ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 05 07 2021

-PIOR SECA NO BRASIL EM 91 ANOS ACENDE ALERTA SOBRE RISCO DE NOVO APAGÃO

-SC COMEÇA A VACINAR TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E DISTRIBUIR MAIS DOSES

-MUNICÍPIO POSSUI MAIS DE 40 PEDIDOS DE AJUDA PARA CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS

-DE NADAL DIZ QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA É FUNDAMENTAL PARA EVITAR QUEBRADEIRA -PESSOAS COM 45 E 46 ANOS SERÃO VACINADAS AMANHÃ CONTRA COVID EM SMOESTE

-MENOR DE IDADE SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM VÍTIMA NA BR-182

-POLÍCIA MILITAR ATENDE DUAS TENTATIVAS DE HOMICÍDIOS EM SMOESTE

O tempo na região Extremo Oeste é ensolarado. A previsão para as próximas horas é que permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima deve ser de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.

A cirurgia do PAPA FRANCISCO, de 84 anos, foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na noite de ontem. O pontífice foi internado em um hospital de Roma, na manhã deste domingo para uma cirurgia no intestino grosso. O boletim divulgado pelo Vaticano afirma que que o "Santo Padre reagiu bem à operação realizada sobre anestesia geral". O procedimento que já estava agendado serviu para reparar um estreitamento no cólon que dificulta a passagem das fezes.

Os trabalhos em prol da nova constituição do Chile tiveram um começo desfavorável neste domingo, após protestos dentro e fora do prédio e conflitos com a polícia forçarem o adiamento do evento. Os problemas surgiram quando marchas organizadas por grupos independentes de esquerda e indígenas encontraram policiais armados comandando barricadas do lado de fora do antigo prédio do Congresso em Santiago, onde a cerimônia estava sendo realizada. Houve brigas após alguns participantes tentarem escalar as barricadas e a polícia a respondeu com gás lacrimogêneo e canhões de água. Dentro do prédio, os delegados reclamaram com os organizadores e exigiram que as forças especiais da polícia se retirassem. Como consequência, o evento foi suspenso.

Os proprietários e as seguradoras do navio Ever Given, que bloqueou o Canal de Suez em março, chegaram neste domingo a um acordo formal sobre a indenização a ser paga após a embarcação bloquear uma importante via de comércio internacional e gerar prejuízos de milhões de dólares. A Autoridade do Canal de Suez não revelou os detalhes da negociação, mas disse que haverá uma cerimônia na próxima quarta-feira para celebrar a assinatura do documento. Desde 29 de março, quando desencalhou, o navio está estacionado no Grande Lago Amargo, no Egito, à espera de um acordo na Justiça. Mais de 20 tripulantes vivem como "reféns" e aguardam uma resolução para serem liberados do cargueiro.

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em março, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 20 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo consultaauxilio.cidadania.gov.br.

Em dois anos e meio de mandato, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal cumpriram uma de cada quatro promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Um levantamento mostra que 26 por cento dos mil 157 compromissos assumidos pelos então candidatos, eleitos para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos. Na atualização anterior, após um ano de gestão, o percentual era de 18 por cento. Os dados mostram que 24 por cento das promessas foram cumpridas parcialmente durante dois anos e meio de gestão, o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais são 50 por cento, ou seja, exatamente a metade.

O governo federal anunciou, na última semana, um novo aumento nas contas de luz e pediu ajuda da população para combater o desperdício. A crise hídrica que atinge parte do Brasil é resultado da maior seca em 91 anos. De acordo com o climatologista e professor de ciências atmosféricas da USP, PEDRO DIAS, a crise atual vem ocorrendo desde o final de 2019, quando desde então, os volumes sempre foram abaixo do esperado. No fim de maio, o Operador Nacional do Sistema disparou um alerta que oito grandes hidrelétricas da região Sudeste devem chegar a novembro deste ano perto do colapso.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina está alertando os 295 municípios para que só retirem as vacinas contra a Covid-19 se forem usá-las imediatamente. A preocupação é principalmente com os fins de semana, quando algumas prefeituras não mantém um cronograma de vacinação e acabam retirando os imunizantes na sexta para só utilizá-los segunda, sob risco de algum imprevisto e consequentemente perdas, como já aconteceu. O alerta da Secretaria chama a atenção para que os municípios acelerem cada vez mais a vacinação. A ordem é que se tem doses disponíveis tem que vacinar, independente do dia.

