ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 05-07-2021 Segunda-Feira

-PIOR SECA NO BRASIL EM 91 ANOS ACENDE ALERTA SOBRE RISCO DE NOVO APAGÃO

-SC COMEÇA A VACINAR TRABALHADORES DA INDÚSTRIA E DISTRIBUIR MAIS DOSES

-PRAZO PARA ALISTAMENTO MILITAR É PRORROGADO ATÉ FINAL DE AGOSTO

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA NOVOS INVESTIMENTOS NO SETOR AGRÍCOLA

-INFRAÇÕES POR USO DE CELULAR NO VOLANTE AUMENTAM MAIS DE QUATRO VEZES EM IPORÃ DO OESTE

-REPRESENTANTES DE AGÊNCIA BANCÁRIA ORIENTAM SOBRE NOVO PLANO SAFRA

-ACIDENTE ENVOLVENDO CONDUTOR MENOR DEIXA FERIDO NA 282

-DUAS TENTATIVAS DE HOMICÍDIO SÃO REGISTRADAS NO FIM DE SEMANA; UM HOMEM FOI PRESO


O tempo na região Extremo Oeste é ensolarado. A previsão para as próximas horas é que permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima deve ser de 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.


A cirurgia do PAPA FRANCISCO, de 84 anos, foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na noite de ontem. O pontífice foi internado em um hospital de Roma, na manhã deste domingo para uma cirurgia no intestino grosso. O boletim divulgado pelo Vaticano afirma que o "Santo Padre reagiu bem à operação realizada sobre anestesia geral". O procedimento que já estava agendado serviu para reparar um estreitamento no cólon que dificulta a passagem das fezes.


Os trabalhos em prol da nova constituição do Chile tiveram um começo desfavorável neste domingo, após protestos dentro e fora do prédio e conflitos com a polícia forçarem o adiamento do evento. Os problemas surgiram quando marchas organizadas por grupos independentes de esquerda e indígenas encontraram policiais armados comandando barricadas do lado de fora do antigo prédio do Congresso em Santiago, onde a cerimônia estava sendo realizada. Houve brigas após alguns participantes tentarem escalar as barricadas e a polícia a respondeu com gás lacrimogêneo e canhões de água. Dentro do prédio, os delegados reclamaram com os organizadores e exigiram que as forças especiais da polícia se retirassem. Como consequência, o evento foi suspenso.


Os proprietários e as seguradoras do navio EverGiven, que bloqueou o Canal de Suez em março, chegaram neste domingo a um acordo formal sobre a indenização a ser paga após a embarcação bloquear uma importante via de comércio internacional e gerar prejuízos de milhões de dólares. A Autoridade do Canal de Suez não revelou os detalhes da negociação, mas disse que haverá uma cerimônia na próxima quarta-feira para celebrar a assinatura do documento. Desde 29 de março, quando desencalhou, o navio está estacionado no Grande Lago Amargo, no Egito, à espera de um acordo na Justiça. Mais de 20 tripulantes vivem como "reféns" e aguardam uma resolução para serem liberados do cargueiro.



A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em março, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 20 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo consultaauxilio.cidadania.gov.br.


Em dois anos e meio de mandato, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal cumpriram uma de cada quatro promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Um levantamento mostra que 26 por cento dos mil 157 compromissos assumidos pelos então candidatos, eleitos para um mandato de quatro anos, foram integralmente cumpridos. Na atualização anterior, após um ano de gestão, o percentual era de 18 por cento. Os dados mostram que 24 por cento das promessas foram cumpridas parcialmente durante dois anos e meio de gestão, o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já as promessas que ainda não foram cumpridas pelos governos estaduais são 50 por cento, ou seja, exatamente a metade.


