ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 05/07/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Rússia informou nesta terça-feira que está investigando denúncias de tortura de soldados russos capturados pelas forças ucranianas e liberados durante uma troca de prisioneiros com a Ucrânia. A informação está em um comunicado feito pelo organismo responsável pelas investigações criminais na Rússia. Rússia e Ucrânia anunciaram várias trocas de prisioneiros de guerra desde o início da ofensiva russa contra seu vizinho em 24 de fevereiro. A mais recente aconteceu em 29 de junho e envolveu 144 ucranianos e o mesmo número de russos. Alguns russos liberados na ocasião denunciaram "muitos atos de violência que sofreram" durante a detenção.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte iniciou formalmente nesta terça-feira o processo de ratificação dos pedidos de adesão de Suécia e Finlândia. O anúncio é do secretário-geral da Aliança Atlântica, JENS STOLTENBERG. Ele destacou que, "com 32 nações ao redor da mesa, a OTAN será ainda mais forte e a população estará ainda mais segura, enquanto a organização enfrenta a maior crise de segurança em décadas". A Otan, completou o norueguês, "permanece aberta às democracias europeias que estão preparadas e desejam contribuir para a segurança coletiva dos países que fazem parte da entidade.

Um ataque em massa ocorrido nos Estados Unidos nesta segunda-feira deixou seis mortos e mais de 20 feridos. Em uma data simbólica para os americanos, quando o país celebra o Dia da Independência, um homem efetuou disparos do alto de um telhado durante um desfile na cidade de Highland Park, perto de Chicago, no estado de Illinois. O tiroteio ocorreu em um dos pontos onde moradores guardavam lugar para assistir ao desfile. O atirador usou um fuzil de alta potência para disparar do lado de um prédio comercial. Um homem de 22 anos, identificado como um suspeito pelo ataque, foi preso durante a noite.

Deputados federais vão fazer uma audiência pública para debater a tarifa-zero no transporte público no país. No encontro, parlamentares da Comissão de Legislação Participativa da Câmara e convidados vão debater as propostas para regulamentar o financiamento federal ao transporte público. A sessão acontecerá nesta terça-feira as duas e meia da tarde. Parlamentares querem uma proposta de emenda à Constituição que criará o mecanismo financeiro para garantir o financiamento ou um projeto de lei que regulamentaria a PEC. O encontro acontece em meio à alta nos preços dos combustíveis. O financiamento do transporte público pelo governo federal já é previsto no artigo sexto da Constituição Federal.

O valor do salário médio no Brasil voltou a cair e já acumula uma queda de cinco vírgula seis por cento em um ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Previdência. Este ano, em maio, o salário médio de admissão foi de R$ mil 898. No mesmo mês, no ano passado, o valor médio chegou a dois mil e 10 reais em valores corrigidos pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor.Em 2022, o salário de admissão registrou aumento apenas em abril, chegando em mil 916 reais. Em maio deste ano, foram gerados no país 277 mil empregos de carteira assinada, de acordo com dados do governo federal.

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios estima que as medidas aprovadas e adotadas neste ano pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário já têm um impacto anual de 73 bilhões de reais para os cofres dos prefeitos. Esse impacto pode ser ainda maior e chegar a 250 bilhões ao ano caso todas as medidas em discussão sejam aprovadas e levadas adiante. Publicado nesta segunda-feira, o levantamento da CNM mapeou como os munícipios são e podem ser afetados tanto pela redução de arrecadação como pelo aumento das despesas. A CNM diz que as medidas adotadas reduzem a arrecadação dos prefeitos com receitas próprias como ISS e Imposto de Renda e também com perdas em transferências via Fundo de Participação dos Municípios. Do lado do gasto, há um aumento com a despesa com pessoal diante da imposição de piso salarial para diversas categorias.

A Alesc promoveu, nesta segunda-feira, uma sessão especial a pedido da Mesa Diretora para homenagear os 90 anos de existência da Associação Catarinense de Imprensa. Durante o evento, também foram destacados os jornalistas que presidiram a ACI, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido frente à entidade.Na condição de presidente da ACI, DÉBORAH ALMADA declarou que manter o compromisso dos fundadores da entidade, de zelar pela liberdade de expressão, tem sido uma tarefa desafiadora, pois ao longo dos últimos 90 anos muitos já tentaram calar a imprensa catarinense. Ela também citou o trabalho voluntário realizado pela diretoria executiva da ACI, e as realizações promovidas nos dois últimos anos pela entidade, como um novo portal de notícias e identidade visual.

O Projeto de Lei que proíbe a divulgação nas mídias sociais de cenas de agressão a animais foi aprovada na manhã de hoje pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. A propostas altera o Código Estadual de Proteção aos Animais e prevê também alteração das multas previstas para os infratores da legislação existente. O texto pretende vedar a exibição, para fins de entretenimento, de imagens e áudios que contenham cenas que contenham atos de agressão, abuso, crueldade, abandono e castigo a animais. As infrações graves passam a ser multadas com o valor de 10 mil reais. Para as gravíssimas o valor será de 20 mil. Com a aprovação pela comissão, o projeto pode ser votado em plenário.