Santa Catarina começou a vacinar contra Covid nesta segunda-feira os trabalhadores do setor da indústria. O público é o último dos chamados grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde no início da campanha para receberem as doses antes da imunização por faixa etária abaixo de 60 anos. O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que haja 306 vírgula cinco mil trabalhadores da indústria a serem vacinados. Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho, crachá ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de Certificado Nacional de Atividade Econômica e descrição, que confirma o vínculo da companhia com o setor da indústria.

Para dar sequência à vacinação por faixa etária e incluir os trabalhadores da indústria, os municípios catarinenses vão contar com um reforço nos estoques de vacina. O Estado recebeu no fim de semana 379 mil vacinas contra Covid-19, de três fabricantes diferentes. A maior parte dessas vacinas será encaminhada para os municípios nesta segunda-feira. Serão enviadas 273 mil 310 unidades, divididas entre 91 mil 260 da Pfizer, que será destinada à primeira dose, e 182 mil 450 da Janssen, essas de dose única. Além disso, o Estado também vai encaminhar 141 mil doses do imunizante da Astrazeneca para serem utilizadas como segunda dose.

A Igreja Matriz São Miguel Arcanjo realizou neste domingo a edição do churrasco delivery. De acordo com o coordenador da comunidade católica, ITAMAR BERGAMIN, a ação visou arrecadar lucros para serem investidos na iluminação interna da igreja. Ao todo, foram comercializadas 240 fichas ao valor de 75 reais. O churrasco delivery movimentou cerca de 18 mil reais. A retirada começou após as 11 horas da manhã e seguiu até o começo da tarde. O kit era composto por dois quilos de carne suína com pele, seis pedaços de frango e uma cuca. Todas as pessoas que estavam no local usaram máscaras e respeitaram o distanciamento pessoal. De acordo com BERGAMIN, o investimento em iluminação já vai começar nos próximos dias.

A secretaria de Saúde de Romelândia vai aplicar mais vacinas contra Covid-19 nesta semana. Amanhã serão vacinadas pessoas com 49 anos de idade. Já na quarta-feira serão vacinadas pessoas com 48 anos e na quinta-feira os moradores com 47 anos. Em todos os dias a vacinação será entre sete e meia da manhã e quatro horas da tarde na Unidade Básica de Saúde de Romelândia. É necessário que cada pessoa esteja munida da carteira de vacinação e também do RG. O setor de Saúde informou ainda que na última semana realizou juntamente com a Polícia Militar uma fiscalização em todos os estabelecimentos comerciais do município. O objetivo foi intensificar ainda mais as orientações para cumprimento dos protocolos de saúde contra a Covid-19 em Romelândia.

A secretaria de Agricultura de Romelândia segue com os serviços nas propriedades do interior. Na última semana os trabalhos se concentraram nas comunidades de Vista Alta, São Jorge, Sede Ouro, São Cristóvão e 35. Na última semana o setor também entregou 424 litros de nitrogênio e 700 doses de sêmen para os inscritos no programa de inseminação. Já os programas de silagem e de brucelose e tuberculose seguem em andamento no município de Romelândia. A secretaria de Agricultura reforçou ainda que diante da recomendação do Ministério da Fazenda de Santa Catarina, o setor só pode entregar cinco notas em cada retirada para cada produtor. Mais informações podem ser obtidas na secretaria de Agricultura de Romelândia.

Um grupo de populares se reuniu na manhã do último sábado para realizar uma operação tapa buracos na periférica da BR-163 em São José do Cedro. De acordo com eles, a situação está precária e por isso eles resolveram fazer esse trabalho. O grupo usou pedras e terras para cobrir os 103 buracos existentes no local. Antes de realizar o trabalho, o grupo pediu autorização para a Polícia Rodoviária Federal e para a empresa Torc. Ambas autorização a ação. As fotos e um vídeo dessa operação tapa buracos podem ser conferidos no site da Peperi. O endereço é o www.peperi.com.br.

A prefeitura de São Miguel do Oeste emitiu um decreto no final do mês passado criando a Comissão Permanente do Programa Passeio Popular. A informação é do secretário-adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Ele participou do RPN Segunda Edição da última semana e trouxe dados sobre essa ação no município. Conforme ele, a finalidade do programa Passeio Popular é auxiliar as pessoas carentes na construção das calçadas nos padrões de acessibilidade. De acordo com ele, o prazo para as adequações no centro já encerraram no ano passado e nos bairros o prazo final é em dezembro deste ano.

A intenção do governo municipal é ajudar na construção das calçadas todas as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. A afirmação é do secretário-adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Segundo ele, a comissão autorizada pela prefeitura será composta de cinco pessoas de diversas secretarias. Ele destacou que cada setor deve indicar seus titulares e suplentes até está semana. BARP declarou que atualmente São Miguel do Oeste possui mais de 40 pedidos de auxílio na construção das calçadas nos padrões de acessibilidade. Ele salientou que todos serão analisados e decididos pela ajuda ou não por parte da Administração.