O governo federal anunciou, na última semana, um novo aumento nas contas de luz e pediu ajuda da população para combater o desperdício. A crise hídrica que atinge parte do Brasil é resultado da maior seca em 91 anos. De acordo com o climatologista e professor de ciências atmosféricas da USP, PEDRO DIAS, a crise atual vem ocorrendo desde o final de 2019, quando desde então, os volumes sempre foram abaixo do esperado. No fim de maio, o Operador Nacional do Sistema disparou um alerta que oito grandes hidrelétricas da região Sudeste devem chegar a novembro deste ano perto do colapso.


A Secretaria da Saúde de Santa Catarina está alertando os 295 municípios para que só retirem as vacinas contra a Covid-19 se forem usá-las imediatamente. A preocupação é principalmente com os fins de semana, quando algumas prefeituras não mantém um cronograma de vacinação e acabam retirando os imunizantes na sexta para só utilizá-los segunda, sob risco de algum imprevisto e consequentemente perdas, como já aconteceu. O alerta da Secretaria chama a atenção para que os municípios acelerem cada vez mais a vacinação. A ordem é que se tem doses disponíveis tem que vacinar, independente do dia.


Santa Catarina começou a vacinar contra Covid nesta segunda-feira os trabalhadores do setor da indústria. O público é o último dos chamados grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde no início da campanha para receberem as doses antes da imunização por faixa etária abaixo de 60 anos. O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que haja 306 vírgula cinco mil trabalhadores da indústria a serem vacinados. Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho, crachá ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de Certificado Nacional de Atividade Econômica e descrição, que confirma o vínculo da companhia com o setor da indústria.


Para dar sequência à vacinação por faixa etária e incluir os trabalhadores da indústria, os municípios catarinenses vão contar com um reforço nos estoques de vacina. O Estado recebeu no fim de semana 379 mil vacinas contra Covid-19, de três fabricantes diferentes. A maior parte dessas vacinas será encaminhada para os municípios nesta segunda-feira. Serão enviadas 273 mil 310 unidades, divididas entre 91 mil 260 da Pfizer, que será destinada à primeira dose, e 182 mil 450 da Janssen, essas de dose única. Além disso, o Estado também vai encaminhar 141 mil doses do imunizante da Astrazeneca para serem utilizadas como segunda dose.


-DEMORA NA ENTREGA DE PRODUTOS ESTÁ ENTRE PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES NO PROCON

-PRAZO PARA ALISTAMENTO MILITAR É PRORROGADO ATÉ FINAL DE AGOSTO

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA NOVOS INVESTIMENTOS NO SETOR AGRÍCOLA

-INFRAÇÕES POR USO DE CELULAR NO VOLANTE AUMENTAM MAIS DE QUATRO VEZES EM IPORÃ DO OESTE

-REPRESENTANTES DE AGÊNCIA BANCÁRIA ORIENTAM SOBRE NOVO PLANO SAFRA


A Secretaria de Transportes e Obras de Descanso trabalhou na última semana em diferentes comunidades, com diversos serviços nas estradas. Conforme o responsável do setor, ORACILDO COMIN, na comunidade de Barra do Veado foi rompida laje para fazer cascalhamento e limpeza de sarjeta. Na sequência da semana, uma máquina giratória fez abertura na estrada de Cruzinhas, sentido à Linha Parda, que dá acesso a Santo Expedito, seguido de cascalhamento. COMIN pontua que em alguns trechos é mais difícil para o caminhão ter acesso e tirar cascalho. Já em outras localidades, como a comunidade de Parda, existem duas cascalheiras com material acessível. Na avaliação do responsável de Obras, se o tempo colaborar, ainda nesta semana será possível concluir o cascalhamento na Linha Parda. Em alguns lugares serão emendados tubos, pois a estrada vai ficar mais larga. ORACILDO COMIN enaltece que a estrutura do parque de máquinas será ampliada em breve, com aquisição de novos caminhões.