O recuo nos preços da gasolina e do álcool em menos quatro por cento em função da redução da alíquota de ICMS motivou o maior impacto na desaceleração da inflação de junho, que ficou em zero vírgula 15 por cento em Santa Catarina. A informação foi apurada pela Universidade do Estado de Santa Catarina. A alta de 13 vírgula nove por cento nos produtos lácteos no mês não foi suficiente para inibir a queda geral do índice, que ficou o menor em mais de dois anos. A inflação no primeiro semestre teve alta acumulada de quatro vírgula 45 por cento e nos últimos 12 meses subiu 10 vírgula 19 por cento. Dos 297 itens pesquisados, 108 tiveram alta.

Departamento cultural promove a feira de Artesanato. Neste domingo, das nove até ás 17 horas vai acontecer em Anchieta a Feira de Artesanato. O evento ocorre durante a exposição de carros antigos. Conforme a agente de Gestão Escolar e Cultura SIMONE GRACZK, todos os artesãos podem participar desta exposição gratuita, mas precisam entrar em contato ou passar na prefeitura para reservar um estande que será cedido sem cobrança de taxas. Ao todo, 20 artesãos estão ativos em Anchieta. Segundo ela, o artesanato conta com produtos em madeira, palhas e bordados.

O município possui oficinas para as crianças e público geral. Ao todo são 90 pessoas envolvidas. SIMONE GRACZK - agente de Gestão Escolar e Cultura, conta que também tem a recolha de peças históricas para formar o museu de exposições. Além de entrevista com os pioneiros de Anchieta. Ela pede que os cidadãos que possuem alguma peça que conte a história do município possam auxiliar na criação do acervo.

Férias escolares em Campo Erê está programada para metade do mês. ROZANGELA MOCCELINI – secretária de educação do município, conta que o calendário escolar deste ano foi feito em fevereiro. Explica que o recesso escolar para os alunos inicia dia 18, agora de julho, e os estudantes retornam para a sala de aula no dia primeiro de agosto. Já os professores, entram em recesso somente no dia 25 deste mês. A secretária comenta que no primeiro dia de aula os alunos vão ter teatro na escola.

Calendário de férias escolares da região é organizado a partir da sugestão do estado. ROZANGELA MOCCELINI – secretária de educação de Campo Erê, conta que depois disso, as regionais se reúnem para que escolas estaduais e municipais entrem em consenso referente à organização do calendário, devido o transporte escolar que é de uso das duas redes. ROZANGELA comenta que no período de pandemia os alunos se acostumaram a ficar em casa e não vai ser fácil repor o tempo perdido, mas a Secretaria e as escolas estão buscando por ações efetivas, principalmente na questão da alfabetização.

Saltinho forma novo grupo anti tabagismo. O médico ODIRLEI BRANDT, de Pinhalzinho que atua também em Saltinho, informa que a alguns anos vem sendo criados pequenos grupos de pessoas interessadas em parar de fumar. Essa atividade está marcando agora o retorno dos trabalhos na cidade após a pandemia. É que o fumo é um grande problema de saúde pública. Muitas pessoas querem largar o cigarro mas não conseguem controlar o vício, porque se trata de uma luta muito difícil. A vantagem do grupo é que um vai ajudando o outro no propósito, com auxílio dos profissionais. O índice de sucesso aumenta bastante.

Primeiro grupo anti tabagismo de Saltinho se reuniu ontem pela primeira vez depois da pandemia. Dez pessoas se inscreveram e começaram a freqüentar as sessões uma vez por semana, no máximo com uma hora de duração cada vez. DR. BRANDT que atende a cidade, revela que está crescendo o número de fumantes entre os adolescentes. Situação a parte é o nargile que provoca problemas na saúde 100 vezes pior que o cigarro tradicional. Cigarro eletrônico não é diferente, salienta o médico. Ele igualmente causa danos muito graves no organismo, inclusive câncer. Só o cigarro tradicional tem mais de 7 mil substâncias tóxicas, mais de 30 cancerígenas.

Nicotina e alcatrão fazem com que seja muito difícil largar o vício do cigarro. De acordo com DOUTOR BRANDT, que ajudou a formar mais um grupo anti tabagismo em Saltinho, com um único cigarro a pessoa já pode se sentir mal, mas é com 2 anos fumando que começa ter todo aparelho circulatório prejudicado. As veias vão se fechando e ocorre o envelhecimento geral do organismo. Tudo é avaliado nos integrantes do grupo que querem parar de fumar como as dependências física e psicológica. Quando precisa o paciente recebe medicação e não só orientação. DOUTOR BRANDT assegura: o primeiro passo importante é a pessoa querer parar de fumar.