A ideia do programa Passeio Popular é ajudar uma parcela da população seja com todo o custo da obra ou então auxiliando na compra dos materiais. A explicação é do secretário-adjunto de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO BARP. Ele esclareceu que tudo vai depender da necessidade de cada família. Ele reforçou que a comissão deve ser nomeada nesta semana ainda para que as análises dos mais de 40 pedidos inicie em breve. Questionado sobre o índice de calçadas nos padrões de acessibilidade no centro, BARP pontuou que o número é expressivo, porém, a preocupação maior no momento é com os bairros. A estimativa é que as obras se intensifiquem nos próximos meses, visto o fim do prazo para adequação.

As famílias que não têm condições de realizarem a construção dos passeios públicos devem procurar a prefeitura o quanto antes. A orientação é do secretário-adjunto de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO BARP. Ele explicou que é necessário o preenchimento de um protocolo com todas as informações e indicando as reais necessidades. Após o procedimento, a comissão deve analisar e deferir ou indeferir o auxílio por parte do município. CLÁUDIO BARP citou que a comissão será composta por profissionais da Assistência Social, Saúde, Administração, Planejamento e Urbanismo. Ele declarou que algumas situações analisadas serão fundamentais para a ajuda ou não por parte do governo municipal.

Além de analisar as principais notícias da semana, a edição do último sábado do Peperi Rádio Repórter contou com a presença do deputado estadual do MDB e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, MAURO DE NADAL. Ele esteve realizando um roteiro de visitas na região Extremo Oeste e aproveitou para destacar ações importantes, como por exemplo, o investimento do governo estadual em rodovias federais e estaduais e também sobre a reforma da previdência dos servidores públicos catarinenses. Conforme ele, são temas fundamentais que merecem atenção dos parlamentares.

A relação da Alesc com o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA mudou totalmente desde o começo deste ano. A afirmação é do deputado estadual do MDB e presidente do legislativo catarinense, MAURO DE NADAL. De acordo com ele, desde então, os parlamentares puderam ter mais oportunidades junto ao governo estadual. Segundo ele, outra ação importante é a união dos deputados da região na busca de recursos. DE NADAL destacou que as rodovias são o principal gargalo do Extremo Oeste. Ele lembrou que pela primeira vez na história, o governo estadual vai aplicar recursos em uma rodovia federal, a BR-163 que liga São Miguel do Oeste à Dionísio Cerqueira. Ele atribuiu esse fato como sendo fruto dos trabalhos dos deputados na busca de recursos para a região.

Os investimentos por parte do governo estadual também vão ocorrer nas rodovias estaduais da região Extremo Oeste. A informação é do deputado estadual do MDB e presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Ele citou a SC-163 entre São Miguel à Itapiranga que estava em processo de federalização, porém, o governo federal anunciou não possuir recursos para assumir essa responsabilidade. Diante disso, ele lembrou que o governo estadual fará um trabalho de recuperação, especialmente no trecho entre Iporã do Oeste e Itapiranga, parte mais crítica da rodovia.

As demais rodovias estaduais da região estão recebendo licitação para elaboração do projeto de engenharia para posteriormente ocorrer a licitação das obras. O comentário é do deputado estadual do MDB e presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Ele disse que a ideia é que esse trabalho ocorra até o final do mandato do governador CARLOS MOISÉS. Ele citou a SC-160 entre São Carlos à Campo Erê e a SC-305 entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. DE NADAL garantiu que essas rodovias irão receber melhorias significativas até o final de 2022.

Outro tema polêmico abordado pelo presidente da Alesc no último sábado no Peperi Rádio Repórter foi sobre a reforma da previdência dos servidores públicos estaduais. MAURO DE NADAL lembrou que o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA entregou na última semana o projeto que será analisado pelas comissões parlamentares. Para ele, a análise do projeto é fundamental para evitar no futuro uma “quebradeira” em Santa Catarina.

A Assembleia legislativa de Santa Catarina vai ouvir os sindicatos dos vários segmentos antes de votar a reforma da previdência dos servidores públicos do Estado. A declaração é do presidente da Alesc, deputado do MDB, MAURO DE NADAL. Ele frisou que a ideia é promover um amplo debate com todas as categorias sobre o tema. Ele reforçou que a reforma é fundamental e visa permitir que o governo estadual possa aplicar mais recursos em outros setores, como Saúde, Educação, Obras e demais ações. DE NADAL lembrou que 15 estados brasileiros já realizaram esse debate e agora é a vez de Santa Catarina também fazer seu dever de casa e evitar situações piores em um futuro breve.