Enquanto a pandemia não permite eventos culturais que reúnam público, SJO investe em instrumentos musicais destinados à Banda Municipal e Orquestra Clave de Sol. Segundo o diretor de Cultura, ELIAS SCHNEIDER, os instrumentos foram adquiridos em conversa com os maestros HENRIQUE DREBEL, da Orquestra, e ADEMAR MEURER, da Banda Municipal. SCHNEIDER detalha que para a orquestra foram adquirimos violinos e materiais provenientes para a questão de som, como microfones, pedestais e outros aparelhos necessários para as apresentações e ensaios. Por parte da banda, os investimentos foram em saxofone, microfone, trompete e flautas. O valor total aplicado pela administração municipal foi de 35 mil 984 reais, revertido dos eventos que não estão sendo realizados neste ano, por conta da Covid-19.


O diretor de Cultura de SJO enfatiza que o município tinha previsto no orçamento repasses para a Semana Alemã, tradicionalmente realizada em julho, e também para o Festioeste, que seria em maio, ambos os eventos cancelados. O Encontro Municipal de Corais também não será realizado neste ano. SCHNEIDER pontua que as aquisições vão melhorar as apresentações e facilitar o trabalho dos maestros nos ensaios. As aulas de música seguem ministradas por instrutores chamados através da Associação Cultural Alemã de SJO (Acasjo). O município faz o repasse de valores para a Acasjo contratar os instrutores e assim manter as atividades culturais. ELIAS SCHNEIDER analisa que dependendo da situação da pandemia, será possível realizar atividades culturais com público, no final do ano. No momento, destaca a importância de manter atividades culturais dentro dos protocolos para não deixar a cultura morrer.


A demora na entrega de produtos tem sido uma das principais reclamações no Procon de SMO. Conforme a diretora ANALU MEZOMMO, durante o ano inteiro são registradas queixas de não entrega de produtos, demora para conseguir peça de determinado produto na assistência técnica ou na devolução. Na pandemia estas reclamações aumentaram significativamente. ANALU reitera que quando ocorre algum problema geralmente o consumidor liga ao Procon e em seguida comparece ao local para fazer a reclamação. Ela lembra que a pessoa cujo produto está no nome deve vir ao Procon, munida de documentos pessoais, nota fiscal e toda documentação disponível para comprovar o problema. O atendimento no Procon de SMO é das 8h às 10h30 da manhã, e da uma e meia até as quatro e meia da tarde, para dar tempo de uma reclamação ser formulada.


ANALU MEZOMMO explica que o Procon local atende pessoas residentes em SMO ou que tenham adquirido produtos no município, mesmo morando em outros lugares. Para demais situações, a diretora da unidade de SMO lembra que existem sites na internet, nos quais muitas empresas estão cadastradas para auxiliar o consumidor. Em período de oito a dez dias a pessoa já obtém resposta na reivindicação dela. ANALU também orienta para as pessoas acessarem o site consumidor.gov.br. Se as empresas reclamadas não constam nesse site, é preciso procurar o Procon mais próximo que atende o consumidor. Ainda existe o ajuizado especial, que depende do Fórum de cada Comarca e também atende essas demandas.


O prazo para alistamento militar, que iria até o final de junho, foi prorrogado por dois meses, portanto encerra no dia 31 de agosto. Conforme o responsável da Junta Militar de Tunápolis, MARCELO RODRIGUES, o período de alistamento para quem nasceu em 2003 e vai completar 18 anos em 2021, iniciou em janeiro e foi estendido por conta da pandemia. O alistamento pode ser feito pela internet, no site alistamento.eb.mil.br. Caso o jovem não consiga fazer em casa, RODRIGUES orienta para que procure a Junta Militar da cidade. O responsável do setor em Tunápolis constata que a maioria já cumpriu o prazo inicial.


