cuidado emocional, e depressão e suicídio, que são questões que aumentam constantemente na sociedade, mas é necessário atenção e cuidado.
A sala de vacinas do município de Guaraciaba imunizou mais de quatro mil pessoas contra a gripe neste ano. A informação é da Secretária da Saúde, DAIANE DORIGON. Segundo ela, a campanha de imunização contra a gripe já se encerrou, contudo o município dará continuidade até que as doses se encerrem, assim como os demais municípios. Pois neste ano houve uma baixa procura pela imunização, já que dos mais de 10 mil habitantes em Guaraciaba, apenas quatro mil se vacinaram contra o vírus da gripe. O que totalizou apenas 37 por cento de toda a população. Nesse sentido, conforme ela, o município ainda conta com 930 doses em estoque do imunizante na Secretaria de Saúde. Sendo assim, a população ainda pode receber o imunizante, sendo apenas necessário se dirigir até a Secretaria de Saúde em horário de expediente. Por fim, DAIANE comentou que não há mais nenhuma campanha programada, mas a sala de vacina continua ativa para quem mudar de ideia e quiser ir se imunizar.
-AÇÃO CONJUNTA SALVA VIDA DE IDOSA VÍTIMA DE INFARTO
-HOMEM CAI EM GOLPE DE COMPRA PELA INTERNET
Ação conjunta salva vida de idosa vítima de infarto. Uma operação conjunta entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço Aeropolicial de Fronteira, por volta das 10 horas desta terça-feira, salvou a vida de uma idosa, de 67 anos, vítima de infarto, em Belmonte. Conforme dados da equipe da Unidade Central de Saúde, a paciente procurou o atendimento já com dores no peito e no braço esquerdo. Prontamente foi atendida e submetida a um eletrocardiograma, que identificou alterações cardíacas. Imediatamente houve o acionamento do SAMU para a transferência, porém, devido a gravidade, o SAER realizou o translado de urgência para a unidade referência na cidade de Xanxerê. A idosa estava lúcida e consciente no momento que deixou o município.
Homem cai em golpe na compra de um celular. Segundo informações da Polícia Militar, um morador de São Miguel do Oeste foi vítima de estelionato. A PM foi acionada neste terça-feira, por volta das 14 horas e 15 minutos, para se deslocar até a Rua Willy Barth, no Bairro Progresso em São Miguel do Oeste para registrar uma ocorrência de estelionato. A vítima relatou que no dia 3 de julho, viu um anúncio em uma rede social de venda de um aparelho de telefone celular, um iphone, pelo valor de mil e 500 reais. Diante do interesse chamou o anunciante para negociar, assim que fechou o negócio, realizou o pagamento por pix do valor. Já ontem terça-feira, o anunciante levou a caixa fechada até o seu local de trabalho, mas, acabou não abrindo e conferindo na hora. Posteriormente, quando abriu a caixa, percebeu que havia sido enganado, pois a mesma estava vazia. A vítima até tentou contado com o anunciante, mas o homem o bloqueou das redes sócias.
Recurso do Ministério Publico garante pena mais severa para réu que ateou fogo à cunhada. O réu que ateou fogo à cunhada e provocou sua morte em março de 2021 no município de Descanso, teve a pena aumentada para 21 anos, cinco meses e 18 dias de reclusão, que deverão ser cumpridos em regime inicial fechado. A alteração na sanção atende a um recurso de apelação interposto pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No recurso, o Promotor de Justiça Moacir José Dal Magro - que, após o desaforamento do julgamento para Chapecó, atuou na sessão do Tribunal do Júri em março deste ano, ressaltou que, devido à gravidade do crime, o aumento da pena era adequado como forma de prevenção e de reprovação do delito. No acórdão, o Desembargador da 5ª Câmara Criminal do TJSC atendeu aos pedidos do Ministério Público, quanto a considerar de forma desfavorável a personalidade do réu devido a seu comportamento desvirtuado. O condenado havia espionado a vítima enquanto tomava banho, além de ter tentado assediar a outra cunhada, que registrou um boletim de ocorrência e pelas consequências do delito.
Relembre esse homicídio registrado em Descanso na madrugada de 28 de março de 2021. O réu, para se vingar, sabendo que a vítima estava sozinha, invadiu a casa e imobilizou a mulher. Na sequência, ele pôs fogo na vítima e na residência, fazendo uso de combustível para acelerar a queima e não deixar vestígios. De acordo com o laudo pericial, a vítima estava viva no momento em que as chamas consumiram o seu corpo. Após o crime, o réu fugiu e, com o objetivo de mascarar sua participação no homicídio, retornou ao local com os demais moradores das proximidades, quando o corpo e a casa já haviam sido consumidos pelas chamas. Os nomes do condenado e da vítima não foram divulgados porque o processo segue em segredo de justiça.