A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai retomar amanhã a vacinação contra Covid-19. Nesta terça-feira serão vacinadas pessoas com idades entre 45 e 46 anos. A imunização vai ocorrer na Praça central Walnir Bottaro Daniel a partir das oito horas da manhã até às quatro horas da tarde. A vacinação também vai ocorrer no horário do meio-dia. Para receber a vacina é necessário apresentar um comprovante de residência, cartão do SUS, carteira de vacinação, RG ou CPF. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também podem comparecer ao local nesta oportunidade. Quem estiver com sintomas gripais ou tiver positivado para Covid nos últimos 30 dias deve aguardar para receber a vacina em outra oportunidade. Também é preciso observar o intervalo de pelo menos 14 dias da vacina contra a gripe.

Neste final de semana seis pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 em São Miguel do Oeste. Foram cinco homens e uma mulher. Por outro lado, 47 pessoas, sendo 26 homens e 21 mulheres entraram para a lista de recuperados da doença. No total, cinco mil 913 pessoas já contraíram o coronavírus no município e desse total, cinco mil 739 já se recuperam. O número de óbitos pela doença é de 63 desde o começo da pandemia. Já o número de pessoas que estão com o vírus ativo atualmente é de 111. Até o momento, São Miguel do Oeste já aplicou 24 mil 331 doses da vacina contra a Covid-19.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou neste final de semana seis altas hospitalares. O procedimento foi para pacientes de Paraíso, Iraceminha, Descanso, Itapiranga e São Miguel do Oeste. Também foi registrado ontem um óbito de uma mulher de 59 anos do município de Paraíso. No hospital também houve alta de dois pacientes da UTI para a enfermaria. Conforme boletim divulgado no final da tarde de ontem, a ocupação do Hospital Regional é de 23 pacientes na UTI e 12 na enfermaria.

A Polícia Militar de Guaraciaba foi acionada na última sexta-feira à noite para atender uma ocorrência de furto na Linha São Roque, interior do município. No local, o proprietário de uma granja relatou que avistou algumas pessoas desconhecidas em sua propriedade. Elas estavam em um Gol vermelho e fugiram do local ao avistar o homem. O automóvel foi encontrado mais tarde em uma residência e as dupla fugiu em direção a um matagal. Eles foram localizados e presos em flagrante. Eles furtaram um rolo de arame de aço, um motor elétrico, várias peças de conexões de canos, entre outros objetos.

O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro atendeu dois acidentes em um intervalo de 30 minutos na noite do último sábado. O primeiro foi por volta das seis e meia da tarde e outro as sete horas da noite. Os fatos foram na Linha Chaleira e Esquina Derrubada, interior do município. No local, houve uma saída de pista seguida de capotamento em ribanceira de um Voyage de Chapecó. O veículo desceu aproximadamente 40 metros. No automóvel haviam pai e filho de 54 e 85 anos. Eles sofreram ferimentos diversos, porém, sem gravidade. Ambos foram conduzidos ao hospital da cidade.

Uma colisão entre dois veículos deixou uma pessoa ferida na manhã deste domingo na BR-282 nas proximidades da antiga Vinícola Cavalli, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um Corsa e um Cobalt faziam o mesmo sentido quando o condutor do Corsa tentou fazer uma conversão a esquerda. O veículo que seguia logo atrás não conseguiu frear a tempo e houve a colisão lateral. No Cobalt haviam três ocupantes que não tiveram ferimentos. Já o passageiro do Corsa sofreu ferimentos na cabeça e precisou de atendimento médico. De acordo com a PRF, o Corsa era conduzido por um menor de idade que relatou ter consumido bebida alcoólica. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. O proprietário do veículo e o menor foram conduzidos até a delegacia. A Polícia Militar também auxiliou na ocorrência.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu neste final de semana a duas tentativas de homicídios. Os fatos foram na Avenida Willy Barth e na Pedreira. A primeira ocorrência foi na tarde do último sábado no bairro São Gotardo. No local, um homem estava correndo atrás de outra pessoa com uma faca. Eles estavam bebendo vinho juntos quando um deles acabou pegando uma faca da estante e disse que iria matar o “amigo”. A vítima saiu correndo pela via e entrou em um estabelecimento, se escondendo no banheiro. O homem foi encontrado e preso em flagrante. Já o segundo fato foi na noite de ontem na Pedreira. No local, foi encontrado um homem com ferimentos na cabeça, provocado por arma branca. Diante dos fatos o Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros. A Polícia Militar colheu depoimentos com nome do autor dos disparos, que efetuou pelo menos dois tiros contra pessoas em via pública com uma espingarda.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.