Após o processo de alistamento serão divulgadas as datas da seleção dos jovens a serem convocados para o serviço militar. Este processo é feito em duas etapas. Primeiro são verificados exames médicos e é feita entrevista com o participante. Em seguida será divulgado se o jovem terá que servir o exército ou será dispensado. Segundo RODRIGUES, Tunápolis é um município não tributário, o que significa que quem se alista e tem endereço neste município é automaticamente dispensado. Já em Iporã do Oeste, SJO e Descanso, por exemplo, os jovens que se alistarem participam da seleção. O responsável da Junta Militar de Tunápolis explica que os municípios tributários são aqueles com receita mais elevada, e o número de habitantes também influencia nesta classificação. Já em municípios menores os jovens são dispensados para que possam trabalhar na cidade deles e o município aumente a receita. MARCELO RODRIGUES alerta que não é possível burlar o sistema, ou seja, informar cidade não tributária para não participar da seleção, o que infringe lei.


São João do Oeste aguarda recursos dos governos estadual e federal para atender demanda no setor agropecuário. Importantes encaminhamentos foram feitos na semana passada em Florianópolis. A comitiva contou com o secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, prefeito GENÉSIO ANTON, vereador ROQUE BLUME e o diretor do Departamento de Água e Esgoto, CLEITON KROETZ. O secretário da Agricultura ressalta que está garantido a compra de retroescavadeira destinada pelo senador JORGINHO MELLO, em valor superior a 300 mil reais. A nova aquisição deve ser incorporada ao parque de máquinas da prefeitura nas próximas semanas.


ROGÉRIO RECH informa que foram mantidos contatos com o Secretário de Estado da Agricultura ALTAIR SILVA e com o presidente da CIDASC. Objetivo é ter maior conhecimento dos programas e subsídios oferecidos pelo governo estadual aos agricultores. RECH lembra que o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, PLINIO DE CASTRO conhece bem a realidade do setor agropecuário do Extremo Oeste e pode contribuir com recursos e outros incentivos à produção na agricultura familiar. Foram debatidos ajustes nas ações para adequação na legislação sanitária bovina. ROGÉRIO RECH faz uma avaliação positiva para nova parceria em programas de combate à Tuberculose e Brucelose.


Novos programas serão implantados em 2022. Lei federal impede aumento de despesas e novas ações até o fim deste ano. O secretário da Agricultura de São João do Oeste informa que já estão garantidos recursos para novos programas a partir de 2022. ROGÉGIO RECH cita como exemplo novos programas de manejo e criação de bezerras visando aperfeiçoamento no melhoramento genético e aumento na produção de leite. São João do Oeste também vai investir em ações de saneamento para erradicação de Brucelose e Tuberculose. RECH destaca que é uma necessidade ter maior cuidado com a qualidade do rebanho leiteiro para atender normativas que visam o controle de zoonose na produção de leite.


A Polícia Militar de Iporã do Oeste vem registrando aumento significativo no número de infrações de trânsito neste ano. Conforme o sargento MILTON WOLF, comandante da PM, algumas chamam atenção em relação ao ano passado, como é o caso de motoristas manuseando celular enquanto dirigem. Nesta ocorrência, oito condutores haviam sido flagrados no primeiro de semestre de 2020, enquanto no ano novo foram 39. As ultrapassagens em locais proibidos tiveram acréscimo ainda maior, de seis no último ano para 44 em 2021. Em terceiro lugar no ranking de boletins de ocorrência constam os condutores flagrados sem usar cinto de segurança, 27 vezes. Outros 15 motoristas dirigiam veículo sem ter CNH ou permissão para dirigir, e o mesmo número de condutores trafegava com veículo que não estava devidamente licenciado. Também 13 motoristas dirigiam veículo com defeito em iluminação, como lâmpadas queimadas.