A elaboração do Plano Diretor entrou na quarta etapa de debates em Palma Sola com a reunião realizada com as comissões técnica e comunitária. A discussão foi em volta do zoneamento da área urbana e das comunidades Novo Cerro Azul e Rene Damo. A informação é da assessora de Gestão da prefeitura IZABEL VISSOTTO. Também foi tratada sobre as potenciais áreas de expansão da cidade e das comunidades, e necessidade de vias para escoamento da produção. De acordo com ela, no último encontro foi abordado sobre as áreas de interesse turístico. As primeiras rotas foram abertas ainda em novembro passado.

A partir de agora as comissões começam a elaborar os projetos de lei que tratam sobre a criação do Plano Diretor em conjunto com o Estatuto da Cidade. Segundo assessora de Gestão da prefeitura de Palma Sola IZABEL VISSOTTO, também será atualizado o código de postura do município. Ela explicou que será criado um novo no que se refere ao uso e ocupação de solo a exemplo da largura das vias, passeios e tamanho de terrenos.

A atualização do Plano Diretor deve acontecer a cada dez anos, mas isso não impedirá uma reunião anual na prefeitura de Palma Sola para debater o crescimento do município. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, citou que isso não significa que um lote para fins habitacionais, por exemplo, não possa ser utilizado para instalação de empresas. Ela ainda comentou que essa e demais demandas poderão ser discutidas ao longo dos meses buscando uma solução para isso. Não é apenas a lei do Plano Diretor que está sendo debatido, mas outras que englobam o desenvolvimento local.

O planejamento vai corrigir danos que não deveriam mais ter ocorrido em Palma Sola. A exemplo, as estradas estreitas, problemas com drenagens e infraestrutura que geram prejuízos para o poder público. Conforme ela, para solucionar os entraves públicos, é necessário planejar o desenvolvimento para evitar repetir erros que impactem na arrecadação. IZABEL salientou que nas próximas reuniões será debatido as áreas de APP.

Município é contemplado com novas pontes. A prefeita ROZANE MOREIRA conquistou kits transposição para trocar pontes e pontilhões que já a bastante tempo estão comprometidas. Ela reconhece que para isso a Defesa Civil Municipal precisou fazer um trabalho completo de relatório e comparação. Serão substituídas 5 pontes e se a prefeitura tivesse que arcar sozinha, teria que pagar mais de 1 milhão de reais. Agora, só terá que entrar com uma contra partida de pouco mais de 300 mil para fazer as cabeceiras de concreto. A Defesa Civil estadual vai trazer todas as vigas e fará a colocação. As novas pontes serão instaladas nas comunidades de Santa Lúcia, Sentinela, Sul Brasil, Aparecidinha e no Pesqueirinho.

Polícia Civil paralisa atividades em protesto pela falta de valorização. Ontem policiais civis do estado do Paraná, paralisaram suas atividades, como forma de protesto contra o governo estadual, com várias reivindicações, como falta de valorização, reposição salarial e principalmente falta e efetivo.

Em Marmeleiro, Polícia Militar apreende carga de vinho. A equipe da Polícia Militar estava em patrulhamento de rotina, próximo ao bairro Alvorada, quando avistou um veículo Palio, placas de Chapecó, com os vidros totalmente escuros, suspeito de estar carregado. A equipe então realizou a abordagem do veículo e o condutor de 26 anos, informou que o veículo estava carregado com aproximadamente 222 garrafas de vinho da Argentina, avaliadas em torno de 100 mil reais, sem o devido despacho aduaneiro. O motorista informou que pegou a carga em Dionísio Cerqueira e levaria para Caçado. Ele foi encaminhado juntamente com a carga e o veículo à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.


ROTAM prende duas mulheres e um homem por tráfico de drogas. Após levantamento da Agência de Inteligência, a equipe abordou, na Rua Fagundes Varela, bairro Alvorada, em Pato Branco um homem que estava de posse de uma pedra de crack. Na sequencia os policiais foram com o homem até a casa onde ele havia adquirido a droga. No local os policiais prenderam duas mulheres e apreenderam 123 gramas de crack, dois mil e 280 reais em dinheiro, 10 kg de fios de alumínio, uma furadeira e uma serra, produtos possivelmente de furto. Os envolvidos, a droga e os produtos apreendidos foram entregues na quinta Subdivisão de Polícia.

Homem atira em cão e acusa animal de matar ovelhas de vizinho em Anchieta. A Polícia Militar apreendeu três armas de fogo e mais três munições de calibre 32 e uma munição calibre 28 no interior de Anchieta ontem. Um homem foi levado à delegacia de Polícia por ser identificado como suspeito pelos disparos de arma de fogo. Segundo a Polícia Militar, o suspeito atirou contra um cachorro amarrado por ele ter atacado e matado ovelhas de seu vizinho. Em conversa com a solicitante, a PM obteve que um familiar dela invadiu sua propriedade para atirar contra o cão. O homem negou os fatos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.