MILTON WOLF explica que a fiscalização em Iporã do Oeste consiste principalmente em operações de trânsito, como a Hórus, quando vem policiais de outras regiões. Por esses motivos aumentam os autos de infração. Outras situações são durante abordagens específicas, nas quais também são encontradas irregularidades. O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste enfatiza que o sistema de videomonitoramento também contribui para identificar infrações, sem abordagem policial. Um exemplo são as ultrapassagens em local proibido. WOLF acrescenta que o efetivo da PM vem sendo ampliado no município. Desde 2019, a cada ano vem mais um, totalizando agora sete policiais militares, o que ajuda numa fiscalização mais efetiva. O sargento alerta a população quanto aos acidentes de trânsito. 90 por cento deles são causados por falha humana, e não por problema na via ou mecânico.


O governo federal lançou na quinta-feira o valor de 251 bilhões para o Plano Safra 2021-2022. Conforme a gerente da agência do Sicoob Oeste Credi, de Iporã do Oeste, ROSILENE WEIGEL, as tratativas do novo plano iniciam agora, pois até 30 de junho apenas eram liberadas operações do Plano Safra anterior. Para estimular o pequeno, médio e grande produtor, agora a cooperativa de crédito também recebe propostas para o Plano 2021-22. A gestora de agronegócio junto à agência do Sicoob em Iporã do Oeste, CRISTIANE HEMSING, ressalta que as principais linhas de financiamento incluídas são do PRONAF, destinado ao pequeno produtor, PRONAMP, para o médio, Inovagro e Moderagro, para o grande produtor. Ela lembra que inclusive o pequeno produtor precisa do documento da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) para ter acesso ao Plano Safra.


A gestora de agronegócio do Sicoob aponta que houve aumento no limite de contratação, pois hoje se a pessoa tiver renda bruta de até 500 mil reais ao ano, ainda consegue ser enquadrada como pequeno produtor. As taxas de juros vão de três a quatro e meio por cento ao ano. Segundo CRISTIANE, o governo federal não destinou valores especificamente por estado para o Plano Safra, por isso alerta que algumas linhas mais procuradas começam a se extinguir antes. De acordo com a gestora de agronegócio, o Sicoob conta com equipe especial para atender os produtores e orienta a virem à agência pedir informações e fazer orçamentos, para que as propostas de investimentos sejam encaminhadas. CRISTIANE HEMSING acrescenta que o Sicoob também conta com recursos próprios da Cooperativa para incentivar o agronegócio o ano inteiro. Agora, próximo ao início da safra, a cooperativa de crédito oferece recursos para investimentos, como é o caso do custeio agrícola.


A gerente da agência de Iporã do Oeste, ROSILENE WEIGEL, complementa que o Sicoob nasceu a partir da força do agronegócio regional e ao longo de todos os anos de existência, vem contribuindo para o aumento da produtividade dos associados. Acrescenta que o agronegócio lidera a economia de Iporã do Oeste e para estimular os produtores, o Sicoob dispõe de três funcionários exclusivos para atendimento nesta parte na agência bancária.


-ACIDENTE ENVOLVENDO CONDUTOR MENOR DEIXA FERIDO NA BR 282

-DUAS PESSOAS SÃO PRESAS POR TENTATIVA DE FURTO EM PROPRIEDADE

-HOMEM É PRESO APÓS DIRIGIR EMBRIAGADO E PROVOCAR ACIDENTE

-DUAS TENTATIVAS DE HOMICÍDIO SÃO REGISTRADAS NO FIM DE SEMANA; UM HOMEM FOI PRESO


Um acidente de trânsito envolvendo um Corsa e um Cobalt foi registrado por volta das 05h30 deste domingo, nas proximidades da antiga Vinícola Cavalli, BR-282, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os dois veículos faziam mesmo sentido de direção quando o condutor do Corsa tentou fazer uma conversão a esquerda, o Cobalt que estava atrás não conseguiu frear a tempo e bateu na lateral. No Cobalt havia três ocupantes que saíram ilesos. Já no Corsa um passageiro sofreu ferimentos na cabeça. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ainda de acordo com a PRF, o Corsa era conduzido por um menor, que informou aos agentes que havia ingerido bebida alcoólica e se recusou fazer o teste do bafômetro. O proprietário do veículo e o menor foram conduzidos a delegacia de polícia da comarca para os procedimentos cabíveis, tendo em vista que foi cometido o crime de entregar a direção para pessoa não habilitada. A PM auxiliou na ocorrência.


A Polícia Militar de Mondaí atendeu ocorrência de crime contra ordem tributária na noite de sexta-feira. Um veículo foi abordado na Avenida Porto Feliz, durante Operação Hórus, e flagrado com mil 750 carteiras de cigarro contrabandeado. De acordo com o condutor, o produto foi adquirido no Brasil. O veículo e os produtos foram apreendidos para posterior encaminhamento para a Receita Federal.


Um agricultor da comunidade de São Roque, interior de Guaraciaba, foi vítima de furto na noite de sexta-feira, por volta das 19h. Ele relatou à PM que viu dois homens e uma mulher tentando furtar fios, motores elétricos e várias conexões de metal, além de outros objetos na propriedade. O grupo utilizava um Gol vermelho e uma motocicleta. Ao avistarem os proprietários se aproximando, fugiram. No trajeto o Gol acabou ficando sem combustível, por isso fugiram a pé, pelo mato. No local onde estava o veículo, um cachorro latia muito, o que sinalizava a possibilidade dos autores estarem por perto. A Polícia Militar procurou o grupo na mata e localizou um dos homens e a mulher, possivelmente namorada dele, deitados às margens de um rio, perto da propriedade. A PM deu voz de prisão aos autores e os conduziu para a delegacia de Polícia Civil em Guaraciaba. O veículo utilizado no crime foi removido ao pátio conveniado. Conforme relato dos autores, o outro envolvido seria o irmão dele, que acabou fugindo.


Um homem foi preso após dirigir embriagado e provocar acidente, por volta das 20h15 de sábado, em Descanso. A Polícia Militar foi informada que um automóvel estaria trafegando de maneira perigosa na Avenida Santa Helena, centro da cidade. Ele foi flagrado pelos policiais ultrapassando em local proibido e posteriormente a PM foi informada que o mesmo havia colidido lateralmente em outro veículo, que estava parado. O homem dirigiu no sentido à Linha Alegre, interior de Descanso, onde foi abordado, com ajuda do Patrulhamento Tático da polícia. Ele se recusou a fazer teste do bafômetro, sendo então confeccionado auto de constatação de sinais de embriaguez, e o homem foi preso. As notificações de trânsito foram confeccionadas.


Um homem foi vítima de tentativa de homicídio por volta das 23h30 deste domingo, na comunidade “Pedreira”, em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, um homem apresentava ferimento na cabeça, provocado por arma de fogo, sendo acionado o Corpo de Bombeiros para atender o mesmo, que não precisou ser conduzido ao hospital devido aos ferimentos serem leves. A Polícia Militar colheu depoimentos com nome do autor dos disparos, que efetuou pelo menos dois tiros contra pessoas em via pública com uma espingarda. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Outra tentativa de homicídio registrada em SMO ocorreu no sábado, por volta das 14h, na Avenida Willy Barth, bairro São Gotardo. A Polícia Militar recebeu informações de que um homem estava correndo atrás de outro com uma faca, sendo deslocado até o local e encontrado o suposto autor dos fatos, e a faca utilizada. Segundo informações, os homens estavam bebendo vinho, quando um percebeu que o outro furtou uma faca da estante, momento que este disse que iria matá-lo, e começou a persegui-lo pela rua com a faca. A vítima então entrou em um estabelecimento e se escondeu num banheiro. O proprietário do estabelecimento possuía uma arma de fogo (registrada e com porte de arma) e tentou abordar o homem que estava com a faca, que saiu do local. A PM localizou o autor em um local próximo, dando voz de prisão ao mesmo, que ainda ameaçou os policiais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.